PlanetGeek

Pixel 9 Pro mais barato que iPhone 16 Pro a produzir

06-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de terem o mesmo preço base, o Pixel 9 Pro tem um custo de produção bastante inferior ao do iPhone 16 Pro.

Tanto o Pixel 9 Pro da Google como o iPhone 16 Pro da Apple tem um preço base de $999 (nos EUA), mas apesar disso, uma estimativa do custo de produção dá uma vantagem significativa à Google, com o custo do Pixel 9 Pro a ser mais reduzido do que custa fabricar um iPhone 16 Pro.

Segundo as estimativas, um iPhone 16 Pro tem um custo de $568 em peças (representando um aumento de 6% face ao modelo anterior), com os elementos mais caros a serem o chipset ($135), ecrã ($110), e câmaras ($91). O Pixel 9 Pro fica-se por um custo de $406 (menos 11% que o 8 Pro) com o custo a ir principalmente para o chipset ($80), ecrã ($75), e câmaras ($61).
Considerando que ambos são vendidos por $999, a vantagem fica do lado da Google, que poderá ter um lucro de $594 por cada Pixel 9 Pro vendido, enquanto a Apple "apenas" irá buscar $431 em cada iPhone 16 Pro vendido.

Claro que, na prática, o lucro para ambas acabará por ser maior, pois a maioria das pessoas irá optar pelos modelos com maior capacidade, que têm um custo de poucos euros adicionais para os fabricantes, mas que se transformam em centenas de euros adicionais para os consumidores.

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €20

06-11-2024 | 12:19 | A Minha Alegre Casinha

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 20 euros - activar cupão de desconto de 20%.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Podem apanhar um pack de mais 8 pilhas AA de 2800 mAh por 12 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iPhones vão mostrar estimativa do tempo de carregamento

06-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Com o iOS 18.2, os iPhones deverão ganhar - finalmente - a indicação do tempo que demorará o processo de carregamento.

Só após quase 20 anos de evolução é que os iPhones se preparam para apresentar uma funcionalidade simples mas bastante útil: apresentar a estimativa do tempo que irá demorar a ficarem recarregados.

A mais recente versão do iOS 18.2 beta 2 revela referências a um novo sistema que permitirá apresentar o tempo que demorará a recarregar o iPhone, embora nesta altura ainda não seja possível determinar se isto será algo que a Apple lançará com o iOS 18.2 ou só numa versão posterior.
É algo que há muito era devido. Os iPhones apresentam dados bastante completos sobre o uso da bateria, incluindo um gráfico sobre o ritmo de carga / descarga da bateria, e o peso de cada app no uso da mesma; e nas gerações mais recentes começaram a permitir definir limites máximos de carregamento (entre 80-95%) para prolongar a vida útil da bateria. Têm também um sistema de carga inteligente, que carrega o iPhone e o mantém nos 80% durante a maior parte da noite, só recarregando o restante de modo a que chegue aos 100% perto da altura em que o utilizador o costuma desligar do carregador - evitando manter a bateria a 100% durante grande parte da noite, acelerando o seu desgaste.

Apresentar visualmente o tempo estimado para o carregamento ficar concluído não terá nenhum impacto na velocidade de carregamento, mas permitirá que os utilizadores façam uma melhor gestão do seu tempo, em vez de terem que ir espreitando de vez em quando para saber se já ficou carregado.

WhatsApp testa pesquisa de imagens no Google

06-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a testar uma nova funcionalidade de pesquisa inversa de imagens na versão beta para Android, facilitando a verificação da autenticidade das imagens recebidas.

Esta funcionalidade permite aos utilizadores pesquisar rapidamente uma imagem que tenham recebido, bastando tocar nela e seleccionar "Pesquisar na web" no menu. O WhatsApp faz o upload da imagem para o Google, que nos apresenta imagens idênticas, ajudando os utilizadores a avaliar a veracidade do conteúdo.

Esta ferramenta simples poupa aos utilizadores o trabalho extra de carregar manualmente a imagem no Google, tornando o processo de verificação mais conveniente directamente no WhatsApp. Com um toque, os utilizadores podem aceder a mais contexto sobre a imagem, incluindo se já foi usada em campanhas de desinformação.
Por agora esta funcionalidade está disponível apenas para os utilizadores do WhatsApp beta, mas tendo em conta a crescente necessidade de detectar e combater campanhas de desinformação, espera-se que seja promovida a funcionalidade oficial nas próximas semanas ou meses.

Tablet Teclast T60 a €244

06-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T60.

O Teclast T60 vem equipado com um ecrã IPS de 12" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 8000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T60 está disponível por 244 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 40 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Android 16 chega a 3 de Junho de 2025

06-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A próxima versão do sistema Android (16) chegará no início de Junho de 2025, antecipando-se à data de lançamento habitual.

Depois da Google ter confirmado que irá reajustar as datas de lançamento do Android 16, chega agora a indicação de uma data mais concreta, que coloca no calendário o dia 3 de Junho para o lançamento do Android 16.

Apesar de ser uma data que ainda fica sujeita à habitual dose de incerteza - ainda muita coisa se pode passar até lá - é uma data que encaixa perfeitamente naquilo que a própria Google revelou.

Com esta antecipação dos lançamentos de Outubro para Junho, o objectivo da Google é fazer com que o lançamento de novos smartphones Android no segundo semestre do ano possa ser feito já com a mais recente versão do sistema, em vez de se assistir ao cenário habitual de smartphones topo de gama a serem lançado com a versão anterior do Android, e muitas vezes só recebendo a actualização para o Android mais recente no ano seguinte.

Se assim for, será uma excelente notícia para todos os clientes de smartphones Android, mas depois de anos e anos com promessas de acelerar a chegada das actualizações a todos os smartphones, será mais cauteloso optar pelo "aguardar para ver".

Red Magic 10 Pro+ com ecrã de 6.85"

06-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para o seu próximo topo de gama a Red Magic aposta num ecrã de 6.85" com margens reduzidas.

A tendência de emagrecer as margens em redor dos ecrãs continua, e nenhuma marca quer ficar de fora. Depois da moda dos ecrãs com as margens curvas, usados para disfarçar essas margens, temos assistido a uma redução efectiva das margens nos ecrãs planos, e isso também se faz notar na nova série Red Magic 10.

O Red Magic 10 Pro+ virá equipado com um ecrã OLED de 6.85" da BOE, que é apresentado como tendo as margens mais reduzidas do segmento com apenas 1.25 mm. Para comparação, o ecrã do iPhone 16 Pro Max é de 6.9", com margens de 1.41 no topo e parte inferior, e 1.44 mm nas laterais.
Este ecrã terá uma resolução de 1220p, com luminosidade máxima de 2000 nits, e podendo funcionar a uma frequência máxima de 144 Hz. Este modelo também evita os notchs e furos, recorrendo a uma câmara frontal "invisível" sob o ecrã.

Apesar do ecrã ser um dos elementos críticos, a marca não se esqueceu do resto, esperando-se que venha equipado com um Snapdragon 8 Elite, o mais poderoso chip Android do momento, e uma bateria de 7000 mAh com capacidade de carregamento de 100 W.

A apresentação oficial da nova série Red Magic 10 está marcada para 13 de Novembro.

Synology corrige falhas reveladas no Pwn2Own

05-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Synology lançou patches para corrigir duas vulnerabilidades zero-day críticas, reveladas na competição de hacking Pwn2Own.

Descobertas pelo investigador de segurança Rick de Jager da Midnight Blue, estas vulnerabilidades zero-click - designadas RISK:STATION e identificadas como CVE-2024-10443 – afectavam o Synology Photos e o BeePhotos para BeeStation. Conforme o aviso de segurança da Synology, as vulnerabilidades permitiam que hackers obtivessem acesso root a dispositivos Synology BeeStation expostos online.

Tendo em conta o grau de risco, a que se soma o factor dos dispositivos NAS serem dos mais desejados para efectuar todo o tipo de ataques, a Synology reagiu rapidamente, disponibilizando correcções 48 horas após a demonstração. No entanto, são actualizações que não são feitas de forma automática, ficando dependentes dos utilizadores com dispositivos Synology fazerem a procura e aplicação manual das mesmas:
  • BeePhotos for BeeStation OS 1.1: Upgrade to 1.1.0-10053 or above
  • BeePhotos for BeeStation OS 1.0: Upgrade to 1.0.2-10026 or above
  • Synology Photos 1.7 for DSM 7.2: Upgrade to 1.7.0-0795 or above
  • Synology Photos 1.6 for DSM 7.2: Upgrade to 1.6.2-0720 or above
Não se pense que isto deixou a QNAP a rir-se desta sua rival, pois também a QNAP sofreu com vulnerabilidades para os seus produtos demonstradas no mesmo evento, tendo também disponibilizado actualizações para resolver as falhas.

Uma vez que não é possível assegurar que um qualquer produto seja 100% seguro, e tendo em conta o elevado risco de um ataque num NAS, a regra principal continua a ser não deixar um NAS exposto e acessível através da internet. Se houver necessidade de aceder ao NAS remotamente, será preferível explorar opções mais seguras, como através de uma ligação VPN para uma rede local onde o NAS esteja acessível, mas evitando que o mesmo fique a uma vulnerabilidade de distância de poder ser atacado por um hacker. Sabendo-se a dor de cabeça que é ter um computador atacado por ransomware, imagine-se só se isso se aplicar a um NAS que acumula toda a informação mais importante de uma pessoa, família, ou empresa.

Find My ganha partilha temporária de dispositivos perdidos

05-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

No iOS 18.2 beta 2 a Apple facilita o processo de partilhar a localização de um objecto perdido na rede Find My.

A Apple vai facilitar o processo de partilhar a localização de um objecto perdido ou roubado, com pessoas de confiança, representantes de companhias áreas, ou forças da autoridade. Até agora, só o legítimo dono tinha acesso à localização de um objecto perdido na rede Find My, o que complicava o cenário de ceder essa informação a outras pessoas a quem fosse de interesse dar essa informação. Mas com o iOS 18.2, poderemos facilmente partilhar a localização de dispositivos perdidos, através de um link.

Este link pode ser aberto em qualquer equipamento, sem necessidade de se ter um iPhone, Mac, ou conta Apple.
Para evitar potenciais abusos ou esquecimentos, estes links só funcionam por um prazo máximo de uma semana, ficando também desactivados no caso do dispositivo ser encontrado e deixar de ser marcado como perdido.

Notícias do dia

05-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Digi arranca em Portugal com tarifários atractivos; UE investiga se iPadOS compre DMA; Google Play Services beta causa problemas nas apps Android; Tesla ganha alerta para abertura das portas com obstáculos; iOS 18.2 já prepara ChatGPT pago; e AT&T multada em $2.3M por receber benefícios governamentais indevidos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer exemplares do livro IPv6 - O Caminho para a Internet do Futuro.

iOS 18.4 vai deixar escolher apps para navegação e tradução

Depois do browser e outras, o iOS 18.4 vai adicionar duas novas categorias em que os utilizadores poderão escolher quais as apps favoritas a utilizar em vez das apps do sistema: a app de mapas e navegação e a app de tradução.

Isto deverá chegar durante a primeira metade de 2025, por exigência do DMA Europeu, que também vai possibilitar que os utilizadores possam escolher qual a app de gestão de passwords, e até a app de gestão dos telefonemas. Como sempre, o facto de isto ser permitido não quer dizer que os utilizadores sejam forçados a mudar das apps do sistema, mas assim passam a poder optar por algo como o Google Maps ou o Waze para a navegação, ou o Google Translate (ou outros) para a tradução, se assim o desejarem.


Google Messages com imagens originais via RCS

A Google está a preparar-se para levar mais uma funcionalidade dos serviços de mensagens ao Google Message, permitindo que os utilizadores possam escolher enviar fotos em qualidade original via RCS.

Até agora, apesar do RCS permitir o envio de fotos com qualidade bastante superior à dos SMS, as fotos continuavam a sofrer compressão adicional. Com esta nova opção, os utilizadores poderão escolher a opção "HD+" que enviará a foto na qualidade original, evitando a perda de qualidade - e a necessidade de recorrer a um serviço externo para transferirem essas fotos com o máximo de qualidade.


Apple deixa passar app pirata na App Store

Demonstrando como o sistema de verificação da Apple pode falhar, chegou mais uma app camuflada de pirataria à App Store.

A app Univer Note apresentava-se como sendo uma app de apontamentos e planeamento, mas na realidade permitia ver filmes pirata. Para escapar ao processo de verificação, nos EUA a app comportava-se como app de produtividasde, tal como era apresentada, só disponibilizando as funcionalidades "pirata" noutros países. Como é habitual, assim que a mesma começou a tornar-se demasiado visível e a chegar às notícias, já foi removida pela Apple.


Netflix remove conteúdos interactivos

Apesar de ter dito que seria uma área em que iria investir fortemente, a Netflix parece dar por terminada a sua aposta em conteúdos interactivos, removendo a maioria dos que disponibiliza na sua plataforma.

A partir de Dezembro, dos 24 programas interactivos que existem actualmente, apenas irão permanecer quatro: Black Mirror: Bandersnatch, Unbreakable Kimmy Schmidt: Kimmy vs. the Reverend, Ranveer vs. Wild with Bear Grylls, e You vs. Wild. Todos os outros, incluindo o quiz Triviaverse, deixarão de estar acessíveis.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Michelin criou os pneus run-flat em 1930, que podiam continuar a rodar depois de terem um furo; mas eram pneus destinados a veículos especiais e para uso militar. Só no final da década de 1950 começaram a chegar ao público em geral, quando a Goodyear fez uma parceria com a Chrysler, e começando a ganhar alguma tracção ao longo das décadas seguintes.

SSD externo Samsung T7 Shield 1TB a €111

05-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Se procuram uma forma fácil e rápida de transferir uma generosa quantidade de dados em formato compacto, vão gostar de saber que o SSD externo T7 Shield da Samsung está agora disponível a um preço bastante interessante.

O Samsung T7 Shield é um disco SSD externo compacto com ficha USB Type-C e que pode atingir velocidades de 1050 MB/s. Está disponível em versões de 500 GB a 2 TB, e hoje o modelo em destaque é a versão de 1 TB; sendo um complemento perfeito para quem procura maior robustez do que permitida pelas comuns pens USB, mesmo no caso de utilização intensiva (como utilização do SSD para instalar um sistema operativo).
Este Samsung T7 Shield 1 TB está disponível por 111 euros na Amazon Espanha.

Na caixa encontramos cabos USB Type-C para Type-C e Type-C para Type-A, pelo que não será necessário comprar nenhum cabo adicional para lhe dar uso, qualquer que seja a porta USB que se tenha disponível. E como vantagem adicional, podemos usá-lo directamente com um smartphone com USB-C, o que também se pode revelar bastante prático para efectuar backups de fotos e vídeos quando se está longe de uma rede WiFi e não se queira gastar uns gigabytes de internet móvel.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla ganha alerta para abertura das portas com obstáculos

05-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a lançar uma actualização que visa minimizar o risco de abrir as portas quando existe risco de colisão.

Depois de ter lançado esta funcionalidade em exclusivo na China, a Tesla está finalmente a disponibilizar o sistema de alerta na abertura das portas em mais países. Este sistema entra em acção se o veículo detectar a aproximação de um carro, ciclista, peões, ou "outros objectos" no momento em que alguém estiver a tentar abrir a porta, e que poderia resultar numa colisão.

A abertura da porta, que nos Tesla é efectuada electricamente através de um botão, não abrirá a porta nesta situação, emitindo um alerta visual e sonoro. Os ocupantes do veículo poderão forçar a abertura da porta, se assim desejarem (preferencialmente depois de terem verificado as condições de segurança) pressionando novamente no botão da porta.
Este tipo de sistema já é utilizado em modelos de outros fabricantes, tirando partido do mesmo sistema de alerta de veículos no "ângulo morto", que normalmente fazem a indicação de perigo com um alerta luminoso colocado nos espelhos retrovisores laterais. O mais recente Model 3 "Highland" e Cybertruck já têm um indicador destes, colocado na parte interior da porta perto dos espelhos, que também deverá ser aplicado na próxima geração do Model Y esperada para 2025. Neste caso de relacionar esse indicador com a abertura da porta, é uma melhoria que a Tesla pode fazer chegar aos veículos mediante uma actualização remota de software, sem necessidade de intervenção física.

Google Play Services beta causa problemas nas apps Android

05-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Relembrando os riscos de usar as versão beta, diversos utilizadores Android no programa beta do Google Play Services viram-se impedidos de correr apps nos seus dispositivos.

Nos últimos dias, alguns utilizadores de smartphones Pixel encontraram um problema incomum, com uma mensagem de erro a dizer que as apps não podiam ser executadas por falta do Google Play Services, que "não era suportado" no dispositivo. Como o Google Play services suporta várias funcionalidades críticas, este problema tem um efeito em cadeia, impedindo o funcionamento de várias apps. Depois de uma rápida análise, o problema parece estar limitado aos utilizadores que usam o Google Play Services beta, o que demonstra os riscos de aderir aos programas "beta" se não se estiver disposto a enfrentar este tipo de situações.

Este problema afecta tanto os utilizadores da versão estável do Android 15 como os que estão no QPR1 Beta. Nos dispositivos afectados, até apps oficiais como o Gmail e o feed Discover da Google deixam de funcionar, exibindo mensagens como "O Gmail não funciona sem o Google Play services, que não é suportado pelo seu dispositivo". Há também relatórios que mostram que as opções de programador na Play Store estão a gerar um erro relacionado com a API Integrity, indicando que o Google Play services está indisponível ou desactualizado.
Por agora a recomendação para quem quiser recuperar a funcionalidade dos seus smartphones passa por sair do programa beta do Google Play services na Play Store, passando a usar a versão estável mais recente do Google Play services. No caso de nem isso resolver a situação, a opção de recurso final passa por fazer um reset de fábrica - ou aguardar até que a Google trate do assunto com nova versão do Google Play Services beta.

iOS 18.2 já prepara ChatGPT pago

05-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

No próximo iOS 18.2 os utilizadores terão acesso à modalidade paga ChatGPT Plus directamente a partir do sistema.

A Apple tem estado a adicionar as prometidas funcionalidades AI "Apple Intelligence" a conta-gotas no iOS, e a próxima ronda de capacidades chegará com o iOS 18.2 que será lançado em Dezembro. Uma das novidades será a integração da Siri com o ChatGPT, e a versão beta já permite ver como é que isso funcionará.

Os utilizadores poderão ter acesso ao ChatGPT directamente a partir da Siri, mas ficarão sujeitos ao mesmo tipo de limite que os demais utilizadores do ChatGPT. O sistema indicará se os utilizadores estão "dentro dos limites" de utilização gratuita do ChatGPT, com acesso a modelos AI melhores, ou se já ultrapassaram os limites e ficam com acesso a um modelo AI mais básico. Quem quiser ir além desses limites poderá optar por subscrever o ChatGPT Plus, que custa $19.99 por mês, ficando com acesso a limites mais elevados e funcionalidades avançadas, como o modo de voz "Advanced mode", geração de imagens (limitado a duas imagens por dia no plano gratuito), etc.

Quem já for subscritor do ChatGPT Plus poderá simplesmente fazer login com a sua conta para ter acesso ao seu plano integrado directamente no iOS. Será de prever que, no futuro, isto venha a ser ampliado para um sistema mais genérico, que permite escolher entre diversos serviços AI, de forma idêntica à escolha do browser pré-definido, etc.

Os portugueses (e europeus) terão que aguardar até Abril de 2025 para terem acesso às funcionalidades AI nos seus iPhones, mas pelo menos terão acesso às funcionalidades AI em português.

Digi arranca em Portugal com tarifários atractivos

05-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Tal como se fazia prever, a Digi inicia operações em Portugal com serviços a preço substancialmente mais baixo que os demais operadores nacionais.

Depois de muitos atrasos e entraves, a Digi arranca com o serviço em Portugal, dando aos portugueses a possibilidade de verem - finalmente - o que significa ter concorrência real no sector das telecomunicações.

A Digi oferece serviço de TV, internet fixa, e comunicações móveis, que podem ser combinados em função das necessidades de cada um. O serviço de TV, sozinho, com mais de 60 canais, está disponível por 12 euros/mês. O serviço de internet fixa, de 1 Gbps, custa 10 euros/mês (em breve ficará disponível o serviço de 10 Gbps por 15 euros mensais). E o serviço móvel começa nos 4 euros/mês por 50 GB de dados e chamadas nacionais ilimitadas, €5 por 100 GB, €6 por 150 GB, e €9 por 200 GB (este último com 400 minutos de chamadas internacionais), todos eles com dados acumuláveis para o mês seguinte. Temos ainda planos com dados ilimitados (com velocidade reduzida a 2 Mbps a partir dos 200 GB de dados utilizados) por €7 por mês, €6/número para dois números, e €5/número para três ou mais números.
Os potenciais clientes podem combinar estes serviços como quiserem, podendo optar só por internet fixa, internet fixa + móvel, com ou sem canais de televisão - esta última podendo representar uma poupança de 12 euros por mês para quem não quiser canais de TV, e que nos demais operadores era uma opção que raramente compensava.
A título de exemplo, um pacote de internet 1 Gbps, com TV, e três telefones ilimitados, fica por 37 euros mensais, cerca de um terço do que custaria nos outros operadores; e podendo reduzir-se para os 25 euros se quiserem dispensar o serviço TV.

Até ao final do ano o serviço móvel não terá custo, e a Digi também disponibiliza um plano de teste gratuito, para todos os que quiserem experimentar o serviço móvel antes de tomarem a sua decisão.

Ganha livros IPv6 - O Caminho para a Internet do Futuro

05-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos prendas para vos oferecer, e desta vez temos exemplares do livro IPv6 - O Caminho para a Internet do Futuro.

Para quem se interessa pelas tecnologias que possibilitam a existência desta rede mundial a que chamamos "internet", saber um pouco mais sobre o funcionamento do protocolo IPv6 (literalmente: Internet Protocol version 6) torna-se essencial. O livro IPv6 - O Caminho para a Internet do Futuro de Nuno Galego e António Pratas dará uma preciosa ajuda nesse objectivo, abordando todos os detalhes desta actualização do protocolo, pensado para reforçar a segurança e permitir a interligação e comunicação entre milhares de milhões de dispositivos, eliminando por completo o problema de "falta de endereços" sentido no IPv4.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

GAC Aion AY2 a caminho da Europa

05-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A GAC vai fazer chegar à Europa o seu automóvel eléctrico económico, o Aion AY2.

Apesar das tarifas que a UE começou a aplicar sobre os automóveis vindos da China, várias marcas não deixam de manter a ofensiva com modelos a preços que prometem continuar a ser "imbatíveis".

O Aion AY2 da GAC é um modelo compacto, que se foca em baixar o patamar de acesso a um automóvel eléctrico, e que na China deverá ter um preço que começará nos 12.660 euros. A marca ainda não revelou detalhes como a potência e autonomia, mas espera-se que fique num patamar não muito distante de outros modelos como o BYD Dolphin (que tem preço a começar nos 9 mil euros) que têm autonomias anunciadas entre 300 e 400 km.
Como sempre, resta esperar para ver qual será o seu preço final efectivo quando for disponibilizado na Europa em 2025. Mas conhecendo-se a indústria chinesa, será de imaginar que possam contornar o impacto das tarifas fazendo com que, mesmo com essa sobrecarga adicional, o carro fique disponível por um valor que "complique" a vida às marcas europeias.

UE investiga se iPadOS compre DMA

05-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A União Europeia está agora a avaliar se o iPadOS da Apple cumpre as regras estabelecidas pelo Digital Markets Act (DMA).

Desde que a UE classificou o iPadOS como uma plataforma "gatekeeper" em Abril, a Apple tem estado sob pressão para abrir o sistema a app stores alternativas na UE. Em Maio, a Apple concordou com esta mudança, após fazer o mesmo para o iOS. Com o período de seis meses concedido à Apple para cumprir os requisitos do DMA para o iPadOS a ter terminado em 28 de Outubro, chega o momento de verificar se a Apple cumpriu com as exigências.

A Comissão Europeia está a analisar as medidas tomadas pela Apple para assegurar que estão em conformidade com o DMA. Como parte desta revisão, a Comissão recolherá feedback de partes interessadas para verificar se as medidas da Apple cumprem os requisitos. As principais preocupações incluem a possibilidade dos utilizadores definirem browsers predefinidos, acederem a app stores alternativas, e assegurar que acessórios de terceiros, como headphones e stylus, podem tirar partido de todas as funcionalidades do iPadOS tal como os acessórios da Apple.

O DMA exige que as grandes empresas tecnológicas, como a Apple, evitem práticas restritivas para promover um mercado digital mais justo na UE. Para o iPadOS, isto significa que os utilizadores devem poder escolher aplicações predefinidas e aceder a outras lojas de aplicações sem restrições. Se a Apple não cumprir, pode enfrentar uma multa de até 10% da sua receita anual global, o que representaria uma valor astronómico de milhares de milhões de euros.

AT&T multada em $2.3M por receber benefícios governamentais indevidos

04-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA, a AT&T foi apanhada a usufruir indevidamente de fundos da FCC destinados a ajudar famílias de baixos rendimentos a aceder à internet.

A AT&T concordou em pagar uma multa de $2.3 milhões à FCC depois de solicitar incorrectamente fundos federais destinados a ajudar famílias de baixos rendimentos a aceder à internet. A gigante das telecomunicações foi descoberta a fazer múltiplos pedidos para os mesmos clientes, e até a solicitar reembolsos para subscritores inactivos. Segundo um acordo com a FCC, a AT&T admitiu "imprecisões" nos seus pedidos de financiamento federal.

As violações ocorreram através do Programa de Benefícios de Banda Larga de Emergência e do Programa de Conectividade Acessível, iniciativas criadas para oferecer internet de baixo custo durante e após a pandemia de COVID-19. O acordo com a AT&T inclui uma multa civil de $1.92 milhões e um reembolso de $378.922, além de um plano de conformidade para evitar futuras violações.

Estas reclamações indevidas ocorreram entre Maio de 2021 e Dezembro de 2023 e envolveram milhares de utilizadores incorrectamente inscritos. A AT&T inscreveu 3.912 subscritores usando informações duplicadas e recebeu fundos para quase 3.300 subscritores que não tinham usado o serviço. Os seus representantes também inscreveram clientes sem seguir os procedimentos adequados, contribuindo ainda mais para os pedidos indevidos.

É o tipo de caso que me parece justificar a aplicação de multas bem mais pesadas, que realmente funcionassem como método de dissuasão para quem tenta deliberadamente aproveitar-se do sistema.

Barry à la Fontaines

04-11-2024 | 18:50 | Gonçalo Sá

Fontaines D.C..jpg

Tanto os FONTAINES D.C. como Barry Keoghan parecem ter em 2024 um dos melhores anos das suas carreiras. A banda irlandesa editou este Verão "Romance", quarto álbum e sucessor de um registo particularmente marcante ("Skinty Fia", de 2022), que mostrou do que é feito há poucos dias, num óptimo concerto em Lisboa. O actor, também natural de Dublin, vive uma fase áurea catapultada pelo papel protagonista de "Saltburn" (2023), de Emerald Fennell, e para a qual participações em "Os Espíritos de Inisherim" (2023), de Martin McDonagh, ou "The Batman" (2022), de Matt Reeves, também ajudaram.

Keoghan faz ainda parte do elenco de "Bird", o mais recente filme de Andrea Arnold ("American Honey", "Aquário"), ao lado de Nykiya Adams, Franz Rogowski ou... Carlos O’Connell, um dos guitarristas do grupo de Grian Chatten, na sua primeira aventura no cinema. E o videoclip de "BUG", o novo single do quinteto, não só tem assinatura da realizadora britânica como decorre nos ambientes do seu novo drama realista, partindo de cenas inéditas rodadas nos subúrbios de Kent, no Reno Unido. Bug é, aliás, o nome da personagem de Keoghan no filme que inclui várias canções da banda. Enquanto não há notícias da estreia em Portugal, fica o vídeo descrito como "uma breve reimaginação", a conjugar música e imagem:

|