Por muito que tente fazer passar a imagem de respeitar a privacidades dos utilizadores, a Meta não resiste a tentar obter o máximo acesso a todos os seus conteúdos.
A Meta está a testar uma nova funcionalidade no Facebook que tenta convencer os utilizadores a
dar-lhe acesso a todas as suas fotos, carregando-as para a cloud. O objectivo é, segundo a Meta, sugerir conteúdos prontos a partilhar, e aplicar funções automáticas como colagens, memórias e efeitos AI - mas o que levanta preocupação é que a empresa não dá qualquer garantia de que essas imagens privadas não possam futuramente ser usadas para treinar os seus modelos de inteligência artificial.
A funcionalidade, ainda em fase inicial e opt-in, apresenta um aviso a quem publica Stories, perguntando se quer permitir este "cloud processing". Ao aceitar, o utilizador autoriza o Facebook a analisar as imagens, incluindo rostos, objectos, datas e outros detalhes, mesmo que nunca tenham sido publicados. A Meta assegura que - por agora - estas imagens não estão a ser usadas para treinar AI, mas não garante que tal não venha a acontecer no futuro.
Nos termos actuais da Meta AI, a empresa pode reter e utilizar estes dados pessoais. E embora diga que só acede a 30 dias de conteúdo de cada vez, admite que sugestões com base em temas como casamentos ou animais de estimação podem incluir fotos mais antigas (derrotando por completo a promessa dos "30 dias"). Além disso, e mais preocupante ainda, há relatos de utilizadores que dizem estar a receber sugestões AI em imagens antigas sem terem activado esta funcionalidade.
Para quem quiser manter a privacidade, é possível desactivar esta opção nas definições do Facebook. Ao fazê-lo, a Meta também se compromete a remover as imagens não publicadas dos seus servidores após 30 dias. No entanto, esta abordagem levanta preocupações, pois representa mais um passo na recolha silenciosa de dados que os utilizadores nunca decidiram partilhar.
O mais recomendável, neste tipo de apps que se podem considerar mais "abusivas", é não dar acesso total às fotos, e usar a selecção de fotos limitadas, apenas às fotos que se pretendem publicar.