PlanetGeek

Pyramid Flow gera vídeo AI de forma eficiente - e open source

10-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Pyramid Flow é um novo modelo de geração de vídeo AI que pode criar vídeos de alta qualidade com até 10 segundos de duração, e é completamente open-source.

Com a OpenAI a ficar cada vez mais para trás por não disponibilizar o Sora publicamente, criou-se espaço para que serviços rivais surgissem no mercado. O mais recente é o igualmente impressionante Pyramid Flow, que tem a particularidade de ser open source, o que significa que qualquer pessoa pode descarregar, modificar e usar o código gratuitamente.

Criado por investigadores da Universidade de Pequim e pela Kuaishou Technology, utiliza uma nova técnica em que o modelo AI gera o vídeo em etapas de forma bastante eficiente, apenas produzindo uma versão em alta resolução no passo final. Um vídeo de 5 segundos a 384p pode ser gerado em menos de um minuto, mas pode também gerar vídeos com maior qualidade, com 768p, resolução superior ao "HD" convencional com 720p, e duração até 10 segundos. O modelo também tenta evitar polémicas, revelando que usou apenas datasets open source como o LAION-5B e WebVid-10M para o seu processo de treino - embora continuem a existir as questões sobre se esses conjuntos não conterão conteúdos indevidos pelos direitos de autor, ou inapropriados (como vídeos de violência, conteúdos sexuais, etc.)
O que é certo é que este Pyramid Flow vem demonstrar aquilo que já se fazia prever há muito: que estas tecnologias são "imparáveis" e que continuarão a ter de acesso cada vez mais fácil e abrangente, quer se goste / queira ou não.

Notícias do dia

10-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

WordPress adiciona checkbox anti-WP ao login e enfurece ainda mais utilizadores; Internet Archive sofre ataque DDoS e roubo de dados; Gemini ganha geração de imagens com Imagen 3 para todos os utilizadores; iPhone Mirroring denuncia apps iPhone nos Macs de trabalho; e sistemas air-gapped Europeus infiltrados por hackers.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Robotaxis da Tesla podem chegar apenas em 2027

O mundo aguarda com ansiedade o evento de apresentação do táxi autónomo da Tesla (poderá ser acompanhado em directo esta madrugada em Portugal) mas alguns analistas apontam para um cenário mais realista do que poderá resultar dali.

Ming-Chi Kuo refere que as informações que tem indicam que a Tesla só irá começar a produção em volume destes táxis em 2027, e que isso coloca inúmeras questões quanto à capacidade da Tesla, neste momento, efectivamente lançar um sistema FSD totalmente autónomo que seja capaz de satisfazer os requisitos legais para um sistema autónomo de nível 4 como o que é exigido para o funcionamento destes veículos. A grande incógnita será saber se o entrave será a parte do software ou do hardware (da produção dos próprios veículos ou hardware necessário para suportar esse modo FSD). Portanto, apesar de poder ser um evento mediático, o mais provável é que resulte naquilo que Elon Musk nos tem habituado ao longo dos anos: de que vai ser algo que irá chegar, algures, num futuro não imediato.


YouTube prepara player remodelado

O YouTube parece estar a preparar-se para fazer alterações significativas no seu player, que garantidamente irão ser notadas (e talvez não apreciadas) pelos utilizadores.

A diferença mais notória é que o título do vídeo passa do topo para a secção acima da timeline onde era apresentado o tempo do vídeo. As funções que estavam abaixo da timeline (gostar, marcar, partilhar, etc.) passam para a secção direita acima da timeline, e o botão para mudar para ecrã completo muda do canto inferior direito para o topo superior esquerdo.


Honda recolhe 1.7M de automóveis por volante "preso"

A Honda vai chamar às oficinas cerca de 1.7 milhões de automóveis produzidos desde 2021, por causa de um problema no volante.

Ao contrário do que se poderia imaginar, desta vez o problema não tem a ver com os airbags mas sim com um problema na própria coluna de direcção que pode fazer com que a actuação do volante comece a ficar cada vez mais presa e a exigir maior força - algo que se pode revelar uma surpresa completamente inesperada para todas as gerações habituadas à comodidade da direcção assistida. Também não será um problema que poderá ser resolvido através de uma actualização remota, como começa a ser cada vez mais frequente nas novas gerações de veículos.


Android 16 remodela multitasking com "bubbles"

A Google quer recuperar o conceito das "bolhas flutuantes" para tornar o multitasking em Android em algo mais funcional e produtivo.

Com esta nova funcionalidade esperada para o Android 16, todas as apps poderão ser transformadas em "bolhas", dando acesso a uma janela flutuante com as mesmas, e organizadas numa nova pilha de bolhas que se manterá sempre acessível. O sistema parece ser bastante prático de usar, particularmente em tables e dispositivos com ecrãs de maior dimensão - como smartphones dobráveis.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro sistema de cruise control adaptativo com radar foi o Distronic da Mercedes, lançado em 1999 nos Mercedes Classe S e CL. Com este sistema o carro pode ajustar a velocidade e manter a distância de segurança para o veículo da frente.

Rato vertical Trust Voxx sem fios a €45

10-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os ratos verticais fazem parte daqueles periféricos estranhos que "primeiro se estranha mas depois se entranha", e neste caso é recomendável que se entranhe o mais rapidamente possível para minimizar potenciais problemas a longo prazo.

Para quem passa o dia a trabalhar com o computador e a usar um rato, a questão que se coloca é se já faz parte do grupo que sente dores no braço, ou se ainda faz parte do grupo que ainda está no caminho para lá chegar. Caso o queiram evitar, é fortemente recomendado que dêem uma hipótese a um rato vertical, que representa um dos melhores investimento de longo prazo na saúde de mãos e braços.
Este rato vertical Trust Voxx wireless está disponível por 45 euros na Amazon Espanha.

O formato pode parecer estranho, mas acreditem que faz uma diferença substancial a nível de uma utilização mais confortável, pois mantém a mão numa posição bastante mais natural (e o "aspecto estranho" é algo que deixa de se fazer notar de forma quase imediata). Considerando o valor em causa, é um preço extremamente reduzido a pagar pela prevenção de problemas futuros que poderão ser de recuperação bastante mais complicada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Android 16 remodela modo "Do Not Disturb" com Priority Mode

10-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar-se para melhorar significativamente a função "Não Incomodar" (DND) com o lançamento do "Modo Prioritário" no Android 16, dando maior controlo e opções de personalização aos utilizadores.

Parecendo funcionar de forma semelhante ao versátil Modo Foco da Apple no iOS, esta nova funcionalidade permitirá criar perfis personalizados, escolher entre mais de 40 ícones e activar modos consoante coisas como o horário para dormir ou eventos no calendário. Esta actualização marcará uma evolução em relação às actuais definições DND nos dispositivos Pixel, onde já é possível seleccionar chamadas e mensagens de contactos e apps específicos neste modo.

O Modo Prioritário foi inicialmente descoberto no Android 15 QPR1 Beta 1, mas parece ser algo que só será lançado com a chegada do Android 16. Os utilizadores poderão aceder ao Modo Prioritário directamente no painel de Definições Rápidas, permitindo maior controlo sobre como e quando as interrupções são permitidas. A personalização será um ponto forte, com nomes, ícones e definições adaptadas às preferências de cada utilizador, podendo escolher-se temas escuros, modo grayscale, e wallpapers escurecidos, para reduzir as potencias distracções nestes modos.
Modos principais como Evento e Dormir farão parte desta funcionalidade desde o início. O modo Dormir pode ser activado durante o horário de sono, enquanto o modo Evento deverá sincronizar-se com o Google Calendar, activando automaticamente o modo DND durante reuniões ou compromissos registados no calendário; sendo também possível agendar diferentes modos para diferentes momentos do dia. Também será possível configurar contactos e apps que ficarão isentos destes modos, para que nunca se fique verdadeiramente incontactável se assim se pretender.

O maior risco, ao estilo do modo Foco no iOS, é que tanta versatilidade pode acabar por se tornar tão "complexa" que até se torna assustadora para os utilizadores. De qualquer forma, quer em iOS ou no Android, é definitivamente uma funcionalidade que vale a pena explorar, e que permite ter maior controlo sobre o como o nosso smartphone se comporta, e que se revela de importância crítica, especialmente numa altura em que tantas apps estão continuamente a competir pela atenção dos utilizadores com notificações "carenciadas" que seriam perfeitamente evitáveis.

Internet Archive sofre ataque DDoS e roubo de dados

10-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Internet Archive, conhecido por manter cópias da web e de outros conteúdos digitais, foi alvo de um ataque DDoS e roubo de dados dos utilizadores registados.

Um popup alertou os visitantes sobre o hack, informando que o site tinha sofrido uma "violação de segurança catastrófica". Brewster Kahle, fundador do Internet Archive, confirmou posteriormente que o ataque ocorreu através de uma biblioteca JavaScript e que o site estava sob ataques DDoS há dias. A violação expôs dados sensíveis, como endereços de email, nomes de utilizador e palavras-passe encriptadas, como sempre, sendo recomendável que os utilizadores afectados alterem a password assim que seja possível.

Este roubo de informação já foi adicionado ao Have I Been Pwned? (HIBP), representando 31 milhões de contas únicas, embora mais de metade delas já fizessem parte de roubos de dados anteriores, e já constando da sua longa, e continuamente crescente, lista. Quem for subscritor do HIBP deverá em breve receber um email a informá-lo desta nova ronda de roubo de dados.

Sorry, but DDOS folks are back and knocked https://t.co/Hk02WjumkL and https://t.co/Xb2ku5dgZs offline. @internetarchive is being cautious and prioritizing keeping data safe at the expense of service availability.

Will share more as we know it.

— Brewster Kahle (@brewster_kahle) October 10, 2024
Ao que parece, o grupo de hackers responsável pelo ataque não terá tido qualquer motivo específico para fazer este ataque, fazendo-o apenas "porque sim" e talvez como forma de ganhar notoriedade.

De momento o serviço está mais preocupado em assegurar que o seu repositório de dados históricos permanece seguro e inalterado, sendo a reposição do funcionamento normal e acesso ao público algo que poderá demorar mais tempo, para assegurarem que isso possa ser feito sem as vulnerabilidades que permitiram o roubo de dados.

WordPress adiciona checkbox anti-WP ao login

10-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A batalha entre a Automattic, detentora do WordPress, e a WP Engine passa a ter maior visibilidade com uma polémica checkbox que foi adicionada ao login do WordPress.

Quem fizer login na plataforma WordPress passa a ter que dizer que não em qualquer relação com o WP Engine, de qualquer forma, financeira, ou outra. Um ponto que, naturalmente, não tem caído bem a muitos dos utilizadores e clientes. Além de ser bastante ambígua a nível do que isso pode significar - há quem se interrogue que, se fornecer alojamento WordPress e um dos seus clientes usar um qualquer produto WP Engine, isso fará com que tenham alguma "relação" com eles? - é aquilo que muitos consideram "vir lavar a roupa suja para a praça pública", e que vai contribuindo para afastar muitos fãs e apoiantes da comunidade WordPress.
As coisas firam ainda piores, quando, mesmo apoiantes de longa data, alguns dos quais responsáveis por organizarem eventos WordCamp, estão a ser bloqueados por fazerem perguntas a propósito de esclarecer o alcance e abrangência desta checkbox.

It doesn't matter if you organised numerous WordCamps, even lead @WCEurope, contributed to the community for years. Whoever is behind the #WordPress org account can block you because you asked them a difficult question: what they mean with "any" affiliation to WPEngine. pic.twitter.com/01N8xWIPhz

— Takis Bouyouris (@takisbig) October 9, 2024
Com as respostas a essas questões por parte da Automattic a seguirem as regras típicas das campanhas de confusão e desinformação, dizendo que quem tiver dúvidas deverá dirigir-se ao WP Engine para que sejam eles a esclarecer.

The entity behind the 43% of the web, ie @WordPress, is playing with words and with its community. They cannot give a straight answer to a simple question. Please, stop insulting people who have been investing their lives in your cause. pic.twitter.com/CFc9DImRG2

— Takis Bouyouris (@takisbig) October 9, 2024
A verdadeira questão é que tudo isto tem a ver apenas e só com uma dos motivos principais para todas as disputas: o dinheiro.

"That's the deal. That's open source. I give you a gift of code, you accept the terms of the license. There cannot be a second set of shadow obligations that might suddenly apply, if you strike it rich using the software. Then the license is meaningless." https://t.co/2em0wkIC7H

— DHH (@dhh) October 8, 2024
A Automattic (e mais concretamente o seu fundador Matt Mullenweg) está extremamente frustrado por a WP Engine estar a facturar milhões à custa do projecto open-source WordPress, dizendo que em nada tem apoiado ($$$) em retorno. Mas a questão é que isso é sempre um risco de qualquer projecto open-source que disponibiliza o seu código com uma licença que dê essa liberdade, e não se pode querer depois mudar as regras a meio, quando se começa a cobiçar o sucesso de quem soube aproveitar isso para se tornar numa operação comercial lucrativa.

iPhones 16 Pro mais procurados que iPhones 16 normais

10-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os consumidores parecem preferir os novos iPhone 16 Pro aos modelos normais, segundo as informações de Ming-Chi Kuo.

Os clientes da Apple parecem continuar a não ter problemas em preferir os iPhones mais dispendiosos, com a geração iPhone 16 a replicar aquilo que se tem feito sentir nas gerações anteriores.

Segundo o analista Ming-Chi Kuo, os novos iPhone 16 Pro continuam a vender-se ao ritmo esperado pela Apple, ficando em nível comparável com o dos iPhone 15 Pro do ano passado. Já os iPhone 16 e 16 Plus, a procura tem sido mais reduzida, com a Apple a ter feito uns pequenos acertos na redução da encomenda de componentes para esses modelos.

iPhone 16 shipment updates

1. Assembly orders almost remain unchanged. Suppliers had been asked to continue producing two Pro models during China's National Day holiday, indicating that demand for the Pro models has generally met expectations so far.

2. Some component orders…

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) October 9, 2024
A grande incógnita é saber se, com o lançamento do iOS 18.1, que começará a disponibilizar algumas das funcionalidades Apple Intelligence no final deste mês (embora coisas como a Siri melhorada só cheguem no próximo ano), isso possa convencer mais consumidores a procurarem um destes novos iPhones - pois são funcionalidades que só ficam disponíveis nos iPhone 16 e nos iPhone 15 Pro.

Bloco de tomadas vertical com USB a €26

10-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB (1 USB-C) e cabo extra longo de 5 metros.
Este bloco de tomadas vertical Sameriver 12 tomadas + 5 USB está disponível por 26 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 8%.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com dois interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas ou as portas USB forma independente, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados, e tem ainda um botão de reset para evitar situações de "tira e mete" a ficha.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Gemini ganha geração de imagens com Imagen 3

10-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A geração de imagens AI via Imagen 3 passa a estar disponível para todos os utilizadores do Gemini, incluindo os utilizadores gratuitos.

Ainda recentemente falava sobre o facto da Google ainda não ter disponibilizado a geração de imagens integrada no Gemini, como tinha anunciado em Maio no Google I/O, e bastaram poucos dias para que isso mudasse.

Já é possível, para qualquer pessoa, criar imagens AI usando o mais recente a avançado modelo Imagen 3 da Google, directamente a partir do Gemini. E a melhor parte é que está acessível a todos, incluindo as contas gratuitas.

Image generation with Imagen 3 is now available to all Gemini users around the world.

Imagen 3 is our highest quality image generation model yet and brings an even higher degree of photorealism, better instruction following, and fewer distracting artifacts than ever before. pic.twitter.com/E8CrcyFcz5

— Google Gemini App (@GeminiApp) October 9, 2024
Embora não seja referido, é de imaginar que haverá limites aplicados à quantidade de imagens que se podem gerar por dia, e as mesmas também incluirão watermark SynthID para indicar que foram geradas por AI.

Outra das limitações é o facto das contas gratuitas terem mais restrições, não podendo gerar imagens com pessoas, sendo algo que por agora só está acessível para os utilizadores com contas pagas Gemini Advanced, Business, e Enterprise.

Festa do Software Livre 2024 em Aveiro a 11 e 12 de Outubro

10-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Festa do Software Livre regressa a Aveiro para a sua 4ª edição, com a particularidade de celebrar o 20º aniversário desde a primeira edição.

Festa do Software Livre

Este ano a Festa comemora 20 anos!
A primeira Festa do Software Livre da Moita decorreu nas instalações da extinta Universidade Independente, no Palheirão, em 2004, co-organizada pela Humaneasy Consulting e pela ANSOL – Associação Nacional para o Software Livre, e contou com o apoio do Município da Moita, da Universidade Independente e de várias entidades e comunidades ligadas ao Software Livre.

A segunda edição da Festa do Software Livre, organizada em 2018 também pela Humaneasy Consulting e pela ANSOL com o apoio do Munícipio da Moita, incluiu um programa de palestras, demonstrações, workshops, informação, hackathons, zona para instalação de software livre, animação com música ao vivo e outras atracções. Durante o evento contámos com a presença e colaboração da Comunidade Ubuntu Portugal, Wikimedia Portugal, OSGeo Portugal, Drupal Portugal, D3, RepRap, Linux Tech, entre outros.

Em setembro de 2023 ocorreu a terceira edição da Festa, desta vez realizada no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro. Esta edição foi co-organizada pela ANSOL, Humaneasy Consulting, Comunidade Ubuntu Portugal, Wikimedia Portugal, Associação Inércia, GLUA, ESOP, DevPT, Drupal Portugal, CryptoCafé, Flutter Portugal, ANPRI e D3. Com duração de três dias contou com várias apresentações, workshops, debates e muito mais.

Nesta quarta edição, em 2024, a Festa do Software Livre faz 20 anos e continuaremos com esta grande festa onde unimos as comunidades de Software Livre do nosso país.

Festa do Software Livre 2024

O que é a Festa do Software Livre ?
A Festa do Software Livre é um evento de celebração e disseminação de Software Livre, um espaço de partilha e de reflexão, mostrando o que se faz em termos de tecnologias e participação dos cidadãos, e para dar a conhecer o que são as comunidades do Software Livre, porque se reúnem, o que criam, de que forma querem transformar o mundo e porque fazem da Liberdade, e neste caso específico, a liberdade tecnológica, a sua bandeira e a sua forma de contribuição para a Sociedade.

O que vai acontecer?
Palestras sobre tecnologia, política, negócios e sociedade
Mesas-Redondas e Painéis de discussão com a audiência
Ações de formação
Oficinas de trabalho e partilha de conhecimento
Encontros de comunidades
Demonstrações
Perguntas frequentes e dúvidas?

Data e local

Festa do Software Livre 2024
11 e 12 de Outubro de 2024
DETI - Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro

A entrada é livre.


Sistemas air-gapped Europeus infiltrados por hackers

09-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um grupo de hackers conhecido como GoldenJackal conseguiu infectar sistemas governamentais isolados (air-gapped) na Europa, utilizando malware especializado para roubar dados.

De acordo com um relatório da ESET, os ataques de GoldenJackal ocorreram pelo menos duas vezes. A primeira violação confirmada foi em Setembro de 2019, tendo como alvo a embaixada de um país do Sul da Ásia na Bielorrússia. O segundo ataque aconteceu entre Maio de 2022 e Março de 2024, atingindo uma organização governamental europeia. O grupo foi associado a esforços de espionagem contra entidades governamentais e diplomáticas, segundo um alerta anterior da Kaspersky.

Estes ataques tiveram como alvo sistemas de alta segurança, fisicamente isolados de redes abertas, destinados a proteger informações e operações críticas. O grupo usou dois conjuntos de ferramentas distintos para extrair dados, como e-mails, chaves de encriptação, imagens e documentos.
O método do GoldenJackal começa pela a infecção de computadores ligados à internet com um trojan conhecido como 'GoldenDealer'. Este malware copia-se automaticamente para qualquer pen USB inserida na máquina, que, quando ligada a sistemas isolados, transfere a infecção sem ser detectada. Dentro desses sistemas, são instalados o backdoor GoldenHowl e o "ladrão de ficheiros" GoldenRobo, que recolhem dados valiosos que são posteriormente extraídos quando a pen USB infectada é novamente inserida num dispositivo com acesso à internet.

O grupo tem evoluído as suas tácticas ao longo do tempo, tendo em 2022 apostado num novo conjunto modular de ferramentas baseado em Go. Esta abordagem permite operações mais sofisticadas, como atribuir diferentes funções a diferentes máquinas na rede.

Mais uma vez fica demonstrado que não há sistemas 100% seguros, nem mesmo quando se tratam de máquinas desligadas do resto do mundo. No passado já falamos de métodos de roubar dados que parecem saídos de filmes de espionagem, como o método RAMBO, que gera emissões electromagnéticas manipulando o acesso à RAM, de modo a transmitir dados para um receptor nas imediações.

iPhone Mirroring denuncia apps iPhone nos Macs de trabalho

09-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores que fizerem iPhone Mirroring para os seus Macs de trabalho podem estar inadvertidamente a revelar que apps têm instaladas no iPhone.

A nova funcionalidade iPhone Mirroring no macOS Sequoia pode parecer prática - permitindo replicar e interagir com o ecrã do iPhone directamente a partir de um Mac - mas a empresa de segurança Sevco descobriu um risco de privacidade que revela alguns riscos de privacidade, especialmente para funcionários que ligarem os seus iPhones pessoais a Macs pertencentes às empresas em que trabalham.

A investigação da Sevco revela que o iPhone Mirroring interage com o sistema de ficheiros do macOS de uma forma que cria "app stubs" (fragmentos de aplicações) para apps iOS. Embora estes fragmentos não contenham as apps completas nem os dados dos utilizadores, incluem metadados como nomes, versões e descrições das aplicações. Esta informação fica guardada numa pasta no Mac e pode ser recolhida por ferramentas de segurança empresarial que verificam o software instalado.
Isto pode expor apps pessoais, como apps de encontros, de saúde ou VPNs, aos departamento de IT das respectivas empresas sem o conhecimento ou consentimento dos utilizadores. A Sevco demonstrou como isto acontece utilizando a linha de comandos do macOS, que passou a listar aplicações iOS juntamente com as do Mac após o iPhone Mirroring ser activado.

A Apple está a trabalhar numa correção que evitará esta revelação inadvertida de apps mas, até que tal aconteça, será desaconselhado o uso do iPhone Mirroring com Macs de trabalho, a não ser que não se importem de estar a divulgar que apps têm nos seus iPhones.

Notícias do dia

09-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla prepara evento robotaxi para amanhã; OneDrive com nova app e pastas coloridas; Google Chat com transcrições de mensagens de voz e mensagens vídeo mas só para quem paga; MS facilita uso de passkeys no Windows; YouTube esconde o botão "skip" da publicidade; e bug no Microsoft Word apaga documentos em vez de os guardar.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Galaxy Z Fold 2 de 2020 deixa de receber actualizações

Apesar de agora a Samsung prometer 7 anos de actualizações, alguns dos seus modelos topo de gama dos anos anteriores começam a ficar esquecidos e obsoletos. É esse o caso do Galaxy Z Fold 2, que apesar de ter sido lançado em 2020 com um preço na ordem dos 2 mil euros, deixa de receber actualizações - e estamos a referir-nos às actualizações de segurança, que fazem com que se torne um risco crescente continuar a usar este smartphone.

Ainda por cima, nem sequer se tem a opção de poder usar um sistema alternativo, estilo o LineageOS, já que a Samsung tem sido bastante agressiva contra o desbloqueio do bootloader, fazendo coisas como desactivar as câmaras. Por este andar, ainda vai ser necessária a "intrometida" acção de legislação, para obrigar os fabricantes a que, no mínimo, facilitem que os seus produtos possam ser mantidos de forma não oficial após o período de suporte oficial. É vergonhoso que um dispositivo de 2 mil euros deixe de poder ser utilizado ao fim de quatro anos, só por falta de actualizações de software. Caso que torna completamente cómico os argumentos de que os fabricantes se "preocupam com o ambiente" ao não incluirem carregadores nas caixas.


Surface Duo 2 também perde actualizações

O problema da falta de actualizações não é exclusivo de uma só marca. Também a MS fez um péssimo trabalho a nível do suporte para o curioso dobrável Surface Duo 2, que recebeu apenas uma única actualização de sistema para o Android 12L e deixa de ter actualizações.

Neste caso, estamos a falar de um dispositivo que custava cerca de 1500 euros e que foi lançado em 2021. E mesmo assim, também fica destinado a ser atirado para a gaveta das "curiosidades dispendiosas", por todos os que não se quiserem sujeitar a utilizar um dispositivo sem as mais recentes actualizações de segurança.


Prémio Nobel da Física vai para... AI

O prémio Nobel da Física de 2024 está a gerar alguma polémica, tendo sido atribuído a John J. Hopfield da Universidade de Princeton e Geoffrey E. Hinton da Universidade de Toronto, pelo seu trabalho em machine learning com redes neuronais artificiais.

O seu trabalho de investigação na área remonta há décadas, sendo que nos últimos tempos Hinton tornou-se mais "conhecido" por ter estado envolvido no desenvolvimento do DeepMind da Google e ter optado por sair da Google em 2023 para ter liberdade para falar dos "perigos da AI".

Enquanto isso, existe discórdia no sector académico, com diversas pessoas a acharem que este tipo de trabalho não se enquadra na área da "Física".


Snapchat vai meter publicidade nas conversas

Podemos estar num ponto de viragem nos serviços de mensagens. O Snapchat perdeu o pudor e vai começar a injectar publicidade directamente na secção de mensagens, que até aqui se mantinha livre de publicidade.

Sabendo-se que grande parte dos demais serviços de mensagens frequentemente olha para as novidades do Snapchat como exemplo a seguir, não será descabido que outros serviços comecem a considerar esta mesma técnica, começando por começar a apresentar mensagens na secção de mensagens, e talvez eventualmente até comecem a considerar apresentar publicidade metida directamente entre as próprias mensagens de respota dos utilizadores. Algo que depois convidariam os utilizadores a poderem remover mediante o pagamento de uma módica subscrição mensal.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O SAPO foi criado em Setembro de 1995 no Centro de Informática da Universidade de Aveiro. O nome surgiu a partir da sigla do serviço, S.A.P. (Servidor de Apontadores Portugueses), que mais tarde evoluiu para Servidor de Apontadores Portugueses Online, resultando na sigla SAPO conhecida de todos os portugueses.

Coluna BT Tronsmart Bang SE a €55

09-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 40 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang SE de 40 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang SE está disponível por 55.62 euros na Amazon Espanha.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 24 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Chat com transcrições de mensagens de voz e mensagens vídeo

09-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Google está a lançar duas novas funcionalidades para o Chat: o envio de mensagens vídeo e transcrições automáticas nas mensagens de voz, facilitando o acompanhamento das conversas sem ouvir o áudio.

As mensagens de voz no Google Chat, lançadas em Março, passam a contar com um botão "Ver transcrição", permitindo aos utilizadores ler uma versão em texto da mensagem. Esta funcionalidade está disponível para dispositivos móveis e web, mas infelizmente apenas para subscritores pagos do Google Workspace ou Workspace Individual, não estando acessíveis (pelo menos por agora) para as contas pessoais gratuitas.

Além disso, o Google Chat está a introduzir a capacidade de enviar vídeo mensagens. Um novo botão de gravação aparecerá no campo de texto, permitindo gravar, pré-visualizar e enviar vídeos directamente em conversas, DMs, ou espaços. Esta funcionalidade será inicialmente lançada na versão web do Google Chat (chat.google.com), com planos para chegar ao mobile mais tarde. As vídeo mensagens serão tratadas como qualquer outra mensagem de chat, o que significa que os utilizadores podem reagir, citar e responder em threads.
Também as funcionalidades de mensagens de vídeo estão limitadas aos utilizadores pagos, nos planos Business Starter, Standard, Plus; Enterprise Standard, Plus; Essentials Starter, Enterprise Essentials, Enterprise Essentials Plus; Nonprofits; e Frontline Starter, Standard.

Esta opção parece indicar que a Google se resignou a ter "perdido o barco" com todas as confusões entre Google Chat, Hangouts, novo Chat, e tudo o mais - que afastaram os utilizadores domésticos - e agora se vai focar principalmente em tentar conquistar clientela nos sectores comerciais.

MS facilita uso de passkeys no Windows

09-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a reforçar a sua aposta num futuro sem passwords, simplificando o uso de passkeys no Windows.

Como parte da sua parceria com a aliança FIDO, a Microsoft está a lançar suporte nativo para autenticação de passkeys entre dispositivos, tornando o início de sessão mais fácil e seguro sem depender das passwords tradicionais. As passkeys oferecem uma protecção mais forte contra phishing e roubo de passwords, e em breve os utilizadores do Windows poderão usufruir de suporte melhorado com integração de apps de gestão de passwords.

Os utilizadores de gestores de passwords como o 1Password e Bitwarden (e outros) poderão facilmente usar as passkeys criadas nos seus dispositivos móveis directamente no Windows 11, simplificando o processo de login em diferentes plataformas. Esta integração será lançada em breve nos canais Windows Insider.

O Windows 11 também está a receber uma nova experiência com o Windows Hello ao criar e usar passkeys. Os utilizadores que acedam a sites que suportam passkeys poderão escolher como guardar as suas credenciais, numa conta Microsoft ou noutro local seguro. Depois de criada uma passkey, esta pode ser sincronizada entre vários dispositivos Windows, facilitando os logins, independentemente do dispositivo que se utilize.

Estas actualizações deverão começar a chegar aos utilizadores habituais do Windows ao longo dos próximos meses, contribuindo para uma maior adopção das passkeys.

Bloco de tomadas vertical com USB a €33

09-10-2024 | 12:56 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 33.69 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

OneDrive com nova app e pastas coloridas

09-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a preparar melhorias no seu serviço de armazenamento cloud, OneDrive, que serão lançadas ao longo dos próximos meses. Entre as principais novidades estão uma nova app, funcionalidades de pesquisa melhoradas e pastas coloridas no File Explorer.

Uma das melhorias destacadas pela MS é a experiência de pesquisa melhorada, que promete resultados mais rápidos e eficientes em todo o OneDrive, bibliotecas partilhadas e pastas de equipas. Falando das pastas, os utilizadores passarão a poder usar pastas coloridas no File Explorer do Windows. Os utilizadores que personalizaram as cores das pastas na versão web do OneDrive vão agora ver essas alterações aplicadas também no File Explorer do Windows, facilitando a navegação e gestão das mesmas.

No que toca ao mobile, uma nova app do OneDrive está a caminho para iOS e Android. A aplicação terá como foco a organização de fotos, com novas funcionalidades como a pesquisa por linguagem natural, que permite aos utilizadores encontrar imagens com descrições simples, como "um cão num barco." A aplicação também vai tornar mais fácil importar ficheiros de outros serviços na cloud, como o Google Drive e Dropbox. A versão para Android fica disponível desde já, com a versão iOS a chegar em Novembro.


O assistente AI da Microsoft, Copilot, na sua variante "Copilot in OneDrive" também fica disponível para todos os utilizadores comerciais do OneDrive.

Tesla prepara evento robotaxi

09-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla prometeu revelar o seu "robotaxi" totalmente autónomo a 10 de Outubro, e tem estado atarefada a preparar a apresentação.

O evento de apresentação do Tesla Robotaxi poderá ser visto já amanhã, e irá contar com demonstração prática nos estúdios da WB, onde a Tesla poderá simular a circulação por estradas citadinas.

As expectativas são elevadas, sendo o culminar de anos e anos de promessas não concretizadas a nível da funcionalidade "FSD" (Full Self Driving). Nos últimos tempos o modo FSD (ainda em fase beta) tem evoluído de forma significativa, mas a grande questão é que para os robotaxi a Tesla terá que demonstrar um modo FSD verdadeiro, ao contrário do modo FSD "Supervisionado" que tem estado a fazer chegar aos clientes dos seus automóveis. Aliás, espera-se que o robotaxi nem sequer tenha volante ou pedais, pelo que será essencial que a capacidade autónoma seja capaz de lidar com todos os cenários possíveis nas estradas - sob pena de rapidamente se tornar num alvo de chacota pelos críticos da marca.

Na eventualidade da Tesla efectivamente ter conseguido criar um sistema "perfeito", a questão será outra: porque motivo está a disponibilizar um modo FSD total nos seus robotaxis, quando continua a não o fazer nos automóveis pelos quais os clientes pagaram vários milhares de euros por essa funcionalidade (muitos deles, há anos)?

Este será potencialmente o evento mais importante de sempre da Tesla, e poderá ser acompanhado em directo amanhã.

Microsoft Office 365 Family a €51

09-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para quem não dispensa o Office ou deseja ter espaço com fartura na cloud, o Microsoft 365 Family é uma proposta tentadora para toda a família.

O Microsoft 365 segue a tendência de transformar os programas pagos uma única vez num serviço de subscrição contínua, mas neste caso é algo que vale a pena considerar pela diversas componentes que engloba. O serviço não só nos dá acesso às apps habituais do Office - Word, Excel, PowerPoint, etc. - como também inclui 1 TB de espaço na cloud no OneDrive. E, considerando que se trata da versão família, que permite a utilização por até 6 pessoas, o preço torna-se verdadeiramente irresistível.
Um ano de Office 365 Family está disponível por 51.83 euros na Amazon Espanha.

Sim, isto significa que por um valor simpático podem ficar com 6 TB de espaço total na cloud (1 TB para cada utilizador) OneDrive, o que dá menos de 9 euros por utilizador por ano, o que é dos melhores negócios que se pode ter actualmente. Para referência, tanto a Apple como a Google cobram cerca de 100 euros por ano pelo seu plano de 2 TB de espaço na cloud.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|