PlanetGeek

Apple revela apps mais populares de 2024

17-12-2024 | 14:12 | Aberto até de Madrugada

A Apple revelou o top de apps mais populares do ano de 2024 na App Store.

Aproximando-se o final de 2024, é momento de sermos inundados pelos "tops" de popularidade e resumos do ano dos mais variados serviços. No caso da Apple, podemos ver quais foram as apps mais populares do ano nos EUA, que demonstram algumas alterações face às preferências habituais.

Em 2024, as apps gratuitas favoritas dos utilizadores norte-americanos foram:
  1. Temu
  2. Threads
  3. TikTok
  4. ChatGPT
  5. Google
Quando aos jogos, as preferências foram para:
    1. Block Blast!
    2. MONOPOLY GO!
    3. Roblox
    4. Call of Duty: Warzone
    5. Township
      Não deixa de ser revelador que no top 5 se tenham apps como Temu, Threads, TikTok e ChatGPT, e só depois a app da Google; e que apps com o Instagram, WhatsApp, YouTube e Gmail só apareçam nas posições seguintes. Apps como o Google Maps e o Facebook já nem entram no top 10.

      Parece começar a ficar cada vez mais visível a mudança de paradigma a que poderemos assistir nos próximos anos, com alguns dos actuais "gigantes" a poderem tornar-se nos próximos MySpace, Altavista, e outros, que tiveram a sua era de ouro e depois foram relegados para a pré-história da web.

      Powerbank Baseus USB-C 100W 20000mAh a €48

      17-12-2024 | 13:11 | Aberto até de Madrugada

      Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 100 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

      Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
      Este Powerbank Baseus USB-C 100W 20000 mAh está disponível por 48 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 40%.

      Podem também espreitar a versão mais compacta de 65W.

      Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W (USB-C 1 e USB-C 2) e 30 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


      Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

      Google lança Veo 2 para competir com Sora da OpenAI

      17-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

      A Google não está a dar tréguas à OpenAI, revelando o Veo 2 de geração de vídeo e fazendo melhorias ao Imagen 3.

      Este final de 2024 está a ser agressivo no mundo das tecnologias AI, com a Google a contrpor diversas ferramentas aos anúncios e novidades da OpenAI - algumas das quais estavam prometidas há muito e tardaram a chegar às mãos dos utilizadores.

      Foi precisamente isso que aconteceu com o Sora, que passou quase um ano inacessível e só agora foi disponibilizado, um atraso que deu à Google a oportunidade para trabalhar e revelar o seu Veo 2. Este modelo consegue criar vídeos AI com resoluções até 4K e duração superior a dois minutos, superando o Sora da Google, e os vídeos de demonstração que foram apresentados são impressionantes, particularmente a nível de evitar problemas comuns como a geração de mãos realistas que não tenham dedos a mais ou a menos. O Veo 2 também permite o controlo dos movimentos de câmara, facilitando a obtenção dos vídeos da forma que se deseja.

      Today, we’re announcing Veo 2: our state-of-the-art video generation model which produces realistic, high-quality clips from text or image prompts. 🎥

      We’re also releasing an improved version of our text-to-image model, Imagen 3 - available to use in ImageFX through… pic.twitter.com/h6ejHaMUM4

      — Google DeepMind (@GoogleDeepMind) December 16, 2024







      Não demorou para que fosse feita uma comparação directa a um vídeo a cortar um tomate, que teve resultados desastrosos no Sora:

      @OpenAI, 😔 pic.twitter.com/4d5XAGzctd

      — Ant A (@AntDX316) December 16, 2024
      E que o Veo 2 foi capaz de criar sem problemas:

      "A pair of hands skillfully slicing a ripe tomato on a wooden cutting board"#veo pic.twitter.com/VDuxnkvIa0

      — Agrim Gupta (@agrimgupta92) December 16, 2024

      We’ve also enhanced Imagen 3’s ability to:
      ▪️ Produce diverse art styles: realism, fantasy, portraiture and more
      ▪️ More faithfully turn prompts into accurate images
      ▪️ Generate brighter, more compositionally balanced visuals

      https://t.co/MmdiHyrugR pic.twitter.com/L1l2Qzs5up

      — Google DeepMind (@GoogleDeepMind) December 16, 2024
      A par do Veo 2, a Google também disse ter feito melhorias no seu modelo Imagen 3 de geração de imagens, que passa a gerar imagens mais detalhas, com texturas mais nítidas, e com capacidade para replicar maior variedade de estilos artísticos.
      A este ritmo, parece não estar muito distante a possibilidade de, em vez de ver filmes pré-feitos, se possa começar a assistir a vídeos personalizados gerados em função das preferências de cada um, e com a possibilidade de serem interactivos, seguindo o rumo ou enredo que cada um optar no momento.

      Nvidia App abranda jogos até 15%

      17-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

      A Nvidia mudou recentemente dos seus drivers tradicionais no Windows e o GeForce Experience para uma app integrada, mas o seu uso tem impacto negativo nos jogos, podendo reduzir o framerate em até 15%.

      Depois das queixas de vários utilizadores, testes recentes confirma que a nova Nvidia App, incluída nos últimos drivers, pode reduzir o desempenho em jogos até 15% em alguns casos. A aplicação substitui o GeForce Experience (GFE), agora descontinuado, mas parece causar quedas significativas no framerate. Com os drivers 566.36, o GFE foi oficialmente removido, deixando aos utilizadores a escolha de usar a Nvidia App ou evitá-la, se quiserem o máximo desempenho.

      Nos testes com uma RTX 4060 em cinco jogos, as quedas variaram entre 2% e 12%. O maior impacto foi em Assassin's Creed Mirage, que perdeu 12% a 1080p com definições ultra. Jogos como Stalker 2 e Microsoft Flight Simulator 2024 mostraram melhorias marginais ou consistência, mas foram casos isolados. No geral, evitar a Nvidia App melhorou consistentemente os resultados, com os impactos de desempenho a serem independentes da resolução e definições escolhidas.

      Testes com hardware de gama alta, como uma RTX 4080 Super e um Ryzen 7 9800X3D, revelaram perdas ainda maiores, indicando que GPUs topo de gama podem ser mais afectados.
      Sendo este um sector em que muitos utilizadores fazem tudo o que podem para ganhar alguns preciosos frames por segundo extra, parece estranho que a Nvidia não tenha detectado este problema durante a fase de testes, e tenha avançado com o lançamento global da app apesar desta penalização nos jogos.

      OpenAI lança pesquisa web do ChatGPT para todos os utilizadores

      17-12-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

      O ChatGPT Search, a ferramenta de pesquisa web da OpenAI, está agora disponível para todos os utilizadores do ChatGPT.

      Antes exclusiva para assinantes premium, esta funcionalidade de pesquisa oferece respostas resumidas com links, imagens, vídeos e uma nova opção para activar manualmente a pesquisa através do ícone "Search the web".

      Lançada em Outubro como evolução do protótipo SearchGPT, a ChatGPT Search utiliza uma versão ajustada do modelo GPT-4 da OpenAI para fornecer resultados da web, como notícias de última hora, pontuações desportivas e cotações de acções. Os utilizadores podem fazer perguntas adicionais para refinar as pesquisas e explorar fontes relevantes através de links. Além disso, a OpenAI anunciou melhorias no desempenho, com respostas mais rápidas e uma experiência móvel melhorada, incluindo informações organizadas de empresas, como moradas e contactos, integradas com o Apple Maps no iOS.

      🌐ChatGPT search 🌐is starting to roll out to all Free users today.

      Search the web in a faster, better way—available globally on https://t.co/nYW5KO1aIg and our mobile and desktop apps for all logged-in users. pic.twitter.com/yf6GJGAm8b

      — OpenAI (@OpenAI) December 16, 2024
      Outra novidade é a integração com o Advanced Voice Mode, que permite pesquisas web em tempo real por voz. Esta funcionalidade facilita o processo de obter informações actualizadas da internet, por voz, tornando-se vantajoso para o uso em movimento ou para utilizadores com limitação de movimentos.


      Apesar dos avanços, o ChatGPT Search tem enfrentado críticas de editores que temem que ferramentas de pesquisa AI reduzam (ainda mais) o tráfego para os seus sites. Um estudo recente sugere que funcionalidades como ChatGPT Search e AI Overviews da Google podem diminuir até 25% do tráfego online devido ao menor destaque dado a links directos para os sites de origem.

      Ganha um localizador Bluetooth Tile

      17-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

      Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um localizador Bluetooth Tile.

      Perfeito para quem frequentemente se esquece onde deixou as suas chaves (ou outros objectos), este pequeno localizador Tile facilita o processo de as encontrar.


      Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

      Loading…

      Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

      Matrículas digitais sucumbem a hackers para evitar multas e portagens

      16-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

      Tal como tínhamos antecipado, as matrículas digitais nos EUA estão a revelar os seus pontos fracos, sucumbindo aos ataques de hackers, e podendo ser adulteradas para apresentar qualquer mensagem ou número.

      As matrículas digitais, como as vendidas pela Reviver, estão a tornar-se cada vez mais populares nos EUA depois de terem sido aprovadas em 2019, oferecendo funcionalidades como alertas de roubo e ecrãs personalizáveis. No entanto, investigadores de segurança da IOActive demonstraram métodos para fazer o "jailbreak" destas matrículas, permitindo alterar números de matrícula, fazendo com que o pagamento de portagens ou multas vá parar a outros condutores.

      O método envolve aceder ao hardware interno da matrícula, instalar firmware personalizado e activar comandos através de uma app. As matrículas modificadas podem exibir qualquer número ou imagem, sem qualquer tipo de restrição. Mais preocupante, este ataque poderia ser feito a qualquer um dos 65 mil utilizadores destas matrículas sem o seu conhecimento, bastando alguns minutos com acesso à matrícula quando o carro está estacionado, permitindo que se faça o tracking da sua localização remotamente. E embora o fabricante argumente que isto exige "conhecimento técnico" específico, o investigador relembra que muitos outros métodos complexos foram simplificados de forma a se tornarem num simples "carregar num botão", e que o mesmo poderá ser feito com este.


      Por agora a Reviver não tem qualquer solução possível, já que a vulnerabilidade é a nível do hardware utilizado e não há actualização de firmware que a possa corrigir. Por isso, defende-se dizendo que estas alterações são "ilegais" e que o risco é minimizado pela necessidade de ter acesso físico à matrícula - enquanto vai prometendo que irá alterar o hardware em versões futuras.

      Tendo em conta que tem estas matrículas digitais custam 800 dólares, o risco mais provável é que este jailbreak seja utilizado por ladrões que queiram roubar as matrículas para as revender a preço reduzido, já que podem ultrapassar todas as protecções anti-roubo e torná-las funcionais sem necessidade do pagamento continuado da subscrição.

      Resumo AI de notificações da Apple cria notícia falsa

      16-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

      O resumo de notificações Apple Intelligence gerou uma notícia falsa da BBC sobre Luigi Mangione, suspeito do homicídio do CEO da UnitedHealth Group.

      O resumo de notificações é uma das funcionalidades das capacidades Apple Intelligence que usam tecnologias AI para melhorar o uso dos iPhones, prometendo condensar múltiplas notificações numa versão resumida de mais fácil leitura. No entanto, neste caso, o resumo AI apresentado anunciava de forma errada que Mangione se tinha suicidado. A notificação dizia: "Luigi Mangione shoots himself; Syrian mother hopes Assad pays the price; South Korea police raid Yoon Suk Yeol’s office".

      O problema surgiu porque a Apple Intelligence combinou três manchetes separadas da app BBC News numa única notificação, separando-as com pontos e vírgulas. Enquanto os resumos das notícias sobre a Síria e a Coreia do Sul estavam correctos, a referência a Mangione estava errada. A BBC ainda não revelou o texto completo da notificação original sobre Mangione, o que dificulta identificar onde o erro ocorreu. A BBC diz já ter contactado a Apple de modo a que resolva o problema, sendo que outros erros semelhantes também foram registados com outras publicações, como o New York Times.

      Casos como este vêm relembrar que, por muito útil que a tecnologia e ferramentas AI sejam há que estar consciente de que, mesmo que funcionem bem 99% das vezes, se está sempre sujeito a que possam funcionar mal em certos cenários - e que, como tal, convém sempre aplicar um pouco de inteligência humana antes de assumir que tudo o que sai das funcionalidades AI está automaticamente correcto. De facto, a mesma recomendação também se aplica às coisas escritas por humanos. :)

      Notícias do dia

      16-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

      MS tenta vender OneDrive a utilizadores sem espaço ocupado; governador confunde estrelas com drones; Tesla aumenta preço do Model S mas inclui carregamentos gratuitos; como fazer um medidor de consumo eléctrico com ESP32 para o Home Assistant; Renault revela Renault 5 Turbo 3E Eléctrico; Adobe Reflection Removal remove reflexos nas fotos usando AI; e hackers russos fazem ataque WiFi via empresa vizinha.

      Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um tapete de rato com iluminação RGB.

      Chips de 2nm da TSMC poupam 35% no consumo

      A TSMC já revelou as melhorias que se podem esperar com a evolução para o seu processo de produção de chips de 2nm, que volta a trazer um salto na redução de consumos de 35%, ou mantendo o consumo da geração anterior, melhorar o desempenho em 15%.

      O ponto negativo é que este processo só deverá ficar disponível na segunda metade de 2025, o que significa que só deveremos começar a ver chips com esta tecnologia a chegar ao mercado em 2026, com os clientes prioritários a serem, previsivelmente, a Apple e a Nvidia.


      HDMI 2.2 será apresentado em Janeiro de 2025

      Já falta pouco para ficarmos a conhecer a próxima geração do HDMI, o HDMI 2.2, que deverá permitir resoluções ainda maiores e com maior frame rate.

      O actual HDMI 2.1b permite transferências de 48 Gbps, o que parece bastante mas já se torna limitativo para resoluções 8K e superiores, com HDR, ou frame rates mais elevados, obrigando a recorrer a compressão DSC (Display Stream Compression). Espera-se que o 2.2 possa aumentar a largura de banda, de modo a permitir resoluções como 8K120 sem necessidade de compressão, e reservar a compressão para resoluções superiores ou frame rates mais elevados como 240 Hz. Saberemos no início de 2025.


      UE aprova criação da rede satélite IRIS²

      Tal como aconteceu com o sistema GPS, em que a UE criou a sua própria versão Galileo, também nas comunicações via satélite a UE não quer ficar dependente da rede Starlink da SpaceX e anuncia o início da constelação IRIS².

      Esta constelação irá contar com 290 satélites, que ficarão posicionados a diferentes altitudes, permitindo uma maior cobertura com menor quantidade de satélites (quando comparada com a rede Starlink da SpaceX, que já conta com cerca de 6 mil satélites). Vai ter um custo de mais de 10 mil milhões de euros e deverá ficar funcional em 2030. Por agora ninguém avança previsões de quanto é que poderá custar o acesso a esta rede, nem se irá suportar as capacidades direct-to-cell de comunicação directa com smartphones sem hardware especial - algo que, se não suportar, me parece que será um enorme erro estratégico.


      Tesla FSD v13 mostra o que vale


      Após muitos, muitos, anos de promessas, a Tesla começa finalmente a aproximar-se da concretização do modo autónomo (supervisionado) para os seus veículos. Nas últimas semanas têm-se multiplicado os vídeos que demonstram longas viagens, do ponto de origem ao ponto de destino, feito de forma totalmente autónoma sem qualquer intervenção por parte dos condutores.

      De notar que isto acaba por ser uma necessidade obrigatória para que a Tesla possa lançar o seu robotaxi, sendo que as primeiras versões do modo FSD não-supervisionado estão prometidas para 2025; com Elon Musk a ter assegurado que essa capacidade chegaria a todos os demais veículos da Tesla e não apenas o Cyber Cab.

      V13 is MINDBLOWING.

      Here’s the first drive video with FSD v13.2.1. 31 mins from parking lot to parking spot with ZERO disengagements or interventions. I can’t believe how smooth it is- it’s incredible.

      This is it folks, it’s here. @elonmusk @Tesla_AI pic.twitter.com/uZvxsgRmJA

      — Zack (@BLKMDL3) December 16, 2024


      Curtas do dia


      Resumo da madrugada






      Curiosidade do dia: A Philips é uma empresa Holandesa que foi fundada em 1891. Começou por se dedicar ao fabrico de lâmpadas incandescentes, e ao longo dos anos expandindo a sua actividade muitos outros produtos. A sua primeira máquina de barbear foi lançada em 1939, com o nome Philishave que se mantém até aos dias de hoje.

      Saldo de Natal Godeal24 com Windows 11 Pro a €13.25€ e MS Office a €15.29

      16-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada


      O Black Friday acabou e agora chegam as promoções de Natal. Ainda consegues apanhar preços baixos nas chaves Microsoft na Godeal24. Quer estejas a comprar presentes ou a dar um mimo a ti próprio, há algo para todos na promoção de Natal da Godeal24. O Windows 11 24H2 traz melhorias a nível de WiFi, AI, definições mais flexíveis e suporte HDR. Podes comprar o Windows 11 Pro por apenas 13,25€, ou um pacote para 5 PCs por 10,63€ por PC.

      Para aumentar a produtividade, considera a suite Microsoft Office. O Office 2021 não inclui o Teams mas tem o Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Publisher e Access por apenas 15,29€. Se precisas do Teams, opta pelo Office 2021 Professional por 35,24€. As chaves são genuínas, com suporte completo da Microsoft. Mas não percas tempo — estas promoções só duram durante o Natal.

      Oferta especial nos Office:

      Descontos nos Windows 11 e Windows 10:


      Temos os Windows empresariais com desconto de 50% usando-se o código SGO50.

      Temos os bundles Windows+Office com desconto de 62% usando o código SGO62.

      Packs de desconto do Windows e Office em volume.

      Temos ainda diversos utilitários em promoção.


      O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


      O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].


      Transmissão de variação contínua com engrenagens

      16-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

      Um novo mecanismo permite criar uma caixa CVT de variação contínua, sem correias, com maior eficiência.

      O conceito de uma transmissão de variação contínua (CVT) com engrenagens sempre foi visto como o "objectivo supremo" da engenharia automóvel. Combinando a suavidade das transmissões contínuas CVT tradicionais com a eficiência dos sistemas com engrenagens, este novo design RatioZero é agora uma realidade.

      Enquanto a maioria das CVTs utiliza correias, sacrificando eficiência, uma CVT com engrenagens promete oferecer tanto desempenho suave como máxima eficiência energética. Apelidada de RatioZero, esta nova abordagem inspira-se nas caixas de velocidades planetárias, mas com diversas melhorias. O anel exterior funciona como entrada, o anel interior como saída, e três pequenas engrenagens internas transferem a potência sequencialmente, proporcionando a variação de forma contínua, do zero (sem necessidade de embraiagem) à multiplicação máxima. Este design garante mudanças de relação contínuas e suaves, ao mesmo tempo que mantém a elevada eficiência das engrenagens dentadas. Os seguintes vídeos mostra o mecanismo e um protótipo em funcionamento.



      No entanto, por agora o sistema parece ter sido criado para aplicação em bicicletas, faltando demonstrar se é adequado para a aplicação em automóveis. Se assim for, poderia ser uma excelente forma de potencialmente maximizar o desempenho de motores eléctricos (e a combustão).

      Google NotebookLM ganha modo interactivo e modalidade Plus

      16-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

      O impressionante NotebookLM da Google ganha novo design, modo interactivo de voz, e modalidade Plus.

      O NotebookLM é uma das ferramentas AI mais impressionantes dos últimos tempos, permitindo atirar para lá um enorme quantidade de informação e obter resultados condensados, que podem até ser apresentados sob a forma de podcast. Com esta actualização, o NotebookLM ganha um design renovado, novas funcionalidades de áudio e a introdução da subscrição "Plus".
      O novo design apresenta um layout de três colunas para uma gestão de tarefas mais práctica. O painel "Sources" à esquerda permite alternar entre uma barra de navegação e uma visualização expandida de documentos. O painel central "Chat" serve como a interface principal de interacção com o modelo AI, e o painel "Studio" à direita oferece acesso a ferramentas como Áudio Overview, guias de estudo e notas. Esta interface unificada facilita a mudança entre diferentes actividades.

      O NotebookLM também inclui agora um modo experimental interactivo para as Audio Overviews. Com esta função, os utilizadores não se limitam a ouvir o resumo áudio mas podem fazer perguntas por voz sobre os conteúdos, como perguntar por mais detalhes ou pedir explicações alternativas aos agentes virtuais.


      Por fim, o NotebookLM passa a ter uma modalidade Plus de subscrição, orientado para para empresas, e que estará disponível para assinantes do Google One AI Premium no início de 2025. Por 19,99 dólares/mês, o Plus aumenta os limites de cadernos, consultas no chat e fontes, além de oferecer funcionalidades exclusivas como configurações de chat personalizáveis, opções de partilha de cadernos e análises detalhadas.

      Tablet Teclast T60 de 14" a €306

      16-12-2024 | 13:21 | A Minha Alegre Casinha

      Depois do T60 temos agora o tablet Teclast T70, com ecrã de 14".

      O Teclast T70 vem equipado com um ecrã IPS de 14" (1920x1200) com margens reduzidas, CPU MTK G99, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "20 GB" virtuais), 512 GB + microSD até 4 TB, câmaras de 13 MP e 8 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.2, GPS, bateria de 10000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 8.6 mm.
      Com tudo isto, este Teclast T60 está disponível por 306 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 100 euros.

      Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet com ecrã de grande dimensão e características interessantes, e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a modelos como este, o mundo dos tablets está cada vez mais acessível, e com variedade de tamanhos para todos os gostos e necessidades.


      Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

      Apple AirTag 2 vai triplicar alcance da localização

      16-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

      A nova geração AirTag 2 da Apple deve chegar em 2025, permitindo localizar objectos ao triplo da distância dos AirTag actuais.

      A Apple tem mantido os AirTag, os seus trackers de localização, inalterados desde o lançamento em Abril 2021 mas parece que a segunda geração poderá chegar nos próximos meses. Como não há muita coisa para alterar num produto que se limita "a funcionar", a grande novidade vai para um dos poucos pontos que pode ser melhorado, a capacidade de localização a maior distância.

      As informações mais recentes referem que a Apple deverá usar um novo chip UWB (Ultra Wideband) idêntico ao que é usado nos iPhone 15 e Apple Watch Ultra, que permite fazer a localização com precisão (Precision Finding) a distâncias de até 90 metros - três vezes mais que os 10-30 metros possibilitados pelos AirTag actuais, que usam o chip UWB estreado no iPhone 11. O design deverá manter-se inalterado, facilitando o seu uso com acessórios já existentes.


      É também referido que a Apple vai fazer alterações no altifalante incorporado, de modo a que seja mais difícil de remover, uma operação que é feita frequentemente para quem deseja usar os AirTag de forma indevida, para seguir pessoas, automóveis, ou outras coisas, de forma que seja mais difícil de detectar (os AirTag começam a apitar quando passam demasiado tempo longe do iPhone com a conta a que estão associados). No entanto, já referimos por diversas vezes que as mesmas medidas que visam proteger pessoas de tracking abusivo e indesejado, também acabam por facilitar a vida aos ladrões, sinalizando a presença dos AirTag.

      Neste momento, podemos encontrar um pack de 4 AirTags por 90 euros na Amazon.

      Forza Horizon 4 deixa de estar disponível

      16-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

      O Forza Horizon 4, jogo de corridas em mundo aberto, deixa de poder ser comprado nas lojas digitais.

      Apesar de se dizer que, nesta era da internet, tudo está disponível "para sempre", as questões dos direitos de autor continuam a ser um grande entrave aos direitos dos consumidores. E mais um exemplo disso é o desaparecimento do Forza Horizon 4, que deixa de poder ser comprado no Steam e demais lojas digitais.

      Apesar de ser um jogo que ainda hoje se mantém perfeitamente jogável e com gráficos de qualidade, o jogo deixa de poder ser vendido por causa de contratos de licenciamento expirados (não tendo sido explicado se por causa do uso de automóveis ou, mais provavelmente, das músicas). Um problema recorrente nos jogos, que também já afectou jogos como GTA: Vice City (que depois regressou devido a uma renegociação) e Alan Wake (que usa músicas diferentes dependendo das edições).

      Pelo menos, desta vez os jogadores que tiverem comprado o jogo poderão continuar a jogá-lo; mas isso não evita a situação frustrante de, para as próximas gerações, a única opção para que não conseguir apanhar o Forza Horizon 4 em versão física, tenha que ser recorrer ao download de versões pirata do jogo.


      SSD Samsung 990 Pro 2TB a €169

      16-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

      Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos Samsung 980 Pro, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

      Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes Samsung 990 Pro, com velocidades de até 7.45 GB/s em leitura e 6.9 GB/s em escrita.
      O Samsung 990 Pro de 2 TB está disponível por 169 euros na Amazon Espanha.

      Há quem critique a Samsung por ter aplicado a designação "Pro" nestes SSDs (tal como nos 980 Pro), quando eles utilizam memórias flash TLC, acompanhadas por uma cache de memória RAM e flash SLC, e que por isso melhor seriam enquadrados na família EVO. As suas velocidades reduzem-se significativamente caso se ultrapasse a memória cache; no entanto, em uso normal, isso é algo que não de deverá fazer notar de forma significativa.

      O que se fará notar é que, no caso de os utilizarem numa motherboard apenas com PCIe 3.0, as velocidades cairão para valores na ordem dos 3.5 GB/s em leitura e 3.4 GB em escrita. Velocidades respeitáveis, mas que ficam aquém das suas capacidades; pelo que o melhor será utilizá-los em motherboards que suportem M.2 PCIe 4.0.


      Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

      Governador confunde estrelas com drones

      16-12-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

      Nos EUA temos mais um caso de identificação errada de objectos voadores nocturnos, com um governador republicano a dizer que testemunhou dezenas de "drones" a sobrevoar a sua residência - que na verdade eram apenas estrelas da constelação Orion.

      Dando seguimento a outos relatos de drones desconhecidos a sobrevoar diversas cidades dos EUA, o governador Larry Hogan achou que deveria seguir o exemplo, e publicou um vídeo que dizia demonstrar que a sua própria residência estaria a ser sobrevoada por "dezenas de drones" durante a noite, e a pedir acção imediata do governo.

      Só que os preocupantes "drones" rapidamente foram identificados por pessoas com conhecimento do céu nocturno, e que demonstraram que afinal, os "drones" eram apenas algumas das estrelas mais visíveis, e reconhecíveis, do céu nocturno: as estrelas da constelação Orion.

      Some of the "drones" in Maryland Governor Larry Hogan's video are just stars in the constellation Orion.#Drones #Stars https://t.co/7YclTa2QT9 pic.twitter.com/QqjdDfX0oR

      — Steven Greenstreet 🐷 (@MiddleOfMayhem) December 14, 2024
      Como qualquer adepto dos fenómenos OVNI / UFO (agora UAPs - Unidentified Aerial Phenomena) muito bem sabe, a esmagadora maioria de relatos de "objectos voadores" acaba por ter explicações bastante banais, passando por: estrelas (como este caso demonstra), planetas, aviões, etc. Nos últimos casos temos também uma quantidade abismal de drones no ar, que só não dão origem a mais relatos porque as pessoas já passaram a associá-los a todo o tipo de objectos voadores que não reconhecem imediatamente, novamente, como fica exemplificado por este caso.

      De forma indirecta, também podemos culpabilizar a imensa poluição luminosa que temos nas nossas cidades, que faz com que grande parte da população nunca tenha tido a oportunidade, nem o prazer, de poder olhar para um céu nocturno livre de interferências, e apreciar a enorme quantidade de estrelas que o polvilham. Se tal acontecesse, talvez se pudessem evitar episódios como este - mesmo com a agravante de que, para a geração de pessoas como este governador, não há desculpa para não reconhecer a constelação Orion, por causa dos muitos filmes da Orion Pictures cujo intro inicial gravou esta constelação na memória colectiva de várias gerações.

      Ganha um tapete de rato com iluminação RGB

      16-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

      Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um tapete de rato com iluminação RGB.
      Este tapete XL RGB para ratos tem uma dimensão de 800 x 300 mm, espessura de 4 mm, e iluminação LED RGB no rebordo. É o tapete ideal para cobrir toda a área de trabalho e nunca mais se preocuparem com o rato chegar ao limite do tapete.

      Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

      Loading…

      Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

      MS tenta vender OneDrive a utilizadores sem espaço ocupado

      15-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

      A Microsoft está a recorrer a uma táctica enganadora para tentar levar os utilizadores a pagarem por espaço extra no OneDrive - mesmo quando nem o usam.

      A MS tem feito com que seja cada vez mais complicado usar o Windows sem que se consiga evitar a criação de uma conta Microsoft. Como parte dessa conta os utilizadores recebem 5 GB de espaço cloud no OneDrive, mas se se pode discutir se 5 GB é, ou não, adequado para os dias actuais, o que é indiscutível é que não se deva usar técnicas enganadoras para levar os clientes a pagarem por algo de quem necessitam.

      Um dos nossos leitores enviou-nos o alerta que recebeu no seu Windows, dizendo que tinha apenas 1% no OneDrive e recomendando que expandisse a capacidade passando para uma modalidade paga. Ora, o que está de errado neste alerta e recomendação? Na verdade, o 1% é o espaço ocupado, com a sua conta a ter 99% de espaço livre (menos de 0.1 GB dos 5 GB)!
      Ora, se para qualquer pessoa habituada a lidar com as tecnologias isto seja um alerta facilmente ignorado, sem dúvida que haverá muitos utilizadores que poderão simplesmente acreditar naquilo que a Microsoft lhes está a dizer, e acederem a mudar para uma subscrição paga para terem o tal espaço extra que a MS diz ser necessário por estarem com a conta cheia... de nada.

      É certo que a MS poderá facilmente desculpar este cenário, dizendo que se trata apenas de mais um (dos muitos) bugs, prometendo que será resolvido em breve. Mas se assim for, espera-se que pelo menos também tenha a decência de devolver o dinheiro a todos os que pagaram pelo OneDrive no seguimento da apresentação deste alerta enganador.

      A incrível engenharia do Space Shuttle

      15-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

      O Space Shuttle inspirou gerações e ainda é um exemplo da incrível engenharia que está envolvida na ida ao espaço.

      O Space Shuttle fez-nos sonhar com a possibilidade de que o acesso ao espaço fosse tão fácil quanto apanhar um avião. Na prática as coisas não foram assim tão simples, pois apesar de tecnicamente ter sido a primeira nave espacial reutilizável, na verdade obrigava a um longo e dispendioso processo de re-preparação para que pudesse fazer um novo lançamento. Ainda assim, e mesmo agora vivendo-se numa era em que temos foguetes a serem reutilizados dezenas de vezes e se esteja perto de ver a Starship da SpaceX a materializar esse sonho das naves reutilizáveis, não deixa de ser interessante ver tudo o que estava envolvido nos voos do Space Shuttle, explorado em detalhe ao longo de mais de uma hora neste excelente documentário do canal Real Engineering.


      |