PlanetGeek

Portugueses precisam de 22 meses de salário para comprar carro usado

07-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os portugueses são os que mais tempo têm que trabalhar para comprar um carro usado, mais do dobro dos espanhóis, e quase mais dez vezes que os finlandeses.

Um carro representa uma compra bastante avultada, pelo que os condutores costumam analisar o montante razoável que podem gastar no veículo. A carVertical realizou um estudo para determinar quantos meses é necessário trabalhar para comprar um automóvel usado em cada país europeu, em função do salário médio de cada nação. O estudo revelou que a acessibilidade económica dos automóveis varia significativamente entre países, com Portugal a estar bastante penalizado face aos demais países europeus.

Portugueses gastam mais de 22 meses de salário em carros usados

Depois de se analisar a situação do mercado de usados em 23 países europeus que participaram no estudo, constatou-se que, em média, seriam necessários quase 10 meses de trabalho para comprar um automóvel usado. Para muitos condutores, pode ser uma compra difícil. De facto, em alguns casos, a compra até pode demorar mais tempo, se considerarmos que as pessoas não conseguem poupar 100% do seu rendimento todos os meses.
Entre os 23 países que participaram no estudo, Portugal ocupa o primeiro lugar da tabela. Os dados revelam que, na Europa, os condutores portugueses são os que mais tempo precisariam de trabalhar para comprar um carro usado comum – até 22,4 meses, seguidos dos romenos (15,4 meses), e dos sérvios (14,7 meses). Os finlandeses seriam os que menos teriam de trabalhar para comprar um automóvel usado (apenas 2,7 meses), seguidos dos alemães (6 meses), e dos suíços (6,1 meses).

Os nossos vizinhos, espanhóis, teriam de trabalhar menos de metade do que Portugal (10,4 meses) para comprarem um carro usado.

Os peritos financeiros costumam recomendar que não se gaste mais de 6 meses de salário num automóvel. No entanto, na maioria dos países inquiridos, as pessoas que compram automóveis infringem esta regra e procuram modelos mais caros.

Acessibilidade dos automóveis varia muito de país para país

Em Portugal, o salário líquido médio é de 1.079 euros e, de acordo com o Standvirtual, as pessoas que compraram automóveis usados na sua plataforma, no primeiro semestre de 2024, gastaram uma média de 24.214 euros.

A escolha dos veículos é algo bastante pessoal e os preços dos carros usados podem ser interpretados de forma significativamente diferente consoante as pessoas. Por exemplo, o Audi A4 e o BMW Série 3 são dos modelos mais vendidos em Portugal. O preço médio do A4 é de 26.500 euros, o que significa que são necessários cerca de 24,6 meses de trabalho para o comprar. Já o Série 3 custa cerca de 29.500 euros, o que significa que são necessários cerca de 27,3 meses de um salário médio para o adquirir.

Com um valor que chega quase aos 39.000 euros, o preço médio mais elevado de veículos usados situa-se na Suíça. No entanto, o salário médio na Suíça é o mais elevado de todos os países inquiridos – 6.377 euros. Seguem-se os austríacos, com um preço médio de 28.500 euros, e os portugueses, com 24.200 euros. Embora o preço dos automóveis na Áustria e em Portugal seja semelhante, os salários diferem consideravelmente: 2.600 euros na Áustria e menos de 1.100 euros em Portugal.

O valor mais baixo gasto em automóveis é o da Ucrânia (quase 5.000 euros), da Letónia (7.500 euros) e da Finlândia (8.000 euros). O poder de compra destes países também varia bastante: o salário médio na Ucrânia é de 394 euros, na Letónia é de 1.100 euros, e na Finlândia é de mais de 2.900 euros.

Para alguns condutores, gastar o salário de vários meses num carro usado pode ser demasiado caro, e há que ter em conta que os veículos em segunda mão ainda podem acarretar custos adicionais. Há muitos carros no mercado com conta-quilómetros manipulados e danos ocultos.


[Pela Estrada Fora]

SpyAgent Malware rouba frases de recuperação de criptomoedas em imagens

06-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um novo malware Android chamado SpyAgent está consegue fazer o OCR de imagens para roubar os códigos de recuperação de carteiras de criptomoedas.

Ao estilo do que acontece quando se criam coisas encriptadas, a criação de "wallets" para criptomoedas está normalmente associada à criação de códigos de recuperação, sob a forma de chaves hexadecimais ou, para facilitar a sua introdução, sequências de palavras. Estas frases, também conhecidas como seed phrases, são indispensáveis para se recuperar o acesso a carteiras de criptomoedas e aos fundos nelas contidos. Se forem obtidas por cibercriminosos, podem ser usadas para roubar todas as criptomoedas da carteira da vítima.

O malware foi descoberto pela McAfee, que foi detectado em 280 APKs maliciosos distribuídos fora da Google Play. Estas aplicações, que se fazem passar por serviços governamentais, sites de encontros ou plataformas de conteúdo adulto, tiveram como alvo principal a Coreia do Sul, mas estão a expandir-se para o ocidente, tendo também já sido detectados no Reino Unido. Há ainda indícios de que os atacantes também estarão a trabalhar numa versão para iOS.
Depois de infectar o dispositivo, o SpyAgent começa a recolher dados sensíveis, incluindo listas de contactos, mensagens SMS recebidas (como códigos OTP), e imagens guardadas - incluindo a capacidade de fazer o reconhecimento de texto nessas imagens, para apanhar potenciais chaves de recuperação. O malware também pode alterar as definições do dispositivo ou enviar mensagens de phishing para propagar ainda mais a infeção.

Para evitar ser vítima do SpyAgent, os utilizadores devem instalar aplicações apenas de fontes confiáveis como a Google Play, evitar links de APKs enviados por SMS ou redes sociais suspeitas, e realizar verificações regulares com o Google Play Protect. Recusar permissões desnecessárias nas aplicações instaladas é também uma medida essencial para a segurança dos dispositivos.

EDP tenta fidelização de 12 meses para prender clientes

06-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A EDP começou a tentar impingir fidelização de 12 meses a quem renegociar o contrato de fornecimento de energia.

Os contratos com os fornecedores de energia são um dos (poucos?) casos positivos que ainda temos a este nível, já que é possível mudar-se de fornecedor a qualquer momento sem qualquer tipo de penalização - em contraste com o que se passa nos fornecedores de telecomunicações, que insistem em prender os consumidores durante períodos de 24 meses(!) - usando a absurda desculpa de que têm que cobrir os "custos de instalação", mesmo quando se trata de simplesmente renegociar um contrato já feito e que já tenha a instalação feita há uma década! Mas agora, parece que os fornecedores de energia querem seguir este mau exemplo.

Num telefonema recebido, a EDP prometia um desconto e toda uma série de outros benefícios em serviços associados (a habitual "lenga-lenga" a que nem se liga), mas surpreendeu-me quando referiu a existência de uma fidelização de 12 meses. Para piorar o caso, o telefonema assumia o tom de que isto era algo que o operador estava simplesmente a informar o cliente e que estaria implicitamente aceite, tentando passar a coisa com um casual "então, podemos avançar?"

Não sei se terá sido coincidência que este tipo de táctica esteja a surgir numa altura em que chega ao mercado um serviço de mudança automática de fornecedor de energia, mas se assim for, é um péssimo retrocesso nos fornecedores de energia e que obrigará a ter bastante mais cuidado no momento da renovação ou realização de um novo contrato.

Notícias do dia

06-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Manie Autoswitch escolhe melhor fornecedor de energia a cada mês automaticamente; Tesla promete FSD na Europa no início de 2025; DJI Neo é um drone mais compacto e simples de usar; Tesla Superchargers com cobrança dos kWh parciais; CrowdStrike enfrenta vaga de processos por actualização que encravou sistemas em todo o mundo.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB.

Apple processada por recusar reparar iPhones danificados por água

A Apple enfrenta um processo no Canadá por se recusar reparar iPhones danificados por água, com o queixoso a acusar a Apple de publicidade enganosa quando, simultaneamente, anuncia que os iPhones podem ser submergidos sem problemas.

Durante alguns anos a Apple lançou iPhones que, tecnicamente, eram resistentes à água, mas sem fazer qualquer referência a qualquer tipo de resistência à água, o que permitia precaver-se contra este tipo de situação - se calhar, não seria má ideia voltar a optar por não destacar essa capacidade, evitando estes processos.


SpaceX lança 7000º satélite Starlink

A SpaceX lançou o seu 7000º satélite Starlink para o espaço, um marco que só se torna um pouco menos apoteótico pelo facto de já ter lançado os 6 mil, 5 mil, 4 mil, etc. anteriores.

De qualquer forma, não deixa de ser quase inacreditável continuar a ver a SpaceX a lançar dezenas de satélites quase semanalmente, quando a maioria dos países nem sequer tem capacidade para lançar um só por ano.


ChromeOS 128 com Snap Groups

No ChromeOS 128, além de várias melhorias, o destaque vai para os Snap Groups, uma funcionalidade que permite facilmente agrupar vários grupos de janelas no ecrã.

A funcionalidade funciona de forma idêntica à que existe no Windows 11 (Snap layouts) e facilita o posicionamento de janelas no ecrã sem que seja necessário ter que andar a ajustar cuidadosamente (e demoradamente) cada janela individual.


Astro Bot chega hoje à PS5


Os jogadores com PS5 poderão jogar a partir de hoje o mais recente jogo que tem o simpático Astro Bot como protagonista e que dá continuidade ao Astro's Playroom de 2020.

Para quem for fã do género "plataformas 3D", será um jogo a não perder.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Quando a Philips e a Sony estavam a desenvolver os CDs de música, o objectivo inicial era conseguir uma capacidade para 60 minutos de música; no entanto, essa meta foi prolongada para os 74 minutos, para que fosse possível colocar a 9ª Sinfonia de Beethoven completa num único CD sem interrupções.

Saldos CdkeySales de regresso às aulas com Windows e Office desde €11

06-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para ajudar na época de regresso às aulas, temos descontos no Windows e Office na CdkeySales. Esta promoção permite obter as ferramentas essenciais para os estudos a preço reduzido, para iniciar o ano lectivo com todos os programas necessários, incluindo o Windows e Office. Podemos obter uma Windows 11 key por apenas 17 euros, e complementá-la com todos os programas do pacote Office. Sendo que todo o processo de compra de chave Windows é extremamente rápida, permtindo activar o Windows de forma imediata, com garantia de funcionamento e suporte técnico da CdkeySales.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

DJI Neo é um drone mais compacto e simples de usar

06-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A DJI lançou um novo drone, mais compacto e económico, e simples de usar sem controlador remoto.

Além de todos os seus drones de gama média e alta, a DJI apresenta o Neo, destinado aos que procuram um drone económico e desejam que seja de operação mais simples possível.

Com tamanho compacto e um peso de 135g, é o mais leve até à data, e nem sequer precisa de controladores remotos (embora também se possa usá-los), bastando escolher a função pretendida e deixar que descole da palma da mão. O drone efectuará a gravação da cena escolhida, e depois regressará à mão do seu dono, com gravação de vídeo 4K a 30 fps.
Existem seis modos de uso rápido do drone: o modo Dronie grava vídeo afastando-se do utilizador; o Circle faz o drone captar vídeo de 360° em redor do utilizador; o Rocket grava vídeos deslocando-se na vertical para cima como um foguete; o Spotlight mantém o foco no utilizador; o Helix grava em forma de espiral; e o Boomerang que se afasta e aproxima do utilizador.

Em vez complexos sistemas de detecção de obstáculos, o Neo usa apenas protecção das hélices, mas que não evitam que por vezes possa colidir e cair em zonas de voo mais complicadas. Vem com 22 GFB de memória interna, suficientes para até 55 minutos de vídeo, e autonomia para 18 minutos.


O DJI Neo fica disponível na Europa por €199, com um pack Fly More por €349 com um controlador RC-N3, três baterias, e vários acessórios extra.

Manie Autoswitch escolhe melhor fornecedor de energia a cada mês

06-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Uma empresa nacional quer simplificar a vida aos portugueses, com um serviço que mensalmente escolhe automaticamente o melhor fornecedor de energia.

O sector da energia tem estado numa autêntica montanha-russa devido aos preços dinâmicos da energia, o fornecedor que oferecer as melhores condições num mês pode tornar-se no pior no mês seguinte, e a única atenuante é a de que os portugueses podem mudar facilmente de operador sempre que desejarem. Ainda assim, há espaço para melhorias, e foi nisso que apostou a Manie.

A Manie lançou o serviço AutoSwitch que, a cada mês, pode tratar do processo de escolher automaticamente o fornecedor de energia e tarifário adequado para para utilizador.

Na verdade, a mudança até poderia ser semanal - tendo em conta que a mudança do contrato de energia demora entre três a cinco dias - mas, pelo menos por agora, não se justifica estar a mudar de fornecedor com tal frequência.
Todo o processo pode ser feito automaticamente pela plataforma, em nome do cliente, pelo que se torna numa opção completamente sem chatices nem burocracias. E, pelos resultados obtidos durante a fase de testes, os consumidores podem esperar obter uma poupança média de 50% face à factura mensal habitual.

Até ao final do ano o AutoSwitch será de uso gratuito; a partir daí a opção gratuita só efectuará a mudança de operador trimestralmente. Quem desejar o AutoSwitch com maior frequência terá que pagar um valor mensal de €3.99, mas que só será cobrado se a poupança obtida for superior a esse valor.

Parece mesmo ser um serviço em que não se tem nada a perder. Mas facilmente se pode imaginar que alguns fornecedores comecem a implementar algumas medidas para complicar o seu funcionamento, como começar a exigir períodos de fidelização.


Actualização: Coincidência ou não, a EDP começou a tentar impingir uma fidelização de 12 meses na renovação de contratos.

Tesla promete FSD na Europa no início de 2025

06-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a prometer a chegada do modo FSD à Europa no início de 2025 - mas dependente da aprovação de cada país.

Embora oficialmente a Tesla ainda não esteja a disponibilizar o FSD para os utilizadores nos EUA (ainda o está a fazer como parte do programa "beta), os clientes europeus têm esperado e desesperado ainda mais, pois nem sequer têm acesso a esse possibilidade - apesar de poderem ter pago por essa opção. Mas, agora há sinais de que isso pode estar prestes a mudar.

A conta oficial da Tesla AI revelou, além das melhorias do modo FSD 12.5.2 e do modo ASS, que o modo FSD deverá ser disponibilizado na Europa, e também na China, no primeiro trimestre de 2025.

Due to popular demand, Tesla AI team release roadmap:

September 2024
- v12.5.2 with ~3x improved miles between necessary interventions
- v12.5.2 on AI3 computer (unified models for AI3 and AI4)
- Actually Smart Summon
- Cybertruck Autopark 📐
- Eye-tracking with sunglasses 🕶️
-…

— Tesla AI (@Tesla_AI) September 5, 2024
Claro que o grande "asterisco" desta promessa é que o modo FSD continuará a estar sujeito à aprovação dos legisladores de cada país, pelo que na prática, mesmo que a Tesla cumpra tecnicamente com esta promessa (e já será um grande se), os clientes arriscam-se a poder continuar sem acesso ao modo FSD durante meses, ou anos.

O que é certo, é que se isto se concretizar, é de esperar que a Tesla na Europa comece a subir o preço da opção FSD, pela qual cobra 7.500 euros.

Thread 1.4 melhora Matter

06-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A especificação Thread 1.4 foi lançada, trazendo melhorias que visam resolver os principais problemas enfrentados pelo protocolo de casas inteligentes desde o lançamento do Matter.

A melhoria mais significativa do Thread 1.4 é a maior interoperabilidade entre routers Thread, permitindo uma comunicação mais fluida entre dispositivos de diferentes fabricantes. O Thread 1.4 também melhora a conectividade ao integrar Wi-Fi e Ethernet, facilita a detecção e resolução de problemas na rede e permite que os fabricantes liguem dispositivos diretamente à internet.

Outra das alterações é a partilha de credenciais, que resolve o problema de dispositivos de diferentes ecossistemas não se inteligarem correctamente. Com o 1.4, os dispositivos Thread poderão juntar-se a qualquer rede existente sem problemas de compatibilidade, facilitando a configuração para os utilizadores. Além disso, a nova especificação garante que os routers tenham um caminho padrão definido para a internet, oferecendo conectividade cloud para os dispositivos, com a capacidade de os utilizadores desactivarem essa funcionalidade, se preferirem um sistema local.

Por fim, o Thread 1.4 melhora a transparência da rede, permitindo que os dispositivos relatem mais informações sobre o seu estado e configuração. Isto permitirá criar melhores ferramentas de diagnóstico nas apps para detecção de problemas. A expectativa é que estas actualizações ajudem o Thread a alcançar o seu potencial em conjunto com o Matter para as casas inteligentes.

Estas mudanças foram inicialmente anunciadas na CES deste ano, e o Thread Group lançou agora a especificação 1.4 juntamente com um programa de certificação. No entanto, embora os fabricantes possam começar a implementar estas actualizações, é provável que os consumidores só comecem a ver produtos com esta versão no início de 2025.

Teclast F16 Pro a €289

06-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Teclast tem um novo portátil de 15.6", que chega com um design bastante atractivo e o habitual preço concorrencial da marca, o Teclast F16 Pro.

A Teclast pode ter começado por fabricar tablets e mini-portáteis económicos, mas ao longo dos anos tem vindo a apostar em produtos cada vez mais refinados, com design cuidado e melhores acabamentos. Exemplo disso é o seu mais recente portátil Teclast F16 Pro.

Este portátil vem equipado com um ecrã Full HD de 15.6" (com margens laterais reduzidas de apenas 7mm), CPU Intel, 16 GB de RAM, SSD de 512 GB + slot para segundo SSD, teclado retro-iluminado, touchpad de grandes dimensões, duas portas USB 3.0, HDMI, ficha de 3.5 mm para headphones, microSD, e bateria de 38000 mWh. Isto num corpo com 15 mm de espessura e 1.63 kg de peso.
O Teclast F16 Pro está disponível por 289.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 80 euros.

Um dos pontos de destaque neste portátil é o trackpad de grandes dimensões (128x77 mm) que facilitará o processo de fazer gestos ou operações de arrastar e largar, que por vezes se tornam um pouco claustrofóbicas de fazer em trackpads mais pequenos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

06-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Segway apresenta trotinete todo-o-terreno ZT3 Pro E


A Segway-Ninebot apresentou na IFA Berlim uma nova gama de scooters elétricas – mais concretamente, o modelo ZT3 Pro E, que combina tecnologia inteligente com desempenho todo-o-terreno e o estilo caraterístico da Segway.

A ZT3 Pro E apresenta um conceito de design completamente novo, construído em torno de um quadro robusto de suspensão dupla. Para além disso, possui uma suspensão dianteira telescópica dupla e uma suspensão traseira com mola que suaviza o terreno. A sua capacidade todo-o-terreno é reforçada pela distância ao solo de 152mm e pelos pneus todo-o-terreno sem câmara de ar (tubeless) de 11 polegadas. Alimentada por um motor sem escovas de 1600W, a ZT3 Pro é capaz de uma aceleração até 25 km/h e de uma inclinação de 25%. Graças à tecnologia de otimização de autonomia RideyLong da Segway, alcança uma autonomia de até 70 km com uma única carga no modo Eco e de até 50 km no modo Sport. Com a tecnologia Flash Charge, é possível obter uma carga completa da bateria em aproximadamente 4 horas.

A segurança e a estabilidade foram primordiais no design da ZT3 Pro E. A nova tecnologia Segride da Segway traz uma abordagem inovadora, garantindo uma condução confortável e segura, mesmo a velocidades mais elevadas. O Sistema de Melhoria da Estabilidade Segride, juntamente com o Sistema de Controlo de Tração (TCS), proporciona maior controlo e aderência, reduzindo o movimento do guiador e o deslizamento das rodas para garantir uma condução segura, mesmo em superfícies escorregadias. O ecrã LCD hexagonal de 3 polegadas fornece atualizações de estado em tempo real, como velocidade, carga, modo de condução e muito mais, mantendo-se claramente visível mesmo sob luz solar direta. Por outro lado, o sistema de iluminação completo da ZT3 Pro E ilumina o caminho do condutor com um farol de 4W, piscas dianteiros e traseiros e uma luz de circulação diurna com o símbolo "X" característico da marca. A ZT3 Pro E combina o desempenho todo-o-terreno com funcionalidades inteligentes sofisticadas, como o sistema AirLock para bloqueio e desbloqueio automático quando combinado com a aplicação Segway-Ninebot. A aplicação Segway-Ninebot tem muitas outras funções, como a verificação do estado da scooter e o ajuste do seu comportamento de condução – por exemplo, personalizando a aceleração e a velocidade máxima. O BMS 2.0 – um sistema melhorado de gestão da bateria – oferece três novas funções para gerir a bateria da scooter. Por fim, a integração com o serviço Find My da Apple facilita a localização, permitindo que os utilizadores encontrem sem esforço a sua Segway eKickScooter.

Concebida tanto para aventuras urbanas como para passeios fora de estrada, esta scooter é a opção perfeita para qualquer tipo de terreno, e possui também a homologação obrigatória da DGT para este tipo de veículo. O modelo ZT3 Pro E estará disponível em toda a Europa no início de Outubro de 2024, com o preço de 749 euros.


ASUS revela PCs Copilot+

A ASUS apresentou várias inovações que anunciam uma nova era para os PCs. Estes novos dispositivos, equipados com até processador Intel Core Ultra 9 (Série 2) com NPU até 48 TOPS, irão trazer capacidades de IA exclusivas nos dispositivos para o Windows 11. As experiências Copilot+ PC estarão acessíveis através de uma atualização gratuita assim que estiver disponível. Os Zenbook S 14 e Zenbook S 16 brilharam como principais destaques. Estes portáteis OLED ultrafinos e ultraleves combinam na perfeição tecnologia avançada com um design elegante, proporcionando um estilo e uma eficiência excecionais. A nova série Zenbook S apresenta um chassis premium concebido em Ceraluminum - um material cerâmico exclusivo de alta tecnologia disponível numa gama de cores inspiradas na natureza. A ASUS também apresentou o Vivobook S 14, criado para quem exige uma performance extraordinária num design elegante e leve, bem como os versáteis Vivobook 14 Flip e Vivobook 16 Flip, com o mais recente processador Intel Core Ultra 7 (Série 2) em formato conversível que eleva a produtividade impulsionada pela IA.

Todos os novos modelos Zenbook e Vivobook incluem a aplicação StoryCube exclusiva da ASUS, um gestor inteligente de ativos digitais alimentado por IA que usa as capacidades locais de IA integrada nos dispositivos para agilizar os fluxos de trabalho criativos com funcionalidades como categorização de cenas e geração de clips. A ASUS também revelou a série ExpertBook P, que marca um avanço significativo nos PCs com IA para empreendedores, prosumers e pequenas empresas. O emblemático ExpertBook P5 da última geração oferece uma produtividade inigualável com capacidades de IA topo de gama, com até processador Intel Core Ultra 7 (Série 2) com NPU até 48 TOPS. As ferramentas ASUS AI ExpertMeet melhoram ainda mais a experiência com funcionalidades avançadas como tradução por AI, legendas por AI, resumos de reuniões assistidas, cancelamento de ruído por AI e marcas de água empresariais. A série P também inclui o ExpertBook P3 e o ExpertBook P1, oferecendo fiabilidade, durabilidade e segurança excecionais para diversos ambientes de trabalho e necessidades profissionais. Adicionalmente, a ASUS apresentou o mini PC ASUS NUC 14 Pro AI de alta performance, equipado com o mais recente processador Intel Core Ultra 9 (Série 2). Este sistema compacto oferece até 120 TOPS de performance total da plataforma, tornando-o ideal para uso comercial e aplicações de computação de topo que exigem capacidades de IA de nível superior num formato pequeno.

O AG276QZD2 e o AG326UD apresentam um design sofisticado com foco em jogos competitivos. Ambos os modelos apresentam um design sem bordas em 3 lados da moldura, adequado para configurações de vários monitores e vêm equipados com a inovadora base de esports da AGON PRO. Este suporte discreto, robusto e compacto foi projetado especificamente para acomodar vários posicionamentos de teclado e mouse preferidos por jogadores competitivos. O AG276QZD2 inclui iluminação Light FX RGB personalizável, permitindo aos utilizadores criarem o ambiente perfeito para a sua configuração de jogo ou para combinar com as cores da equipa durante torneios. Ambos os monitores vêm equipados com uma variedade de opções de conectividade para atender a diversas configurações. O AG276QZD2 oferece 2x HDMI 2.0, 2x DisplayPort 1.4 e 2x portas USB 3.2 Gen 1, enquanto o AG326UD oferece 2x HDMI 2.1, 1x DisplayPort 1.4 e 3x portas USB 3.2 Gen 1 (5 Gbit). Ambos os modelos suportam funcionalidades Picture-by-Picture (PbP) e Picture-in-Picture (PiP). Os monitores apresentam suportes ajustáveis em altura com alcance de 130 mm (AG276QZD2) ou 150 mm (AG326UD), juntamente com opções de rotação, inclinação e articulação para promover um conforto ergonómico durante sessões de jogo prolongadas. O AG326UD está equipado com 2x colunas de 8 W, enquanto o AG276QZD2 inclui 2 colunas de 5 W para uma experiência multimédia completa. Os jogadores podem controlar e personalizar facilmente as configurações de exibição usando o software G-Menu da AOC, que permite o ajuste fácil das configurações para um desempenho ideal em vários títulos competitivos. Os recursos de jogos no OSD incluem um contador de frames ou o recurso Dynamic Dial Point, uma sobreposição de mira personalizável que pode mudar de cor para permanecer visível em qualquer plano de fundo.

Os produtos ASUS estão disponíveis na Loja Online em Portugal: o ASUS Zenbook S 14 (UX5406) está disponível por 1.999,99 euros, o ASUS ProArt Z13 (HT5306) tem um preço de venda recomendado de 1.499,99 euros e o ASUS Expertbook P5 (PV5405) está disponível por 1.499,99 euros.


LG gram com Intel Core Ultra

A LG Electronics anunciou que o mais recente portátil LG gram com processador Intel Core Ultra (Série 2) será apresentado no evento de lançamento global Intel Core Ultra, de 3 a 8 de Setembro. Reconhecida pela sua performance poderosa e um design ultraleve, a série LG gram integra agora capacidades avançadas de IA alimentadas pelo mais recente processador Intel Core Ultra. A apresentação do LG gram 16 Pro, o primeiro modelo com estes novos processadores Intel, vem assim antecipar o seu lançamento previsto para o final de 2024.

Sendo o primeiro portátil com IA integrada da série LG gram, oferece umas impressionantes 48 unidades de processamento neural (NPU) tera operations per second (TOPS), estabelecendo um novo standard para PCs com IA e fornecendo a performance excecional necessária para experiências Copilot. Equipado com o mais recente processador Intel Core Ultra, o LG gram 16 Pro é agora mais eficiente graças às avançadas funcionalidades de IA, como assistentes de produtividade, criação de texto e imagem e ferramentas de colaboração. Além disso, a prolongada vida útil da bateria ajuda os utilizadores a realizar todas as suas tarefas sem preocupações. O processador de IA Intel Core Ultra (Série 2), que é três vezes mais poderoso que o seu antecessor, melhora drasticamente a performance da IA num PC. Com até 48 NPU TOPS e até 67 GPU TOPS, este processador de última geração conta com até 120 TOPS de plataforma no total para desbloquear novos níveis de produtividade, ao mesmo tempo que maximiza a conveniência do utilizador. O novo LG gram oferece assim uma experiência mais suave, já que o processador Intel Core Ultra é otimizado para PCs com Windows.

"Juntamente com a LG, vamos trazer para o mercado a próxima geração de PCs com IA que oferecem uma performance incrível, eficiência energética e recursos de segurança para os consumidores. O LG gram 16 Pro é um excelente exemplo de um portátil ultraleve com IA, equipado com o novo processador Intel Core Ultra, que oferece uma experiência de excelência perfeita para criadores, profissionais e utilizadores comuns. Estamos muito entusiasmados por ver as pessoas a experienciar os amplos benefícios que estes PCs com IA podem proporcionar", afirma Michelle Johnston Halthaus, vice-presidente executiva e general manager da Intel, Client Computing Group. "Com base no reconhecido design ultraleve e funcionalidades poderosas da gama LG gram, o nosso mais recente modelo integra a excecional tecnologia IA da Intel para ampliar os limites dos portáteis com IA integrada", refere YS Lee, vice-presidente e head da unidade de negócios de IT da LG Business Solutions Company. "A performance e produtividade otimizados potenciados pelo mais recente processador Intel Core Ultra estão preparados para enriquecer a experiência do utilizador do LG gram com IA, inaugurando uma nova era de portáteis inteligentes."

Em linha com a visão de IA da empresa – "Inteligência Afetiva" –, uma abordagem que procura compreender as necessidades dos clientes e fornecer experiências diferenciadas que vão além da IA tradicional, a LG planeia acrescentar mais modelos de processadores de IA à sua linha gram após a introdução do LG gram 16 Pro com processadores Intel Core Ultra (Série 2).


Garmin adiciona ecrãs AMOLED à série fēnix

A Garmin anunciou o fēnix, uma nova geração de smartwatches de aventura com GPS para vários desportos que oferece um ecrã AMOLED brilhante ou um ecrã de carregamento solar para uma maior duração da bateria. Com funcionalidades avançadas específicas para treino de força, computador de mergulho, altifalante, microfone e muito mais, o fēnix foi concebido para quem quer ultrapassar os seus limites. E com uma incrível duração da bateria, é fácil explorar ainda mais: o modelo AMOLED de 51 mm oferece até 29 dias de duração da bateria no modo smartwatch, enquanto o modelo solar de 51 mm com ecrã sempre ligado oferece até 48 dias.

Qualquer que seja a aventura, o fēnix pode ajudar atletas de todos os tipos a ultrapassar os seus limites. Todas as manhãs, uma pontuação de prontidão para o treino pode ajudar a determinar se é um bom dia para um treino intenso ou para ir com calma, enquanto métricas de treino avançadas como a pontuação de resistência, pontuação de inclinação, VO2 máximo, estado de treino e muito mais podem ajudar a avaliar o desempenho geral. Durante uma sessão de treino, o PacePro fornece orientação de ritmo com base no GPS para percursos ou distâncias selecionados, enquanto o ritmo ajustado à inclinação fornece um ritmo de corrida equivalente para o mesmo esforço em terreno plano ou em subida. Entretanto, o ClimbPro apresenta informações em tempo real sobre as subidas atuais e futuras. Para se prepararem para a próxima grande corrida, os atletas podem ver sugestões de treino diárias personalizadas que são adaptadas após cada corrida ou passeio, utilizar os planos de treino sem custos do Garmin Coach e consultar o widget de corrida para obter dicas de treino, sugestões de treino diárias personalizadas e muito mais. As atividades adicionadas, como o mergulho, juntam-se a dezenas de atividades pré-instaladas - como corrida, rafting, golfe e paddle boarding, além de desportos de equipa como futebol, basquetebol e outros - para ajudar os utilizadores a manterem-se ativos. Quer esteja no ginásio ou em casa, o PRODUCT acompanha atividades como força, cárdio, ioga e HIIT. Os utilizadores podem também seguir exercícios animados de cárdio, força, ioga e Pilates diretamente no visor do relógio. Os mais aventureiros também podem acompanhar as suas atividades com informações sobre snowboard, esqui, surf, ciclismo de montanha e muito mais.

Preparada para qualquer aventura, a série fēnix está repleta de caraterísticas topo de gama para ajudar os utilizadores a manterem-se no caminho certo. Disponível nos modelos fēnix Sapphire, os mapas TopoActive pré-carregados fornecem cartografia mundial. A subscrição Outdoor Maps+ fornece conteúdo cartográfico premium, como imagens de satélite e mapas topográficos melhorados diretamente no relógio. Entretanto, o SatIQ e o GPS multibanda ajudam a proporcionar uma precisão de posicionamento superior em ambientes difíceis, otimizando a duração da bateria. Antes de partirem, os aventureiros podem criar ou encontrar percursos existentes no Garmin Connect e sincronizá-los perfeitamente com o relógio para obterem direções passo a passo. Enquanto exploram, os utilizadores podem navegar por trilhos com a orientação topográfica NextFork ou com o altímetro, barómetro e bússola eletrônica de 3 eixos incorporados. Carregado com funcionalidades de monitorização da saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana, o fēnix inclui Pulse Ox no pulso, monitorização da energia Body Battery, consultor de jet lag, monitorização avançada do sono, deteção de sestas e muito mais. Ao acordar, os utilizadores podem receber o Relatório matinal que fornece uma visão personalizada do sono da noite anterior, as suas perspectivas de treino e o estado da variabilidade da frequência cardíaca (HRV).

Em viagem, o fēnix permite aos utilizadores: partilhar localizações, rotas e treinos guardados com outras pessoas que tenham um dispositivo Garmin compatível através do Garmin Share; receber notificações inteligentes; transferir músicas do Spotify, Deezer ou Amazon Music (é necessária uma subscrição premium) para ouvir sem telemóvel; treinar com tranquilidade graças à deteção de incidentes, assistência e LiveTrack; efetuar pagamentos sem contacto através do Garmin Pay; e muito mais. A série fēnix oferece um ecrã AMOLED brilhante ou um ecrã com carregamento solar para uma duração de bateria ainda mais longa. A opção AMOLED está disponível em três tamanhos - 43 mm, 47 mm e 51 mm - enquanto a opção com carregamento solar está disponível em 47 mm ou 51 mm.

Os preços de retalho sugeridos começam em 999,99 euros.


Google Photos melhora pesquisa com AI

06-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos passa a poder lidar com pesquisas mais avançadas e complexas das fotos graças às tecnologias AI.

O Google Photos já era capaz de fazer pesquisas bastante avançadas, por pessoas, objectos, animais, flores, etc. mas agora fica ainda mais capaz para encontrar as fotos que se procuram. Agora, é possível pesquisar por algo como "criança a pintar no jardim", e rapidamente encontrar as fotos pretendidas. Podemos também ordenar os resultados por data ou relevância, e embora por agora seja lançado para os utilizadores Android e iOS em inglês, a Google diz que será expandido a outros idiomas nas próximas semanas.

Além disso, alguns utilizadores nos EUA já têm acesso antecipado ao Ask Photos através do Google Labs. Usando o Gemini AI este sistema leva as pesquisas a outro nível, compreendendo o contexto das fotos, como as pessoas mais importantes na vida do utilizador, hobbies, e momentos especiais. Permite fazer pesquisas do tipo "o que comemos durante as férias no Algarve", ou outras perguntas "naturais" que, apesar de textualmente simples, seriam impossíveis de ser respondidas pelos processos de pesquisa tradicionais.

O Ask Photos funciona como um chatbot, permitindo refinar a pesquisa caso a resposta inicial não seja a esperada. Também pode resumir os momentos mais importantes de uma viagem ou sugerir as melhores fotos de um evento específico. A Google destaca que a privacidade é uma prioridade neste serviço, esclarecendo que, embora algumas consultas possam ser revistas por humanos para melhorar o serviço, estas são sempre analisadas de forma anónima, sem ligação às contas dos utilizadores. As respostas do Ask Photos só são revistas em casos de abuso ou quando os utilizadores fornecem feedback.

CrowdStrike enfrenta vaga de processos por actualização que encravou sistemas em todo o mundo

05-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Tal como se fazia prever, começam a chover processos sobre a CrowdStrike devido aos prejuízos causados pela actualização que encravou milhões de computadores em Julho.

Em Julho de 2024, uma actualização da CrowdStrike causou interrupções globais. A Delta Airlines, uma das empresas mais afectadas, ameaça processar a CrowdStrike em até 500 milhões de dólares, devido aos prejuízos financeiros sofridos. Antes deste processo da Delta, a CrowdStrike já enfrentava um processo colectivo por parte dos seus accionistas, acusando a empresa de enganá-los sobre os procedimentos de actualização de software.

No entanto, a CrowdStrike poderá ter um trunfo a seu favor, sob a forma dos limites às indemnizações presentes nos contratos; um limite que a Delta espera conseguir ultrapassar, alegando "negligência grave" por parte da CrowdStrike, que invalidaria essa cláusula.

Não terá ajudado que a CrowdStrike tenha desde cedo adoptado uma postura bastante arrogante, recusando-se a pedir desculpa e tentando desvalorizar o impacto desta "barracada", e desde então recusando-se a assumir responsabilidades. No entanto, poderá acabar por ser forçada a fazê-lo, especialmente se os advogados da acusação conseguirem demonstrar que este nem sequer foi um caso isolado, e que a CrowdStrike já tinha feito exactamente o mesmo erro alguns meses antes, afectando sistemas Linux. Algo que poderá demonstrar que a empresa sabia que existiam problemas, e que optou por nada fazer para evitar que voltassem a acontecer, em grau ainda mais significativo.

Uma coisa é certa, independentemente de quem ganha ou de quem consegue indemnizações, há escritórios de advogados que já irão receber milhões e milhões à custa deste processo, qualquer que seja o seu desfecho.

Tesla Superchargers com cobrança dos kWh parciais

05-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla deixou de fazer arredondamento aos kWh nos postos Supercharger, passando a contabilizar e cobrar cada 0.1 Wh.

A Tesla começou a cobrar os utilizadores dos Superchargers com base no uso parcial de kWh, em vez de arredondar para o kWh inferior. Embora a diferença não vá ser drástica para cada cliente individual, é bem provável que representa milhares e milhares de euros por dia a favor da Tesla.

Anteriormente, a app da Tesla mostrava apenas números inteiros para os kWh de energia usados no carregamento. Após a actualização, a app da Tesla passa a exibir quatro casas decimais, com a cobrança a ser feita com maior precisão, a cada 0.1 kWh.
Em Portugal, o preço por kWh nos Supercharger anda entre os €0.21 e €0.24, pelo que no pior caso será esse o valor "a mais" que será cobrado neste novo sistema.

Tendo em conta que a Tesla tem expandido o uso da rede Supercharger a automóveis eléctricos de outras marcas, já disponível em vários países europeus, faz todo o sentido este acerto que resulta numa cobrança mais exacta. Como visto, acaba por não ter peso significativo para cada cliente - apenas uns cêntimos extra por carregamento - mas que certamente têm peso mais significativo para a Tesla.

Em 2023 a Tesla dizia fazer cerca de 2 milhões de sessões de carrgamentos Supercharger por dia, o que mesmo assumindo-se um pagamento de 10 cêntimos extra devido a este acerto, representará algo como 200 mil euros por dia a favor da Tesla, o que ascende a 73 milhões por ano. Nada mau para um pequeno acerto nos trocos.

Notícias do dia

05-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Sites encerram por causa dos bots AI; consumidores apela a que smart devices tenham prazo de suporte anunciado; Mercedes Classe S e EQS vão ser iguais em 2030; Noruega vendeu 94% de carros eléctricos em Agosto; Bluetooth 6.0 chega com localização melhorada e maior eficiência; e chaves YubiKey vulneráveis a clonagem através de emissões electromagnéticas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB.

Cápsula Starliner de regresso à Terra sem tripulação

Parece estar prestes a terminar a longa e estranha aventura da cápsula Starliner da Boeing. A cápsula que fez a sua viagem inaugural com astronautas a bordo até à Estação Espacial Internacional (ISS), mas que acabou por não dar garantias de segurança suficientes para que a NASA arriscasse a trazer os astronautas, fazendo com que ficassem "encalhados" na ISS durante longos meses, e fazendo o regresso apenas em 2025 a bordo de uma cápsula da rival SpaceX - e que além disso ainda causou alguns sobressaltos gerando sons estranhos a bordo da estação.

Agora, este fim de semana, a NASA deverá efectuar o regresso da cápsula em modo remoto, sem tripulação - até porque não pode ficar a ocupar continuamento uma das portas da ISS, prejudicando outras missões. Espera-se que a cápsula consiga regressar sem problemas e em segurança, que será o único desfecho que permitirá atenuar parcialmente a má imagem que a Boeing tem sofrido com todos estes incidentes.


Xbox continua a queixar-se da App Store da Apple

A Microsoft diz que a Apple, apesar de dizer que "permite cloud gaming" na plataforma iOS, continua a impedir o lançamento de um verdadeiras apps como uma Xbox Cloud Gaming ou serviço idêntico GeForce Now da Nvidia.

A MS diz que a suposta abertura que a Apple anuncia continua a ser insuficiente para poder lançar uma app nativa - coisa que, até ao momento, foi contornada usando uma web app, que não tem acesso a todas as capacidades dos dispositivos como uma app nativa. Veremos se isto acaba com a MS a lançar uma app store alternativa para iOS na UE, mas que mesmo assim continuaria a estar sujeito a inúmeras regras e condições da Apple, incluindo continuar a pagar uma taxa à Apple por cada instalação de qualquer app.


Raspberry Pi Pico 2 duplica recompensa de segurança

A Fundação Raspberry Pi está a reforçar o desafio para quebrar a segurança do novo RPI Pico 2. Inicialmente, o desafio iria decorrer até Setembro e oferecer uma recompensa de 10 mil dólares para quem conseguisse crackar a área de segurança do chip. Não tendo sido feito, o desafio vai ser prolongado até ao final do ano, com a recompensa a passar para os 20 mil dólares.

Actualmente, pode dizer-se que não há dispositivos "100% seguros", sendo apenas uma questão do tempo, esforço, e dinheiro, que se esteja disposto a gastar para o fazer. Veja-se o caso das recém-crackadas chaves YubiKeys, que podem ser copiadas mas obriga a ter acesso a equipamento que custa mais de 10 mil dólares.


Aqara com certificação Home Assistant

Excelentes notícias para os fãs da Aqara. O fabricante de smart devices para casa juntou-se ao programa Works with Home Assistant, significando que será mais fácil que nunca utilizar os seus produtos no Home Assistant.

Na primeira ronda de produtos certificados, que podem ser usados directamente no Home Assistant sem necessidade de serviços externos, estão:
  • Motion and Light Sensor P2 - Matter over Thread battery-powered motion and lux sensor
  • Door and Window Sensor P2 - Matter over Thread battery-powered cover sensor
  • Smart Lock U200 - Matter over Thread battery-powered lock
A nova fechadura Smart Lock U300, que deverá ser revelada em breve, também deverá ser adicionada assim que for lançada.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O CPU Intel Pentium foi lançado em 1993 como sucessor do Intel 486. Trabalhava a uns velozes 66MHz e era feito num processo de 0.8µm (800nm) - para comparação, os mais recentes chips da Intel podem superar os 5GHz (5000MHz) e chips como o Snadragon 888 e Apple M1 e A14 são feitos usando um processo de 5nm.

Powerbank Charmast 20000mAh com carregador wireless a €29

05-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 20000 mAh da Charmast assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Charmast não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank Charmast 20000 mAh com com PD 22.5W e Qi wireless está disponível por 29.99 euros na Amazon Espanha.

O powerbank suporta vem com três portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 20 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 15 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Mercedes Classe S e EQS vão ser iguais em 2030

05-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Mercedes percebeu que os seus clientes não querem carros com aspecto demasiado futurista só por serem modelos eléctricos, e vai manter o Classe S com o mesmo design, em versão a combustão e eléctrica.

Actualmente, a Mercedes tem o Classe S para quem quer um automóvel com motor a combustão, e o EQS para quem quer um carro do mesmo segmento em versão eléctrica. Uma opção que pode agradar a uns, mas não a todos. Por isso, a Mercedes diz que para 2030 irá optar por ter apenas um único Classe S, com o mesmo design exterior, independentemente do tipo de motorização.

A opção tem sentido, mas pode estar a basear-se numa aposta estratégica arriscada - isto tendo em conta que, apesar dos fabricantes se queixarem da redução da venda de eléctricos, há mercados onde isso está a acontecer a ritmo acelerado, para não falar dos países que vão falando da proibição da venda de veículos a combustão na próxima década.

Outra questão sensível é saber qual será a opção da Mercedes para a plataforma usada por este futuro Classe S, já que usar a mesma estrutura do veículo a combustão para o eléctrico significará que não se irá ter um veículo concebido de raiz para o sistema eléctrico. A Mercedes estava em processo de desenvolvimento da plataforma MB.EA Large, pensada exclusivamente para veículos eléctricos, mas o projecto foi suspenso.

Veremos como as coisas se irão desenrolar durante os próximos anos, mas parece-me uma má estratégia que a Mercedes continue a apostar nos motores a combustão para um novo modelo que irá enfrentar a próxima década de 2030.

reMarkable Paper Pro ganha cor e luz

05-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O novo tablet Paper Pro da reMarkable traz funcionalidades como ecrã E-Ink a cores e iluminação frontal, permitindo ampliar as ambições deste tablet de "papel digital".

A reMarkable tem dado que falar desde o seu primeiro modelo, um tablet que abdica de muitas funcionalidades associadas aos tablets, para se focar exclusivamente no seu uso como alternativa ao papel. Depois do reMarkable 2, temos agora um novo modelo que vem dar resposta aos pedidos dos utilizadores.

O reMarkable Paper Pro vem com um ecrã de 11.8" (tecnologia E Ink Gallery 3) a cores com 2160 x 1620 pixeis, que mantém a capacidade de ser lido sem problemas mesmo sem o sol intenso, mas que também pode ser usado no interior em ambientes escuros, graças a um sistema de iluminação frontal integrado.
O ecrã é capaz de apresentar nove cores distintas, mas podendo criar até 20 mil cores usando a combinação das mesmas. É acompanhado por um stylus que dispensa carregamentos e oferece uma experiência de escrita e desenho mais fluída (tempo de resposta inferior a 20 ms).




O único problema do Paper Pro é que chega com um preço de 649 euros, a que se somam 99 euros pela capa, ou 249 euros pela capa com teclado. Mas a empresa tem confiança que quem o experimentar irá optar por ficar com ele, e oferece um período de 100 dias para se poder experimentá-lo.

Tablet Teclast T50 a €163

05-09-2024 | 12:02 | A Minha Alegre Casinha

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T50.

O Teclast T50 vem equipado com um ecrã IPS de 11" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 20 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 7500 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T50 está disponível por 163 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, controlar a casa, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Sites encerram por causa dos bots AI

05-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os acessos excessivos dos bots AI já estão a levar ao encerramento de alguns sites por causa das contas do tráfego adicional.

São muitos os serviços e sites que se queixam da quantidade de acessos de novos bots AI, que fazem disparar os custos do serviço de alojamento, e que nalguns casos até estão a obrigar ao seu encerramento.

O site bytes.com, um site do estilo do Stack Overflow, dedicado a perguntas e respostas de programadores, é um dos que sofre com isso, dizendo que devido aos custos adicionais provocados pelos bots AI, não teve outro remédio senão encerrar por completo:
"Due to the increasing costs of serving pages and mainly to LLM bots, we had to make the difficult decision to stop serving pages."

Vários amigos e conhecidos que gerem sites também me dizem que têm notado um aumento substancial dos acessos, por conta destes bots AI, sedentos de recolher todos os dados que podem apanhar. O mais absurdo é que, alguns deles, em vez de se limitarem a fazer estes acessos com uma frequência aceitável, bombardeiam os sites com dezenas ou centenas de milhar de pedidos por dia, levando aos tais custos insustentáveis para sites que tenham que pagar pelo tráfego enviado.

Neste momento há empresas AI que se comprometem a seguir as instruções dadas no robots.txt para permitirem ou não permitirem o acesso destes bots, mas há muitas outras que simplesmente ignoram essas instruções. Adicionalmente, há uma grande diferença entre permitir o acesso de bots AI e esperar que isso fosse feito de maneira razoável, e estes tais acessos em quantidade excessiva.

De qualquer forma, se são responsáveis por algum site e com alojamento que paga pelo volume de dados transferidos, é algo a que convém estar atento, para evitar surpresas desagradáveis na conta a pagar no final do mês.

|