PlanetGeek

Pavel Durov - fundador do Telegram - detido em Paris

25-08-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Pavel Durov, fundador do Telegram, foi detido no aeroporto de Paris, acusado de não cumprir as regras de moderação contra conteúdo ilegal na plataforma.

Numa acção completamente inesperada, as autoridades francesas detiveram Pavel Durov assim que aterrou num aeroporto francês. O fundador do Telegram enfrenta acusações graves, incluindo apoio ao terrorismo, fraude, branqueamento de capitais e crimes contra crianças. As acusações resultam da alegada falta de moderação na plataforma, que, segundo as autoridades francesas, transformou o Telegram num refúgio para o crime organizado, devido à sua "encriptação e suporte para criptomoedas".

Durov, que inicialmente fez fortuna ao criar o VKontakte (a versão russa do Facebook), tem sido uma figura controversa desde que foi forçado pelo Kremlin a abandonar a sua empresa pelo Kremlin. Após sair da Rússia, fundou o Telegram, que se tornou extremamente popular na Europa, especialmente como um meio crucial de notícias para russos em busca de informações não censuradas durante a guerra na Ucrânia. A sua detenção causou pânico sobre a possível exposição de segredos se as autoridades ganharem acesso ao Telegram.

Isto porque, ao contrário de outras plataformas, o Telegram não usa habitualmente encriptação End-to-end (E2E) na qual apenas o remetente e destinatário conseguem decifrar a informação; e mesmo nos casos em que se active isso, usa um protocolo proprietário e com falhas. Significando que deverá ser relativamente simples ter acesso a todas as mensagens e conteúdos na plataforma - mesmo que os utilizadores tentem eliminar mensagens e grupos.

Telegram has full access to all of the content of group chats and regular one-to-one chats due to lack of end-to-end encryption. Their opt-in secret chats use homegrown end-to-end encryption with weaknesses. Deleting the content from the app likely won't remove all copies of it.

— GrapheneOS (@GrapheneOS) August 24, 2024

The arrest of @Durov is an assault on the basic human rights of speech and association. I am surprised and deeply saddened that Macron has descended to the level of taking hostages as a means for gaining access to private communications. It lowers not only France, but the world.

— Edward Snowden (@Snowden) August 25, 2024
A detenção de Durov já está a gerar indignação, com alguns a classificá-la como um ataque à liberdade e à privacidade. Vem também reacender todas as discussões sobre o desejo de diversas entidades europeias quererem ter total acesso a todas as comunicações, incluindo as que usem encriptação E2E.

Threads testa publicações temporárias

25-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Threads confirmou que está a testar uma nova funcionalidade que permite fazer publicações que desaparecem automaticamente após 24 horas.

Existem inúmeras plataformas sociais que permitem fazer publicações efémeras que desaparecem ao fim de algum tempo, e o Threads parece estar prestes a juntar-se a esse grupo. Esta funcionalidade poderá atrair utilizadores que não desejem que os seus conteúdos perdurem "eternamente" nas redes sociais, e por agora está a ser testada com um número limitado de utilizadores.

A funcionalidade tinha sido descoberta em Junho, quando foi partilhada uma captura de ecrã de uma publicação temporária. A publicação incluía um cronómetro a indicar quanto tempo restava até ser eliminada. Com indicação para os utilizadores de que tanto a publicação original como todas as respostas desapareceriam no final do período.
Sabendo-se que se torna relativamente frequente para qualquer figura pública ou individualidade poder ser criticada por coisas que tenha publicado ou respondido "há anos" numa qualquer rede social, esta opção torna-se bastante interessante - para não dizer recomendável. Por outro lado, também significa que os utilizadores podem deixar de ter um registo histórico de longa data, a que possam recorrer em caso de necessidade ou para análise futura. De qualquer forma, estamos no campo das opções, pelo que a existência da mesma será sempre positiva, ficando ao critério de cada um dar-lhe uso, ou não.

Tesla reactiva programa de referrals

25-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla voltou a reactivar o programa de "referrals", que dá descontos e benefícios a quem compra e recomenda os seus veículos a outras pessoas.

Desde há muito que a Tesla tinha optado por um programa de referrals como forma de incentivar as vendas e promoção da sua marca, permitindo que quem comprasse um carro usando a referência de alguém já com um Tesla pudesse ter um desconto ou alguns extras (como oferta de alguns carregamentos), e quem tivesse feito a recomendação também recebesse alguns créditos ou benefícios. Infelizmente, ao longo dos anos, e com o volume de vendas a aumentar, a Tesla foi piorando as ofertas e, eventualmente, acabou por acabar com todo o sistema em Abril. Até agora.

A Tesla está a reactivar o programa de referrals, e com condições bastante interessantes, oferecendo um desconto de $1000 para quem compra, e $500 em crédito para quem fez a referência, que poderá utilizar na compra de qualquer produto Tesla, incluindo automóveis.

Earn $500 by giving anyone $1000 off a new Tesla

Can be used toward Supercharging, software upgrades, merchandise, service payments or a new Tesla

https://t.co/LTX9s0oq28

— Tesla North America (@tesla_na) August 24, 2024
Anteriormente, os créditos acumulados apenas podiam ser usado numa lista bastante reduzida de produtos que a Tesla seleccionava. Ficando com os créditos para uso em qualquer produto, a proposta torna-se imensamente mais interessante, pelo que não se admirem se nos próximos tempos começarem a ver YouTubers e influencers a reforçar a promoção dos seus códigos de referência Tesla.

Por agora esta reactivação do programa de referrals apenas foi feita nos EUA (em Portugal ainda indica que foi encerrado em Abril) mas será de esperar que a Tesla o reactive noutras regiões, particularmente naquelas em que começar a sentir maior pressão. Relembre-se que na Europa, pela primeira vez, a BMW vendeu mais eléctricos que a Tesla.

Tesla Semi apanhado na Europa

25-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Foi apanhado um Tesla Semi a ser transportado na Alemanha, que faz surgir questões sobre o seu lançamento na Europa.

O camião eléctrico Tesla Semi é mais um dos projectos da Tesla que tem estado substancialmente atrasado. Apresentado como sendo um passo revolucionário para os transportes, continua a ter produção bastante limitada (estima-se que ainda só existam cerca de 100 em operação, apesar de estar oficialmente em produção de 2022), e agora tendo uma produção em volume prometida para final de 2025.

Ao estilo do Cybertruck, o Tesla Semi na sua forma actual parece não estar apto para circular nas estradas europeias, tendo que ser alvo de modificações para cumprir com a regulamentação deste lado do Atlântico.

pic.twitter.com/Ios6Ys6MFJ

— Esther Rebers (@EstherRebers) August 22, 2024
Ver um Tesla Semi a ser transportado na Alemanha é facilmente explicado, pois a Tesla vai exibir o veículo na próxima IAA Transportation em Hannover. O que gera mais questões é porque motivo a Tesla o irá apresentar na Europa. Imaginando-se que ainda esteja a anos de distância da produção em volume nos EUA, que sentido fará estar a promover o veículo na Europa nesta altura? Uma opção poderia ser a empresa estar a considerar adicionar uma linha de produção do Tesla Semi à Gigafctory na Alemanha. Mas por agora, teremos que aguardar para ver quais serão os planos da Tesla.

Malware NGate copia dados de cartões via NFC

24-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Atacantes estão a tirar partido das capacidades de leitura NFC nos Android para copiarem cartões e outros dispositivos que estejam perto de um smartphone infectado.

Foi descoberto um novo malware para Android chamado NGate, capaz de roubar dinheiro de cartões de pagamento da vítima, ao ler os dados dos cartões contactless via NFC e enviando-os para o atacante. Isto permite que o atacante replique o cartão da vítima, possibilitando pagamentos não autorizados ou levantamentos em caixas automáticas.

O malware NGate tem estado activo desde Novembro de 2023 fazendo parte de uma tendência crescente do uso de web apps (PWAs) e WebAPKs avançadas para roubar credenciais bancárias, particularmente na República Checa. O ataque geralmente começa com as vítimas sendo induzidas a instalar uma PWA ou WebAPK maliciosa através de falsas mensagens de actualização de segurança. Estas apps imitam a aparência de apps bancárias oficiais para roubar credenciais de login. Após este passo inicial de phishing, as vítimas são levadas a instalar o NGate, que utiliza uma ferramenta de código aberto chamada NFCGate para capturar e transmitir dados NFC para o dispositivo do atacante.
Os dados roubados podem então ser utilizados pelo atacante para realizar pagamentos contactless ou levantar dinheiro em ATMs que suportam NFC. Além disso, o malware pode clonar cartões de acesso NFC e tokens, representando outros riscos. Embora a polícia checa já tenha detido um cibercriminoso que utilizava este método em Praga, os ataques têm continuado e poderão espalhar-se a outros países.

Para se proteger contra este malware, os utilizadores de Android são aconselhados a desactivar o NFC quando não estiver em uso, examinar as permissões das apps, e apenas instalar apps de fontes oficiais de confiança. O Google Play Protect, o scanner de malware do Android, já foi actualizado e pode detectar o NGate caso se tente instalá-lo num smartphone com os Google Play Services.

Peças úteis impressas em 3D para LEGO

24-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs de LEGO podem recorrer à impressão 3D para fazerem algumas peças que os auxiliarão nas suas construções.

Quer seja para fazer caixas de arrumação, réguas que facilitam a medição na escala LEGO, suportes para as suas construções, bases e expositores para os minifigs, ou até a (mais polémica) impressão de peças LEGO inexistentes, o mundo da impressão 3D pode dar uma preciosa ajuda.

O vídeo que se segue apresenta uma dezena de sugestões de peças 3D que se podem revelar bastante úteis para os fãs dos LEGO, demonstrando que há espaço para complementar o fascínio e versatilidade da impressão 3D com a modularidade dos blocos LEGO que, de certa forma, acabam por ser os percursores da "impressão 3D" usando blocos pré-fabricados.


Meta cancela óculos VR para fazer frente aos Vision Pro

24-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Meta parece ter repensados a sua estratégia e decidiu cancelar os óculos "La Jolla" que iriam competir com os Vision Pro da Apple, por considerar que teriam um preço demasiado elevado.

A Meta terá cancelado os seus planos para óculos de realidade virtual / aumentada que iram competir com os Vision Pro da Apple. De acordo com informação interna, o projecto foi interrompido após os executivos da Meta, incluindo o CEO Mark Zuckerberg, decidirem que os óculos teriam um preço demasiado elevado para produzir e vender com sucesso.

O dispositivo, com o nome de código "La Jolla", estava em desenvolvimento desde Novembro e esperava-se que incluísse ecrãs micro OLED de ultra-alta-resolução, a mesma tecnologia usada no Vision Pro da Apple. No entanto, o elevado custo desses ecrãs tornou quase impossível para a Meta manter o preço do headset abaixo dos $1,000 que tinha definido como objectivo; objectivo crítico que a empresa considerava essencial para o sucesso do produto.

Apesar deste revés, o headset Quest 4, mais acessível, da Meta continua a ser desenvolvido, com lançamento previsto para 2026. Este dispositivo deverá manter-se com preço próximo dos $500, semelhante ao Quest 3.

Os Vision Pro da Apple não têm tido, até ao momento, qualquer impacto "revolucionário" no sector, o que poderá ser explicado pelo seu preço ultra elevado (mais de 3500 euros). As últimas informações referem que a Apple pode ter desviado recursos do Vision Pro 2 para a criação de uma versão mais económica - que ainda assim poderá ficar com preço acima dos 2 mil euros.

Bug no Android Auto pergunta insistentemente para quem se quer telefonar

24-08-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Um bug no Android Auto que quase pode parecer a promoção de um filme dos Ghostbusters pergunta insistentemente "who do you want to call" aos condutores.

O Android Auto é uma plataforma muito apreciada pelos condutores, permitindo o uso de comandos de voz para fazer chamadas e enviar mensagens. No entanto, nas últimas semanas, um erro tem-se tornado particularmente irritante. O Google Assistant não consegue reconhecer correctamente os pedidos de chamadas ou mensagens, pedindo continuamente aos utilizadores que repitam os comandos, e perguntando para quem querem telefonar.

Inicialmente, o problema parecia limitado a poucos utilizadores, mas tem vindo a alastrar-se, havendo cada vez mais queixas. Relatos nos fóruns de suporte da Google mostram que o problema persiste, com os comandos de voz a falharem. Curiosamente, muitos queixam-se de que a operação falha até quando se selecciona manualmente o contacto para quem telefonar.

Apesar de ser um bug extremamente frustrante que afecta uma funcionalidade básica que contribui para o uso seguro do sistema durante a condução, a Google tem tardado em dar resposta ou a corrigir o problema. Até ao momento apenas houve o reconhecimento do problema por parte de um membro da equipa do Android Auto, no início de Agosto; mas o que é certo é que o bug permanece até mesmo na mais recente versão 12.7 do Android Auto em fase beta. Pelo que tudo indica que os condutores ainda poderão ter que suportar este irritante bug por mais algumas semanas.

Como fazer um projector motorizado que baixa do tecto

24-08-2024 | 12:58 | A Minha Alegre Casinha

Para os fãs do cinema em casa que não queiram ter projectores, ecrãs ou telas à vista, este projecto mostra um sistema totalmente invisível.

Hoje em dia já não é assim tão incomum ter um sistema com tela e projector motorizados, que baixem apenas quando vão ser usados e, no resto do tempo, se mantenham completamente invisíveis, sem prejudicar a decoração de uma sala ou quarto.

Para quem não quiser gastar dinheiro numa solução comercial pré-feita, a alternativa é criar o seu próprio sistema de baixar o projector do tecto, que não só permite ajustar a solução exactamente ao que se pretende, como também permitirá poupar alguns euros.

Neste caso temos um conjunto que com um só botão, automatiza o baixar da tela, baixar o projecto, apagar as luzes e fechar os estores, para uma experiência de cinema mais imersiva - usando módulos Shelly. Um processo demonstrado no seguinte vídeo - no qual poderão querer fazer "mute" (ficam avisados!)


Sendo uma solução feita por medida, podem também adaptá-la para que em vez de um sistema de baixar o projector do tecto, possa fazer o processo inverso, elevando-se de uma qualquer caixa ou peça de mobiliário, se tal se tornar mais conveniente.

Apple deve revelar iPhone 16 a 10 de Setembro

24-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Embora ainda não seja informação oficial, os rumores mais credíveis indicam 10 de Setembro para a dar de apresentação dos iPhone 16, Apple Watch 10, AirPods 4, e outros produtos.

Há muito que se "sabe" que a Apple estaria a planear a apresentação dos iPhones deste ano em Setembro, e agora temos novo rumor que confirma essas suspeitas e avança com uma data mais concreta. A Apple estará a planear um evento para o dia 10 de Setembro onde se espera que apresente a nova gama iPhone 16, juntamente com o Apple Watch 10 e AirPods 4. Espera-se que os convites oficiais sejam enviados já na próxima semana, validando a data indicada.

Após a apresentação no dia 10, espera-se que os iPhones 16 sejam lançados no dia 20 de Setembro. E, mantendo-se a tradição, isto significa que as actualizações de software, como o iOS 18 e o macOS Sequoia, sejam lançadas alguns dias antes para suportar o novo hardware.

Os próximos modelos do iPhone 16 virão equipados com chips A18 melhor preparados para suportar o Apple Intelligence (que de momento só funciona nos iPhone 15 Pro), sendo que as versões Pro e Pro Max terão também ecrãs ligeiramente maiores e um novo Capture Button para facilitar a fotografia. Os modelos standard poderão também contar, pela primeira vez, com o Action Button programável, enquanto a série Pro deverá receber uma câmara ultrawide melhorada de 48 MP.

Além disso, a Apple deverá apresentar o Apple Watch Series 10 com um design mais fino e ecrã maior, um renovado Apple Watch SE e uma versão actualizada do Apple Watch Ultra. Os AirPods 4 supostamente chegarão em duas versões: um modelo standard e uma variante de topo equipada com cancelamento activo de ruído.

As funcionalidades Apple Intelligence deverão ocupar o lugar de destaque na apresentação, mas com as funcionalidades a serem lançadas apenas tardiamente (a começar no iOS 18.1 e de forma faseada), arriscam-se a não ter um impacto significativo de forma imediata - faltando também saber como será a questão dos utilizadores europeus, já que a Apple disse que não disponibilizaria o Apple Intelligence na Europa até se certificar de que não violaria legislação europeia.

Nissan testa tinta "Cool Paint" para arrefecer carros

24-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Nissan está a testar uma tinta automóvel que baixa a temperatura do interior de um veículo durante o Verão e reduz o consumo de energia do sistema de ar condicionado.

Desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, uma empresa especialista em produtos de arrefecimento radiante, a tinta incorpora metamateriais - materiais compósitos sintéticos com estruturas microscópicas - que apresentam propriedades habitualmente não encontradas na natureza.

Em Novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de 12 meses no Terminal Aéreo Internacional de Tóquio em Haneda. Em colaboração com a Japan Airport Terminal, a Radi-Cool Japan e o serviço de aeroporto da All Nippon Airways (ANA), a tinta fria da Nissan foi aplicada a um veículo de serviço Nissan NV100 operado pelos serviços aeroportuários da ANA. Graças à dimensão e abertura da pista, o aeroporto de Haneda proporcionou o ambiente perfeito para realizar uma avaliação real do desempenho da tinta num ambiente exposto a altas temperaturas.

Embora ainda em fase de testes, os resultados até à data têm sido consideráveis. Um veículo, tratado com a "cool paint" estacionado lado a lado com outro não tratado, ao sol, verificou uma redução de até 12 graus Celsius nas temperaturas da superfície exterior e até 5 graus Celsius de arrefecimento no interior, em comparação com um veículo com pintura automóvel tradicional.

O desempenho de arrefecimento da pintura é particularmente notório quando um veículo está estacionado ao sol durante um período de tempo prolongado. Um habitáculo mais fresco não só é mais agradável, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar condicionado para arrefecer o interior até uma temperatura confortável. Isto ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo eléctrico, o consumo da bateria. Em ambos os consumos, verifica-se uma melhoria da eficiência, bem como no conforto dos ocupantes.



O metamaterial incorporado na "cool paint" da Nissan apresenta duas partículas que reagem à luz. Uma partícula reflecte os raios infravermelhos próximos da luz solar normalmente responsáveis pelas vibrações a nível molecular na resina da tinta tradicional para produzir calor. A segunda partícula permite a verdadeira inovação, criando ondas electromagnéticas, que contrariam os raios solares, redireccionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas da "cool paint" reduzem a transferência de calor para as diferentes superfícies como o tejadilho, o capot, as portas e os painéis.

Infelizmente, não foram fornecidos dados quanto à disponibilização desta tinta de forma comercial disponível para os consumidores.

[Pela Estrada Fora]

Como contestar (ou pagar) multas de trânsito

24-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Um condutor que infrinja uma lei do Código da Estrada e seja autuado, tem 15 dias para efectuar o pagamento ou contestação da multa de trânsito, tempo que conta a partir do acto de fiscalização ou notificação através do correio.

Se o condutor concordar com o motivo da multa, pode fazer o pagamento através de cartão multibanco e homebanking ou dirigir-se a uma estação dos CTT ou posto da rede Payshop.

No caso de não concordar com o motivo que levou à multa de trânsito e desejar contestar a decisão, deve preencher o formulário de Pedido de Consulta de Processo ou Envio de Prova Fotográfica ou o formulário de Apresentação de Defesa, disponíveis no site da ANSR e submeter o pedido através de:
  • email (com assinatura digital) para [email protected]
  • uma carta registada com aviso de recepção, para
    Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)
    Parque de Ciências e Tecnologia de Oeiras
    Avenida de Casal de Cabanas, nº 1
    Tagus Park
    2734-507 Barcarena
  • entrega da contestação em mãos na Secção de Contraordenações do Comando Distrital da PSP, no Gabinete de Atendimento ao Cidadão do Comando Distrital ou no destacamento de trânsito da sua área de residência.
O condutor pode, ainda, fazer o depósito do valor da multa de trânsito e apresentar a sua defesa posteriormente. Neste caso, se a resposta à sua contestação for positiva, a ANSR devolverá o dinheiro, mas se fizer o depósito e não apresentar defesa, este passará a ser considerado um pagamento definitivo.

No acto de defesa, o condutor deve fazer a descrição da sua versão dos acontecimentos, reunir testemunhas (máximo de três), indicar o número do auto (canto superior direito da notificação) e identificar-se.

Nota: não existe um prazo limite para receber resposta à contestação. Caso, dois anos depois da contestação, não tiver recebido resposta, o processo prescreve; anda assim, é importante pedir informações sobre o Processo.

[Pela Estrada Fora]

Amazon cancela fotos no Echo Show e mostra publicidade

23-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon está a confirmar que os Echo Show 8 Photos Edition vão deixar de apresentar fotos, passando a apresentar publicidade.

Os clientes com Echo Show Photos Edition estão a ser contactados com más notícias vindas da Amazon. Tal como alguns clientes já tinham começado a notar, os seus Echo Show deixaram de funcionar como molduras digitais para verem fotos a tempo inteiro, começando a apresentar publicidade passado algum tempo.

A medida torna-se incompreensível para os clientes, considerando que se está a falar de um Echo Show que tinha vendido especificamente numa variante mais cara, pela capacidade de poder apresentar fotos (que ridiculamente estava bloqueada nos demais modelos), e ainda por cima exigindo uma subscrição mensal adicional para o poder fazer. Coisa que agora a Amazon unilateralmente decidiu terminar, fazendo com que estes Echo Show 8 Photos Edition deixem de poder fazer a única coisa que tinha levado os seus compradores a optarem por esse modelo em vez dos Echo Show 8 "normais".

Será perfeitamente natural que os clientes se sintam traídos e, estando isto a acontecer nos EUA, possa resultar num mega-processo contra a Amazon - embora seja difícil antever que, mesmo que esse eventual processo resulte numa multa, seja de valor que preocupe a Amazon.

Pesquisar “”:: faz "crashar" iPhones

23-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Foi descoberta nova sequência de texto que pode fazer crashar o interface do iPhone.

Ao longo dos anos têm sido ocasionalmente descobertas sequências de texto, ou imagens, que podem fazer crashar os iPhones em diversos graus. Agora, temos mais uma.

Tentar pesquisar pelos caracteres “”:: na pesquisa do Spotlight ou das apps faz crashar o Sringboard nos dispositivos com iOS 17. Isto não causa um crash total do sistema e reboot do iPhone ou iPad, mas apenas o relançamento do Springboard (o "launcher" da Apple no iOS). Nos sistemas com o futuro iOS 18, isto já não causa o crash e reiniciar, mas apenas uma pequena pausa do interface.

“”::

Ter em conta que este bug pode ser provocado por uma série de diferentes variações, podendo ser activado pela sequência “”: seguida por qualquer outra letra ou símbolo.

Não sendo tão grave quanto o bug de 2015 que podia crashar iPhones através do envio de uma simples mensagem, não deixa de ser curioso (para não dizer entristecedor) que mesmo após décadas de evolução se continuem a assistir a erros básicos de falha de validação de campos de texto que possam ser escritos pelos utilizadores.

Notícias do dia

23-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

iPhone vai poder ter apps alternativas para telefone e mensagens e também permitir apagar a App Store na Europa; Starlink aplica taxa para combater revenda de kits de outras regiões; Galaxy Ring não dá para reparar ou trocar bateria; e BMW supera Tesla pela primeira vez na venda de eléctricos na Europa.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Neuralink mostra avanços no segundo paciente

A Neuralink revelou dados sobre o seu segundo paciente com implante cerebral, dizendo ter resolvido alguns dos problemas que foram detectados na primeira operação, como a da retracção dos eléctrodos que complicaram a obtenção dos sinais cerebrais.

Desta vez, tudo parece ter decorrido como planeado, e já mostraram o paciente a fazer modelação 3D e a jogar Counter Strike 2 usando o cérebro - embora neste caso estando a jogar em combinação com um joystick e não apenas usando unicamente o cérebro (o que teria sido extremamente impressionante, já que implicaria detectar uma série de intenções de movimento simultaneamente (esquerda, direita, frente, trás, olhar cima / baixo / esquerda / direita, disparar, saltar, etc.). Mas, lá se vai avançando nesse sentido.

NEWS: 2nd Neuralink patient Alex plays the first-person shooter game Counter-Strike 2 on his laptop computer using the Link.

Alex playing Counter-Strike 2: https://t.co/M1pikMoGSJ pic.twitter.com/ROQNYgeXao

— ALEX (@ajtourville) August 21, 2024


Tesla paga a humanos para treinar robot Optimus

No futuro poderemos ter preocupações com robots a substituírem humanos em inúmeras funções, mas por agora ainda estamos numa fase em que os humanos podem ganhar dinheiro a ensiná-los.

A Tesla está a pagar $48 à hora por pessoas que aceitem desempenhar uma série de funções usando um sistema de captura de movimentos, para obterem dados para treinar o seu robot humanóide Optimus. A Tesla já mostrou o Optimus a dobrar roupa e a arrumar baterias, e diz ter planos para começar a utilizá-los nas suas fábricas já no próximo ano.


Google Maps simplifica barra inferior em iOS

A Google está a aplicar a mais recente simplificação no interface do Google Maps à versão iOS, reduzindo as secções na barra inferior de cinco para três.

Muitos utilizadores achavam que as cinco secções na barra de navageção eram excessivas e a Google parece achar o mesmo. Agora, os utilizadores passam a ter as secções Explore, You e Contribute; com o You a dar acesso à anterior secção "Go" através das listas gravadas, assim como notificações e mensagens.


Cristiano Ronaldo estreia-se no YouTube com 20 milhões de subscritores no primeiro dia


O nosso bem conhecido Cristiano Ronaldo volta a demonstrar o seu alcance social, estreando-se no YouTube e quebrando recordes. Bastaram 12 horas para o seu canal atingir os 10 milhões de subscritores, e no final do dia já contava com mais de 20 milhões de subscritores. Para comparação, o popular MrBeast demorou 132 dias a atingir os 10 milhões de subscritores.

Neste momento, o canal de CR7 (UR Cristiano Ronaldo - em referência ao inglês "You Are") já vai com mais de 34 milhões de subscritores, e será difícil antecipar que números poderá atingir daqui por algumas semanas e meses.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os primeiros earphones / earbuds Bluetooth de tamanho compacto foram os Onkyo W800BT, lançados em 2015.

Regresso às Aulas na CdkeySales com Office desde €17

23-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Numa altura em que o Windows 11 se prepara finalmente para remover a limitação dos discos FAT32 de 32 GB e passar a suportar até 2 TB, temos nova campanha de regresso às aulas com descontos nos Windows e Office. Adquira já as ferramentas essenciais para regressar à escola e iniciar o ano lectivo com toda a tecnologia que precisa. O Windows 10 e Windows 11 continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, e podemos encontrá-los a preço reduzido da CdkeySales, a par dos inevitáveis Office com o Word, Excel, PowerPoint, One Note, etc. para as diversas funções.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,7 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14, (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,6 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €18 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,5 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,2 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,1 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,7 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,4 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Starlink aplica taxa para combater revenda de kits de outras regiões

23-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX introduziu uma nova taxa de activação que vai aplicar a kits que estejam a ser usados em regiões diferentes daquelas em que foram vendidos.

À medida que vai expandindo o seu serviço global de internet via satélite, a SpaceX vai também tendo que se ajustar aos habituais - e inevitáveis - esquemas que algumas pessoas vão encontrando.

Para evitar a compra de kits Starlink em regiões onde estão disponíveis condições mais vantajosas, a empresa de Elon Musk lança uma taxa "Outside Region Fee" que será aplicada quando se activar um kit Starlink numa região diferente daquela em que foi comprado originalmente.
Isto é facilmente explicado. Em poíses como o Quénia o serviço Starlink estava disponível numa modalidade de $15 por mês pelo terminal, com plano de dados de 50 GB por $10 ou ilimitado por $50.

Por cá, o serviço Starlink está oficialmente disponível com antena motorizada por €249 e mensalidade de €40 por dados ilimitados - uma proposta que se torna bastante atractiva para locais sem cobertura por cabo ou fibra, e onde a rede móvel não seja tão "5G" quanto os nossos operadores gostam de publicitar.

BMW supera Tesla na venda de eléctricos na Europa

23-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Pela primeira vez, a BMW superou a Tesla na venda de eléctricos na Europa - mas o Model Y continua a ser o modelo mais vendido.

Apesar das queixas de alguns fabricantes de que a procura de automóveis eléctricos tem estado a abrandar, temos o marco histórico de, pela primeira vez, a BMW ter vendido mais modelos 100% eléctricos do que a Tesla na Europa. No entanto, é um marco que tem que ser visto em contexto, e que tem particularidades curiosas.

A BMW vendeu 14.869 automóveis eléctricos em Julho de 2024, face aos 14.581 automóveis vendios pela Tesla. Uma vitória à justa por parte da BMW, que tem registado boas vendas dos seus iX1 e i4, face a uma queda dos Model Y e Model 3 da Tesla. Ainda assim, o modelo eléctrico mais vendido continua a ser o Model Y da Tesla, por grande margem, seguido do Volvo EX30, VW ID.4, e com o Model 3 a ficar na quarta posição, seguido pelo Skoda Enyaq. A BMW só surge a seguir, com o iX1 e i4.
Olhando-se para as vendas desde o início do ano o panorama é bastante mais favorável à Tesla, que lidera com mais de 178 mil unidades vendidas, com a BMW a ficar-se por menos de 98 mil veículos.
Veremos se a Tesla se sente ameaçada ao ponto de acelerar o lançamento da versão remodela do Model Y, que tem estado em desenvolvimento e que alguns rumores indicavam que poderia ser lançada ainda este ano, mas que Elon Musk assegurou que não aconteceria até ao próximo ano. Mas considerando que o Model Y continua a ser modelo mais vendido com margem bastante confortável, não me parece haver (ainda) motivos para que a Tesla se sinta pressionada a fazê-lo.

iPhone vai poder ter apps alternativas para telefone e mensagens

23-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Por conta das exigências do DMA europeu, os utilizadores de iPhones vão poder escolher apps alternativas para telefone, mensagens e mais.

A mais recente vaga de alterações (forçadas) do iOS da Apple na Europa revela algumas particularidades interessantes, incluindo algumas coisas curiosas e inesperadas.

O sistema vai passar a ter uma nova secção dedicada à gestão das apps default, e lá podemos ver que haverá possibilidade de definir apps alternativas para uma série de funcionalidades genéricas do iPhone, incluindo:
  • app de telefone
  • apps de mensagens
  • tradução
  • navegação
  • identificação de números telefónicos indesejados
  • gestão de passwords
  • teclado
Algumas destas categorias, como os teclados, a par de coisas como o browser e email, e em breve app store e sistema de pagamentos contactless, já estavam disponíveis. Mas alterar a app de telefone e mensagens era algo que nunca tinha sido possível até à data (pelo menos, não sem se fazer jailbreak do iPhone).

Se eventualmente a Apple permitir seleccionar um "launcher" alternativo que tome conta do interface que é apresentado, ficamos com um iOS praticamente idêntico ao que se pode fazer num Android.

Galaxy Ring não dá para reparar

23-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O iFixit desmontou um anel Galaxy Ring, comprovando que não é um produto que dá para reparar ou trocar a bateria.

O Galaxy Ring marcou a entrada da Samsung no sector dos smart rings, e não há dúvida de que há interessados em fazer o tracking da actividade e medições de valores corporais a partir de um anel. No entanto, este torna-se mais um dos produtos que acaba por ter prazo de vida limitado, pois será inevitável que a sua bateria se degrade ao ponto de nem durar um dia, e nada se podendo fazer para lhe dar uma nova vida.

O iFixit mostra-nos o Galaxy Ring por dentro, e apesar de ser uma pequena maravilha da tecnologia que consegue miniaturizar todas as suas funcionalidades, e ainda incluir um sistema de carregamento wireless, mostra também que não foi feito para ser mexido nem reparado.
Curiosamente, há alguns detalhes curiosos, como o facto da bobina para o carregamento wireless usar uma ficha de encaixe em vez de estar soldada - que poderia facilitar um processo de reparação. No entanto, todo o interior está selado e não há forma de abrir o anel sem o danificar, o que faz com que isso seja inconsequente (terá sido talvez apenas por motivos de facilitar a montagem durante a produção).

É certo que o Galaxy Ring não é primeiro ou único produto no mercado que vem com data de validade marcada por causa da bateria não substituível. Os earphones Bluetooth são outro dos exemplos mais comuns e numerosos, e que se arriscam a necessitar de carregamentos frequentes após dois ou mais anos de usto. No entanto, os earphones BT normalmente têm preços bastante mais reduzidos e que se podem aceitar (apesar do factor "lixo electrónico") como sendo descartáveis. No caso de um anel inteligente de 450 euros, isso passa a ser algo bem diferente, e convém que fique bem esclarecido quantos anos a sua bateria se irá aguentar.

Talvez pudesse ter sido uma boa oportunidade para a Samsung arriscar num super-condensador em vez de bateria, que permitiria carregamentos instantâneos e sem degradação - mas infelizmente a sua densidade energética é uma fracção das baterias de lítio (cerca de 10Wh/l vs 650 Wh/l).

|