PlanetGeek

Tablet Teclast T60 de 14" a €306

11-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do T60 temos agora o tablet Teclast T70, com ecrã de 14".

O Teclast T70 vem equipado com um ecrã IPS de 14" (1920x1200) com margens reduzidas, CPU MTK G99, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "20 GB" virtuais), 512 GB + microSD até 4 TB, câmaras de 13 MP e 8 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.2, GPS, bateria de 10000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 8.6 mm.
Com tudo isto, este Teclast T60 está disponível por 306 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 100 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet com ecrã de grande dimensão e características interessantes, e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a modelos como este, o mundo dos tablets está cada vez mais acessível, e com variedade de tamanhos para todos os gostos e necessidades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

De 2004 a 2024: 20 anos de gonn1000

11-12-2024 | 16:00 | Gonçalo Sá

blog.png

2004 foi o ano da estreia de "O Despertar da Mente", de Michel Gondry, do primeiro álbum dos Franz Ferdinand, da passagem de "Anjos na América" pela RTP e também da recomendação de outros filmes, discos ou séries num dos blogs que nasceram em Outubro: este mesmo, entretanto alargado ao Facebook e ao Instagram (sinais dos tempos, embora não haja TikTok à vista), mas ainda parte da blogosfera possível em 2024 (que para muitos já nem será memória).

20 anos depois, celebra-se por aqui "Anatomia de uma Queda", de Justine Triet, "In Waves", de Jamie xx, ou "Shōgun" (Disney+) com o mesmo entusiasmo - sem fim à vista enquanto houver outras surpresas e descobertas a partilhar ou relembrar. Obrigado, por isso, a quem se juntou ou tem juntado neste cruzamento de gostos (com pontuais desgostos, o que também faz parte), em especial ao Paulo Teles, que tratou da imagem acima.

Como não há festa sem música, a banda sonora fica a cargo de uma playlist especial de aniversário que recupera uma canção por ano, de 2004 a 2024, de artistas que se foram tornando habituais por aqui ou que talvez venham a marcar, quem sabe, os próximos 20 anos:

Série Secret Level celebra os jogos na Amazon Prime

11-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível a série Secret Level na Amazon Prime, que revisita alguns jogos clássicos.

A Amazon foi buscar os criadores da fantástica série LOVE, DEATH + ROBOTS (na rival Netflix) para criar este Secret Level, uma série de animação com 15 episódios, em que cada um deles é dedicado a um jogo, incluindo clássicos como: Unreal Tournament, Warhammer 40000, Armored Core, Dungeons & Dragons, Honor of Kings, Mega Man, PAC-MAN, e outros. Temos até o caso de um jogo que tem direito a um episódio mas que nem existe, o Concord - que era um jogo em que a Sony depositava grandes esperanças, mas que acabou por cancelar poucas semanas após o seu lançamento.

Por agora já podemos ver a primeira parte desta série, com os restantes episódios a chegarem na próxima semana (17 de Dezembro).


Há quem critique o Secret Level por não ter a variedade e profundidade de LOVE, DEATH + ROBOTS, mas parece que se esquecem que ao contrário dessa antologia, aqui estamos perante uma série que pretende ser uma homenagem a algo que a maioria dos espectadores já conhecerá bastante bem, e que procuram apenas desfrutar sem necessidade de tentar fazer com que isso seja mais do que um simples momento de diversão, tal como o sentimento que procuram quando entram no mundo dos videojogos. Por mim, está aprovado e recomendo, e venham de lá mais algumas seasons, pois não faltam jogos clássicos para relembrar.

Google revela extensões favoritas do Chrome em 2024

11-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google divulgou a sua lista de extensões favoritas para o Chrome em 2024, destacando ferramentas focadas na produtividade, entretenimento e poupança. Sem surpresas, a lista não inclui qualquer adblocker.

A vasta biblioteca de extensões do Chrome é um dos elementos que contribuiu (e ainda contribui) para o seu sucesso, permitindo aos utilizadores expandir as capacidades do browser para que faça aquilo que desejam que faça. Este ano, as escolhas das extensões destacadas pela Google reflectem novamente essa versatilidade.

Para quem procura mais produtividade, Todoist e Evernote Web Clipper lideram a lista. O Todoist ajuda a organizar tarefas, integra-se com mais de 60 aplicações como o Slack e o Google Drive, e facilita a gestão de prioridades. Já o Evernote Web Clipper permite guardar páginas, artigos ou PDFs directamente na conta Evernote para acesso rápido. O Bardeen AI destaca-se ao automatizar tarefas do navegador, como extracção de dados e criação de conteúdos, enquanto o Momentum oferece um painel de controlo para gerir tarefas e manter o foco. Temos também o TextBlaze, para expandir texto e acelerar a escrita de frases ou informação recorrente.
No entretenimento, destacam-se o Volume Master, que permite aumentar o som até 600%, e o Turn Off the Lights, que escurece páginas e adiciona um modo escuro para ver vídeos. Para os adeptos de compras online, o CouponBirds encontra descontos em mais de 30.000 lojas, enquanto o Keepa dá acesso ao histórico de preços na Amazon e avisa quando produtos desejados atingem o preço pretendido. A lista inclui ainda ferramentas criativas como o Stylish, que personaliza temas e fundos de websites, e o Ice Dodo, um mini jogo ideal para pequenas pausas.

Como grandes ausências temos qualquer extensão adblocker, que hoje em dia se tornam praticamente obrigatórias para escapar ao bombardeamento de popups e publicidade intrusiva em grande percentagem dos sites na web. Mas tendo em conta que as últimas alterações da Google até limitam o funcionamento de adblockers no Chrome com a justificação da segurança, não seria de esperar outra coisa.

OpenAI lança Canvas para todos

11-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Para o quarto dia do evento "12 Dias da OpenAI", a empresa destacou o lançamento do Canvas para todos os utilizadores do ChatGPT.

Após meses em fase beta, o Canvas está agora disponível para todos os utilizadores do ChatGPT, independentemente do nível de subscrição. O Canvas expande a interface do ChatGPT, adicionando um painel interactivo que facilita a criação de documentos e programas, e permitindo até testar a execução de código Python.
Mas não são só os programadores a beneficiar do Canvas. Os escritores podem tirar partido de ferramentas como a edição de documentos, opções para expandir ou condensar texto, e ajustes de tom ou estilo de escrita. Também pode ser usado para embelezar o texto com emoji.


O Canvas está integrado com o modelo principal do ChatGPT e pode ser activado automaticamente ou através do pedido "use Canvas" nos comandos.

Apple Watch Ultra 3 com comunicação satélite (e 5G)

11-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Para o próximo ano a Apple vai dar conectividade 5G aos Apple Watch e mensagens via satélite no Apple Watch Ultra 3.

De acordo com as mais recentes informações, a Apple está a modernizar as capacidades de comunicação nos Apple Watch.

A próxima geração deverá sofrer um upgrade que eleva os modelos celular de uma ligação LTE 4G para o mais moderno 5G e, de forma ainda mais útil para os aventureiros, incluir comunicação via satélite no Apple Watch Ultra 3, ao estilo do que já está disponível nos iPhones das gerações mais recentes. Com esta capacidade, os utilizadores poderão enviar mensagens mesmo sem wifi ou rede celular, desde que tenham uma vista desimpedida para o céu, tornando-o num dispositivo capaz de fazer a diferença em situações de vida ou de morte, mesmo que não se tenha um iPhone por perto.

No entanto, é preciso também não esquecer que todo o sector das comunicações via satélite está prestes a sofrer um grande abanão, por causa da capacidade "Direct to Cell" dos novos satélites Starlink, que permitem comunicação via satélite com qualquer dispositivo em terra sem necessidade de hardware especial. Issto irá reduzir drasticamente o impacto destas comunicações "satélite" tradicionais.

A Apple também continua a trabalhar em funcionalidades avançadas de saúde, incluindo a monitorização da pressão arterial e leitura não invasiva do nível de glicose no sangue, mas com esta última a ser algo que ainda não tem data concreta para chegar ao mercado.

Apple AirPods Pro 2 a €222

11-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para os utilizadores de iPhones que procurarem a máxima qualidade sonora, os AirPods Pro 2 estão disponíveis a preço reduzido nesta época Black Friday.

A Apple teve um papel importante no abandono da ficha dos headphones, incentivando (obrigando) o uso de headphones e earphones Bluetooth (bem, tecnicamente, podemos continuar a usar headphones com cabo, via Lightning ou USB-C). E para tal, lançou uma série de earphone Bluetooth a acompanhar, os AirPods. Destes, o modelo topo de gama são os AirPods Pro 2, que além do cancelamento de ruído também têm Spatial Audio capaz de criar uma experiência sonora 3D que tem em consideração os movimentos da cabeça do utilizador, e na mais recente actualização até podendo servir como "aparelho auditivo" fazendo a análise das capacidades sonoras de cada ouvido.


Os Apple AirPods Pro 2 estão disponíveis por 222 euros na Amazon Espanha.

A autonomia anunciada é de 6 horas para cada sessão, prolongada até às 30 horas com o carregamento na caixa. A caixa pode ser carregada via USB-C ou carregamento wireless MagSafe / Qi, e também conta com localização Find My de alta precisão via UWB e uma pequena coluna que toca um som para facilitar a tarefa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Motorola de regresso ao mercado Português

11-12-2024 | 09:32 | Apps do Android


Num evento que teve lugar em Lisboa, um dos históricos do mercado mobile anunciou o seu regresso ao mercado nacional. Após uma aposta em alguns países europeus, a Motorola procedeu à reestruturação do seu negócio, que no segundo trimestre deste ano apresentou os melhores resultados da marca até à data, com mais 35% face a 2023, com o segmento premium a registar um crescimento de 56% para o mesmo período.

Estes bons resultados culminam agora com a (nova) aposta em Portugal, tendo a marca procurado preparar este regresso com uma equipa que irá garantir as operações no mercado nacional, por forma a garantir uma ligação estreita com retalhistas e consumidores. 

A estratégia da Motorola passa por disponibilizar um portifólio de produtos que apresenta uma linha de continuidade em termos de design e cores, com os equipamentos a virem equipados com o mais recente hardware e software, sendo a inteligência artificial (como seria de esperar) uma das áreas em que a marca está fortemente a apostar, estando a decorrer uma fase de testes que tem a particularidade de estar disponível em Inglês, Espanhol e surpreendentemente, em Português!


No que diz respeito a equipamentos, a Motorola chega em força, disponibilizando as suas três linhas de smartphones, Razr, Edge e o mítico Moto G, equipamentos que chegam acompanhados de um conjuntos de acessórios, nomeadamente auriculares e smartwatches. A ter igualmente em conta o mercado empresarial, com o ThinkPhone a procurar constituir-se como um dos pilares do ecossistema que a Motorola pretende disponibilizar aos consumidores. 

Portefólio:







Motorola de regresso a Portugal

11-12-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de algum tempo ausente, a Motorola está oficialmente de regresso a Portugal, facilitando o acesso aos seus smartphones e acessórios.

Num evento que teve lugar em Lisboa, um dos históricos do mercado mobile anunciou o seu regresso ao mercado nacional. Após uma aposta em alguns países europeus, a Motorola procedeu à reestruturação do seu negócio que, no segundo trimestre deste ano, apresentou os melhores resultados da marca até à data, com mais 35% face a 2023, com o segmento premium a registar um crescimento de 56% para o mesmo período.

Estes bons resultados culminam agora com a (nova) aposta em Portugal, tendo a marca procurado preparar este regresso com uma equipa que irá garantir as operações no mercado nacional, por forma a garantir uma ligação estreita com retalhistas e consumidores.

A estratégia da Motorola passa por disponibilizar um catálogo de produtos que apresenta uma linha de continuidade em termos de design e cores, com os equipamentos a virem equipados com o mais recente hardware e software, sendo a inteligência artificial (como seria de esperar) uma das áreas em que a marca está fortemente a apostar, estando a decorrer uma fase de testes que tem a particularidade de estar disponível em Inglês, Espanhol e surpreendentemente, em Português!


No que diz respeito a equipamentos, a Motorola chega em força, disponibilizando as suas três linhas de smartphones, Razr, Edge e o mítico Moto G, equipamentos que chegam acompanhados de um conjuntos de acessórios, nomeadamente auriculares e smartwatches. A ter igualmente em conta o mercado empresarial, com o ThinkPhone a procurar constituir-se como um dos pilares do ecossistema que a Motorola pretende disponibilizar aos consumidores.

Portefólio:





Ganha um rato Razer DeathAdder

11-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um rato rato Razer DeathAdder.
O Razer DeathAdder Essential é um rato perfeito para os jogos mas também para a actividade diária, mantendo uma aparência discreta e ainda assim disponibilizando cinco botões programáveis, com suporte para macros que podem realizar operações mais complexas.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Itch.io perde domínio por causa de queixa da Funko

10-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A plataforma de jogos independentes Itch.io ficou temporariamente inacessível após ver o seu domínio bloqueado por culpa de um relatório de phishing.

A Itch.io atribuiu a culpa à empresa de coleccionáveis Funko, mais concretamente ao facto de utilizar um software de protecção de marca com tecnologia AI chamado Brand Shield, que apresentou um relatório de phishing sobre uma das suas páginas.

O serviço de registo do domínio, iwantmyname, aparentemente agiu através de sistemas automáticos e desactivou o domínio da Itch.io na totalidade. A plataforma de jogos teve de aguardar várias horas por intervenção manual para restaurar o acesso. Apesar do URL contestado ter sido removido, a interrupção prejudicou os utilizadores e levanta questões sobre os riscos de ferramentas automatizadas de moderação excessiva.

I kid you not, @itchio has been taken down by @OriginalFunko because they use some trash "AI Powered" Brand Protection Software called @BrandShieldltd that created some bogus Phishing report to our registrar, @iwantmyname, who ignored our response and just disabled the domain

— itch.io (@itchio) December 9, 2024
O CEO da Brand Shield afirmou que a sua ferramenta apenas solicitou a remoção de um URL específico e não do domínio inteiro, atirando a culpa do sucedido para a empresa responsável pelo registo do domínio.

Independentemente de quem tiver razão neste caso, é certo e sabido que existe um peso completamente desproporcional nestas questões a favor dos "queixosos", com a desculpa dos "direitos de autor" a ser um trunfo que poucos ousam pôr em causa, atirando sempre a penalização para quem tem que se defender de todos os casos errados e injustos - que neste caso resultou em horas de um site inacessível, mas noutros casos pode resultar em contas bloqueadas e outras situações que podem demorar significativamente mais tempo a serem rectificadas, e que em certos casos acabam por nem ser rectificadas.

No mínimo, deveria ser aplicada uma regra de responsabilidade recíproca: se os utilizadores são penalizados por violarem direitos de autor, os queixosos também deveriam ser responsabilizados por todos os pedidos falsos que fizerem, incluindo pagar as devidas indemnizações pelos prejuízos causados. Talvez assim tivessem um pouco mais de cuidado.

Tesla prepara Model Q de 25 mil dólares

10-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla pode lançar um modelo mais económico em 2025, que tem sido designado por "Model Q", com preço base perto dos 25 mil dólares.

Apesar Elon Musk de ter dito que nesta fase não fazia sentido criar um modelo mais económico - tendo em conta a proximidade do anunciado "robotaxi" - os rumores que indicavam que a Tesla preparava um modelo posicionado abaixo do Model 3 pareciam estar certos.

O modelo tem o nome de código interno "Redwood", sendo um modelo mais compacto, com cerca de 4 metros de comprimento, e 30% mais leve que o Model 3. Terá baterias de 53 kWh e 75 kWh, versões single e dual motor, e uma autonomia estimada de 500 km. O seu maior trunfo será o preço, que com os apoios aos EVs poderá ficar no patamar dos 25 mil dólares.
Este será um modelo com o qual a Tesla poderá fazer frente a modelos como o Volkswagen ID.3 e BYD Dolphin, e o que é certo é que já tinham sido referidos pela própria Tesla que, na sua documentação para os investidores, tinha revelado planos para o início da produção de modelos mais económicos no primeiro semestre de 2025, tirando partido de elementos partilhados com a de outros modelos para poderem ser produzidos nas linhas de produção já existentes.

Se assim, não deverá demorar para se começar a ver alguns modelos camuflados a circular nas estradas, revelando mais detalhes sobre as opções de design para este modelo - que por agora se assume que possa adoptar um formato idêntico ao de um Model 3 em variante hatchback.

Notícias do dia

10-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

OpenAI lança Sora mas UE fica de fora; Xiaomi revela SUV YU7 para enfrentar Model Y; Tesla mostra robot Optimus a caminhar em terrenos difíceis; Google revela novo chip quântico Willow; AI converte som ambiente em imagens; adolescente cria memecoin de treta e ganha 50 mil dólares.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um candeeiro LED de secretária.

UE exige maior segurança nos smart devices

A UE passa a ter novas regras e exigências de segurança digital nos smart devices com o Cyber Resilience Act (CRA), passando a aplicar requisitos mínimos a nível dos fabricantes fornecerem actualizações de segurança, e que se aplicam a dispositivos tão variados quanto smartwatches, brinquedos com ligação à internet, e electrodomésticos "inteligentes" - ou seja, praticamente tudo o que se pode considerar como fazendo parte da "Internet of Things".

Apesar disso, os fabricantes ainda têm uma fase de transição, tendo até 11 de Dezembro de 2027 para se prepararem. A partir dessa data, as multas por falhas básicas de segurança podem ascender a 15 milhões de euros ou 2.5% da facturação anual da empresa.


Spotify desactiva Car Things

Tal como tinha anunciado, a Spotify desactivou o funcionamento dos Car Thing, sendo que os clientes têm até 14 de Janeiro para pedirem um reembolso.

É um triste episódio que demonstra como hardware perfeitamente funcional pode tornar-se num pisa-papéis pela vontade (ou falta de vontade) dos fabricantes. Embora existam alguns projectos da comunidade que tentam reaproveitar os Car Things para que se mantenham funcionais, é de imaginar que poucos dos seus donos se queiram dar a esse trabalho.


Google Docs ganha 40 novos templates

Os utilizadores do Google Docs passam a ter acesso a 40 novos templates, que a Google diz serem capazes de dar um toque de profissionalismo a diversos estilos de documentos.

Os templates estão acessíveis para todos os utilizadores, podendo ser seleccionados tanto através do botão que surge no topo de um novo documento, como através do "File > New > From template gallery".


Fortnite Ballistic enfrenta Counter-Strike

O Fortnite está prestes a receber um novo modo de jogo, Ballistic, que desafia os jogadores para combates 5v5 com visão na primeira pessoa.

Na prática, isto faz com que se fique com um jogo que relembra o estilo e mecânica de jogos como o Counter-Strike e Valorant, vindo demonstrar - uma vez mais - a enorme versatilidade do Fortnite a nível de fornecer diferentes experiências de jogo.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A AMG foi iniciada por dois engenheiros da Mercedes na década de 60 - Hans Werner Aufrecht (A) e Erhard Melcher (M) - em Großaspach (G) na Alemanha, que deram continuidade ao desenvolvimento de motores desportivos quando a Mercedes desistiu desse sector, e obtiveram grande sucesso em diversas provas ao longo das décadas seguintes. O primeiro Mercedes AMG foi o Mercedes-Benz C 36 AMG de 1993, marcando o início de uma cooperação de sucesso que se mantém até aos dias de hoje.

Teclast F16 Pro a €309

10-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Teclast tem um novo portátil de 15.6", que chega com um design bastante atractivo e o habitual preço concorrencial da marca, o Teclast F16 Pro.

A Teclast pode ter começado por fabricar tablets e mini-portáteis económicos, mas ao longo dos anos tem vindo a apostar em produtos cada vez mais refinados, com design cuidado e melhores acabamentos. Exemplo disso é o seu mais recente portátil Teclast F16 Pro.

Este portátil vem equipado com um ecrã Full HD de 15.6" (com margens laterais reduzidas de apenas 7mm), CPU Intel, 16 GB de RAM, SSD de 512 GB + slot para segundo SSD, teclado retro-iluminado, touchpad de grandes dimensões, duas portas USB 3.0, HDMI, ficha de 3.5 mm para headphones, microSD, e bateria de 38000 mWh. Isto num corpo com 15 mm de espessura e 1.63 kg de peso.
O Teclast F16 Pro está disponível por 309.99 euros na Amazon Espanha.

Um dos pontos de destaque neste portátil é o trackpad de grandes dimensões (128x77 mm) que facilitará o processo de fazer gestos ou operações de arrastar e largar, que por vezes se tornam um pouco claustrofóbicas de fazer em trackpads mais pequenos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla mostra robot Optimus a caminhar em terrenos difíceis

10-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla pôs à prova as capacidades do seu robot Optimus a caminhar em terrenos complicados.

Depois de já termos visto o Optimus a caminhar em locais planos, desta vez vemos que tal se comporta no exterior, e em terrenos bastante mais irregulares e escorregadios.

Apesar das complicações, o Optimus consegue caminhar sem cair (a Tesla não partilhou nenhuma queda), e ficamos também a saber um pequeno detalhe adicional: de que o robot estava a fazer estes percursos "às cegas", sem acesso a qualquer informação visual, baseando-se apenas informação dos seus sensores para reagir e manter o equilíbrio - da mesma forma que um humano que estivesse a caminhar de olhos vendados.


Daily walks help clear your mind pic.twitter.com/dUsW58trS6

— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) December 9, 2024


Para as próximas evoluções a Tesla diz que está a trabalhar em: usar a informação visual das câmaras, para conseguir fazer o planeamento e preparação dos passos; fazer os passos de forma mais natural; melhorar o tempo de resposta para a mudança de direcção e de velocidade; e fazer com que aprenda a cair de modo a minimizar os potenciais danos, e voltar a pôr-se de pé.

Este último ponto pode explicar porque motivo não temos nenhum exemplo dele a cair, sendo provável que, nesta fase, o Optimus ainda não se saiba levantar de forma autónoma. Mas sem dúvida que iremos ter um vídeo a demonstrar essa capacidade, assim que o conseguir fazer.

Xiaomi revela SUV YU7 para enfrentar Model Y

10-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do bem-sucedido SU7, a Xiaomi expande a sua oferta com o SUV YU7.

Tal como era esperado, e concretizando os rumores dos últimos meses, a Xiaomi reforça a sua ofensiva no sector automóvel com um novo modelo. Depois do sucesso da estreia no sector com o SU7, passamos a ter a variante SUV, YU7, que visa competir directamente com o Model Y da Tesla.

O YU7 será um modelo grande, com 5 metros de comprimento e 3 metros de distância entre eixos, e espera-se que partilhe muito dos elementos eléctricos e motores do SU7, com versões single e dual motor, e baterias da CATL - embora todos esses detalhes só estejam prometidos para mais tarde. Por agora, temos apenas direito a ver o seu design, que mantém a imagem familiar do SU7, mas em versão mais encorpada e levantada, e que continua a não ficar imune às acusações de inspiração demasiado colada na Porsche.
O que se espera é que o YU7 mantenha uma política de preços imbatível, tal como o SU7, chegando ao mercado (na China) com preço abaixo do Model Y da Tesla - e com lançamento aguardado para meados de 2025.

Podemos também imaginar que, mais cedo ou mais tarde, a Xiaomi disponibilize uma versão YU7 Ultra com prestações alucinantes.

Raspberry Pi 500 - computador num teclado

10-12-2024 | 13:15 | A Minha Alegre Casinha

A Raspberry Pi revelou o Raspberry Pi 500, um computador integrado num teclado com a potência do Raspberry Pi 5, com novo ecrã de 15.6" a acompanhar.

A Raspberry Pi actualizou o seu formato de computador integrado num teclado para tirar partido do mais recente e poderoso RPI 5. O Raspberry Pi 500 vem equipado com um processador ARM quad-core de 64 bits, 8 GB de RAM, duas portas micro-HDMI que suportam com dois ecrãs 4K, três portas USB, Ethernet Gigabit, WiFi, Bluetooth e uma porta de expansão de 40 pinos. Custa cerca de €100 e inclui um cartão SD de 32GB com o Raspberry Pi OS pré-instalado.

Juntamente com o Pi 500, foi apresentado o Raspberry Pi Monitor, um monitor LCD IPS de 15.6" com resolução 1080p, por cerca de €120. O monitor pode ser alimentado directamente por uma porta USB do Raspberry Pi 500, mas ficando limitado a um brilho máximo de 60% e volume de 50% - valores que a Raspberry Pi assegura que continua a serem completamente funcionais e utilizáveis, para quem quiser evitar o uso de uma fonte de alimentação dedicada.
Embora continue a ser perfeitamente possível optar-se por um Raspberry Pi 5 numa caixa, esta opção vem facilitar a sua utilização prática. Torna-se numa opção ideal para quem procura um computador de baixo custo, com funcionamento silencioso e perfeitamente capaz para lidar com a maioria das necessidades para o uso diário.

OpenAI lança Sora - mas UE fica de fora

10-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Após quase um ano de espera, a OpenAI lança finalmente o Sora, o seu impressionante modelo AI de geração de vídeo - mas a UE fica de fora, até "data a anunciar".

A OpenAI lançou oficialmente o Sora , o seu modelo de geração de vídeos AI, que tem direito a site dedicado em sora.com.

Tal como se fazia prever, o processamento intensivo faz com que, por agora, o Sora só fique disponível para as modalidades pagas da OpenAI, com os subscritores Plus ($20/mês) podem criar até 50 vídeos por mês, enquanto subscritores Pro ($200/mês) têm acesso a resoluções superiores e vídeos mais longos - existindo um confuso sistema de "créditos" que faz com que o custo de cada vídeo dependa da resolução, duração e complexidade. Além da qualidade visual acrescida e promessa de maior consistência, o Sora também tem modo "storyboard" que já vai antevendo a possibilidade de se usar o Sora para a criação de sequências mais complexas (esperando-se que mantenha a consistência de personagens e objectos entre diferentes cenas).

This is wild.

OpenAI just dropped Sora, their state-of-the-art AI video model.

The video quality looks insane.

100% AI, these are not real.

1. 80s Japan Harajuku fashion street pic.twitter.com/Q8xXIbdP4z

— Min Choi (@minchoi) December 9, 2024

Não será surpresa que, numa primeira fase, o Sora seja usando em campos mais experimentais, como os vídeos musicais:


Infelizmente, a OpenAI, optou por não disponibilizar o Sora na UE - certamente por motivos técnicos (tem tido dificuldade em lidar com a adesão de novos utilizadores) e políticos (para pressionar a UE a repensar a sua legislação sobre AI) - dizendo que tem que se assegurar que cumpre com todas as exigências e regulamentos. Mas deixa também a "ameaça" em suspenso de que poderá haver países que nunca venham a ter acesso ao Sora.

Como sempre, a parte negativa de não se ter acesso ao Sora faz automaticamente com que existam outras partes positivas: a ausência do Sora na UE irá inevitavelmente fazer com que os cidadãos europeus recorram a alternativas que sejam disponibilizadas na Europa, e tendo em conta o crescente número de modelos open-source que existem e previsivelmente irão multiplicar-se ao longo dos próximos meses, não deverá haverá falta de opções.

Google revela novo chip quântico Willow

10-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google apresentou o seu novo chip quântico Willow, que diz poder resolver problemas em 5 minutos que demorariam uma eternidade num super-computador tradicional.

Os processadores quânticos continuam a ser uma área bastante exótica da computação, tal como acontece na física, pois nem sempre é fácil equiparar as formas de processamento tradicionais com as do processamento quântico. Algo que, só por si, já gera suficiente polémica entre os diversos especialistas.

Onde parece haver consenso é que o verdadeiro avanço do Willow está na redução da taxa de erros ao adicionar mais qubits. Os qubits são notoriamente instáveis, com tendência a erros, especialmente em sistemas maiores. Segundo a Google, Willow é o primeiro chip a alcançar taxas de erro abaixo de um limite crítico, sinalizando progresso rumo a computadores quânticos práticos. Apesar do avanço, a Google admite que a tecnologia ainda não está pronta para enfrentar desafios do dia-a-dia.



Com tal potência e capacidade, obviamente que não faltaram pessoas a dizer que este chip poderia "crackar" os complexos cálculos usados por criptomoedas como as Bitcoins. No entanto, ainda estamos longe de atingir esse ponto. Os especialistas estimam que para tal seria necessário um computador quântico com 13 milhões de qubits, para crackar as Bitcoins num período de 24 horas - em contraste, mesmo este avançado Willow tem apenas 105 qubits.

Disco externo Seagate Portable Drive 5TB a €128

10-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 5 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 5 TB está actualmente disponível por 128 euros na Amazon Espanha. Têm ainda uma versão de 4 TB se quiserem poupar alguns euros.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável para evitar passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|