PlanetGeek

Robot Tesla Optimus sobe escadas e recarrega-se sozinho

17-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla mostrou alguns dos mais recentes desenvolvimentos do seu robot humanóide Optimus, incluindo subir escadas, recarregar-se sozinho, e interagir com pessoas.

No seguimento do evento de apresentação do robotaxi e robovan, onde a Tesla colocou vários robots a interagir com o público - que estavam a ser controlados remotamente por humanos - a Tesla veio mostrar alguns dos avanços que tem feito.

Os robots Optimus podem agora aventurar-se em espaços desconhecidos, com múltiplos robots a poderem partilhar o conhecimento do espaço uns com os outros para criarem um mapa global, subir escadas, e pegar em cargas mais pesadas (até 11 kg) sem aquecer excessivamente - este último ponto indicando que ainda há trabalho pela frente a nível de criar actuadores e motores mais eficientes e capazes.

Talvez em alusão aos robots controlados remotamente no evento, a Tesla também mostra a capacidade de interacção dos robots a entregarem pedidos a pessoas, aqui aparentemente funcionando de forma autónoma via AI.

Navigating by myself pic.twitter.com/CeFSqCcy5I

— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) October 17, 2024
Outra das capacidades destes Tesla bots é que, ao estilo dos aspiradores robot, agora também passam a ter a capacidade de irem até um posto de carregamento e se recarregarem autónomamente, regressando ao trabalho quando estiverem recarregados.

Google Gemini prepara redimensionamento de imagens AI

17-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a resolver uma das maiores limitações da geração de imagens AI via Imagen 3 no Gemini, permitindo que os utilizadores escolham diferentes dimensões e formatos das mesmas.

Até agora, os utilizadores estavam limitados à geração de imagens quadradas ao utilizar o Gemini para gerar imagens com o Imagen 3, o gerador de imagens AI da Google. Com a nova actualização, por agora disponível na versão beta, os utilizadores podem redimensionar imagens directamente na app, com a ferramenta a adicionar automaticamente detalhes de fundo ao cortar ou preencher espaços em branco ao ampliar as imagens.

Isto vem evitar a necessidade de fazer estes passos manualmente, usando outras ferramentas AI, sempre que se precisam de imagens AI que não sejam no formato quadrado.
É de imaginar que, a mais longo prazo, este tipo de capacidades acabe por se tornar tão banal que até possa estar integrada directamente nas apps das câmaras, dando total versatilidade a nível de poder "esticar" a imagem para o formato que se deseja, com a tecnologia AI a encarregar-se de gerar as partes em falta de modo a que o resultado final seja imperceptível.

As ferramentas de geração de imagens do Gemini foram também integradas noutras apps da Google, como o Slides, embora por agora limitado a utilizadores com contas Enterprise, Education, ou que subscrevem o Google One AI Premium.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €92

17-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 92 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 10%. Também está disponível uma versão gaming G1 de 144Hz.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple apresenta logótipos de marcas em emails e chamadas

17-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a lançar nova funcionalidade que permitirá às empresas personalizar a forma como aparecem em emails, telefonemas, e pagamentos nos iPhones.

O Business Connect, lançado no ano passado, permite às empresas gerirem as suas informações nos serviços da Apple, incluindo o Mapas, Siri e Mensagens. Ao confirmar a sua informação, as empresas podem adicionar fotos, ofertas especiais e outros detalhes para tornar os seus produtos e serviços mais apelativos para os utilizadores. E agora, poderão também mostrar o nome e logótipo da marca em apps como o Mail, Telefone e Wallet nos iPhones, facilitando a identificação de quem está a contactar.

Uma das principais actualizações é o "Branded Mail", que as empresas já podem subscrever. Esta funcionalidade tornará mais fácil para os utilizadores reconhecerem emails de fontes verificadas, adicionando os seus logótipos às informações do remetente. É idêntica à recente funcionalidade do Gmail de mostrar marcas de verificação de autenticidade, ajudando a distinguir emails legítimos de spam.
A Apple também planeia introduzir o Business Caller ID, que mostrará o nome, logótipo e departamento da empresa no ecrã de chamadas recebidas. Isto ajudará os utilizadores a decidir se devem atender ou ignorar chamadas de números desconhecidos. Esta funcionalidade deverá ser lançada durante o próximo ano (2025). Além disso, as empresas que utilizam o serviço Tap to Pay da Apple poderão em breve exibir o seu logótipo ao aceitar pagamentos.

Amazon Kindle ganha versão Colorsoft a cores

17-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon apresentou a mais recente geração dos seus Kindle, que pela primeira vez inclui uma versão "Colorsoft" com ecrã e-ink a cores.

Esta actualização traz quatro novos Kindles. O modelo base é em tudo idêntico ao Kindle de 2022, mas promete mudanças de páginas mais rápidas e vem com 16 GB de capacidade. Depois, temos o Kindle Paperwhite com ecrã de 7" actualizado para maior contraste, também com mudanças de página 25% mais rápidas, e agora tendo protecção total à prova de água, o que deverá dar maior confiança a quem gostar de ler na piscina (ou no banho). O Kindle Scribe, com ecrã de 10.2", e que ganha capacidades AI, não só podendo converter texto escrito à mão em texto, como também fazer sumários e resumos dos conteúdos.

Mas o maior destaque vai para o Kindle Colorsoft Signature Edition. Este é o primeiro Kindle com ecrã e-ink a cores, que a Amazon diz ser ideal tanto para ver banda desenhada como ver fotos, revistas digitais, ou até para fazer a marcação de textos em diferentes cores para mais fácil visualização. Também vem com protecção à prova de água, além de carregamento wireless e autonomia de até 8 semanas.
Enquanto aguardamos pelos preços para Portugal, podemos usar como referência os preços nos EUA:
  • Kindle (2024): $109.99
  • Kindle Paperwhite (2024):$159.99
  • Kindle Scribe (2024): $399.99
  • Kindle Colorsoft Signature Edition: $279.99
É bom ver a tecnologia dos ecrãs e-Ink continua a melhorar, com ecrãs mais rápidos, mas é pena que as versões a cores, ou dos ecrãs de maior dimensão, ainda fiquem a um preço mais elevado do que seria desejado.

Chrome começa a desactivar uBlock Origin

16-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Chrome começou a bloquear as extensões Manifest V2, que incluem adblockers populares como o uBlock Origin.

Depois do prenúncio nos últimos dias, em que alguns utilizadores começaram a ver a mensagem de que a extensão uBlock Origin iria ser bloqueada, vários utilizadores estão a deparar-se com o seu Chrome a dizer-lhes que desactivou o uBlock Origin e outras extensões.

O criador do uBlock Origin, Raymond Hill, confirmou a alteração ao fazer retweet um utilizador que recebeu uma notificação do Chrome a informar que a extensão já não é suportada e recomendando a sua remoção. Esta medida não é propriamente uma surpresa, tendo vindo a ser preparada pela Google desde 2019, e de forma mais intensiva nos últimos meses. A Google apresenta-a como sendo uma necessidade de segurança, já que as anteriores extensões tinham total acesso a todos os conteúdos dos sites, fazendo com que extensões maliciosas pudessem facilmente manipular e roubar dados; sendo que o novo Manifest V3 aplica muito mais restrições às capacidades das extensões - com consequência directa naquilo que os adblockers, e outras extensões, podem fazer. (Pessoalmente, não percebo porque não mantiveram aquilo que já existe, que é o de tornar claro, e deixar esse acesso total sujeito a aprovação/permissão por parte do utilizador).
Muitos utilizadores estão a criticar esta decisão e dizem que isto é justificação suficiente para mudarem para outros browsers, com os principais candidatos a serem o Firefox (a eterna "alternativa"), ou o Brave (para quem preferir manter-se com um browser que usa o mesmo motor do Chrome e suporta as suas extensões).

A questão é que, por muitas que sejam as críticas, adblockers como o uBlock Origin têm "apenas" 39 milhões de utilizadores, e mesmo que todos eles decidissem mudar para outro browser, isso continuaria a ser quase irrelevante para a Google face aos mais de 3.4 mil milhões de utilizadores do Chrome. No entanto, também sabemos que estes grandes produtos não terminam de um dia para o outro, mas começam por começar a perder relevância por força de utilizadores que vão recomendando e promovendo outros browsers - no mesmo estilo do que aconteceu quando foi o Chrome a enfrentar o domínio do Internet Explorer da Microsoft. Por isso, apesar desta alteração do Chrome poder não ter impacto imediato, não me surpreenderia se acabasse por ser o ponto de viragem que marcasse o início do fim do domínio do Chrome na web.

Tesla Model Y de 7 lugares chega a Portugal

16-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível em Portugal a opção de 7 lugares para o Model Y Long Range com tracção integral.

A Tesla está na fase de ir disponibilizando algumas funcionalidades pedidas pelos utilizadores como forma de revitalizar o interesse no Model Y numa altura em que muitos já começam a considerar aguardar pela versão remodelada (que deverá chegar no próximo ano), e agora isso concretiza-se com a variante de 7 lugares.

A Tesla expandiu a sua gama Model Y na Europa com a opção de sete lugares, disponível (apenas) na versão Long Range com tracção integral. Esta nova configuração, direcionada para famílias maiores ou quem precise de mais lugares, aumenta o preço base em €2500, passando o preço de 52.975 euros (sem outros extras) para 55.475 euros.
A terceira fila de assentos inclui dois bancos virados para a frente, dobráveis quando não estão a ser usados. Como se pode imaginar, não são propriamente espaçosos, com a Tesla a indeicar que estes bancos são mais adequados para crianças. O acesso à terceira fila é facilitado por botões nos bancos da segunda fila que os deslizam e dobram para a frente. Além disso, a terceira fila inclui duas portas USB-C para carregar dispositivos, o que pode ser interessante para manter as crianças entretidas durante viagens mais longas.

Como esperado, a configuração de sete lugares afecta o espaço de carga. O modelo de cinco lugares tem 854 litros de espaço na bagageira com os bancos traseiros levantados e até 2.158 litros quando dobrados; o Model Y de 7 lugares faz esse volume cair para 363 litros, subindo para os 753 litros com a terceira fila dobrada, e 2.040 litros dobrando-se também a segunda fila.

O Model Y de sete lugares será produzido na Gigafactory da Tesla em Berlim, inicialmente apenas na versão Long Range com tracção integral. No entanto, a Tesla poderá expandir esta opção a outras variantes no futuro, em função das necessidades de ir mantendo o nível de vendas à medida que se for aproximando a data de lançamento do Model Y renovado.

Notícias do dia

16-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Google lança Android 15 para os Pixel; Apple actualiza iPad Mini com A17 Pro e acesso à Apple Intelligence; AMD e Intel defendem CPUs x86 contra os ARM; Galaxy AI faz vídeos slow-motion e sketches; YouTube com sleep timer e ajuste de velocidade; Windows 11 24H2 causa erros em PCs com alguns SSDs; e Jetpack para WordPress corrige vulnerabilidade crítica.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Android 15 causa problemas no Instagram

Parece que não é só o Windows que tem problemas com as actualizações; também a chegada do Android 15 está a causar problemas, tornando a app do Instagram praticamente inutilizável com crashes frequentes e impedindo mudar entre stories.

A parte positiva é que parece já haver uma actualização do Instagram que resolve estes problemas. A app Instagram para Android na versão 353.1.0.47.90 parece já não ter problemas a correr no Android 15, mas no momento desta notícia, ainda não estava disponível na Play Store, obrigando a fazer a instalação directa manualmente. Por outro lado, tendo em conta o tradicionalmente lento ritmo de actualizações do sistema Android, quando o Android 15 começar a chegar a parte significativa dos utilizadores, é mais que certo que a Play Store já terá a app actualizada do Instagram.


Cão robot caminha debaixo de água


Se acham os robots quadrúpedes um pouco "assustadores", lamento informar-vos que o próximo vídeo não vos irá fazer mudar de ideias; pelo contrário.

A MAB Robotics mostrou as capacidades subaquáticas do seu robot Honey Badger, caminhando no fundo de uma piscina com a mesma tranquilidade e naturalidade com que caminha no solo fora de água.




Nova Xbox Series X gasta menos energia

A mais recente versão da Xbox Series X vem com um chip que agora é produzido em processo de 6nm em vez de 7nm, e as diferenças fazem-se notar nos consumos.

Quando se passa para um processo de produção de chips mais eficiente, normalmente podemos escolher entre ter melhor desempenho para o mesmo nível de consumo energético, ou manter o desempenho reduzindo o consumo. No caso da actualização da Xbox, a MS optou pela segunda opção. Face à Xbox Series X original de 2020, a nova Xbox Series X de 2024 reduz o consumo em idle de 60 W para 51 W ou 39 W (na versão sem drive óptica), e nos jogos passa de 167 W para 156/151 W.

Também por causa disto, vem com um dissipador mais económico (e leve), que dispensa o uso de cobre na quantidade que era usada no dissipador da versão original.


BBC diz que "Have I Been Pwned" foi o hacker do Internet Archive

Dando razão a todos os que criticam os orgãos de comunicação social de "não saberem o que dizem", temos mais um caricato caso em que a BBC mete os pés pelas mãos e noticia que o recente ataque ao Internet Archive foi realizado por um grupo de hackers chamado "Have I Been Pwned"!

Anyone got a @BBC contact that can get this fixed? Not sure if this is your piece @daniel_thomasg:

"The hackers, who call themselves "Have I Been Pwned", made off with more than 31 million email addresses, usernames and passwords." https://t.co/XcukwFwv0S

— Troy Hunt (@troyhunt) October 15, 2024

Ora, o Have I Been Pwned é precisamente um site e serviço que se dedica a alertar os utilizadores para o caso dos seus dados terem sido roubados em ataques de hackers, nada tendo a ver com o ataque em si.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro avião comercial da Airbus foi o A300 lançado em 1972. Foi o primeiro avião do mundo com dois corredores e dois motores. Em 1984 o A320 foi o primeiro avião comercial a adoptar um sistema fly-by-wire.

Xiaomi Smart Band 9 a €39

16-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 9 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 9 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 1200 nits de luminosidade. Além das suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi, também tem a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas, ao estilo da Smart Band 8 - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 9 por 39 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 3. E claro, podem também sempre considerar a anterior Mi Band 8, que continua a ser uma opção a ter em conta.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 21 dias de uso típico, que passam para cerca de uma semana com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Windows 11 24H2 causa erros em PCs com alguns SSDs

16-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Mantendo a tradição das actualizações problemáticas, o mais recente Windows 11 24H2 pode causar os odiados erros de ecrã azul (BSOD - Blue Screen of Death) em PCs com certos modelos de SSDs.

Vários utilizadores com SSDs da Western Digital têm reportado crashes frequentes com ecrãs azuis (BSOD) após actualizarem para o Windows 11 24H2. O problema, relatado em fóruns da comunidade desde o início de outubro, parece ser causado por uma má configuração do Host Memory Buffer (HMB), que gera instabilidade no sistema.

Os modelos mais afectados são o WD Blue SN580 e o WD Black SN770, ambos utilizando HMB para recorrer à RAM do sistema como cache adicional, geralmente cerca de 64 MB. No entanto, a actualização do Windows 11 24H2 aumentou esse valor até aos 200 MB, o que se pensa estar na origem destes crashes. Embora o problema afecte principalmente estes modelos, outros SSDs NVMe que usem HMB podem também estar em risco.

Por agora a solução tem sido editar o registry do Windows para limitar a memória do HMB a 64 MB, ou desactivá-lo completamente (mas neste caso, com o consequente impacto negativo a nível de desempenho). Para tal, é necessário alterar a chave "HKEY_LOCAL_MACHINE\\SYSTEM\\CurrentControlSet\\Control\\StorPort" no registo, ajustando o HMB para 64 MB ou desligando-o através da chave "HmbAllocationPolicy" (valor 0 desactiva-o, valor 2 define o valor habitual de 64 MB).

É importante referir que este problema está relacionado com o Windows 11, e não com o hardware da Western Digital ou dos demais SSDs afectados.

Google lança Android 15 para os Pixel

16-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A tão esperada actualização do Android 15 já está a ser lançada para os Pixel da Google.

O Android 15 fica disponível para os smartphone Pixel 6 e mais recentes, com a Google a partilhar um post no blog oficial a destacar as principais novidades, incluindo melhorias a nível de segurança e de maior conveniência para os utilizadores.

Uma das novidades mais interessantes é o "Private Space", que permite bloquear apps sensíveis com uma camada extra de autenticação. Uma vez activado, as apps no Private Space ficam separadas das restantes e não aparecem na gaveta de apps, nas apps recentes, nas notificações ou nas definições.

O Android 15 também traz optimizações para tablets e telemóveis dobráveis. Agora, pode fixar-se a barra de tarefas para aceder rapidamente às apps mais usadas, assim como remover essa fixação com um simples toque. Esta actualização também inclui o "Theft Detection Lock", que utiliza sensores e AI para detectar movimentos associados a roubo, como uma corrida repentina, bloqueando o telemóvel para proteger os dados.


Juntamente com o Android 15, a Google anunciou o lançamento de novas funcionalidades para o Pixel com o Pixel Drop de Outubro. Isto inclui o Google Gemini mãos-livres para os Pixel Buds, novos modos de fotografia nocturna e astrofotografia para o Pixel 8 (e mais recentes), e até fotografia subaquática. A app de Meteorologia do Pixel também passa a incluir indicação do nível de pólen, e a app de termómetro no Pixel 8 Pro suporta a integração com a câmara para leitura de temperatura.

Novo iPad Mini com A17 Pro e Apple Intelligence

16-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple actualizou finalmente o iPad mini, que agora passa a contar com o novo chip A17 Pro e o dobro da RAM e capacidade base.

Apesar de haver uma considerável quantidade de fãs do iPad mais pequeno, a Apple não mexia nele desde 2021. Agora, traz-nos uma actualização, que basicamente o moderniza para o patamar que dá acesso às (futuras) funcionalidades AI Apple Intelligence que começarão a chegar com o iOS 18.1 e iPadOS 18.1.

Além do novo chip A17 Pro, o novo iPad mini agora inclui 128 GB de armazenamento base em vez dos anteriores 64 GB, traz 8 GB de RAM, WiFi 6E, Bluetooth 5.3 e uma porta USB-C 3.1 Gen 2 mais rápida. Há também suporte para a Apple Pencil Pro e uma nova cor Azul, que se junta às opções já existentes: Roxo, Luz das Estrelas, e Cinzento Sideral.
As restantes especificações mantêm-se inalteradas, incluindo o ecrã Liquid Retina de 8.3" a 60Hz. As duas câmaras de 12 MP do modelo anterior permanecem, mas agora beneficiam do processador de imagem melhorado do chip A17 Pro, que adiciona suporte para Smart HDR 4. O dispositivo continua a utilizar o Touch ID para segurança e mantém a bateria de 19.3 Wh, prometendo até 10 horas de uso em WiFi.

O iPad mini (2024) começa nos 619 euros para para o modelo WiFi com 128 GB com as variantes de 256 GB e 512 GB a custarem 749 e 999 euros, respectivamente. As versões com conectividade celular custam 789 / 919 / 1169 euros, respectivamente. As pré-encomendas já estão abertas e as entregas e vendas em loja começam no dia 23 de Outubro.

Galaxy AI faz vídeos slow-motion e sketches

16-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung está a expandir o uso da Galaxy AI, mostrando novas ferramentas que ajudam a criar fotos e vídeos mais originais nos Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6.

Uma das funcionalidades mais interessantes destas novas capacidades é o "Instant Slow-Mo", que permite transformar qualquer vídeo num numa versão em câmara lenta. Uma funcionalidade útil para todas as vezes em que não se recorreu ao modo "slow-motion" original durante a captura, e que permite recriar vídeos de aspecto mais cinematográfico ou dramático.
Para as fotos, o "Portrait Studio" oferece vários estilos, como banda desenhada, cartoon 3D, pintura a aguarela ou esboço, permitindo transformar retratos com apenas alguns toques. Também há a função "Sketch to Image", que pode criar novas imagens a partir dos seus esboços ou até modificar fotos existentes, bastando fazer uns "rabiscos" do que se pretentede, para que depois a tecnologia AI se encarregue de transformar aquilo em algo de aspecto mais adequado e perfeitamente integrado na foto.

Embora estas ferramentas AI sejam gratuitas por agora, a Samsung indicou que algumas funcionalidades poderão começar a ser pagas em 2025. Além disso, o One UI 7, que foi adiado, trará ainda mais melhorias a nível de funcionalidades AI, quando eventualmente for lançado.

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €30

16-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 30 euros - activar cupão de desconto de 15%.

Disponibiliza quatro tomadas mais quatro portas USB, podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home. As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

YouTube com sleep timer e ajuste de velocidade

16-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a ganhar novas funcionalidades, incluindo o temporizador para "dormir" para todos, e ajuste mais preciso da velocidade de reprodução.

A funcionalidade de sleep timer no YouTube, que até agora era algo que só era disponibilizado para os utilizadores Premium, passa a estar disponível para todos os utilizadores. Assim, passa a ser possível para qualquer pessoa definir um temporizador de 10, 15, 20, 30, 45, 60 minutos, ou até ao final do vídeo, para interromper o vídeo e evitar que o YouTube fique a passar vídeos durante horas e horas caso se adormeça.

O ajuste da velocidade de reprodução passa a poder ser feito em passos de 0.05x, em vez dos actuais 0.25x, o que se torna bastante mais simpático (mas mantendo a mesma velocidade máxima de 2x, tal como dantes). E além disto, há melhorias a nível de playlists colaborativas com possibilidade de usar thumbnails personalizados, possibilidade de redimensionar e reposicionar o miniplayer, playback automático de vídeos quando se visita um canal no YouTube numa TV, e mais.


AMD e Intel defendem CPUs x86 contra os ARM

16-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A AMD e a Intel, os maiores fabricantes de CPUs, criaram o x86 Advisory Group para enfrentar a crescente ameaça dos chips ARM.

Durante a Lenovo Tech World 2024, foi anunciada a criação do x86 Advisory Group, uma iniciativa que visa proteger a plataforma x86 dos avanços da arquitectura ARM, que tem vindo a ganhar popularidade. Esta era uma ameça que já era previsível, especialmente após a transição da Apple para chips ARM, inicialmente nos iPhones e iPads, posteriormente também nos Macs e MacBooks, e que tem tentado ser replicada entre as máquinas Windows com o óbvio interesse da Qualcomm em fornecer esses chips ARM para dispositivos Windows.

Esta nova aliança não se limita à AMD e à Intel. Outros grandes nomes da tecnologia, como a Microsoft, Google, Meta e Lenovo, também são membros fundadores do grupo. Durante a conferência, tanto o CEO da Intel, Pat Gelsinger, como a CEO da AMD, Lisa Su, destacaram que a arquitetura x86 está "viva e de boa saúde". O objetivo do x86 Advisory Group é melhorar a "compatibilidade, previsibilidade e consistência" entre os produtos x86. A intenção é tranquilizar os developers, clientes e investidores de que o ecossistema x86 continuará a evoluir e a competir de forma eficaz contra os avanços da ARM.

Embora a criação deste grupo seja um sinal claro de que a Intel e a AMD estão a sentir a pressão do sucesso da ARM, especialmente após a transição da Apple e os avanços da Qualcomm, a colaboração demonstra que estas empresas estão dispostas a tomar medidas para manter a liderança do x86 na indústria. Há também que ter em conta que, apesar do enorme avanço que os chips ARM tiveram na última década, começam também a chegar a um ponto em que o seu avanço começa a sofrer, cada vez mais, dos mesmos problemas que os chips x86 têm sentido há anos, nomeadamente a nível dos consumos e aquecimento - a vantagem que têm é que, estão livres de carregar toda a bagagem da compatibilidade histórica dos x86, o que lhes permite evitar muita complexidade referente a isso.

Kelly olha para as estrelas (e dança em boa companhia)

15-10-2024 | 20:45 | Gonçalo Sá

Kelly-Lee-Owens.jpg

O caminho entre o fim de uma relação amorosa e um estado de transcendência total guiou o alinhamento do novo álbum de KELLY LEE OWENS. "DREAMSTATE", o quarto longa-duração da galesa, é editado esta sexta-feira, 18 de Outubro, e propõe mais um encontro com as pistas de dança ao lado de alguns dos maiores nomes associados a esses territórios.

Tom Rowlands, metade dos Chemical Brothers, e Andrew Ferguson e Matthew McBriar, dupla mais conhecida enquanto BICEP, são colaboradores de peso de um disco com a marca da dh2, etiqueta a cargo de George Daniel, baterista dos The 1975 e também ele com créditos de produção no sucessor de "LP.8" (2022), "Inner Song" (2020) e "Kelly Lee Owens" (2017). O britânico é ainda, claro, o companheiro de Charli xcx, com quem Owens actuou recentemente em Ibiza - e não seria uma grande surpresa encontrar as duas na enésima remistura de um dos temas do famigerado "BRAT".

Dreamstate.jpg

Descrito como uma ode à liberdade e ao escapismo através de hinos com uma rave em vista, "DREAMSTATE" percorre outros estados além da euforia dançável. É o caso de "Ballad (In The End)", belo single de aura pastoral e o mais recente de uma colheita iniciada com "Love You Got", entre um apelo rítmico que não descarta sensibilidade pop, e que continuou em "Sunshine" e "Higher", amostras talvez menos personalizadas, mas de eficácia garantida a altas horas de comunhão em modo clubbing. Esta semana, o #sextou pode muito partir daqui...

Jetpack para WordPress corrige vulnerabilidade crítica

15-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Jetpack, um plugin muito utilizado no WordPress, lançou uma actualização de segurança urgente para corrigir uma vulnerabilidade crítica no Formulário de Contacto. Esta falha, presente desde 2016, permitia que qualquer utilizador com sessão iniciada acedesse aos formulários submetidos por visitantes do site.

Variando um pouco de toda a novela do WordPress e WP Engine, temos uma notícia que não deixa de ser desagradável para os milhões de utilizadores do WordPress.

Desenvolvido pela Automattic, o Jetpack é utilizado em cerca de 27 milhões de sites em todo o mundo para melhorar a segurança, funcionalidade e desempenho dos mesmos. A vulnerabilidade, que afecta todas as versões do Jetpack desde a 3.9.9, foi descoberta durante uma auditoria interna de segurança, e permite que um visitante com login feito tenha acesso aos formulários de outros visitantes. Embora não haja indícios de que esta falha tenha sido explorada ao longo dos últimos oito anos, o é fortemente recomendado que os utilizadores actualizem o plugin para a versão mais recente, no caso de isso não ter sido feito de forma automática, para evitarem possíveis riscos.

Os detalhes técnicos sobre a vulnerabilidade foram propositadamente retidos para dar tempo aos utilizadores para actualizarem os seus plugins antes que a informação se torne pública. De qualquer forma, será de imaginar que grupos de hackers rapidamente analisem as alterações feitas na correcção, para descobrirem o problema e rapidamente tentarem tirar proveito da vulnerabilidade entre os sites que se demorarem a aplicar a actualização.

Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh

15-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbank permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. No caso deste Bogseth de 10000 mAh, serve de backup compacto que pode recarregar um smartphone várias vezes, esticando a sua autonomia enquanto se está longe de uma tomada ou porta USB.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Notícias do dia

15-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Morreu Ward Christensen - inventor das BBS; NASA lança Europa Clipper para explorar a lua gelada de Júpiter; DJI Air 3S detecta obstáculos à noite; Tiny Glade cria casas e castelos sem limites; FIDO facilita transferência de Passkeys entre apps; e Chrome bloqueou uBlock Origin - mas recuou - por agora.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

iPhone SE 4 abandona Home Button

Parecem já estar estabilizadas as características para a próxima geração iPhone SE 4. Este iPhone marcará o adeus ao Touch ID e adopção do Face ID com ecrã "full-screen" em toda a gama de iPhones, e virá com ecrã OLED de 6.1", chip A18 como a geração iPhone 16 (com acesso às funcionalidades AI), bateria de maior capacidade, câmara traseira de 48 MP, e Action Button (mas não o botão dedicado da câmara dos iPhone 16). O preço deverá situar-se nos $499.

iPhone SE 4 exclusive first look, based on leaks and rumors 👀

📺 Larger 6.1-inch OLED display
🏃‍♂️ Action Button
⚡️ USB-C port
📸 48MP camera
🧠 A18 chip + AI
🔋 Larger battery
📶 Custom Apple 5G chip
💰 ~$499
🗓️ Release in Spring 2025

Will you be buying this phone? pic.twitter.com/HCEVmipkKJ

— AppleTrack (@appltrack) October 15, 2024
Este iPhone também deverá estrear o uso de um modem 5G da própria Apple, dando um importante passo no sentido da Apple deixar de depender da Qualcomm para essa funcionalidade.


Spotify faz chegar vídeos a mais 85 países

Os clientes do Spotify estão há anos a pedir um modo de música de maior qualidade, que o Spotify diz que está continuamente "para breve", mas em vez disso continua a lançar coisas que os utilizadores poderiam dispensar: os vídeos.

Depois de ter lançado os vídeos em alguns países, o Spotify expande essa funcionalidade a mais 85 países. Estes vídeos só ficam disponíveis para os clientes pagantes do Spotify, pelo que os utilizadores gratuitos terão que fazer aquilo que provavelmente já fazem quando querem ver o vídeo de uma música: dar um salto ao YouTube.

Recentemente o Spotify lançou uma funcionalidade bastante mais interessante, que permite ouvir música mesmo quando se perde a ligação à internet.


iPhone 18 com chip de 2nm e 12 GB de RAM

Olhando aos rumores a mais longo prazo referente aos iPhones, espera-se que a Apple recorra aos chips A20, produzidos em processo de 2nm e com 12 GB de RAM, para equipar os iPhone 18 em 2026.

A Apple sempre usou "pouca" RAM nos iPhones, comparativamente aos smartphones Android topo de gama, coisa que só começou a mudar este ano com o recurso a 8 GB de RAM devido às funcionalidades AI. Para o próximo ano espera-se que a Apple aplique 12 GB de RAM nos iPhone 17 Pro, ficando em linha com este rumor de que poderia aplicar esses 12 GB em toda a gama no ano seguinte. No entanto, é também possível que apenas os chips dos iPhone 18 Pro sejam de 2nm, com os dos iPhone 18 "normais" a poderem manter um processo de 3nm por motivos económicos.

Ainda estamos bastante distantes de tudo isto, e ainda teremos muitos rumores pela frente a propósito dos iPhone 17 do próximo ano.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Netflix foi fundada em 1997, na altura focando-se na venda e aluguer de DVDs enviados pelo correio - evitando a necessidade de deslocação a um videoclube.

|