A Google lançou o Gemini 3, o seu modelo AI mais inteligente até ao momento, e que passa a liderar a maioria dos benchmarks AI.
A Google lançou o
Gemini 3, a nova geração de modelos de inteligência artificial que a empresa descreve como os sistemas "mais inteligentes" e "mais factualmente precisos" até à data. Este lançamento chega num momento estratégico, após a recepção morna ao GPT-5 e lançamento do Grok 4.1, deixando o Gemini 3 bem posicionado para se assumir como o modelo AI de referência.
Pela primeira vez, o novo modelo de topo - Gemini 3 Pro - fica acessível a todos logo no dia de lançamento através da aplicação Gemini. A Google está também a disponibilizá-lo dentro do Search, para subscritores.
Multimodalidade nativa e grandes melhorias no raciocínio
O Gemini 3 Pro é nativamente multimodal: consegue compreender texto, imagens e áudio em simultâneo, sem depender de modelos separados separados. Na prática, isto permite fluxos criativos totalmente novos. A Google dá como exemplo a capacidade de transformar fotos de receitas num livro de culinária completo, ou gerar fichas de estudo a partir de um conjunto de vídeos educativos. Estas melhorias começam já a ser evidentes na app Gemini. O modelo permite construir programas mais completos dentro da área de trabalho integrada (Canvas), e possibilita experiências mais evoluídas na geração de interfaces que criam layouts visuais semelhantes a revistas ou páginas web a partir de um simples pedido do utilizador.
Introducing Gemini 3 — our most intelligent model that helps you bring any idea to life.
Gemini 3 is our next step on the path toward AGI and has:
🧠 State-of-the-art reasoning
🖼️ Deep multimodal understanding
💻 Powerful vibe coding so you can go from prompt to app in one shot… pic.twitter.com/zG8r95pGcS
— Google (@Google) November 18, 2025
Gemini 3 is now available in the @GeminiApp. ⚡
Starting today, you'll be able to:
🧠 Get more helpful, concise responses with easier-to-read formatting.
🧪 Try our new experiments, visual layout and dynamic view, that use Gemini 3 capabilities to make your responses more visual… pic.twitter.com/61IXr7bsIL
— Google (@Google) November 18, 2025
No Search, o Gemini 3 Pro - através do modo AI Mode - passa a apresentar respostas com elementos gráficos, tabelas, grelhas e até simulações interactivas. A Google actualizou também a sua técnica de "query fan-out": o sistema divide uma pergunta em subconsultas, mas agora interpreta melhor a intenção, tornando mais fácil descobrir conteúdo relevante que antes poderia não ser identificado.
Menos "graxa", mais clareza
Num comentário pouco subtil dirigido à concorrência, a Google afirma que o Gemini 3 Pro evita a linguagem de "graxa excessiva" que se tornou comum em alguns chatbots. A empresa diz que o utilizador notará respostas mais directas e claras, evitando clichés e elogios desnecessários e optando por reflexões mais genuínas. A redução de "sicofantia" - a tendência de agradar ao utilizador a qualquer custo - é um dos focos desta versão.
Agente inteligente com capacidade de ação
O modelo chega também com melhorias significativas no raciocínio e planeamento, permitindo executar tarefas mais complexas e actuar como um verdadeiro agente. Esta capacidade está a ser testada através do Gemini Agent, um recurso experimental que consegue realizar ações dentro da app Gemini, como analisar e organizar e-mails, ou pesquisar e reservar viagens de forma autónoma.
Segundo testes independentes, o Gemini 3 Pro assumiu o primeiro lugar no ranking da plataforma LMArena, um popular comparador de modelos de AI. Um modo especial, Deep Think, melhora ainda mais o raciocínio analítico, estando por agora limitado a testadores de segurança.
O reinado do Grok 4.1 à frente do benchmark foi de apenas um dia. E para que não se pense que é apenas um caso isolado, o Gemin 3 domina em todos os outros benchmarks AI.
Curiosidades
Andrej Karpathy partilhou também um relato curioso, de quando estava a experimentar este novo modelo, e o Gemini 3 se recusava a acreditar que se está no ano de 2025. Mesmo quando fornecido com páginas e outra informação, dizia que se tratavam de páginas falsas ou imagens geradas por AI, e que era uma tentativa para o enganar. Isto, até se activar o modo de pesquisa na web, que deixou o modelo ter acesso ao mundo, e que lhe permitiu ver que afinal se está no ano de 2025, pedindo desculpa por não ter acreditado no que lhe tinha sido dito, e revelando surpresa com alguns resultados desportivos e a Nvidia ter chegado aos 4 "triliões" em bolsa.
My most amusing interaction was where the model (I think I was given some earlier version with a stale system prompt) refused to believe me that it is 2025 and kept inventing reasons why I must be trying to trick it or playing some elaborate joke on it. I kept giving it images… pic.twitter.com/YwX8DcSUKf
— Andrej Karpathy (@karpathy) November 18, 2025
O Gemini 3 Pro já está disponível na app Gemini para todos os utilizadores. Dentro do Search, os subscritores Google AI Pro e Ultra nos EUA podem escolhê-lo selecionando a opção “Thinking”. O Gemini Agent chegará primeiro aos clientes AI Ultra, antes de eventualmente ser expandido aos outros utilizadores.