PlanetGeek

Ferrari apresenta o F80

19-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Ferrari revelou o seu novo F80, que sucede ao LaFerrari e recupera a linhagem de uma das designações mais icónicas da marca italiana.

Recuperando as memórias iniciadas pelo mítico F40 (que foi seguido pelo F50, Enzo e LaFerrari), o F80 é mais um dos potenciais últimos super-carros da Ferrari que ainda recorre ao motor de combustão. Um motor que leva um "corte", passando de um V12 para um mais modesto V6, mas assistido por três motores eléctricos, resultando numa potência total combinada de 1200 cv e, não menos impressionantes 1137 Nm de binário. Chega aos 100 km/h em apenas 2.15 segundos, e atingir 350 km. Mas a electrificação não se fica por aqui.

Os turbocompressores passam a ser eléctricos, eliminando por completo o habitual "atraso" que têm nas baixas rotações. E também a suspensão troca alguns elementos mecânicos por um sistema eléctrico capaz de ajustar cada uma das quatro rodas de forma independente e imediata, nas acelerações, travagens, e curvas.


Não se espere fazer grandes viagens em modo eléctrico neste F80; a bateria é de apenas 2.28 kWh, com um peso reduzido de 39 kg, sendo destinada principalmente a fornecer a energia extra para os motores eléctricos quando há necessidade de complementar os 900 cv do motor a combustão.

Mas, é também daqueles problemas que não se coloca, pois apesar do seu preço de 3.6 milhões de euros, as 799 unidades que irão ser fabricadas a partir de 2026 já estão totalmente reservadas.

Mobilize Duo e Bento com até 161 km de autonomia

19-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Concebidos para utilização urbana, o Mobilize Duo é um quadriciclo eléctrico e o Bento é a sua versão utilitária, da submarca eléctrica da Renault.

O Duo e o Bento destinam-se tanto a clientes particulares como a empresas. O Duo é um veículo de dois lugares e pode ser conduzido com ou sem carta de condução, consoante a versão e a regulamentação local. O Bento é uma microcarrinha que requer carta de condução, e que em vez de um lugar de passageiro tem uma caixa de carga de 649 litros, para transportar pequenos equipamentos e outros bens.

O Duo e o Bento são compactos (2,43 e 2,54 metros de comprimento, respectivamente) e fáceis de manobrar no trânsito citadino. As suas dimensões reduzidas facilitam o estacionamento.
Com uma posição de condução central e suspensão optimizada, o Duo e o Bento proporcionam uma experiência de condução única. Vêm equipados de série com um airbag para o condutor, uma novidade no segmento dos quadriciclos. Ambos os veículos têm uma autonomia generosa – até 161 km para o Duo e 149 km para o Bento – dando resposta à maioria das necessidades diárias e dispensando carregamentos frequentes.

O Duo e o Bento rompem com os clássicos do design automóvel. A sua grande área vidrada e as portas Elytron, que abrem para cima, dão-lhes o aspecto de uma cápsula espacial futurista. Concebidos para serem eco-responsáveis, o Duo e o Bento incluem mais de 40% de materiais reciclados e são 95% recicláveis.


O Duo e o Bento são nativamente conectados. Dispõem da sua própria aplicação móvel "MyDuo", que permite gerar até seis chaves digitais, uma novidade para o Grupo Renault.

Apresentados nas suas versões definitivas, no Salão Automóvel de Paris, o Duo e o Bento estarão futuramente disponíveis na rede Renault.

[Pela Estrada Fora]

17 anos de Aberto até de Madrugada

18-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Aberto até de Madrugada chega à época de ouro da adolescência, celebrando 17 anos, a um ano da maioridade. :)

Começando a ser um pouco preocupante a cadência aparentemente crescente destas publicações de aniversário - agora a propósito do 17º aniversário(!) - que parece ir acontecendo de forma cada vez mais frequente (ainda "ontem" estávamos no 16º), a parte em que prefiro focar-me é aquela que tem possibilitado tudo isto: a de continuar a manter o AadM com todo o gosto e paixão (e para o qual também é parte fundamental toda a comunidade que, de forma mais regular ou mais ocasional, se tem criado e mantido por cá) que me fez iniciá-lo no distante ano de 2007.

É curioso como essa época agora nos parece pré-histórica. Na altura, os gadgets da moda eram os pequenos Eee PC, e ainda assistíamos a um aceso debate entre fãs da Apple e fãs Nokia, e sobre se a Apple teria sucesso ao lançar um smartphone chamado iPhone, sem botões, imagine-se. Mal se podia imaginar, na altura, o quanto os smartphones iriam transformar as nossas vidas. Depois de uma fase "there's an app for that", os anos foram passando, e aquilo que era novidade passou a ser apenas o novo lugar comum. Nem me arrisco a tentar fazer um apanhado de todas as transformações, a todos os níveis, que isto potenciou - mas relembro que nem todas elas foram positivas.

Numa altura em que se volta a debater se se devem permitir os smartphones nas escolas, temos que reconhecer que já nem se acha estranho ver grupos de pessoas em ambiente social, em que cada uma delas está totalmente concentrada no ecrã seu smartphone, alheada do que se passa em seu redor. Algo que não se verifica apenas nos mais novos, mas em todos os segmentos de idades.
De resto, tal como já se fazia antever no aniversário passado, este ano a tecnologia do momento continua a ser a Inteligência Artificial, que aos poucos também vai transitando da fase da adopção pelos "geeks" para o lugar-comum da sociedade em geral. Não me surpreende que algumas pessoas "não-tecnológicas" me venham dizer que conseguiram fazer "isto e aquilo" com a ajuda do ChatGPT ou equivalente, coisas que anteriormente nem teriam qualquer esperança de fazer, a não ser que contratassem um qualquer especialista em programação, ou artista, ou etc. Começamos a entrar numa fase em que se começa a abrir o acesso às ferramentas AI para geração de vídeo, e será apenas uma questão de tempo até que esses vídeos AI comecem a dar que falar (preferencialmente por bons motivos e não pelos maus). O que importa relembrar é que continuamos a falar de ferramentas que podem assistir quem tem a iniciativa de querer fazer algo, e que criam todo um novo horizonte de abrangências possíveis.

No passado uma pessoa comum que tivesse a ideia de fazer um programa e que estivesse realmente empenhada nisso, podia aventurar-se a aprender programação, mas poderia ter que gastar centenas ou milhares de horas nesse processo, tornando o projecto inviável (o mesmo para quem quisesse fazer um filme, ou uma música, ou etc. sem ter as competências adequadas). Com as ferramentas AI, essas centenas ou milhares de horas poderão agora reduzir-se a uma questão de dias, ou até horas, fazendo com que passem de inviáveis a concretizáveis. Mas, não será por isso que deve retirar o mérito a quem se empenhar em tirar o máximo partido destas ferramentas, pelo contrário.

Veremos como as coisas mudam e evoluem ao longo do próximo ano - como vimos, não vai demorar assim tanto - e ver se os próximos 12 meses mantêm esta mesma tendência ou se teremos algo novo e revolucionário a transformar o mundo (arriscava-me a referir o modo FSD da Tesla, mas infelizmente Elon Musk já nos demonstrou que não tem qualquer credibilidade quanto a prazos de promessas).


Dito isto, passo para o nosso habitual passatempo de aniversário, em que este ano vos vai deixar cheios de cor: um conjunto de barras de luz Goovee.

Loading…


P.S. Manda a tradição que deixe um link para o post do aniversário anterior; e também para o primeiro post do AadM em 2007.

Google Photos na web com backup automático de pastas no computador

18-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a facilitar o backup de fotos do computador, usando apenas o site Google Photos na web sem necessidade de programas adicionais.

O Google Photos na web está a informar os utilizadores de que agora podem fazer o backup automático de pastas no seu computador. O funcionamento é idêntico ao uso da desktop do Google Drive, mas evitando a necessidade de instalar programas adicionais para quem preferir usar apenas o browser. Para tal, bastará tocar no botão de Upload e escolher "Fazer backup de pastas", e de seguida seleccionar as pastas com fotos que se deseja enviar automaticamente para o Google Photos, dando as devidas permissões.
Os utilizadores poderão, a qualquer momento, alterar as pastas seleccionadas, removendo ou adicionando novas pastas, na mesma secção.

O único requisito é que, ao contrário do que acontece com app Google Drive, que se mantém sempre em funcionamento para fazer a sincronização das pastas, neste caso será necessário visitar o site do Google Photos com alguma regularidade, para dar início ao processo de backup - o que até pode ser preferível para as pessoas que não quiserem ter o Google Drive a correr continuamente nos seus computadores.

Notícias do dia

18-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Passwords do Portal das Finanças expostas na internet; Google Gemini com português de Portugal; Chrome para Android com leitura das páginas em background; Microsoft Flight Simulator 2024 pode gastar gigabytes por hora; Windows 11 24H2 vem com bugs no histórico do clipboard e disk cleanup; e o curioso caso do carregador Xiaomi problemático que enfrentei nas últimas semanas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Testes 6G atingem 938 Gb/s

Enquanto alguns já se vão mentalizando que têm maior velocidade de internet no seu telemóvel 5G do que na ligação fixa de casa, os testes para a próxima geração "6G" das redes móveis vão demonstrando que nos estamos a contentar com pouco. As próximas gerações irão rir-se quando lhes dissermos que os nossos smartphones tinham ligações de 100-200 Mbps à internet, ou que até podiam chegar aos 500-600 Mbps. Os testes feitos para o futuro 6G atingiram transferências de 938 Gb/s!

Para tal foi usada uma vasta gama de frequências, incluindo não só os 5 GHz como também as gamas mmWave até aos 150 GHz. Agora, é só deixar os departamentos de marketing dos operadores de telecomunicações darem asas à imaginação, para promoverem tudo o que se tornará possível quando estas tecnologias, eventualmente, chegarem ao mercado. Um potencial caso prático, é que finalmente aqueles jogos ou actualizações com mais de 100 GB poderão ser descarregados em menos de 1 segundo! :)


OpenAI lança app ChatGPT para Windows


Depois da app para Mac, a OpenAI começa a disponibilizar uma app ChatGPT para Windows. No entanto, por agora é aquilo que a empresa dizer ser ainda uma app de testes, e que por agora fica apenas disponível para os clientes ChatGPT Plus, Enterprise, Team, e Edu.

Depois de instalada, a app dá acesso rápido ao ChatGPT através da combinação de teclas ALT + SPACE, fazendo surgir uma janela para se interagir com o ChatGPT a par dos demais programas que se estiverem a usar.

Today, ChatGPT Plus, Enterprise, Team, and Edu users can start testing an early version of the Windows desktop app.

Get faster access to ChatGPT on your PC with the Alt + Space shortcut.https://t.co/mv4ACwIhzA https://t.co/Ww6QvBfMnB pic.twitter.com/tkyodezZhv

— OpenAI (@OpenAI) October 17, 2024


App Store exige morada e telefone dos developers para a UE

Devido às exigências europeias do DSA (Digital Services Act), os developers que tiverem apps à venda na App Store terão que passar a disponibilizar uma morada, número de telefone, e email, que estarão visíveis publicamente.

Se isto não será problemático para as empresas, pode tornar-se numa grande dor de cabeça para pequenos developers, que podem ser obrigados a expor ao mundo a sua morada e o seu telefone pessoal. Isto não afecta os developers que disponibilizam apps gratuitas, apenas os que têm apps pagas com ou compras in-app. Fica também criada a oportunidade de negócio para serviços que disponibilizem "moradas" e "telefones" virtuais para developers.


Qualcomm cancela Snapdragon X Elite Dev Kit

A AMD e a Intel estão preocupadas com a ofensiva ARM nos PCs, mas o arranque da Qualcomm no sector não está a correr da melhor forma. A Qualcomm cancelou o Snapdragon X Elite Dev Kit, destinado aos developers, dizendo que o mesmo não tem o "nível de qualidade" esperado.

Embora não tenha dado detalhes, suspeita-se que isso se deva a um problema na parte da saída HDMI deste mini PC, que a Qualcomm tinha tentado contornar através do fornecimento de um adaptador USB-C-HDMI. De qualquer forma, entretanto também já estão no mercado máquinas com estes chips, embora encontrar um portátil com o mesmo Snapdragon X Elite e 32 GB de RAM vá ficar sempre mais caro do que os $900 que a Qualcomm estava a pedir pelo kit de desenvolvimento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Instagram foi criado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, focando-se na partilha de fotos depois de inicialmente acharem que era demasiado parecido com o Foursquare. Em 2012 era comprado pelo Facebook / Meta por mil milhões de dólares, valor que seria eclipsado dois anos mais tarde com a compra do WhatsApp por 19 mil milhões de dólares.

Saldos de Halloween com Windows a €11 na CdkeySales

18-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para a época mais assustadora do ano temos a campanha de Halloween da CdkeySales com descontos de arrepiar. Esta promoção permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Chrome para Android com "Listen to this page" em background

18-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A funcionalidade de leitura de páginas web do Chrome - Listen to this page - passa a ser mais útil com o funcionamento em background.

A capacidade de "Ouvir esta página", que chegou ao Chrome para Android recentemente, recebeu uma melhoria importante. A versão mais recente, Chrome 130, permite que os utilizadores ouçam as páginas web enquanto utilizam outras apps. Até agora, a reprodução parava se o utilizador saísse do Chrome, a menos que se mantivesse o browser visível no ecrã.

Isto era bastante frustrante, impedindo que se continuasse a ouvir uma página enquanto se dava um salto a outra app, como uma app de notícias, de meteorologia, ou até de navegação GPS. Com o novo sistema, a reprodução é apresentada com a respectiva informação e controlos na secção das notificações, permitindo que os utilizadores continuem a ter controlo imediato sobre o que estão a ouvir.
A função de leitura também permite que os utilizadores ajustem a velocidade de reprodução, escolham entre diferentes vozes, e mostrem visualmente as partes do texto que estão a ser lidas. O Listen to this page também tem uma opção de acesso fácil para quem quiser usar frequentemente esta opção, apresentando um botão directamente ao lado da barra de endereços (ir a Chrome Settings > Toolbar para o configurar) evitando ter que percorrer os menus.

Carregador Xiaomi auto e o cabo dos trabalhos

18-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Nas últimas semanas passei por um problema curioso, que demonstra como os "especialistas" também podem sucumbir às falhas mais básicas.

Quem me acompanha por aqui há algum tempo deverá saber que sou grande fã dos smartphones com carregamento wireless - desde os tempos do velhinho mas excelente Nexus 4 da Google! É um sistema extremamente conveniente, que nos evita dos embaraços de ter cabos com "a ficha certa" (o que era de grande utilidade nos tempos em que nos podíamos deparar frequentemente com dispositivos com ficha micro-USB, Lightning, ou USB-C), e que se torna ainda mais útil em cenários como o de uso no automóvel, onde basta "pousar e andar" sem preocupações com tira-e-mete frequente de cabos no smartphone.

Precisamente no carro, depois de ter passado alguns meses com um suporte com carregador wireless que revelou as suas fraquezas durante um Verão (com as temperaturas altas, aquecimento do carregamento, uso de app de navegação, e numa posição que ficava todo o conjunto exposto ao sol) resultando em situações frequentes de excesso de temperatura no smartphone, mudei para o carregador motorizado da Xiaomi, que além da comodidade da actuação motorizada de apertar e soltar o smartphone, fica posicionado em frente às grelhas de ventilação, assegurando que se mantém fresco durante a operação. Tem funcionado perfeitamente ao longo dos anos, e nunca me fez sequer pensar muito nele... até há umas semanas.
Recentemente, e quase de forma coincidente com a compra de um novo smartphone, o carregador começou a demonstrar alguns sintomas estranhos. Algumas vezes não abria o suporte quando queria retirar o smartphone; outras vezes ficava com a luz a piscar e não carregava; com isto a ter começado de forma intermitente mas começando a tornar-se cada vez mais frequente. Ora, tendo já muitos anos de uso, pensei que estivesse a chegar o dia em que teria que o substituir, mas as coisas começaram a ficar ainda mais estranhas.

Como o suporte deixava de fazer o carregamento, comecei a tirar o cabo USB-C do suporte e a encaixá-lo directamente no smartphone, para ir carregando o smartphone nas viagens. Mas também aqui se faziam notar sintomas estranhos, com o smartphone a carregar ou não carregar, dependendo das ocasiões. O que me fez suspeitar que o problema pudesse estar no adaptador do isqueiro que alimenta o carregador. Suspeitei que pudesse ser algum mau contacto do mesmo (alguns adaptadores de isqueiro não encaixam bem), mas este tinha estado a funcionar há anos, e tem uma luz que indica ter energia. Ainda assim, troquei para outro adaptador de isqueiro, com algum receio sobre se teria potência suficiente para suportar o carregador motorizado... e nada, nem carregador nem carregar o smartphone directamente. Pior ainda; começava a carregar por alguns instantes, e só depois parava. E isto mantinha-se mesmo quando usava outras tomadas no carro (no apoio de braços, no lugar traseiro, etc.

Por esta altura já estava a imaginar se seria algum problema na tomada de isqueiro ou sistema de controlo, em que o carro estivesse a fazer algum corte de energia na tomada por protecção contra alguma sobretensão!
Até que finalmente, e por via das dúvidas, numa altura em que já estava prestes a mandar vir um novo carregador wireless para o carro, decidi que talvez não fosse má ideia experimentar usar outro cabo USB-C.

Apesar de eu, depois de estar a lutar com a situação durante vários dias, até já estar a imaginar que alguma coisa iria começar a deitar fumo, a verdade foi bem mais simples: tudo ficou a trabalhar como seria suposto. O carregador problemático deixou de ter problemas, o carregamento já era feito como era suposto, e até a abertura motorizada do suporte voltou a funcionar sem qualquer falha.

Por esta altura alguns de vocês estarão a pensar: "Carlos, trocar o cabo devia ter sido a primeira coisa a fazer!" Pois, agora vejo que sim, mas confesso que não estava mesmo a imaginar que o problema pudesse ser do cabo, ainda mais num cenário em que o cabo nem tinha "uso" e estava continuamente ligado sem estar sujeito a dobragens frequentes. Mas, como se vê, não se pode assumir que nada funcione para sempre, nem mesmo quando se trata de um simples cabo USB-C.

Passwords do Portal das Finanças expostas na internet

18-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Há uma lista com milhares de passwords do Portal das Finanças a circular na internet, obrigando a relembrar as devidas cautelas digitais.

Em primeiro lugar, importa relembrar que esta lista, com cerca de 15 mil registos de números de contribuintes e passwords associadas, não está relacionada com o recente ataque à AMA (cujas consequências a nível de potencial roubo de informação ainda estão por esclarecer). Na verdade, a lista já tinha sido detectada pelos serviços da Autoridade Tributária (AT) em Agosto, que rapidamente revogou as passwords comprometidas.

Ou seja, não há necessidade de entrar em pânico e alterar a password de acesso às Finanças "só porque sim", pois isso já foi feito de forma automática para os contribuintes que tiveram esses dados expostos nesta lista.

Mais preocupante será ver alguns orgãos de comunicação a anunciarem "ferramentas de verificação dos NIF", que deixam os dados dos utilizadores expostos para todos verem. E como se isso não fosse suficientemente grave, reforçaram o cúmulo da incompetência com uma tentativa de encriptarem esses dados... mas deixando a chave de desencriptação no próprio ficheiro! Até seria cómico, se não fosse uma flagrante falha de segurança e privacidade (que deveria ter consequências).

Agora encriptado... mas deixam a chave de desencriptação no próprio ficheiro 🚨🤡

Isto só pode ser uma piada. https://t.co/Ijr2XIY9AN pic.twitter.com/yzh5ARSCId

— Pedro Fernandes 👨‍💻 (@DJ_PRMF) October 18, 2024

A AT diz que esta lista não foi conseguida à custa de qualquer violação dos seus sistemas, tendo provavelmente tido origem em serviços de terceiros ou do roubo de dados recolhido directamente dos utilizadores (por via de malware, virus, etc.)

Em suma, há apenas que seguir as regras básicas de segurança digital: usarem passwords seguras, não usarem a mesma password para serviços diferentes, e não correrem a meter dados pessoais num qualquer site de "verificação" só porque isso apareceu em determinado canal de TV.

Não coloquem os vossos NIF em sites para verificar se os vossos NIF foram comprometidos. Não coloquem os vossos NIF em sites para verificar se os vossos NIF foram comprometidos. Não coloquem os vossos NIF em sites para verificar se os vossos NIF foram comprometidos. pic.twitter.com/e9vW4Tz9jZ

— VOST Portugal (@VOSTPT) October 17, 2024
Agora só nos resta aguardar por desenvolvimentos, para saber o que realmente aconteceu no ataque à AMA.

Google Gemini com português de Portugal

18-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google não se esqueceu dos utilizadores portugueses e acrescentou o suporte para português de Portugal ao Gemini.

Embora o português esteja no top 10 das línguas mais faladas, estamos habituados a que, no campo dos assistentes digitais, quando uma empresa anuncia o suporte para "português" se refira, invariavelmente, ao português do Brasil. Uma opção lógica, quando se considera que o Brasil tem uma população de mais de 200 milhões, face aos 10 milhões de Portugal. Mas, desta vez a Google reconhece que nem todos querem interagir com um assistente em versão brasileira, e acrescentou português de Portugal ao Gemini.

Gemini Live: agora em Português de Portugal

No Made by Google deste ano, apresentámos o Gemini Live, permitindo que as pessoas tenham conversas naturais e fluidas com o Gemini em inglês. A partir de hoje, e com a disponibilização gradual ao longo dos próximos dias, estamos a expandir o Gemini Live nos telefones Android para Português de Portugal para que mais pessoas possam conversar, colaborar e experimentar a IA de conversação em diferentes idiomas.

O Gemini Live suporta conversas até dois idiomas no mesmo dispositivo e temos planos para expandir para mais idiomas no futuro. Pode definir facilmente os idiomas preferidos na aplicação Google:
  1. No telemóvel ou tablet Android, abra a aplicação Google e, na parte superior, toque na sua fotografia de perfil ou nas suas iniciais.
  2. Toque em Definições > Assistente da Google > Idiomas.
  3. Selecione o Português (Portugal) ou qualquer idioma suportado.
  4. Opcionalmente, pode adicionar um segundo idioma compatível. Por enquanto, pode definir e utilizar até dois idiomas com o Gemini Live.

Além disso, o Gemini poderá também ligar-se a mais aplicações Google em Português de Portugal, facilitando o acesso a informações e a concluir tarefas nos seus serviços Google preferidos, como o Gmail, Google Maps e o YouTube. Com as Extensões, o Gemini pode reunir o que precisa de outras aplicações e serviços para o ajudar a realizar tarefas nas mesmas e de forma mais fácil e rápida.

Poderá também ligar-se a novas ferramentas em diferentes aplicações e em Português de Portugal tornando mais fácil a realização de tarefas. Eis alguns exemplos de como pode utilizar as extensões Gemini no seu idioma:
  • Peça ao Gemini para descobrir aquela receita de lasanha que lhe foi enviada para o Gmail e peça-lhe para adicionar os ingredientes à sua lista de compras no Keep.
  • Tire uma fotografia de um folheto de um concerto e pergunte ao Gemini se está disponível nesse dia - e defina até um lembrete para comprar bilhetes.
  • Pergunte ao Gemini quando será lançado o seu próximo filme do seu super-herói preferido e peça-lhe para o lembrar uma semana antes para comprar os bilhetes.
Vamos ver se a Apple segue o exemplo e também aproveita a oportunidade de remodelação da Siri para acrescentar português "PT" à nova Siri AI.

Tablet Teclast T60 a €244

18-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T60.

O Teclast T60 vem equipado com um ecrã IPS de 12" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 8000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T60 está disponível por 244 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 40 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

18-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Projetores 4K Samsung The Premiere 9 e The Premiere 7

A Samsung apresenta uma das suas mais recentes inovações em entretenimento doméstico: The Premiere 9 e The Premiere 7. Estes projetores de alcance ultracurto, concebidos para oferecer uma experiência de visualização incomparável, transformam qualquer espaço num home cinema premium com uma impressionante resolução 4K, som envolvente e outras características avançadas.

As novidades da Samsung na gama The Premiere vão ao encontro da crescente procura por soluções de entretenimento de alta qualidade, utilizando tecnologia laser de ponta para levar a experiência cinematográfica diretamente a casa. O The Premiere 9 possui tecnologia tripla de laser para maior precisão de cor e brilho, e ambos os modelos oferecem características de alcance ultracurto e resolução 4K vibrante em ecrãs até 130 polegadas. A vibrante resolução 4K do The Premiere e a excecional precisão de cor dão vida a cada cena. Os projetores The Premiere 9 e The Premiere 7 oferecem uma cobertura de gama de cores de 154% e 100% do padrão DCI-P3, respetivamente, e ambos os modelos suportam HDR10+, garantindo imagens nítidas e vívidas — mesmo em ambientes luminosos. Com um brilho máximo de 3.450 lumens ISO para o The Premiere 9 e 2.500 lumens ISO para o The Premiere 7, estes projetores oferecem imagens nítidas e dinâmicas. Para melhorar ainda mais a qualidade da imagem, os projetores The Premiere estão equipados com inovadores melhoramentos de imagem AI, incluindo AI Upscaling e Vision Booster. O AI Upscaling garante que o conteúdo é apresentado numa impressionante resolução 4K, independentemente da sua qualidade original, enquanto o Vision Booster ajusta automaticamente o brilho e o contraste em várias condições de iluminação para uma qualidade de imagem ideal. As colunas incorporadas com tecnologia Dolby Atmos em ambos os modelos proporcionam um áudio potente e envolvente, criando uma verdadeira experiência de cinema em casa sem a necessidade de equipamento de som adicional. O Premiere 9 inclui colunas de 40 W com 2.2.2 canais para cima, enquanto o Premiere 7 inclui colunas de 30 W com 2.2 canais para uma experiência de som expansiva.

Os novos projetores Premiere vêm com o Samsung Tizen OS Home, oferecendo acesso a uma vasta gama de serviços de streaming, incluindo Samsung TV Plus, Netflix, YouTube, Amazon Prime Video e muito mais. Esta extensa seleção garante que os utilizadores podem desfrutar dos seus filmes e programas de TV favoritos, proporcionando uma experiência de entretenimento abrangente com o clique de um botão. Para os entusiastas de jogos, o Samsung Gaming Hub oferece uma experiência de jogo perfeita. Os utilizadores podem desfrutar de jogos sem a necessidade de uma consola, acedendo a uma vasta seleção de jogos baseados na nuvem diretamente através do projetor. Para aqueles que querem criar uma envolvência feita à medida, o Ambiente Customizado oferece decorações domésticas personalizadas através da projeção de vários widgets no espaço. Os utilizadores podem combinar fotos, vídeos e widgets livremente através da aplicação SmartThings nos seus telemóveis. Mesmo quando não está a ser utilizado como um projetor totalmente cinematográfico, o Premiere garante comodidade e entretenimento para todos os consumidores como um altifalante inteligente com controlo de voz de mãos-livres e uma variedade de aplicações de música. Os novos projetores Premiere também melhoram a conetividade, proporcionando uma experiência de entretenimento perfeita e integrada. Os utilizadores podem facilmente partilhar conteúdo dos seus smartphones para o grande ecrã com o Tap View e Mirroring, enquanto o suporte de assistente de voz incorporado permite um fácil controlo do projetor e de outros dispositivos ligados com simples comandos de voz. Além disso, a integração com o SmartThings da Samsung permite aos utilizadores gerir dispositivos domésticos inteligentes, tais como luzes, termóstatos e sistemas de segurança a partir do projetor, criando assim um ambiente doméstico totalmente integrado.

Os projetores Premiere apresentam um design minimalista, em branco quente, com arestas arredondadas e um acabamento em tecido de primeira qualidade da Kvadrat, uma empresa dinamarquesa de design têxtil, que se integra na perfeição em qualquer decoração. O tamanho compacto e a fácil instalação tornam os projetores ideais para qualquer divisão, maximizando a funcionalidade e o apelo estético. A configuração de qualquer modelo do The Premiere é simples - os utilizadores só precisam de ligar o projetor e ligá-lo a uma rede sem fios. As capacidades de projeção ultracurta eliminam a necessidade de instalações complexas, permitindo aos utilizadores desfrutar de projeções em ecrãs grandes com o mínimo de esforço. Os novos projetores Premiere 9 e Premiere 7 estão agora disponíveis para compra na loja online oficial da Samsung e em locais de venda selecionados nos Estados Unidos, Canadá e China. O lançamento continuará noutras regiões ainda este ano.


Earbuds Bose Quietcomfort

A BOSE apresentou os seus novos earbuds Bose QuietComfort que dão um passo em frente e acompanham as necessidades do teu dia a dia. Combinam um áudio poderoso, uma tecnologia avançada de cancelamento de ruído e uma bateria de duração extremamente longa. Tudo isto num produto compacto e duradouro que combina potência e eficiência.

Pequenos, confortáveis e de última geração, incluem a tecnologia de cancelamento ativo da Bose que, numa fração de milissegundo, consegue gerar um sinal oposto para eliminar o ruído indesejado. Há alturas em que é necessário estar atento ao que se passa à nossa volta. Por esta razão estes QuietComfort têm 3 níveis de cancelamento (desligado, silencioso e consciente). O objetivo é eliminar as distrações, minimizar o cancelamento de ruído ou selecionar uma opção intermédia. Com o modo Bose Aware, vais sentir que não os estás a usar, porque vais poder falar com outras pessoas e ouvi-las sem ter de os tirar. Com todo o controlo nas tuas mãos devido à nova aplicação Bose QCE terás acesso a diferentes funções, como a personalização dos controlos tácteis, a previsão da duração da bateria tanto para ouvir como para telefonar, a possibilidade de tirar uma selfie à distância ou utilizar comandos de voz. Além disso, a ID de voz permite-te calibrar o auricular através da sua própria voz para melhorar o desempenho e a precisão do controlo por voz. Com estes earbuds podes fazer muitas coisas sem sequer utilizar as mãos, através de comandos de voz: reproduzir ou pausar música, avançar ou retroceder, aumentar ou diminuir o volume, alterar a definição do comando de voz, tirar uma fotografia, aceder ao assistente de voz nativo ou atender e terminar uma chamada.

Com este auricular é possível fazer chamadas inteligentes; não só porque tem capacidade de comando de voz, mas também porque tem tons laterais. Isto significa que podes ouvir a tua voz em chamadas ou chats de jogos e ajustar a sua amplificação. Além disso, podes ativar anúncios de chamadas e ouvir o nome do autor da chamada e até personalizar os controlos tácteis para gerir as chamadas. Uma caraterística única dos auriculares Bose QuietComfort é que podes tirar uma selfie se assim o configurares através da aplicação Bose QCE. Na seção Remote Selfie da aplicação Bose QCE, podes tirar uma fotografia de ti próprio enquanto usas os auscultadores através do controlo por voz e/ou modificando um dos gestos. Se utilizares comandos de voz, abre a aplicação da câmara e comande "Hey Headphones. Take Photo" e o telemóvel irá tirar uma fotografia. Se utilizares o controlo tátil personalizável, podes atribuir esta ação a um dos earbuds para tirar uma selfie. Se preferires podes utilizar apenas um auricular, o esquerdo ou o direito, para ouvir música e fazer chamadas telefónicas. De facto, os controlos do auricular funcionam da mesma forma que quando se utilizam ambos e os atalhos associados também não mudam. No entanto, para que o cancelamento de ruído funcione corretamente, é necessário utilizar ambos.

Com o Bluetooth multiponto estes earbuds permitem não só uma reprodução perfeita e ininterrupta, mas também uma comutação fácil e instantânea entre o telemóvel, o computador portátil e outros dispositivos. Os auriculares Bose QuietComfort não te vão desiludir porque oferecem uma bateria de longa duração de até 8,5 horas com um tempo de carregamento de 2 horas no estojo. Também terás direito a 2,5 carregamentos, pelo que pode continuar com bateria durante 31,5 horas. Mas mesmo que precises de mais, também podes contar com o carregamento rápido: em apenas 20 minutos terás 3 horas de bateria. Não vais sentir que os estás a usar porque também oferecem um grande conforto graças às suas bandas de estabilidade e às capas de silicone em três tamanhos, para um ajuste perfeito e confortável. E como estes auscultadores são resistentes ao suor e têm certificação IPX4, são também o companheiro perfeito para o ginásio. Por fim, os novos Earbuds Bose QuietComfort são fornecidos com um estojo rígido para armazenamento e carregamento, bem como um cabo de carregamento USB tipo C. Também podes escolher entre três cores: preto, branco fumado e lilás.

Os auriculares Bose QuietComfort estão disponíveis por um preço de venda de 219 euros.


Trust apresenta painéis luminosos GXTrust Vybz


Continuando a expandir a vasta oferta da empresa para todos os tipos de gamers, a Trust anunciou o lançamento da gama de iluminação Vybz. Com três produtos vibrantes atualmente disponíveis, esta é uma nova e entusiasmante adição à linha de produtos GXTrust.

Focando na qualidade acessível, personalização completa e controlo inteligente, os gamers podem escolher entre três opções elegantes. Disponíveis num Kit Inicial de 9 peças e num Kit de Extensão de 3 peças, os Hexágonos LED Vybz permitem aos utilizadores expandir até 21 painéis para criar formas geométricas impressionantes na parede. O kit de 9 Barras de Luz LED Vybz oferece tecnologia RGBIC para uma distribuição de cores fluida e de alta qualidade, e podem ser facilmente encaixadas para formar o padrão que preferir. A completar o trio, a Corda de Luz LED Vybz de 5 metros oferece a máxima flexibilidade para moldar qualquer design imaginável, desde animais e palavras até obras-primas abstratas. Oferecendo aos gamers a possibilidade de criar e personalizar as suas próprias formas e designs, as possibilidades de mostrar a personalidade e criatividade únicas dos jogadores são realmente infinitas. Cada produto Vybz pode ser ajustado em termos de cor, efeitos e brilho, e inclui 44 modos de luz pré-programados, além da possibilidade de criar e guardar o seu próprio modo para uma atmosfera perfeita.

Além disso, os produtos Vybz podem ser controlados de três maneiras diferentes: através da app Trust WiFi, controlo remoto sem fios ou painel de controlo na parede, oferecendo uma facilidade de utilização incomparável. Foram desenhados para serem fáceis de instalar, com tudo o que os utilizadores precisam já incluído na caixa. No caso dos hexágonos e barras, cada um vem com conectores para ligação a outros hexágonos e barras, respetivamente; e todos os produtos podem ser montados em qualquer parede plana, utilizando a fita adesiva de dupla face ou parafusos incluídos, para paredes irregulares. Outras funcionalidades impressionantes da gama Vybz incluem a capacidade de sincronizar as luzes com a sua música através do microfone integrado e o controlo por voz através do Google Home e Alexa.
Já disponíveis no mercado, o Kit Inicial de 9 peças Vybz Hexagon está à venda por um preço recomendado de 129,99 euros, o Kit de Extensão de 3 peças Vybz Hexagon por 39,99 euros, o Kit de 9 peças Vybz Light Bars por 119,99 euros e a Corda de Luz de 5 metros Vybz por 79,99 euros.


Ford BlueCruise expande-se a 15 países na Europa

A tecnologia exclusiva BlueCruise da Ford para condução sem mãos pode agora ser utilizada e usufruída num total de 15 países europeus, após a aprovação da Comissão Europeia. Esta tecnologia permite o acesso a mais de 133.000 quilómetros de estradas designadas em toda a Europa, conhecidas como Blue Zones, permitindo aos clientes viajar por estrada através de vários países. Por exemplo, um cliente pode conduzir com BlueCruise ao longo de seis países, da Suécia a Itália, e percorrer quase 3.000 quilómetros, durante mais de 25 horas, sem utilizar as mãos.

O avançado sistema de assistência à condução de Nível 2 "sem mãos, olhos na estrada" é agora também o sistema mais difundido do seu género na Europa, estando o BlueCruise disponível e aprovado para compra pelos clientes em todos os novos veículos Mustang Mach-E comercializados num total de 20 países de todo o mundo. Além disso, os proprietários de veículos Mustang Mach-E de versões anteriores poderão, em países selecionados, receber uma atualização de software no futuro para ativar o BlueCruise. Em 2023, o BlueCruise foi o primeiro sistema do género a obter aprovação, quando foi lançado na Grã-Bretanha, e tornou-se o primeiro sistema avançado de assistência ao condutor a oferecer uma verdadeira condução mãos-livres à velocidade de autoestrada na Europa. "Acreditamos que o BlueCruise pode tornar a condução mais fácil e mais agradável, quer estejamos retidos num engarrafamento ou numa longa viagem, e esta recente decisão vai permitir-nos oferecer a ainda mais clientes o acesso ao BlueCruise em toda a Europa", declarou Ashley Lambrix, Diretora-Geral BlueCruise, Ford Motor Company. "A expansão da disponibilidade das Blue Zones para além da Grã-Bretanha, Alemanha e Espanha é também um marco importante para nós, pois permitirá aos clientes utilizar o BlueCruise em viagens por estrada através de vários países."

Quando o BlueCruise é ativado, o sistema controla a direção, a aceleração, a travagem, a posição na faixa de rodagem e as distâncias de segurança em relação ao veículo da frente, monitorizando as marcas rodoviárias, os sinais de velocidade e a evolução das condições de trânsito, desde a velocidade em autoestrada até à imobilização total em engarrafamentos. Os condutores que utilizem o BlueCruise nas Blue Zones podem conduzir sem as mãos no volante, desde que continuem a prestar atenção à estrada. De forma a garantir que os condutores mantêm os olhos na estrada enquanto não têm as mãos no volante, uma câmara virada para o condutor sob o painel de instrumentos verifica o olhar e a posição da cabeça do condutor, mesmo quando este usa óculos de sol. Os clientes podem usufruir de um período experimental gratuito de 90 dias para conhecerem a forma como a BlueCruise torna as viagens longas ou o trânsito em “pára-arranca” mais agradáveis e menos cansativas. Após o período de teste gratuito, os clientes podem ativar uma subscrição anual ou mensal, que pode ser cancelada ou renovada a qualquer momento. Este modelo de assinatura mensal facilita a ativação do BlueCruise no momento que melhor se adapta aos seus planos de condução.

Existem mais de 420.000 veículos equipados com BlueCruise nas estradas de todo o mundo, distribuídos por modelos Ford e Lincoln. Foram percorridos, em todo o mundo, mais de 342 milhões de quilómetros com a utilização do BlueCruise, totalizando mais de 3,1 milhões de horas de condução. Os clientes têm a oportunidade de experimentar o Ford BlueCruise durante 90 dias; este período experimental gratuito pode ser ativado a qualquer momento durante o primeiro ano desde a aquisição do veículo. No final deste período, ou em qualquer outro momento da sua vida com o Mach-E, os clientes têm a opção de ativar o sistema por uma taxa mensal de 24,99 euros. Além disso, e para satisfazer as necessidades dos utilizadores regulares e ocasionais, não existe um compromisso de adesão mínimo para a ativação. Por exemplo, um cliente pode registar este serviço durante um único mês para o utilizar ao longo de uma única viagem e só voltar a ativá-lo um ano mais tarde.


Google Maps move informação meteorológica para baixo

18-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Google vai mudar o local onde mostra a informação meteorológica e da qualidade do ar no Google Maps.

Apesar de só ter começar a apresentar a informação meteorológica no Google Maps este ano, a Google parece já estar a reconsiderar a forma onde o mostra. Actualmente, a informação meteorológica, que indica o estado do tempo, temperatura, e qualidade do ar, é apresentada numa pequeno widget na canto superior esquerdo da vista do mapa. Mas, pelo que já se pode ver na versão beta do Google Maps, essa informação deverá ser relegada para o painel deslizante inferior que mostra informação referente ao local.

Por um lado, isto combate a "poluição visual" com o inevitável aumento de coisas que vão preenchendo o ecrã à medida que as apps vão evoluindo; por outro lado, penaliza os utilizadores que gostavam de ter essa informação sempre visível, já que agora, para o fazerem, terão que deixar o painel deslizante parcialmente visível na parte inferior, o que acaba por roubar mais espaço útil do ecrã.
Sendo a Google habitualmente fã de deixar que as coisas fiquem ao critério dos utilizadores, não me parece que tivesse sido pior ideia deixar esta decisão do nosso lado, oferecendo uma opção em que se pudesse escolher onde se quer ver a informação meteorológica: se permanentemente no ecrã (como agora), ou no painel inferior.

Como sempre, estando isto a ser testado na versão beta, há sempre a possibilidade de ainda serem feitas alterações antes desta mudança chegar à versão pública final do Google Maps.

Windows 11 24H2 vem com bugs no histórico do clipboard e disk cleanup

17-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Mantendo a tradição, a mais recente actualização Windows 11 24H2 vem com diversos bugs, com utilizadores a reportarem erros no histórico da área de transferência e dados incorrectos na Limpeza de Disco.

A funcionalidade de histórico da área de transferência, introduzida no Windows 10 e melhorada no Windows 11, permite guardar e recuperar múltiplos excertos de texto, imagens e outros ficheiros copiados, usando a combinação de teclas WIN + V. No entanto, após a actualização para o Windows 11 24H2, muitos utilizadores depararam-se com um histórico completamente vazio, mesmo após tentarem fazer copy-paste de novos elementos.

O mais ridículo é que este foi um problema detectado pelos utilizadores das versões de teste Windows Insider, há vários meses, mas que a Microsoft parece ter ignorado por completo, lançando a actualização sem ter feito a sua correcção. Por agora a solução temporária parece consistir em desactivar e reactivar as Ações Sugeridas nas configurações da área de transferência:
  1. Abrir os Settings
  2. Ir a System > Clipboard.
  3. Desligar as Suggested Actions se estiverem ligadas
  4. Sem mexer em mais nada, carregar em Windows + V para abrir o histórico do clipboard - deverá mostrar os novos elementos copiados
  5. (opcional) Reactivar as Suggested Actions se quiserem. O histórico do clipboard deverá continuar a funcionar de agora em diante.
Além do bug no histórico da área de transferência, a Microsoft também já reconheceu outro erro, relacionado com o relatório no Disk Cleanup / Limpeza de Disco. A ferramenta mostra incorretamente 8,63GB de espaço utilizado pela cache de actualizações do Windows, mas este é apenas um erro de exibição, não estando a usar realmente essa quantidade de armazenamento.

A Microsoft diz que este problema será corrigido numa futura actualização do Windows - restando esperar que essa actualização a corrigir estes bugs não venha com novos bugs, como tem sido frequente.

Microsoft Flight Simulator 2024 pode gastar gigabytes por hora

17-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft reduziu o tamanho de instalação do Flight Simulator 2024, mas os jogadores poderão ser surpreendidos pelo consumo de dezenas de gigabytes da internet, por hora.

Uma das principais mudanças do Flight Simulator 2024 em relação ao Flight Simulator 2020 é o tamanho significativamente menor da instalação. A nova versão, que tem estado em testes, requer apenas 30 GB em vez dos muito criticados 130 a 400(!) GB necessários na versão anterior. No entanto, essa redução implica que mais dados precisam de ser transmitidos em tempo real, exigindo mais da ligação à internet.

Alguns jogadores têm notado transferências que podem superar aos 180 Mbps em certas áreas mais detalhadas, e mesmo tendo em conta que isto representa alguns picos pontuais, na prática faz com que o jogo possa gastar dezenas de gigabytes de dados por hora.


Isto pode revelar-se um problema para jogadores com ligações à internet com dados limitados, ou que atrás dos "dados ilimitado" escondem limites efectivos nas suas "Políticas de Utilização Razoável" que podem ser de apenas 500 GB por mês.

Aliás, para gastar gigabytes de dados por hora, interrogo-me se ainda fará sentido sequer instalar o jogo localmente, podendo ser mais vantajoso simplesmente jogá-lo via streaming (como de resto tenho feito, pois nem sequer tinha espaço para o instalar na Xbox).

Notícias do dia

17-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Chrome começa a desactivar uBlock Origin; Tesla Model Y de 7 lugares chega a Portugal; Google Gemini prepara redimensionamento de imagens AI; robot Tesla Optimus sobe escadas e recarrega-se sozinho; como activar a Vibração Adaptativa no Android 15; e EUA exigem cancelamento fácil de serviços com um só clique.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Cybertruck já circula na Europa

Apesar de estar a fazer sucesso nos EUA, o Cybertruck continua a ter futuro incerto na Europa. A Tesla já trouxe o Cybertruck para fazer uma ronda de demonstrações pela Europa (incluindo Portugal), e há já um Cybertruck a circular nas estradas europeias. Mas, permanecem muitas dúvidas.

Por um lado, o Cybertruck no seu formato actual teria uma péssima pontuação nos testes Euro NCAP, mas isso não seria impeditivo - da mesma forma que existem modelos à venda com "zero estrelas". O maior problema é mesmo a legislação que impede a existência de arestas, e que será um entrave às tentativas de legalização oficial para iniciar a sua comercialização (o Cybertruck em circulação foi obrigado a aplicar umas protecções nas arestas, mas que não seriam suficientes para satisfazer a legislação de forma permanente).
A isto somam-se outras questões de ordem prática, como as suas dimensões serem excessivas para grande parte das estradas europeias, mas isso não seria impeditivo, tendo em conta que também temos pessoas que não têm problemas em comprar SUVs gigantescos e aprenderem a evitar certas estradas, parques de estacionamento, e demais locais incompatíveis com viaturas dessa dimensão.


Winamp desaparece do GitHub

A disponibilização do código fonte do Winamp não durou. Menos de um mês após ter sido disponibilizado, o Winamp desapareceu do GitHub.

O seu suposto lançamento como open-source foi bastante criticado, por efectivamente ser "open-source" apenas de nome, aplicando uma licença bastante restritiva que basicamente significava que todos os contribuidores estivessem a trabalhar gratuitamente para benefício da empresa que detém o WinAmp.


Android 15 chega sem limitação da carga da bateria nos Pixel

A aguardada funcionalidade de limitação de carga da bateria para os Pixel, que estava a ser testada, não está disponível na versão de lançamento do Android 15. A mesma só irá chegar aos utilizadores numa actualização futura, esperando-se que ainda possa chegar antes do final do ano.

Embora seja natural que algumas funcionalidades só cheguem mais tarde, não deixa de ser mais um caso da normalização do permanente estado "beta" dos produtos actuais, onde até funcionalidades básicas acabam por não ficar disponíveis desde logo, ficando prometidas para "mais tarde".


Falência da Fisker assegura "recalls"

A falência da Fisker veio relembrar os riscos dos automóveis modernos, deixando os clientes "pendurados", não só em termos de assistência, como de recolhas obrigatórias e acesso aos serviços digitais dependentes da cloud.

Embora alguns dos recalls (recolhas obrigatórias para resolver problemas) sejam coisas que podem ser feitas através de actualizações remotas, o ponto de discórdia era referente a dois recalls que têm que ser feitos em oficinas, e que a marca queria que fossem os clientes apagar o custo da mão de obra. Agora, isso ficou resolvido, embora nalguns casos os clientes tenham que ser eles a pagar e só depois podendo submeter um pedido de reembolso.

Embora não seja frequente ver fabricantes automóveis a fecharem, é algo a ter em conta, sob pena de não se poder sequer entrar no próprio carro, por os serviços de autenticação na cloud terem sido encerrados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro sistema funcional de comunicação com fibra-óptica foi demonstrado em 1965 pelo físico Manfred Börner nos laboratórios da Telefunken na Alemanha.

Suporte dobrável para portátil a €13

17-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para auxiliar no trabalho com portáteis, tablets, ou outros equipamentos, um compacto e económico suporte pode fazer maravilhas ao posicioná-los na orientação pretendida.

Com mais pessoas a trabalhar / estudarem em casa, é mais importante que nunca fazer todos os possíveis para que essas tarefas possa ser realizadas da forma mais adequada. Por vezes, até algo tão simples como um pequeno ajuste na forma como se pousa um portátil ou tablet pode fazer toda a diferença, e daí a importância de ter um suporte que permita afinar a sua posição à vontade de cada um.
Este suporte dobrável para portátil está disponível por apenas 13 euros na Amazon Espanha.

Com um formato "transformável" retráctil, este suporte pode facilmente ser levado para qualquer lado quando fechado, mas acomodar portáteis com ecrãs até 17" quando completamente aberto. Essa mesma capacidade significa também que o podemos usar com dispositivos de diferentes tamanhos, indo de um simples smartphone, passando por tablets e livros, e qualquer outra coisa que se deseje ter inclinado - e mesmo a nível de inclinação é também ajustável, podendo ir dos 17º aos 50º com ajustes intermédios.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Vibração Adaptativa no Android 15

17-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Android 15 vem com a funcionalidade de Vibração Adaptativa para os Pixel, que ajusta a intensidade da vibração do telemóvel com base nas circunstâncias à sua volta.

Poucas pessoas ajustam a intensidade da vibração do seu smartphone, e isso acaba inevitavelmente por fazer com que existam situações em que as vibrações não são suficientemente fortes para serem notadas (quando se está em ambientes ruidosos ou muito movimentados), ou o sejam em excesso (quando temos o smartphone numa mesa de vidro numa sala silenciosa). Mas o Android 15 vem dar uma ajuda para resolver isto.

A Vibração Adaptativa do Android 15 utiliza o microfone e os sensores do telemóvel para analisar os níveis de som e movimento. Por exemplo, se o telemóvel estiver no bolso enquanto se move ou se houver música alta a tocar, o motor de vibração intensifica-se para garantir que o sente. E porque hoje em dia as coisas têm que ficar bem esclarecidas, a Google garante que nenhum som é gravado ou enviado para servidores externos durante este processo, sendo tudo processado unicamente no smartphone.

Para activar a Vibração Adaptativa basta:
  1. Aceder às Definições do Pixel.
  2. Tocar em "Vibração & haptics."
  3. Seleccionar "Adaptive Vibration" e activar a funcionalidade.
Uma vez activada, o telemóvel ajustará automaticamente a intesidade da vibração para notificações e chamadas - não afectando as demais vibrações, como as do teclado.

Infelizmente por agora isto é um exclusivo dos smartphones Pixel da Google, restando esperar que no futuro se possa tornar numa funcionalidade geral do sistema, para todos os dispositivos Android.

EUA exigem cancelamento fácil de serviços

17-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A FTC norte-americana vai exigir que as empresas disponibilizem métodos que facilitem o cancelamento de serviços com um único clique.

Sabemos muito bem como as coisas são: subscrever um qualquer novo serviço é algo que pode ser feito com um único clique num botão; mas se quisermos cancelar esse mesmo serviço, podemos ter que percorrer uma meia dúzia de ecrãs até finalmente chegar à opção para o fazer. Isso é algo que levou a FTC a definir novas regras, passando a exigir métodos de cancelamento fácil dos serviços nos EUA.

O objectivo é fazer com que se torne tão simples cancelar um serviço, com um só clique, tal como é subscrevê-lo.

NEW: The FTC has finalized its “Click to Cancel” rule – which will require companies to make it as easy to cancel a subscription as it is to sign up.

Unwanted subscriptions add up for Americans, and our Administration is taking action to save families time and money. pic.twitter.com/wdIcKac6PN

— The White House (@WhiteHouse) October 16, 2024
É o tipo de coisa que, também deste lado do Atlântico, seria bem mais produtivo e útil para os cidadãos europeus que os intragáveis e inúteis popups de consentimento dos cookies que infestam os sites da internet.

Ainda recentemente sofri precisamente com este fenómeno, ao fazer uma ronda de "limpeza" de serviços subscritos, e onde nalguns deles fui obrigado a recorrer ao Google para pesquisar "como cancelar o serviço X", precisamente por essa opção estar deliberadamente escondida das formas mais obtusas possíveis, para desincentivar o cliente de cancelar o serviço.

Google Earth vai facilitar instalação de painéis solares

17-10-2024 | 12:01 | A Minha Alegre Casinha

O Google Earth vai ter integração com a Solar API para facilitar a avaliação de instalações de painéis solares.

Hoje em dia a instalação de painéis solares passou a ser algo bastante mais acessível do que era há algumas décadas, fazendo com que se torne numa proposta vantajosa para a maioria das pessoas. Dito isso, quando se trata de instalações de grandes dimensões, o que manda são os "números", e é aí que a Google quer tornar o Google Earth mais útil.

Com a integração com a Solar API, será muito mais fácil criar ferramentas que permitem avaliar a instalação de painéis solares, introduzindo-se o custo de instalação e rendimento pretendido, e ficando com uma ideia mais realista do retorno que se irá obter, tendo em conta os dados de exposição solar.

Google Earth will soon integrate with Solar API to provide solar feasibility assessment for large commercial roofs and parking lots. Evaluate solar feasibility faster for early stage designs with advanced solar data and rooftop imagery, Learn more: https://t.co/nzhy5ODyj4 pic.twitter.com/RE0aNxQIa3

— Google Earth (@googleearth) September 27, 2024
Infelizmente, não parece que isto seja algo que vá ficar disponível (gratuitamente) para o público em geral. Sendo que tal seria interessante se a Google disponibilizasse uma ferramenta assim com limites ajustados para pequenas instalações residenciais.

|