PlanetGeek

Notícias do dia

25-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Relato acusa Earphones Galaxy Buds FE de explodirem no ouvido e provocarem surdez permanente; iPhone 16 Pro Max resiste à dobragem - mas vidro continua a partir nas quedas; Automattic endurece luta contra WP Engine por uso do WordPress; Clouflare vai deixar sites pequenos venderem conteúdos às empresas AI; e Kaspersky faz actualização forçada para UltraAV nos EUA.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

ChatGPT com Advanced Voice para "todos" - mas não na UE

Depois de meses à espera, a OpenAI anunciou que finalmente fez chegar a todos os utilizadores (pagos) a funcionalidade Advanced Voice que permite interagir com o assistente AI por voz de forma mais natural.

No entanto, a sua implementação neste momento não está ao nível das demonstrações que tinham sido feitas, havendo até quem considere que é um retrocesso face ao modo de voz que já estava disponível, pois o novo modo não permite fazer coisas como: usar custom GPTs, pesquisar a web, ou criar imagens - tudo coisas que eram possíveis no modo de voz "não avançado".

Advanced Voice is rolling out to all Plus and Team users in the ChatGPT app over the course of the week.

While you’ve been patiently waiting, we’ve added Custom Instructions, Memory, five new voices, and improved accents.

It can also say “Sorry I’m late” in over 50 languages. pic.twitter.com/APOqqhXtDg

— OpenAI (@OpenAI) September 24, 2024
Adicionalmente, relembre-se que este modo continua indisponível para os utilizadores da UE, estando em análise para se ver se cumpre com as novas regulamentações AI.


Firefox processado por tracking não-autorizado

O grupo de direitos digitais NOYB está a processar a Mozilla por fazer tracking não-autorizado dos utilizadores no Firefox.

Em causa está o novo sistema PPA (Privacy Preserving Attribution), que pretende ser uma técnica mais privada e anónima de tracking face aos sistemas existentes, mas que o grupo argumenta que, apesar das boas intenções, continua a ter que ficar sujeita ao consentimento dos utilizadores.


HomePod 18.1 beta 2 encrava HomePods

Depois do iOS 18 que encravou os iPads com chip M4, temos nova actualização que está a encravar dispositivos da Apple, desta vez os HomePods.

A Apple já retirou a mais recente versão HomePod 18.1 beta 2 depois de alguns relatos de que estava a "brickar" HomePods. A única atenuante é que, ao contrário do iOS 18 lançado publicamente para o público em geral, aqui estamos a falar de uma versão beta que, implicitamente, assume que os utilizadores estão dispostos a lidar com todo o tipo de bugs - incluindo estes que poderão encravar os seus equipamentos. Servirá para relembrar que não se deve aderir aos programas beta "só porque sim", se não se quiser ficar sujeito a estas coisas.


Wallpapers do MKBHD disponíveis directamente via link

A app de wallpapers de MKBHD continua a dar que falar e a gerar polémica.

A app tem sido criticada e dissecada, revelando que é uma app bastante básica e que nem segue as regras de segurança que se esperaria numa app moderna. Em resultado disso, já andam a circular os links para descarregar os wallpapers na qualidade máxima, e há até quem tenha perdido 26 minutos a criar um programa que descarrega todos os wallpapers, para quem quiser.

Introducing MKBSD, a program that downloads all the wallpapers from @MKBHD's shitty, predatory, grifting sellout tracking @panels_art app. https://t.co/2ocTnRZmWX

Took me 26 minutes to write this after reverse engineering the app. Enjoy!

— Nadim Kobeissi (@kaepora) September 24, 2024
Marques Brownlee já disse que está atento às críticas e que irá fazer alterações à app (deixar de exigir o tracking abusivo, reduzir a publicidade, etc.) mas, muitos dos fãs continuam a considerar que isto foi um desastre completo e que prejudicou imensamente a sua reputação.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro dispositivo a trocar os cartões SIM pelo eSIM foi o smartwatch Samsung Gear S2 Classic 3G em 2016. O Motorola Razr dobrável de 2020 foi o primeiro smartphone a vir apenas com eSIM.

Carregador INIU Qi wireless 15W (2 unid) por €30

25-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores wireless permitem evitar o incómodo do meter-tirar cabos na rotina diária de recarregamento dos smartphones, e não é preciso fazer um grande investimento para tirar partido deles.

Ao longo da última década (ou até mais) lá nos resignamos a que os nossos smartphones não tenham a autonomia que se desejava que tivessem, e com isso ganhamos o hábito de os recarregar diariamente. Implicitamente, aceitamos também que fosse "normal" meter e tirar a ficha do cabo de carregamento, uma ou mais vezes por dia, dia após dia, semana após semana.

Se assumirmos que recarregam o smartphone em casa à noite, durante o dia no emprego, e também o ligam ao carregador enquanto conduzem, estamos a falar de meter e tirar fichas pelo menos quatro vezes por dia - num total de quase 1500 vezes por ano!
Este carregador INIU Qi 15W está disponível por 30 euros na Amazon Espanha - escolher cupão de desconto de 50% - e não esquecer que se tratam de dois carregadores e não de um só.

Embora no início preferisse as bases de carregamento horizontais, posteriormente converti-me a estas inclinadas, que permitem que o smartphone fique numa posição mais útil, quer seja numa mesa de cabeceira ou em cima de uma secretária, e também minimizam o risco do smartphone deslizar para fora do sítio caso recebam alguma chamada ou notificação e ele comece a vibrar.

Para além de suportar carregamento rápido (Fast Charge) de 15 W esta base conta com bobinas duplas, pelo que podem recarregar um smartphone compatível Qi tanto em orientação vertical como na horizontal.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iPhone 16 Pro Max resiste à dobragem - mas vidro continua a partir

25-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple melhorou a resistência do iPhone 16 Pro Max, mas o vidro continua a ser vidro, e a partir em caso de quedas.

Sendo o maior iPhone de sempre, havia bastante curiosidade para saber como o iPhone 16 Pro Max se iria comportar ao teste habitual teste de dobragem do Jerryrigeverything. E surpreendentemente, o novo iPhone sobreviveu incólume a esse abuso.

Só que, mais uma vez, e apesar da Apple a cada ano insistir que tem usado o vidro "mais resistente de sempre", também fica demonstrado que todo o vidro continua a quebrar, e que não ser aconselhável deixar cair o novo iPhone, já que - dependendo da sorte / azar - isso poderá resultar num ecrã ou tampa traseira estilhaçada.



Apesar dos proponentes de que os iPhones se devem usar sem capas de protecção, este último vídeo serve como lembrete de que uma capa de protecção poderá fazer toda a diferença no caso de uma queda; embora também possa acontecer que, mesmo com capa, não se consiga evitar uma dispendiosa reparação.

Temos ainda a questão de que, tendo em conta as dimensões do iPhone 16 Pro Max, o uso de uma capa volumosa pode também fazer com que este ano o iPhone cresça para dimensões que até os fãs dos smartphones grandes considerem ser além do limite aceitável.

Carregador Anker 200 W GaN 6 portas a €69

25-09-2024 | 13:29 | A Minha Alegre Casinha

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Anker GaN 200 W com 6 portas garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Anker pode fornecer um total de 200 W e tem seis portas USB, mas mantendo um tamanho bastante compacto em formato "charging station" para desktop, graças à tecnologia GaN.
Este carregador Anker GaN 200 W 6-portas está disponível por 69 euros na Amazon Espanha

Vem equipado com quatro portas USB-C e duas portas USB-A, significando que está preparado para lidar com os equipamentos mais recentes mas também lida sem dificuldade com cabos USB da geração anterior (que ainda são bastante populares). Pode fornecer até 100 W simultanteamente em duas portas USB-C quando se quer carregar múltiplos dispositivos, o que significa que poderá suportar com facilidade o carregamento de dois portatéis ao mesmo tempo. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Earphones Galaxy Buds FE explodem no ouvido?

25-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Há um relato de um utilizador que diz que os seus Galaxy Buds FE explodiram no ouvido, levando a surdez permanente.

Sendo um caso que ainda carece de reconhecimento oficial por parte da Samsung, está por agora a dar origem a todo o tipo de explicações, justificações, e descrédito: dos que brincam dizendo que isto será apenas mais uma vaga dos dispositivos explosivos armadilhados por Israel, aos que acusam de que seja apenas uma pessoa em busca dos 15 minutos de fama na internet.

Someone's Galaxy Buds FE exploded in their ear, resulting in permanent hearing loss. pic.twitter.com/dpEFP8VpNR

— Amir (@WorkaholicDavid) September 23, 2024
Uma pesquisa na internet revela que existem incidentes ocasionais de earphones e headphones "explosivos", mas quase sempre devido a qualquer tipo de dano ou factor externo, e que até ao momento nunca resultaram em preocupações sérias em grande volume.

O que é certo é que, tendo em conta o seu historial com smartphones explosivos, este será um caso que a Samsung deverá querer esclarecer o mais rapidamente possível - não vá resultar num novo cancelamento e recolha total de uma gama de produtos, ao estilo do Galaxy Note 7.

Kit de ecrã OLED para a Nintendo Switch Lite

25-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Retro Remake anunciou o lançamento dos seus kits de upgrade Super5 OLED para a Nintendo Switch Lite, com preço a começar nos 49.99 dólares.

Estes kits permitem trocar o ecrã LCD da Switch Lite por um ecrã OLED e incluem todas as ferramentas necessárias para a instalação. Mais importante, não exigem soldadura ou modificações na estrutura da Switch Lite, facilitando imensamente o processo de os aplicar. No entanto, a versão básica é para um ecrã OLED sem touchscreen, o que pode afectar a jogabilidade em alguns títulos (não se assustem com a imagem acima, que era de um protótipo de desenvolvimento; a versão final fica com acabamento "profissional" sem fios à custa).

Quem preferir um ecrã táctil para manter todas as capacidades originais da consola pode optar pela versão por 64.99 dólares com essa funcionalidade, e existe também opção premium por 84.99 dólares que adiciona saída de vídeo 1080p através da porta USB-C da Switch Lite — uma característica que a versão oficial da consola não inclui.

SUPER5 OLED Pricing / Launch Date

The SUPER5 OLED kits will go on sale on September 26th at 10 am Hong Kong Time (GMT +8). We have promo coupons for the first two days while supplies last. An install guide for the base package will go up this week.

Link: https://t.co/8zgLSpCICy pic.twitter.com/UTbgRIzeAN

— Taki Udon (@TakiUdon_) September 23, 2024
Embora a instalação não envolva soldadura, requer a abertura da consola e a substituição do ecrã LCD original, o que pode ser complicado para alguns utilizadores. Para os menos experientes em modificações, a Retro Remake oferece um “Mega Kit” de 109.99 dólares, com o ecrã OLED táctil e saída HDMI já pré-instalados numa tampa da consola, exigindo apenas a troca dos componentes internos da consola.

Os ecrãs OLED destes kits prometem ser mais brilhantes, com melhor contraste e uma gama de cores mais ampla do que o modelo OLED oficial da Nintendo.

Carregador Anker 200 W GaN 6 portas a €69

25-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Anker GaN 200 W com 6 portas garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Anker pode fornecer um total de 200 W e tem seis portas USB, mas mantendo um tamanho bastante compacto em formato "charging station" para desktop, graças à tecnologia GaN.
Este carregador Anker GaN 200 W 6-portas está disponível por 69 euros na Amazon Espanha

Vem equipado com quatro portas USB-C e duas portas USB-A, significando que está preparado para lidar com os equipamentos mais recentes mas também lida sem dificuldade com cabos USB da geração anterior (que ainda são bastante populares). Pode fornecer até 100 W simultanteamente em duas portas USB-C quando se quer carregar múltiplos dispositivos, o que significa que poderá suportar com facilidade o carregamento de dois portatéis ao mesmo tempo. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Automattic endurece luta contra WP Engine por uso do WordPress

25-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O WordPress está a ter grande novela, com troca de acusações entre a Automattic e a WP Engine.

A tensão na comunidade WordPress passou para uma batalha legal, com a Automattic, empresa mãe do WordPress, a acusar a WP Engine de violação de marca registada. Esta acção surge depois de a WP Engine ter enviado a sua própria notificação judicial à Automattic, pedindo que o CEO, Matt Mullenweg, parasse de criticar publicamente a empresa.

Na sua carta, a Automattic alega que a WP Engine, que gera mais de 400 milhões de dólares em receitas, tem utilizado indevidamente as marcas registadas WordPress e WooCommerce. A carta também acusa a WP Engine de enganar os consumidores, fazendo-os acreditar que existe uma ligação oficial entre as duas empresas, prejudicando a reputação da Automattic. Além disso, a Automattic exige uma compensação pelos lucros obtidos pela WP Engine com o uso das suas marcas. Este conflito legal surge após comentários públicos de Mullenweg, que recentemente criticou a WP Engine por explorar o projecto de código aberto do WordPress, acusando a empresa de ganhar milhões à custa do projecto sem qualquer contribuição para a comunidade. A WP Engine defende-se, afirmando que apenas faz uso da marca "WordPress" dentro das regras de "fair use", e acusou Mullenweg de levar a cabo uma "campanha difamatória".

Este confronto pode ter implicações mais amplas para o ecossistema WordPress, especialmente para empresas que oferecem serviços de alojamento WordPress. Entretanto, a WordPress Foundation actualizou a sua página de política de marcas registadas para deixar claro que a WP Engine não está oficialmente associada ao WordPress.

Nothing Ear (open) chega com 30h de autonomia

25-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Nothing apresentou os seus earphones BT com design aberto, os Nothing Ear (open).

Os Nothing Ear (open) mantêm o design transparente que a marca tem adoptado e são ideais para todos os que não se ajeitam com earphones que entram pelo ouvido dentro, com suporte em redor da orelha e projectando o som para o ouvido sem o tapar completamente. Contam com um sistema de som direccionando para minimizar que o som possa ser ouvido por outras pessoas, para manter a privacidade do que se está a ouvir.

Com peso de 8.1g, suportam Bluetooth 5.3 e podem ser emparelhados com dois dispositivos para facilitar o seu uso. Os utilizadores têm à disposição uma série de afinações através da app Nothing X, além de suporte para a rede Find My, modo de baixa latência para jogos, e até integração com ChatGPT quando usados em conjunto com um smartphone da marca.
A sua bateria de 64 mAh permite uma autonomia de até 8 horas por sessão, que pode ser prolongada até
as 30 horas usando a caixa com bateria de 635 mAh - com carregamento USB-C.

Fica disponíveis a 1 de Outubro com um preço de 149 euros no site da Nothing.

Kaspersky faz actualização forçada para UltraAV

24-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os clientes da Kaspersky nos Estados Unidos relataram uma actualização inesperada que substituiu o seu software Kaspersky pelo UltraAV.

De acordo com publicações nas redes sociais, muitos utilizadores acordaram para descobrir que o Kaspersky tinha sido desinstalado dos seus sistemas, sendo automaticamente substituído pelo UltraAV e UltraVPN sem aviso prévio ou consentimento. Tendo em conta que se trata de software de segurança, esta alteração deixou muitos utilizadores indignados.

Esta mudança surge após a decisão do governo dos EUA de proibir a venda de produtos da Kaspersky devido a preocupações de segurança por se tratar de uma empresa com origem na Rússia. A proibição, que entrou em vigor a 20 de Julho de 2023, permitiu que a Kaspersky fornecesse actualizações limitadas aos seus clientes até 29 de Setembro. A Kaspersky chegou a um acordo para transferir os seus clientes nos EUA para o UltraAV, um software de antivírus pertencente à empresa americana de cibersegurança Pango. No entanto, muitos utilizadores sentiram-se surpreendidos com a transição para um software considerado "inferior", gerando inúmeras críticas.
Embora alguns clientes tenham relatado ter recebido um email da Kaspersky sobre a mudança, outros, incluindo ex-revendedores, mostraram-se insatisfeitos com a instalação forçada. No mínimo, os actuais clientes deveriam ter recebido uma notificação nos seus sistemas a indicar as alterações, com a opção de recusar o novo software se assim o desejassem.

Pelo seu lado, a Kaspersky defende-se, dizendo que actualização automática tinha como objectivo garantir que os utilizadores não enfrentassem lacunas de protecção com a saída da empresa do mercado dos EUA. Uma justificação que não tem evitado que muitos deles estejam a desinstalar o UltraAV e a equacionar outras alternativas para substituição do software da Kaspersky.

Clouflare vai deixar sites venderem conteúdos às empresas AI

24-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Cloudflare vai lançar um marketplace onde os proprietários de websites poderão controlar e vender o acesso aos conteúdo às empresas de AI.

Este marketplace faz parte da visão do CEO Matthew Prince de dar mais controlo aos criadores e editores sobre como e quando os bots AI acedem aos seus sites. A ideia é resolver um problema importante na indústria AI: garantir que os criadores sejam compensados pelo conteúdo que os modelos AI utilizam.

Como primeiro passo, a Cloudflare lançou o AI Audit, uma ferramenta gratuita que permite aos proprietários de websites monitorizar com que frequência os modelos AI acedem aos seus sites. A ferramenta também permite bloquear ou permitir certos bots AI. Os proprietários podem ver dados sobre bots de empresas como OpenAI e Meta, e decidir quais são benéficos ou prejudiciais.
Esta inovação surge num momento em que pequenos sites enfrentam desafios com os bots AI, que por um lado que podem reduzir o tráfego nos seus sites apresentando directamente a informação nos seus assistentes, como adicionalmente podem sobrecarregar os sites com milhares de acessos diários, aumentado drasticamente as suas contas de alojamento. As novas ferramentas da Cloudflare e o futuro marketplace permitirão lidar com ambas as situações, tanto a nível de bloquear acessos não autorizados, como receber valores justos pelo acesso aos seus conteúdos - à semelhança dos acordos que grandes sites têm feito para cedência desses dados. O objectivo é criar uma solução sustentável tanto para criadores de conteúdos como para as empresas de AI.

Embora os detalhes sobre o marketplace ainda sejam vagos, Prince imagina um sistema onde os criadores possam definir um preço para os seus conteúdos, ou até negociar créditos com os laboratórios de AI. Embora as empresas de IA possam resistir a pagar por conteúdos que actualmente obtêm de forma gratuita, esta poderá ser a forma de evitar um cenário em que todos os sites entrem em colapso por culpa das contas excessivas causadas pelos bots AI que lhes roubam visitas.

Notícias do dia

24-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

MKBHD lança app de wallpapers sob chuva de críticas; iPhone 16 Pro Max bate recordes de autonomia; Google Maps com imagens de satélite mais nítidas e mais Street View; YouTube Premium aumenta até 50% na Europa; e X vai deixar utilizadores bloqueados verem publicações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

Apple Intelligence vai ocupar 4 GB - e mais no futuro

A Apple revelou que as funcionalidades Apple Intelligence, que irão chegar aos iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max, iPhone 16, e iPads e Macs com chip M1 ou mais recente, irão começar por exigir 4 GB de espaço para serem instaladas.

Estes 4 GB (além do espaço para a actualização normal do sistema) irão crescer no futuro, à medida que a Apple foi ampliando as capacidades. Embora os 4 GB, hoje em dia, não sejam um espaço "excessivo", há que ter em conta que a Apple continua a insistir em lançar os iPhone 16 Pro com 128 GB de espaço(!) o que é completamente ridículo para um smartphone que custa mais de 1000 euros - embora no iPhone 16 Pro Max já tenha optado pela opção mais sensata de usar 256 GB como base.


Android 15 vai silenciar notificações antigas

O Android 15 vai ter um sistema que evita que os utilizadores sejam importunados com uma vaga de notificações antigas.

Quem utiliza diversos dispositivos Android, onde alguns deles só são usados ocasionalmente, já se terá deparado com uma enchente de notificações quando liga um smartphone ou tablet após várias semanas - notificações essas que provavalmente já terá visto no seu smartphone principal. No Android 15, o sistema poderá silenciar ou suspender notificações antigas enviadas há mais de duas semanas, de modo a não sobrecarregar o utilizador com coisas que já não serão relevantes. Ainda assim, os utilizadores continuarão a poder ter acesso a essas notificações se assim desejarem.


Gemini simplifica app Android

A Google está a apostar na simplificação do acesso ao seu assistente AI Gemini, removendo todos os elementos supérfluos da app Android para criar uma experiência 100% focada na interacção com o utilizador.

Até agora a app apresentava uma série de sugestões que preenchiam a maior parte do ecrã principal, mas na versão mais recente tudo isso desaparece, deixando apenas o espaço para que o utilizador faça as suas perguntas. Um design que se torna mais fácil de se tornar na versão "universal" que possa ser apresentado em múltiplos formatos e diferentes circunstâncias, como numa janela popup de acesso ao assistente a qualquer momento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Podes reiniciar o Chrome mantendo todas as janelas e tabs actuais escrevendo chrome://restart na barra de endereços.

Ganha um hub USB-C 6-em-1

24-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um hub USB-C 6-em-1 com HDMI.

O USB-C tem-se vindo a popularizar cada vez mais, mas a crítica mais frequente é a de que muitos equipamentos têm um número reduzido de portas USB-C (muitas vezes, apenas uma), ou a de que necessitam de ligar aparelhos com as fichas USB-A tradicionais. Por isso, nada como este hub USB-C ZESKRIS 6-em-1 que temos hoje para oferecer, e que disponibiliza HDMI, slot para cartões de memória SD e microSD, 2 portas USB-A 3.0, e uma porta USB-C com PD até 100 W.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Google Maps com imagens de satélite mais nítidas e mais Street View

24-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Maps está a receber nova actualização com imagens de satélite mais nítidas e maior cobertura do Street View.

Graças ao modelo AI Cloud Score+ da Google, as novas imagens de satélite no Google Maps serão mais claras, eliminando automaticamente nuvens, neblina e outros obstáculos, sem afectar elementos naturais como a neve ou sombras de montanhas. Esta melhoria promete uma visualização mais detalhada do globo tanto no Maps como no Google Earth.

Como parte desta actualização, temos também uma das maiores expansões de sempre do Street View, adicionando novas imagens em quase 80 países, incluindo algumas estreias. Pela primeira vez, o Street View vai apresentar imagens da Bósnia, Namíbia, Liechtenstein e Paraguai. Além disso, a cobertura existente foi ampliada em países como Brasil, França, Japão e África do Sul.
Para além das melhorias nas imagens actuais, o Google Earth expande também a disponibilização de imagens históricas, com dados que remontam até 80 anos. Os utilizadores poderão explorar como várias localizações mudaram ao longo do tempo, como fotos a preto e branco de São Francisco de 1938, em comparação com uma vista moderna que mostra a transformação da cidade.

Estas actualizações estão a ser lançadas nas diversas plataformas, web e mobile, continuando a fazer do Google Maps, Street View, e Google Earth, ferramentas de referência.

MKBHD lança app de wallpapers sob chuva de críticas

24-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O popular YouTuber Marques Brownlee, mais conhecido como MKBHD, lançou uma app de wallpapers - mas as coisas não estão a correr como ele esperaria.

Marques Brownlee conseguiu conquistar, ao longo dos anos, o carinho do público e dos seus seguidores. Mas a sua entrada no sector das apps arrisca-se a fazer com que muitos deles o passem a ver de outra forma.

Depois de ter criado a expectativa de que estaria prestes a lançar uma app, vem-se a descobrir que afinal se trata de uma app de wallpapers. Até aí, nada de mal; o problema é que é uma daquelas apps que dá "mau nome" às apps, inundando os utilizadores com publicidade excessiva, e que tenta convencer os utilizadores a fazerem uma subscrição de $50 por ano (ou $12 por mês) para removerem a publicidade. E, como se tal não fosse suficiente, a app também faz tracking excessivo dos utilizadores, tentando até saber a sua localização. O facto de Brownlee também cobrar uma comissão de 50% pelos wallpapers vendidos (alguns dos quais são apenas wallpapers com uma única cor), não ajuda.

And now - I'm so pumped to be launching this app! People have asked where I get wallpapers FOREVER, so this is the answer, now and forever: PANELS!@panels_art

Available on iOS or Android https://t.co/sl7fitBKDt pic.twitter.com/b0u9h9Py6p

— Marques Brownlee (@MKBHD) September 23, 2024

I'll be honest, I just lost a bit of respect for Marques

-Immediately asks to track app activity
-Also tracks location
-Has terrible design and animations
-Ads are absolutely everywhere
-$50/yr subscription
-The wallpapers aren't even that good https://t.co/4bfvHJb5jJ pic.twitter.com/OcR1qjPLvd

— Shea (@concept_central) September 24, 2024
Uma pequena investigação adicional depressa revelou que esta nem sequer é uma app criada por, ou para, Marques Brownlee. Na verdade é apenas a uma velha app de wallpapers, Panel, já lançada em 2021.

Bro repackaged an old wallpaper app that launched in 2021, slapped his name on it and called it a day. He’s now taking a 50% commission on wallpaper sales from artists, uses personal identifiers to track users for ads, and sells a $50/year subscription. This is a blatant cash… https://t.co/6jY4W84qON pic.twitter.com/qpf5TVANuJ

— AppleLeaker (@LeakerApple) September 24, 2024
Tudo parece ser tão mau que alguns dos seus fãs se recusam a acreditar que tenha sido algo feito por Marques Brownlee, suspeitando que possa ser alguma operação fraudulenta feita em seu nome sem o seu consentimento, apoderando-se da sua conta no X.

O que é certo é que a sua conta do X ainda não deu qualquer reposta às muitas críticas e acusações que foram feitas após o anúncio de lançamento da app, pelo que resta aguardar para ver quais serão os próximos desenvolvimentos.

X vai deixar utilizadores bloqueados verem publicações

24-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O X (ex-Twitter) vai mudar um dos pressupostos base do seu funcionamento, permitindo que utilizadores bloqueados vejam as publicações de quem os bloqueou. Elon Musk anunciou que, com esta mudança, os utilizadores bloqueados não poderão interagir com as publicações, mas poderão visualizá-las.

Actualmente, os utilizadores bloqueados no X não podem ver os perfis ou publicações das contas que os bloquearam. No entanto, Musk afirmou que, uma vez que já é possível aceder a publicações de contas que nos bloquearam usando outra conta ou sem fazer login, o X permitirá oficialmente que os bloqueados vejam as publicações públicas.

High time this happened.

The block function will block that account from engaging with, but not block seeing, public post.

— Elon Musk (@elonmusk) September 23, 2024

Esta mudança na política de bloqueio da X está a gerar preocupações, especialmente no que toca ao assédio online, pois pode permitir que utilizadores mal-intencionados acompanhem publicações de quem os bloqueou - embora, tal como tenha sido referido, isso já fosse possível, usando uma conta secundária, ou fazendo logout do serviço.

O X já tinha tentado fazer algo idêntico em 2013 quando ainda era o Twitter, mas foi forçado a recuar na decisão por pressão dos utilizadores. Veremos se desta vez se assistirá a uma repetição do que já aconteceu, ou se Musk optará por ignorar as queixas dos utilizadores.

Por agora, a única opção que resta é passar as publicações para o modo privado, fazendo com que só possam ser vistas pelos seus seguidores.

Logitech lança MX Creative Console para Photoshop e Premiere Pro

24-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Logitech lançou a MX Creative Console, teclado personalizável e botão rotativo para acelerar o acesso a funções nos programas da Adobe.

O MX Creative Console inclui plugins integrados para apps da Adobe como o Photoshop, Premiere Pro, Lightroom Classic, After Effects, Audition e Illustrator. No Premiere Pro, por exemplo, o botão rotativo permite navegar pela timeline enquanto os botões dão acesso imediato a acções frequentes. No Photoshop, o botão rotativo pode ajustar o tamanho dos pincéis, havendo outro botão "roller" que pode ajustar o nível de zoom.

O teclado programável funciona de forma semelhante ao Stream Deck da Elgato, com nove teclas LCD personalizáveis que podem lançar apps ou controlar funções específicas dentro dos programas. Os utilizadores podem criar até 15 páginas de teclas para cada app, tornando mais fácil automatizar tarefas repetitivas e simplificar os fluxos de trabalho. O dial e o roller proporcionam uma precisão superior ao uso de um teclado ou rato, e de forma mais imediata.


O MX Creative Console da Logitech fica disponível em cinza claro e grafite, liga-se a PC e Macs via USB-C, com o dial a oferecer conectividade Bluetooth ou através do dongle Bolt da Logitech. O envio começa a 14 de Outubro, incluindo três meses de subscrição do Adobe Creative Cloud.

Hub USB-C Baseus 9-em-1 com 2 HDMI a €40

24-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O processo de transição para as portas USB-C faz inevitavelmente com que seja necessário usar um hub para manter as ligações tradicionais, e é precisamente isso que faz este hub Baseus 9-em-1 com 2 portas HDMI.

O objectivo das fichas USB-C era passarem a ser a ligação universal para tudo, mas esse é um processo que não pode ser feito de um dia para o outro. A maioria dos utilizadores continuará a ter inúmeros produtos que contam com outras fichas, e o recurso a adaptadores, ou um hub, acaba por ser indispensável.

No caso deste hub USB-C Baseus, uma única porta USB-C pode multiplicar-se em: 2x portas USB 3.0, 1 porta USB-C com PD 100W, 1x porta USB 2.0 de 480 Mbps, leitor de cartões SD, leitor de cartões microSD (que podem ser usados em simultâneo), 1x porta Ethernet Gigabit, e 2x portas HDMI com suporte para resoluções 4K.
Este hub USB-C Baseus 9-em-1 está disponível por 40.73 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5 euros.

Este hub suporta também carregamento rápido via USB-PD até um máximo de 100 W; pelo que será mais que suficiente para recarregar portáteis usando um único cabo, enquanto simultaneamente dá acesso a todas as demais portas que disponibiliza; mas o elemento que será mais diferenciador será o de permitir a utilização de dois monitores externos, usando as 2 portas HDMI.

Também está disponível uma versão que permite ligar até quatro monitores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung lança SSD PCIe 4.0 para automóveis

24-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung revelou o primeiro SSD PCIe 4.0 destinado ao sector automóvel, com salto no desempenho e eficiência.

O SSD AM9C1 é baseado na oitava geração de V-NAND flash da empresa, oferecendo melhorias significativas em eficiência energética e velocidades de transferência de dados.

O AM9C1 é cerca de 50% mais eficiente em termos de consumo energético e, na configuração de 256 GB, oferece velocidades de leitura sequencial de até 4.400 MB/s e de escrita de 400 MB/s. Embora a velocidade de escrita possa parecer baixa, há que ter em conta que o AM9C1 é optimizado para a fiabilidade e longevidade, essencial em aplicações automóves. Ele também inclui a funcionalidade SLC Namespace (célula de nível único), que permite aumentar o desempenho para 4.700 MB/s de leitura e 1.400 MB/s de escrita, mas reduzindo a capacidade total.
Atualmente, o SSD está a ser testado numa capacidade de 256 GB, com a Samsung a planear disponibilizar modelos entre 128 GB e 2 TB. A produção em massa da versão de 2 TB, que será o maior SSD para automóveis do mercado, está prevista para o início de 2025. O AM9C1 é projectado para suportar condições extremas, podendo funcionar a temperaturas entre -40°C e 105°C.

Veremos se, ao estilo do que acontece com os smartphones e tablets, daqui por uns anos estaremos a escolher opções de capacidade de memória para os carros.

Nothing prepara carregador de 140W

24-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Nothing está prestes a lançar um carregador GaN de 140 W com 3 portas.

A surpresa do mais recente lançamento da Nothing foi estragada por uma publicação indevida no Flipkart, que apesar de ter entretanto ter sido escondida, não evitou ser apanhada por um fã.

A Nothing está prestes a revelar um carregador GaN de 140 W, com duas portas USB-C e uma porta USB-A, suporte PD 3.1, e que a marca anuncia será capaz de carregar um Nothing Phone (2a) e CMF Phone 1 até 66% em 30 minutos, ou um MacBook Pro a 55% no mesmo período de tempo.
Para a Índia a Nothing anuncia um preço de 75 euros quando pago em prestações ao longo de 24 meses, estimando-se que fique por cerca de 64 euros se comprado directamente sem prestações.

Espera-se que o carregador seja apresentado oficialmente muito em breve, a acompanhar o evento que também dará a conhecer as mais recentes propostas da marca no campo dos earphones Bluetooth com os Ear (Open).

|