PlanetGeek

SSD externo Crucial X9 1TB a €82

04-07-2025 | 12:15 | A Minha Alegre Casinha

Ideal para transportar até 1 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X9 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X9 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X9 de 1 TB está disponível por 82 euros na Amazon Espanha, sendo que também têm a versão de 2TB se precisarem de mais espaço.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Pickup eléctrica da Slate Auto já não custa "menos de 20 mil dólares"

04-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Devido ao fim dos incentivos nos veículos eléctricos nos EUA, a Slate Auto deixa de anunciar que a sua pickup eléctrica modular custaria "menos de 20 mil dólares".

A Slate Auto retirou a promessa de vender a sua pickup eléctrica por menos de 20 mil dólares. A decisão surge após o anúncio do fim dos incentivos fiscais federais para veículos eléctricos nos EUA, incluído numa nova lei que deverá ser assinada por Donald Trump. A actual benefício fiscal de 7.500 dólares deixará de estar disponível a partir de 30 de Setembro.

O preço atractivo da pickup americana, construída nos EUA e com design minimalista, sem pintura, sistema de som ou touchscreens, só era possível com o desconto fiscal aplicado. Agora, o site da Slate indica um valor esperado na casa dos "mid twenties", ou seja, próximo dos 25 mil dólares.
A campanha original incluía um asterisco que alertava para possíveis alterações nos incentivos fiscais. Estas mudanças eram previsíveis, uma vez que Trump prometeu durante a campanha acabar com o que considera ser a "agenda verde" da presidência anterior, associando os veículos eléctricos a uma ideologia que os seus apoiantes rejeitam.

Esta nova lei também tem causado fricção crescente entre Elon Musk e Donald Trump, com o último episódio a ser resultar na promessa de Elon Musk de criar um novo partido político para derrotar Trump e todos os que aprovaram esta lei.

Apple cresce na China - mas a Huawei ainda domina

04-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo os dados da Counterpoint, a Apple voltou a crescer na China no segundo trimestre de 2025, mas ainda ficando atrás da Huawei.

O mercado de smartphones na China registou um ligeiro crescimento de apenas 1% entre Abril e Junho, comparando com o mesmo período do ano passado. No entanto, segundo os dados mais recentes da Counterpoint Research, a Huawei e Apple destacaram-se como as marcas com maior crescimento anual neste trimestre.

A Huawei lidera entre todas as marcas, com um crescimento estimado de 12% nos envios. Este aumento terá sido impulsionado pela forte procura durante o mês de Junho e pelos incentivos do programa de subsídios do governo chinês, que oferece descontos em dispositivos como smartphones, tablets e smartwatches até ao valor de 6.000 CNY (cerca de 711 euros).
A Apple surge como a única outra marca no top 5 com crescimento positivo, estimado em 8%. A procura aumentou significativamente em Maio, particularmente devido aos descontos aplicados à linha iPhone 16 antes do início do festival 618, uma das maiores campanhas de compras online na China.

Apesar dos resultados positivos, há alguma incerteza quanto à continuidade do programa de subsídios na segunda metade do ano, o que poderá afectar as vendas futuras.

Hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores individuais a €23

04-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Precisam de um hub USB 3.0 com quantidade generosa de portas, mas que também permita desligá-las individualmente sem tirar / meter fichas? Então espreitem este hub.

Os hubs USB tornaram-se uma necessidade da vida moderna, especialmente para acompanharem os portáteis que vêm equipados com poucas portas USB, que rapidamente se esgotam assim que ligamos um teclado e rato externo. Adicionalmente, há casos particulares, de pessoas que precisam de um número superior de portas USB. Este hub da Vkusra tem 7 portas que permitem maior liberdade na quantidade de dispositivos USB que podemos utilizar, mas o que o torna mais especial é o facto de todas as portas contarem com o seu próprio botão para que possam ser ligadas ou desligadas individualmente.
O hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores está disponível por apenas 23 euros na Amazon Espanha, e inclui fonte de alimentação - activar desconto de 20%.

Pode ser o companheiro ideal para quem tiver que fazer a replicação de pens USB em média escala (se precisar de mais, pode sempre investir num hub de 16 portas, também com interruptores), ou simplesmente que tenha uma série de equipamentos USB que deseje manter acessíveis (por exemplo: gravador CDs externo, scanner, câmaras digitais, webcam, discos externos, etc.) mas com a possibilidade de os poder desligar sem retirar a ficha - algo que até pode funcionar como medida de protecção, prevenindo que uma infecção de ransomware se possa espalhar a um disco externo de backup, que apenas se ligue para os backups e depois se mantenha desligado.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

04-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Google One chega à Vodafone em Portugal

A Vodafone Portugal anunciou a chegada do Google One, o serviço de armazenamento em nuvem da Google, que passa agora a estar incluído na oferta para novas adesões de Clientes. Esta parceria reforça o compromisso da Vodafone em disponibilizar soluções digitais diferenciadoras, que simplificam e melhoram a experiência digital dos seus utilizadores.

Com o Google One, os Clientes da Vodafone poderão beneficiar de mais espaço de armazenamento para guardar fotos, vídeos, e-mails, documentos e mais, diretamente nos serviços Google que já utilizam no dia a dia. Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o Google One é o serviço de subscrição que oferece armazenamento na nuvem expandido e acesso a mais funcionalidades do universo Google. Todos os utilizadores Google One podem aceder a mais espaço para o Google Drive, Gmail e Google Fotos, a um backup móvel integrado, a partilhar o seu plano com até cinco pessoas e a selecionar benefícios adicionais, como acesso a funcionalidades premium do Google Workspace. Com planos flexíveis e benefícios crescentes, o Google One é a solução ideal para quem procura mais espaço, organização e produtividade no seu dia a dia digital. Com este lançamento, a parceria entre a Vodafone e a Google dá um novo passo em Portugal. Depois da chegada do Google Pixel ao nosso portefólio e do lançamento da Vodafone Tv Play (a box de televisão que incorpora as melhores funcionalidades do universo Google), reforçamos esta aliança estratégica e o nosso posicionamento no mercado enquanto fornecedor de produtos de última geração. Esta colaboração contínua sublinha o compromisso conjunto de ambas as marcas em disponibilizar soluções digitais inovadoras, que simplificam e enriquecem a experiência dos nossos Clientes.

A partir de agora, os Clientes Vodafone têm ainda mais espaço para tudo o que importa. O Google One passa a estar incluído nas novas adesões aos tarifários móveis Red, pacotes fibra2 e fibra4, com gigas e gigas de armazenamento, até 2TB. Também os Clientes Yorn - neste caso, tanto os atuais como os futuros - terão acesso à oferta Google One, que pode ser consultada aqui. Com esta integração diferenciadora, a Vodafone reforça a sua aposta em oferecer mais valor aos seus Clientes, juntando o melhor da conectividade com soluções digitais que fazem a diferença no dia a dia. Tal como já acontece com as plataformas de streaming, o Google One vem elevar a experiência digital, com mais segurança, organização e produtividade.

O filme de lançamento da oferta Google One, "Espaço que chega a ser um Excesso", faz parte da campanha "Quem é Vodafone sabe", contando com a presença da nova embaixadora da marca Vodafone, a atriz e influencer Jéssica Athayde, e com a participação especial da banda portuguesa Excesso, numa reinterpretação do êxito de 1997 "Não sei viver sem ti". Da autoria da VML, com produção da Grumpy Panda, realização de Sebastian Alfie, direção de fotografia de André Szankowski e acompanhamento da Film Brokers, a campanha terá presença em televisão e nos vários meios digitais, numa estratégia de planeamento a cargo da Dentsu - Carat.


Aspirador de mão Vorwerk Kobold VM7

Com o novo modelo de aspirador de mão Kobold VM7, a Vorwerk amplia a gama da família Kobold.

O Kobold VM7 estabelece novos padrões em soluções de limpeza simples, rápidas e eficazes — desenhado para o uso diário e pronto a usar a qualquer momento. Com um design ergonómico e uma distribuição equilibrada do peso, garante um manuseamento confortável. A bateria de iões de lítio integrada permite economizar espaço e ser utilizado sem grande esforço, podendo ser carregado de forma cómoda através do suporte de parede opcional que está disponível como Kobold CM7. O novo modelo VM7 pesa apenas 840 gr e mede 45,9 cm de comprimento podendo ser utilizado com flexibilidade — mesmo em locais de difícil acesso, como gavetas ou no carro. Para um desempenho máximo de limpeza, o Kobold VM7 vem com dois níveis de sucção: o modo normal que assegura um funcionamento silencioso e maior autonomia da bateria e o modo boost que proporciona uma sucção forte para tarefas mais exigentes. O inovador bocal expansível 2 em 1, que pode ser desdobrado conforme necessário, aumenta até 2,5 vezes de largura — de 36 mm para 90 mm — permitindo assim limpar superfícies maiores. A bateria amovível e substituível garante a conformidade com os regulamentos europeus que entram em vigor em 2027.

O Kobold VM7 tem uma abertura compatível com o Kobold VK7 para a remoção higiénica da sujidade, podendo assim ser esvaziado de forma prática sem qualquer contacto com a sujidade aspirada. O esvaziamento manual é também efetuado facilmente e de forma limpa. O filtro substituível de multicamadas capta até as partículas mais finas e é facilmente substituível. O Kobold VM7 é compatível com os ambientadores airumo, que vão permitir que tenha uma limpeza fresca.

O Kobold VM7 está disponível desde Junho de 2025 através dos Consultores Kobold a partir de 199 euros.


SPC apresenta Smartee Duo e Smart You

A SPC, marca tecnológica europeia especializada em electrónica de consumo anuncia a renovação da sua gama de wearables com o lançamento de três novos dispositivos. A banda desportiva, DUO FIT em conjunto com os SMARTEE DUO VELVET e o SMARTEE DUO VIVO 2, reforçam o compromisso da empresa com o design e a funcionalidade para um estilo de vida conectado sem comprometer o estilo e o conforto.

Os novos membros da família de wearables da SPC estão equipados com um ecrã AMOLED de alta definição que proporciona cores mais brilhantes e com maior contraste. Além disso, oferece um menor consumo de energia, especialmente no modo Always On, que permite manter o ecrã ligado, optimizando os recursos para conservar a vida da bateria. Toda a nova gama inclui também duas braceletes intercambiáveis e uma função de chamada Bluetooth, que permite receber e efetuar chamadas a partir dos dispositivos, uma vez emparelhados com um smartphone. A bracelete desportiva DUO FIT e os smartwatches SMARTEE DUO VELVET e SMARTEE DUO VIVO 2 são igualmente resistentes à água e ao pó, graças à certificação IP68, e oferecem uma bateria de longa duração concebida para se adaptar a todos os estilos de vida. Compatíveis com mais de 100 modalidades desportivas, estes wearables incluem sensores para monitorizar o bem-estar, como o ritmo cardíaco, o oxigénio no sangue, o consumo de calorias e a medição do sono. E tudo isto pode ser facilmente gerido e personalizado a partir da aplicação SMART YOU, que permite consultar o histórico de atividade, definir objectivos diários e adaptar a experiência a cada utilizador.

DUO FIT: uma pulseira desportiva que pensa como um smartwatch

Com um ecrã AMOLED retangular de 1,47", um design ultrafino com apenas 11 mm de espessura - medida da caixa sem o sensor de ritmo cardíaco - e um acabamento metálico em liga de zinco mate de alta resistência, a nova DUO FIT é um passo em frente na categoria das pulseiras desportivas. O seu formato compacto e leve permite-lhe usá-la durante todo o dia com total conforto, mesmo durante os treinos mais exigentes. Para além de uma estética cuidada, incorpora um microfone e conetividade Bluetooth para que o utilizador possa gerir chamadas a partir do seu pulso. Esta funcionalidade avançada, típica dos dispositivos de gama alta, posiciona o DUO FIT como uma solução prática e avançada para quem quer estar sempre ligado, mesmo sem ter um smartphone à mão. Para além das suas capacidades de conectividade, a DUO FIT oferece uma resistência IP68 ao suor, à chuva ou aos salpicos durante os treinos. Esta inovadora banda desportiva da SPC também se destaca pela sua autonomia, com uma bateria capaz de acompanhar e funcionar durante 6 dias, e até 8 se ajustar o brilho, as notificações e a visualização rápida; o que facilita a utilização contínua sem necessidade de recargas frequentes.

Está disponível em duas combinações de cores, nos tons claros BERRY LUX e STAR WHITE, realçando a sua estética mais fresca e atraente, ou nos tons escuros OCEAN DUSK e SHADOW NOIR, proporcionando um look desportivo e intemporal, perfeito para o treino ou para o dia a dia.

SMARTEE DUO VELVET: design circular com perfil metálico e carregamento sem fios

O novo SMARTEE DUO VELVET incorpora um sistema de carregamento sem fios que permite recarregar o seu dispositivo colocando-o simplesmente sobre a base, sem necessidade de cabos ou conectores físicos, tornando-o mais cómodo. A sua bateria de 230 mAh oferece até 7 dias de autonomia com uma utilização normal e pode ser prolongada até 9 dias ativando o modo de poupança de energia, que permite continuar a utilizar o smartwatch reduzindo o brilho, a vibração e desativando a visualização rápida. Este elegante dispositivo destaca-se pelo seu design circular e pelo ecrã AMOLED de 1,32", que resulta numa apresentação de cores mais vibrantes. O seu formato circular é combinado com um perfil metálico em liga de zinco, que reforça a resistência, a qualidade e a estética do dispositivo.

O SMARTEE DUO VELVET é uma afirmação de estilo graças às suas duas braceletes de silicone intercambiáveis, uma em BERRY LUX, um tom cereja perfeito para ocasiões especiais, e a outra em STAR WHITE, uma cor bege versátil que combina com os looks mais casuais. Concebida para o acompanhar na sua atividade física diária, os seus modos desportivos permitem registar com precisão diferentes tipos de treino, tanto no interior como no exterior. Mede vários registos da sua saúde e bem-estar, como o seu nível de stress.

SMARTEE DUO VIVO 2: compacto, leve e sempre ligado

O novo SMARTEE DUO VIVO 2 é o smartwatch ideal para quem procura um dispositivo confortável e funcional. O seu formato compacto, com 11,2 mm de espessura e 21 gramas de peso - apenas o peso da caixa, sem o sensor de frequência cardíaca - oferece tudo o que é necessário para o uso diário, com um ecrã AMOLED circular de 1,32" para cores vivas e bom contraste. O seu design simples e urbano em SHADOW NOIR foi concebido para se adaptar a qualquer ambiente ou momento. Para além da sua estética refinada, duas braceletes intercambiáveis da mesma cor do smartwatch marcam a diferença em termos de versatilidade e de materiais. Uma delas, em silicone, é resistente e ideal para a prática de desporto, enquanto a bracelete em nylon é mais leve e macia, concebida para ser usada confortavelmente ao longo do dia.

O SMARTEE DUO VIVO 2 também permite fazer e receber chamadas Bluetooth diretamente do pulso, sem ter de tirar o telemóvel do bolso ou andar à procura dele pela casa. Uma vez emparelhado, o relógio funciona como uma extensão do seu telemóvel, permitindo-lhe gerir chamadas e notificações de forma conveniente, mesmo em situações quotidianas como cozinhar, treinar ou trabalhar com o telemóvel longe. Além disso, a sua coroa funcional facilita a navegação rápida pelos menus e atalhos do dispositivo. Tudo isto com uma autonomia de até 8 dias em utilização normal, que pode ser prolongada ativando os modos de poupança de energia. Compacto por fora e completo por dentro, o SMARTEE DUO VIVO 2 adapta-se a qualquer estilo de vida para trazer funcionalidade ao quotidiano dos utilizadores.

SPC SMART YOU: bem-estar e personalização na palma da sua mão

Estes três dispositivos, que se juntam à gama de wearables da SPC, são compatíveis com a aplicação SPC SMART YOU, a plataforma da empresa criada para transformar os dispositivos em verdadeiros aliados do bem-estar. A aplicação permite-lhe consultar o seu histórico completo de exercícios, os passos diários, as horas de sono e as calorias queimadas, tudo isto com gráficos claros e detalhados para visualizar o seu progresso diário. Inclui também o acompanhamento do ritmo cardíaco e do nível de oxigénio no sangue, bem como uma funcionalidade específica para registar e monitorizar o ciclo menstrual, concebida para oferecer uma experiência mais personalizada. É muito fácil de gerir e personalizar, uma vez que o utilizador pode adicionar todas as funções que pretende ver destacadas no ecrã principal da aplicação e a ordem pela qual pretende que cada um destes “cartões” seja apresentado.

Com SMART YOU é também possível definir metas para diferentes exercícios e objectivos personalizados, como o número de passos, as calorias queimadas ou a distância percorrida, para ajudar os utilizadores a melhorar os seus hábitos de saúde ao seu próprio ritmo. E para aqueles que valorizam a possibilidade de personalizar o aspeto dos seus dispositivos, a aplicação oferece uma galeria de mais de 100 mostradores de relógio descarregáveis, com uma multiplicidade de estilos, tanto em formatos e desenhos digitais como analógicos. Por último, a aplicação facilita o dia a dia com opções avançadas de configuração dos wearables, como a gestão de notificações, os contactos e os alarmes do relógio. Tudo concebido para que cada utilizador possa adaptar o seu smartwatch ou banda desportiva às suas rotinas e preferências. A SMART YOU está disponível para Android e iOS e converte os dados recolhidos pelos wearables da SPC em informações claras, úteis e motivadoras, para que os utilizadores possam acompanhar o seu progresso e estabelecer objetivos que ajudem a melhorar o seu bem-estar.

O SPC DUO FIT está disponível agora por um preço de retalho recomendado de 39,90 euros. O SPC SMARTEE DUO VELVET está disponível agora por um preço de retalho recomendado de 59,90 euros. O SPC SMARTEE DUO VIVO 2 está disponível agora por um preço de retalho recomendado de de 49,90 euros.


Trotinetes Ride 85 Plus e Ride 100 Plus



O verão é a altura perfeita para redescobrir percursos com leveza e autonomia. A pensar nisso, a UrbanGlide, marca especializada em soluções de mobilidade urbana, sugere as trotinetes elétricas Ride 85 Plus e Ride 100 Plus como aliadas ideais para esta estação. Com características distintas, os dois modelos respondem a diferentes perfis de utilizador, mas partilham a mesma missão: tornar as deslocações urbanas mais simples e sustentáveis.

Com um design moderno e funcional, a trotinete elétrica Ride 85 Plus é a companheira perfeita para uma mobilidade urbana sem complicações. Alcança os 25 km/h e oferece até 20 km de autonomia, ideal para deslocações diárias, passeios urbanos ou escapadelas à beira-mar, sempre sem o stress do trânsito ou estacionamento. Equipada com rodas de 8,5" insufláveis, travão de disco traseiro, suspensão dianteira e estrutura dobrável, garante conforto, segurança e praticidade em qualquer percurso. O painel digital com luz LED integrada facilita a leitura em movimento, enquanto o peso de apenas 15,8 kg e o sistema de dobragem rápida tornam o transporte mais simples, mesmo em transportes públicos ou espaços apertados.

Se o plano é ir mais longe este verão, com todo o conforto, a Ride 100 Plus é a escolha certa. Preparada para aventuras urbanas ou deslocações mais exigentes, a Ride 100 Plus combina potência, conforto e robustez num só modelo. Com rodas de 10" insufláveis, suspensão dianteira e traseira e travão de disco traseiro, oferece uma condução estável mesmo em pisos irregulares ou subidas inclinadas. Atinge uma velocidade máxima de 25 km/h e percorre até 30 km com uma só carga. O motor dianteiro de 250W a 400W garante uma resposta eficiente, enquanto o painel digital com luz LED, a dobragem prática e o design resistente fazem desta trotinete uma excelente opção para quem exige mais da mobilidade elétrica.

A trotinete elétrica Ride 85 Plus está disponível por um preço de 219 euros, enquanto a Ride 100 Plus está disponível por um preço de 269 euros.


iPhone 17 Pro Max deve usar bateria de 5.000 mAh

04-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo iPhone 17 Pro Max poderá ser o primeiro iPhone a vir equipado com uma bateria de 5.000 mAh.

Os mais recentes rumores vindos da China indicam que o iPhone 17 Pro Max poderá finalmente atingir os 5.000 mAh de capacidade de bateria; algo que tem sido comum nos smartphones Android há vários anos. Se tal se confirmar, representará uma melhoria face aos 4.685 mAh do modelo actual, o iPhone 16 Pro Max.

Este salto aproxima a Apple do padrão já estabelecido por marcas como Samsung e Google, que há muito usam baterias de 5.000 mAh nos seus smartphones topo de gama. Entretanto, alguns fabricantes chineses já ultrapassaram esse valor e começaram a usar baterias de 6.500 mAh e superiores, graças ao uso de baterias de silício-carbono (Si/C), que permite capacidades superiores sem aumentar muito o tamanho físico.

Ao longo das gerações, a Apple tem vindo a aumentar ligeiramente a capacidade das baterias da linha Pro Max (com a exceção da geração iPhone 14 Pro Max, que teve uma bateria marginalmente mais pequena do que a do iPhone 13 Pro Max). A chegada aos 5.000 mAh no iPhone 17 Pro Max marcaria um novo marco nesse percurso.

A grande questão será saber se este aumento se traduzirá numa melhoria da autonomia efectiva, ou se será "absorvido" pelo consumo acrescido das funcionalidades AI que se esperam que a Apple adicione a esta geração.

Microsoft pede para ignorar erros de firewall no Windows 11

03-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Parecendo querer manter uma tradição de falhas, a MS volta a pedir aos utilizadores para ignorarem registos de erros na Firewall após a actualização de Junho.

A Microsoft pediu aos utilizadores para ignorarem um erro relacionado com o Windows Firewall que pode surgir depois de instalarem a actualização de pré-visualização de Junho de 2025. O aviso aparece no Visualizador de Eventos como "Evento 2042", indicando uma falha na leitura da configuração e a mensagem "Mais dados disponíveis".

Segundo a empresa, este erro não tem impacto real no funcionamento do sistema e está ligado a uma nova funcionalidade do Windows Firewall que ainda está em desenvolvimento. A própria Microsoft confirma que a firewall continua a funcionar normalmente e que não é necessária qualquer acção adicional por parte dos utilizadores. Este problema afecta apenas sistemas com Windows 11 na versão 24H2 e está associado à actualização não relacionada com segurança (KB5060829). A empresa garante que os processos do Windows não são afectados e que os utilizadores podem ignorar o erro sem preocupações.

A Microsoft já está a trabalhar numa correcção e promete divulgar mais informações assim que possível. Problemas semelhantes têm surgido com outras funcionalidades do Windows nos últimos meses, mas, tal como este, não provocam qualquer interrupção real de serviços no sistema operativo. Quase se pode considerar que a MS quer habituar os utilizadores a ignorarem os registos de erro dados pelo sistema...

Meta prepara chatbots AI para agarrar utilizadores

03-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Meta está a preparar bots AI que podem iniciar conversas sem serem solicitados, para manterem os utilizadores activos nas suas plataformas.

Documentos revelam que a Meta está a desenvolver chatbots personalizados com inteligência artificial que podem enviar mensagens sem que o utilizador as peça. O objectivo é manter conversas mais longas e aumentar o envolvimento dos utilizadores, mantendo-os activos nas suas plataformas por mais tempo.

Conhecido internamente como "Project Omni", os chatbots são treinados para recordar conversas anteriores e personalizar as respostas com base nesse histórico, permitindo que sejam mais úteis e "humanos". A Meta diz que há certos requisitos que têm que ser cumpridos, como o utilizador ter interagido pelo menos cinco vezes com o mesmo bot nos últimos 14 dias, e o contacto só pode ocorrer até 14 dias após a última mensagem do utilizador. Estes bots podem ter vários papéis, desde chefes de cozinha até conselheiros de moda ou personagens fictícias, podendo ser usados por criadores de conteúdos e influenciadores para interagir com fãs. A Meta diz que os bots nunca iniciarão uma conversa completamente nova, apenas dando seguimento a conversas após a conversa ter sido iniciada pelo utilizador.

A Meta tenta justificar esta iniciativa como uma forma de combater o que Mark Zuckerberg apelida de "epidemia de solidão", mas basta olhar para trás para ver todas as demais coisas que a Meta tem feito - desde sempre - para tentar manter os utilizadores o mais "agarrados" possíveis às suas plataformas. São insistentes as notificações do Facebook a pedinchar que um utilizador volte a abrir a app ("veja as suas memórias", "veja o que o seu amigo publicou", etc.), e, de forma que considero ainda mais abusiva, os emails com "actualizações" do Instagram deixaram de ser enviados com o nome do "Instagram" como remetente, agora usando o nome dos amigos, como forma de tentar obter a atenção dos "alvos".

Nisto dos bots, a Meta segue apenas o exemplo já bem sucedido das plataformas de encontros, que há muito descobriram que podiam facturar muito mais ao criar bots para manter os clientes pagantes entretidos...

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €20

03-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 20 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 15%.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google lança modelo de geração de vídeo Veo 3 globalmente

03-07-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Depois da apresentação em Maio, a Google começa a disponibilizar o mais recente modelo de geração de vídeo Veo 3 em mais de 159 países.

A Google começou a disponibilizar globalmente o seu modelo de geração de vídeo Veo 3 para utilizadores do Gemini em mais de 159 países. Esta nova ferramenta permite criar vídeos com base em descrições de texto, mas está limitada a subscritores pagos do plano AI Pro, com um limite de 3 vídeos por dia.

O Veo 3 foi apresentado em Maio e permite gerar vídeos com até 8 segundos de duração, e não demoraram a seguir exemplos que combinam estes clips em histórias mais prolongadas.


Apesar de não ser gratuito, os curiosos têm forma de poder experimentar o Veo 3 sem custos iniciais, tirando partido da oferta de 300 dólares na Google Cloud. Esse crédito pode ser usado em serviços como o Vertex AI onde o Veo 3 está integrado.

Refira-se que o Veo 3 gera clips prontos a usar, incluindo não só a parte de vídeo mas também o áudio, e podendo até gerar sotaques em diferentes idiomas. É um dos modelos de geração de vídeo AI mais realistas actualmente disponíveis para o público, e infelizmente também já começa a ser usado para fins censuráveis.

Samsung prepara dobrável trifold para breve

03-07-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Animações descobertas no One UI 8 parecem indicar que a Samsung prepara o lançamento do seu primeiro dobrável trifold.

Quase um ano após a Huawei ter lançado o Mate XT trifold, parece que é a vez da Samsung se aventurar finalmente nesse segmento.

A dica tem origem na própria Samsung, que incluiu na One UI 8 animações que fazem referência a um smartphone dobrável com três secções. E, tendo sido a Samsung uma das principais impulsionadoras dos modelos dobráveis, não se pode dizer que haja qualquer surpresa: quando muito poderá criticar-se porque motivo terá demorado tanto tempo a fazê-lo, uma vez que andava a demonstrar protótipos há anos.
Curiosamente, uma das animações faz referência à necessidade de se fechar o smartphone pela ordem correcta, já que terá que se deixar a secção com as câmaras traseiras para o fim, sob pena de potencialmente se danificar o ecrã ou as dobradiças.

Um dos potenciais motivos para a demora da Samsung neste lançamento poderá estar relacionado com o preço. Os modelos dobráveis não são propriamente baratos, e um modelo "trifold" será obviamente mais caro. O Mate XT da Huawei chegou à Europa com um preço exorbitante de 3.500 euros; e será de assumir que um trifold da Samsung não deverá ficar muito longe desse patamar. Isto acabar por fazer que este tipo de lançamentos acabe por ser praticamente virtual, pois facilmente se adivinha que haverá muitas poucas pessoas dispostas a pagar tal valor por um smartphone que, em poucos anos, estará tão obsoleto como todos os outros.

CD de Lorde é tão transparente que nem pode ser ouvido

03-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A artista Lorde lançou um CD tão transparente que a maioria dos leitores nem o consegue reproduzir.

O novo álbum de Lorde, Virgin, está a dar que falar, mas não pelos motivos habituais. Este álbum conta com uma edição especial em CD, lançada num disco totalmente transparente e promovida como sendo mais reciclável. O problema é que muitos fãs relatam que os seus leitores de CDs, incluindo HiFi e leitores nos carros, não conseguem reconhecer o disco.

Esta edição era a única variante física disponível e já está esgotada na loja oficial. Embora a escolha ambiental faça sentido, especialmente depois do anterior Solar Power não ter tido lançamento em CD por razões ecológicas, os fãs ficaram sem alternativas viáveis. Alguns conseguiram extrair o conteúdo em computadores, mas com qualidade de áudio comprometida, apresentando distorções e falhas.
Virgin Clear CD
byu/ArtistAromatic7644 inlorde
Nas redes sociais, vários utilizadores demonstraram a sua frustração mostrando o CD a ser completamente ignorado. Um problema que já terá sido sentido por muitos utilizadores "veteranos" que tenham acumulado dezenas ou centenas de CD graváveis ao longo das décadas, e que quando decidem voltar a olhar para eles passados muitos anos, podem também descobrir que os seus preciosos CDs ficaram completamente transparentes perdendo os conteúdos que lá tinham.

Neste caso não deixa de ser caricato que este CD, apesar de apostar em ser "amigo do ambiente" poderá acabar por contribuir para o lixo plástico por ser uma rodela transparente que nem sequer permite que se ouça a música que supostamente contém.

Como Fazer Web Scraping Ético em Python

03-07-2025 | 10:08 | Alexsandro Felix

Se você já pensou em coletar dados da web para um projeto, mas ficou com medo de ser confundido com um hacker de filmes dos anos 90, relaxe! Web scraping pode ser feito de forma ética e responsável — sem invadir sistemas, sobrecarregar servidores ou irritar administradores de sites.

Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para web scraping usando Python, com direito a exemplos de código bem comentados para você testar na sua máquina. Vamos de Beautiful Soup e Requests para extrair dados sem violar termos de serviço.

💡Dica para aprofundar seus conhecimentos em Python: Se você está começando ou quer se tornar um expert, livros como “Introdução à Programação em Python” (Nilo Ney Coutinho) e “Curso Intensivo de Python” são ótimos recursos para dominar a linguagem antes de partir para o web scraping.

Por Que Ser Ético no Web Scraping?

Antes de sair raspando tudo que vê pela frente, é importante entender que:

  • Nem todo site permite scraping– Alguns têm termos de uso explícitos contra isso (olá, LinkedIn!).
  • Servidores têm limites – Muitas requisições em pouco tempo podem derrubar um site (e você pode ser bloqueado).
  • Respeito à privacidade – Dados pessoais devem ser tratados com cuidado (a menos que você queira problemas com a LGPD/GDPR).

Ou seja: seja um scraper educado, não um robô malvado.

📚Leitura recomendada: “Pense em Python” é um livro fantástico para entender melhor boas práticas de programação e pensar como um desenvolvedor Python consciente.

Regras de Ouro do Web Scraping Ético

Leia os `robots.txt` – Todo site tem um arquivo `robots.txt` (ex: `https://uol.com.br/robots.txt`) que diz quais páginas podem ou não ser acessadas por bots. Respeite isso!

Obs.: o site do Uol foi utilizado apenas como um exemplo, você pode testar os scripts aqui mencionados em qualquer site, por sua conta e risco, claro.

import requests

url = "https://uol.com.br/robots.txt"
response = requests.get(url)
print(response.text)  # Veja as regras antes de prosseguir!

Se você executar o código acima, verá um resultado mais ou menos como este logo abaixo:

Identifique-se com um User-Agent – Enviar requisições sem um `User-Agent` é como bater na porta de alguém com um capuz — suspeito! Use um cabeçalho identificando seu bot

headers = {
    "User-Agent": "MeuBotEducado/1.0 ([email protected])"
}
response = requests.get("https://exemplo.com", headers=headers)

Não Seja um Ataque DDoS – Faça pausas entre requisições (`time.sleep`) e evite sobrecarregar o servidor

import time
from bs4 import BeautifulSoup

urls = ["https://exemplo.com/pagina1", "https://exemplo.com/pagina2"]

for url in urls:
    response = requests.get(url, headers=headers)
    soup = BeautifulSoup(response.text, 'html.parser')
    
    # Processe os dados aqui...
    print(soup.title.text)  # Exemplo: extrair o título da página
    
    time.sleep(2)  # Aguarda 2 segundos entre requisições

Siga as APIs Primeiro – Muitos sites oferecem APIs oficiais para acesso a dados. Use-as! Exemplo:

# Exemplo com a API do GitHub (que é pública e documentada)
response = requests.get("https://api.github.com/users/octocat")
data = response.json()
print(data["name"])  # Saída: The Octocat

📚 Quer dominar APIs e requisições web? O livro “curso intensivo de python” tem um capítulo excelente sobre consumo de APIs com Python.

Exemplo Prático: Raspando Dados de Notícias (Sem Ser Malvado)

Vamos extrair títulos de notícias de um site fictício (ou real, se você ajustar a URL), seguindo as boas práticas.

import requests
from bs4 import BeautifulSoup
import time

# Configurações iniciais
url = "https://exemplo-de-noticias.com/ultimas"
headers = {"User-Agent": "MeuBotDeNoticias/1.0 ([email protected])"}

try:
    # Faz a requisição
    response = requests.get(url, headers=headers)
    response.raise_for_status()  # Verifica se houve erro
    
    # Parseia o HTML
    soup = BeautifulSoup(response.text, 'html.parser')
    noticias = soup.find_all('h2', class_='titulo-noticia')  # Ajuste conforme o site
    
    # Exibe os títulos
    for i, noticia in enumerate(noticias, 1):
        print(f"{i}. {noticia.text.strip()}")
        
except requests.exceptions.RequestException as e:
    print(f"Erro na requisição: {e}")

finally:
    time.sleep(3)  # Pausa educada antes de encerrar

🔍 Se você quer se aprofundar em manipulação de HTML e extração de dados, “Introdução à Programação em Python” do Nilo Ney tem ótimos exercícios para praticar.

Quando Parar? Sinais de Alerta

  • Código 403 (Forbidden) – O site bloqueou seu acesso.
  • CAPTCHAs aparecendo – Você está fazendo muitas requisições.
  • Seu IP foi banido – Hora de repensar sua estratégia.

Se isso acontecer, pare imediatamente e verifique se você está seguindo as regras

Conclusão: Scraping com Consciência

Web scraping é uma ferramenta poderosa, mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Siga as boas práticas:

  • Respeite `robots.txt` e os termos de serviço.
  • Use APIs quando disponíveis.
  • Faça requisições com moderação.
  • Identifique seu bot.

Assim, você coleta dados sem virar o vilão da história!

📖Quer se tornar um mestre em Python? Confira esses livros incríveis para complementar seus estudos:

E aí, pronto para raspar dados como um gentleman scraper? 🎩✨

Gostou? Compartilhe e deixe seu comentário!

Quer um tutorial mais avançado com Scrapy ou Selenium? Me avise nos comentários!

🔗 Links Úteis:

The post Como Fazer Web Scraping Ético em Python first appeared on Alexsandro Felix.

Crunchyroll apanhado a usar (más) legendas geradas por ChatGPT

03-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A plataforma de streaming de anime Crunchyroll foi apanhada a usar legendagem automática do ChatGPT sem qualquer controlo de qualidade.

A Crunchyroll está a ser fortemente criticada por utilizar legendas geradas por AI na nova série "Necronomico and the Cosmic Horror Show", com o problema a ser que as legendas estão a ser um verdadeiro horror. Os fãs notaram rapidamente que os diálogos legendados estavam cheios de erros ortográficos, frases mal construídas, e até referências explícitas ao ChatGPT, o que indica que o texto foi criado por AI sem qualquer revisão humana.

Exemplos como "Is gameorver. if you fall, you are out" levantaram dúvidas sobre a qualidade e a autenticidade do trabalho; e quaisquer dúvidas depressa se dissiparam face a legendas que até começavam com "ChatGPT said", confirmando de forma embaraçosa a origem automática do conteúdo. Esta situação surge em contradição directa com declarações anteriores da empresa, que garantiu que não iria usar AI nas suas produções.
Este é mais um caso infeliz que mostra o total afastamento de algumas empresas das respectivas comunidades de clientes e fãs. O sector anime, em particular, conta com uma verdadeira comunidade de fãs a nível mundial, que repetidamente faz um trabalho de apoio que vai além daquele que é feito pelas empresas oficiais. Se a Crunchyroll não quer pagar por um serviço de legendagem oficial, não teria dificuldade em obter legendas de qualidade provenientes dessa mesma comunidade, a preço simbólico ou até mesmo gratuitamente. Assim, já se torna em mais um ridículo exemplo que mostra que as tecnologias AI não podem/devem ser usadas sem supervisão humana para assegurar que não cometem erros básicos.

Carregador Anker 200 W GaN 6 portas a €53

03-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Anker GaN 200 W com 6 portas garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Anker pode fornecer um total de 200 W e tem seis portas USB, mas mantendo um tamanho bastante compacto em formato "charging station" para desktop, graças à tecnologia GaN.
Este carregador Anker GaN 200 W 6-portas está disponível por 53 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 5%.

Vem equipado com quatro portas USB-C e duas portas USB-A, significando que está preparado para lidar com os equipamentos mais recentes mas também lida sem dificuldade com cabos USB da geração anterior (que ainda são bastante populares). Pode fornecer até 100 W simultanteamente em duas portas USB-C quando se quer carregar múltiplos dispositivos, o que significa que poderá suportar com facilidade o carregamento de dois portatéis ao mesmo tempo. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Docs ganha Gems do Gemini

03-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google continua a promover a integração do Gemini no Google Workspace, fazendo chegar os Gems ao Docs, Sheets, Drive e Gmail.

A Google está a integrar os seus "Gems", as versões personalizáveis do assistente Gemini, directamente nas aplicações do Workspace como o Gmail, Docs, Sheets, Slides e Drive. Isto significa que os utilizadores já não precisam de sair da app em que estão a trabalhar para aceder aos seus chatbots especializados, sejam eles criados por si ou pré-feitos pela Google.

Os Gems foram pensados para tornar o Gemini mais eficiente, reduzindo pedidos repetitivos e permitindo adaptar o assistente a tarefas específicas. Por exemplo, é possível criar um Gem focado em escrita de conteúdos com base no tom de uma marca, ou outro especializado em revisão de conteúdos académicos. É também possível carregar ficheiros para fornecer contexto relevante ao chatbot.

Embora os Gems personalizados não possam ser criados directamente nas apps do Workspace, podem ser gerados através do site oficial do Gemini na opção "Create a new Gem" no painel lateral. A funcionalidade está a ser disponibilizada de forma gradual desde 2 de Julho mas poderá demorar várias semanas até chegar a todos os utilizadores do Google Workspace.

Apple cria conta no Threads

03-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple passa a ter uma conta oficial no Threads da Meta, mas ainda sem publicações.

Dois anos após o lançamento do Threads, a Apple decidiu finalmente criar uma conta oficial. A conta, com nome @apple, já está verificada mas ainda não tem qualquer publicação. Mesmo assim conta já com com 4.8 milhões de seguidores graças ao facto de serem herdados automaticamente do Instagram.

Embora ainda não se saibam as intenções da Apple para esta conta, o mais provável é quie se limite a usá-la para publicidade, ao estilo do que tem feito com o @apple no X (ex-Twitter). sem publicações regulares. O mesmo acontece com a conta oficial no Facebook, que também permanece maioritariamente inactiva.

As plataformas onde a Apple vai mantendo maior actividade ainda vão sendo o Instagram, onde partilha regularmente conteúdos das campanhas "Shot on iPhone", e também no TikTok, onde dá dicas sobre os seus produtos e funcionalidades.

AT&T lança bloqueio de conta para combater ataques SIM Swap

02-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Anos depois de outras operadoras, a AT&T disponibiliza finalmente uma forma dos clientes bloquearem a troca de cartões SIM que está na base dos ataques "SIM Swap".

A AT&T anunciou oficialmente o lançamento da funcionalidade Wireless Lock, criada para proteger os clientes contra ataques de troca de SIM (SIM swap). Com esta opção activada, torna-se impossível alterar dados da conta ou transferir o número de telefone para outro cartão SIM ou operadora, sem que o cliente - e só o cliente - antes desactive manualmente a protecção.

Este tipo de ataque é cada vez mais comum e envolve cibercriminosos que conseguem transferir o número de telefone de uma vítima para um cartão SIM sob o seu controlo. Assim, podem receber chamadas, mensagens e códigos de autenticação de dois factores, facilitando o acesso a contas bancárias, contas de email, e carteiras de criptomoedas.
O Wireless Lock já estava em fase de testes há quase um ano com alguns utilizadores e agora passa a estar disponível para todos os clientes AT&T nos EUA. Pode ser activado através da app móvel ou site da operadora. A funcionalidade também impede alterações a dados como utilizadores autorizados, informação de facturação e troca de número. Clientes empresariais têm ainda mais controlo, podendo definir excepções específicas que desejem manter.

Nos últimos tempos, têm surgido casos graves relacionados com ataques SIM swap, incluindo tentativas de suborno a funcionários de operadoras. Em resposta a estas ameaças, a FCC nos EUA já impôs novas regras de verificação de identidade para dificultar este tipo de ataques. Obviamente, resta sempre a questão: se os atacantes conseguirem acesso à conta AT&T da vítima, poderão eles próprios tirar partido desta funcionalidade para bloquear o processo de recuperação por parte do cliente legítimo.

De qualquer forma, não deixa de ser algo que os operadores nacionais deveriam considerar implementar, já que os utilizadores portugueses não estão imunes aos ataques SIM Swap.

Threads ganha mensagens privadas

02-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Threads da Meta dá mais um passo de aproximação ao X com mensagens directas (DM), embora com algumas limitações.

A app Threads passa a contar oficialmente com mensagens directas (DMs), permitindo aos utilizadores trocarem mensagens privadas. Para já, esta funcionalidade só está disponível entre seguidores mútuos no Threads ou Instagram, o que significa que não é possível enviar mensagens a "qualquer" utilizador da plataforma.

Enviar uma DM é simples: basta tocar no ícone do envelope na barra inferior da aplicação, aceder à caixa de entrada e depois tocar no botão de lápis no canto superior direito para começar uma nova conversa. As DMs estão disponíveis para utilizadores com 18+ anos, em Android, iOS, e web. Outra limitação é apenas permitir conversas um-para-um sem mais intervenientes (grupos de mensagens). A plataforma já confirmou que, no futuro, será possível configurar quem pode enviar mensagens, incluindo pessoas que não o seguem. Também está previsto um sistema de pedidos de mensagens semelhante ao que existe noutras redes sociais, bem como suporte para mensagens em grupo e filtros de caixa de entrada. Estranhamente, e apesar das promessas de segurança, estas mensagens não terão encriptação end-to-end, o que poderá dissuadir alguns utilizadores.

Além das DMs, a Threads anunciou também uma nova funcionalidade chamada "highlighter", que destaca publicações com perspetivas consideradas relevantes para promover "conversas mais profundas". Inicialmente, estes destaques só aparecem em áreas como o feed "For You", mas a empresa promete expandir esta funcionalidade para outras partes da app em breve.

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €49

02-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 49.80 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 30%.

Podem também espreitar a versão de 100W e a versão de 145W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

|