PlanetGeek

Disco externo Seagate Portable Drive 4TB a €109

03-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 4 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 4 TB está actualmente disponível por 109.78 euros na Amazon Espanha. Têm ainda a versão de 5 TB se os 4 TB não forem suficientes para todos os vossos dados.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que se passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Play Store com arranque automático das apps instaladas

03-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Play Store vai permitir arrancar automaticamente as apps após a sua instalação.

Sendo uma funcionalidade que poderá ser apreciada por alguns e odiada por outros, a Google parece estar a ir buscar inspiração ao auto-play dos vídeos do YouTube e a aplicar o mesmo conceito à Play Store.

Quando se está a instalar uma nova app Android, poderá escolher-se que a mesma seja executada automaticamente após ser instalada - apresentando uma contagem decrescente que permite cancelar a execução.


É uma funcionalidade que, à primeira vista, parece ser completamente idiota, mas que poderá fazer sentido no caso de se tratarem de apps de grande dimensão que possam demorar bastante tempo a instalar, ou em casos em que se usem launchers em que instalação atire a app para a gaveta de apps e não deixe um icon para rápido acesso no home screen.

iOS 18 limita actualizações das Live Activities

03-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

No iOS as Live Activities só podem ser actualizadas a cada 10-15 segundos.

A Apple fez alterações no iOS 18 que vão limitar a frequência com que as Live Activities se actualizam, reduzindo-a em comparação com o iOS 17 e versões anteriores. Embora a alteração não seja significativa para a maioria das aplicações, a mudança será problemática para apps que usem as Live Activities para apresentar informação em tempo real.

O programador Nico detectou a diferença, que agora impede que possa ver a velocidade da bicicleta em tempo real usando as Live Activities. Enquanto no iOS anterior podia ver isso em tempo real, agora arrisca-se a ver a velocidade com um desfasamento de até 15 segundos, tornando a funcionalidade completamente inútil para este caso.

So it is official now. LiveActivities were never designed for real-time experiences :/ https://t.co/Zc1musx6ae pic.twitter.com/IjOq8uV2J7

— Nico - NFC.cool (@dubdubcool) August 28, 2024
A Apple já confirmou que esta mudança é intencional, dizendo que as actualizações das Live Activities efectuam escritas para a memória Flash dos iPhones, e que as actualizações frequentes causariam desgaste excessivo da memória. Refere ainda que as Live Activities nunca foram concebidas para apresentar informação em "tempo real", algo que contradiz a sua própria informação oficial, onde refere precisamente o uso das Live Activities para apresentar informação em tempo real.

Apesar desta limitação, as Live Activities continuam a poder apresentar temporizadores com actulização segundo a segundo, já que isso é um tipo de actividade que é apresentado directamente pelo dispositivo sem necessitar de actualizações constantes (depois de dado o tempo a contar).

IKEA lança site para mobiliário usado

03-09-2024 | 12:18 | A Minha Alegre Casinha

Não querendo que os seus clientes se dirijam a sites como o Ebay ou OLX, a Ikea lançou o Ikea Preowned, um marketplace destinado à venda do seu mobiliário em segunda-mão, directamente pelos clientes.

A Ikea diz que as plataformas existentes muitas vezes operam praticamente em regime de monopólio nas diferentes regiões, e que quer dar uma opção alternativa aos seus clientes. O processo de entrega continua a ser feito directamente pelos utilizadores, mas a Ikea dá-lhes a opção de poderem receber um voucher Ikea com bónus de 15% como pagamento. Por agora o Ikea Preowned está a ser testado em Madrid e Oslo antes de ser expandido a outras regiões onde a Ikea está presente.

Nunca se sabe se algo deste tipo pode acabar por se tornar numa peça importante de toda a sua estrutura, mas isso só iremos descobrir daqui por mais alguns anos.

Jaguar recolhe I-Pace por risco de incêndio

03-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Jaguar vai recolher milhares de I-Pace devido a risco de incêndio nas baterias.

O I-Pace está a sofrer do mesmo problema que afectou o Chevrolet Bolt, com algumas das suas baterias produzidas pela LG Energy Solutions a terem defeitos que podem causar um incêndio. Por agora a marca diz que o problema afecta os modelos produzidos entre 9 de Janeiro de 2018 e 14 de Março de 2019, abrangendo 2760 veículos nos EUA, não sendo referido quantos modelos são afectados internacionalmente.

Por agora a Jaguar tenta uma solução por software, tal como a Chevrolet fez (sem grande sucesso) que limita o nível de carga a um máximo de 80, e recomenda que não se estacione perto de estruturas ou edifícios, nem se recarregue o veículo em locais fechados como garagens.
A Chevrolet também tentou soluções por software por diversas vezes, nalgumas das vezes dizendo que o problema estava corrigido, mas a verdade é que se trata de um problema físico no processo de produção das baterias, e que só pode ser resolvido com a substituição das mesmas - o que, como se imagina, se torna extremamente dispendioso para o fabricante (a Chevrolet acabou por ter que substituir as baterias de todos os Bolt, custando-lhe mais de $1.8B).

Veremos quanto é que este episódio irá custar à Jaguar.

NASA resolve som estranho na cápsula Starliner

03-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os ruídos estranhos provenientes da cápsula Starliner eram feedback devido a uma configuração dos sistemas de som da cápsula e ISS.

A cápsula Starliner da Boeing, que levou astronautas que serão "resgatados" pela rival SpaceX), e está actualmente atracada na ISS em órbita, teve novo episódio insólito. A cápsula começou a emitir ruídos estranhos através do seu sistema de som, dando origem a toda uma série de teorias.

Mas, tal como acontece na maioria dos casos, a explicação era bastante mais simples do que as rebuscadas teorias de extra-terrestres, assombrações, e outras, faziam antever, devendo-se apenas a um feedback causado pela configuração das ligações áudio entre a cápsula e a estação espacial internacional.

A pulsing sound from a speaker in Boeing’s Starliner spacecraft heard by NASA astronaut Butch Wilmore aboard the International Space Station has stopped. The feedback from the speaker was the result of an audio configuration between the space station and Starliner. The space…

— NASA Commercial Crew (@Commercial_Crew) September 2, 2024
Muitos até já tinham começado a imaginar que o ruído poderiam ser simples interferências dos altofalantes da cápsula causadas por transmissões, ao estilo do icónico chilrear ritmado que era frequente ouvir-se em colunas em antecipação a um telemóvel a tocar - e que no século passado eram bastante frequentes e podiam causar fenómenos curiosos. As colunas que usava com o meu PC na altura eram particularmente susceptíveis a isso, provocando esses ruídos até mesmo quando estavam desligadas da corrente e do computador.

Ganha um adaptador de tomada universal com carregador USB

03-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez é um adaptador universal de tomada com carregador integrado com 4 portas USB.

Há certos gadgets que convém manter sempre por perto para lidar com todas as eventualidades, e é precisamente esse o caso deste adaptador universal de tomada Tessan, que nos permitirá ligar a tomada de qualquer dispositivo a qualquer tomada de parede de qualquer país. Adicionalmente, dispensa também a necessidade de se transportar carregadores USB independentes, já que também disponibiliza acesso directo a 3 portas USB-A e 1 porta USB-C.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)



Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Windows 11 ultrapassa Windows 10 no Steam

03-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Windows 11 tornou-se na plataforma mais popular para jogos no Steam, ultrapassando o Windows 10.

Pela primeira vez desde o seu lançamento em 2021, o Windows 11 ultrapassou o Windows 10 como o sistema operativo mais popular entre os utilizadores do Steam. Este é um marco significativo para a Microsoft, que tem incentivado os utilizadores a passarem para o Windows 11 antes do fim do suporte do Windows 10 em Outubro de 2025.

De acordo com os dados do Steam em Agosto, o uso do Windows 11 subiu para 49%, um aumento de mais de 3% em relação aos 46% de Julho. Enquanto isso, o uso do Windows 10 caiu na mesma proporção, situando-se agora em 47%. O uso de macOS e Linux no Steam manteve-se estável durante este período.
Além do sector gaming, a adopção do Windows 11 tem crescido de forma constante. Segundo a StatCounter, a sua quota de mercado subiu de 23% em Julho de 2023 para quase 32% em Agosto de 2024. Apesar deste progresso, a transição para o Windows 11 tem sido mais lenta do que a do Windows 10, que atingiu 400 milhões de dispositivos activos num ano. O Windows 11 levou dois anos a alcançar o mesmo marco, em parte devido a requisitos de hardware mais exigentes, como a necessidade de um chip de segurança TPM e processadores mais recentes.

A MS também tem dificultado e fechado a porta a várias técnicas que permitem instalar o Windows 11 em PCs mais antigos, oficialmente não suportados, o que pode fazer com que alguns utilizadores se mantenham no Windows 10 até que se decidam a comprar um novo computador. A Microsoft planeia cobrar às empresas pela utilização prolongada do Windows 10 após o fim do suporte em Outubro de 2025, e o mesmo poderá ser feito também para os utilizadores domésticos, mas sem que a MS tenha ainda indicado quanto é que isso poderá custar-lhes.

Propostas para o regresso às aulas - TP-Link

03-09-2024 | 07:32 | Apps do Android



Sugestões tecnológicas que nos chegam através da TP-Link.

O regresso às aulas em 2024 marca um momento crucial na evolução da educação, onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais central. A TP-Link, reconhecendo as necessidades únicas dos estudantes portugueses nesta era digital, apresenta uma gama de produtos inovadores que não só facilitam a aprendizagem, mas também transformam a experiência educativa.
Na atual paisagem educacional, a conectividade fiável e de alta velocidade deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade absoluta, sobretudo com o aumento do ensino híbrido, que combina aulas presenciais e online, e a crescente dependência de recursos digitais. Hoje, mais do que nunca, os estudantes necessitam de soluções que garantam acesso ininterrupto à internet, seja em casa, na escola ou em movimento.
 
Neste contexto, a TP-Link posiciona-se como um parceiro essencial no percurso educativo dos estudantes portugueses. Ao fornecer soluções que abordam conectividade, segurança, eficiência energética e mobilidade, a TP-Link não está apenas a vender produtos; está a capacitar a próxima geração de aprendizes com as ferramentas necessárias para prosperar num mundo cada vez mais digital e interconectado.

Conectividade móvel e doméstica de ponta
O Archer MR200 destaca-se como um router 4G LTE dual band AC750, perfeito para estudantes que necessitam de internet rápida e fiável em qualquer lugar. Com velocidades até 433Mbps na banda de 5GHz e 300Mbps na de 2.4GHz, permite partilhar a ligação 4G LTE com até 64 dispositivos simultaneamente. A sua portabilidade torna-o ideal para estudantes que precisam de internet em qualquer lugar.
 
Para melhorar a cobertura Wi-Fi em casa, o é um extensor de alcance Wi-Fi 6 AX1500 que elimina zonas sem sinal e oferece velocidades até 1.5Gbps. Com tecnologia OneMesh™, integra-se perfeitamente com routers compatíveis para criar uma rede mesh uniforme.
 
Adaptadores Wi-Fi de alto desempenho
O Archer PLUS é um adaptador USB Wi-Fi 6 de última geração, oferecendo velocidades impressionantes até 1800Mbps (1200Mbps em 5GHz e 600Mbps em 2.4GHz). Com suporte para MU-MIMO e OFDMA, é perfeito para atualizar portáteis ou computadores de secretária para Wi-Fi 6.
 
Para quem procura uma solução mais discreta, o Archer T2U Nano é um adaptador USB Wi-Fi AC600 ultracompacto. Apesar do seu tamanho reduzido, oferece velocidades até 433Mbps em 5GHz e 200Mbps em 2.4GHz, ideal para melhorar a conectividade de dispositivos mais antigos.
 
Sistema Mesh Wi-Fi para cobertura total
 O sistema Deco X55 oferece uma solução mesh Wi-Fi 6 AX3000 que cobre até 650m² com velocidades até 3Gbps. Perfeito para famílias numerosas ou casas grandes, este sistema assegura uma cobertura Wi-Fi forte e estável em todas as divisões, suportando até 150 dispositivos em simultâneo.
 
 
Segurança e automação residencial inteligente
O Tapo C425 Kit é uma câmara de segurança 2K para exterior com visão noturna a cores. Com deteção de movimento AI e áudio bidirecional, é ideal para monitorizar a entrada da casa ou o quarto da residência universitária. A sua resistência às intempéries (IP66) garante funcionamento fiável em qualquer condição meteorológica.
 
Já o Tapo  é um sensor de porta/janela que alerta sobre aberturas não autorizadas. Com uma bateria de longa duração e fácil instalação, é perfeito para proteger quartos de estudantes ou mesmo residências estudantis.
 
Para uma gestão energética inteligente, o Tapo P115 é uma tomada inteligente que permite controlar dispositivos eletrónicos remotamente e monitorizar o consumo de energia. Ideal para estudantes que desejam reduzir a fatura energética ou simplesmente automatizar a sua rotina diária.
 
"A nossa gama de produtos para o regresso às aulas foi cuidadosamente selecionada para satisfazer as necessidades dos estudantes modernos", afirma Carlos Costa, Pre-sales engineer da TP-Link Portugal. "Desde conectividade móvel até segurança residencial, estamos empenhados em fornecer soluções que melhorem a experiência educativa e a qualidade de vida dos estudantes portugueses".
 
À medida que iniciamos mais um ano letivo, torna-se claro que o sucesso académico está intrinsecamente ligado à capacidade de navegar e utilizar eficazmente o ambiente digital. Com esta gama de produtos, a TP-Link reafirma o seu compromisso em apoiar os estudantes portugueses, fornecendo-lhes a infraestrutura tecnológica necessária para alcançarem o seu pleno potencial nesta nova era da educação. 

Microsoft deixa desinstalar Recall - mas é por erro

02-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft surpreendeu os utilizadores com a opção de poderem desinstalar o polémico Recall - mas já veio esclarecer que é um erro.

Numa das mais recentes versões do Windows 11 surgiu a possibilidade de se poder desinstalar facilmente a funcionalidade Recall que a MS se prepara para activar em breve, mas a Microsoft já esclareceu que isto foi apenas um erro. Na versão 24H2 do Windows 11, a actualização KB5041865 adicionou opção de remover o Recall através da secção de Funcionalidades do Windows.

A MS já veio dizer que isto é um bug que será corrigido em breve, e que não será dada a opção de remover o Recall - embora a mesma possa ser desactivada pelos utilizadores.
O Recall, funcionalidade controversa de que faz capturas de ecrã frequentes de tudo o que se faz no computador, enfrentou adiamentos devido a preocupações de segurança. Inicialmente planeado para ser lançado com os PCs Copilot Plus em Junho, a Microsoft adiou o seu lançamento após investigadores descobrirem que as capturas de ecrã não tinham qualquer protecção, deixando-as vulneráveis a ataques de spyware e malware. A Microsoft planeia activar o Recall em Outubro, com medidas de segurança reforçadas, incluindo a encriptação da base de dados e exigência de autenticação Windows Hello para acesso a esses dados.

É curioso que a MS não deixe ficar este "erro" e evite as críticas, já que deveria ser um direito dos utilizadores poderem remover os componentes indesejados do sistema operativo. Aliás, a MS habilita-se a que isso acabe por ter que ser feito de qualquer forma na Europa, por exigência das regras de protecção de dados e do DMA. Começa a ser triste que as coisas acertadas que a MS faz, em linha com o desejo dos utilizadores, sejam feitas "por erro".

Os diferentes tamanhos de teclados para PC

02-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os teclados para PC podem adoptar diferentes formatos e tamanhos, sendo normalmente referidos como teclados 100%, 75%, etc.

Os utilizadores de computadores há muito que podem escolher entre uma imensa variedade de teclados. Sendo algo com o qual vão interagir diariamente, convém escolher um teclado adequado, não só a nível do mecanismo das teclas (membrana ou teclas mecânicas), como também no seu formato e tamanho.

A nível dos tamanhos e formatos, costuma usar-se a designação de percentagens para os teclados, mas isso não se refere ao tamanho das teclas serem propocionalmente mais pequenas (embora também existam teclados com teclas de tamanho mais reduzido), mas sim ao seu formato e número de teclas.

Teclado 100%

O teclado "completo" de referência, com 104 teclas (podendo variar de acordo com os layouts regionais), com o bloco principal de teclas (contendo letras, números, barra de espaço, tab, caps lock, CTRL, ALT, etc.), linha de teclas de funções, teclas de cursor, teclado numérico adicional, e bloco de teclas de controlo e navegação (pg dn, pg up, prt sc, scroll lock, etc.)

Teclado 80%

Com 87 teclas, este teclado remove o teclado numérico dedicado.

Teclado 75%

Com 84 teclas, este teclado condensa ainda mais as teclas removendo as teclas de função e agrupando as teclas de cursor e navegação num formato mais compacto.

Teclado 65%

Com 68 teclas, entra no segmento dos teclados mais compactos, dispensando ainda mais teclas, mas mantendo as teclas de cursor e algumas de navegação.

Teclado 60%

Com 61 teclas, este é o teclado mais compacto que mantém as funcionalidades do dia a dia para a escrita, mantendo apenas o bloco principal e sem teclas extra.
Existem ainda teclados mais compactos (como o de 40% e 42 teclas na imagem acima), mas normalmente concebidos para gaming, para serem utilizados por apenas uma mão.

Em muitos teclados mecânicos também é possível alterar o mecanismo da tecla para cada tecla individualmente, assim como a cobertura da tecla em si, podendo escolher-se entre diferentes cores ou estilos, para se ficar com um teclado personalizado único.

Notícias do dia

02-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Brasil suspende X (Twitter) e acesso via VPNs enquanto Musk disponibiliza Starlink grátis no Brasil; China vai proibir carregadores wireless Qi e MagSafe; robot Unitree G1 salta e faz acrobacias; Pixel Watch 3 fica-se pelos 3 anos de actualizações; e iPhone recondicionado vem com bloqueio no Snapchat.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

MS gera confusão com "Windows App"

A Microsoft parece continuar numa onda de actualizações e decisões infelizes no Windows, agora recebendo críticas acerca da Windows App.

A Windows App é a mais recente estratégia da MS que tenta combinar serviços como o Windows Remote Desktop, Windows 365, Azure Virtual Desktop, e outros, numa única plataforma. O problema é que isso só tem servido para chatear e baralhar os utilizadores, que consideram que o nome Windows App é demasiado genérico, nada informando quanto às suas capacidades, que já eram bem servidas pelas apps separadas e com nomes mais adequados.

É certo que a MS tem os programas Insider em que supostamente houve o feedback dos utilizadores antes de lançar alterações, mas parece que isso não tem estado a dar grande resultado, com muitas alterações indesejadas a chegarem ao Windows de forma regular e frequente.


Nvidia GeForce 256 celebra 25 anos

Hoje em dia todos consideram os GPUs como algo "garantido", mas em final de Agosto de 1999 a Nvidia apresentava aquilo que era anunciando como sendo o primeiro GPU do mundo: a GeForce 256. Combinando o processamento gráfico com o T&L (Transform and Lighting), marcou-se a entrada na era dos Graphics Processing Unit.

Comparar os GPUs actuais com a GeForce 256 mostra-nos o quanto se evoluiu desde então: passando de um chip de 220 nm a 120 MHz para 4 nm a 2.52 GHz, de 32 MB de SDRAM com largura de banda de 4.8 GB/s para 24 GB de GDDR6X com 1008 GB/s. Claro que nem tudo o que aumentou foi unicamente de forma positiva: os consumos passaram de 50 W para 450 W, e o preço passou de $199 para $1599.


Concerto dos Oasis causa caos com os bilhetes

O reegresso dos Oasis aos espectáculos ao vivo está a gerar grande confusão nos sites de compra de bilhetes - como de resto já se esperava - com grande parte dos bilhetes a serem conseguidos por bots e revendidos a preços hiper-inflacionados.

Apesar da banda ter dito que iria utilizar um sistema "anti-bot" e ameaçado com o cancelamento dos bilhetes revendidos, os fãs depararam-se com "filas de espera" digitais com centenas de milhares de pessoas à sua frente. Apesar de não conseguirem os bilhetes oficiais, com preço na ordem dos €100, rapidamente começaram a surgir bilhetes à venda em sites de revenda, com preços de €800, €1200, ou até de alguns chegando quase aos €8000!

Dá que pensar que, com tanta tecnologia existente, nem sequer se consiga fazer a gestão adequada de venda de bilhetes para um evento mediático...


Cápsula Starliner faz barulhos estranhos


Como se não bastasse tudo o que tem acontecido, dos astronautas da cápsula Boeing Starliner a terem que regressar à boleia numa cápsula da rival SpaceX, eis que se soma novo incidente. A cápsula Starliner, ainda ligada à ISS, tem estado a fazer barulhos estranhos, semelhantes ao barulho de um sonar.

BREAKING🚨: Boeing Starliner Spacecraft emitting strange "sonar like noises" is being reported by Astronauts aboard ISS

Listen to the real audio here: pic.twitter.com/zVfTW4B5EK

— Curiosity (@MAstronomers) September 2, 2024
Como se poderá imaginar, não faltam os memes, que vão desde as assombrações aos extra-terrestres, à simples ausência de qualidade da Boeing...


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O formato de compressão ZIP foi criado em 1989 pela PKWARE, usado no PKZIP. As suas incríveis capacidades de reduzir o tamanho dos ficheiros digitais podem recorrer a diferentes algoritmos de compressão, embora o DEFLATE costume ser o mais habitual.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 2 tomadas a €17

02-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 4 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 2 tomadas mais 4 USB (3x USB-A, 1x USB-C) está disponível por apenas 17 euros na Amazon Espanha .

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W), a porta USB-C pode fornecer até 15W, no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google acelera Gemini gratuito com respostas mais rápidas

02-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google conseguiu acelerar as repostas do Gemini, resultando numa experiência mais natural.

A Google actualizou recentemente a versão gratuita do Gemini para utilizar o modelo 1.5 Flash, e agora conseguiu acelerá-lo ainda mais para dar respostas até 50% mais rápidas. Estas melhorias foram conseguidas por via da redução na latência, melhorando significativamente a experiência do utilizador. Além de respostas mais rápidas, o Gemini 1.5 Flash também beneficia de uma janela de contexto ampliada, suportando agora 32.000 tokens em comparação com os 8.000 anteriores da versão 1.0 Pro. Esta actualização baseia-se na versão Gemini Advanced, que foi actualizada para o modelo 1.5 Pro em Maio.

Sendo o "atraso" na resposta um dos principais pontos negativos do Gemini face ao ChatGPT Advanced - que responde de forma imediata - esta redução acaba por ser essencial para que o serviço AI da Google se mantenha relevante face à OpenAI.
A Google também está a lançar a extensão do Google Tasks para outros smartphones além dos Pixel 9. Esta extensão, parte da suite Google Workspace, oferece uma funcionalidade prática que permite aos utilizadores tirar uma foto de uma checklist e adicioná-la automaticamente ao Google Tasks. Esta é uma funcionalidade distinta da integração padrão com o Google Assistant, introduzindo novos comandos para a gestão de tarefas.

A extensão do Google Tasks permite uma série de comandos, como definir lembretes, gerir listas de tarefas e ajustar detalhes das mesmas. Por exemplo, os utilizadores podem facilmente, através de comandos de voz, definir novos lembretes, alterar datas de tarefas ou marcá-las como concluídas, aumentando a produtividade.

Mac Mini M4 sem portas USB-A

02-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Mac Mini M4 deverá ser mais pequeno, mas no processo abandonando as portas USB-A.

A Apple deverá remover as portas USB-A do Mac mini na sua próxima actualização. Actualmente, os modelos Mac mini com os chips M2 e M2 Pro possuem uma combinação de portas USB-C e USB-A. No entanto, a nova versão, equipada com o chip M4 Pro, deverá vir apenas com portas USB-C, oferecendo um total de cinco portas — três na parte traseira e duas na parte frontal, semelhante ao Mac Studio. O dispositivo continuará a incluir portas Ethernet, HDMI e áudio de 3,5mm, mantendo a fonte de alimentação (evitando um "tijolo" exterior).

Apesar do Mac mini já ter um tamanho compacto, o novo modelo deverá ter um tamanho ainda mais reduzido, idêntico ao de uma Apple TV, mas ligeiramente mais alto que a versão actual. Apesar das mudanças, continuará a apresentar uma estrutura em alumínio. A redução de tamanho torna-se possível tirando partido de algumas das melhorias feitas nos iPads.
A produção do novo Mac mini com o chip M4 está prevista para começar no início de Setembro, com a versão M4 Pro a ser lançada em Outubro. A série M4 marca um momento importante para a Apple, pois será a primeira vez que a empresa utilizará a mesma geração de chips em toda a sua linha de Macs, incluindo o MacBook Air, MacBook Pro, iMac, Mac Studio e Mac Pro ao longo do próximo ano. Um "alinhamento" que poderá estar relacionado com o desejo de oferecer funcionalidades Apple Intelligence idênticas em toda a gama.

Google Chat ganha integração com IFTTT

02-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Chat passa a ter integração com o IFTTT, permitindo automatizar tarefas e fazer a ligação a centenas de serviços externos.

O Google Chat agora integra-se com o IFTTT (If This Then That), permitindo aos utilizadores automatizar interações com mais de 1.000 apps e serviços populares. Esta nova funcionalidade está disponível tanto para contas do Google Workspace como para contas pessoais do Google, facilitando a organização dos fluxos de trabalho.

Anunciada no Cloud Next 2024, a integração do IFTTT com o Google Chat permite configurar acções automáticas, conhecidas como "Triggers" e "Actions". Por exemplo, Triggers incluem eventos como uma nova mensagem num espaço ou novo membro. Como resposta, as Actions podem incluir a publicação de uma mensagem num espaço ou criar um espaço privado. Isto torna-se particularmente útil para equipas e contas empresariais, pois permite automações como o envio de e-mails de boas-vindas ou a publicação de actualizações quando ficheiros são adicionados a serviços de armazenamento na cloud, como Google Drive, Dropbox, ou outros.
A integração também permite que os utilizadores se mantenham informados em várias plataformas, publicando automaticamente menções ou tags do Discord, X (anteriormente Twitter) e Facebook num espaço do Google Chat. Esta funcionalidade já está disponível para todos os clientes do Google Workspace, subscritores do Workspace Individual e utilizadores com contas pessoais do Google.

Além desta nova integração, o Google Chat está a expandir as suas funcionalidades com outros serviços do Google Workspace, como Gmail, Drive e Calendar, através do IFTTT.

Pixel Watch 3 fica-se pelos 3 anos de actualizações

02-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar da Google ter prolongado as actualizações dos Pixel para os sete anos, o Pixel Watch 3 só tem garantia de actualizações do Wear OS por três anos.

O mais recente Pixel Watch 3 da Google irá receber três anos de actualizações, mantendendo o mesmo prazo dos seus antecessores, apesar do suporte mais prolongado para os smartphones. O relógio tem actualizações garantidas até, pelo menos, Outubro de 2027, três anos após o seu lançamento, mantendo o mesmo compromisso do Pixel Watch original e do Pixel Watch 2.

Curiosamente, embora a Google tenha alargado o prazo de suporte dos seus telemóveis Pixel para sete anos, não fez o mesmo para o Pixel Watch 3. O prazo de Outubro de 2027 sugere que a Google está a manter a política de actualizações para os seus wearables, apesar de as estar a prolongar nos smartphones.
As actualizações do Wear OS no Pixel Watch 3 cobrem uma ampla gama de melhorias, incluindo patches de segurança e lançamentos de novas funcionalidades. A Google não diferencia entre actualizações de versão do Android e actualizações de segurança para o Wear OS; simplesmente garante "actualizações de software" como um todo.

Olhando para o futuro, o Wear OS 5, baseado no Android 14, deverá trazer várias melhorias, como novas complicações, watchfaces mais eficientes (deixará de suportar os mostrados antigos que não sejam actualizados para o novo sistema), métricas de saúde melhoradas, melhor gestão de multimédia, etc. Embora o Pixel Watch 2 também vá receber esta actualização, a Google ainda não confirmou se a irá fazer chegar ao Pixel Watch original. No entanto, a Google tem um bom histórico de fazer chegar novas funcionalidades aos smartwatches mais antigos, pelo que resta esperar que esses dispositivos (e respectivos utilizadores) não fiquem esquecidos.

SSD Samsung 990 Pro 1TB a €101

02-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos Samsung 980 Pro, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes Samsung 990 Pro, com velocidades de até 7.45 GB/s em leitura e 6.9 GB/s em escrita.
O Samsung 990 Pro de 1 TB está disponível por 101 euros na Amazon Espanha.

Há quem critique a Samsung por ter aplicado a designação "Pro" nestes SSDs (tal como nos 980 Pro), quando eles utilizam memórias flash TLC, acompanhadas por uma cache de memória RAM e flash SLC, e que por isso melhor seriam enquadrados na família EVO. As suas velocidades reduzem-se significativamente caso se ultrapasse a memória cache; no entanto, em uso normal, isso é algo que não de deverá fazer notar de forma significativa.

O que se fará notar é que, no caso de os utilizarem numa motherboard apenas com PCIe 3.0, as velocidades cairão para valores na ordem dos 3.5 GB/s em leitura e 3.4 GB em escrita. Velocidades respeitáveis, mas que ficam aquém das suas capacidades; pelo que o melhor será utilizá-los em motherboards que suportem M.2 PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Contacts remove secção "recentes"

02-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A recém adicionada secção de contactos recentes foi removida do Google Contacts.

A Google fez nova alteração na sua app Contacts para Android, removendo a secção "Recentemente Adicionados" do separador Destaques. Adicionado no final de 2022, o separador Destaques foi concebido para dar aos utilizadores acesso rápido aos seus contactos favoritos, interações recentes e aniversários. A secção "Recentemente Adicionados" mostrava os contactos criados mais recentemente, mas esta funcionalidade foi agora removida.
Com esta alteração, o separador Destaques fica simplificado, consistindo apenas em Favoritos, Recentes e Aniversários. Os contactos recém-criados ainda aparecem na secção Recentes mas apenas após se guardar um novo contacto, e a data de "Adicionado" permanece disponível na parte inferior dos detalhes de cada contacto. Esta mudança, que chega na versão 4.38.x do Google Contacts, poderá dever-se ao facto de a secção "Recentemente Adicionados" não incluir os contactos criados via web mas apenas os que são criados localmente no dispositivo, o que poderia causar alguma confusão entre os utilizadores.

A Google também está a trabalhar num novo widget "Pixel Besties". Esta nova funcionalidade permitirá aos utilizadores ver comunicações e memórias recentes com os seus contactos favoritos diretamente no ecrã inicial. O widget deverá expandir a funcionalidade do actual widget de Contacto Individual, exibindo até sete contactos favoritos, embora os detalhes de como as memórias serão exibidas ainda sejam desconhecidos.

Honor "pede desculpa" à Samsung pelo seu dobrável mais fino

02-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Honor não perdeu oportunidade de espicaçar a Samsung, pedindo desculpa por o seu Magic V3 ser significativamente mais fino que o Galaxy Z Fold 6.

Há marcas que fazem questão de ignorar completamente qualquer marca concorrente, há outras que não deixam passar qualquer oportunidade para se meterem com elas. Foi esse o caso da Honor, que destaca a reduzida espessura do seu dobrável Magic V3 com um pedido de desculpa gravado na sua lateral, dirigido à Samsung e ao seu volumoso Galaxy Z Fold 6.

A Honor recorreu a Graham Short, um artista britânico especializado em trabalhos à escala microscópica, para gravar um pedido de desculpa de 166 palavras em escala reduzida na lateral do Magic V3 que tem uma espessura de 9.2 mm quando dobrado, substancialmente menos do que os 12.1 mm do Z Fold 6 (quase permitiria que a Honor lançasse um trifold com a espessura do dobrável normal da Samsung).

O pedido de desculpa gravado:
Dear Samsung Galaxy Z Fold owners, we’re sorry. We know you were excited to buy a phone that folds in half and fits in your pocket, awkwardly. You were promised the future, a technical marvel, a world of boundless multitasking and performance.

And now, you’re probably looking at the new HONOR Magic V3 and feeling a little… betrayed. Size matters, and we feel your pain. Like being tipped for a gold medal and then coming last in the race, the knowledge that a thinner, lighter, and more durable foldable exists is enough to make anyone question their choices.

We get it. You were an early adopter, a pioneer bravely venturing into the uncharted territory of foldable screens with questionable durability. You deserve better. In fact, you deserve a gold medal.

In all seriousness, we at HONOR are committed to pushing the boundaries of technology and bringing you the best possible foldable experience. We’re just saying… it’s okay to feel let down. We’d feel the same way.
Não deixa de ser uma manobra de marketing bem apanhada, embora o texto em si pouco tenha a ver directamente com a espessura do aparelho - seria possível gravar-se o que quer que fosse nesse espaço. O que é certo é que as hostilidades estão abertas, e temos uma nova corrida pelas espessuras reduzidas que promete dar que falar ao longo dos próximos anos.

|