PlanetGeek

Como o jogo Ghostbusters guardava o dinheiro dos jogadores sem "save games"

12-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo Ghostbusters de 1984 usava uma técnica curiosa para permitir que os jogadores mantivessem o dinheiro acumulado nas sessões anteriores, sem save games.

Hoje em dia está implícito que qualquer jogo permita guardar o estado actual do jogo, ao ponto de até se achar estranho se não disponibilizar uma função de "save game". Mas, recuem-se algumas décadas, até ao tempo em que o método mais comum de carregar um jogo era a partir de uma cassete, e isso era algo inexistente. No entanto, havia jogos que usavam técnicas diferentes para evitar que os jogadores tivessem que recomeçar do zero a cada nova partida.

No jogo Ghostbusters de 1984, criado por David Crane, uma época em que bastava um par de pessoas e algumas semanas de trabalho para criar um jogo "blockbuster" - ao contrário do que acontece actualmente, com projectos com centenas de pessoas que demoram anos e custam milhões de euros - os jogadores podiam simplesmente introduzir o seu nome e um código dado pelo jogo, para que voltassem a ter o dinheiro que tinham acumulado. No entanto, um jogador que tentasse usar o código de outra pessoa, ou tentasse introduzir números à sorte, não ficava com o seu dinheiro.

O seguinte vídeo recua até esses tempos e mostra-nos como esse sistema funcionava - sendo que, obviamente, não era através de transmissões via satélite ou por artes mágicas, como algumas crianças dessa época poderiam teorizar na altura. :)


Para qualquer pessoa familiarizada com princípios de programação, a resposta era mais que sabida, com o valor a guardar a estar codificado no código que se introduzia. No entanto, e para evitar abusos, como tentar usar o código de outras pessoas, ou introduzir números à sorte com a expectativa de ficar com dinheiro ilimitado, esse código estava codificado com o nome do jogador a servir como método de validação, dificultando essas tentativas. Mas agora, conhecendo-se o método utilizado, não é difícil usar o sistema e criar códigos com o valor desejado para qualquer nome que se queira, permitindo retomar o jogo original como "milionário" e todo o dinheiro à disposição.

Podem usar o nome AA,DM e o código 31662546 para ficarem com o dinheiro máximo no Ghostbusters C64.

AI já gera música Heavy Metal

12-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Nem a música heavy metal escapa à "ameaça" das tecnologias AI, como demonstra este álbum Mercyful King - The Titan's Fall.

Quem ouvir este Mercyful King - The Titan's Fall poderá não notar nada de especial, a não ser as notórias influências das bandas Mercyful Fate e King Diamond. O problema é que todas estas músicas não foram tocadas por nenhum músico humano, nem cantadas por nenhum vocalista: todo o álbum foi totalmente e inteiramente gerado por tecnologias AI.


Aprecie-se ou não o estilo musical, serve como mais um exemplo de como estas ferramentas serão transformadoras. Qualquer pessoa, no conforto do seu lar, poderá "brincar" com diferentes estilos e inspirações das suas bandas favoritas, e gerar novas bandas virtuais e músicas completamente novas, mesmo que não saiba tocar uma única nota num qualquer instrumento musical. Refira-se que, de certa forma, isto não é propriamente novo: a indústria musical tem enfrentado e superado imensos avanços tecnológicos, que vão desde o início das gravações sonoras (que na altura diziam que iria ser o "fim dos músicos", pois podia ouvir-se música sem que fossem necessários); da rádio (igualmente um "apocalipse", pois nem seria preciso comprar música gravada); dos samples (que permitiam "copiar" e reutilizar músicas existentes); e outras coisas.

O que é certo é que a música, artistas, músicos e bandas, resistem e têm prosperado. E é de imaginar que o mesmo se vá passar em relação a estas novas ferramentas AI.

Maior Aula de Programação do Mundo no IST conquista recorde Guinness World Records

12-10-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Portugal tem mais um recorde mundial do Guinness World Records com a Maior Aula de Programação do Mundo.

A "Maior Aula de Programação do Mundo" juntou mais de 2000 participantes no Técnico Innovation Center com idades entre os 12 e os 66 anos, com igual representação de género;
Evento da autoria da Magma Studio e do Instituto Superior Técnico contribui para o posicionamento de Portugal como um hub tecnológico no panorama internacional.

Portugal acaba de entrar para o Guinness World Records com a realização da “Maior Aula Programação do Mundo”. A iniciativa, da autoria da Magma Studio e do Instituto Superior Técnico, ocorreu a 12 de Outubro no Técnico Innovation Center e reuniu mais de 2000 pessoas, entre as quais cerca de 1800 alunos universitários.

A aula, lecionada por Rodrigo Girão (Python Developer e Alumni do Técnico) e pelos Professores Inês Lince e Arlindo Oliveira, do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, percorreu três grandes capítulos: Algoritmia e Programação por objetos, Desenvolvimento em Python e Inteligência Artificial. Do outro lado, estavam cerca de 1800 alunos universitários, de vários pontos do país e das mais variadas áreas de formação, desde a Engenharia Informática à Psicologia, que aprenderam um pouco mais sobre programação.
Com esta distinção, a Magma Studio e o Instituto Superior Técnico concluem o propósito inicial do evento: reforçar o posicionamento de Portugal nos mercados e comunidades internacionais como um país de jovens, profissionais e empresas altamente qualificados no setor tecnológico, sensibilizar os jovens, e a população em geral, para a crescente importância da tecnologia nas escolhas de carreira, e destacar a relevância das competências digitais.

Com um Pinguim destes, quem precisa de mais um Batman?

12-10-2024 | 13:24 | Gonçalo Sá

Spin-off televisivo de um filme particularmente esquecível do Cavaleiro das Trevas, "THE PENGUIN" é das maiores surpresas da DC em anos e nem precisa do alter ego de Bruce Wayne para convencer aos primeiros episódios, disponíveis na Max.

The Penguin.jpg

Personagem algo perdida num filme que também acusava um desnorte considerável, o Pinguim de "The Batman" (2022) não deixou grandes saudades, e menos ainda grande potencial para uma saga em nome próprio ao longo de oito episódios. Mas se a visão de Matt Reeves para o submundo de Gotham City acabou por ser revelar frustrante, do Bruce Wayne baço de Robert Pattinson à duração indefensável (quase três horas de quase nada), afinal há motivos para voltarmos a ela. Ou assim sugerem, pelo menos, os três primeiros episódios de "THE PENGUIN", minissérie da HBO criada por Lauren LeFranc (argumentista de "Agents of S.H.I.E.L.D." ou "Chuck") e com Craig Zobel ("Obediência") no papel de realizador inaugural.

Desperdiçado em "The Batman", Colin Farrell tem aqui espaço para mostrar do que é feito o seu Oswald "Oz" Cobb, um dos vilões clássicos da icónica galeria do Cavaleiro das Trevas que já passou pelo cinema na pele de Danny DeVito (em "Batman Regressa", de Tim Burton) e ganhou uma versão feminina na recente (e aconselhável) série de animação "Batman: Cruzado Encapuzado", da Prime Video. E não é só feito de um rosto e corpo prostéticos, mudança que desperta inevitavelmente atenções à primeira vista. Se o trabalho de caracterização merece aplausos, o actor irlandês está à sua altura ao encarnar um vilão (com pouco de super) capaz de ir além do arquétipo para explorar a frustração e ambição de um homem amargurado com o seu mundo.

Sofia Falcone.jpg

Farrell acerta no sotaque nova-iorquino e na postura cambaleante para compor um gangster subestimado mas decidido a provar o que vale num contexto que, ao contrário do filme que inspirou esta história, já não é o dos bons contra os maus. Tirando Victor, o seu "Robin" (interpretado por Rhenzy Feliz e uma das novas personagens a reter), não há margem para a inocência neste retrato de um homem com poucas qualidades redentoras que enfrenta outros eventualmente piores. E algumas mulheres também, como Sofia Falcone, renegada tornada aliada (mas por quanto tempo?) que tem em Cristin Milioti a actriz perfeita - a estreitar a fronteira entre vulnerabilidade e insanidade apenas com o olhar magoado, sem nunca recorrer ao histrionismo.

Da dinâmica entre estas três figuras nasce uma viagem aos corredores do crime que, não sendo (nem pretendendo ser) tremendamente original, consegue alguma especificidade num arranque narrativa e esteticamente coeso.

A relação de Oswald com a mãe (Deirdre O'Connell), com uma prostituta cúmplice (Carmen Ejogo) ou com Victor dá a humanidade possível a um protagonista com mais nuances do que a sua estreia em "The Batman" faria esperar, mérito de um argumento para o qual LeFranc também contribuiu (com acessos bem-vindos de humor negro a dosear o drama e o thriller). E embora a fotografia carregue nos tons alaranjados, escolha demasiado insistente em séries e filmes norte-americanos do momento, Zobel sabe compor uma Gotham na qual se acredita, suja e decadente mas com frestas arejadas, expandindo uma das poucas ideias interessantes de Reeves. No terceiro episódio, "Bliss", o realizador oferece duas sequências especialmente fortes (visual e emocionalmente), no início e no fim, e eleva o patamar criativo já apreciável de "THE PENGUIN". Tivesse esta versão da personagem uma cartola e teria tirado de lá um coelho...

"THE PENGUIN" estreou-se a 20 de Setembro na Max e a plataforma estreia novos episódios todas as segundas-feiras até 11 de Novembro.

Google refuta recolha excessiva de dados pelo Pixel 9 Pro XL

12-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Um relatório acusa a Google de recolher dados excessivos no Pixel 9 Pro XL, mas a Google diz que a análise está errada e conta com o apoio do GrapheneOS.

O Google respondeu às alegações feitas por um relatório da Cybernews, que acusa o Pixel 9 Pro XL de recolher uma quantidade excessiva de dados pessoais. O relatório afirma que o dispositivo envia informações para a Google a cada 15 minutos, incluindo localização, endereços de email e números de telefone, mesmo antes do telemóvel estar completamente configurado.

No entanto, até os criadores do GrapheneOS, uma variante do Android focada na privacidade, vieram esclarecer que isto não é um problema dos Pixel 9 Pro XL. Segundo eles, este comportamento é comum em todos os dispositivos Android, fazendo parte do processo normal de funcionamento, e que até o iOS da Apple recolhe dados semelhantes.

Any non-Pixel device with the standard Google Play integration has similar Google service integration doing the same things. You don't avoid it at all by using a non-Pixel, but you do end up with a device that's far less secure and adds OEM services with their own privacy issues.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) October 9, 2024

iOS has direct equivalents to everything that's covered.

If what people take from the article is that they should use a non-Pixel Android device with Google Play, they'll have a dramatically less secure device with the same privacy issues and additional ones from OEM services.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) October 9, 2024
A Google sublinhou que a privacidade e a segurança dos utilizadores são prioridades. Dizendo que o relatório da Cybernews omite o contexto em que tais comunicações são feitas, explicando que certas transmissões de dados são essenciais para funções chave, como actualizações de software, funcionalidades e serviços personalizados. A Google garante que os utilizadores que continuam a ter total controlo sobre a partilha de dados e as permissões das aplicações.

É fácil acusar um dispositivo de fazer "comunicações excessivas", mas depois, em caso de roubo, querermos saber exactamente em que sítio está; tal como ser alertados no caso de alguém fazer login na nossa conta num local distante daquele em que nos encontramos actualizamente. Todas estas funcionalidades, e muitas outras, usam implicitamente dados que vão sendo recolhidos e que - apesar de serem dados que podem ser abusados para fins menos éticos - são essenciais para o funcionamento de coisas que tomamos como assegurado. A grande questão é saber se os utilizadores têm à disposição as opções para os desactivar se preferirem privilegiar a privacidade.

Google suspende Wear OS 5 para Pixel Watch 1 e 2

12-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver um Pixel Watch 1 e 2 terá que aguardar mais um pouco até poder fazer a actualização para o mais recente Wear OS 5.

Parece que ninguém está livre de lançar actualizações problemáticas. A Microsoft tem causado imensos problemas em praticamente cada nova actualização para o Windows, a Apple suspendeu a actualização iPadOS 18 para os mais recentes iPad Pro por poder encravá-los, e agora é a Google a passar por algo idêntico com a actualização Wear OS 5.

A actualização Wear OS 5 está a encravar alguns Pixel Watch 1 e 2, e já foi suspensa pela Google até que a situação seja resolvida. Algo que poderá ainda demorar algum tempo, pois a Google diz apenas que espera poder retomar a actualização para os Pixel Watch mais antigos "mais para o final do ano".

Para quem ficou com o seu Pixel Watch encravado, a Google dá algumas instruções de como o poderá recuperar, sendo que em último caso poderá ser necessário fazer um reset total.

Embora seja compreensível que os dispositivos modernos sejam resultado de uma enorme complexidade técnica, este tipo de cenários apenas vem dar razão a todos os que se sentem como perpétuos beta-testers dos produtos que compram.

Salão Automóvel Híbrido e Eléctrico 2024

12-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Decorre este fim-de-semana a 8ª edição do Salão Automóvel Híbrido e Eléctrico (2024) no Porto.

A 8ª edição do SAHE regressa ao C.C. da Alfândega do Porto, de 11 a 13 de Outubro, onde todos os interessados e curiosos poderão ver ao vivo uma enorme variedade de híbridos e eléctricos de dezenas de marcas.

Por lá podem encontrar os novos Renault 5 E-Tech que irão fascinar os mais nostálgicos, mas também os modelos mais recentes e avançados, incluindo o impressionante BYD Yangwang U8 (que até pode navegar na água). Na tarde de hoje (dia 12), os visitantes poderão ver a apresentação dos Xpeng G6, G9 e P7 que serão os modelos de estreia em Portugal.
[Fotos cortesia do Fernando Miguel]

Será uma boa visita para quem quiser ver os mais recentes modelos eléctricos no mercado, talvez para tirar partido do programa de incentivo que pode valer 4000 euros na compra de um automóvel eléctrico.


Evento: 8º Salão Automóvel Híbrido e Eléctrico
Onde: C.C. da Alfândega do Porto
Quando: 11-13 de Outubro
Preço: €10

Vulnerabilidade em chips Qualcomm deixa dispositivos Android em risco

11-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Uma vulnerabilidade nos chips da Qualcomm, presentes em muitos dispositivos Android populares, está a ser usada por hackers em ataques.

Esta vulnerabilidade, descoberta pelo Google Threat Analysis Group (TAG), sugere que pode estar associada a ataques patrocinados por governos. Além disso, o Security Lab da Amnistia Internacional, que protege a sociedade civil da vigilância digital, confirmou as descobertas do Google. A agência de cibersegurança dos EUA, CISA, também reconheceu esta falha da Qualcomm como uma das vulnerabilidades actualmente exploradas por hackers.

A falha de segurança, designada oficialmente CVE-2024-43047, está a ser utilizada em ataques direccionados, focando-se em indivíduos específicos e não em grupos grandes de utilizadores. No entanto, poderá ser apenas uma questão de tempo até que os ataques comecem a ter alvos mais abrangentes.

A Qualcomm identificou 64 dos seus chipsets afectados, incluindo processadores topo de gama como o Snapdragon 8 Gen 1 e o Snapdragon 888+, além de chips de gama média como o Snapdragon 660 e o Snapdragon 680. Estes chips são utilizados em milhões de dispositivos Android, incluindo modelos como o Samsung Galaxy S22 Ultra e o OnePlus 10 Pro, bem como dispositivos mais antigos, e de marcas tão variadas quanto a Redmi e Nokia (HMD).

A Qualcomm diz que já disponibilizou as correcções aos fabricantes em Setembro de 2024, o que significa que os utilizadores de Android devem receber a actualização de segurança brevemente - isto para os dispositivos que ainda estiverem a ser abrangidos pelas actualizações.

Relógio Nintendo Alarmo monitoriza o sono com sensor de movimento

11-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Nintendo lançou o Sound Clock Alarmo, um divertido relógio inteligente capaz de monitorizar os padrões de sono através de um sensor millimeter-wave.

Ao contrário de outros dispositivos que exigem o uso de wearables como smartwatches, o Alarmo utiliza um sensor de presença de ondas milimétricas para detectar movimentos durante o sono, fornecendo informações sobre quanto tempo se dormiu e quanto tempo se demorou até sair da cama após o alarme tocar. Por enquanto, está disponível apenas para subscritores da Nintendo Online, com lançamento geral previsto para Janeiro de 2025.

O Alarmo também permite escolher temas baseados em jogos populares da Nintendo, como o Super Mario Odyssey, The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Splatoon 3, permitindo que os utilizadores alterem a aparência do relógio de acordo com as suas preferências. O relógio apresenta um diversificado número de animações de personagens da Nintendo que reagem aos movimentos. A Nintendo frisa que o relógio não usa câmaras, para fazer assegurar as questões de privacidade - embora seja discutível o que será possível inferir a partir do registo da actividade nocturna.


Além de monitorizar o sono, o Alarmo inclui funcionalidades como ajuste automático de brilho conforme a luz ambiente e controlos por gestos para activar a função de snooze sem tocar no dispositivo. No entanto, para tal, será primeiro necessário fazer uma calibração inicial dos sensores, incluindo dar informações como o tamanho da cama.

O ecrã a cores do dispositivo apresenta 35 cenas diferentes com personagens de jogos como o Pikmin 4 e Ring Fit Adventure, com mais temas e sons a serem lançados em breve através de actualizações. A Nintendo planeia adicionar temas de Mario Kart 8 Deluxe e Animal Crossing: New Horizons. Por agora, os membros da Nintendo Online já podem encomendar o Alarmo, que tem um preço de 99.99 euros.

Notícias do dia

11-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla apresenta Robotaxi e Robovan para um futuro utópico imaginado por Elon Musk; Apple Intelligence resume "fim de namoro" via mensagens; Pyramid Flow gera vídeo AI de forma eficiente - e open source; Intel revela CPUs Core Ultra 200S; e erro no Outlook causa crashes e problemas de login.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Porsche recolhe Taycans por risco de incêndio

Parece que não há marca que consiga escapar às recolhas devido a potenciais defeitos nas baterias que podem causar incêndios. Desta vez é Porsche, que irá recolher milhares de Taycan fabricados entre 2019 e 2024, e também afectando os Audi E-tron GT e RS que partilham a mesma plataforma.

O maior problema é que a Porsche parece não saber exactamente que unidades são afectadas por esta falha, sendo necessário levar o carro a uma oficina para que seja feito um teste à bateria para tentar determinar se existe alguma anomalia. Para salvaguardar incidentes, sugere que os utilizadores limitem o carregamento a um máximo de 80% até que a situação seja averiguada, para minimizar o risco.


OpenAI cria benchmark AI MLE-bench

As novas gerações de modelos AI criaram todo um conjunto de dificuldades para se avaliar e comparar o seu desempenho, mas a OpenAI quer dar uma ajuda com a criação de um novo benchmark, o MLE-bench.

O benchmark agrega 75 desafios de Machine Learning da plataforma Kaggle, que a OpenAI diz oferecerem um conjunto variado de cenários para testar as capacidades ML dos modelos AI. Como não será surpresa, a tabela por agora é liderada pelo o1-preview da própria OpenAI, já que não seria de esperar que fosse lançar um benchmark que desse a vitória a modelos AI de empresas concorrentes.


nubia Z70 Ultra com margens ultra-reduzidas

Para 2025 começam a ficar definidas as tendências. Para além do regresso da corrida aos smartphones mais finos possíveis, também temos nova corrida às margens de ecrã mais reduzidas; e não são só os fabricantes de primeira linha a fazê-lo.

Um vídeo do futuro nubia Z70 Ultra revela um smartphone que terá margens ultra-reduzidas, que quase fazem recordar os tempos em que alguns fabricantes recorriam ao Photoshop para reduzir as margens nas imagens promocionais dos seus smartphones. Aparentemente este Z70 Ultra não terá furos ou notches (tal como o Z60 Ultra), faltando apenas saber se conseguirá ter as margens assim tão reduzidas em todos os lados, ou se terá um dos lados com margens mais volumosas.


Google com receitas completas nas pesquisas

A Google está a testar a apresentação de receitas completas directamente no resultado das pesquisas, evitando que os utilizadores tenham que visitar o site de destino.

Como se pode imaginar, a medida é algo polémica, mas acaba por estar em linha com a nova vaga de resultados proporcionados pelos sistemas AI, e que podem fazer o mesmo tipo de coisa. Neste caso, a Google diz que só apresenta receitas oriundas de sites com os quais fez acordos para esta funcionalidade; mas facilmente se pode imaginar que seja o tipo de "acordo" para o qual os sites não têm real poder de dizerem "não" - sob pena de serem desvalorizados pela Google em relação a sites concorrentes que aceitem o acordo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O CPU Intel Pentium foi lançado em 1993 como sucessor do Intel 486. Trabalhava a uns velozes 66MHz e era feito num processo de 0.8µm (800nm) - para comparação, os mais recentes chips da Intel podem superar os 5GHz (5000MHz) e já existem no mercado chips que usam um processo de 3nm.

Descontos CdkeySales de Outono com Windows e Office desde €11

11-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Ainda vais a tempo de aproveitar as promoções de Outono Windows e Office de regresso às aulas na CdkeySales. Esta promoção permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Xbox vai vender jogos na app Android

11-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Devido à decisão do tribunal que obriga a Google a abrir a Play Store no Android, a Xbox vai começar a vender jogos directamente na app, escapando às comissões da Google.

A Microsoft vai actualizar a app Xbox no Android, permitindo que os utilizadores dos EUA comprem e joguem jogos da Xbox directamente nos seus dispositivos móveis a partir do próximo mês. Esta novidade surge após uma decisão judicial nos EUA que obriga a Google a deixar de exigir a Google Play Billing para apps na Play Store, que terá que ser implementada até 1 de Novembro. A presidente da Xbox, Sarah Bond, anunciou que esta decisão dará mais flexibilidade e escolha aos jogadores, permitindo-lhes comprar jogos da Xbox através da app e jogá-los usando o Xbox Cloud Gaming.

A decisão do tribunal, que considerou o controlo da Google sobre a Play Store um monopólio, obriga a empresa a abrir a sua loja de apps a sistemas de pagamento de terceiros e a outras lojas de apps. Esta decisão tem implicações importantes para empresas como a Microsoft, que agora poderá vender jogos da Xbox livremente em dispositivos Android sem depender do sistema de pagamentos da Google.

The court's ruling to open up Google´s mobile store in the US will allow more choice and flexibility. Our mission is to allow more players to play on more devices so we are thrilled to share that starting in November, players will be able to play and purchase Xbox games directly…

— BondSarahBond (@BondSarah_Bond) October 10, 2024
Além da actualização da app, a Microsoft está também a trabalhar numa loja móvel da Xbox baseada em browser. Esta loja contará inicialmente com jogos dos estúdios da Microsoft, bem como ofertas e itens dentro dos jogos. Embora esteja actualmente em fase de testes, a Microsoft indicou que o progresso está a correr bem e promete mais detalhes para breve.

Embora a actualização permita a compra de jogos Xbox no Android, ainda não está totalmente esclarecido por que razão a Microsoft não avançou com esta funcionalidade mais cedo, especialmente considerando que outras plataformas, como o Steam e a PlayStation, já permitiam compras a partir dos dispostivos móveis; mas poderá ter sido apenas uma questão estratégica. Agora, ficam os olhos voltados para a App Store da Apple, que por enquanto tem escapado a estas questões, e que vai fazendo o "mínimo possível", com interpretações criativas, quando encontra exigências idênticas, como tem acontecido na Europa.

Apple Intelligence resume "fim de namoro" via mensagens

11-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

As funcionalidades Apple Intelligence começarão por coisas como o resumo de mensagens e notificações, e um beta tester teve direito a uma versão resumida do fim do seu namoro.

A Apple tem sido criticada por, nesta geração dos iPhone 16, ter usado como grande destaque as funcionalidades AI (Apple Intelligence) que na realidade não estão disponíveis. Isso só começará a chegar aos utilizadores no final deste mês (espera-se) com o iOS 18.1 - e ainda de forma bastante limitada, com muitas das demais funcionalidades AI a só chegarem ao longo dos próximos meses e prolongando-se por 2025. Na primeira fase, o iOS 18.1 trará coisas como o resumo de mensagens e notificações, e por vezes isso pode ter consequências um pouco inesperadas.

Que o diga Nick Spreen, que tem estado a usar uma versão beta do iOS 18.1, e descobriu de forma resumida que a sua namorada tinha terminado a relação com um sucinto resumo gerado pela AI da Apple: "No longer in a relationship; wants belongings from the apartment".
Embora algumas reacções argumentem que o sistema deveria ser mais "humano" ao lidar com estas questões sensíveis, não me parece que seja o caso. O sistema resumiu, e bem, o conteúdo das mensagens, cumprindo a sua função.

Dito isto, é de imaginar que assim que o sistema for lançado globalmente, certamente não irão faltar exemplos que ponham à prova as capacidades de sumário desta funcionalidade, de forma a tentar criar casos disparatados ou em que faça resumos errados. Embora as tecnologias AI estejam longe de ser perfeitas, há também que ter em conta que estamos num mundo igualmente recheado de pessoas imperfeitas.

Google Home Widget pode ganhar botão de refresh

11-10-2024 | 12:48 | A Minha Alegre Casinha

O Google Home está prestes a ganhar um botão de actualização dedicado no widget, com o objectivo de melhorar a velocidade das actualizações dos dispositivos inteligentes.

Actualmente, o widget do Google Home atualiza-se apenas a cada 30 minutos, o que pode ser frustrante para quem precisa de controlar os seus dispositivos em tempo real. A nova função, descoberta na versão 3.24.1.4 da aplicação, oferece uma solução simples, permitindo aos utilizadores actualizar o widget a qualquer momento para ficar com uma representação do estado actual dos seus dispositivos.

Além do botão de actualização, o Google Home poderá introduzir uma funcionalidade "Sugerido", que facilitaria o processo de adicionar os dispositivos mais utilizados ao widget. Esta função poderia apresentar automaticamente dispositivos e automações inteligentes, simplificando a configuração tanto para utilizadores novos como para os mais experientes. Embora os utilizadores já possam adicionar dispositivos manualmente, a opção "Sugerido" tornaria o processo mais intuitivo e fácil de usar.
Apesar de estas novidades ainda não serem oficiais, foram descobertas numa análise ao APK mais recente, o que indica que a Google pode estar perto de lançar estas alterações para o público. O botão de actualização e a opção de dispositivos sugeridos poderão ter um impacto importante na experiência do utilizador à medida que cada vez mais pessoas vai adoptando smart devices em suas casas. É importante salientar que, até que estas funcionalidades sejam formalmente anunciadas, podem sofrer alterações; ou até mesmo não terem direito a lançamento público.

Tesla apresenta Robotaxi e Robovan

11-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla apresentou os seus veículos 100% autónomos, Robotaxi e Robovan, com os quais pretende revolucionar a mobilidade.

Depois de um atraso de quase uma hora, aparentemente devido a uma emergência médica entre a audiência do evento, Elon Musk finalmente revelou o muito aguardado táxi autónomo, num evento que se revelou extremamente curto e com poucos detalhes concretos.

Robotaxi

O Robotaxi segue as linhas que já estavam a circular há meses, sendo um veículo de dois lugares, com portas que abrem "para cima", sem volante nem pedais, e com uma bagageira bastante generosa. Aparentemente, a ideia de Musk (como referido, os detalhes estiveram ausentes) é que estes veículos sejam comprados pelos consumidores (preço de 30 mil dólares), que os poderão usar conforme precisem e depois os deixem a trabalhar no resto do tempo. Musk diz que a utilização típica de um automóvel privado é de apenas 10 horas por semana, resultando num desperdício das 168 horas existentes, que poderá ser compensado pelo funcionamento autónomo - refere até que alguns clientes poderão comprar uma dezena destes veículos, fazendo a sua gestão remota para ganharem dinheiro com eles.

Robotaxi details pic.twitter.com/AVSoysc6pS

— Tesla (@Tesla) October 11, 2024
Musk referiu que os Robotaxi poderão baixar o custo de deslocação para algo como 20 cêntimos por milha, ficando abaixo do custo dos transportes públicos tradicionais e dos táxis.

Infelizmente, não desenvolveu as questões logísticas de tal operação. Nos vídeos que iam passando viu-se um sistema robótico que aspirava e limpava o Robotaxi de forma automática, mas não tendo dado detalhes sobre isso. No entanto, sabemos que o Robotaxi contará com sistema de carregamento wireless, facilitando a questão do carregamento sem necessidade de fichas.


Robovan

Mais inesperado foi a apresentação do Robovan, uma carrinha autónoma para até 20 pessoas, para os cenários em que o robotaxi para duas pessoas não chega, ou se quer reduzir ainda mais o custo do transportes (de pessoas ou mercadorias).

Esta viatura chega com design totalmente futurista, ao ponto de muitos duvidarem se sequer terá capacidade de circular nas estradas reais (pelo que se pode ver, o veículo parece nem ter capacidade de superar uma lomba mais agressiva). Os lugares interiores estão posicionados com as fileiras de bancos viradas para o centro, fazendo com que metade dos passageiros fiquem de costas para o sentido do movimento - ao estilo das carruagens dos comboios.

Robovan details pic.twitter.com/Pdito0dfRq

— Tesla (@Tesla) October 11, 2024

Robotaxi & Robovan pic.twitter.com/pI2neyJBSL

— Tesla (@Tesla) October 11, 2024




Em conclusão

Este evento acaba quase por deixar mais perguntas do que respostas. Tal como já se tinha referido, nesta fase Elon Musk continua a vender um "sonho", que agora fica prometido lá para 2027, dizendo também que irá lançar o modo FSD "não-supervisionado" - ou seja, o verdadeiro modo FSD totalmente autónomo, idêntico ao que será usado no Robotaxi e Robovan - nos Model 3 e Model Y já em 2025 nalguns estados dos EUA. No entanto, muitos clientes e críticos poderão querer salientar que isto é algo que Elon Musk tem estado a prometer há mais de meia década, ficando ao critério de cada um aceitar se desta vez será mesmo uma promessa para cumprir, ou "mais do mesmo".

Além das viaturas, Musk também aproveitou o evento para promover os robots da Tesla, que diz que virão a ser o produto mais importante, não só para a Tesla como toda a humanidade, dizendo que irão ter um preço de 20 a 30 mil dólares, acessíveis a todos, e que revolucionarão a sociedade ao poderem libertar a humanidade do trabalho laboral. Um futuro utópico ao estilo do Star Trek, em que todos poderão ter tudo o que desejarem, podendo focar-se naquilo que quiserem.

Mais uma vez, ficará ao critério de cada um acreditar se realmente será este o resultado de todas estas promessas.

WhatsApp prepara temas visuais por conversas

11-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp parece estar finalmente prestes a lançar uma funcionalidade muito esperada: temas específicos por conversas.

Esta nova opção, por agora disponível apenas para utilizadores da versão beta no Android, permite personalizar cada conversa com um tema único, oferecendo mais opções de personalização.

Anteriormente, o WhatsApp oferecia apenas um tema para toda a aplicação, mas com esta atualização, será possível atribuir temas diferentes a cada conversa de forma diferenciada, tornando mais fácil personalizar o visual dos chats. Esta é uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores, e que já existe no Facebook Messenger há algum tempo.
Os utilizadores poderão escolher entre 20 cores sólidas e mais de 22 temas com texturas para personalizar as conversas. Após selecionar um tema, o WhatsApp ajusta automaticamente as cores das mensagens para combinarem. Também é possível definir papéis de parede diferentes para cada conversa, mantendo a cor das mensagens, proporcionando ainda maior variedade.

Um aspecto interessante a ter em conta, é que ao contrário do Facebook Messenger, onde os temas são partilhados com todos na conversa, o WhatsApp mantém esta personalização privada. Cada participante pode escolher o seu próprio tema sem interferir com a preferência dos demais utilizadores.

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €39

11-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 39 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 45%.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

11-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Hisense Laser TV de 150" PX3-Pro e PL2

A Hisense anunciou a introdução no mercado nacional de dois novos modelos de projetores Laser TV preparados para as mais exigentes necessidades - PX3 Pro e o PL2.

PX3-Pro: O cinema em casa com chancela XBox
O projetor PX3-PRO, com a chancela Designed for Xbox, procura oferecer uma experiência completa concebida especificamente para jogos e entretenimento doméstico. A parceria com o Programa Designed for Xbox procura elevar verdadeiramente o nível da experiência de jogo e permitir que pessoas de todo o mundo desfrutem de uma experiência inigualável, com mais de 100 polegadas de ecrã de imagem. Para tal, a tecnologia Modo Jogo da Hisense para Laser TV oferece uma experiência de jogo suave e envolvente graças a uma taxa de atualização elevada e ao modo Auto Low Latency. O PX3-PRO oferece uma projeção ajustável em diferentes dimensões desde 80” a 150” polegadas com uma fonte de luz laser tripla pura. A completar, junta o melhor da tecnologia de imagem Dolby Vision com tecnologia de som Dolby Atmos, para uma experiência incomparável.No PX3 Pro estão em destaque as tecnologias de LPU Digital Laser Engine que incluem TriChroma Laser Light, DLP Micro Mirrors e Powered Hires, Ultra Short Throw Lens e AI Vision – argumentos que fazem com que estes projetores Laser Cinema se adaptem a qualquer lugar e divisão e apresentem imagens de alta qualidade a uma curta distância do televisor.

Com um generoso ecrã de 240Hz, elevada taxa de atualização, Super High Color Accuracy, Super Wide Color Gamut, e a opção Filmmaker Mode tem todos os argumentos para usufruir dos filmes tal como o realizador os havia pensado. Com o PX3-Pro o utilizador tem ainda acesso a tecnologia IMAX.

Este produto chega a Portugal já em outubro com o PRVP estimado de 2.899,00€.

PL2: Laser Cinema premiado com o EISA Best Buy UST Projector
O projetor PL2 foi um dos produtos premiados com o “EISA Best Buy UST Projector 2024”. Este equipamento reproduz imagens em 4K e AI Upscaler, tecnologia de imagem Dolby Vision, Contraste 3000:1 e, para completar, oferece som de tecnologia Dolby Atmos. O PL2 apresenta-se com um ecrã ajustável entre 80” a 150” polegadas inclui ainda outras tecnologias que regulam a imagem, como a tecnologia Pure Colour, Smooth Motion, e Cinematic Colour Performance. Com uma taxa de atualização de 240Hz possibilita a experiência de conteúdos ainda mais reais e mais imersivos. Neste equipamento vai ainda encontrar o aliado perfeito na hora de ver o seu conteúdo preferido ao detalhe. Este produto chega a Portugal já em outubro com o PRVP estimado de 2.299,00€.

Ambos equipamentos incluem um comando que funciona a energia solar garantindo maior sustentabilidade, e contam com a a certificação TUV Carbon Promise que faz com que sejam uma solução eco-friendly mais adaptada às exigências ambientais. A tecnologia Laser TV da Hisense apresenta a melhor das inovações, ligada à melhoria do consumo de energia, reciclabilidade e respeito pelo ambiente, com materiais recicláveis, mantendo as melhores soluções tecnológicas.


Huawei MatePad Pro 12.2

O mais recente tablet da marca introduz novidades como o teclado HUAWEI Glide, o ecrã Tandem OLED PaperMatte, os pincéis Splatter e Fluid e texturas realistas.

O HUAWEI MatePad Pro 12.2 já está disponível em Portugal com o novo teclado HUAWEI Glide (ES). Concebido para incentivar a criatividade, apresenta novos pincéis e telas de texturas realistas na aplicação GoPaint, que, em conjunto com o novo ecrã Tandem OLED PaperMatte, oferecem uma experiência de criação realista e fluída, semelhante à do papel. Com apenas 5,5mm de espessura e um peso de 508g, acompanha o utilizador em todas as ocasiões e promete ser a ferramenta ideal para criação em movimento.

Design único e luxuoso
O novo dispositivo da Huawei apresenta o design Golden Silk, inspirado na textura delicada das pinturas de seda tradicionais. É obtido a partir da técnica Silk Weave Craftsmanship e das múltiplas camadas óticas, e reproduz a textura única da seda dourada, de modo a irradiar um brilho deslumbrante e a imitar o toque orgânico do tecido de seda.

Visualização nítida e confortável com novo ecrã Tandem OLED PaperMatte
O HUAWEI MatePad Pro 12.2 introduz o ecrã Tandem OLED PaperMatte, que emite um brilho máximo de 2.000 nits e um contraste ultra-elevado de 2.000.000:1. O ecrã é reforçado pelas tecnologias de nanogravura antirreflexo e anti-brilho com as múltiplas camadas nano-óticas de magnetrões, que cancelam os efeitos de interferência da luz, brilhos e reflexos. Desta forma, garante uma experiência de visualização consistente e semelhante à do papel, seja em casa, no escritório ou ar livre. Conta com as certificações SGS Low Visual Fatigue 2.0 Premium Performance, TÜV Rheinland Reflection-Free, TÜV Rheinland Full Care Display 3.0.

Novo teclado para maior produtividade
O tablet suporta a tecnologia HUAWEI NearLink, para um emparelhamento com periféricos confortável e sem complicações. Além disso, apresenta o novo teclado HUAWEI Glide (ES), que incorpora um design dois-em-um que torna possível o armazenamento e carregamento da caneta e teclado. Pesa apenas 420g, mede 5,15mm de espessura e possui um mecanismo key travel de 1,5mm de altura.

Ferramentas para dar asas à criatividade
Para incentivar a criatividade, a aplicação GoPaint 8 oferece uma vasta gama de ferramentas de criação digital, incluindo os inovadores pincéis Splatter 9 e Fluid 10 e as telas de texturas realistas 11 . Os pincéis Splatter permitem que os utilizadores criem uma mancha de tinta hipnotizante e tornem a sua criação mais divertida e interativa. Para isso, basta pairar a caneta a cerca de 12 mm do ecrã e tocar duas vezes na caneta. Por sua vez, os pincéis Fluid simulam a pintura em aguarela, ao misturar as ‘tintas’ de forma simples e fluída. Em relação às telas de texturas realistas, estas oferecem aos utilizadores uma experiência de criação autêntica através de mais opções de texturas, como a superfície rochosa, a seda dourada, a seda prateada e o papel de arroz. Tudo isto é possível graças ao Huawei FangTian Painting Engine 2.0. Esta tecnologia permite ainda suportar telas até 8K e múltiplas camadas de alta resolução, fornecendo ferramentas de nível profissional para expressão artística.

Autonomia e carregamento sem precedentes
O HUAWEI MatePad Pro 12.2 suporta o HUAWEI SuperCharge de 100 W, que leva a bateria de 10.100 mAh de zero a 100% em apenas 55 minutos 15 . Por outro lado, o Smart Power Conserve garante que o tablet pode ficar em standby até 380 dias.

O HUAWEI MATEPAD PRO 12.2 fica disponível com um preço recomendado de 999,00 € (com teclado HUAWEI Glide ES).


ASUS revela motherboards ROG Maximus, ROG Strix, TUF Gaming, Prime e ProArt Z890

Estas motherboards estão preparadas para os Processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2) e IA avançada, com conectividade ultrarrápida, funcionalidades inteligentes e performance elevada
  • Todas as motherboards estão preparadas para performance com os processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2) para o Socket Intel® LGA 1851
  • O AI Advisor está disponível para responder a questões técnicas. O AI Overlocking, AI Cooling II e AI Networking II otimizam a performance do sistema com um único clique
  • A AEMP III, Tecnologia NitroPath DRAM e DIMM Fit libertam a DDR5, enquanto o NPU Boost fornece overclocking do NPU para uma performance de AI acelerada
  • O ASUS Q-Design inclui PCIe® Slot Q-Release Slim, M.2 Q-Latch, M.2 Q-Release, M.2 Q-Slide, Q-Antenna, Q-Dashboard, Q-Code e Q-LED
A ASUS revelou uma linha de motherboards Z890 das famílias ROG Maximus, ROG Strix, TUF Gaming, Prime e ProArt, com suporte para processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2).
A ASUS está a assinalar a ocasião com todas as novas funcionalidades das motherboards que aceleram a performance e simplificam o processo de construção. O ASUS AI Advisor é um novo assistente de construção em linguagem natural alimentado por IA. A AEMP III, Tecnologia NitroPath DRAM e DIMM Fit libertam os kits de memória DDR5. O NPU Boost proporciona um overclocking do NPU integrado num CPU Intel® Core™ Ultra (Série 2) para uma performance de AI acelerada. O ROG M.2 PowerBoost fornece mais ranhuras M.2 numa motherboard do que nunca. Além de tudo isto, dispõe de Thunderbolt™ 5, WiFi 7 e novas funcionalidades PC DIY para serem abordadas.

Preparada para performance com os processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2) num novo Socket
Os processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2) utilizam o novo socket LGA 1851. Os utilizadores destes processadores irão precisar de uma motherboard Intel® série 800 para os usar e de uma motherboard Z890 especificamente para tirar partido do overclocking do CPU. Estas opções incluem até 24 Cores numa nova arquitetura desagregada. Os Cores (núcleos) de performance, também conhecidos como núcleos P, ocupam o centro do palco com as suas elevadas velocidades, enquanto um cluster de Cores (núcleos) eficientes, também conhecidos como núcleos E, proporcionam uma performance multithread topo de gama. Os processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2) trazem uma grande quantidade de melhorias de última geração, começando com uma unidade de processamento neural (NPU) integrada, criada para lidar de forma rápida e eficiente com volumes de trabalho de redes neurais. Com uma performance teórica de pico de 13 TOPS, Intel® Deep Learning Boost (VNNA, DP4A) e Processamento de IA GNA 3.5, este NPU garante aos utilizadores logo à partida, uma performance ágil para IA. Para ajudar os utilizadores a fazer ainda mais com o NPU integrado, as motherboards ASUS Z890 incluem o NPU Boost. Esta funcionalidade da BIOS faz o overclock do NPU em apenas alguns passos, aumentando a performance em aplicações e funcionalidades potenciadas por IA até 24% para que os utilizadores possam explorar, sonhar e criar livremente.

Com esta nova geração de CPUs, a Intel® está também a aumentar a performance gráfica integrada com a sua arquitetura Xe LPG. Equipado com DisplayPort™ 2.1 e HDMI® 2.1 (FRL), este iGPU permite aos utilizadores ligar um ecrã de alta resolução sem instalar uma placa gráfica. As motherboards ASUS Z890 também incluem uma riqueza de opções de conectividade: múltiplas portas USB, redes de alta velocidade, várias ranhuras M.2 e muito mais. A I/O expandida fornecida pelos processadores Intel® Core™ Ultra (Série 2) e o mais recente chipset tornam isto possível. Até 20 vias PCIe® 5.0 a partir do CPU e mais vias PCIe 4.0 do chipset permitem à ASUS oferecer aos utilizadores ainda mais opções para ligar hardware ao seu novo sistema.

Preparada para Advanced AI PCs
As motherboards ASUS Z890 preparam os utilizadores para tudo o que a IA tem para oferecer. Estão equipadas com suporte para módulos de memória DDR5 de performance elevada, e oferecem as opções que os utilizadores precisam para construir uma matriz de armazenamento espaçosa e rápida. Uma vez que muitos fluxos de trabalho de IA podem tirar partido do poder de várias placas gráficas a trabalhar em conjunto, a ASUS oferece quatro motherboards com um par de ranhuras PCIe 5.0 x16 que podem funcionar numa configuração x8/x8: a ROG Maximus Z890 Extreme, a ROG Maximus Z890 Apex e a ProArt Z890-Creator WiFi. Mas um AI PC não executa apenas aplicações e assistentes de IA. Usa IA (e tecnologias semelhantes) nos bastidores para simplificar tudo na utilização de um PC. Para a série Z890, a ASUS aproveitou o poder da IA para dar aos utilizadores um assistente técnico dedicado que está sempre disponível para responder a perguntas: o ASUS AI Advisor. Os proprietários de motherboards ASUS compatíveis podem interagir com esta tecnologia potenciada por IA usando linguagem natural para aprender mais sobre o seu hardware. Para os principiantes do DIY, pode fornecer explicações fáceis de compreender sobre as funcionalidades de otimização com um clique, como o AI Overclocking e o AI Cooling II. E para os veteranos na construção de PCs, pode oferecer orientação e instruções sobre as mais recentes funcionalidades disponibilizadas pela ASUS. Os controlos inteligentes disponíveis nas motherboards ASUS Z890 permitem aos utilizadores otimizar a performance do seu PC com apenas um clique.
  • AI Overclocking: Movida pela pesquisa exaustiva e caraterização do potencial de performance de CPUs reais nos laboratórios de testes da ASUS, esta ferramenta aumenta os clocks do CPU com apenas um clique. A inteligência sofisticada do AI Overclocking monitoriza também a eficiência de um dissipador do CPU e as mudanças no ambiente do sistema para afinar os seus parâmetros ao longo do tempo e fornecer a melhor performance com o conjunto único de componentes de um sistema.
  • AI Cooling II: O AI Cooling II dá aos utilizadores uma ferramenta fácil para obter um fluxo de ar eficaz sob carga e um funcionamento silencioso durante tarefas ligeiras, mesmo para construtores que optam por ventoinhas de caixa com RPMs mais elevadas. Utiliza informações de monitorização do CPU e dados de um teste de esforço breve para calcular a velocidade mais baixa da ventoinha necessária para arrefecer eficazmente um sistema, minimizando os níveis de ruído. Este sistema de controlo da ventoinha pode reduzir o ruído da ventoinha do sistema em até 5.7 dB(A) sob cargas sustentadas.
  • AI Networking II: Através da AI Networking II, um AI PC pode otimizar as definições de rede para garantir uma jogabilidade online suave, criatividade ininterrupta e uma partilha perfeita. Integrado na aplicação Armoury Crate, o AI Networking II utiliza a identificação melhorada por IA e a tecnologia de impulso para garantir uma otimização de rede mais rápida e inteligente. A nova funcionalidade Traffic Monitor monitoriza a utilização atual do canal WiFi e facilita a mudança para um canal menos congestionado. Caraterísticas dos Advanced AI PCs Série ROG TUF Gaming ProArt Prime

Novas ferramentas para libertares os kits de memória DDR5
Para os entusiastas que procuram os mais elevados overclocks de memória, a ASUS está a estrear um design revolucionário das ranhuras DRAM em três motherboards Z890: Disponível na ROG Maximus Z890 Extreme, na ROG Maximus Z890 Hero e na ROG Strix Z890-E Gaming WiFi, esta nova tecnologia NitroPath DRAM oferece uma força de retenção de ranhura melhorada, e também reduz a interferência de ruído através de pinos de ouro mais curtos e caminhos de sinal otimizados dentro da motherboard. O layout otimizado garante transferências de dados mais rápidas entre a DRAM e o CPU, maximizando a performance geral do sistema. Relativamente à memória, existem alguns novos kits que estão a ser muito populares. Esta nova variedade de DIMM, denominada Clock Unbuffered DIMM (CUDIMM), inclui um controlador de relógio integrado na própria placa de memória para maior fiabilidade e estabilidade a velocidades de memória elevadas. Para os utilizadores que estão preocupados com o processo de otimização destes novos kits, as motherboards ASUS Z890 facilitam-no com o ASUS Enhanced Memory Profile III (AEMP III). Esta funcionalidade avançada de firmware permite aos utilizadores alcançar uma performance de memória inigualável com memória CUDIMM topo de gama. Através de um processo de afinação abrangente de duas fases, o AEMP III otimiza primeiro o controlador de relógio e depois a frequência da memória. Isto resulta no melhor equilíbrio entre performance e estabilidade, mesmo a velocidades topo de gama de DDR5-8000 ou superiores. Para os construtores que escolhem a memória UDIMM tradicional, os perfis AEMP II facilitam a otimização da performance da memória, mesmo com módulos de memória com restrições PMIC que não fornecem um perfil XMP ou EXPO. Além disso, o AEMP II permite aos utilizadores otimizar configurações de memória complexas que incluem marcas e matrizes mistas, desde que os módulos partilhem a mesma capacidade. Isto permite aos utilizadores expandir facilmente a capacidade de memória e ainda obter uma performance ajustada. Conseguir um kit de memória com um perfil XMP é rápido e fácil, mas dar o próximo passo em direção a configurações de memória perfeitamente otimizadas pode parecer um processo interminável de tentativa e erro. Para simplificar o processo, a ASUS está a introduzir o DIMM Fit. Esta funcionalidade da BIOS exclusiva da marca analisa com precisão os módulos de memória individuais para identificar potenciais problemas e otimizar a performance para uma eficiência, compatibilidade e estabilidade do sistema máximas. Como os testes de memória são demorados, o processo pode levar horas em vez de minutos. Contudo, se um utilizador estiver perto do nirvana da otimização da memória, o DIMM Fit pode ajudá-lo a encontrar um aumento adicional na estabilidade para que possa alcançar uma performance sustentada a frequências elevadas ou temporizações mais apertadas.

O Thunderbolt 5 faz uma entrada espetacular
Aparecendo pela primeira vez em motherboards para desktop com a série Z890, a Thunderbolt 5 suporta até 80 Gbps de largura de banda bidirecional e até 120 Gbps com Bandwidth Boost para a melhor experiência de visualização. As portas Thunderbolt 5 podem suportar até três ecrãs 8K a 60Hz com DSC, e é compatível com USB4® V2 para uma ampla interoperabilidade. O suporte de ligação em cadeia permite aos utilizadores ligar até cinco dispositivos por porta. Duas motherboards ASUS Z890 apresentam duas portas Thunderbolt 5: a ROG Maximus Z890 Extreme e a ProArt Z890-Creator WiFi. Os construtores que procuram outras motherboards ASUS Z890 podem equipar o seu PC com duas portas Thunderbolt 5 usando a placa add-in ASUS ThunderboltEX 5. Três portas Mini DisplayPort IN nesta placa permitem usar ecrãs externos, e suporta até 100 watts (20V/5A) de carregamento com o Flexible Quick Charge. A largura de banda impressionante do Thunderbolt traz algumas possibilidades interessantes. A aplicação Thunderbolt Share dá aos utilizadores opções convenientes para interagir com dois PCs. Através dela, podem controlar os dois equipamentos com um teclado e rato, transferir ficheiros com um simples arrastar e largar, manter as pastas de projetos sincronizadas e muito mais. E tudo isto acontece através de uma ligação segura e privada que não prejudica a performance da rede.

Rede de última geração com Wi-Fi 7
Com a única exceção da ASUS Prime Z890-P, que não tem um módulo wireless integrado, todas as motherboards ASUS Z890 oferecem suporte para Wi-Fi 7, e as famílias ROG e ProArt oferecem a melhor performance wireless. Com velocidades de ligação até 6.5Gbps com MLO, 4K QAM, e acesso a canais de 320MHz, as motherboards destas duas famílias proporcionam aos utilizadores uma experiência de rede wireless premium. Se as necessidades de rede wireless de um utilizador forem mais modestas, este será bem servido pelas motherboards TUF Gaming e Prime. Apresentando muitos dos mais recentes avanços Wi-Fi 7, estas motherboards fornecem mais opções de rede para combinar com um processador Intel® Core™ Ultra (Série 2) - e ainda oferecem um aumento de velocidade muito notável em relação às opções anteriores. Todas as motherboards ASUS Z890 com suporte Wi-Fi 7 incluem a ASUS WiFi Q-Antenna e uma nova funcionalidade de software exclusiva da ASUS que facilita a obtenção de uma performance de rede excelente. Com otimizações de circuito para a PCB e conectores de pinos interiores melhorados, a Antena WiFi Q proporciona um débito de sinal excecional para as bandas de 5GHz e 6GHz. As funções simples da Armoury Crate ajudam os utilizadores a tirar o máximo partido desta antena direcional. O Diretion Finder deteta a intensidade do sinal e identifica o posicionamento ideal para uma antena em apenas alguns passos, enquanto o Fast Check proporciona uma forma rápida de verificar a intensidade do sinal e garantir a melhor ligação. Com a nova funcionalidade Traffic Monitor, os utilizadores podem acompanhar a utilização atual dos canais Wi-Fi nas bandas de 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Em seguida, podem utilizar a funcionalidade Channel Switch para mudar para um canal menos congestionado para melhorar a performance da rede.

Instala mais SSDs M.2 com o ROG M.2 PowerBoost
Através do ROG M.2 PowerBoost, a ASUS é agora capaz de oferecer até sete Ranhuras M.2 numa única motherboard. Disponível nas motherboards ROG Maximus Z890 e na ROG Strix Z890-E Gaming WiFi, esta funcionalidade converte de forma inteligente o rail de alimentação de +12V para +3V, para que os utilizadores possam instalar mais unidades, incluindo opções PCIe 5.0 de alta velocidade. Independentemente do número de unidades instaladas, o ROG M.2 PowerBoost ajuda a garantir um funcionamento estável sob volumes de trabalho elevados. Com energia em abundância a pedido, um sistema pode manter a estabilidade para reduzir significativamente o risco de falhas do sistema e perda de dados.


Intel revela CPUs Core Ultra 200S

11-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Intel revelou os novos processadores desktop Core Ultra 200S, baseados na arquitetura Arrow Lake.

Tendo finalmente ultrapassado o problema que danificava os seus CPUs 13th e 14th Gen, a Intel tenta deixar esse mau histórico para trás com a nova geração de processadores desktop Core Ultra 200S, baseados na arquitetura Arrow Lake. Esta nova geração oferece um aumento de 9% no desempenho dos P-cores e 32% nos E-cores em comparação com os modelos de 14ª geração. No entanto, o verdadeiro destaque é a eficiência energética, com a Intel a prometer uma redução de 40% no consumo de energia, o que resulta em temperaturas mais baixas e um design mais ecológico.

A arquitetura Arrow Lake introduz um novo design modular, com o CPU, GPU, SoC e IO em tiles separados, diferente da abordagem monolítica tradicional da Intel, o que melhora a modularidade e o desempenho geral. Entre os cinco novos modelos lançados, o Core Ultra 9 285K, Core Ultra 7 265K e Core Ultra 5 245K substituem os seus antecessores da 14ª geração. O modelo topo de gama 285K tem agora 8P+16E cores, sem HyperThreading nos P-cores, outra das mudanças significativas, simplificando o design dos chips e evitando toda uma série de potenciais problemas de segurança por conta de ataques estilo Spectre.

No que toca a desempenho, a Intel afirma que o 285K oferece um aumento de 8% em tarefas single-threaded face à geração anterior, enquanto em tarefas multi-threaded o aumento é de 15%. Contudo, no gaming, a Intel admite que o novo 285K não oferece melhorias significativas no framerate em relação ao anterior 14900K. A grande vantagem reside na eficiência energética, com o 285K a consumir até menos 165W em alguns casos e a funcionando a temperaturas até 13° mais reduzidas.
Os processadores Core Ultra 200S vêm também com um novo socket LGA1851 e suporte para o chipset Intel Série 800, com mais canais PCIe e abandonando o suporte das memórias DDR4 em favor de DDR5 mais rápidas. Os preços dos novos chips variam entre $589 para o Core Ultra 9 285K e $309 para o Core Ultra 5 245K, com as vendas a começar a 24 de Outubro.

Erro no Outlook causa crashes e problemas de login

10-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a investigar um erro no Outlook, que está a causar crashes, uso excessivo de memória e a impedir utilizadores de fazer login nas suas contas.

Dando continuidade ao que parece arriscar tornar-se numa tradição habitual, os clientes voltam a sofrer com bugs nos programas da Microsoft, desta vez afectando o Outlook desktop e web. Embora inicialmente se pensasse que o problema afetava apenas utilizadores na Europa, pessoas de outras regiões também estão a relatar os mesmos problemas.

A Microsoft diz já estar a par do problema, estando a recolher dados de clientes afetados e a analisar a telemetria de serviço para compreender o que se está a passar. O erro está fazer com que o Outlook congele, consuma demasiados recursos do sistema e, por vezes, exiba alertas pedindo aos utilizadores para reiniciar o computador devido ao uso elevado de memória.

We've identified a potential memory management issue which may be responsible for causing impact. We're obtaining memory dumps and logs from Outlook client telemetry data for analysis to determine our next steps. For more information, see MO907654 within the admin center.

— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) October 10, 2024
Além disso, o problema parece estar a afectar outros serviços do Microsoft 365, com utilizadores a não conseguirem fazer login nas suas contas. A Microsoft suspeita que tudo isto possa estar relacionado com uma falha na gestão de memória e diz estar a tratar do assunto.

Até lá, não existem muitas opções para os utilizadores a não ser aguardar e ir suportando os crashes ou pedidos de restart do Outlook.

|