PlanetGeek

Google AI Mode disponível em português do Brasil

09-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google expandiu o AI Mode nas pesquisas a mais línguas, incluindo português - do Brasil.

A Google está a levar a sua experiência de pesquisa com AI, o AI Mode, a mais utilizadores em todo o mundo, ao adicionar suporte para mais línguas: hindi, indonésio, japonês, coreano e português do Brasil. Até agora, a funcionalidade estava limitada ao inglês desde o seu lançamento há mais de seis meses.

A novidade surge poucas semanas depois da expansão do AI Mode em inglês para mais 180 mercados, após a estreia nos EUA e posterior chegada ao Reino Unido e Índia. Segundo a Google, esta actualização permitirá que milhões de pessoas coloquem perguntas mais complexas no seu próprio idioma e explorem a web de forma mais eficaz.

AI Mode is now available in five new languages around the world 🌐

Starting today, you can use our most powerful Search experience in:
🇮🇳 Hindi
🇮🇩 Indonesian
🇯🇵 Japanese
🇰🇷 Korean
🇧🇷 Brazilian Portuguese

Learn more → https://t.co/lJegnNQZ7P pic.twitter.com/k7rNCD80aJ

— Google (@Google) September 8, 2025
O AI Mode usa uma versão personalizada do Gemini 2.5, com capacidades multimodais e de raciocínio. Foi lançado em Março como experiência para subscritores do Google One AI Premium e é visto como a resposta directa da Google a rivais como o Perplexity e o ChatGPT Search. Mais recentemente, recebeu funções de "agente", como marcação de restaurantes, com planos para suportar também agendamentos de serviços e compra de bilhetes. Mas por enquanto, estas opções continuarão limitadas aos utilizadores do AI Ultra nos EUA.

Actualmente, o AI Mode pode ser acedido através de um separador na página de resultados de pesquisa, um atalho na barra de pesquisa, ou da página dedicada google.com/ai. Mas a Google já deu a entender que poderá, num futuro não muito distante, passar a usar este modo de pesquisa como o modo "normal" de pesquisa na sua página - apesar das críticas de que estas ferramentas AI reduzem as visitas aos sites.

Resta esperar que, até lá, a Google se lembre de adicionar o suporte para português de Portugal ao AI Mode.

Descobertos detalhes do Sony IMX09E de 200MP

09-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Sony está prestes a lançar o seu primeiro sensor de 200MP para smartphones, o IMX09E.

A Sony vai finalmente entrar na corrida dos sensores de 200MP para smartphones, e já surgiram detalhes sobre o seu primeiro modelo. O novo sensor, chamado IMX09E, deverá estrear-se no próximo Oppo Find X9 Ultra.

Segundo os leaks mais recentes, o IMX09E ficará posicionado acima do Lytia LYT-900 no catálogo da marca. Trata-se de um sensor de 1/1.12" com pixeis de 0.7μm, construído num processo de 22nm. Oferece Hybrid Frame HDR, gama dinâmica ultra-elevada de 100dB+, melhor sensibilidade em baixa luminosidade, e ainda zoom "sem perdas" de 2x e 4x através da tecnologia de fusão de pixeis (2x2 e 4x4). Com a possibilidade de a Samsung escolher o IMX09E para o seu futuro Galaxy S26 Ultra, este pode ser um momento de viragem na corrida da fotografia móvel. Até lá, o foco estará na Oppo para perceber como o Find X9 Ultra tira partido do primeiro sensor de 200MP da Sony - e ver que tal se comporta face aos sensores rivais de 200MP.

Há rumores de que o vivo X300 Ultra também poderá usar este sensor. Por outro lado, parece estar quase garantido que a Xiaomi não o irá utilizar no seu futuro 16 Ultra, algo que se torna inesperado tendo em conta a forte aposta que a Xiaomi faz neste sector, muitas vezes servindo como marca de estreia para novidades deste tipo.

Ganha um rato Mars Gaming MMRW

09-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um rato Mars Gaming MMRW.

Ideal para todos os fãs da iluminação LED RGB, este rato Mars Gaming MMRW conta com toda a sua superfície superior iluminada, para além de contar com botões adicionais que serão úteis nos jogos e no dia a dia.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

As molduras do ecrã do Galaxy S26 vs Xiaomi 16 Pro

09-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A redução das margens dos ecrãs parece estar a chegar a um ponto de estagnação com os Galaxy S26 e Xiaomi 16 Pro.

Novas imagens mostram de perto as diferenças nas margens do ecrã dos próximos Samsung Galaxy S26 Pro, Galaxy S26 Edge e Xiaomi 16 Pro; e a comparação não deixa de ser curiosa. As fotos foram partilhadas pelo conhecido leaker Ice Universe, que colocou os três modelos lado a lado.

De acordo com esta informação, o Galaxy S26 Pro manterá as mesmas margens do S25, com a Samsung a optar por não as reduzir mais, numa estratégia semelhante à da Apple, para reduzir custos. Já o Xiaomi 16 Pro destaca-se pelas margens finas em todos os lados, resultado de uma tecnologia de ecrã considerada "a mais avançada da indústria". Juntando a isso as curvas acentuadas dos cantos, o design deverá agradar aos fãs da marca.
O que continua em aberto é se os Xiaomi 16 Pro e 16 Pro Max chegarão ao mercado internacional. Até agora, a versão Pro tem ficado restrita à China, mas como este ano a Xiaomi tem duas variantes (16 Pro e 16 Pro Max) com tamanho diferenciado, pode ser que a marca mude de estratégia.

Apple apresenta iPhone 17 hoje

09-09-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O mundo ficará a conhecer a nova geração iPhone 17, e outras novidades da Apple, no final da tarde.

A Apple realiza hoje o seu evento "awe dropping", que começa às 18h em Portugal Continental, e o grande destaque será a nova gama iPhone 17. A transmissão em directo poderá ser acompanhada no site oficial da Apple ou no YouTube.

A estrela do evento será, como sempre, o iPhone. A empresa deverá apresentar quatro modelos: iPhone 17, iPhone 17 Air, iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max. Espera-se que tragam melhorias de design e desempenho, reforçando a aposta da Apple na próxima geração de hardware. Adicionalmente, deveremos ficar a conhecer a nova geração Apple Watch Series 11 e Watch Ultra 3, uma nova versão do Watch SE, e ainda os AirPods 3 Pro.




Teremos ainda o iOS 26 com o seu design "liquid glass", e veremos que novidades a Apple terá para apresentar a propósito das muito atrasadas funcionalidades AI que prometeu e não cumpriu.

X lança XChat com mensagens encriptadas

08-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O X, ex-Twitter, começou a promover o novo XChat com mensagens encriptadas, por agora só nos EUA.

O X começou a disponibilizar a sua nova funcionalidade de mensagens encriptadas end-to-end (E2E) chamada "XChat". Em teoria, oferece encriptação de ponta a ponta, garantindo que apenas remetente e destinatário conseguem ler as mensagens. Mas especialistas em segurança alertam que a implementação actual está longe de ser fiável.

Um dos principais problemas está na forma como a X gere as chaves de encriptação. Em vez de manter a chave privada apenas no dispositivo do utilizador, a empresa guarda-a nos seus próprios servidores, protegida apenas por um PIN de quatro dígitos que, à partida, poderá ser facilmente ultrapassado via brute-force. Investigadores dizem que isto facilita a possibilidade de a empresa - ou um atacante - manipular as chaves e aceder às conversas. Os especialistas apontam ainda outras falhas: o risco de ataques de "adversário no meio", o facto de o sistema não ser open source (embora aparentemente esteja a utilizar o Juicebox protocol) e a ausência de "perfect forward secrecy" - uma norma em serviços modernos que garante que mensagens antigas continuam protegidas mesmo que uma chave seja comprometida. Estas lacunas tornam o XChat menos seguro do que alternativas como o Signal.

X has introduced its end-to-end encrypted chat feature for users in the US. This service utilizes the Juicebox protocol, which enables users to secure their encryption keys with a simple, memorable 4-digit PIN. The Juicebox protocol is designed to distribute secrets across… pic.twitter.com/Bv0iPdPJA9

— Mysk 🇨🇦🇩🇪 (@mysk_co) September 4, 2025
Até que o X prove o contrário, os investigadores recomendam que os utilizadores não confiem no XChat para conversas verdadeiramente sensíveis ou com informações que não queiram arriscar ser apanhadas por terceiros.

Se o X quiser realmente lançar um serviço de mensagens seguras capaz de servir como alternativa ao Signal, terá que fazer bastante mais para satisfazer as preocupações dos especialistas de segurança.

TCL Nxtpaper 5G Junior usa modo monocromático para reduzir uso entre as crianças

08-09-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A TCL espera que o modo monocromático do Nxtpaper 5G Junior possa servir como ferramenta para reduzir os excessos entre as crianças.

A par do Nxtpaper 60 Ultra a TCL apresentou o Nxtpaper 5G Junior, um smartphone pensado para crianças que promete ajudar os pais a gerir o tempo de ecrã e a proteger a saúde ocular. O modelo foi anunciado na IFA e chega à Europa em Dezembro por €249.

A grande novidade é o Max Ink Mode, que transforma o ecrã mate de 6.7" num painel monocromático semelhante ao E Ink. Esta solução facilita a leitura, prolonga a autonomia da bateria e torna o telemóvel menos apelativo para jogos. Conta ainda com controlos parentais através do Google Family Link e um modo "Digital Detox" que incentiva uma utilização mais saudável.
Para cativar os mais novos, a TCL criou personagens animadas chamadas AI Genius Squad, mas a grande vantagem está do lado dos pais, que passam a ter uma alternativa mais flexível do que simplesmente cortar completamente o acesso ao dispositivo. Ao limitar o uso ao modo monocromático os pais podem continuar a deixar que os filhos usem o smartphone, mas sabendo que a ausência de cor irá tornar o uso de jogos bastante mais penoso, assim como o tempo eventualmente passado no YouTube ou Instagram.

O ponto fraco é o tamanho. Apesar de ser dirigido a crianças, trata-se de um telemóvel volumoso, sobretudo com a capa incluída. Mas, se assumirmos que também entre os adultos as preferências vão para smartphones cada vez maiores, pode até nem ser um verdadeiro problema.

Actualização para MS Office 2021 Vitalício por €31.55 na Godeal24

08-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada


O Microsoft Office 2016 e o Office 2019 atingirão o fim do suporte a 14 de outubro de 2025, o que significa que a Microsoft deixará de lançar atualizações de segurança ou qualquer outro tipo de atualização para as aplicações. Milhões de utilizadores ainda dependem destas versões em casa e nos locais de trabalho, mas assim que o suporte terminar, terão de escolher entre atualizar ou continuar a usar software que se tornará cada vez mais inseguro. Para evitar estes riscos de segurança prejudiciais, pode atualizar para o Office 2021 a partir de agora. Pode obter grandes poupanças neste equipamento útil ao comprar o software em revendedores de confiança como a Godeal24, que oferece as melhores ofertas para o MS Office. O Office 2021 Pro tem um preço oficial de 249€ na loja oficial da MS, e pode comprá-lo por apenas 31,55€ nos saldos GoDeal24 Discount Sales! Se comprar várias unidades, pode adquirir uma versão vitalícia genuína do Office 2021 Pro por apenas 26,05€. O Office Professional 2021 é concebido para pequenas empresas em crescimento, oferecendo as aplicações clássicas do Office—Word, Excel e PowerPoint—juntamente com o Outlook, o Publisher, o Access e o Skype for Business. Pode guardar documentos localmente ou no OneDrive, enquanto desfruta de uma colaboração em tempo real aprimorada, ferramentas de co-autoria, suporte a alta DPI e um modo escuro atualizado para uma experiência moderna e eficiente. Porque não aproveitar o desconto para atualizar?

Oferta especial com desconto de 62% usando o código SGO62..

Obtenha uma licença vitalícia para o Windows 11 Pro por apenas 13,55€ (preço original 199€) e atualize o seu PC com ferramentas de próxima geração, funcionalidades de IA e segurança de nível profissional. Atualizar para o Windows 11 Pro não significa ter de substituir o seu portátil ou gastar uma fortuna. Por apenas 13,55€, pode adquirir uma licença vitalícia e aceder a tudo o que a edição Pro oferece: segurança avançada, melhor multitarefa e o assistente de IA integrado da Microsoft, o Copilot. É uma forma poderosa de preparar o seu computador para o futuro, por menos do que o custo de um almoço.

Oferta especial nos Windows com desconto de 50% usando o código SGO50:


Temos os bundles Windows+Office com desconto de 62% usando o código SGO62.

Packs de desconto do Windows e Office em volume.

Temos ainda diversos utilitários em promoção.
O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].

MS disponibiliza 6502 BASIC como open-source

08-09-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Libertando mais um pedaço de código histórico dos primeiros tempos de Bill Gates, o 6502 BASIC fica disponível como open-source.

A Microsoft disponibilizou sob licença open source o código original do 6502 BASIC, um dos primeiros softwares criados pela empresa. Adaptado em 1976 por Bill Gates e Ric Weiland, esta versão do BASIC corria no processador MOS 6502, o mesmo que equipou computadores como o Apple II, o Commodore 64, a consola Atari 2600 e até a NES.

O lançamento é uma viagem às origens da computação pessoal, em que muitos aprenderam programação com comandos básicos como 10 PRINT "HELLO" e 20 GOTO 10. Em 1977, a Commodore licenciou o software por 25.000 dólares, colocando o Microsoft BASIC no coração de máquinas icónicas como o PET, o VIC-20 e o lendário Commodore 64, fazendo com que se tornasse na primeira experiência de programação de muitas pessoas.
Quase 50 anos depois, tanto o 6502 BASIC como o processador MOS 6502 continuam a atrair entusiastas. Preservacionistas e fãs têm recriado sistemas em FPGA, desenvolvido emuladores, e até mantido cópias em arquivos de museus. Segundo a Microsoft, foi possível confirmar que o código histórico ainda gera ROMs idênticas às originais.

A abertura do 6502 BASIC segue-se ao lançamento do GW-BASIC e o código já pode ser encontrado no GitHub, oferecendo a programadores e curiosos a oportunidade de explorar as 6955 linhas de código assembly que ajudaram a Microsoft a tornar-se na empresa que hoje conhecemos.

Porsche Cayenne EV terá carregamento wireless

08-09-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A geração eléctrica do Porsche Cayenne virá com carregamento wireless, libertando os condutores da necessidade de meter/tirar o cabo de carregamento em casa.

A Porsche confirmou que o novo Cayenne EV, previsto para 2026, vai suportar carregamento sem fios em casa com potência de até 11kW. O SUV terá a sua estreia mundial ainda este ano e será o primeiro modelo da marca a disponibilizar, como opção, o carregamento sem fios integrado na parte inferior do veículo entre as rodas dianteiras.

O sistema utiliza uma base de carregamento do tipo "one-box", que integra todos os componentes dispensando uma wallbox ou unidade de controlo separada. Para iniciar o carregamento, basta estacionar o Cayenne sobre a base (assistida pelo sistema automático de estacionamento), sendo a energia transferida sem fios a uma distância de 10 a 15 cm. O carro baixa automaticamente a altura da suspensão para se aproximar do carregador.
Entre as medidas de segurança temos um detector de movimento e a detecção de objectos estranhos, que interrompem o processo de carregamento caso haja interferência. Além disso, o modo especial de estacionamento com Surround View facilita a colocação do SUV na posição correta. Assim que o veículo estiver alinhado e o travão de estacionamento activado, o carregamento inicia-se automaticamente sem necessidade de qualquer acção adicional.

O maior problema dos sistemas wireless é a questão da eficiência, mas fala-se que actualmente será possível obter eficiências superiores a 90%, o que fará com que não exista muito desperdício face ao carregamento por cabo. Com isso resolvido resta apenas esperar que num futuro não muito distante se possa criar um standard universal - ao estilo do que existe para os smartphones - para fazer com que estas bases de carregamento pudessem ser usadas com todos os futuros EVs de todos os fabricantes, o que certamente aceleraria a sua adopção.

Ecovacs Deebot X11 Omnicyclone aproveita carregamento para trabalhar

08-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Deebot X11 Omnicyclone da Ecovacs não desperdiça tempo, aproveitando o período de recarregamento para lavar a mopa.

A Ecovacs apresentou o seu mais recente robot de limpeza premium, o Deebot X11 Omnicyclone, pensado para funcionar praticamente sem pausas. Graças ao carregamento rápido com tecnologia GaN, as paragens são curtas e esse tempo é aproveitado para lavar - com água quente - e enxaguar a mopa.

O X11 oferece 19.500Pa de potência de sucção e inclui uma mopa em rolo melhorada que se estende até 15mm para alcançar os cantos. Conta ainda com um sistema 4WD e alavancas mecânicas de escalada, que lhe permitem atravessar tapetes, soleiras, calhas de portas e janelas, e superfícies irregulares até 4cm. A mopa também pode levantar-se até 10mm para não ser arrastada em cima de carpetes.
A base dispensa sacos descartáveis e integra um sistema de auto-esvaziamento com sucção consistente e filtragem em várias etapas. Além disso, consegue lavar a mopa com água quente e secá-la automaticamente, reduzindo a necessidade de manutenção manual.

Como se poderia imaginar, o preço do Deebot X11 Omnicyclone fica no patamar superior dos robots aspiradores, estando disponível por cerca de 1200 euros na Amazon.

Google Photos ganha Veo 3 para transformar fotos em vídeos

08-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a disponibilizar o Veo 3 no Google Photos para transformar fotos em vídeos de 4 segundos - mas só nos EUA por agora.

A Google continua a fazer o que pode para não ficar atrás dos demais serviços AI, e com a xAI a promover o Grok oferecendo a criação de vídeos, a Google responde disponibilizando o Veo 3 no Google Photos depois do sucesso do Nano Banana.

Os utilizadores gratuitos transformar as suas fotos em pequenos clipes animados graças ao modelo AI Veo 3. A funcionalidade cria vídeos de quatro segundos (sem som) a partir de imagens estáticas, oferecendo duas opções: "Movimentos subtis" para um efeito mais discreto ou "I'm feeling lucky" para algo mais criativo, como fazer as pessoas da foto dançar ou lançar confettis.


O Veo 3 substitui o Veo 2, e promete melhor resolução e fidelidade nestes mini vídeos. A opção já está a ser disponibilizada na aba Criar do Google Photos para utilizadores nos EUA.

Esta aposta faz parte do esforço mais amplo da Google em ferramentas de vídeo AI. Este ano, a empresa apresentou o Veo 3 e o Flow, e mais tarde lançou o editor Vids, com direito a avatares que transmitem mensagens. Até agora, as funções mais avançadas do Veo 3, como a geração de som realista, estavam reservadas a planos de subscrição pagos. Embora os utilizadores do Photos não tenham acesso ao áudio, poderão usufruir de um número limitado de animações com Veo 3 todos os dias. Já os assinantes dos planos AI Ultra e Pro continuarão a contar com mais opções e maior volume de criações.

Aspirador robot Xiaomi X20 Max a €482

08-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os aspiradores robot têm ganho popularidade nos últimos anos, e torna-se cada vez mais acessível comprar um robot com sistema de mapeamento laser como é o caso deste aspirador Xiaomi X10 com base de esvaziamento.

Não há melhor uso da tecnologia do que para nos poupar trabalho, e isso vale a multiplicar quando o trabalho que nos poupa é aquilo que se pode considerar "trabalho chato". Quem gosta de ter a sua casa minimamente limpa sabe com que velocidade o pó e pelos se começam a acumular pelo chão, mas em vez de ir buscar o aspirador podemos adiar essa tarefa graças à ajuda deste pequeno assistente robótico.

Ao contrário dos aspiradores robot que andam "às turras" contra as paredes, este aspirador Xiaomi X20 Max já vem com sensores laser que lhe permitem fazer uma exploração detalhada de tudo o que têm em redor, e até vai criando um mapa da casa para optimizar o processo de limpeza - que poderá ser acompanhado através da sua representação gráfica num smartphone. Não menos importante, conta com uma base que trata do processo de auto-esvaziamento, permitindo operação totalmente autónoma por mais tempo sem necesside de esvaziamentos manuais frequentes.
Este aspirador robot Xiaomi X20 Max com base está disponível por 482 euros na Amazon Espanha.

Quem procurar algo ainda mais em conta, pode espreitar o modelo S20.

É uma excelente opção para prolongar significativamente o intervalo entre as limpezas manuais com um aspirador convencional, e ainda mais para quem tiver animais de estimação que insistam em largar pelos por todo o lado. E como é habitual nos produtos Xiaomi, é um aspirador com relação qualidade/preço imbatível.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

BMW iX3 estreia Snapdragon Ride Pilot

08-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O novo BMW iX3 Neue Klasse estreia sistema de assistência à condução Snapdragon Ride Pilot da Qualcomm.

A BMW revelou o novo iX3 e, embora o design renovado e a motorização eléctrica sejam os elementos de destaque, há também novidades na tecnologia de assistência à condução autónoma. O SUV estreia o Snapdragon Ride Pilot, um sistema de assistência desenvolvido em parceria com a Qualcomm ao longo dos últimos três anos.

O sistema não é promovido como sendo totalmente autónomo, mas assegura funções avançadas de Nível 2+, permitindo condução em autoestrada sem mãos no volante e navegação em ambientes urbanos complexos, desde que o condutor se mantenha atento - em contraste com o que uma certa outra marca faz, em que promove as capacidades "autónomas" e depois coloca a necessidade de supervisão permanente quase como um mero detalhe adicional. Alimentado pelos chips Snapdragon Ride, este sistema da Qualcomm tem 20 vezes mais desempenho do que o anterior e processa dados de câmaras HD, radares, mapas, e posicionamento por satélite.
Entre as funcionalidades estão as mudanças de faixa contextuais, assistente de condução em autoestrada, e apoio ao estacionamento com recurso a AI. No interior, uma câmara garante que o condutor continua atento. O sistema foi concebido para evoluir, recebendo melhorias através de dados recolhidos e actualizações over-the-air (OTA).

Embora o iX3 seja o primeiro a receber esta tecnologia, a Qualcomm pretende disponibilizar o Snapdragon Ride Pilot a outros fabricantes, promovendo a adopção e uso global de sistemas de assistência de condução. Já foi validado para uso em 60 países e deverá chegar a mais de 100 até 2026.

DuckDuckGo ganha GPT-5 no plano de subscrição

07-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A DuckDuckGo torna o seu plano de subscrição mais atractivo com acesso ao GPT-5 e outros modelos AI avançados.

A DuckDuckGo está a expandir a sua oferta paga. A empresa focada na privacidade anunciou que a subscrição de €9.99 por mês ou €99 por ano, que já incluía VPN, remoção de informação pessoal, e protecção contra roubo de identidade, passa agora também a dar acesso aos modelos AI mais recentes através do Duck.ai, sem custos adicionais.

O chatbot Duck.ai gratuito já permite experimentar modelos como o Claude 3.5 Haiku da Anthropic, o Llama 4 Scout da Meta, o Mistral Small 3 24B e o GPT-4o mini da OpenAI. Mas com a subscrição, os utilizadores desbloqueiam opções mais avançadas, incluindo o GPT-4o e GPT-5 da OpenAI, o Claude Sonnet 4 da Anthropic e o Llama Maverick da Meta.
Segundo a DuckDuckGo, estes modelos maiores são melhores a seguir instruções complexas, a manter o contexto em conversas longas e a fornecer respostas mais detalhadas e ricas. A empresa sublinha ainda que a sua subscrição oferece acesso a estas ferramentas sem comprometer a privacidade.

Com esta actualização, a DuckDuckGo posiciona-se como alternativa a serviços como o Poe da Quora, que também dá acesso a vários modelos AI. O preço da mensalidade torna-se atractivo face às subscrições pagas dos serviços AI directamente, mas infelizmente não são referidos quais são os limites de utilização para se poder fazer uma comparação mais correcta. E o facto da empresa dizer que está a preparar planos mais caros com modelos ainda mais avançados faz temer que esses limites existam.

O zoom 100x AI do Pixel 10 Pro vs zoom 100x real

07-09-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Pixel 10 Pro da Google vem com zoom 100x melhorado por AI, que foi posto à prova versus um zoom 100x real.

As tecnologias AI são capazes de resultados impressionantes, e a Google é mais uma das empresas que tira partido disso para melhorar aquilo que, de outra forma, seria um "zoom impossível" no Pixel 10 Pro. No entanto, apesar da AI melhorar substancialmente as imagens no modo de zoom 10X, nada como as por à prova ao lado de fotos captadas com zoom óptico real de 100x - neste caso usando uma câmara "megazoom", uma Nikon Coolpix P1100.

À esquerda as fotos 100x do Pixel 10 Pro sem processamento AI, no meio com processamento AI, à direita as de 100x real:

Ora, ninguém disputa que as imagens melhoradas por AI ficam mais nítidas e aparentemente apresentáveis. Mas um olhar mais atento depressa começa a descobrir detalhes em que a tecnologia AI "não faz milagres".
[no topo: Pixel 100x; no meio: Pixel 100x AI; em baixo: Nikon 100x]

Para além de comer por completo certas texturas, os casos mais flagrantes fazem notar-se em secções com texto e números, que o processamento AI faz o favor de converter em "hieroglifos" - um fenómeno já bastante conhecido do upscaling AI.

No caso de um relógio, podemos apreciar o trabalho que a AI da Google fez em transformar autêntico "borrões" numa imagem definida, mas que nada tem a ver com o relógio real, tendo transformado os números romanos em autênticos "códigos de barras".

Como tal, há que estar informado e consciente daquilo que estes zooms AI podem fazer, e quais as suas limitações. É que me parece que será uma questão de tempo até que surja algum caso polémico devido às melhorias AI terem adicionado às imagens elementos que não eram os reais.

Robot Figure F.02 coloca louça na máquina

07-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Figure mostrou o seu robot humanóide a colocar louça na máquina de lavar.

A Figure continua em grande a demonstrar as capacidades do seu robot Figure F.02 a fazer lides domésticas, como por roupa na máquina de lavar, dobrar roupa, e agora, colocando louça na máquina de lavar.

Tudo isto é possibilitado pelo modelo AI Helix desenvolvido pela Figure, que é o mesmo que tem sido usado para as tarefas anteriores e para coisas como a separação de embalagens. Tarefas que, se fossem feitas de forma tradicional, obrigariam a desenvolver algoritmos bem diferentes para cada função.

De destacar coisas que parecem simples mas que são bastante complexas de fazer por um robot, como ter o cuidado de orientar os copos na posição correcta, lidar com enganos e colisões; e também destaque especial para a técnica utilizada para conseguir separar pratos empilhados para apanhar apenas um - algo que eu estava com bastante curiosidade em ver, e que o robot desenrascou de forma bastante lógica.


A este ritmo, começa a aproximar-se a era em que poderemos ter robots humanóides a tratar das tarefas chatas em casa.

Esta rentrée começa na pista de dança

07-09-2025 | 15:07 | Gonçalo Sá

The-Hidden-Cameras-Photo-by-MaxZerrahn.jpg

Há quase dez anos que os HIDDEN CAMERAS não editam um álbum. "Home on Native Land" (2016) continua a ser o mais recente do projecto de Joel Gibb, mas o sucessor está finalmente quase aí: "BRONTO", o oitavo longa-duração, é esperado para a próxima sexta-feira, 12 de Setembro.

Composto em Berlim, onde o cantautor e multi-instrumentista canadiano reside há cerca de uma década, e gravado em Munique com o produtor alemão Nicolas Sierig, é descrito como um mergulho na house, no techno e na electropop, territórios dos quais esta discografia, que arrancou com uma indie pop barroca, já se tinha aproximado na viragem do muito recomendável "Age" (2014).

Ainda assim, os primeiros singles vincam que Gibb está mais próximo do que nunca da pista de dança neste novo capítulo. A jornada de "How do you love?", "Undertow", "Quantify" e "Brontosaurus Law" passa pela EBM e pelo disco, tem contaminações óbvias dos Depeche Mode ou dos Bronski Beat e a filiação aos anos 80 mais sintéticos completa-se com remisturas dos Pet Shop Boys e Vince Clarke.

Bronto.jpg

Uma escola bem distante, portanto, da aventura que começou no início do milénio e era então definida pelo artista de Toronto como uma proposta de "gay church folk music". Owen Pallett, outro canadiano revelado ao mundo nessa altura (numa cena alternativa local que integrou também os Arcade Fire, Broken Social Scene, Wolf Parade, Stars ou Metric, entre outros), surge como cúmplice de algumas das novas canções, assumindo os arranjos de cordas.

Além do lançamento do álbum, há outra boa notícia: Gibb vai trazê-lo à Casa Capitão, em Lisboa, a 12 de Dezembro (concerto inicialmente previsto para o malogrado Musicbox), num espectáculo a solo que alternará entre o electrónico e o acústico, temas recentes e revisitações de um catálogo versátil e já considerável.

Threads ganha publicações com até 10 mil caracteres

07-09-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O Threads copia os artigos longos do X com nova opção de fazer publicações com até 10.000 caracteres.

A Meta está a reforçar as capacidades de publicação do Threads. A partir de agora a rede social "anti-X" da Meta começa a disponibilizar uma nova função que permite anexar até 10.000 caracteres a cada publicação - um salto de gigante face ao limite habitual de 500 caracteres. Na prática, é a versão Threads do recurso Articles do X, pensado para dar nova vida aos conteúdos mais longos.

A ferramenta é simples de usar: basta tocar no ícone rectangular com linhas, e abre-se um editor de texto onde se pode escrever à vontade. Também é possível aplicar formatação de texto como negrito, itálico, sublinhado e rasurado, para maior versatilidade nas publicações.
No feed, o texto extra aparece como um pequeno bloco logo abaixo da publicação principal. Ao tocar nesse bloco, ele expande-se para mostrar todo o conteúdo. Se incluir um link no post, esse link também será exibido na versão expandida, o que torna a função útil para partilhar pré-visualizações de artigos ou blogs; embora, obviamente, o interesse da Meta seja que o conteúdo longo faça com que os utilizadores se mantenham no Threads sem necessidade de visitar sites externos, tal como já era a intenção do X.

De qualquer forma, sempre é uma função mais eficiente e prática do que a alternativa que se tornou popular para contornar as limitações de texto, que é publicar textos longos como imagens. E, ao menos no Threads, isto fica acessível para todos os utilizadores, ao contrário do X, que limita isto aos subscritores dos planos pagos.

Como fazer um monitor de qualidade do ar com display LED

07-09-2025 | 12:44 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como criar um vistoso monitor de qualidade do ar usando um Raspberry Pi Pico W e um display LED RGB.

Quem se interessar por saber como está a qualidade do ar em sua casa vai gostar de saber que pode combinar essa capacidade com a um de elemento luminoso decorativo.

No centro deste Room Air Quality Monitor está um Raspberry Pi Pico W e um sensor SGP40, mas o elemento que mais se destaca são dois painéis LED RGB 64x32, combinados para criar um display de 128x32 pixeis, onde vai decorrendo o bem conhecido Jogo da Vida / Game of Life. A qualidade do ar é indicada pela cor exibida: verde, amarelo, vermelho.


A versatilidade é um dos pontos fundamentais dos projectos "faça-você-mesmo", pelo que a grande vantagem deste sistema é que qualquer pessoa poderá facilmente adaptá-lo ao seu gosto. Talvez prefiram ter o sistema a fazer um jogo de Pong e a exibir o valor da qualidade do ar como pontuação do jogo. Ou talvez queiram expandir as suas capacidades adicionando um microfone e apresentando animações interactivas em função do barulho ou música que se ouvir.

Como sempre, as possibilidades são apenas limitadas pela imaginação, e com um pequeno punhado de componentes básicos ficamos com ingredientes suficientes para explorar mil e uma ideias.

|