PlanetGeek

TSMC prepara chips de 1.4nm para 2028

24-04-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Ainda nem sequer temos chips de 2nm mas a TSMC já vai prometendo nova evolução com chips de 1.4 nm para 2028.

A TSMC anunciou a próxima grande evolução no fabrico de chips: o modo de processo A14, que possibilitará o fabrico de chips de 1.4 nm e deverá estar pronto para produção em volume em 2028.

Segundo a TSMC, os chips fabricados com esta nova tecnologia poderão oferecer até 15% mais desempenho ou 30% menos consumo de energia em comparação com os chips de 2nm (N2). Além disso, o método A14 oferece mais de 20% de melhoria na densidade lógica, permitindo colocar mais transístores na mesma área. A par do A14, a empresa revelou também o NanoFlex Pro, uma evolução do seu design de células padrão NanoFlex. Esta versão melhora a eficiência energética, o desempenho e dá aos engenheiros maior flexibilidade no design de chips, algo crucial nesta altura em que tanto se aposta no processamento AI.

Se se mantiver a tradição, a Apple deverá ter acesso prioritário a esta tecnologia para os seus futuros chips. No entanto, além das dificuldades tecnológicas (a adopção de chips de 2 nm já deveria ter sido feita este ano mas ficou adiada para o próximo ano), existe ainda a incerteza política adicional de como as tarifas de Donald Trump poderão prejudicar e complicar o uso destes chips.

WhatsApp lança Advanced Chat Privacy

24-04-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp lança finalmente o modo Advanced Chat Privacy que vem dar controlos adicionais para a privacidade das conversas.

O WhatsApp anunciou oficialmente a chegada do Advanced Chat Privacy, uma funcionalidade que oferece maior controlo sobre a privacidade das conversas, tanto em chats individuais como em grupos. Esta nova opção permite evitar que outras pessoas exportem mensagens, façam download automático de multimédia ou usem o conteúdo com ferramentas AI - tal como já tinha sido antecipado no início do mês.

O objectivo é garantir que conversas mais sensíveis fiquem dentro da aplicação e não sejam facilmente partilhadas fora do WhatsApp. Um objectivo que nunca pode ser garantido a 100%, já que os utilizadores poderão facilmente fazer capturas ou fotos das conversas para as registarem ou partilharem, mas sempre funciona como mais um entrave que pode dissuadir esse comportamento.
Segundo o WhatsApp, esta funcionalidade será particularmente útil em grupos onde nem todos se conhecem bem, como grupos de apoio relacionados com saúde ou discussões comunitárias sobre temas importantes. Assim, os utilizadores poderão sentir-se mais à vontade para partilhar informações privadas - o que, tendo em conta o que foi referido acima, pode também resultar numa falsa sensação de segurança.

Os utilizadores podem activar o Advanced Chat Privacy para cada conversa ou grupo de conversa individualmente, tocando no nome da conversa / grupo e seleccionando Advanced Chat Privacy.

Assistente de voz Perplexity já disponível no iOS

24-04-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Recuperando do atraso face a outros assistentes AI, a Perplexity lança o modo de voz para iPhones e iPads.

Depois de ter estreado o modo de voz na versão Android no início do ano, é agora a vez da Perplexity lançar oficialmente o modo de voz do seu assistente AI também na versão iOS, para iPhones e iPads. Com esta actualização, os utilizadores de iOS podem usar comandos de voz para definir lembretes, enviar mensagens, escrever emails e até fazer reservas para jantar, sem sair da app da Perplexity.

Uma das funcionalidades que será apreciada é a de se poder continuar a falar com o assistente mesmo depois de se sair da app, para acesso global. No entanto, ao contrário do Android, ainda não é possível fazer partilha de ecrã no iOS (que permitiria ao assistente ver e analisar o que se estivesse fazer noutras apps). Outro ponto diferenciador é que o assistente funciona também em modelos mais antigos da Apple, algo que a Apple se tem recusado a fazer com o Apple Intelligence, apenas disponível para os iPhone 15 Pro e iPhones 16.

Introducing Perplexity iOS Voice Assistant

Voice Assistant uses web browsing and multi-app actions to book reservations, send emails and calendar invites, play media, and more—all from the Perplexity iOS app.

Update your app in the App Store and start asking today. pic.twitter.com/OKdlTaG9CO

— Perplexity (@perplexity_ai) April 23, 2025
O assistente consegue realizar tarefas do dia a dia como abrir a aplicação da Uber ou preencher dados numa reserva de restaurante via OpenTable, embora algumas etapas tenham de ser concluídas manualmente. Quando precisa de permissões (como aceder a lembretes ou contactos), a app oferece soluções alternativas, como indicar um número de telefone em voz alta.

Ainda assim, há algumas limitações, algumas (muitas) delas devido às restrições que a Apple aplica no próprio iOS, como não conseguir definir alarmes do sistema. Também lhe falta um modo "visual" que permitisse ter acesso directo à câmara, como outros assistentes AI já vão disponibilizando. A grande questão é se a Perplexity conseguirá ter capacidade para acompanhar a Google com o Gemini e a OpenAI com o ChatGPT, que têm apostado num ritmo cada vez mais acelerado de lançamentos.

OnePlus 13T chega com bateria de 6260 mAh

24-04-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus apresentou o novo OnePlus 13T na China, que tem com destaque uma bateria extremamente generosa de 6260 mAh.

Enquanto algumas marcas se vão focando nos modelos de espessura reduzida, a OnePlus não se preocupou excessivamente com isso e revelou o OnePlus 13T. Depois de três anos sem novidades na linha T, o OnePlus 13T também repensa o conceito do OnePlus 13, com ergonomia melhorada e novo botão Shortcut Key que substitui o tradicional Alert Slider deslizante.

O 13T vem equipado com o novo Snapdragon 8 Elite, ecrã LTPO AMOLED de 6.32" FHD+ 1-120 Hz, até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento UFS 4.0, câmara dupla traseira com dois sensores de 50MP (principal e telefoto 2x), e câmara frontal de 16MP. Apesar das características premium, mantém dimensões compactas, ideais para utilização com uma só mão. Mas o maior destaque vai certamente para a enorme bateria de 6260 mAh com carregamento rápido de 80W.
O botão deslizante Alert Slider, que era uma das características do smartphone da marca, foi substituído pelo novo Shortcut Key, que continua a alternar perfis de som mas agora é programável para abrir apps ou executar acções rápidas.
Este modelo corre ColorOS 15 baseado no Android 15, sendo provável que o modelo internacional opte pelo OxygenOS. Estará disponível em cinzento, rosa e preto, com preços a partir dos 410 euros (na China). Se mantiver a tradição, a OnePlus deverá fazer o lançamento deste modelo em variante para o mercado glocal daqui a alguns meses.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €99

24-04-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 99 euros na Amazon Espanha. Também está disponível uma versão gaming de 16.1" a 144Hz.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Audi lança AUDI E5 para a China

24-04-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Audi está a apostar em modelos mais arrojados para competir no mercado chinês, e o novo AUDI E5 Sportback é o modelo de estreia da nova marca - que mantém o mesmo nome.

O Grupo Volkswagen apresentou a sua nova marca de veículos eléctricos exclusiva para o mercado chinês chamada AUDI (a variante que perde os quatro anéis), com o lançamento oficial do seu primeiro modelo - o E5 Sportback - durante o Salão Automóvel de Shangai 2025. Este crossover aposta num design que se destaca da gama tradicional da Audi, com linhas mais futuristas que se pretendem diferenciar dos demais modelos dos fabricantes chineses.
Usando a plataforma "Advanced Digitised Platform", desenvolvida em conjunto pela Audi Alemanha e a SAIC, o E5 está disponível com quatro níveis de potência, desde os 295 cv até aos 776 cv, com versões de tracção traseira ou integral quattro. O modelo mais potente acelera dos 0 aos 97 km/h em apenas 3.4s. Todos os modelos incluem uma bateria de 100 kWh com arquitectura de 800V, permitindo carregamentos ultra-rápidos com cerca de 370 km em 10 minutos.

Segundo a AUDI, a autonomia máxima é de 769 km (padrão CLTC, conhecido por ser bastante optimista). O modelo também inclui direcção às quatro rodas e suspensão pneumática adaptativa, para maior conforto e controlo na condução.
Por dentro, o E5 aposta num design moderno com um enorme ecrã 4K de 27", com chip Snapdragon 8295. Conta ainda com sensores avançados, incluindo LIDAR e câmaras, para alimentar o sistema de assistência à condução, pensado para lidar com cenários urbanos mais complexos. A marca não especificou se terá condução autónoma de Nível 2 ou 3. A AUDI planeia ainda lançar mais dois modelos eléctricos em 2026 e 2027, sendo provável o aparecimento de um SUV e uma berlina.

Embora ainda não tenha revelado preços, será inevitável que tenham que ser competitivos para ter alguma hipótese de sucesso no mercado chinês. E logo de seguida, podemos desde já antever que irão demorar a surgir perguntas dos consumidores europeus: porque não podemos nós ter acesso a estes mesmos modelos ao mesmo preço?

YouTube celebra 20 anos com novas funcionalidades Premium

24-04-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Já passaram 20 anos desde que o YouTube arrancou perante críticas sobre se seria sustentável distribuir vídeo através da internet.

O YouTube assinala 20 anos desde que o primeiro vídeo foi carregado na plataforma e, para comemorar a data, revelou novas funcionalidades para utilizadores Premium e para televisores. A empresa aproveitou ainda para partilhar alguns números da plataforma: mais de 20 milhões de novos vídeos são carregados diariamente, e os utilizadores deixam mais de 100 milhões de comentários por dia. Os criadores também participam activamente, com cerca de 10 milhões de utilizadores a receberem "corações" nos seus comentários.
Entre as novidades, os subscritores do YouTube Premium e Music podem agora criar estações de rádio personalizadas com base no seu estado de espírito bastando descrevê-lo - embora esta funcionalidade esteja, por agora, apenas disponível em inglês. Nos dispositivos móveis, os utilizadores Premium passam a ter mais opções de reprodução, incluindo velocidade até 4x. E os membros do YouTube TV passam a poder usar o modo multiview não só em desporto, mas também em canais de entretenimento como ESPN e Food Network. Ainda este ano, os criadores poderão responder a comentários com mensagens de voz, directamente nos seus vídeos.

Outras funcionalidades incluem toque prolongado no leitor para duplicar a velocidade, temporizador de suspensão para ver vídeos antes de dormir e bloqueio do ecrã para evitar interrupções por chamadas ou toques acidentais. Os utilizadores Android passam também a poder identificar músicas cantando-as, graças à funcionalidade Song Search.



Há também mais de 300 vídeos de música que já superaram a marca dos mil milhões de visualizações, com o recordista a ser actualmente o vídeo "Adele - Hello", que atingiu esse número em apenas 88 dias, seguido pelos vídeos "Ed Sheeran - Shape of You" e "Luis Fonsi - Despacito ft. Daddy Yankee" que demoraram 97 dias a atingir esse marco.

Google desiste de remover cookies no Chrome

23-04-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google parece ter abandonado definitivamente os planos para o fim dos cookies de terceiros no Chrome.

No mundo tecnológico, a promessa do fim dos cookies de terceiros para aumentar a privacidade dos utilizadores do Chrome é algo que está quase ao nível das repetidas promessas de Elon Musk de que o FSD está "a chegar". E depois de todas as tentativas de arranjar sistemas alternativos para os substituir, a Google reconhece o seu falhanço e anuncia que irá manter os cookies - como aliás já tinha sido referido o ano passado.

Após anos de adiamentos e críticas, a empresa decidiu manter o sistema actual e continuar a dar aos utilizadores a escolha sobre permitir ou não este tipo de cookies (como sempre foi possível), em vez de os bloquear automaticamente - como já fazem alguns outros browsers.

O projecto Privacy Sandbox, anunciado em 2020, pretendia substituir os cookies por soluções como a Topics API, que atribuía interesses aos utilizadores com base na sua navegação, com o intuito de permitir o desejado tracking dos utilizadores mas prometendo maior privacidade. No entanto, defensores da privacidade e autoridades reguladoras mostraram-se cépticos, já que tais sistemas não só continuavam a permitir o tracking como havia o risco adicional da Google poder ganhar ainda maior controlo sobre o mercado da publicidade online.

Agora, a empresa afirma que não vai avançar com novos avisos ou alterações relacionadas com os cookies. Em vez disso, os utilizadores continuarão a poder gerir as definições de cookies como até aqui. A Google justifica a decisão com as opiniões recolhidas de programadores, reguladores, anunciantes e editores, que dificultaram qualquer avanço consensual. E certamente que para tal também terá contribuído a recente derrota nos tribunais nos EUA, que se arrisca a fazer com que a Google seja forçada a separar alguns dos seus negócios, como a publicidade, e potencialmente também o Chrome e o próprio Android.

Relembre-se que os utilizadores há muito podem bloquear os cookies de terceiros, que essencialmente só servem para tracking e benefício das empresas de publicidade.
Para tal só têm que ir a More > Settings > Privacy and security > Third-party cookies, onde poderão seleccionar as opções desejadas. É também possível bloquear cookies de terceiros apenas para sites específicos ou, em sentido oposto, criar excepções que permitem cookies de terceiros só para determinados sites.

Em alternativa, podem também optar por browsers como o Brave que, apesar de usarem o mesmo motor do Chrome, vêm com opções bastantes mais apertadas em termos de privacidade, e com maior liberdade a nível das capacidades dos adblockers.

OpenAI interessada em ficar com o Chrome

23-04-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI diz que está interessada em comprar o Chrome - se a Google for obrigada a vendê-lo.

Num proposta que poderia mudar radicalmente o panorama tecnológico num curto espaço de tempo, a OpenAI revelou que estaria interessada em comprar o Chrome, caso este venha a ser colocado à venda. A proposta surge na sequência da derrota da Google num caso anti-monopólio nos EUA, que pode fazer com que a Google seja forçada a desagregar alguns produtos e serviços.

A OpenAI revelou também que tentou estabelecer uma parceria com a Google no ano passado, para permitir ao ChatGPT aceder à tecnologia de pesquisa da empresa, mas que essa colaboração não avançou. O ChatGPT tem recorrido a " outro fornecedor de pesquisa" (provavelmente o Bing da Microsoft) mas que não tem conseguido assegurar a qualidade que a OpenAI desejaria. Sem o acordo com a Google, a OpenAI viu-se obrigada a explorar alternativas, incluindo a criação do seu próprio índice de pesquisa - um projecto que inicialmente previa assegurar 80% das pesquisas do ChatGPT até ao final deste ano (2025), mas que agora foi revisto, estimando-se que ainda vá demorar "muitos anos" até que tal possa ser alcançado.

Com o ChatGPT a tornar-se num sinónimo de AI ao estilo do que o "Google" fez com as pesquisas, a possibilidade de ficar com o Chrome dar-lhe-ia um valioso impulso para cimentar essa associação. Um Chrome com ChatGPT integrado levaria os modelos AI da OpenAI a milhares de milhões de potenciais clientes (as últimas estatísticas indicam que o Chrome tem 3.45 mil milhões de utilizadores). Por outro lado, esta medida para reduzir o poder da Google estaria, em sentido oposto, a arriscar-se fazer com que a OpenAI pudesse ser a próxima empresa a ficar com poder excessivo no campo da AI.

Notícias do dia

23-04-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

UE critica taxa Apple nas app stores alternativas; Tesla anuncia queda nas vendas - promete robotaxi e robots para breve; HBO Max lança opção de "membro extra" nos EUA; Insta360 X5 com mais autonomia e lentes substituíveis; campanha de phishing abusa da Google para envio de emails falsos legítimos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

Apple e Meta levam multas "DMA" da UE

A UE volta a visar as gigantes tecnológicas norte-americanas, desta vez com multas à Apple e Meta ao abrigo do Digital Markets Act (DMA).

A Apple recebe uma multa de €500M devido à App Store, a Meta leva uma multa de €200M devido ao modelo "pagar ou consentir" para se poder escapar ao tracking e publicidade direccionada. As empresas têm 60 dias para implementarem as devidas alterações, mas ambas já revelaram intenções de recorrer da decisão, significando que os processos se irão arrastar pelos meses seguintes.


Samsung retoma actualizações para One UI 7

A actualização para o One UI 7 tem sido uma autêntica mancha na reputação da Samsung, com demoras e mais demoras, e com a suspensão das actualizações depois de terem sido finalmente iniciadas.

Agora, veremos se finalmente tudo isso poderá ficar para trás, com o reinício do processo de distribuição da actualização para os modelos dos anos anteriores, ou se será apenas mais um curto parágrafo a juntar a todo o mau historial a que se tem assistido.


VW apresenta ID.UNYX 06 renovado para a China

Enquanto por cá vai prometendo o ID.1 económico para 2027, para a China a VW já tem modelos com preço a começar abaixo desse valor.

O ID.UNYX 06, fabricado em parceria com a Anhui, sofreu uma remodelação que lhe dá melhor equipamento e autonomia, começando nos 426 km no modelo base com bateria LFP de 53.6 kWh. Não menos importante, recebe promoções que fazem com que o modelo Pure tenha preço a começar nos 18 mil euros, a versão Pro nos 21 mil euros, o Ultra nos 23 mil euros, e o topo de gama Max nos 26 mil euros. A VW também revelou três protótipos que antecipam modelos de produção que chegarão nos próximos anos: o ID. AURA, ID. ERA, e ID. EVO.


Musk promete FSD sem supervisão até ao final do ano

Num anúncio que parece ter tudo para se juntar às promesas não cumpridas que têm sido repetidas ano após ano, Elon Musk volta a assegurar que irá disponibilizar o modo FSD (no modo sem supervisão, totalmente autónomo) até ao final deste ano.

Diz também que irá começar a reduzir o nível de atenção exigido para o modo FSD com supervisão ao longo dos próximos meses - o que será uma evolução lógica para se atingir o modo autónomo total. Isto acaba por ser uma inevitavilidade dos planos de lançamento dos seus táxis autónomos, que supostamente começarão a ser testados já em Junho, e que nesta fase inicial irão usar os Model Y e Model 3 (até que tudo esteja pronto para lançar os robotaxis). Resta saber se, depois de tantos anos passados a prometer o FSD sem cumprir a promessa, será realmente desta que a promessa será cumprida.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Glen A. Larson era um verdadeiro homem dos sete ofícios, sendo realizador, escritor, músico, e produtor, e responsável pela criação de algumas das mais icónicas séries televisivas das décadas de 70 e 80, incluindo: Battlestar Galactica, Buck Rogers in the 25th Century, Automan, Manimal, The Fall Guy, Magnum P.I. e Knight Rider, entre muitas outras.

Powerbank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh a €55

23-04-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 145 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este power bank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh está disponível por 55 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de €36 e 5% adicionais.

Podem também espreitar o modelo mais compacto de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W + 45 W nas portas USB-C. Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks. Conta ainda com mais duas portas USB-A (até 33 W), para carregar até quatro dispositivos em simultâneo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Insta360 X5 com mais autonomia e lentes substituíveis

23-04-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Insta360 tem-se mantido como referência a nível das câmaras 360° e agora apresenta a mais recente X5.

A Insta360 revelou a nova X5, a sua câmara 360° topo de gama com várias melhorias. Agora com sensores de 1/1.28" - 144% maiores do que os da X3 e X4 - a X5 capta mais luz, prometendo qualidade melhorada em ambientes com pouca iluminação. Conta ainda com um modo nocturno com tecnologia AI, maior resistência à água, mais autonomia e, para agrado dos utilizadores, lentes que podem ser trocadas em casa por apenas 30 dólares.

O novo modo PureVideo usa inteligência artificial para reduzir ruído e melhorar a gama dinâmica em filmagens com pouca luz. A X5 grava em 8K a 30fps e em 5.7K a 60fps com HDR. Também permite filmar a 120fps em 4K. O novo sistema de processamento com três chips oferece 140% mais potência em comparação com o modelo anterior.
É também mais robusta, com certificação IP68, prometendo poder ser usada até 15 metros de profundidade sem caixa de mergulho. Um novo filtro de vento e algoritmos de áudio melhorados ajudam a captar som com menos ruído. A Insta360 inclui ainda um microfone wireless que também serve de controlo remoto, útil para gravações a solo.

A autonomia foi reforçada com uma bateria de 2400mAh que permite gravar até 187 minutos em 5.7K e 88 minutos em 8K. O carregamento rápido leva a bateria até aos 80% em apenas 20 minutos.



A Insta360 X5 chega com preço oficial de lançamento de €590, com vários kits adaptados a diferentes actividades (faz também com que o modelo anterior, a X4, esteja disponível a preço reduzido).

Huawei lança carregador de 1.5 MW

23-04-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Na corrida pelos carregamentos rápidos nos veículos eléctricos, a Huawei apresentou o seu mais recente carregador ultra-rápido de 1.5 MW.

A Huawei revelou um novo carregador para veículos eléctricos que pode atingir uma potência de 1.5 megawatts. Apresentado em Xangai, a marca refere que é o primeiro do mundo com arrefecimento líquido a atingir este nível de potência. Apesar de ter sido primariamente concebido para camiões eléctricos, é igualmente compatível com automóveis.

Com duas fichas de carregamento em simultâneo (sistema que se tem tornado cada vez mais popular na China), o sistema pode atingir os 2.400 amperes, permitindo carregar um camião de 10% a 90% em apenas 15 minutos, o que equivale a cerca de 300 kWh. Segundo a Huawei, é quase quatro vezes mais rápido do que os carregadores DC tradicionais (para comparação, os mais recentes Supercharger V4 da Tesla ficam-se pelos 350 kW - sendo que os Model 3 e Model Y carregam a potências bem abaixo desse valor).

Este carregador é compatível com 99% dos modelos eléctricos actuais e funciona em temperaturas extremas, entre os -30°C e os 60°C. Em testes reais, demonstrou melhorar a eficiência e reduzir os custos de operação em 20%. A Huawei está a colaborar com empresas de logística para implementar os primeiros 5.000 camiões eléctricos preparados para este sistema.

O anúncio surge numa altura em que o mercado chinês de carregamento rápido está a acelerar e a deixar muitos dos fabricantes do resto do mundo para trás. A CATL revelou recentemente uma bateria de 1.3 MW, e marcas como a Zeekr e a BYD também estão a lançar carregadores líquidos de alta potência, todos com o objectivo de reduzir drasticamente os tempos de carregamento dos eléctricos.

Hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores individuais a €24

23-04-2025 | 12:36 | A Minha Alegre Casinha

Precisam de um hub USB 3.0 com quantidade generosa de portas, mas que também permita desligá-las individualmente sem tirar / meter fichas? Então espreitem este hub.

Os hubs USB tornaram-se uma necessidade da vida moderna, especialmente para acompanharem os portáteis que vêm equipados com poucas portas USB, que rapidamente se esgotam assim que ligamos um teclado e rato externo. Adicionalmente, há casos particulares, de pessoas que precisam de um número superior de portas USB. Este hub da Vkusra tem 7 portas que permitem maior liberdade na quantidade de dispositivos USB que podemos utilizar, mas o que o torna mais especial é o facto de todas as portas contarem com o seu próprio botão para que possam ser ligadas ou desligadas individualmente.
O hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores está disponível por apenas 24.39 euros na Amazon Espanha, e inclui fonte de alimentação - activar desconto de 20%.

Pode ser o companheiro ideal para quem tiver que fazer a replicação de pens USB em média escala (se precisar de mais, pode sempre investir num hub de 16 portas, também com interruptores), ou simplesmente que tenha uma série de equipamentos USB que deseje manter acessíveis (por exemplo: gravador CDs externo, scanner, câmaras digitais, webcam, discos externos, etc.) mas com a possibilidade de os poder desligar sem retirar a ficha - algo que até pode funcionar como medida de protecção, prevenindo que uma infecção de ransomware se possa espalhar a um disco externo de backup, que apenas se ligue para os backups e depois se mantenha desligado.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

UE critica taxa Apple nas app stores alternativas

23-04-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A interpretação criativa da Apple das regras europeias - especialmente na aplicação de taxas sobre app stores alternativas - não está a passar despercebida.

A Apple volta a estar na mira da União Europeia, desta vez pela forma como está a aplicar as regras sobre as app stores alternativas no iOS. Apesar de o Digital Markets Act (DMA) ter obrigado a Apple a abrir o sistema a outras lojas na UE, a Comissão Europeia não ficou satisfeita com os resultados. Um relatório preliminar acusa a empresa de dificultar o processo com taxas elevadas e uma instalação complicada que desincentiva tanto os programadores como os utilizadores.

O principal alvo das críticas é a taxa Apple" - Core Technology Fee (CTF) - que obriga os programadores a pagar 0.50€ por cada instalação depois do primeiro milhão de downloads. Embora apps gratuitas e sem fins lucrativos estejam isentas, a Comissão considera que os custos e os requisitos impostos continuam a ser entraves significativos.
A UE também critica o processo de instalação destas lojas alternativas, que considera ser desnecessariamente complexo e confuso para os utilizadores. A Apple já recebeu as conclusões preliminares e terá agora a oportunidade de responder antes de ser tomada uma decisão final.

Por outro lado, há outras áreas onde a Apple tem cumprido com as exigências. A Comissão deu por encerrada a investigação referente ao ecrã de escolha do browser pré-definido, depois de a Apple ter feito alterações no iOS 17.4 que permitem aos utilizadores na UE desinstalar qualquer app do sistema e escolher o browser navegador que preferem, e que na UE inclui a possibilidade a usar de motores alternativos (por norma a Apple obriga a que todos os browsers usem o WebKit fornecido com o sistema para os browsers).

A espessura reduzida do iPhone 17 Air

23-04-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O futuro iPhone 17 Air vai destacar-se pela sua espessura reduzida - mas será que faz sentido?

Este ano espera-se que a Apple faça crescer a família iPhone com um novo modelo iPhone 17 Air, que terá como característica principal uma espessura reduzida de apenas 5.5 mm.

Para se ficar com uma melhor ideia do que isto significa na prática, o seguinte vídeo compara os tamanhos esperados dos diversos modelos da família iPhone 17 com base nas dimensões e designs que têm vindo a público.


Ora, se por um lado é certo que a Apple tem tradição na produção de produtos finos (também temos os MacBook Air, e iPad Air), vai ser interessante ver se o mercado está realmente receptivo a acolher um iPhone com menos alguns milímetros que os modelos normais, mas que para tal irá certamente sofrer a nível de outras características, como a autonomia e câmaras - especialmente tendo em conta que se espera que o preço vá ser inversamente proporcional à sua espessura.

Para mim, este modelo Air será um modelo que virá relembrar as fragilidades dos modelos finos (os testes de dobragem vão ser certamente divertidos de ver) e que acaba por só fazer sentido como percursor de um futuro iPhone efectivamente dobrável, e onde a questão da espessura se torna elemento crítico para que o equipamento, quando dobrado, mantenha uma espessura total que não seja incómoda. Quanto a vender "meio iPhone dobrável" como sendo um iPhone Air, aí já fico com sérias dúvidas sobre se a espessura, por si só, será suficiente para convencer os fãs da marca.

Hub USB-C Baseus 9-em-1 com 2 HDMI a €39

23-04-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O processo de transição para as portas USB-C faz inevitavelmente com que seja necessário usar um hub para manter as ligações tradicionais, e é precisamente isso que faz este hub Baseus 9-em-1 com 2 portas HDMI.

O objectivo das fichas USB-C era passarem a ser a ligação universal para tudo, mas esse é um processo que não pode ser feito de um dia para o outro. A maioria dos utilizadores continuará a ter inúmeros produtos que contam com outras fichas, e o recurso a adaptadores, ou um hub, acaba por ser indispensável.

No caso deste hub USB-C Baseus, uma única porta USB-C pode multiplicar-se em: 2x portas USB 3.0, 1 porta USB-C com PD 100W, 1x porta USB 2.0 de 480 Mbps, leitor de cartões SD, leitor de cartões microSD (que podem ser usados em simultâneo), 1x porta Ethernet Gigabit, e 2x portas HDMI com suporte para resoluções 4K.
Este hub USB-C Baseus 9-em-1 está disponível por 39 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 20 euros.

Este hub suporta também carregamento rápido via USB-PD até um máximo de 100 W; pelo que será mais que suficiente para recarregar portáteis usando um único cabo, enquanto simultaneamente dá acesso a todas as demais portas que disponibiliza; mas o elemento que será mais diferenciador será o de permitir a utilização de dois monitores externos, usando as 2 portas HDMI.

Também está disponível uma versão que permite ligar até quatro monitores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla anuncia queda nas vendas - promete robotaxi e robots para breve

23-04-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla apresentou resultados do 1º trimestre de 2025 abaixo do esperado, que atribui à transição para o novo Model Y, e faz promessas quanto ao FSD, robotaxi, robots, e modelos económicos, para breve.

O início de 2025 foi ainda difícil para a Tesla do que se previa. No primeiro trimestre, a empresa de Elon Musk registou uma quebra de 20% na receita automóvel, descendo para os 13 mil milhões de euros. A receita total também caiu 9%, fixando-se nos 17.43 mil milhões de euros, bastante abaixo das previsões dos analistas, que apontavam para 19 mil milhões.

Segundo a Tesla, grande parte desta quebra deveu-se principalmente ao processo de transição para o novo Model Y, que diz estar agora a ter uma procura acima do habitual. A descida dos preços médios e os incentivos extra nas vendas também pesaram nas contas. O lucro líquido caiu 71% para 369 milhões de euros, e o lucro operacional recuou 66%, também por conta dos custos acrescidos com os projectos ligados à inteligência artificial.


Outros sectores tiverem melhor prestação: a divisão de energia teve um aumento de 67% na receita, atingindo os 2.46 mil milhões de euros, graças à procura crescente por soluções de armazenamento energético.

E quanto às promessas, a Tesla mantém que irá arrancar o serviço piloto de robotáxis autónomos em Austin até Junho, e o arranque da produção dos seus robots humanóides Optimus ainda este ano, na Califórnia. Revelou também que o aguardado modelo económico (ou modelos) não serão novos modelos criados de raiz, mas sim modelos idênticos aos actuais Model 3 e Model Y mas com equipamento reduzido - uma medida que deverá simplificar imensamente o sistema de produção - e que deverão chegar ainda antes do final de 2025. Musk promete também disponibilizar o modo FSD totalmente autónomo até ao final do ano - algo que até poderia ser significativo se não tivesse passado os últimos anos a prometer o FSD "para breve" de forma recorrente - mas em que os investidores parecem acreditar, já que as acções da Tesla subiram após a apresentação destes resultados.

HBO Max lança opção de "membro extra"

23-04-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Ao estilo de outras plataformas de streaming, também a Max (ex-HBO) passa a dar opção para juntar um membro extra fora da residência oficial.

A plataforma de streaming Max, anteriormente conhecida como HBO Max, começou a restringir a partilha de contas com a proposta do novo modo "Membro Extra" nos EUA. Agora é possível juntar à conta alguém que viva fora da mesma casa, por mais 7.99 dólares por mês.

Esta funcionalidade só está disponível para quem tem uma subscrição num dos três planos principais: Básico com anúncios (9.99$/mês), Standard com Full HD (16.99$/mês) ou Premium com 4K e áudio Dolby Atmos (20.99$/mês). Não fica disponível nos pacotes que agrupam serviços adicionais, como a Disney+ e Hulu, nem nas subscrições feitas através de terceiros, como operadores de telecomunicações.
O Membro Extra recebe um acesso próprio com conta, perfil, histórico e definições personalizados. No entanto, se a conta principal for cancelada, o acesso do Membro Extra é automaticamente desactivado.

É de esperar que seja uma questão de tempo até que a mesma oferta seja expandida aos demais mercados onde a Max opera, incluindo Portugal, e igualmente acompanhada por novas medidas de combate à partilha de contas - como já aconteceu com a Netflix, por exemplo.

Campanha de phishing abusa da Google para emails falsos legítimos

22-04-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Há atacantes que estão a enviar emails de phishing que passam todas as validações por serem enviadas pela Google.

Um novo tipo de ataque de phishing está a explorar uma vulnerabilidade nos sistemas da Google. Os atacantes conseguem enviar mensagens falsas com origem aparente da Google, que passam todas as verificações técnicas, incluindo DKIM, e direccionam os utilizadores para páginas fraudulentas criadas para roubar credenciais.

O truque está no uso de um ataque chamado DKIM replay, onde os hackers usam domínios da Google, como o sites.google.com, para hospedar páginas falsas que imitam o portal de apoio da empresa. Como o email foi realmente enviado pelos sistemas da Google, tudo parece legítimo, até para utilizadores mais atentos, havendo apenas a pequena diferença do site apresentar um domínio sites.google.com em vez de accounts.google.com.
O esquema começa quando os atacantes criam uma conta Google com o endereço num domínio falso e autorizam uma app OAuth personalizada com uma mensagem de phishing como nome. Ao fazer isso, a Google envia automaticamente um alerta de segurança, assinado com DKIM, para essa conta; sendo essa a mensagem que é reencaminhada pelos atacantes para as vítimas, parecendo ser uma mensagem autêntica.

Isso permite que o email pareça genuíno e seja colocado ao lado de alertas de segurança reais na caixa de entrada da vítima. Uma das formas sugeridas para combater este ataque é a de simplesmente limitar o tamanho máximo do nome das apps, de modo a impedir que possa conter toda uma mensagem de phishing como é feito pelos atacantes. A Google tinha começado por dizer que isto não representava um risco de segurança, mas depois parece ter reconsiderado e diz que irá tratar do assunto.

|