PlanetGeek

Claude AI da Anthropic já pode correr javascript

25-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Anthropic actualizou o popular chatbot AI Claude, que agora consegue escrever e executar código em JavaScript.

Esta nova capacidade chega através de uma ferramenta de análise lançada hoje, permitindo que Claude crie respostas precisas e replicáveis para perguntas complexas. Com esta ferramenta o Claude pode fazer cálculos, analisar dados de ficheiros como folhas de cálculo e PDFs, e apresentar os resultados sob a forma de visualizações interactivas.

A Anthropic descreve esta ferramenta como um "espaço de código integrado" onde o Claude pode realizar operações matemáticas, analisar dados e aperfeiçoar ideias antes de dar respostas. Em vez de depender apenas de análise abstracta, o Claude consegue lidar com os dados do utilizador, limpando-os e analisando-os para chegar a conclusões precisas. Por exemplo, um gestor de produto pode fazer o upload de dados de vendas para obter análises de desempenho regionais, ou um engenheiro pode usar o Claude para criar dashboards com tendências financeiras.

Claude can now write and run code.

We've added a new analysis tool. The tool helps Claude respond with mathematically precise and reproducible answers. You can then create interactive data visualizations with Artifacts.

Enable the feature preview: https://t.co/bJ8BjBT6zG. pic.twitter.com/Jq5xOHBmiR

— Anthropic (@AnthropicAI) October 24, 2024
Esta funcionalidade é semelhante às oferecidas por outros gigantes tecnológicos: os modelos Gemini da Google têm o Code Execution, que permite aprendizagem em Python, enquanto os modelos principais da OpenAI oferecem a Análise Avançada de Dados, que lhes permite escrever e executar código para melhorar respostas. Estes avanços mostram uma tendência crescente nas ferramentas AI no sentido de adquirir competências práticas de programação.

A nova ferramenta de análise da Anthropic já está disponível para todos os utilizadores do Claude via web. Para activá-la, basta fazer login no site Claude.ai e navegar até esta página.

VW tenta conquistar EUA com os Scout Terra e Traveler

25-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A VW tem enfrentado dificuldades nos seus EVs, mas tenta cativar o público americano de forma indirecta com a marca Scout Motors e a pickup Terra e SUV Traveler.

A Scout Motors, que continua a tradição de uma marca pioneira dos primeiros dias dos SUVs, está de volta com dois novos modelos eléctricos: a pickip Terra e o SUV Traveler. Décadas depois de a marca desaparecer em 1980, a Scout - agora detida pelo Grupo Volkswagen - está a reavivar memórias dos seus modelos robustos, recorrendo a uma plataforma inteiramente nova e criada de raiz. A Scout espera que os seus novos modelos comecem abaixo dos $60.000, com produção prevista para 2027.

O Terra e o Traveler oferecem especificações impressionantes. Estes veículos de estrutura body-on-frame apresentam um chassis resistente e eixo traseiro sólido, projectados para enfrentar os mais exigentes percursos todo-o-terreno e rebocar cargas pesadas. Ainda assim, graças à propulsão eléctrica, deverão acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.5 segundos, e ter autonomias de até 560 km. Curiosamente, a marca também oferecerá a opção de um extensor de autonomia, um pequeno gerador a combustível que poderá prolongar a autonomia para os 800 km. Também suporta carregamento bidirecional, podendo ser usado para alimentar uma casa em situações de falta de energia.
A Scout aposta em toques de modernidade sem esquecer elementos tradicionais, mantendo controlos mecânicos, pegas de apoio, e também bancos corridos à frente e atrás. Do lado do software, a marca aposta numa arquitectura idêntica à usada pela Tesla e Rivian, facilitando o processo de actualização remota de diferentes sistemas.

Parece ser uma fórmula feita à medida para o mercado americano e que tudo indica ter grandes hipóteses de sucesso. O maior problema é que até 2027 ainda muita coisa pode acontecer - se Musk cumprisse as promessas (o que não é provável que aconteça), por essa altura já se poderia querer um carro sem volante nem pedais. De resto, poderá ser uma excelente oportunidade para a VW fazer esquecer o caso dieselgate nos EUA.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 2 tomadas a €17

25-10-2024 | 12:16 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 4 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 2 tomadas mais 4 USB (3x USB-A, 1x USB-C) está disponível por apenas 17 euros na Amazon Espanha .

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W), a porta USB-C pode fornecer até 15W, no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Calendar vai deixar esconder imagens automáticas

25-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Calendar vai dar a opção para esconder as imagens automáticas que aplica a alguns tipos de eventos.

Além de ter sofrido uma ligeira actualização (e modo escuro) e apesar de ter recebido nova dose de imagens automáticas aplicadas aos eventos, a Google reconhece que nem todos os utilizadores querem o seu Google Calendar a parecer uma lista interminável de desenhos. Para tal, em breve teremos uma opção que permite desactivar os chamados "flairs" para mostrar os eventos sem essas ilustrações.

Estes flairs são imagens que o Google Calendar aplica automaticamente a eventos que contenham determinadas palavras-chave. Algo que, na maioria das vezes pode funcionar bem, mas por vezes também pode fazer com que um evento seja apresentado com uma imagem totalmente errada só porque contém uma determinada palavra.
Como vantagem adicional, desactivar a apresentação dos "flairs" também faz com que se poupe espaço nos eventos e seja possível ver muitos mais eventos por ecrã, o que poderá ser bastante apelativo para pessoas com calendários bastante preenchidos.

Esta opção fica disponível em Settings → General → Show event illustrations mas por agora ainda parece ter sido disponibilizada a um número reduzido de utilizadores. Resta esperar que seja o habitual processo de lançamento faseado da Google, e que chegue a todos os utilizadores ao longo das próximas semanas.

Google Photos vai dar informação sobre fotos AI

25-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos vai ganhar uma secção dedicada a identificar imagens alteradas com ferramentas AI.

A proliferação de ferramentas AI tem feito com que se possa, cada vez menos, assumir que aquilo que se vê numa foto seja realmente uma representação da realidade. E em resposta a isso, o Google Photos prepara-se para apresentar nova secção de informação sobre manipulações AI nas fotos.

O habitual painel de detalhes das fotos ganhará uma secção "AI Info" dedicada às imagens, que pretende tornar mais transparente o uso destas tecnologias, indicando coisas como:
  • Edited using Generative AI: aplicado em fotos alteradas com o Magic Editor, Magic Eraser, e Zoom Enhance (este último exclusivo dos Pixel).
  • Composite of captured elements: Não contando com elementos AI, combinam elementos de diferentes fotos para criar a foto final.
Embora a Google refira as informações que aparecerão nas fotos editadas ou criadas nos seus equipamentos e serviços, isto dá uso à mais recente revisão do standard de metadados da IPTC, sendo apresentado para todas as imagens que tiverem os campos "Digital Source Type" e "Credit".

O que isto não ajudará a distinguir é a que nível é que as edições AI alteraram as imagens. Tal como nos velhos tempos se podia usar o Photoshop tanto para fazer algumas correcções de tons e luminosidade, ou usá-lo para alterar por completo a imagem original; também nas ferramentas poderemos usá-las para coisas tão banais como esconder um caixote do lixo de uma imagem, ou transformar por completo uma imagem de modo a que pareça representar algo que nunca aconteceu.

Powerbank Veger 30000 mAh a €26.99

25-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 26.99 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Produtos da Semana

25-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

TP-Link apresenta aspiradores robots Tapo RV30 Max

A TP-Link apresentou a sua nova família de aspiradores robot, os modelos Tapo RV30 Max e RV30 Max Plus, concebidos para uma limpeza sem esforço e totalmente personalizada graças à sua combinação de potência de sucção, navegação inteligente e autonomia duradoura.

Equipados com uma bateria que permite uma limpeza contínua até 150 minutos com uma única carga, são ideais para casas grandes. Uma vez esgotada a bateria, o robot regressa sozinho à estação de carregamento e, depois de concluído o carregamento, volta à sua posição anterior para terminar a limpeza. O RV30 Max Plus dispõe de uma estação de esvaziamento automático com uma capacidade de 3 litros. O seu saco selado e descartável armazena a sujidade recolhida até 60 dias, evitando o contacto direto com o pó ou alergénios. O aspirador robô RV30 Max Plus possui um sistema de navegação duplo inteligente que está equipado com uma combinação de sensores LiDAR (Laser Imaging Detection and Ranging) e IMU (Inertial Measurement Unit). Os sensores LiDAR utilizam impulsos laser para mapear espaços e evitar obstáculos em tempo real, enquanto a IMU fornece informações adicionais sobre a orientação e o movimento do robô, melhorando a precisão em ambientes com vários obstáculos. Este sistema duplo permite que o Tapo RV30 Max Plus digitalize e crie um mapa da casa em tempo real, utilizando esta planta detalhada para planear as melhores rotas de limpeza e evitar obstáculos com facilidade, mesmo que sejam pequenos objetos como brinquedos no chão. O mapa pode ser editado pelo utilizador antes de cada sessão de limpeza, se, por exemplo, quiser impedir o robô de entrar em áreas ou divisões específicas que estejam a ser utilizadas no momento. Por sua vez, se a casa tiver vários andares, o RV30 Max Plus pode armazenar internamente até 4 mapas diferentes. Graças à sua capacidade de ultrapassar alturas até 22 mm, o Tapo RV30 Max Plus pode deslocar-se sem problemas por toda a casa, mesmo sobre alcatifas ou perfis de transição. Isto significa que pode limpar áreas difíceis de alcançar sem ficar preso ou interromper a sua rotina de limpeza.

Além disso, ambos os modelos incluem modos de limpeza específicos para alcatifas. Por um lado, os utilizadores podem ativar a função Boost que aumenta o poder de sucção para remover toda a sujidade e pó das fibras. Por outro lado, se o robô estiver no modo de lavagem, é possível programá-lo para evitar completamente as alcatifas, evitando assim que estas fiquem molhadas. Uma vez retirado o pano de limpeza, o robot regressa à zona e limpa as alcatifas no modo de aspiração. A Tapo App permite-lhe personalizar a limpeza de acordo com as suas necessidades e ter um controlo total sobre o robot, adaptando a limpeza a cada casa com as suas diferentes funcionalidades. Por exemplo, através da aplicação para tablet, os utilizadores podem criar mapas 3D da casa, adicionar mobiliário ao mapa para uma maior precisão visual e definir zonas de limpeza específicas ou áreas restritas, como uma área de lazer. Por fim, o robô é compatível com a funcionalidade Tapo Smart Actions para programar a sua atividade em conjunto com outros dispositivos domésticos inteligentes e pode até ser configurado com a Alexa e o Google Home para iniciar a limpeza com um simples comando de voz. O aspirador robô Tapo RV30 Max Plus é o complemento perfeito para o ecossistema Tapo, com um poder de sucção extremamente elevado, um sistema de navegação duplo altamente preciso, um modo dedicado para tapetes e uma gama de funcionalidades personalizáveis através da aplicação para uma limpeza totalmente personalizável e inteligente.

O Tapo RV30 Max Plus e Tapo RV30 Max vão estar disponíveis em Portugal. O Tapo RV30 Max Plus estará disponível em Novembro por um preço recomendado de 319 euros. A versão Tapo TV30 Max ainda não tem data de lançamento.


Monitor AGON PRO AG346UCD QD-OLED a 175 Hz



A AGON by AOC anunciou o lançamento do AGON PRO AG346UCD, um monitor de gaming curvo de 34" (86,4 cm) de última geração.

O AGON PRO AG346UCD possui um ecrã QD-OLED de 34 polegadas (86,4 cm) com uma curvatura suave de 1800R, oferecendo um formato ultrawide de 21:9 e uma resolução UWQHD nítida de 3440x1440. Uma versão panorâmica mais ampla de um ecrã de 27 polegadas com a mesma altura, o AG346UCD preenche a visão periférica dos utilizadores. Esta combinação oferece um amplo campo de visão, perfeito para simuladores de corrida, simuladores de voo e jogos de ação. Também é ótimo para jogos na primeira pessoa, como shooters e RPGs, uma vez que o formato de 21:9 permite um campo de visão mais amplo. A taxa de atualização suave de 175 Hz do monitor e os tempos de resposta incrivelmente rápidos de até 0,03 ms GtG garantem uma jogabilidade fluída e transições de pixel quase instantâneas, proporcionando aos jogadores uma experiência responsiva em cenários de ação rápida. Com certificação DisplayHDR True Black 400 e profundidade de cor de 10 bits exibindo 1,07 mil milhões de cores, o AG346UCD oferece uma fidelidade visual excecional. A tecnologia QD-OLED do monitor oferece taxas de contraste incomparáveis, pretos perfeitos e cores vibrantes, o que o torna numa excelente escolha para entusiastas de jogos, profissionais criativos e streamers. Os criadores de conteúdos, editores de vídeo e designers gráficos beneficiarão da vasta gama de cores do monitor, oferecendo uma impressionante cobertura sRGB e DCI-P3 de nível cinematográfico. A ampla cobertura de gama, juntamente com a representação precisa das cores, são cruciais para a edição de fotografias, gradação de cores e criação de arte digital. Para os streamers, isto traduz-se na criação de conteúdo ao vivo vibrante, com jogos e media exibidos com todo o esplendor visual e precisão que precisam de oferecer. Seja para criar conteúdo profissional, streaming ou jogos, os utilizadores podem confiar no AG346UCD para exibir os recursos visuais como pretendido. Para garantir a confiança do utilizador nesta tecnologia de ponta, o AG346UCD vem com uma garantia de 3 anos que cobre o burn-in do OLED.

O AG346UCD vem equipado com uma gama de características concebidas para melhorar a jogabilidade em vários géneros. A compatibilidade com a tecnologia VESA Adaptive-Sync e o suporte para AMD FreeSync Premium Pro eliminam as interrupções no ecrã, mesmo com o HDR ativado, enquanto o baixo atraso de entrada do monitor garante uma capacidade de resposta imediata. Os jogadores podem ajustar a sua experiência utilizando o software G-Menu da AOC, que proporciona um acesso fácil a funcionalidades centradas no jogo, como o Game Color (ajuste de saturação), o Shadow Control (ajuste do nível de preto) e o Dial Point (sobreposição de mira personalizável). O suporte ergonómico do monitor oferece opções de ajuste de altura, inclinação e rotação de 130 mm para garantir o conforto durante sessões de jogo prolongadas. As opções de conectividade incluem 2 portas HDMI 2.0, 1 DisplayPort 1.4 e um hub USB com 3 portas USB 3.2 Gen 1 para ligações periféricas convenientes. Dois altifalantes integrados de 8 W proporcionam uma saída de áudio robusta para uma experiência multimédia completa.
O AGON PRO AG346UCD estará disponível a partir de finais de Outubro por um preço de venda recomendado pelo fabricante de 779 euros.


Mini projetor laser 4K Hisense C2 Ultra – com certificação Xbox

A Hisense apresentou o seu mais recente mini projetor laser tricolor inteligente 4K - C2 Ultra. Com a certificação "Designed for Xbox", esta mais recente adição à família de mini projetores garante aos jogadores uma experiência imersiva de 65" a 300" de qualidade audiovisual.

Desfrute de uma jogabilidade intensa, fluida, extremamente rápida, e sem interrupções, graças ao Modo de Baixa Latência Automática, à tecnologia MEMC e ao Modo de Jogo, com uma taxa de atualização de até 240 frames por segundo que proporciona imagens nítidas sem desfocagem. Os jogadores vão poder elevar a sua experiência de jogo a novos patamares, com o C2 Ultra, o derradeiro projetor concebido para a Xbox. O C2 Ultra proporciona uma qualidade de imagem de nível superior com uma gama de cores BT.2020 de 110%, 3000 ANSI lúmenes, certificação IMAX Enhanced e Dolby Vision. Proporciona uma experiência cinematográfica envolvente com uma luminosidade e um contraste incríveis, sem raios de luz azul nocivos. Prepare-se para experienciar filmes de ação nítidos e envolventes na sua casa, tal como os realizadores pretendiam!

O C2 Ultra oferece configurações versáteis para projeção em paredes, tetos ou até no chão da sua sala de estar. Com a flexibilidade garantida pelo gimbal (estabilizador), o zoom ótico e as funções de calibração automática, este equipamento permite a projeção em várias superfícies, com elevadas taxas de brilho e contraste que asseguram imagens deslumbrantes, mesmo em ambientes bem iluminados. Com suporte para jogos em ecrã dividido, pode transformar instantaneamente a sua sala num paraíso para multijogadores. A qualidade de imagem de topo é acompanhada por um desempenho áudio excecional. Um subwoofer incorporado de 1,2 L meticulosamente concebido proporciona graves precisos e emocionantes e um som rico de baixas frequências, proporcionando experiências intensas de jogo ou de visionamento de filmes ou despertando emoções musicais para os audiófilos. O sistema de som JBL de 2.1 canais dá vida a um áudio envolvente com o som surround 3D DTS Virtual:X.

O C2 Ultra foi anunciado mundialmente este mês de Outubro, apresentando uma qualidade de imagem única, uma experiência de áudio topo de gama e uma imagem gigante para diversão nos jogos. Em Portugal estará disponível durante o mês de Outubro com um preço estimado de 2.499 euros.


Mini-PCs Acer Veriton NUC com funcionalidades IA

A Acer revelou a nova série Veriton NUC, que oferece desempenho fiável e elevada eficiência. Estes computadores são adaptáveis a várias aplicações, desde pequenas e médias empresas a balcões de atendimento, pequenos escritórios e digital signage.

A nova série de Mini PCs da Acer integra processadores Intel Core Ultra, permitindo funções assistidas por IA para melhorar a produtividade e a criatividade. Equipada com gráficos avançados Intel ARC com 8 núcleos Xe, a nova série Veriton NUC é ideal para grandes cargas de trabalho que requerem um rendimento paralelo. Esta tecnologia de ponta oferece um melhor desempenho gráfico do que as tradicionais GPUs integradas. Além disso, o novo NUC suporta ecrãs de resolução até 8K. Com o Intel AI Boost, a Unidade de Processamento Neural (NPU) da série Acer Veriton NUC oferece funcionalidades inovadoras de IA que maximizam a eficiência energética, proporcionando novas experiências de utilizador com o Windows Studio Effects e aplicações de colaboração, streaming e criação da próxima geração. Graças à sua vasta gama de interfaces, o Acer Veriton NUC torna a execução de várias tarefas ainda mais fácil. Equipados com portas HDMI, Display e Tipo-C, os novos NUCs da Acer suportam a ligação de todos os periféricos necessários e oferecem uma experiência de utilizador perfeita. A porta USB Tipo-C com funcionalidade DisplayPort Alt Mode permite que os novos mini-PCs da Acer se liguem diretamente a um ecrã ou monitor, enquanto a porta USB 3.2 Gen 2 suporta velocidades até 10 Gbps. Além disso, a nova série Veriton NUC suporta a configuração multiecrã, permitindo a ligação simultânea de até três monitores. Esta funcionalidade é particularmente apreciada em determinados setores onde a comparação de diferentes imagens ou gráficos é essencial, como nas áreas médica, financeira ou de engenharia.

A nova série Veriton NUC integra o módulo Wi-Fi 6E que suporta velocidades até 9,6 Gbps, quase 3 vezes mais rápido do que os 3,5 Gbps do Wi-Fi 5, melhorando o desempenho e a fiabilidade. A partilha de ficheiros a alta velocidade, a transmissão suave em 4K, a navegação e os jogos ultra-reativos, o excelente trabalho a partir de casa e as experiências de aprendizagem remota tornam-se uma realidade com a nova série NUC da Acer. Além disso, o Wi-Fi 6E também suporta encriptação WPA3, melhorando a segurança e a proteção contra possíveis ataques de hackers. Os utilizadores podem desfrutar de uma ligação ininterrupta e segura sem se preocuparem com a sobrecarga do tráfego de rede. A disponibilidade de portas LAN duplas garante maior estabilidade, segurança e eficiência para a conetividade com fios. A outra porta LAN pode funcionar como backup, garantindo uma ligação à Internet estável e ininterrupta. Pode também permitir a configuração de uma rede interna e externa, aumentando a segurança e ajudando a equilibrar o tráfego de rede entre duas portas para evitar sobrecargas.

Os Acer Veriton NUC Series VN1502G-12H e VN1502G-14H já estão no mercado. Os modelos VN1502G-12N e VN1502G-13U estarão disponíveis a partir de Outubro.


OnePlus revela OxygenOS 15 com AI

25-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus revelou o OxygenOS 15, o seu mais recente sistema operativo baseado em Android, que será lançado em versão beta aberta a 30 de Outubro para o OnePlus 12.

Baseado no Android 15, que chegou recentemente aos dispositivos Pixel da Google, o OxygenOS 15 traz uma série de novas funcionalidades focadas em velocidade, design e, como não podia deixar de ser, as indispensáveis funcionalidades AI que têm sido adoptadas por praticamente todos os fabricantes para os seus sistemas.

Uma melhoria chave no OxygenOS 15 é o desempenho optimizado através do Parallel Processing, que permite animações mais suaves e uma maior capacidade de resposta em situações de uso intensivo. A OnePlus menciona refere que o novo sistema operativo utilizará 20% menos espaço de armazenamento no OnePlus 13 do que o OxygenOS 14 no OnePlus 12. Apesar da redução no espaço utilizado, a marca promete visuais melhorados e um design mais refinado.
As funcionalidades AI são um grande foco para esta actualização. A funcionalidade AI Detail Boost, por exemplo, pode transformar imagens de baixa resolução ou recortadas em imagens 4K de alta qualidade. Outras ferramentas incluem o AI Unblur, que corrige fotos desfocadas, e o AI Reflection Eraser, que remove reflexos indesejados em vidros. Na barra lateral inteligente, os utilizadores podem aceder à AI Toolbox, com o AI Reply para gerar respostas contextualmente relevantes em conversas e a pesquisa inteligente para se encontrar o que se deseja no dispositivo.


O OxygenOS 15 também traz uma nova animação de arranque, ícones actualizados, mais estilos de desbloqueio por impressão digital e opções como Shimmering Effects e Gaussian Blur para uma experiência visual mais agradável. A actualização inclui ainda o Pass Scan para gerir cartões de embarque digitais, AI-powered Notes e a funcionalidade Share with iPhone para partilha fácil de ficheiros com iOS. A OnePlus também integrou as mais recentes medidas de protecção contra roubo da Google, reforçando a segurança.

Depois deste lançamento da versão beta, a versão estável deverá ser lançada no final de Novembro.

Elon Musk admite que HW3 não chegará para FSD

24-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

As promessas de Elon Musk começam a tornar-se (ainda mais) repetitivas no que diz respeito aos preços dos futuros veículos e, não menos importante, ao eternamente prometido modo FSD.

Já se tinha referido que o evento de apresentação do Robotaxi tinha sido muito fraco em termos de dados concretos. E mesmo na apresentação de resultados aos investidores, Elon Musk parece estar ainda incerto quanto ao preço a que o Robotaxi irá chegar ao mercado. Tendo já referido valores de 30 mil dólares e 25 mil dólares, e agora dizendo que espera que fique abaixo dos 30 mil dólares incluindo o incentivo aos veículos eléctricos, o que na prática acabará por deixar este modelo na mesmo patamar de preço de um Model 3 (que, relembre-se, tem cinco lugares em vez de dois).

Talvez mais revelador das contínuas promessas não concretizadas, foi a referência de que o actual hardware HW3 talvez não seja capaz de permitir o prometido modo FSD que Elon Musk tem assegurado que é possível desde que lançou a primeira geração em... 2014 (ou 2016, se quisermos assumir o HW2, criado pela Tesla, como patamar base)! É certo que, pelo meio, também diz que, se isso acontecer, disponibilizará a troca gratuita de hardware para o HW4 nos carros já vendidos, mas o que é certo é que isso é algo que já nem se deve ver como "possibilidade" mas sim como obrigatório. Para o actual FSD beta, a Tesla tem usado os dois sistemas de processamente do HW3 para usar a máxima potência de processamento em vez de usar o segundo sistema para redundância e segurança acrescida, tal como estava inicialmente previsto. Essa redundância seria imprescindível e obrigatória para que qualquer modo FSD seja autorizado a circular nas estradas, o que desde logo implica que vá ser necessário o HW4 (pelo menos).
Também não ajudará que, mesmo sabendo tudo isto - e que continua a vender o modo "FSD" em carros que não têm o hardware que será capaz de o concretizar - a Tesla continua a promover as capacidades do modo FSD. As últimas estatísticas parecem indicar que o modo FSD é bastante mais seguro que os condutores humanos, mas omitindo toda uma série de dados importantes para que se possam fazer as devidas comparações - e isto numa altura em que o FSD leva com nova investigação por culpa de acidentes em situações de baixa visibilidade.

Uma coisa é certa, seja-se fã ou crítico de Musk e da Tesla, os anos vão passando e as promessas começam a tornar-se cada vez mais repetitivas. A diferença é que, ao fim de uma década, a Tesla parece estar a chegar a um ponto em que deixará de poder esconder-se atrás do FSD "supervisionado". Quando colocar os Robotaxi nas estradas, todas as capacidades e fragilidades do seu modo FSD serão postas à prova à vista de todos, e a Tesla terá também que obter as devidas licenças para isso, que implicam disponibilizar todos os dados às entidades rodoviárias e não apenas aqueles que ela decide escolher para mostrar. Veremos como as coisas correm a partir do próximo ano (2025), em que a Tesla diz que começará a disponibilizar o modo FSD "sem supervisão" no Texas.

Google Calendar ganha modo escuro na web

24-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google fez alguns ajustes ao Google Calendar na web, com modo escuro e aspecto modernizado.

O Google Calendar pode ser um dos serviços mais úteis e funcionais da Google, mas é também um que tem ficado esquecido e intocado durante demasiado tempo - o que nem sempre é negativo, considerando todas as vezes em que a Google faz alterações que não são propriamente do agrado dos utilizadores de longa data. Mas desta vez as modificações serão pacíficas, julgo eu.

A Google anunciou uma série de melhorias no Google Calendar na web, e que passam por usar controlos modernizados e tipos de letra mais legíveis. Passa também a disponibilizar um "modo escuro", que poderá ser escolhido de forma manual ou automaticamente em função do tema usado no computador.
Até agora, transformar o Google Calendar na web em modo escuro era algo que obrigava a recorrer a extensões do browser, pelo que esta alteração será certamente apreciada. Ficará disponível directamente a partir dos Settings no topo direito do ecrã, mas é algo que está a ser lançado de forma faseada e poderá demorar algum tempo até chegar até todos.

Embora não sejam alterações radicais, há sempre o risco de poderem afectar o funcionamento de algumas extensões que funcionem com o Google Calendar, pelo que será conveniente verificarem se continuam a funcionar devidamente no caso de as utilizarem.

Notícias do dia

24-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

iOS 18.2 com mais serviços "default" e eliminação de apps do sistema; Raspberry Pi AI HAT+ reforça capacidades AI; Adobe Fresco passa a gratuito; Xiaomi 15 Ultra vem com disposição de câmaras incomum; e Anthropic deixa AI Claude 3.5 controlar o rato do PC.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato; e recordo que está também a decorrer o passatempo adicional do 17º aniversário do AadM.

Roblox prepara controlos parentais

O Roblox vai disponibilizar mais ferramentas de controlo parental para maior segurança das crianças sua plataforma. Utilizadores com menos de 13 anos precisarão de ter autorização dos pais para acederem a certas funcionalidades de chat, e crianças com menos de 9 anos também precisarão de autorização para aceder a jogos com violência ou humor grosseiro.

Embora os pais já possam controlar coisas como o horário de acesso ao jogo, e o tempo que podem passar a jogar, usando as ferramentas de controlo disponibilizadas nos sistemas Android e iOS, quando os seus filhos entram no mundo do Roblox entram numa zona em que ficam sem saber exactamente o que fazem ou com quem conversam - coisa que estas novas medidas poderão ajudar controlar de melhor forma.


Huawei obteve chips da TSMC via intermediário

Depois dos EUA terem ficado intrigados sobre como a Huawei teria conseguido chips avançados a que não deveria ter acesso, a TSMC diz ter descoberto que a empresa chinesa estaria a obter chips seus através de um intermediário que os comprava à TSMC e que secretamente os fornecia à Hauwei.

A TSMC diz que continua a seguir todas as leis e a seguir todas as restrições a nível das exportações; enquanto pelo seu lado a Huawei diz que não comprou nenhum chip à TSMC desde que foi colocada na "lista negra" pelos EUA em 2020, impedindo-a de ter acesso a tecnologia ocidental, o que abrange chips avançados produzidos pela TSMC. Oficialmente, a Huawei tem recorrido à SMIC, empresa chinesa, que ainda não tem capacidade para produzir chips sub-7nm.


iOS 8.2 com web apps alternativas no home screen

A versão beta do iOS 8.2 vem remover mais um obstáculos da Apple referente aos browsers alternativos, dando-lhes igualdade de capacidade face ao Safari do sistema. Até agora, só os browsers que usassem o WebKit do sistema podiam adicionar web apps aos ecrãs do iPhone. Com esta alteração, todos os browsers concorrentes, com motores diferentes (algo que a Apple continua a só permitir na UE por exigência do DMA europeu), poderão fazê-lo.

Relembre-se que Apple, que tem tido postura de fazer "o pior que pode" a nível de cumprir com estas exigências, começou até por dizer que iria remover por completo o suporte para web apps nos iPhones na Europa como forma de "resolver o problema" - e que agora só avança com esta capacidade por a UE ter franzido o olho a essa opção.


Call of Duty: Black Ops 6 chega amanhã

É já amanhã, 25 de Outubro, que chega o mais recente Call of Duty: Black Ops 6. Além de todas as particularidades e melhorias visuais esperadas, a grande diferença desta edição é que se trata de um jogo que irá ficar também disponível, logo no primeiro dia, tanto no Game Pass como no GeForce Now da Nvidia.

A MS espera que seja um jogo que faça muitos jogadores subscreverem o serviço Game Pass, ao ponto de ter suspendido todas habituais promoções de acesso temporário a preço reduzido ($1) do Game Pass - senão, já se sabia que haveria quem pagasse esse valor só para despachar rapidamente toda a campanha do jogo e ficar com o assunto arrumado (isto para os jogadores que apenas têm interesse na campanha e não nas batalhas multiplayer).




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As "bolachas" de silício usadas para a produção de circuitos integrados têm diâmetros entre 100 e 300 mm, com as maiores a permitirem a produção de mais chips. Estão também a ser feitos testes para a produção de chips em wafers de 450 mm.

Coluna BT Tronsmart T7 Lite a €33

24-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T7 Lite.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T7 Lite, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho relativamente compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T7 Lite está disponível por 33 euros na Amazon Espanha.

Vem com uma bateria generosa para garantir que as sessões de música podem prolongar-se por 24 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 a 4 horas a recarregá-la. Conta também com porta USB-C, microfone para funcionar como sistema mãos livres ao efectuar chamadas telefónicas, cartão de memória para reprodução de músicas, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar-se com uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

Google Photos com portes gratuitos nas impressões

24-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Quem estiver curioso para ver que tal são as fotografias impressas via Google Photos, pode aproveitar a oportunidade para poupar uns euros nos portes até 29 de Outubro.

O serviço de impressão de fotos e álbuns está disponível no Google Photos há bastante tempo, mas os portes de envio podiam fazer com que muitos curiosos se mantivessem afastados. Agora não há desculpa, pois a Google está a oferecer os portes de envio nas impressões de fotografias e álbuns até 29 de Outubro.

O único requisito é fazer uma encomenda com valor superior a 12 euros.
Embora não chegue a tempo de permitir criar um álbum com as fotos de Halloween deste ano, pode ser usado para materializar as fotos deste Verão e/ou de outras memórias que queiram passar do reino digital para o mundo físico. Para as gerações mais novas até poderá ser o primeiro contacto que têm com fotos físicas. E, claro, também se tornam em excelentes prendas para oferecer a familiares e amigos, recordando momentos passados em conjunto e que convém apreciar.

Raspberry Pi AI HAT+ reforça capacidades AI

24-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Raspberry Pi passa a ter novos módulo AI que permitem processamento de até 26 TOPS.

Depois dos recém-lançados SSDs e da nova câmara AI, os Raspberry Pi 5 passam também a contar com novos módulos Raspberry Pi AI HAT+.

Os módulos AI HAT+ vêm com processadores AI Hailo, tal como nos anteriores kits AI, mas agora com duas opções de desempenho melhorado: a versão base com um Hailo-8L de 13 TOPS (tera-operations per second), e uma versão mais potente com um Hailo-8 que oferece 26 TOPS. Ao contrário do AI Kit original, que usava uma ficha M.2, nestes módulos os chips ficam integrados directamente no PCB, com benefícios em termos de dissipação térmica em caso processamento mais intensivo.

Para demonstrar as capacidades do modelo mais poderoso, foi dado um exemplo em que são feitos diversos processos AI em simultâneo, em imagens de uma câmara em tempo real: detecção de objectos, estimação de pose, e segmentação de elementos.


Ambas as versões são compatíveis com o AI Kit original, facilitando a sua utilização em projectos que já usassem o módulo AI anterior e que possam tirar partido do desempenho melhorado.

Este novos AI HAT+ têm preço de cerca de 80 e 125 euros, para as versões de 13 TOPS e 26 TOPS respectivamente.

iOS 18.2 com mais serviços "default" e eliminação de apps do sistema

24-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Para acomodar as exigências europeias, o iOS 18.2 deixa os utilizadores escolherem apps alternativas para as funções base do sistema, e eliminar as apps da Apple.

Enquanto se aguarda a chegada iminente do iOS 18.1, que marcará o início do arranque da era "Apple Intelligence" com umas modestas funcionalidades AI, já se começam a ver as novidades que chegarão na versão seguinte com o iOS 18.2.

O iOS 18.2, que deverá chegar antes do final do ano, inclui mais algumas capacidades AI (como a integração com ChatGPT, geração de imagens, etc.), vem também dar maior controlo aos utilizadores quanto à forma como usam os seus iPhones. Depois de se poder ter escolhido um browser alternativo para se usar como browser pré-definido, o iOS 18.2 expande essa mesma capacidade a mais serviços, que incluem:
  • Email
  • Messaging
  • Calling
  • Call Filtering
  • Browser App
  • Passwords & Codes
  • Keyboards
Adicionalmente, os utilizadores podem até eliminar apps do sistema, como a app da Câmara ou até a própria App Store. Sendo também possível reinstalá-las posteriormente através de uma secção "App Installation" nos Settings (e não, os Settings não se podem apagar).

Ainda por esclarecer está a eventual chegada dos serviços Apple Intelligence à UE. Tendo em conta as (ainda básicas) funcionalidades AI que têm começado a ser disponibilizados, isso é algo que nesta fase parece estar a ser feito mais como forma de pressionar a UE a reduzir a pressão legislativa sobre a Apple, ou como forma de evitar a sobrecarga dos serviços AI, do propriamente devido a preocupações com as restrições europeias no uso e partilha de dados privados.

Star Wars no Planetário do Porto

24-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os fãs do Star Wars poderão assistir a um evento único no Planetário do Porto este sábado, 26 de Outubro.

Star Wars – da Ciência à Ficção

Prepare-se para uma viagem épica ao universo Star Wars! Nesta palestra dinâmica, Jaime Aníbal, também conhecido como Jedi Kozan Greystar, desvenda a ciência por detrás desta lendária saga cinematográfica que tem fascinado gerações. Através de demonstrações divertidas, serão explorados os conceitos científicos que inspiram as tecnologias, as criaturas e os planetas de Star Wars.

Após a palestra, a diversão continua com a companhia da Rebel Legion Portuguese Base e da Legião 501, oportunidade perfeita para tirar fotografias memoráveis com estes fãs dedicados que usam os seus fatos e armaduras em nome da solidariedade. Saiba como eles espalham a magia de Star Wars através de acções sociais e visitas a hospitais, angariando fundos e participando em eventos comunitários.

Classificação: para todas as idades e públicos.
Palestra recomendada a partir dos 10 anos. Sessão fotográfica recomendada para todas as idades.


Local: Planetário do Porto – CCV
Dia: 2024-10-26
Hora de Inicio: 15:00
Hora de Fim: 16:00

Evento gratuito


Cadeira ergonómica Kerdom a €183

24-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Mais necessário do que nunca para quem passou a ficar em casa a tempo inteiro - ou simplesmente decidiu melhorar as suas condições durante o tempo que passa a trabalhar ou a jogar no computador - temos esta cadeira ergonómica de escritório Kerdom.

É habitual ver as pessoas que planeiam o seu próximo computador escolherem todo e cada componente da sua máquina com enorme cuidado; mas muita vezes esquecem-se dos componentes "extra-computador", que podem ser ainda mais importantes. A cadeira é uma dos elementos críticos que muitas vezes é descurado, mas felizmente vão surgindo propostas interessantes a preços bastante aceitáveis - tendo em conta que é algo que será usado durante longas horas, durante dias, meses e anos, e que contribui directamente para o conforto imediato do utilizador e para a sua saúde a longo prazo.
Esta cadeira Kerdom está disponível por 183 euros com envio da Amazon Espanha - aplicar cupão de desconto de 50 euros.

Vem com todos os ajustes esperados para uma cadeira reclinável e conta com ajuste de altura pneumático. Está disponível também em versão "F", ligeiramente mais cara, com rodas mais adequadas para pavimentos de madeira de modo a não deixar marcas no chão.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xiaomi 15 Ultra vem com disposição de câmaras incomum

24-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para o próximo Xiaomi 15 Ultra a marca parece ter optado por um alinhamento de câmaras incomum.

A Xiaomi está prestes a lançar o Xiaomi 15 e 15 Pro este mês, mas o modelo Ultra só deverá chegar nos primeiros meses de 2025. Ainda assim, os inevitáveis leaks revelam alguns detalhes desse modelo, com o elemento mais marcante a ir para um novo arranjo das câmaras traseiras, que poderá não agradar aos fãs da simetria.

Para o Xiaomi 15 Ultra, continuamos a ter as câmaras dispostas num grande módulo circular, ao estilo da geração anterior, mas onde as câmaras ficam posicionadas de forma assimétrica, com três câmaras igualmente espaçadas na linha inferior, mas com uma câmara solitária descentrada na linha superior.
Aparentemente essa câmara no topo será uma câmara telefoto de 200 MP com factor 4.3x, com a linha inferior a ser ocupada por uma câmara principal de 50 MP, 50 MP ultrawide, e 50 MP 2x telefoto. Na frente, teremos uma câmara de 32 MP para as selfies.

O Xiaomi 15 Ultra deverá ter um ecrã OLED de 6.7" a 120 Hz, o mais recente e poderoso Snapdragon 8 Elite, e uma bateria de 6000 mAh com carregamento de 90 W com cabo e 80 W wireless.

Honor lança MagicOS 9.0 baseado em Android 15

24-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Honor apresentou o MagicOS 9.0 na China, baseado em Android 15, e que acompanhará a nova série Magic7.

Esta versão é apresentada pela marca como sendo o primeiro sistema operativo personalizado com AI para todos os cenários. Uma das principais novidades é a integração mais profunda com o assistente de voz Yoyo, agora chamado AI Agent, que promete interacções mais naturais e suporte inteligente em várias aplicações.

O MagicOS 9.0 conta com o modelo de linguagem proprietário da Honor, o MagicLM, capaz de entender linguagem natural, reconhecer o contexto e aprender com os hábitos do utilizador. O AI Agent pode até realizar tarefas como encomendar café e verificar pagamentos com comandos de voz. Embora utilize um modelo com 3 mil milhões de parâmetros, mais pequeno que o anterior, é mais eficiente, consumindo 80% menos energia e oferecendo um desempenho mais rápido.
Outra novidade do MagicOS 9.0 é a ferramenta de Detecção de Deepfake com AI, destinada a aumentar a segurança e proteger os utilizadores de esquemas fraudulentos. O sistema também apresenta novas opções de personalização, como o Versatile Desktop, Magic Lock Screen e Magic Style, permitindo aos utilizadores ajustar a experiência a seu gosto. Outras ferramentas incluem as: AI Gallery, AI Eraser, Face Restoration, ed AI Image Expansion.


A Honor já confirmou que mais de 30 equipamentos irão receber a actualização do MagicOS 9.0, com um lançamento global previsto para o início de 2025. A chegada internacional deverá coincidir com o lançamento da série Magic7, altura em que saberemos mais sobre quando outros dispositivos irão receber a actualização no ocidente.

Anthropic deixa Claude 3.5 Sonnet controlar o rato do PC

23-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Anthropic permite que o seu modelo AI Claude 3.5 Sonnet possa efectuar tarefas controlando o ponteiro do rato do utilizador.

Os actuais modelos AI funcionam quase sempre dentro do seu mundo isolado, mas a Anthropic dá mais alguns passos no sentido dos modelos AI poderem efectuar acções genéricas a nível de desempenhar tarefas no computador, dando-lhe a capacidade de controlar o rato.

A nova ferramenta chamada "Computer Use" vai buscar inspiração a alguns projectos feitos pode entusiastas que exploram as capacidades dos modelos AI e pode assumir o controlo do cursor do rato do utilizador para realizar tarefas básicas no computador. Esta funcionalidade permite que os utilizadores deem instruções em vários passos para completar tarefas, com a AI a "ver" o ecrã, mover o cursor, clicar em botões e escrever texto. Está disponível via API no modelo Claude 3.5 Sonnet, com o objectivo de automatizar acções repetitivas que, de outra forma, demorariam muito tempo a serem feitas manualmente.
A ferramenta funciona analisando capturas de ecrã e calculando os movimentos necessários para posicionar o ponteiro do rato nos locais correctos. No entanto, o sistema tem limitações. Como funciona através de capturas em vez de acesso em tempo real ao ecrã, pode não apanhar notificações que surjam brevemente no ecrã, ou alterações rápidas. Além disso, ainda não consegue realizar certas acções, como o "arrastar e largar".


Apesar destas limitações, a Anthropic tem grandes expectativas para a ferramenta, já testada por empresas como The Browser Company, Canva e Asana. Embora ainda em estado beta (o que hoje em dia praticamente se aplica a tudo, até mesmo aos supostos produtos "finais"), este controlador de cursor movido por AI poderá automatizar muitas tarefas, numa primeira fase funcionando quase como uma versão AI das velhas macros, mas inevitavelmente sendo aplicada em tarefas cada vez mais complexas.

Dito isto, e ao estilo do que acontece com os demais modelos AI, há que estar consciente de que existem os inevitáveis riscos. Tal como o ChatGPT e outros podem dar respostas totalmente erradas com total convicção de estarem correctas, também aqui teremos que considerar a possibilidade de, mesmo que com uma probabilidade incrivelmente reduzida, haverá sempre o risco do modelo AI decidiu alucinar e fazer algo como apagar alguma coisa importante, ou publicando coisas que não deveria. Por isso, ao estilo do FSD da Tesla, convém aplicar um pouco de "supervisão" humana, para poder reagir e evitar a potenciais surpresas desagradáveis. :)

|