PlanetGeek

Cybertruck envia 25 GB de dados por semana para a Tesla

03-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Quem tem um Cybertruck tem descoberto um detalhe inesperado da sua utilização: com o envio de 25 GB de dados por semana para a Tesla.

Normalmente, quando se compra um automóvel não se está a pensar na quantidade de dados que ele poderá usar, mas parece que será necessário começar a fazê-lo, especialmente para quem estiver a usar o seu smartphone como hotspot WiFi e a usar dados móveis limitados.

Um utilizador descobriu que o seu Cybertruck tinha enviado 24.7 GB de dados para a Tesla, em menos de uma semana - resultado validado por outro utilizador, que contabilizou 27 GB de dados enviados. Para comparação, o Model S do primeiro utilizador, no mesmo período, enviou apenas 28 MB de dados.
A suspeita é que, uma vez que o Cybertruck ainda não tem modo FSD, a Tesla esteja a utilizar estes primeiros lotes de clientes para recolher vídeos da condução para treinar o modelo AI de FSD para o Cybertruck. O Cybertruck é o primeiro Tesla a ter uma câmara na parte da frente do veículo, e a Tesla não terá tido oportunidade de recolher ainda a quantidade de vídeos desejada para o efeito.

Ainda assim, é um detalhe que seria conveniente mencionar. Se este nível de transferência de dados se mantiver, facilmente se podem ultrapassar mais de 100 GB de upload por mês para a Tesla, o que poderá causar algumas contas adicionais para quem usar uma ligação com limite de dados.


P.S. Isto relembra também a necessidade de ter um sistema em casa que permita fazer a análise dos dados usados por cada dispositivo, de modo a detectar qualquer situação anómala.

How to Use WordPress Embed Iframe Plugin to Embed Videos, PDF, and Other Types of Content in WordPress Posts

03-05-2024 | 13:08 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
WordPress is a well-known content management platform that allows editors to create and edit content in a user-friendly way.

It allows developers to create plugins that will enable them to extend the editor capabilities beyond what the base WordPress editor allows.

This package provides a WordPress plugin that allows embedding content from external pages from the article editor.

BASIC faz 60 anos

03-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A linguagem de programação BASIC celebra os 60 anos.

A 1 de Maio de 1964 no Dartmouth College, os matemáticos John G. Kemeny e Thomas E. Kurtz executavam o primeiro programa na linguagem de programação que desenvolveram: BASIC.

Como o próprio nome dava a entender - Beginner's All-Purpose Symbolic Instruction Code - o objectivo era criar uma linguagem de programação acessível a iniciantes. Isso acabou por se materializar duas décadas mais tarde, quando o lançamento do ZX 81 e ZX Spectrum, com BASIC integrado, acabaram por se tornar no primeiro contacto de várias gerações com a programação de computadores.

Hoje poderá parecer ridículo para as gerações que nasceram com tablets e smartphones permanentemente ligados à internet, mas naquela altura, apesar de muitos se terem limitado a conhecer o comando LOAD "" para carregar os jogos, muitos outros se davam ao trabalho de transcrever páginas de código BASIC, que vinham em livros e revistas da época, para programarem jogos.
Aos poucos, e através desse processo, lá se ia começando a perceber um pouco daquilo que se estava a escrever - por vezes de forma obrigatória, já que não era incomum estes programas virem com erros, que era obrigatório corrigir caso se quisesse vê-los a funcionar. E, para os mais imaginativos, não demorou para que se começassem a aventurar na criação dos seus próprios programas, dispensando a necessidade das revistas.

Enquanto linguagem de programação, o BASIC ganhou má fama por culpa do uso abusivo do comando "GO TO", que pode arruinar qualquer tentativa de escrever código estruturado. Mas é uma má fama que se pode considerar um pouco injusta, já que o seu objectivo era ser uma linguagem de programação simples.

Hoje em dia ainda temos diversas variantes disponíveis de BASIC, mas que acabam por ser meras curiosidades, sendo mais aconselhado que qualquer estreante opte por uma linguagem mais moderna para se aventurar no mundo da programação.

Tesla abranda expansão dos Superchargers - e Gigacasting

03-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk tem feito uma vaga de despedimentos na Tesla, que põe em causa projectos como a expansão da rede Supercharger e o processo de produção "gigagasting" para fazer um carro numa peça única.

Até os fãs de longa data da Tesla e de Elon Musk têm sido surpreendidos pelas suas acções mais recentes, dividindo-se entre os que acreditam que ele continua a fazer o melhor para a empresa, e os que acham que já seria tempo dele se afastar da gestão da empresa e dedicar-se unicamente às "brincadeiras" no X. A vaga de despedimentos tem afectado todas as áreas da Tesla, indo da (legitimamente dispensável) equipa de marketing a outras mais críticas como a de desenvolvimento de baterias, e agora, também a equipa Supercharger.

Esta última é das que poderá ter efeito mais imediato entre os clientes Tesla, especialmente aqueles que aguardavam pela abertura de novos postos. Já que, e segundo o próprio Musk, essa expansão será reduzida, dizendo que prefere focar-se na melhoria dos postos Supercharger já existentes.

Tesla still plans to grow the Supercharger network, just at a slower pace for new locations and more focus on 100% uptime and expansion of existing locations

— Elon Musk (@elonmusk) April 30, 2024
Também o processo de produção Gigacasting fica em pausa. A ideia da Tesla era conseguir fazer o chassis dos carros numa peça única, mas agora irá manter o actual processo de três peças (subchassis frontal, subchassis traseiro, e zona central) sem planos para a transição para o bloco numa única peça.
Embora a Tesla continua a ser uma das marcas preferidas por quem procura veículos eléctricos, a empresa vai sofrendo uma concorrência cada vez mais feroz por parte das marcas chinesas - e que por agora apenas vai sentindo no mercado chinês. Com a expansão destas marcas para a Europa (apesar dos preços na Europa não terem nada a ver com os preços na China), essas dificuldades deverão aumentar ainda mais no futuro a médio e longo prazo. Talvez estas alterações na Tesla sejam necessárias para antecipar esse cenário, mas só o tempo irá dizer se terão sido a melhor estratégia.

Zeekr Mix estreia plataforma SEA-M

03-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Zeekr revelou o seu monovolume Mix, que oferece um amplo espaço anterior com ausência dos tradicionais pilares centrais.

Há muito que se fala da maior versatilidades que os veículos eléctricos podem proporcionar em termos de design, escapando aos constrangimentos das obrigações mecânicas, e a Zeekr parece querer demonstrar isso mesmo com a sua nova plataforma SEA-M. O resultado é o Zeekr Mix, um monovolume que oferece um amplo espaço interior, com chão plano, e que permite que os bancos da frente rodem até 270° para criar uma "sala".

O Zeekr Mix tem um motor de 310 kW, com bateria de 86 kWh, comprimento de 4.7 m e distância entre eixos de 3 m. Ainda assim, promete um raio de viragem inferior a 5 m, fruto do seu sistema de volante by-wire. No entanto, o destaque vai para a ausência dos pilares centrais, o que a par do tecto panorâmico, permite criar um ambiente extremamente espaçoso a bordo.
Infelizmente a Zeekr não revelou a data de lançamento nem o preço estimado, mas considerando que o veículo já se encontra em processo de certificação na China, não deverá demorar muito para que isso seja revelado.

Powerbank Veger 30000 mAh a €28

03-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 27.98 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Produtos da Semana

03-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Aura CE BOB - a máquina de lavar louça mais pequena do mundo

Pequena, funcional e com um design inovador. Assim é a máquina de lavar louça mais pequena do mundo, de nome BOB, que é a combinação perfeita de eficiência, tamanho e desempenho.

Na verdade, a máquina de lavar louça é uma grande inovação que irá transformar e simplificar a vida dos consumidores oferecendo uma solução acessível e eficaz para todas as suas necessidades. Através de um design moderno, intemporal e com uma enorme oferta de cores, esta nova máquina de lavar louça promete melhorar a experiência nas tarefas domésticas. A máquina de loiça é ultracompacta, adaptando-se a qualquer espaço, mesmo aos mais apertados de uma cozinha, sem comprometer a capacidade de limpeza. Com dimensões surpreendentemente compactas, a BOB é ideal para apartamentos pequenos, estúdios, casas móveis, autocaravanas e qualquer espaço onde na verdade cada centímetro conta.
Com apenas 10kg, a BOB oferece um desempenho excecional, com uma potência de 1000W. Equipada com tecnologia de excelência, esta máquina oferece até 5 programas de lavagem eficientes, em apenas 20min com resultados surpreendentes. Além disso, a Bob foi projetada com a mais recente tecnologia de economia de água e energia, ajudando a reduzir o consumo de recursos e os custos associados. Esta pequena maravilha usa 5 vezes menos água do que lavar as mãos e menos energia do que um aquecedor de água. Gasta apenas, em média, 3L por lavagem e 65% da sua composição é feita de plástico reciclado. A BOB é na verdade a personalização de que grandes coisas vêm em embalagens pequenas.


QNAP lança QTS 5.2 Beta

A QNAP lançou o sistema operativo para NAS QTS 5.2 Beta, com o Centro de Segurança que monitoriza as atividades dos ficheiros para combater as ameaças de ransomware.

A segurança de sistema melhorada e o suporte para unidades de auto-encriptação (SED) TCG-Ruby reforçam ainda mais a proteção de dados. Além disso, inclui inúmeras otimizações nos passos e processos de funcionamento, configuração e gestão, melhorando significativamente a experiência geral de utilizador.Principais novas funcionalidades do QTS 5.2:
  • Tecnologia de aceleração Kernel Mode SMB Daemon: O QTS 5.2 suporta o Kernel Mode SMB Daemon, que pode melhorar ainda mais o desempenho da transmissão SMB do NAS. Esta melhoria é particularmente notável numa arquitetura de armazenamento totalmente flash.
  • Centro de Segurança, protege contra ransomware: Protege proativamente a segurança dos dados através da monitorização constante das atividades dos ficheiros. Quando são detetadas atividades de ficheiros invulgares no NAS, o sistema toma imediatamente medidas de proteção (proteção/backup/bloqueio) para minimizar os riscos e danos de perda de dados causados por ameaças de ransomware, ataques ou fatores humanos.
  • Suporte para SED com a nova especificação TCG-Ruby: O TCG Ruby fornece especificações para NVMe e outras tecnologias de armazenamento modernas, alinhando-se com as necessidades atuais das empresas e centros de dados e facilitando a conformidade com os regulamentos (como GDPR, HIPAA e HITECH). A SED encripta dados para toda a unidade através do seu processador de encriptação integrado, adicionando uma camada extra de proteção para a segurança da informação.
  • Backup/restauro de definições de sistema NAS com maior flexibilidade: Quando os utilizadores efetuam o backup das definições do sistema NAS, recebem informações do conteúdo do backup, incluindo definições do sistema, rede e permissão. Ao restaurar as definições do sistema NAS, os utilizadores podem escolher itens específicos para restaurar, tais como definições de permissão ou configurações de rede, proporcionando uma maior conveniência.
  • Lista de apps instaladas para substituição conveniente de dispositivos: A lista de aplicações instaladas no NAS pode ser carregada para a myQNAPcloud. Quando os utilizadores substituem o seu dispositivo ou gerem várias unidades NAS, podem instalar rapidamente as mesmas aplicações noutros dispositivos NAS utilizando esta lista para poupar tempo.
  • Arranque/encerramento mais rápido do NAS: O QTS 5.2 melhora a velocidade de arranque e encerramento em até 30%.
  • Login mais conveniente no domínio AD: Após adicionar o NAS QNAP ao serviço de domínio, os utilizadores do domínio podem iniciar sessão no NAS utilizando o seu nome de utilizador e palavra-passe do domínio. Agora os utilizadores podem iniciar sessão rapidamente introduzindo simplesmente o nome de utilizador do domínio, sem a necessidade de introduzir o nome de domínio AD.
  • Backup de sistema total em PCs/servidores Windows PC: Ao instalar o utilitário NetBak PC Agent em computadores e servidores Windows®, os utilizadores podem efetuar o backup de todo o sistema, discos, pastas e ficheiros para o NAS QNAP e restaurar sempre que necessário. Com a deduplicação global e a tecnologia exclusiva de backup incremental sintético, os tempos de backup e restauro de dados são significativamente reduzidos.
Saiba mais sobre o QTS 5.2 Beta junte-se ao programa Beta em https://www.qnap.com/go/qts/5.2.0. O QTS 5.2 Beta está disponível a partir do Centro de Download.


Tablet ZX80 da Getac com IA

A Getac anunciou o lançamento do ZX80, um novo tablet de 8 polegadas totalmente robusto, equipado com o sistema operativo Android. O anúncio expande e diversifica a gama de dispositivos Android da Getac, oferecendo aos clientes de sectores como os serviços públicos, a indústria transformadora e os transportes ainda mais opções na escolha de soluções robustas para resolver os desafios do dia a dia e aumentar a produtividade e a eficiência.

O ZX80 foi concebido especificamente para prosperar em ambientes de trabalho exigentes, desde armazéns movimentados e centros de logística a locais remotos e instalações ao ar livre. O seu formato leve (590 g), a ampla gama de temperaturas de funcionamento (-29 °C a 63 °C) e o ecrã brilhante de 1.000 nit com formato 16:10 o tornam particularmente adequado para tarefas essenciais, como a operação de empilhadores e o controlo de UAV, em que o desempenho e a fiabilidade do dispositivo são fundamentais para o sucesso. A certificação MIL-STD-810H, a certificação IP67 e a resistência a quedas de 6 pés (aprox. 180 cm) asseguram que pode suportar facilmente os rigores do trabalho intensivo no terreno. Para os utilizadores que necessitam de uma funcionalidade de turno completo enquanto trabalham longe de instalações de carregamento, o ZX80 também é compatível com a tecnologia de bateria hot-swappable da Getac, permitindo aos utilizadores trocar baterias adicionais de forma rápida e fácil enquanto estão no terreno, poupando tempo precioso e evitando interrupções.

A Getac compreende que cada caso de utilização é único, e é por isso que o design altamente configurável do ZX80 oferece uma grande flexibilidade quando se trata de criar uma especificação que corresponda às necessidades dos clientes da forma mais eficaz possível. As suas principais características incluem um design dual SIM (um SIM físico e um eSIM), que permite alternar rapidamente entre redes de operadoras, enquanto o Wi-Fi 6E 802.11ax, o Bluetooth v5.2 e o GPS dedicado opcional oferecem capacidades rápidas de transferência de dados e posicionamento de localização. Dependendo dos requisitos do cliente, o ZX80 também pode ser configurado com 4G/5G LTE, NFC e um leitor de códigos de barras para se adaptar a diferentes aplicações, conforme necessário.

O processador Qualcomm QCS6490 do ZX80 oferece um desempenho surpreendente em níveis de energia mais baixos, tornando-o ideal para uma série de aplicações de campo industriais, IoT e casos de uso comercial. O tablet também está preparado para IA, tirando partido do Motor de IA da Qualcomm para oferecer aprendizagem automática no dispositivo e a capacidade de executar casos de utilização de IA enquanto mantém a autonomia da bateria. Para maximizar as potenciais capacidades de IA, o ZX80 incorpora 12 GB de memória LPDDR5. O ZX80 vem com o Android 13 pré-instalado e é atualizável para futuras versões do sistema operativo Android, permitindo que os utilizadores adotem novas funcionalidades de IA assim que estiverem disponíveis.

Tal como todos os dispositivos Getac, o ZX80 é compatível com uma vasta gama de acessórios, periféricos e software dedicados, ajudando os utilizadores a maximizar a funcionalidade do dispositivo em diferentes cenários industriais. Inclui bases de ligação seguras para veículos de terceiros para uma utilização ideal em veículos/empilhadores, alça de mão, caneta e baterias de alta capacidade com troca a quente para uma melhor utilização no terreno, bem como adaptador USB-C de 65 W e estação de ancoragem para uma utilização eficiente no escritório. Os clientes também podem gerir eficazmente os seus tablets Android por soluções de software Getac pré-instaladas, incluindo a novíssima Log Tool, deployXpress, enrollXpress, GDMS, Driving Safety Utility e OEMConfig.


Monitores de diagnóstico médico LG

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio de dispositivos médicos, tirando partido de uma linha completa de monitores de diagnóstico, incluindo o novo 21HQ613D.

Projetado especificamente para mamografia digital e tomossíntese mamária, o 21HQ613D é um monitor de diagnóstico IPS de 21,3 polegadas e 5 megapíxeis (MP) que fornece imagens radiológicas de alta definição, mantendo uma qualidade de imagem consistente através do seu sensor de calibração frontal interno e do software de calibração. O 21HQ613D oferece um nível de definição e brilho excecionais, já que o seu ecrã IPS conta com uma resolução de 2.048 x 2.560, uma luminosidade de 1100cd/m2 e uma taxa de contraste de 1800:1. Adequado para a análise de vários tipos de imagens médicas, incluindo ressonâncias magnéticas à mama, tomografia computadorizada e ecografias, o monitor de diagnóstico possui um sensor frontal interno que elimina a necessidade de um dispositivo de calibração externo. Com o software LG Calibration Studio Medical, os utilizadores podem efetuar de forma conveniente a calibração DICOM e testes de garantia de qualidade que cumprem os standards internacionais de controlo de qualidade para monitores médicos.

Este monitor também incorpora recursos úteis para auxiliar os utilizadores no exame minucioso de imagens médicas, como o Focus View Mode e o Pathology Mode. Controlável através do rato ou do teclado, o Focus View Mode permite que os utilizadores se foquem numa parte específica da imagem, escurecendo o resto do ecrã para destacar a área selecionada. O Pathology Mode fornece clareza e precisão de imagem como se o utilizador estivesse a ver através de um microscópio. Além disso, o Multi-Resolution Mode (5, 3 e 2MP) permite ajustar rapidamente a resolução do monitor para se adequar ao tipo de imagem visualizada. Para um espaço de trabalho mais produtivo e organizado, este monitor de diagnóstico suporta uma conexão em série via DisplayPort. Uma forma fácil e eficiente de ligar monitores, este tipo de conexão ajuda a reduzir a desordem na secretária e a simplificar a gestão dos cabos. O novo monitor de diagnóstico da LG também oferece conforto ao utilizador graças a um suporte ergonómico que permite ajustar a inclinação, altura e rotação e conta com uma funcionalidade de rotação bidirecional.

As cinco teclas de atalho do monitor de diagnóstico contribuem para a conveniência do utilizador, fornecendo uma forma rápida e simples de ajustar configurações ou alternar entre modos. Entretanto, o Presence Sensor ajuda a poupar energia, desligando automaticamente o ecrã se nenhum movimento for detetado durante cinco minutos. Os recursos Down Light e Wall Light permitem que os utilizadores possam ler documentos quando a sala tem pouca ou nenhuma luz: o primeiro ilumina a mesa ou superfície da mesa que se encontra abaixo do monitor; o segundo ilumina a área traseira. Para uma melhor experiência de visualização, o Auto Luminance Sensor ajusta automaticamente o brilho do ecrã de acordo com as condições externas. Com o 21HQ613D, a LG visa o rápido crescimento da procura global por monitores de mamografia. De acordo com um relatório de análise da indústria desenvolvido pela Persistence Market Research, o mercado global de mamografia deverá atingir uma avaliação de 6,9 mil milhões de dólares até 2033, com um CACR de 11,6% entre 2023 e 2033. A linha expandida de monitores de diagnóstico da LG cobre as principais necessidades de display dos grandes hospitais. Juntamente com o novo modelo de 5MP, a empresa dispõe de um monitor de 3MP – usado principalmente para a leitura de imagens de radiologia – e produtos de 8MP e 12MP equipados com o modo PBP (Picture-by-Picture), que permite a análise simultânea de múltiplas imagens de diagnóstico. No total, a LG oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

A LG está comprometida em fornecer soluções avançadas de monitores para o ambiente de saúde moderno. Em 2023, a LG assinou um contrato significativo com a Centrale d'Achat de l'Informatique Hospitalière (CAIH), o centro de compras de IT hospitalar francês, de forma a fornecer um total de oito tipos de monitores médicos. O contrato, avaliado em 10 milhões de euros (aproximadamente 15 mil milhões de wons coreanos) ao longo de quatro anos, representa o maior acordo da empresa desde que entrou no negócio de dispositivos de imagiologia médica em 2016.


Huawei Pura 70 chega ao ocidente

03-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Huawei vai fazer chegar os novos Pura 70, 70 Pro, e 70 Ultra ao mercado internacional, com preço a começar nos 999 euros.

A nova série Pura 70 da Huawei vem dar continuidade à gama "P" que tanto contribui para o sucesso da marca (na era em que ainda tinha acesso à Play Store e serviços Google). Com este lançamento, que inclui a curiosidade de adoptar uma objectiva retráctil no modelo topo de gama Pura 70 Ultra, a dúvida é se a Huawei os iria manter exclusivamente na China ou os iria fazer chegar ao resto do mundo, e os fãs da marca podem ficar descansados, pois estes modelos serão disponibilizados fora da China.

A Huawei disponibilizará os Pura 70, 70 Pro, e 70 Ultra, internacionalmente, deixando de fora o Pura 70 Pro+ que se manterá um exclusivo para a China (provavelmente para incentivar os utilizadores a optarem pelo modelo Ultra). Todos eles usam o chipset Kirin 9010 de 7nm produzido pela SMIC, com câmaras de 50 MP com abertura variável (f/1.4 – f/4.0), 12 MP telefoto periscópica 5x, 13 MP ultrawide no Pura 70; o Pura 70 Pro passa a câmara telefoto para 48 MP com zoom 3.5x, e ultrawide de 12.5 MP; e o Pura 70 Ultra usa um sensor de 1" com objectiva retráctil (f/1.6 – f/4.0). A câmara frontal é de 13 MP. Na China estes modelos foram lançados com Harmony OS 4.2, mas para o mercado internacional a Huawei vai disponibilizá-los com EMUI 14.2.
Os preços anunciados são de 999 euros para o Pura 70 com 12+256GB, 1199 euros para o Pura 70 Pro com 12+512GB, e 1499 euros para o Pura 70 Ultra com 16+512GB.

Google e Apple aproveitam Passkeys para "prender" utilizadores

02-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Enquanto algumas empresas continuam a enaltecer as Passkeys, outros alertam para que a Google e a Apple estão a aproveitar a oportunidade para prenderem ainda mais os utilizadores.

As Passkeys foram criadas com o propósito de aumentar a segurança do acesso às contas digitais, e fazem-no de forma que dispensa por completo o uso de passwords (e pode até dispensar o nome de utilizador), e funcionando implicitamente também como autenticação 2FA. Nem que fosse apenas por fazer desaparecer as passwords, já seria benéfico, e os utilizadores têm aderido a este novo sistema.

A Google anunciou já ter 400 milhões de utilizadores a usar Passkeys, e a Microsoft activou agora as Passkeys para todas as contas Microsoft, mas o futuro pode não ser tão risonho como se esperaria.
Há quem lance sinais de alerta para que a Google e a Apple estejam a aproveitar esta transição para as Passkeys para dificultar a vida aos utilizadores que possam querer sair das suas plataformas.

Isto porque, com o poder de mercado que têm, a Google e a Apple têm-se limitado a escolher as partes deste standard que mais lhes interessam, deixando de fora as partes que deveriam assegurar uma total interoperabilidade das Passkeys. Adicione-se a isto os diversos bugs que vão surgindo (no iOS há utilizadores que vêem desaparecer as suas Passkeys de forma aleatória), e facilmente se imagina que um utilizador que tenha que passar por essa experiência se apresse a voltar ao sistema antigo das passwords tradicionais.

Quanto tempo demora a crackar uma password em 2024?

02-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Para melhor se ter uma ideia da segurança de uma password, nada como ver o tempo que demora a ser crackada usando hardware relativamente acessível em 2024.

Ao longo dos anos a capacidade de computação vai aumentando, e com isso facilita-se o processo de crackar passwords. Em tempos passados poderia ser suficiente usar uma password com dez dígitos, mas isso é algo que hoje em dia poderia ser facilmente descoberto em cerca de uma hora.

Outra das formas de complicar a vida a quem tenta descobrir uma password consiste na utilização de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Só por isso, uma password de 8 caracteres, que poderia ser crackada em 37 segundos se usasse apenas números, passa a demorar 7 anos. No caso de uma com 10 caracteres, uma hora transforma-se em 33 mil anos.
No entanto há que ter em conta que esta tabela visa dar apenas uma referência e assume o pior caso possível. Utilize-se hardware mais potente e estes períodos de tempo baixam, e também será lógico assumir que a password possa ser descoberta numa fracção do tempo. O mesmo se aplica no caso de passwords que não sejam verdadeiramente aleatórias, ou que usem nomes ou padrões comuns, que habitualmente são testados numa primeira fase antes de se tentar o sistema "brute force" de tentar todas as combinações possíveis.

Por isso, tentem usar passwords com pelo menos 18 caracteres, com combinação de números, letras (maiúsculas e minúsculas), e símbolos. Nesse caso, o tempo para a crackar com 12x GPUs RTX 4090 (com hash bcrypt) será de 19 triliões de anos (quintiliões norte-americanos). Que mesmo considerando hardware mais potente e as probabilidades de poder ser encontrada em menos tempo, ainda assim resultam num período de tempo bastante confortável. Ter apenas em consideração que, na eventualidade de perderem a password, também se tornará "impossível" recuperá-la.

Notícias do dia

02-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Asus ROG Ally sem solução para SDs danificados; Spotify remove letras das músicas da versão gratuita; WhatsApp melhora gestão de eventos; Tesla FSD v12 enfrenta estradas complicadas; robot Astribot S1 demonstra desteridade ao nível humano; Mercedes dispensa novo CarPlay para manter controlo sobre os seus veículos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED RGB para TV.

Omnibar do Chrome com Machine Learning para melhores sugestões

Em era "AI" a Google não podia deixar de também lhe dar uso no Chrome. A Omnibar do Chrome deverá apresentar sugestões de forma mais inteligentes, tirando partido de um sistema de Machine Learning.

A Google diz que o anterior sistema com algoritmo convencional tinha dificuldade em lidar com certos aspectos, como a redução da prioridade dos links mais antigos, e por vezes podia sugerir coisas não adequadas que obrigavam o utilizador a regressar à barra para tentar novamente. Com o novos sistema ML, a Google diz que o sistema até poderá começar a ter em consideração coisas como o momento do dia, podendo fazer sugestões diferentes de acordo com os hábitos do utilizador a cada momento.


Xiaomi entregou 7 mil SU7 em Abril

A Xiaomi anunciou ter entregue 7.058 SU7 em Abril, com as entregas a terem sido iniciadas a 3 de Abril, e que já tem mais de 88 mil encomendas finalizadas e garantidas (e par das mais de 100 mil pré-encomendas que foram feitas, mas que podem ser canceladas pelos clientes).

A marca também disse já ter atingido um volume de produção de cerca de 10 mil automóveis por mês, esperando superar as 150 mil unidades anuais antes da fábrica ser expandida para uma produção de até 300 mil unidades por ano. Mas por agora, os clientes continuam a ter que enfrentar um período de espera de até 36 semanas para receberem o seu SU7, não havendo ainda qualquer informação quanto aos planos da marca para o trazer para à Europa.


Google pagou $20B à Apple em 2022

O processo anti-monopólio contra a Google que decorre nos EUA continua a revelar documentos confidenciais da empresa, agora dando a conhecer o quanto a Google valoriza manter-se como motor de pesquisa pré-definido nos iPhones e iPads, e pelo qual a Google está disposta a pagar valores astronómicos - mais concretamente, tendo pago 20 mil milhões de dólares (biliões nos EUA) à Apple em 2022.

Uma módica quantia que equivale a mais de 2 milhões de dólares por hora, garantidos. Quem é que não gostaria de um "rendimento mínimo garantido" assim? :)


Google despede 280 funcionários da equipa principal


A Google continua a despedir pessoal, agora com 280 da sua "core" team, que se dedicava a projectos dos serviços principais da Google, com muitos dos postos extintos nos EUA a serem descentralizados para a Índia e México.

A ironia não passou despercebida, havendo quem relembrasse que, há menos de um ano, a Google estava a antagonizar os trabalhadores remotos exigindo que fossem três vezes por semana ao escritório. Agora, parece não ter problemas em deixar que estas equipas críticas passem a ter pessoal que está do outro lado do globo.

Google went from you have to be in Mountain View at least three days a week to do this job to you can do it from India and Mexico in less than a year. pic.twitter.com/GjTfw5ctTW

— Dare Obasanjo🐀 (@Carnage4Life) May 1, 2024


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: O primeiro modem comercial foi o Bell 103, lançado pela AT&T em 1962, e que permitia aos computadores comunicarem através de uma linha telefónica à estonteante velocidade de 300 bits por segundo.

Tablet Teclast M50HD a €109

02-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 normal e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50HD.

O Teclast M50HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM (16 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50HD está disponível por 109.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 40 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

How to use a PHP API Generator Package to Quickly Generate PHP API Applications with Web Pages to Manipulate Laravel Model Objects using CRUD Interfaces

02-05-2024 | 14:45 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many PHP applications have common parts that provide users access to perform create, read, update, and delete (CRUD) operations on database table records.

Writing code to implement CRUD operations manually is a task that is tedious and time-consuming.

Check this PHP package that can generate code to use the Laravel framework to automatically generate applications with code that implement CRUD operations through an API or Web pages to manipulate given database tables using Laravel model classes.

Spotify remove letras das músicas da versão gratuita

02-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores do Spotify gratuito deixam de ter acesso às letras das músicas, sendo convidados a pagar pela modalidade Premium.

O Spotify parece estar a seguir um caminho algo preocupante quanto à forma como tenta obter novos clientes pagantes. Em vez de tornar o serviço Premium mais apelativo, está a tornar o serviço gratuito cada vez pior, esperando que isso os faça optar pelo pagamento da mensalidade.

A mais recente medida remove as letras das músicas do serviço gratuito, ficando apenas disponível para os subscritores do Spotify Premium.
E as coisas não devem ficar por aqui, já que se fala que está para breve o lançamento do (muito atrasado) serviço com qualidade áudio melhorada, mas que em vez de ser disponibilizado aos subscritores Premium só ficará disponível numa nova modalidade de subscrição "Music Pro" ainda mais cara.

Este é um dos serviços que, mesmo sendo dispensável para mim (99% das vezes ouço as músicas em ordem aleatória, que poderia ouvir na versão gratuita) há muito que subscrevi como forma de o apoiar. Mas com medidas como esta, estou cada vez mais perto de deixar de o fazer.

Mercedes dispensa novo CarPlay para manter controlo sobre os seus veículos

02-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A nova geração do CarPlay pode assumir o controlo do mostrador de instrumentos dos automóveis, mas a Mercedes diz "não, obrigado" à Apple e prefere manter o seu próprio sistema.

Depois do CarPlay se ter tornado numa funcionalidade apelativa para os utilizadores, permitindo aceder e interagir com as coisas que temos no smartphone directamente no ecrã de infotainment do automóvel, a Apple tenta expandir as suas capacidades ainda mais. A nova geração do CarPlay pode ter acesso a dados do veículo e assumir a exibição do painel de instrumentos principal. Algo que por um lado pode simplificar a vida aos fabricantes, evitando que tenham que desenvolver as suas próprias soluções, mas que nem todos estão dispostos a aceitar.

A Mercedes é um dos fabricantes que não tem intenções de aderir ao novo CarPlay, dizendo que prefere manter total controlo sobre esse aspecto que acaba por ser imprescindível para manter a "imagem de marca" do veículo. No entanto, e ao contrário de marcas como a GM (que vão deixar de usar o CarPlay por completo), a Mercedes diz que manterá o uso do CarPlay tradicional, pois é algo que é apreciado pelos seus clientes.
Goste-se ou não, caberá aos fabricantes decidirem sobre a sua posição quanto a isto. Está mais que visto que os clientes estão cada vez mais exigentes em termos das capacidades dos seus automóveis, com algumas marcas a já recorrerem a interfaces feitos em Unreal Engine e que se vão aproximando do tipo de coisa que se poderia esperar ver num jogo de computador. Algumas marcas poderão preferir avançar para esta nova era com nova ronda de desenvolvimentos, mas poderá haver outras que optem por poupar recursos e aproveitem o trabalho feito pela Apple (neste caso) ou a Google.

O que é certo é que, para algumas pessoas, a existência ou inexistência de coisas como o CarPlay e Android Auto já começa a ter peso significativo no momento de escolher o seu próximo carro - e isso é algo que nenhuma marca se pode arriscar a ignorar.

Usar Cybertruck como bateria para a casa pode custar 30 mil dólares

02-05-2024 | 12:26 | A Minha Alegre Casinha

O dono de um Cybertruck foi surpreendido por um orçamento de mais de 30 mil dólares para poder usar o veículo como bateria para a casa.

Depois de muitos anos de espera, o Cybertruck é o primeiro veículo da Tesla a vir preparado para fornecimento de energia bidireccional. Isto significa que não só pode ser recarregado como qualquer veículo eléctrico, mas também pode funcionar como bateria doméstica, fornecendo energia a toda a casa em caso de falha de energia da rede ou para aproveitar os momentos de energia mais barata e escapar aos períodos de energia mais cara. No entanto, isso não é algo que seja simplesmente "ligar e já está".

Pouco após o lançamento do Cybertruck começou a surgir informação de que, para se pode tirar partido desta capacidade se poderia ter que comprar um Powershare Mobile Connector que custaria cerca de 3 mil dólares - a não ser que já se tivesse um sistema Powerwall ou um Universal Wall Connectore e Gateway da Tesla. Mas neste caso, o cliente foi surpreendido com um orçamento de mais de 30 mil dólares para ter carregamento bidireccional em sua casa.

I wanted to provide an honest follow-up on the costs that may be incurred to install Powershare equipment that comes with the Cybertruck Foundation Series purchase.

Included in the original purchase are a $595.00 Powershare home charger, $230.00 Powershare mobile connector & a… pic.twitter.com/amBN6zfR0n

— Joe Tegtmeyer 🚀 🤠🛸😎 (@JoeTegtmeyer) April 25, 2024

O orçamento total é de mais de 64 mil dólares mas inclui duas Powerwalls, que se removidas ainda assim deixam uma conta de mais de 30 mil dólares.

O orçamento é bastante suspeito, especialmente por contabilizar uma "actualização do acesso à rede" de 24 mil dólares, que ainda menos sentido faz quando se considera que o objectivo era usar o Cybertruck como bateria ficando ainda menos dependente da rede. No entanto, pode servir de infeliz exemplo de como, numa fase inicial dos carregamentos bidireccionais, muitos clientes fiquem sujeitos a instalações inflacionadas, até que estes sistemas se tornem banais e comuns e passem a ter preços mais realistas.

Asus ROG Ally sem solução para SDs danificados?

02-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A consola ROG Ally tem um problema no leitor de cartões SD, e a ASUS parece não ter uma solução definitiva.

A ROG Ally faz parte da recente geração de "consolas PC portáteis", mas infelizmente parece sofrer de um problema congénito que poderá não ter solução.

Pouco após o lançamento, alguns utilizadores começaram a detectar problemas no seu leitor de cartões SD, que podiam falhar e até danificar os cartões de memória instalados. A Asus acabou por reconhecer o problema e disse que isso deveria estar relacionado com a temperatura de funcionamento, lançando posteriormente uma actualização que aumentava a velocidade da ventoinha para o tentar minimizar. Mas o problema nunca ficou definitivamente resolvido, e já fez com que a marca expandisse o período de garantia nos EUA de um ano para dois anos. E apesar de estar a fazer a troca do leitor SD e até a substituir cartões SD danificados, a grande questão é que até clientes que tiveram esta reparação feita pela marca estão a deparar-se novamente com problemas nos cartões SD.

Por esta altura tudo parece indicar que se trata de um defeito permanente para o qual a ASUS não tem qualquer solução definitiva. Pelo que, como tal, será desaconselhado utilizar cartões SD na ROG Ally (pela parte menos negativa, o processo de troca do seu SSD interno é bastante simples, sendo essa a alternativa recomendada para quem desejar expandir a sua capacidade de armazenamento).

Boston Dynamics mostra Sparkles - um Spot mais "fofo"

02-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Boston Dynamics aplicou um "casaco de pelo" ao robot Spot, transformando-o no Sparkles.

O robot Spot da Boston Dynamics é incrivelmente versátil mas o seu aspecto pode inspirar algumas preocupações que recuperam os receios vistos em filmes de ficção científica. Mas isso é algo que pode ser resolvido de forma bastante fácil, como mostra esta simples transformação do Spot no Sparkles, aplicando-lhe um fato que de forma imediata o transforma numa personagem canina saída de um livro de contos de crianças,


Cadeira ergonómica Kerdom a €178

02-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Mais necessário do que nunca para quem passou a ficar em casa a tempo inteiro - ou simplesmente decidiu melhorar as suas condições durante o tempo que passa a trabalhar ou a jogar no computador - temos esta cadeira ergonómica de escritório Kerdom.

É habitual ver as pessoas que planeiam o seu próximo computador escolherem todo e cada componente da sua máquina com enorme cuidado; mas muita vezes esquecem-se dos componentes "extra-computador", que podem ser ainda mais importantes. A cadeira é uma dos elementos críticos que muitas vezes é descurado, mas felizmente vão surgindo propostas interessantes a preços bastante aceitáveis - tendo em conta que é algo que será usado durante longas horas, durante dias, meses e anos, e que contribui directamente para o conforto imediato do utilizador e para a sua saúde a longo prazo.
Esta cadeira Kerdom está disponível por 178.72 euros com envio da Amazon Espanha - aplicar cupão de desconto de 20 euros.

Vem com todos os ajustes esperados para uma cadeira reclinável e conta com ajuste de altura pneumático. Está disponível também em versão "F", ligeiramente mais cara, com rodas mais adequadas para pavimentos de madeira de modo a não deixar marcas no chão.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

WhatsApp melhora gestão de eventos

02-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a melhorar o sistema de criação e gestão de eventos na plataforma.

Quem utiliza o WhatsApp inevitavelmente acaba por o utilizar para combinar eventos, quer seja algo como uma reunião virtual ou um almoço ou jantar entre amigos. Quando isso acontecer o sistema de gestão de eventos não é propriamente o mais profissional ou adequado, com as presenças a serem controladas através das reacções ou de votações num inquérito, mas isso está prestes a mudar.

O WhatsApp vai finalmente ter um sistema de gestão de eventos, com a informação do evento a ficar acessível através da página de informação do grupo, e com notificação do evento para aqueles que marcarem a sua presença. Por agora os eventos começarão a ser disponibilizados em grupos pertencentes a Comunidades, mas chegarão a todos os grupos ao longo dos próximos meses.

Vamos lá ver se o sistema também permite marcar "mais X pessoas", para aqueles casos em que se pode levar mais gente e onde por vezes se torna difícil contabilizar o total de pessoas.

|