PlanetGeek

Apple prepara Taptic Engine resistente a quedas

05-09-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Uma patente da Apple revela um Taptic Engine melhorado, mais resistente a quedas e impactos.

A Apple recebeu uma nova patente que pode abrir caminho para versões mais resistentes do seu conhecido Taptic Engine, responsável por produzir as vibrações para o feedback físico. O registo, intitulado "Electronic device having a shock-resistant haptic engine", descreve um sistema pensado para aumentar a durabilidade em futuros iPhones, Apple Watches e outros equipamentos.

A proposta inclui um conjunto de molas que protegem os componentes internos mais frágeis de danos provocados por quedas ou impactos. Estas molas têm espessuras diferentes e bordas chanfradas, o que lhes permite reagir de forma mais suave perante pequenos choques e endurecer quando sujeitas a cargas maiores, absorvendo e distribuindo melhor a força. De acordo com a patente, a massa móvel do Taptic Engine, que gera as vibrações responsáveis pelo feedback tátil, seria, em caso de queda, redireccionada para conjuntos de molas integrados na tampa da estrutura. Este mecanismo evita choques directos com superfícies rígidas e reduz o risco de falhas nos componentes.

Como é habitual, uma patente não garante que a tecnologia vá chegar já aos próximos dispositivos, mas mostra o interesse da Apple em reforçar uma das partes mais vulneráveis dos seus produtos. Sendo o Taptic Engine uma peça central no iPhone e no Apple Watch, uma versão mais resistente será sempre uma melhoria bem vinda para o futuro.

YouTube combate partilha de contas de "família"

04-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube começou a suspender contas partilhadas no plano Família quando usadas por pessoas que não residem na mesma casa.

O YouTube é a mais recente plataforma a perseguir as subscrições partilhadas. A empresa começou a aplicar as regras de uso do plano Premium Family, que obriga todos os membros a viver na mesma casa. Quem estiver a usar a conta a partir de outro local arrisca-se a receber alertas de que está a fazer uso ilegal do serviço e que a conta será suspensa num prazo de 14 dias.

Embora a regra não seja nova (sempre esteve nos termos de serviço do YouTube) esta é a primeira vez que a plataforma a faz cumprir de forma activa. A decisão segue o exemplo de outros serviços de streaming, como a Netflix e da Disney+, e tudo indica que o objectivo é exactamente o mesmo: forçar os utilizadores a aderirem a planos individuais.
Por agora, o YouTube não tem uma opção intermédia como a da Netflix, que permite adicionar membros externos por um valor mais baixo. Aqui, as alternativas são apenas duas: ou subscrever o Premium individual ou deixar de usar o serviço.

A mudança deverá irritar famílias e amigos que partilhavam o plano a partir de diferentes moradas. Ainda assim, a fórmula deu bons resultados nas outras plataformas, levando a um aumento do número de subscritores, pelo que o YouTube estará confiante de que conseguirá um resultado idêntico.

007 First Light coloca jogadores na pele de James Bond

04-09-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Sony revelou 30 minutos do jogo 007 First Light que chegará a 27 de Março de 2026.

A IO Interactive, conhecida pela série Hitman, aproveitou o State of Play de Setembro para apresentar o seu próximo grande projecto: o 007 First Light. Desta vez, os jogadores assumem o papel de um jovem James Bond, numa abordagem elegante ao estilo de acção furtiva que tornou o estúdio famoso com a série Hitman.

A demonstração terá sido imediatamente familiar para os fãs de Hitman: uma festa luxuosa numa mansão, passos lentos para se misturar na multidão, conversas de fundo para recolher pistas e, claro, carros de luxo prontos para ser conduzidos (e destruídos). Em muitos aspectos, First Light parece um jogo Hitman num ambiente 007, algo que certamente agradará a quem gosta de thrillers de espionagem e aos veteranos da saga.


O anúncio surge numa altura em que os jogos com licenças estão a regressar em força, depois de sucessos como Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge e Indiana Jones and the Great Circle. Apesar de a IO continuar a actualizar Hitman: World of Assassination, já passaram quatro anos desde o último título principal da série, e é Bond quem parece agora assumir o protagonismo.

Para a IO, 007 First Light é a oportunidade de fundir a sua fórmula de sucesso com uma das personagens mais icónicas do entretenimento. Se for bem recebida, será de imaginar que se torne no primeiro de uma longa lista de futuros jogos a explorar o universo James Bond.

O lançamento está marcado para 27 de Março, nas PlayStation, PC, Xbox, e Switch 2.

Apple AirTag a €31

04-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com os pequenos localizadores AirTag é mais fácil que nunca saber por onde andam os nossos produtos mais importantes.

A lei de Murphy dita que, no dia em que estivermos com mais pressa, será o dia em que teremos que andar em correrias a vasculhar a casa em busca de algo como a chave do carro ou a carteira. Felizmente, já existe solução tecnológica para esses esquecimentos, e também para auxiliar na sua descoberta caso sejam perdidas fora de casa, sob a forma dos localizadores Bluetooth. E agora, temos a rara oportunidade de apanhar uns AirTag da Apple em promoção a preço reduzido.
Neste momento podemos encontrar um Apple AirTag a 31 euros na Amazon Espanha, com o pack de quatro AirTags também disponível.

Os AirTag utilizam a rede Find My da Apple, o que significa que reportam a sua localização sempre que passam ao alcance de um iPhone, iPad ou Mac. Desta forma, mesmo que fiquem longe do iPhone do dono, continua a ser possível saber por onde andam, facilitando o processo de os encontrar. Para o caso mais comum de ser necessário localizá-los em casa, a utilização de um iPhone recente com UWB permite saber exactamente a sua localização em vez de simplesmente se saber se estamos mais longe ou mais próximos como nos trackers BT comuns.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Philips Hue com lâmpadas mais baratas e nova Bridge Pro

04-09-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Philips Hue apresentou a maior actualização de sempre, com nova Bridge Pro, lâmpadas mais baratas com Matter, novas fitas LED, e detecção de movimento através das lâmpadas.

A Philips Hue apresentou em Berlim a sua maior renovação até agora. A marca de iluminação inteligente trouxe novas lâmpadas a preços mais acessíveis, fitas LED redesenhadas, opções exteriores permanentes e até a sua primeira câmara videoporteiro.

Começando pelo componente central, o destaque vai para a nova Hue Bridge Pro, a primeira grande actualização do hub em 10 anos - embora, por outro lado, também seja acompanhado por lâmpadas com suporte Matter que dispensam o seu uso.
A nova Hue Bridge Pro (com preço entre 90 e 100 euros) chega com um novo design, hardware mais rápido e capacidade para ligar até 150 luzes e 50 acessórios, o triplo da versão anterior. Suporta mais de 500 cenários de iluminação, integra WiFi para facilitar a instalação e estreia a função MotionAware, que transforma as lâmpadas Hue em sensores de movimento. A migração do bridge antigo é simples e a compatibilidade com múltiplos bridges está prometida para o final do ano.
Na iluminação, a Philips Hue aposta agora em preços mais competitivos com a nova gama Essentials. A partir de €15 por lâmpada em packs múltiplos, estas versões de entrada são compatíveis com o Hue Bridge e incluem suporte para Matter-over-Thread, garantindo integração directa com várias plataformas de casa inteligente sem necessidade da bridge. Já as lâmpadas topo de gama foram renovadas: consomem menos 40% de energia, contam com dimming até 0.2% e oferecem maior gama de cores com a tecnologia ChromaSync.
As fitas LED de também receberam actualizações importante. A nova OmniGlow promete uma iluminação mais uniforme e brilhante graças a uma maior densidade de LEDs mais pequenos, criando uma linha de luz contínua sem variações visíveis. Há ainda a linha Flux, mais acessível, versões ultra-brilhantes para iluminação funcional, e opções preparadas para exterior, incluindo tiras neon e gradient. Para completar, chegam as Festavia para instalação permanente no exterior e novas luzes de cordão, tornando claro que a Philips Hue quer continuar a liderar o mercado da iluminação inteligente, apesar da pressão da concorrência mais barata.

Instagram lança app para iPad

04-09-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Demorou mais de uma década, mas a Meta lança finalmente uma app do Instagram para o iPad - mas que não escapa a críticas.

Depois de anos de pedidos, o Instagram lançou finalmente a sua app oficial para iPad. Não, não é mentira, os utilizadores podem agora navegar no feed, ver Reels e acompanhar Stories num ecrã maior, com um design supostamente concebido de raiz para os tablets. A empresa garante que trabalhou para optimizar a experiência em dispositivos de maiores dimensões, embora algumas opções sejam discutíveis.

Por exemplo, o feed principal continua a aparecer apenas no centro do ecrã, deixando bastante espaço vazio devido ao formato largo do iPad. Por outro lado, ao abrir a app o utilizador entra directamente nos Reels, as Stories estão no topo e as mensagens ficam a um toque de distância.
Há também um novo separador "Following" que oferece mais controlo: All (tudo o que publicam as contas que segue), Friends (apenas quem o segue de volta) e Latest (publicações e Reels em ordem cronológica). O ecrã maior permite ainda expandir comentários enquanto se vêem Reels em tamanho completo, um benefício implícito ao layout num ecrã de maior dimensão.

No entanto, a adaptação da app aos tablets parece limitar-se a ser o "mínimo possível", e faz surgir as críticas do estilo "foi preciso mais de uma década para chegarem a isto?" - que são totalmente justificadas.

O Instagram para iPad já está a ser lançado globalmente para dispositivos com iPadOS 15.1 ou superior. Segundo a empresa, este novo design para tablets chegará em breve também ao Android.

Netflix facilita partilha de clips das séries e filmes

04-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Netflix tornou mais fácil partilhar clips das séries e filmes favoritos, mas não para todos.

A Netflix decidiu reforçar a componente de partilha com uma actualização da funcionalidade Moments, lançada no ano passado. O que antes era apenas um marcador para o início da secção que se queria partilha passou agora a permitir criar clipes reais, escolhendo o ponto inicial e final, facilitando a partilha dos melhores momentos de filmes e séries.

O lançamento não é coincidência, chegando precisamente no momento em que estreia a segunda parte da nova temporada da série Wednesday. A empresa sabe bem o peso dos momentos virais: a famosa cena da dança da primeira temporada já soma mais de 70 milhões de visualizações no YouTube. Mais recentemente, o Momento mais popular na plataforma tem sido associado à música Soda Pop do filme KPop Demon Hunters.

Criar um Momento é simples através da app móvel da Netflix, tanto em Android como em iOS. Basta carregar no botão Clip, escolher o início e o fim e guardar. O clipe fica disponível na secção My Netflix para rever ou partilhar.

No entanto, há uma grande limitação: os Moments só podem ser vistos por quem tem subscrição activa da Netflix. Isto significa que a partilha funciona exclusivamente dentro do ecossistema da plataforma, o que desde logo funciona como grande travão a que se torne "viral" como a empresa gostaria (mais rapidamente será convertido para outro formato que possa ser partilhado e visto em todas as plataformas.

Garmin revela Fenix 8 Pro com microLED e ligação satélite

04-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Garmin surpreendeu com o novo Fenix 8 Pro, smartwatch que estreia um ecrã microLED e ligação satélite num smartwatch da marca.

A Garmin apresentou oficialmente o Fenix 8 Pro, um smartwatch premium que traz conectividade LTE e mensagens via satélite. Com os smartphones a começarem a incluir estas funções - e até o Pixel Watch 4 a oferecer SOS por satélite - a Garmin decidiu reforçar a sua posição no mercado dos wearables para desporto e aventura.

O novo modelo permite chamadas e mensagens via LTE sem depender do telemóvel, além de funcionalidades como partilha de localização em tempo real e previsões meteorológicas. Fora de cobertura móvel, entra em acção o sistema inReach da Garmin, que suporta não só mensagens de texto como também comunicação de voz nas duas direcções. Tudo isto, contudo, obriga a uma subscrição própria da Garmin, e não do operador móvel.
Outra novidade é a versão com ecrã microLED, que atinge até 4.500 nits de brilho. Mas há um senão: a autonomia. O modelo de 51mm com este painel dura apenas 4 dias com Always-On Display ativo, contra os 15 dias possíveis da versão OLED no mesmo tamanho. E, ao contrário de outros modelos da marca, não existe aqui uma versão com carregamento solar.





Os preços não são para todos: 1.200 dólares para a versão de 47mm, 1.300 dólares para a de 51mm, e uns impressionantes 2.000 dólares para a versão microLED. A isto junta-se ainda a mensalidade, que começa nos 8 dólares por mês para SOS básico, com mensagens via satélite cobradas à parte. Existem planos superiores que incluem mais mensagens e até opções ilimitadas, pensadas também para equipas e empresas.

Cadeira ergonómica Kerdom a €173

04-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Mais necessário do que nunca para quem passou a ficar em casa a tempo inteiro - ou simplesmente decidiu melhorar as suas condições durante o tempo que passa a trabalhar ou a jogar no computador - temos esta cadeira ergonómica de escritório Kerdom.

É habitual ver as pessoas que planeiam o seu próximo computador escolherem todo e cada componente da sua máquina com enorme cuidado; mas muita vezes esquecem-se dos componentes "extra-computador", que podem ser ainda mais importantes. A cadeira é uma dos elementos críticos que muitas vezes é descurado, mas felizmente vão surgindo propostas interessantes a preços bastante aceitáveis - tendo em conta que é algo que será usado durante longas horas, durante dias, meses e anos, e que contribui directamente para o conforto imediato do utilizador e para a sua saúde a longo prazo.
Esta cadeira Kerdom está disponível por 173 euros com envio da Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 40 euros.

Vem com todos os ajustes esperados para uma cadeira reclinável e conta com ajuste de altura pneumático. Está disponível também em versão "F", ligeiramente mais cara, com rodas mais adequadas para pavimentos de madeira de modo a não deixar marcas no chão.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Sony passa uso dos Xperia 1 como monitor para subscrição

04-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Usar um smartphone Xperia 1 como monitor externo de uma câmara Sony Alpha passa a ser algo só disponível via subscrição.

A Sony tinha prometido nova aproximação aos consumidores e ter aprendido com os erros do passado, mas parece que as coisas começam da pior forma, removendo uma funcionalidade existente e passando para algo que obriga a uma subscrição. Estamos a falar da possibilidade de usar o telemóvel como monitor externo com ligação por cabo para câmaras Sony Alpha, algo que antes era gratuito e até promovido pela marca.

Até agora, bastava ligar o Xperia para ter uma experiência de monitorização instantânea. Com a nova actualização da app Monitor & Control, essa opção passa a custar 5 dólares por mês ou 50 dólares por ano. A ligação sem fios continua gratuita, mas o lag adicional torna-a pouco prática para uso por profissionais ou entusiastas.
A mudança chegou com a versão 2.4.0 da app. Quem ainda tiver a versão 2.3.1 ou anterior pode manter a funcionalidade sem pagar, mas quem passou para a versão mais recente perde o acesso gratuito. Nesse caso, a alternativa será procurar versões antigas da app fora das lojas oficiais, com os riscos inerentes de segurança que isso representa.

Curiosamente, a Monitor & Control também funciona em vários dispositivos não-Sony, incluindo smartphones e tablets de outras marcas, bem como iPhones e iPads. No entanto, a monitorização em alta resolução por USB continua a ser exclusiva dos Xperia. Algumas funções ainda estão disponíveis gratuitamente, mas vão sendo cada vez menos, e todas aquelas que são de maior interesse passaram a estar atrás de uma paywall que certamente não agradará a todos os que compraram estes produtos porque isso estava incluído gratuitamente, e agora deixa de estar.

Volkswagen confirma ID. Polo e ID. Polo GTI

04-09-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Volkswagen decidiu recuperar os nomes dos seus modelos com longo historial e aplicá-los à geração eléctrica ID, como o ID. Polo e futuramente um eventual ID. Golf.

A Volkswagen decidiu finalmente simplificar a forma como apresenta os seus carros eléctricos. Em vez de deixar os clientes a adivinhar como um ID.3 ou ID.4 se comparam a um Golf ou a um Polo, a marca vai trazer os seus nomes clássicos para a gama eléctrica. A grande mudança começa com o protótipo ID. 2all, que chegará ao mercado no próximo ano como ID. Polo.

Também que o ID. GTI concept será lançado em 2026 com o nome ID. Polo GTI, mantendo viva a insígnia desportiva na era eléctrica. Ambos os modelos vão estrear-se em Setembro no salão automóvel de Munique, onde a marca mostrará ainda o ID. CROSS concept, um eléctrico compacto que marca o regresso de botões e comandos físicos ao tablier, depois de anos de críticas às interfaces totalmente tácteis.
A Volkswagen garante também interiores de maior qualidade, com materiais mais suaves, numa resposta clara à concorrência cada vez mais forte das marcas chinesas. O CEO da empresa, Thomas Schäfer, reconheceu que nomes como Polo e Golf têm forte peso junto do público e que usá-los nos eléctricos ajuda a tornar a gama mais fácil de compreender.

A VW promete que mais nomes icónicos vão ser transferidos para a sua linha eléctrica nos próximos anos, o que também ajudará que os clientes de longa data da marca possam sentir-se mais familiarizados na transição para os modelos eléctricos.

Google desmente falha de segurança no Gmail

03-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google diz que não há motivo para alarme, e que não existe qualquer falha de segurança em larga escala no Gmail.

A Google negou os rumores de uma grande falha no Gmail, garantindo que o seu serviço de email continua seguro. As especulações surgiram após alguns alertas de phishing e a confusão com um incidente separado ligado a servidores Salesforce no início do Verão, que levou algumas pessoas a crer que todas as 2.5 mil milhões de contas do Gmail estavam em risco.

Num comunicado breve, a empresa afirmou que a segurança do Gmail continua "forte e eficaz", bloqueando mais de 99.9% das tentativas de phishing e malware antes de chegarem às caixas de entrada dos utilizadores. A Google esclareceu ainda que, apesar do aumento recente de ataques de phishing, nunca foi enviado um alerta global a todos os utilizadores e que as notícias sobre uma fuga de dados em larga escala são completamente falsas. O alarme terá resultado de uma combinação de factores: em Junho houve, de facto, uma falha num servidor corporativo Salesforce, mas apenas com dados de contacto públicos, sem qualquer acesso a informações privadas do Gmail. Ao mesmo tempo, a Google começou a enviar avisos pontuais de phishing, que acabaram por confundidos com um suposto ataque em larga escala por alguns utilizadores.

Embora insista que não existe um risco acrescido, a Google aproveitou para relembrar boas práticas de segurança online. Entre elas, desconfiar de emails suspeitos e considerar o uso de Passkeys em vez de passwords tradicionais. Ou seja, embora ainda não seja desta que se tenha um ataque em larga escala ao Gmail, isso não invalida que continue a ser imprescindível manter as boas práticas de segurança digital, que no mínimo passam por activar a autenticação 2FA para todos os serviços críticos (ou o uso de Passkeys).

Novas baterias da Tesla podem ser carregadas até 90%

03-09-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla desenvolveu novas células de baterias que se aproximam das LFP, podendo ser recarregadas até 90% todos os dias.

A grande novidade da Tesla não é um novo carro nem uma melhoria do eternamente prometido FSD, mas sim um avanço na tecnologia de baterias. Lars Moravy, VP de Engenharia da marca, revelou que as novas baterias de níquel de próxima geração são muito mais duráveis, permitindo aos proprietários carregar até 90% diariamente, em vez da recomendação actual de 80%. Isto aproxima-as da conveniência das baterias LFP, que podem ser carregadas até 100% sem preocupações com a degradação.

A mudança resulta de um avanço importante na ciência dos materiais. Uma patente recentemente publicada explica como a Tesla melhorou o cátodo das suas baterias de níquel através de um processo chamado doping, a introdução de pequenas quantidades de elementos metálicos na sua composição. Esta técnica aumenta de forma significativa a durabilidade, aproximando os modelos Performance e Long Range da conveniência das baterias totalmente carregadas dos veículos com baterias LFP. De acordo com a patente, os novos cátodos conseguem reter cerca de 91% da capacidade, face aos 83% das versões anteriores. Enquanto as células tradicionais podem perder perto de 20% da capacidade ao longo do tempo, a nova versão dopada reduz essa perda para menos de 5%. Ou seja, uma redução de quatro vezes na degradação, traduzindo-se em mais autonomia e maior longevidade para as baterias.


Embora não seja uma inovação tão revolucionária como a mudança para uma bateria de estado sólido, ou de aumento significativo da velocidade de carregamento (algo em que a Tesla tem estado atrás dos fabricantes chineses) não deixa de ser uma pequena melhoria que beneficiará quem optar por um Tesla, ficando permanentemente com 90% da carga à disposição sem ter que se preocupar com o pré-planeamento das viagens no dia anterior.

Monitor OLED KTC 27" WQHD de 240 Hz a €528

03-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para quem procura um monitor OLED para entrar na área do gaming de alta-frequência este KTC G27P6S permite dar o salto dos 60 Hz para os 240 Hz.

O KTC G27P6S é um monitor WHQD (2560 x 1440 pixeis) de 27" com Adaptive Sync e DisplayHDR 400, que chega com um design atractivo e margens ultra reduzidas, o que também facilita a sua utilização em modo multi-monitor para um setup gaming mais envolvente.

Este monitor KTC G27P6S está disponível por 528 euros na Amazon Espanha.

Claro que o destaque vai para o facto de se tratar de um monitor com painel OLED (da LG), que garante uma rapidez de resposta imediata e um nível de contraste impossível de igual pelos monitores LCD - além das cores saturadas que tornarão qualquer jogo numa nova experiência visual. A nível das entradas 2x HDMI 2.0, 1x DP1.4, e 3x USB 3.0; o KTC G27P6 está também equipado com uma ficha USB-C DP Alt Mode que suporta vídeo e alimentação PD 65W, permitindo a fácil ligação de múltiplos dispositivos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Pixel Screenshots ganha leitura em voz

03-09-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Aceder à função de leitura em voz passa a ser mais directa através de capturas de ecrã no Pixel Screenshots.

A Google está a dar aos utilizadores Pixel mais uma ferramenta prática. Na mais recente actualização a app Screenshots passa a ter a função "Ler em voz alta" (Read Aloud). Já disponível no Pixel 9 e agora também no Pixel 10, a opção permite ouvir artigos ou outros textos capturados em screenshots, com o texto a ser destacado em tempo real na imagem.

Ao abrir uma captura de ecrã de um artigo, surge o novo botão "Ler em voz alta", que abre um leitor em ecrã completo. A app guarda automaticamente o URL no momento da captura, mostra a duração estimada da leitura e permite dar feedback com um simples polegar para cima ou para baixo. Os controlos incluem velocidade de reprodução, avanço ou recuo por linha, além de leitura em background mesmo com o ecrã desligado.
A funcionalidade suporta mais de 30 idiomas, incluindo português, japonês, árabe, francês e espanhol, tornando-se especialmente útil para quem lê em várias línguas ou prefere ouvir os artigos enquanto faz outras tarefas. É um complemento a ferramentas já conhecidas, como o "Ouvir esta página" do Chrome ou a app Modo de leitura do Android.

Muitas vezes essas funções acabam por passar despercebidas a grande parte dos utilizadores, enquanto que colocar a opção de leitura nos screenshots faz com que as mesmas se tornem bastante mais visíveis e acessíveis, ainda para mais quando o acto de captar um screenshots se tornou numa forma bastante popular de funcionar estilo lembrete, para guardar algo para ler mais tarde. Agora só resta esperar que isto possa ser promovido a funcionalidade oficial para todos os Android em vez de ser um exclusivo para os Pixel.

Google mantém Chrome e escapa a penalizações de monopólio

03-09-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de ter sido considerado que tinha posição dominante no mercado, a Google acaba por escapar com exigências surpreendentemente leves.

A Google escapou à punição mais dura no processo anti-monopólio movido pelo Departamento de Justiça dos EUA. Um juiz federal decidiu que a empresa não terá de vender o navegador Chrome, apesar das acusações de abuso de posição dominante na pesquisa online. Em vez disso, a Google enfrentará apenas restrições modestas, como partilhar alguns dados de pesquisa com concorrentes e reduzir as condições impostas nos seus acordos de distribuição.

O governo norte-americano queria medidas muito mais drásticas, incluindo a venda forçada do Chrome, a possível separação do Android e limites severos nas parcerias da empresa. O juiz Amit Mehta, no entanto, concluiu que a posse do Chrome pela Google não é ilegal em si mesma, considerando que o governo "exagerou" ao avançar com essas possibilidades. Assim, a Google pode manter os seus acordos multimilionários de pesquisa com empresas como a Apple, embora no Android deixe de poder exigir que o acesso à Play Store dependa da instalação obrigatória de apps como o Chrome, o Search ou o Gemini.

Há uma (muito pequena) vitória para a concorrência: a Google terá de fornecer parte do seu índice de pesquisa e métricas de utilizadores a rivais qualificados. Isto poderá ajudar motores de busca alternativos a reduzir a desvantagem face ao domínio de dados da Google, abrindo caminho a mais escolhas para os utilizadores. Mas isso não é, nem de perto nem de longe, suficiente para apaziguar os críticos da Google.

Whoa: Google lost the search antitrust case a while back, but just resoundingly won the remedies phase. They can continue doing all of the stuff the court found unlawful, but with some minor new data sharing obligations limiting search default payoffs to 1-year terms. https://t.co/SZYHYNrIuu

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) September 2, 2025

It's like a defendant robbed a series of banks and the court verdict found them guilty, then sentenced them to probation under which they may continue robbing banks but must share data on how they rob banks with competing bank robbers.

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) September 2, 2025
Tim Sweeney, da Epic, equipara esta decisão a um ladrão que foi considerado culpado por ter roubado vários bancos, e que não só fica em liberdade mas continua a ter permissão para continuar a roubar, desde que partilhe informação dos bancos roubados com outros ladrões de bancos concorrentes.

O caso, no entanto, ainda não terminou. Apesar desta decisão favorável, a Google foi oficialmente considerada culpada de comportamento monopolista e já anunciou a intenção de recorrer. As medidas serão supervisionadas por um comité técnico durante seis anos, mas se a empresa prolongar o processo em tribunal, possivelmente até ao Supremo Tribunal dos EUA, poderão passar anos sem que qualquer mudança efectiva seja aplicada.

ChatGPT com projectos nas contas gratuitas e quizzes de estudo

03-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI está a tornar o ChatGPT ainda mais útil, com quizzes no modo de estudo e - finalmente - projectos para as contas gratuitas.

O Study Mode do ChatGPT ganha mais uma pequena ajuda que beneficiará quem o usa para estudar. A partir de agora será mais fácil criar quizzes que desafiam o utilizador a responder a perguntas sobre o tópico pretendido, funcionando como uma forma interactiva de avaliar se realmente sabe a matéria que está a estudar. Embora fosse algo que já se pudesse fazer de forma manual, pedindo ao assistente, o modo dedicado torna esta capacidade mais acessível e visível, facilitando a sua utilização.

Não menos importante, e sendo algo que há muito era pedido, a OpenAI também está finalmente a fazer chegar os "Projectos" às contas gratuitas do ChatGPT. Basicamente, os Projectos funcionam como pastas que facilitam a organização das conversas no ChatGPT, evitando que as coisas fiquem num amontado de conversas no histórico. Podemos ter uma pasta dedicada a coisas como explorar destinos de férias, outras a aprendizagem de diferentes temas, etc.
Os projectos eram algo que só estava disponível para as contas pagas, o que se tornava uma limitação bastante estranha tendo em conta que a maioria dos demais serviços de assistentes AI há muito que as disponibilizavam aos utilizadores gratuitos.

Parece que, numa altura em que não se pode arriscar a perder utilizadores e, face à fraca recepção do muito antecipado GPT-5 - que é um execelente modelo mas viu o seu lançamento ser manchado por problemas técnicos iniciais e pela "fúria" dos utilizadores que viram removido o acesso aos modelos anteriores, que posteriormente a OpenAI voltou a disponibilizar - está agora a oferecer estas pequenas benesses como forma de compensação.

Samsung a postos para lançar Exynos 2600 de 2nm

03-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung poderá antecipar-se à TSMC e Apple e ser a primeira a lançar um chip de 2nm, o Exynos 2600.

A Samsung está prestes a alcançar um marco importante no fabrico de chips. A marca confirmou que o novo Exynos 2600 será o primeiro processador do mundo construído em processo de 2nm, e segundo relatos vindos da Coreia do Sul, o chipset já está pronto para produção em massa.

O que ainda não está decidido é se o Exynos 2600 será usado em todos os modelos da futura série Galaxy S26 ou apenas em algumas versões, tendo em conta o custo elevado que esta tecnologia ainda tem. Uma decisão que a Samsung deverá finalizar nos próximos meses, entre Outubro e Dezembro, à medida que a empresa define a sua estratégia. Uma das melhorias mais relevantes é a introdução de um novo "heat pass block", um componente que funciona como dissipador de calor. Esta inovação deverá resolver os problemas de aquecimento que afectaram gerações anteriores de chips Exynos, tornando o 2600 uma opção mais eficiente e fiável para dispositivos premium.

O Exynos 2600 pode marcar o regresso em força dos processadores próprios da Samsung aos smartphones topo de gama, depois da recepção morna do Exynos 2500. Caso seja integrado na linha Galaxy S26, será um sinal de confiança da marca nesta tecnologia, e mostrando que a Samsung se mantém a par da TSMC na capacidade de produção de chips com a mais avançada tecnologia (os primeiros chips TSMC de 2nm só deverão chegar na segunda metade de 2026).

Headphones Sony WH-1000XM5 a €295

03-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 295 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4 (ou, em sentido oposto, os mais recentes XM6).

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

BMW continua a apostar no hidrogénio

03-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A BMW continua a apostar no hidrogénio e promete nova geração de veículos para 2028.

Enquanto a maioria dos fabricantes aposta totalmente nos carros eléctricos a bateria, a BMW continua firme na sua visão para o hidrogénio. A marca confirmou que vai lançar uma nova geração de veículos a célula de combustível em 2028, desenvolvidos em colaboração com a Toyota - outro dos fabricantes que tem apostado nesta tecnologia. Trata-se da terceira geração desta tecnologia, que procura oferecer uma alternativa sem emissões aos eléctricos tradicionais.

O novo sistema é cerca de 25% mais pequeno do que o utilizado nos actuais iX5 Hydrogen, mas consegue fornecer mais potência e maior eficiência. Graças a este design mais compacto, os futuros modelos a hidrogénio poderão ter interiores mais espaçosos, melhor desempenho e maior autonomia, tornando-os mais práticos para o dia a dia. A parceria com a Toyota tem sido fundamental desde o início. A primeira geração usava células de combustível fornecidas pelos japoneses, enquanto a segunda já teve maior intervenção da BMW. Agora, ambas as empresas estão a desenvolver em conjunto a tecnologia central, partilhando custos, mas aplicando-a em modelos distintos para passageiros e veículos comerciais.

A BMW justifica esta aposta como sendo parte da sua estratégia de "abertura tecnológica", oferecendo aos clientes a escolha entre baterias e hidrogénio em vez de apostar tudo numa só solução para a mobilidade limpa. Por outro lado, continua a não dizer como é que esta tecnologia se poderá tornar adequada para o público em geral, quando se consideram todas as condicionantes, da produção e rede de distribuição de hidrogénio, ao ponto mais simples de como explicar aos consumidores que o hidrogénio nos seus carros se pode dissipar dos depósitos no espaço de uma semana.

|