Digi arranca em Portugal com
tarifários atractivos; UE investiga se
iPadOS compre DMA; Google Play Services beta
causa problemas nas apps Android; Tesla ganha alerta para
abertura das portas com obstáculos; iOS 18.2 já prepara
ChatGPT pago; e AT&T multada em $2.3M por
receber benefícios governamentais indevidos.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer exemplares do
livro IPv6 - O Caminho para a Internet do Futuro.
iOS 18.4 vai deixar escolher apps para navegação e tradução
Depois do browser e outras, o iOS 18.4 vai adicionar duas novas categorias em que os utilizadores poderão escolher quais as apps favoritas a utilizar em vez das apps do sistema: a
app de mapas e navegação e a app de tradução.
Isto deverá chegar durante a primeira metade de 2025, por
exigência do DMA Europeu, que também vai possibilitar que os utilizadores possam escolher qual a app de gestão de passwords, e até a app de gestão dos telefonemas. Como sempre, o facto de isto ser permitido não quer dizer que os utilizadores sejam forçados a mudar das apps do sistema, mas assim passam a poder optar por algo como o Google Maps ou o Waze para a navegação, ou o Google Translate (ou outros) para a tradução, se assim o desejarem.
Google Messages com imagens originais via RCS
A Google está a preparar-se para levar mais uma funcionalidade dos serviços de mensagens ao Google Message, permitindo que os utilizadores possam escolher enviar fotos em qualidade original via RCS.
Até agora, apesar do RCS permitir o envio de fotos com qualidade bastante superior à dos SMS, as fotos continuavam a sofrer compressão adicional. Com esta nova opção, os utilizadores poderão escolher a opção "HD+" que
enviará a foto na qualidade original, evitando a perda de qualidade - e a necessidade de recorrer a um serviço externo para transferirem essas fotos com o máximo de qualidade.
Apple deixa passar app pirata na App Store
Demonstrando como o sistema de verificação da Apple pode falhar, chegou mais uma app camuflada de pirataria à App Store.
A app Univer Note apresentava-se como sendo uma app de apontamentos e planeamento, mas na realidade
permitia ver filmes pirata. Para escapar ao processo de verificação, nos EUA a app comportava-se como app de produtividasde, tal como era apresentada, só disponibilizando as funcionalidades "pirata" noutros países. Como é habitual, assim que a mesma começou a tornar-se demasiado visível e a chegar às notícias, já foi removida pela Apple.
Netflix remove conteúdos interactivos
Apesar de ter dito que seria uma área em que iria investir fortemente, a Netflix parece dar por terminada a sua aposta em conteúdos interactivos, removendo a maioria dos que disponibiliza na sua plataforma.
A partir de Dezembro, dos 24 programas interactivos que existem actualmente, apenas irão permanecer quatro: Black Mirror: Bandersnatch, Unbreakable Kimmy Schmidt: Kimmy vs. the Reverend, Ranveer vs. Wild with Bear Grylls, e You vs. Wild. Todos os outros, incluindo o quiz Triviaverse,
deixarão de estar acessíveis.
Curtas do dia
Resumo da madrugada
Curiosidade do dia: A Michelin criou os pneus run-flat em 1930, que podiam continuar a rodar depois de terem um furo; mas eram pneus destinados a veículos especiais e para uso militar. Só no final da década de 1950 começaram a chegar ao público em geral, quando a Goodyear fez uma parceria com a Chrysler, e começando a ganhar alguma tracção ao longo das décadas seguintes.