O YouTube continua a ser acusado de usar sistemas de moderação AI que cancelam canais por motivos absurdos, deixando os YouTubers em desespero.
O YouTube é responsável pela ascenção de milhares e milhares de criadores que conquistaram popularidade mundial, mas é também uma enorme fonte de frustração para muitas pessoas que dedicaram anos da sua via a fazer crescer um canal, e que o vêem desaparecer de um dia para o outro, por motivos desconhecidos ou, nalguns casos com explicação surreal.
Num dos casos mais recentes, um YouTuber que viu o o seu canal terminado há quase um ano, conseguiu finalmente recuperar a sua conta e perceber o motivo. O sistema do YouTube tinha dado como justificação a de que ele tinha tentado "contornar" uma proibição anterior, que ele não percebia como poderia ser o caso. Afinal, veio a descobrir-se que o sistema do YouTube o associou a uma conta que ele tinha criado quando tinha 13 anos - e agora, uma década mais tarde! - decidiu que o seu novo canal ainda merecia ser penalizado por isso.
This is wild.
YouTuber gets channel nuked. The reason? Ban evasion.
The AI linked him to an account he used when he was 13, which was banned for a typical 13 year old comment.
The AI decided that years later, perhaps a decade later, that his current account was evading and… https://t.co/92dSuyEouz
— Grummz (@Grummz) November 26, 2025
HOLY SHIT, WE ARE SO BACK!!! 🎉@TeamYouTube JUST CONFIRMED MY TERMINATION WAS A MISTAKE!
After almost a year of fighting, and being told just days ago that “the original decision stands” my 108K channel is FINALLY reinstated.
Thank you to everyone who liked, reposted, and… https://t.co/YYHe4WuUx8 pic.twitter.com/Fubsm0sUBy
— norse797 (@bjr2730) November 26, 2025
Felizmente, neste caso a coisa ficou resolvida - como sempre, apenas somente de ter começado a dar que falar nas redes sociais. Mas, são muitos os criadores que não têm a mesma sorte e continuam a ter que lutar.
Hey @TeamYouTube, I'm really confused and honestly don’t know what to do anymore.
Today I finally received a reply through email… and support advised me to use another active channel (mine or someone else’s) to access the Creator Support Chat.
My 40k+ true crime channel was… pic.twitter.com/gEimaJpOxC
— Final Verdict (@FinalVerdictYT) November 26, 2025
Um deles, totalmente frustrado, até se dedicou a tentar demonstrar como o sistema de moderação e suporte do YouTube é totalmente automatizado e sem dar forma de se chegar a uma pessoa real.
I just exposed something HUGE about @TeamYouTube’s system…
I posted a sarcastic tweet saying my Google account was “hacked by YouTube’s AI”… and guess what?
The YouTube AI immediately replied with a full automated “account recovery” message — no human review, no context, no… https://t.co/ldvwEAdw0j pic.twitter.com/LLfzLM8D56
— ramy ibrahim (@rame_ebrahem) November 25, 2025
This isn’t just about a broken AI anymore this is about accountability
My last tweet exposing @TeamYouTube’s automated system went viral (175K+ impressions)
But here’s the REAL question everyone is asking:
Why does YouTube’s AI respond instantly to a sarcastic “hacked” joke… https://t.co/DzX6kxHiqz pic.twitter.com/jpCiSgE28x
— ramy ibrahim (@rame_ebrahem) November 26, 2025
My situation is now critical.
After exposing YouTube’s automated system yesterday, my tweet reached thousands of people yet @TeamYouTube still hasn’t given me a single real explanation for why my 3 channels were terminated without any violations.
I’ve been fighting for 103 days,… pic.twitter.com/mbOfDJ6Ib0
— ramy ibrahim (@rame_ebrahem) November 26, 2025
No fundo, acaba por ser essa a principal crítica. O sistema de moderação AI do YouTube tem estado a tomar opções bastante discutíveis - ao ponto de cancelar canais com tutoriais e outros conteúdos que não se percebe porque poderiam ser motivo para terminar um canal - e não há qualquer forma fácil ou directa de recorrer destes erros para uma pessoa humana. A maioria dos recursos é igualmente tratada pelo sistema AI, que se limita a repetir o motivo idiota que foi inicialmente usado.
Há quem argumente que isto viola o DSA europeu, que obriga as plataformas digitais a revelar as provas e os motivos para cancelamento de uma conta, e disponibilizar um processo de recurso "adequado".
"YouTube is banning creators without providing proof of violations. According to the EU Digital Services Act, platforms must give clear evidence and a proper appeal process. Ignoring these obligations is a serious breach of EU law, putting creators’ livelihoods at risk. #DSA pic.twitter.com/HMcCT17RLL
— Banned channel on YouTube (@PostacTV) November 24, 2025
Infelizmente, é um dos lados negros da presença digital. Não importa quantos anos se tenha trabalhado para fazer crescer um projecto, fica-se totalmente sujeito a que tudo isso possa desaparecer de um momento para o outro, quer devido a alterações de política (como o encerramento de serviços), quer devido a novas ferramentas AI que assumem a tarefa de moderar os conteúdos e podem achar as justificações mais disparatadas para o fazer - sem que passem por um aval final de um moderador humano que pudesse rapidamente identificar essas idiotices e as evitasse antes de prejudicar as pessoas afectadas.