PlanetGeek

Marriott admite não ter usado encriptação em dados roubados

30-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de ter passado vários anos a assegurar aos tribunais que usava encriptação que invalidava o roubo de dados, a Marriott acabou por admitir que afinal não usava encriptação.

A Marriott foi alvo de roubo de dados de 500 milhões de clientes em 2018, e tem passado os últimos anos a enfrentar um processo nos tribunais que culpa a empresa de não usar as práticas adequadas de segurança. Mas o gigante hoteleiro tem tido uma posição bastante arrogante, tendo passado os últimos cinco anos a dizer que o processo nem sequer devia existir, pelo facto de usar um nível de encriptação avançado (AES-128) que impediria que qualquer hacker conseguisse descodificar os dados. Uma garantia totalmente falsa, como agora veio admitir.

Passados todos estes anos, os seus advogados vêm finalmente admitir que, apesar de ter garantido que tinha usado encriptação, uma auditoria revelou que afinal a empresa não estava a usar encriptação e só estava a usar o algoritmo de hashing SHA-1 nalguns dados - um algoritmo que actualmente não oferece qualquer segurança, ao ponto de ter sido proibido pela maioria das empresas e serviços. Qualquer informação codificada com SHA-1 pode ser facilmente revertida, em poucos segundos para coisas comuns, ou em poucas horas para coisas mais complexas.

Resta agora esperar que o tribunal decida aplicar uma multa exemplar, que desincentive as grandes empresas de continuarem a "brincar" com os dados dos seus clientes (e também com os tribunais) - durante anos(!) neste caso - e que incentive estas mesmas empresas a levarem a sério as questões da segurança dos dados.

Ganha uma fita LED para TV

30-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma fita LED para TV.

Embora não seja a versão "ambilight" com câmara, até uma simples fita LED RGB permite dar toque especial a qualquer divisão e facilitar a visualização em salas completamente às escuras.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

How to Implement a PHP AJAX jQuery MySQL Folder Tree View to Dynamically Show A List of Folders and Their Contents Updated Without Page Reloading

30-04-2024 | 16:53 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
AJAX is used by many Web applications to send requests from the browser to a Web server to store or retrieve information that can be used to update the page dynamically without requiring that the page be reloaded.

One type of application of AJAX is to display folders that may contain files or other folders inside them. When the user clicks on a folder, an AJAX request is sent to the Web server using JavaScript to retrieve the files and folders it may contain to be displayed on the page.

Check this PHP package that sends AJAX requests using jQuery to dynamically update listings of folders to display them in a tree view.

Notícias do dia

30-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

NOS e MEO com 100GB de dados móveis por €19.99 (mas é preciso mais e melhor); Tesla vai mostrar Cybertruck no Porto e Lisboa em Maio; app Google Phone ganha efeitos sonoros Audio Emoji; Google Drive altera atalhos de teclado para facilitar navegação por letras; Cybertruck vai ter modo Off-Road; e robots humanóides aprendem a cair melhor.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED RGB para TV.

UE também pode banir TikTok

De forma idêntica ao que tem sido preparado nos EUA, também a Europa deixa em aberto a possibilidade de poder banir o TikTok nos países da UE. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, refere que a CE foi a primeira instituição a banir o uso do TikTok nos smartphones oficiais, e que estão bem cientes do "perigo" que o TikTok representa.

Nos EUA, o TikTok está em risco de ser proibido se a ByteDance (empresa chinesa que detém o serviço) não vender o TikTok a uma empresa dos EUA, sendo que a ByteDance parece estar mais disposta a encerrrar o serviço nos EUA do que a vendê-lo. Veremos como isso corre, tanto por lá como por cá.


Tesla despede equipas dos Superchargers e novos veículos

A vaga de despedimentos parece não ter fim, e depois da equipa de publicidade a Tesla desfaz-se também das equipas que se dedicavam aos Superchargers, como ao programa de novos veículos, despedindo tanto os directores executivos como as respectivas equipas.

A medida só não é mais surpreendente por já se esperar "tudo" de Elon Musk. De resto, estas são áreas de importância crítica e estratégica para a empresa, pelo que a medida só faz sentido se considerarmos que estes sectores não estavam a funcionar ao ritmo acelerado e hiper-eficiente que satisfaça as expectativas de Musk. Ainda este mês, a Tesla já tinha feito uma ronda de despedimentos, que também afastou o director do programa de desenvolvimento de baterias.


Google remove modelos 3D da pesquisa (e despede equipas de Python, Dart e Flutter)

Sem ter dado qualquer explicação, a Google removeu muitos dos modelos 3D visíveis em realidade aumentada nos resultados da pesquisa. Modelos que incluíam coisas como animais, modelos anatómicos do corpo, e outros.

Quanto aos motivos, todas as teorias são válidas, desde os que dizem que a Google não quer auxiliar o sucesso dos óculos VR da concorrência (Meta e Apple), aos que apontam para que tal possa ter sido feito em retaliação pela onda de despedimentos que têm sido feitos (a Google despediu as equipas de Python, Dart e Flutter). Veremos se a Google avança com explicação oficial, sendo que se o fizer é muito provável que recorra à sua explicação habitual de que "não tinha uso suficiente".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Amstrad era uma empresa britânica fundada em 1968 e que acabou por conquistar bastante sucesso nos micro-computadores e computadores pessoais na década de 80 e 90 - tendo até comprado os direitos sobre o ZX Spectrum e lançado os ZX Spectrum +2 com leitor de cassetes integrado e o ZX Spectrum +3 com disquetes. Acabou por ser absorvida pela BSkyB e, 2007, para quem produzia as "set top boxes".

Ganha um carregador Baseus 100W GaN II [gadget do mês Clube AadM+]

30-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um carregador Baseus 100W GaN II.

Com cada vez mais produtos a serem fornecidos sem carregador incluído torna-se mais importante que nunca ter um carregador que possa dar resposta a todas as necessidades. Este carregador Baseus 100W GaN II de quatro portas não só tem potência suficiente para alimentar portáteis, como conta com quatro portas USB (2x USB-C + 2x USB-A) que asseguram compatibilidade imediata tanto com equipamentos mais modernos USB-C como equipamentos e cabos USB tradicionais. É ainda suficientemente compacto para poder ser levado nas viagens, evitando transportar múltiplos carregadores.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Joaquim Safara.

Google Drive altera atalhos de teclado para facilitar navegação por letras

30-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Quem utilizar os atalhos de teclado no Google Drive terá que se acomodar às alterações que visam facilitar a navegação para todos.

A Google está a alterar o Google Drive para que seja mais fácil e cómodo fazer a navegação escrevendo as letras iniciais do nome das pastas e ficheiros. É algo que faz mais sentido e se torna acessível para todos os utilizadores, mas que tem o inconveniente de ser incompatível com o sistema de atalhos por teclado que eram usados, e que eram acedidos através de letras directas - como usar a tecla "v" para alternar entre a vista em lista e grelha, e que agora será usada para navegar para coisas com nome a começar por "v".
Em resultado disto, todos os atalhos que usavam letras directas foram alterados de forma a serem acedidos com combinação de tecla ALT + letra (e na maioria dos casos com outra letra a seguir-se), ou Option + letra nos Macs.

Tendo em conta que os atalhas de teclado são habitualmente usados por utilizadores mais avançados, é uma alteração que faz sentido, em troca de um pequeno reajuste na utilização dos atalhos ganha-se uma funcionalidade que será mais útil e acessível para utilizadores de todos os níveis. Aliás, sempre foi estranho que a Google tenha adoptado os atalhos de teclado com letras directas em vez da habitual combinação com ALT / CTRL a que estão mais associados, e que como agora fica demonstrado, teria sido a opção mais acertada logo desde o início.

App Google Phone ganha efeitos sonoros Audio Emoji

30-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a adicionar efeitos sonoros com os novos Audio Emoji na app Google Phone que gere os telefonemas nos Android.

Os emoji tornaram-se em preciosos auxiliares visuais nas conversações por texto, sendo suficientes para dar um colorido adicional a uma mensagem, expressar emoções, ou poupar texto com as reacções rápidas. Agora, a Google quer (tentar) aplicar o mesmo conceito às chamadas de voz, com os seus novos Audio Emoji.

Os Audio Emoji, como se pode subentender implicitamente pelo seu nome, são efeitos sonoros que podem ser usados para "enfeitar" uma conversa, contendo sons de: aplausos, risos, festa, flatulência (habitualmente designado por "peidos"), o som do "trombone triste", e ainda o "ba dum tss" da tarola.

Não é o tipo de coisa que parece que seja essencial (de entre todas as coisas que a Google se poderia dedicar para melhorar a app Google Phone), e a própria Google parece antecipar que isto poderia ser usado de forma abusiva, tendo aplicado um limite de utilização dos efeitos, sendo necessário aguardar algum tempo até poder usar outro. Por outro lado, nunca se sabe quanto algo que inicialmente parece idiota, acaba por se tornar popular e dar início a uma nova tendência que se venha a tornar na normalidade futura. Veremos se é esse o caso, ou não, sendo que por agora estes Audio Emoji estão a ser testados na app Google Phone beta.

Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €14

30-04-2024 | 12:16 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB está disponível por apenas 14.67 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10% aplicado no checkout.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

NOS e MEO com 100GB de dados móveis por €19.99

30-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Enquanto se aguarda a entrada em operação da Digi em Portugal, a NOS e a MEO começam a aumentar timidamente os gigas nos dados móveis.

Parece que a Digi vai voltar a falhar a promessa de arranque do serviço no nosso país (a última indicação é de que tal aconteceria em Abril, mas estamos no último dia do mês e não há ainda indicação disso), mas o receio dos outros operadores nacionais tem sido visível.

São muitos os clientes que têm recebido propostas incessantes para que voltem a ficar presos com novo período de fidelização dos seus actuais operadores, com coisas que vão desde a oferta de mais canais de TV, dados móveis ilimitados, e outras - mas quase nunca acompanhados por uma redução da mensalidade, que será o elemento mais importante para grande parte das pessoas. Por outro lado, tanto a NOS como a MEO já têm tarifários de dados móveis que oferecem 100 GB de dados por 19.99 euros mensais - algo que parecia estar a ser difícil de atingir.
É um passo no sentido desejado, mas que obviamente não chega. Há quase um ano, a Digi já oferecia 100 GB de dados em Itália por 10 euros mensais, e com chamadas nacionais ilimitadas.

Resta esperar que a chegada da Digi a Portugal possa servir como ponto de mudança para a forma como o trio de operadores nacionais lida com os seus clientes. E além de uma actualização das condições e tarifários para ofertas mais aproximadas das que existem em Espanha, França e Itália, também possam rever a sua posição na questão das fidelizaçãoes, trocando as actuais fidelizações aprisionadoras por sistemas de fidelização positiva - como as que já são praticadas por alguns operadores dando benefícios adicionais pelo tempo que o cliente se mantiver, em vez de apostar nas penalizações.

Cybertruck vai ter modo Off-Road

30-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla vai lançar uma actualização para o Cybertruck com melhores capacidades para condução em todo-o-terreno.

O Cybertruck tem tido avaliações mistas, que tanto valorizam as suas inovações técnicas (como o volante by-wire), como criticam as suas falhas básicas de montagem, com as portas desalinhadas, tampas das rodas que roçavam nos pneus, ou o pedal de acelerador que se pode soltar.

O que é certo é que, embora a Tesla tivesse demonstrado o Cybnertruck em todo o terreno e obstáculos complicados, acabou por ser lançado com muitas poucas funcionalidades para esse tipo de utilização. Algo que a Tesla agora promete corrigir com esta actualização "off road".
A actualização inclui um novo modo Overland Off-Road, optimizado para circulação em areia, neve, terra, e pisos escorregadios, possibilidade de definir uma velocidade baixa que será mantida para ultrapassar obstáculos, possibilidade de "bloqueio virtual dos diferenciais", no eixo traseiro e frontal (frontal apenas no modelo tri-motor), e outras optimizações. A actualização também inclui o prometido nivelamento automático quando se activa o modo Cybertent.

Também teremos acesso mais fácil às câmaras, para auxiliar a navegação nas secções mais complicadas - não se podendo esquecer que o Cybertruck é também o primeiro veículo da Tesla a incluir uma câmara na parte da frente do carro.
Embora não haja ainda data prevista para a chegada do Cybertruck a Portugal, a Tesla vai mostrar o Cybertuck nos seus centros no Porto e Lisboa em eventos durante o mês de Maio.

Coluna Anker Soundcore Motion Boom Plus a €121

30-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Soundcore Motion Boom Plus da Anker, é uma coluna que resolve ambos os problemas.

Não será por acaso que o design da Anker Soundcore Motion Boom Plus de 80 W vai buscar inspiração às "boom boxes" dos anos 80. O seu aspecto dá desde logo a indicação de que conta com graves e volume sonoro capaz de encher as mais amplas divisões da casa para as ocasiões de festa; mas também será igualmente útil em cenários de utilização mais relaxada, em que se pretende a qualidade adicional a níveis de volume mais reduzidos.
A coluna Bluetooth Anker Soundcore Motion Boom Plus está disponível por 121.98 euros na Amazon Espanha.

Tem autonomia de até 24 horas em funcionamento, podendo ser recarregada via USB-C. Conta com protecção IPX7 contra líquidos, permitindo-lhe enfrentar derrames acidentais sem problemas; e, não fosse um produto Anker, também pode servir como power bank para garantir que o smartphone não ficará sem bateria enquanto se estiver a ouvir música - pelo contrário, depois de uma sessão de música ficaremos com o smartphone recarregado. E no caso de não necessitarem de tanta "pujança sonora", podem também espreitar a Motion Boom normal ou a Anker SoundCore 2 mais económica.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla vai mostrar Cybertruck no Porto e Lisboa

30-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os curiosos e interessados no Cybertruck poderão vê-lo em eventos da Tesla no Porto e Lisboa durante o mês de Maio.

O Cybertruck vai chegar finalmente a Portugal, pelo menos para permitir que todos os interessados possam ver o mais recente modelo da Tesla ao vivo. Sendo que, de momento, ainda não é indicado no site da Tesla Portugal qualquer data ou preço para a sua comercialização.

A Tesla vai realizar dois eventos Cybertruck no nosso país:
Além de ver o Cybertruck ao vivo, os visitantes poderão também fazer test drives dos demais modelos da Tesla - Model 3, Model Y, Model S e Model X - mas não sendo referida qualquer possibilidade de experimentar o Cybertruck.

A existência de eventos em datas diferenciadas no Porto e Lisboa faz também imaginar que a Tesla tenha trazido apenas um único Cybertruck para Portugal, para efeitos desta demonstração.

iPad Pro com M4 e melhor ecrã OLED do momento?

30-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A poucos dias da apresentação dos novos iPads Pro com ecrã OLED, continuam a surgir rumores de que terá o melhor ecrã do momento e poderá estrear o chip M4 da Apple.

A Apple tem dominado os sector dos tablets com os iPads (que até foi reconhecido pela UE com a obrigatoriedade de seguir as regras do DMA e permitir lojas alternativas) mas tem também sido "vítima" do seu próprio sucesso. Os iPads são tablets que os utilizadores optam por manter por longos anos (o longo período de suporte da Apple também ajuda), e isso dificulta a tarefa da Apple tentar convencer os clientes a trocarem os seus iPads por iPads novos. Mas este ano, pode ter argumentos suficientes.

Para este ano espera-se que a Apple apresenta a primeira geração de iPads Pro equipados com ecrã OLED, algo que a Apple tinha tentado evitar com o recurso a um ecrã mini-LED com tecnologia mais complexa. Na altura essa opção ainda podia ser justificada com os receios relativos à longevidade dos ecrãs OLED e possibilidade de burn-in, mas esses receios têm deixado de ser tão preocupantes como eram nas primeiras gerações de OLEDs, e a Apple dá agora o salto para os OLEDs, tal como já fez nos iPhones.

O novo iPad Pro poderá estrear o novo chip M4, e adoptar um painel OLED que poderá ser o melhor do momento, com duplos pixels OLED sobrepostos para maior longevidade e luminosidade. Uma tecnologia que a Apple tinha pedido à Samsung para desenvolver, e que deveremos poder ver em acção já na próxima semana. Pelo lado negativo, é bem provável que isto vá atirar o preço da família iPad Pro para patamares ainda mais elevados. Mas já se sabe que a Apple nunca se sentiu muito preocupada com esse "detalhe" dos preços, como demonstrado pelo lançamento dos óculos Vision Pro.

Actualização Windows 11 KB5036980 impede mudança de imagem do utilizador

29-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A actualização KB5036980 do Windows 11 está a impedir que os utilizadores alterem a sua imagem de perfil, havendo também relatos de quem tenha sido obrigado a reinstalar o sistema.

Esta actualização KB5036980 já deu que falar por ser a actualização que aplica publicidade no Start Menu do Windows, mas parece que as coisas não se ficam por aqui.

Quem tentar mudar a imagem associada à sua conta de utilizador receberá um erro 0x80070520 dizendo que tal não é possível por não se conseguir gravar a imagem na pasta: AppData\\Roaming\\Microsoft\\Windows\\AccountPictures.
O erro tem sido sentido predominantemente por quem utiliza contas locais, não afectando aqueles que usam uma conta Microsoft associada ao Windows.

Por agora a actualização KB5036980 é uma actualização "preview" que não é instalada automaticamente, e por isso trazendo estes problemas apenas a quem optou por a instalar manualmente. Algo que, tendo em conta o historial de actualizações problemáticas do Windows, se vai tornando cada vez menos recomendável.

A par da impossibilidade de mudar a imagem de perfil, há também casos de utilizadores (em menor número) que se queixam desta actualização ter impedido o arranque do seu sistema ao ponto de terem sido obrigados a fazer uma reinstalação completa do Windows.

Robots humanóides aprendem a cair melhor

29-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Ao estilo dos humanos, também os robots humanóides estão a aprender a cair melhor.

Os robots bípedes humanóides têm evoluído imensamente nos últimos anos, passando do tradicional "caminhar à robot" para movimentos bastante mais naturais que replicam (e superam) as capacidade humanas. Mas, também eles sofrem quedas, e têm que aprender com isso.

O mais importante a fazer depois de uma queda é voltar a levantar-se, e essa tem sido a regra entre as empresa de robótica com robots humanóides, dizendo que cada queda é uma oportunidade de aprendizagem.
E mais do que simplesmente levantarem-se depois de qualquer trambolhão - que será inevitável de acontecer, por um qualquer motivo inesperado - também se começa a ter em consideração algumas regras que tentem minimizar os danos ao robot durante a própria queda, de forma a replicar o comportamento instintivo que existe em nós, com coisas como proteger a cabeça, usar o peso para tentar direccionar a queda, dobrar os joelhos, etc.


Com a evolução da tecnologia, e o interesse que tem havido no desenvolvimento de robots humanóides, não deverá demorar muito até que estes robots tenham capacidades de reacção muito superiores às dos humanos, conseguindo reagir a alta-velocidade a qualquer cenário de queda e fazendo todos os possíveis para o evitar e/ou reduzir os potenciais danos, em si próprios e no ambiente em seu redor.

How to Create a Multi User Website PHP that uses CRUD and MVC Classes to Implement an Application to Provide Services to Multiple Users

29-04-2024 | 16:34 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many PHP sites allow multiple users to access services provided to registered users.

Developers can better organize the application project code files by using design patterns to implement classes that use the Model-View-Controller (MVC) and Create, Read, Update, Delete (CRUD) classes.

Check this package to learn how to implement MVC and CRUD classes to develop an application that provides services to registered users.

Notícias do dia

29-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

iPad também terá app stores alternativa na UE; Play Store com download de duas apps em simultâneo; MS lança MS-DOS 4.0 como open-source; Zilog mata chip Z80 tradicional; como funciona o piso HoloTile da Disney; Android TV pode dar acesso indevido à conta Google do utilizador; Apple faz logout a utilizadores e obriga a definir nova password; e Intel atira culpa da instabilidade dos CPUs para os fabricantes de motherboards.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Tesla demonstra FSD a reguladores europeus

Os clientes Tesla europeus têm sido bastante penalizados por não terem acesso a muitas das funções que a marca disponibiliza nos EUA, de coisas tão simples como o Smart Summon a outras mais complexas como o modo FSD, com o principal entrave a ser obter a aprovação das entidades rodoviárias europeias. Mas pode ser que isso esteja prestes a mudar, com a Tesla a estar a demonstrar a mais recente versão do FSD 12 a reguladores em países como a Alemanha e Suécia.

🚨 Tesla FSD 12 is running in Europe (Germany) and Tesla is giving demos to regulators 🚨 $TSLA pic.twitter.com/kZpvKbOKZv

— Whole Mars Catalog (Supervised) (@WholeMarsBlog) April 26, 2024
Embora seja necessário avançar com precaução para se evitarem os exageros que muitas vezes iludem os consumidores quanto às reais capacidades deste sistemas, não deixa de ser uma tecnologia extremamente útil quando usada devidamente. Tendo em conta que muitos clientes terão pago milhares de euros para ter acesso a estas funções, com a promessa de que seriam disponibilizadas "em breve", vamos lá ver se esse "breve" está realmente prestes a chegar.

E numa altura que a Tesla precisa de dinheiro, vender o modo FSD seria uma forma "fácil e barata" de o fazer nos mercados em que, até agora, o FSD tem estado indisponível. Além da Europa, a Tesla também está a tentar obter autorização para o FSD na China.


Nothing Phone (2a) em azul

Os fabricantes de smartphones têm optado por se manter com uma selecção de cores bastante tradicional (com raras excepções), mas agora é a Nothing que se aventura para além da sua (reduzida) oferta de branco e preto. A marca lança uma variante do Nothing Phone (2a) em azul, mas que por agora será disponibilizada apenas no mercado indiano.

A Nothing ainda não revelou se irá disponibilizar esta versão azul no resto dos países onde está presente, mas não será difícil imaginar que, caso este modelo tenha boa receptividade, seja apenas uma questão de tempo até que seja disponibilizado globalmente.


Polestar 5 com carregamento de 10 minutos com baterias StoreDot

A Polestar tem sido uma das marcas mais interessadas nas baterias XFC da StoreDot (que recentemente demonstraram a sua longevidade com mais de dois mil ciclos de cargas ultra-rápidas), e agora apresentou um protótipo equipado com estas baterias que permite um carregamento de 10% a 80% em apenas 10 minutos.

Embora seja habitual ver as "promessas" serem feitas com base em testes em laboratório, neste caso trata-se de um pack real, aplicado num automóvel real, testado em circunstâncias reais, e que pode tirar partido de qualquer carregador DC rápido já existente (que seja capaz de fornecer os mais de 300 kW que estas baterias suportam, com picos de mais de 370 kW). Adicionalmente, estas baterias dispensam necessidade de sistemas de arrefecimento, simplificando os packs. O objectivo da StoreDot é permitir carregamentos cada vez mais rápidos, esperando chegar aos 160 km de autonomia adicionados em apenas 3 minutos em 2028.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O foguete Saturn V que permitiu a ida à Lua pesava 2800 toneladas. Para comparação, o popular Falcon 9 da SpaceX pesa 550 toneladas, e o Falcon Heavy fica-se pelas 1400 toneladas.

MicroSD 512GB SanDisk Extreme a €43

29-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os cartões de memória são acessórios sempre bem vindos e hoje temos mais uma oportunidade para adicionar 512 GB de memória aos nossos smartphones, câmaras e demais dispositivos que lhes dêem uso.

Quer seja para ampliarem a memória do smartphone e poderem carregar convosco mais fotos, músicas e filmes, para utilizarem numa câmara fotográfica digital, numa câmara de vigilância ou action cam, ou até mesmo para uma câmara no pára-brisas do automóvel - que se vai tornando cada vez mais recomendada para lidar com os "fenómenos" que vemos nas estradas - há sempre lugar para aplicar um destes cartões microSD classe A2 (podem espreitar o que significa isto das classes dos microSD aqui).
Actualmente podemos comprar este cartão microSD SanDisk Extreme de 512 GB por apenas 43 euros na Amazon Espanha.

As velocidades anunciadas são de 190 MB/s em leitura e 130 MB/s em escrita. É o tipo de cartão que já pode lidar sem problemas com os requisitos mais avançados de gravação de vídeo Ultra HD 4K, ou para utilizar num smartphone sem que atrase excessivamente o acesso a apps a funcionarem directamente do cartão. Se precisarem de ainda mais espaço, têm o SanDisk Extreme Pro de 1TB à disposição. Em alternativa mais económica, têm também o SanDisk Ultra de 64GB.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Sistema Ford BlueCruise sob investigação após dois acidentes com vítimas mortais

29-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O sistema de assistência à condução BlueCruise da Ford vai ser alvo de investigação da NHTSA após dois acidentes.

Não é só a Tesla que tem que enfrentar investigações relacionadas com o Autopilot e FSD. Na sequência de dois acidentes com várias vítimas mortais, a National Highway Traffic Safety Administration norte-americana também abriu uma investigação ao sistema de assistência ao condutor BlueCruise da Ford.

O Ford BlueCruise é um sistema bastante mais limitado do que o FSD da Tesla, só funcionando em auto-estradas reconhecidas pelo sistema e contando com sistema de monitorização do condutor para assegurar que o mesmo se mantém atento à estrada (o tipo de monitorização que a NHTSA critica a Tesla de não fazer de forma adequada no Autopilot). Mas ainda assim, não conseguiu evitar dois acidentes (um em Fevereiro no Texas, outro em Abril na Pennsylvania) dos quais resultaram várias fatalidades.

Antecipo desde que já que a causa dos acidentes vá ser a habitual "desatenção por parte do condutor", o que volta a reforçar a necessidade de deixar bem esclarecido que estes actuais sistemas não dispensam a atenção permanente do condutor, por muito que os fabricantes, em maior ou menor grau, tentem dar a entender que o carro "conduz sozinho". Mais do que fazer descansar os condutores, seria mais adequado lembrar que estes sistemas podem estar dispostos a matar o condutor e ocupantes a qualquer momento (mesmo que com uma probabilidade de apenas 0.001%).

Play Store com download de duas apps em simultâneo

29-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Instalar apps nos Android passa a ser mais rápido, com a Play Store a permitir o download de duas apps em simultâneo.

Depois de ter passado anos em testes, a Google traz finalmente à Play Store algo que já era esperado há muito, a capacidade descarregar mais de uma app em simultâneo.

Enquanto em plataformas como o iOS os utilizadores podem instalar e actualizar até três apps em simultâneo, o Android tem-se teimosamente mantido com o limite de lidar com uma única app de cada vez. Se no dia a dia será pouco provável que se instalem várias apps de uma vez, este processo ajuda quando se está a repor um novo smartphone e é necessário instalar dezenas (ou centenas de apps).

Estranhamente, embora a Google esteja a permitir o download de duas apps da Play Store, ainda não aplicou o sistema às actualizações - que seria algo em que haveria mais vantagens, tendo em conta que facilmente se pode ter que lidar com dezenas de actualizações por dia - mas é de esperar que isso seja corrigido em breve.
Isto é algo que a Google já deveria ter implementado há muito. É extremamente frustrante ter pequenas actualizações de apps que poderiam ser feitas em poucos segundos estarem pendentes de uma actualização de uma app gigante que pode demorar bastante tempo a descarregar.

Idealmente, a Google nem sequer deveria aplicar um limite fixo de dois downloads, deixando que isso fosse calculado dinamicamente em função do nível de desempenho do dispositivo e da velocidade de acesso à internet. Se num smartphone económico poderá ser conveniente não ter mais que dois downloads / instalações / actualizações em simultâneo, num equipamento de gama média ou gama alta não seria difícil conseguir lidar com quatro ou mais.

|