PlanetGeek

Disco externo Seagate de 8TB a €188

23-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é mais importante que nunca garantir que os nossos dados estão a salvo - e mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de até 8TB a preço bastante acessível.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate de 8TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos (desde que não tenham abusado nas gravações Ultra HD 4K), sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud.

Este disco externo Seagate de 8TB está actualmente disponível por 149.76 euros.

É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que virem todos os vossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares, que facilmente podem pedir muitas mais centenas, ou até milhares de euros, pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que muitas vezes nem sequer há hipóteses de recuperação possível, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para voltar a ter coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

23-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Novos monitores gaming QD OLED Philips Evnia 8000

O mercado OLED está prestes a receber um impulso estimulante com o lançamento dos novos monitores da série 8000: os Philips Evnia 27M2N8500 e 32M2N8900. O Philips Evnia 27M2N8500 chegará ao mercado de gaming com especificações técnicas poderosas no seu arsenal. Equipado com um ecrã QD OLED de 27 polegadas e resolução QHD de 2560 x 1440, este monitor proporcionará uma experiência de imagem de alta qualidade. E com uma velocidade de até 360 frames por segundo, este monitor pode manter qualquer jogador a par da ação. Já o Philips Evnia 32M2N8900 está equipado com um ecrã QD OLED de 31,5 polegadas acompanhado de uma resolução de 3840 x 2160 (4K), ideal para jogos que exigem fidelidade visual.

Algumas das características comuns de ambos os modelos são o ecrã QD OLED e a qualificação DisplayHDR TrueBlack 400. Apenas com estes dois recursos, estes monitores são capazes de produzir cores brilhantes e pretos profundos com uma taxa de contraste infinita. Além disso, o Philips Evnia 27M2N8500 exibe um ecrã de 10 bits para produzir imagens de alta qualidade com gradientes suaves; enquanto o Philips Evnia 32M2N8900 oferece uma resolução UltraClear 4K UHD e tecnologia Ultra-Wide-Color que pode oferecer alto desempenho com um espectro mais amplo de cores. Portanto, criar uma experiência onde os jogadores podem esperar imagens suaves e coloridas que se adaptam a qualquer tipo de velocidade e estilo de jogo. Além das belas imagens, estes monitores também possuem algumas especificações poderosas quando se trata de velocidade: com uma taxa de atualização de 360 Hz, o Philips Evnia 27M2N8500 pode fornecer uma experiência nítida e suave, permitindo assim que os jogadores vejam os alvos com mais rapidez e clareza. Por outro lado, o Philips Evnia 32M2N8900 oferece 240 Hz ultrarrápidos para uma experiência de jogo perfeita. Ao combinar esta rápida taxa de atualização com as especificações visuais destes dois monitores, os jogadores podem esperar uma precisão de cores vibrantes com nitidez absoluta, mesmo nas velocidades mais altas. Somando-se aos recursos rápidos dos dois monitores está o Smart Crosshair, que calibra automaticamente a cor da mira para ser oposta ao fundo do jogo e, portanto, tornando mais fácil localizar e atingir alvos.
Uma novidade do Philips Evnia 27M2N8500 é o software Dynamic Lighting. Ao adicionar este novo recurso, os utilizadores do Windows 11 podem sincronizar toda a iluminação RGB nos seus monitores e acessórios conectados, criando assim um ecossistema colorido que é idêntico em todos os dispositivos. Quando se trata de conectividade, o Philips Evnia 32M2N8900 está equipado com uma porta USB-C exclusiva. Esta conexão não só prova ser um recurso versátil, mas também possui capacidade de fornecimento de energia de até 65 W, o que permite aos jogadores carregarem os seus dispositivos externos. Com o Philips Evnia 27M2N8500 e 32M2N8900, um dos recursos mais envolventes e personalizáveis é a iluminação Ambiglow: ela é equipada com iluminação RGB que pode direcionar as cores para acompanhar o conteúdo de som e vídeo para refletir a experiência do utilizador. Além disso, considerando o conforto, o suporte ajustável em altura do monitor inclina-se, gira e ajusta-se ergonomicamente para atender às necessidades do jogador, e o modo low blue e os recursos sem cintilação visam aliviar os possíveis efeitos adversos causados pelas emissões de luz azul.

Os Philips Evnia 27M2N8500 e 32M2N8900 são a opção ideal para os jogadores que necessitam de velocidade e de imagens nítidas. O monitor Philips Evnia 27M2N8500 estará disponível para compra a partir do final de Setembro com um PVP recomendado pelo fabricante de 749 euros e o monitor Philips Evnia 32M2N8900 estará disponível para compra a partir do início de Outubro com um PVP recomendado pelo fabricante de 1199 euros.


QNAP lança QTS 5.2

A QNAP lançou oficialmente o sistema operativo para NAS QTS 5.2.

Um dos destaques desta versão é a estreia do novo Centro de Segurança, que monitoriza as atividades dos ficheiros para combater as ameaças de ransomware. Para além disso, a segurança de sistema foi melhorada com suporte para unidades de auto-encriptação (SED) TCG-Ruby. Foram também implementadas inúmeras otimizações para simplificar operações, configuração e processos de gestão, elevando significativamente a experiência geral de utilizador. "Agradecemos imenso o inestimável feedback fornecido pelos nossos dedicados utilizadores da versão beta do QTS 5.2, que foi fundamental para dar os últimos retoques nesta versão oficial," disse Tim Lin, Gestor de Produto da QNAP, acrescentando: "a QNAP continua empenhada em garantir que as nossas soluções de gestão e armazenamento de dados se mantêm atualizadas, oferecendo soluções de armazenamento NAS fiáveis que satisfazem as elevadas expetativas dos utilizadores de hoje." Principais novas funcionalidades do QTS 5.2:
  • Defesa contra ransomware com o novo Centro de Segurança: Esta funcionalidade monitoriza ativamente as atividades dos ficheiros para proteger preventivamente a segurança dos dados. Ao detetar comportamento suspeito de ficheiros, o sistema implementa rapidamente medidas de proteção (como backup ou bloqueio) para reduzir os riscos e evitar a perda de dados devido a ameaças de ransomware, ataques ou erros humanos.
  • Tecnologia de aceleração Kernel Mode SMB Daemon: O QTS 5.2 suporta o Kernel Mode SMB Daemon, otimizando o desempenho da transmissão SMB do NAS. Esta melhoria é particularmente notável numa arquitetura de armazenamento totalmente flash.
  • Suporte para SED com a especificação TCG-Ruby: O TCG Ruby fornece especificações para NVMe e outras tecnologias de armazenamento modernas, alinhando-se com as necessidades atuais das empresas e centros de dados e facilitando a conformidade com os regulamentos (como GDPR, HIPAA e HITECH). A SED encripta dados para toda a unidade através do seu processador de encriptação integrado, adicionando uma camada extra de proteção para a segurança da informação.
  • Backup/restauro de definições de sistema NAS com maior flexibilidade: Os utilizadores podem agora fazer o backup das definições do sistema NAS com informação detalhada do conteúdo do backup, incluindo definições do sistema, rede e permissão. Ao restaurar as definições do sistema NAS, os utilizadores podem escolher itens específicos para restaurar, tais como definições de permissão ou configurações de rede, proporcionando uma maior conveniência.
  • Lista de apps instaladas para substituição conveniente de dispositivos: Os utilizadores podem carregar uma lista de aplicações instaladas no NAS para a myQNAPcloud. Isto permite instalar rapidamente as mesmas aplicações em novos ou múltiplos dispositivos NAS, poupando tempo na substituição de dispositivos e tarefas de gestão.
  • Arranque/encerramento mais rápido do NAS: QTS 5.2 melhora a velocidade de arranque e encerramento em até 30%.
  • Login mais conveniente no domínio AD: Após adicionar o NAS QNAP ao serviço de domínio, os utilizadores do domínio podem aceder ao NAS utilizando o seu nome de utilizador e palavra-passe do domínio. Agora os utilizadores podem iniciar sessão rapidamente introduzindo simplesmente o nome de utilizador do domínio, sem a necessidade de introduzir o nome de domínio AD.
  • Backup de sistema total em PCs/servidores Windows PC: Ao instalar o utilitário NetBak PC Agent em sistemas Windows, os utilizadores podem eficientemente fazer o backup de todo o sistema, discos, pastas e ficheiros para o NAS QNAP e restaurar sempre que necessário. Podem também beneficiar da deduplicação global e da tecnologia exclusiva de backup incremental sintético para tempos de backup e restauração significativamente reduzidos.


Saiba mais sobre o QTS 5.2 em https://www.qnap.com/go/qts/5.2.0


ASUS ExpertBook B9 OLED em Portugal

A ASUS anunciou a disponibilidade da nova versão do ExpertBook B9 OLED, um portátil empresarial que define a sua classe, meticulosamente fabricado a partir de uma liga de magnésio-lítio premium com o objetivo de ultrapassar os limites da leveza para uma portabilidade e durabilidade máximas - elevando-o ao estatuto de portátil empresarial OLED de 14 polegadas mais leve do mundo, com um peso de apenas 990g.

Com um design amigo do ambiente, um ecrã OLED 16:10 brilhante, uma câmara alimentada por IA e cancelamento de ruído para experiências de conferência nítidas e focadas, o mais recente processador Intel Core 7 (Série 1) com plataforma Intel vPro, uma multiplicidade de funcionalidades de segurança de nível empresarial e uma novíssima tecla Copilot para uma exploração de IA sem fim, o ExpertBook B9 OLED é o parceiro perfeito para executivos e empresários em viagem. Eleva as credenciais ecológicas e o nível de profissionalismo e estabelece uma nova referência para os computadores portáteis de negócios de elite. O ExpertBook B9 OLED é também apoiado pelo ASUS Carbon Partner Services, que fornece entrega de ponta a ponta, qualidade garantida, opções de compensação de carbono flexíveis e precisas que geram um impacto real e positivo. O ASUS ExpertBook B9 OLED combina leveza de 990g, durabilidade e qualidade de construção, redefinindo o que se espera de um portátil empresarial da nova geração. Desenvolvido para executivos em constante mobilidade, oferece a solução ideal para quem está sempre em movimento, pronto para alta performance. Este portátil de 14 polegadas é um dos mais leves do mundo, fabricado em liga de magnésio-lítio, o metal mais leve do planeta, garantindo uma estrutura ultraleve e resistente. Apesar da sua leveza, o ExpertBook B9 OLED é incrivelmente robusto, superando 28 testes da norma militar MIL-STD-810H dos EUA e rigorosos procedimentos de durabilidade da ASUS. Além disso, promete desempenho excecional e conectividade, com até 11 horas de autonomia, o que permite produtividade para todo o dia preocupações.

O ASUS ExpertBook B9 OLED destaca-se pela sua elegância, robustez, sustentabilidade e segurança, ideal para ambientes de trabalho modernos e preparado para o futuro da IA. Equipado com processador Intel Core 7 Series 1 e até 64 GB de memória LPDDR5x, assegura desempenho fiável, essencial para executivos atuais. A tecla Copilot permite acesso ao assistente AI do Windows, facilitando a produtividade. O ExpertBook B9 OLED inclui funções de conferência com AI, microfone com redução de ruído vocal, cancelamento de ruído AI e câmara AI para experiências áudio visuais de qualidade superior. O ecrã OLED oferece cores intensas, com tecnologia de proteção ocular e uma relação ecrã-corpo de 90%, além de uma proporção de 16:10 para mais espaço de trabalho. Com Windows 11 Pro e um sistema de arrefecimento avançado, o ExpertBook B9 OLED garante eficiência com baixo consumo de energia e ruído, mantendo a produtividade sem distrações. O ASUS ExpertBook B9 OLED foi concebido com a sustentabilidade em mente. Utiliza uma técnica patenteada chamada Thixomolding que aumenta a rigidez e melhora a eficiência energética, reduzindo em 29% o desperdício de material e encurtando até 75% o tempo de produção. Além disso, é utilizado até 70% de metal reciclado pós-industrial, maximizando a eficiência energética e reduzindo o seu impacto ambiental. A embalagem também reflete a preocupação ecológica ao usar papel com certificação FSC proveniente de misturas de materiais de florestas certificadas e materiais reciclados. Partes da embalagem são reutilizáveis, como a caixa de acessórios, que se transforma num suporte para o portátil. Com o compromisso na utilização de materiais amigos do ambiente e o aumento da eficiência energética, entre outros fatores, o B9 alcançou o estatuto EPEAT Gold e excede os padrões ENERGY STAR, consumindo 43,13% menos energia do que os requisitos de certificação. É ainda apoiado pelo programa ASUS Carbon Partner Services, que oferece opções flexíveis para compensar a pegada de carbono durante o ciclo de vida do produto, através de créditos de carbono de qualidade verificados por organizações reputadas.

O ASUS ExpertBook B9 OLED adapta-se à realidade empresarial atual e está equipado com segurança robusta para proteger dados confidenciais. Com suporte à plataforma Intel vPro, oferece proteção avançada e facilita a gestão de TI, além de incluir segurança integrada contra ameaças e proteção de dados. A vPro permite ainda gestão remota e virtualização, o que reduz custos de administração e reforça a segurança dos dados. Também apresenta segurança biométrica de topo, com sensor de impressão digital e câmara IR com tecnologia de bloqueio adaptativo. Uma proteção adicional contra malware é fornecida através do chip TPM 2.0 opcional. Como extras de segurança e privacidade, o B9 tem uma tampa física para a câmara web, que garante privacidade imediata. O perfil ultrafino do ASUS ExpertBook B9 OLED não compromete a conectividade, com uma ampla variedade de portas. Possui portas Thunderbolt 4 Type-C com suporte a USB Power Delivery 3.0, uma porta USB 3.2 Type-A e HDMI 2.1, permitindo a conexão de até três monitores externos 4K. Também conta com uma ficha de áudio combo de 3,5 mm, garantindo comunicação eficientemente ou relaxar com entretenimento pós-trabalho com os seus acessórios de áudio favoritos.

O ASUS ExpertBook B9 OLED já está disponível e pode ser configurado à medida de cada negócio ou empresa.


Auriculares Bowers & Wilkins Pi6 e Pi8

A conceituada marca de áudio Bowers & Wilkins apresenta dois novos auriculares True Wireless de qualidade superior, os Pi6 e Pi8, desenvolvidos pelas mesmas equipas de design e engenharia responsáveis pelos auscultadores Px7 S2e e Px8 da marca, líderes na categoria. Com um design industrial totalmente novo e uma engenharia mecânica, eletrónica e acústica completamente revista, os Pi6 e Pi8 são, sem dúvida, os auriculares mais confortáveis, mais completos e com melhor som que a marca alguma vez produziu. Utilizando a tecnologia de transmissão sem fios da Qualcomm e equipados com cancelamento de ruído ativo de última geração, tanto o Pi6 como o Pi8 incluem todas as principais caraterísticas e tecnologias procuradas pelo consumidor exigente de hoje. Para a Bowers & Wilkins, o objetivo é claro: proporcionar o mesmo sucesso que a marca já alcançou com os seus auscultadores topo de gama.

O emblemático Pi8 atinge os níveis de desempenho mais, com os seus novíssimos transdutores de 12 mm, os quais incluem a tecnologia proprietária Carbon Cone, utilizada nos multipremiados auscultadores Px8. Para garantir os melhores resultados possíveis desta tecnologia, o Pi8 adiciona suporte para aptX Adaptive a 24-bit/96kHz e aptX Lossless, o atual estado da arte em tecnologia de transmissão de áudio sem fios. Esta plataforma excecional é suportada por um DSP, DAC e amplificação dedicados da ADI, garantindo a máxima resolução e precisão possíveis, independentemente do que estiver a ouvir. Construído na mesma plataforma que o seu irmão Pi8, o novo Pi6 foi concebido para oferecer conforto, caraterísticas e desempenho excecionais a um preço mais acessível. Na verdade, a sua qualidade de som é comparável à do Pi7 S2, o modelo de topo da anterior gama de auriculares da Bowers & Wilkins. Para tal, o Pi6 utiliza um chipset Qualcomm avançado para proporcionar uma estabilidade sem fios melhorada e uma conetividade fiável. A mais recente especificação Bluetooth 5.4 assegura o suporte multiponto para dois dispositivos, enquanto a transmissão sem fios aptX Adaptive a 24-bit/96kHz está incluída para uma qualidade de som excecional a partir de fontes sem fios compatíveis. O Pi6 utiliza transdutores de biocelulose de 12 mm totalmente novos, derivadas dos cones utilizados nos premiados auscultadores sobre o ouvido Px7 S2e, garantindo áudio de alta resolução num formato mais pequeno e mais fácil de transportar.

Tanto o Pi6 como o Pi8 foram cuidadosamente desenvolvidos para apresentarem um design elegante, materiais de primeira qualidade e um toque duradouro e de alta qualidade, incluindo proteção com classificação IP54 para os auriculares. Todos os aspetos do design dos novos Pi6 e Pi8 foram concebidos com um objetivo. A forma geral de ambos os modelos foi inspirada por um extenso projeto de investigação da Bowers & Wilkins sobre a variação da forma do ouvido humano, tanto em termos de género como de etnia. A equipa de design industrial da Bowers & Wilkins utilizou os resultados deste estudo para criar uma forma de auricular totalmente nova que proporciona um conforto e ajuste excecionais, para além de um cancelamento de ruído extraordinário para o maior número possível de ouvintes. O Pi6 e o Pi8 também beneficiam de melhorias abrangentes na configuração e na experiência do utilizador. O emparelhamento Bluetooth multiponto utiliza antenas atualizadas e oferece uma conetividade mais simples dos dispositivos de áudio aos auriculares; por exemplo, os utilizadores podem agora emparelhar rapidamente um segundo dispositivo aos seus Pi6s ou Pi8s sem ser necessário retirar os auriculares dos ouvidos. O suporte Made for iPhone (MFI) assegura uma integração perfeita com dispositivos iOS e uma integração sem esforço na aplicação Bowers & Wilkins Music – e o suporte Google Fast Pair (GFP) seguir-se-á pouco depois do lançamento. Uma vez configurados, os utilizadores dos Pi8 podem também aceder à função Advanced EQ de cinco bandas da Bowers & Wilkins, ajustável pelo utilizador, para ajustar o som dos auriculares ao seu gosto pessoal. Para os ouvintes que preferem o True Sound da Bowers & Wilkins, esta função pode ser facilmente ignorada com o toque de um botão. Entretanto, no caso do Pi6, estão incluídos controlos de tonalidade de graves e agudos.

Estas melhorias na configuração e na facilidade de utilização são acompanhadas por revisões significativas na interface do utilizador. A parte superior de cada auricular representa uma grande superfície tátil capacitiva com sensores mais avançados que melhoram a capacidade de resposta e a fiabilidade das interações baseadas no toque. O novo design industrial também reposiciona todas as antenas e microfones no interior do auricular para evitar a possibilidade de bloqueio acidental de sinais áudio ou sem fios, enquanto um novo sensor por infravermelhos proporciona uma deteção de proximidade mais fiável e reativa. Juntamente com o extenso trabalho de design colocado no formato dos novos auriculares Pi6 e Pi8, ambos os modelos também beneficiam de uma reformulação abrangente dos estojos de carregamento que os acompanham, que foram remodelados para os tornar mais finos e mais fáceis de colocar no bolso – e, ao mesmo tempo, com um aspeto e toque mais premium. Para além disso, a Smartcase fornecida com o Pi8 mantém o suporte para carregamento sem fios e para a sua inovadora tecnologia Wireless Audio Retransmission. Introduzida pela primeira vez no mercado com o Pi7, esta tecnologia permite aos ouvintes retransmitir áudio para os seus auriculares sem fios a partir de fontes analógicas ou digitais ligadas, tais como sistemas de entretenimento a bordo, computadores domésticos ou mesmo a última geração de iPhones com USB-C. A Smartcase do Pi8 pode retransmitir em aptX Adaptive com uma qualidade até 24 bits/96 kHz, o que representa uma atualização de desempenho valiosa em relação ao anterior Pi7 S2.

Tanto o Pi6 como o Pi8 possuem microfones cuidadosamente posicionados, concebidos para rejeitar ruídos externos indesejados durante as chamadas de voz. O Pi6 foi concebido com base na mesma plataforma de rejeição de ruído utilizada no Pi7 S2, enquanto o Pi8 adota a tecnologia encontrada nos auscultadores over-ear Px8. A isto junta-se um novo cancelamento de ruído, incluindo um algoritmo patenteado, desenvolvido pela Bowers & Wilkins, para proporcionar os melhores resultados possíveis no Pi8. A intenção do design é consistente com a abordagem desenvolvida pela Bowers & Wilkins para os seus auscultadores over-ear Px7 S2 e Px8: cancelar o máximo de ruído indesejado possível sem afetar a musicalidade do desempenho. Tanto o Pi6 como o Pi8 oferecem maior autonomia do que os seus antecessores. O Pi6 pode proporcionar até 8 horas de audição a partir dos auriculares antes de ser necessário um carregamento; e o estojo de carregamento suporta até 16 horas de utilização adicional, o que corresponde a 24 horas no total. O Pi8, com o seu DSP/DAC atualizado, oferece 6,5 horas de qualidade de som excecional a partir dos auriculares e mais 13,5 horas a partir da Smartcase, para 20 horas de utilização total. Tal como anteriormente, todos estes valores assumem o cancelamento de ruído ligado e ambos os modelos podem ser recarregados rapidamente – apenas 15 minutos de carga fornecem energia suficiente para mais duas horas de utilização.

O Pi6 e o Pi8 estão disponíveis na gama mais extensa de acabamentos já oferecida pela Bowers & Wilkins, refletindo o recente sucesso que a marca teve ao expandir a sua paleta de cores dos modelos de auscultadores e auriculares. O Pi6 será oferecido em Storm Grey, Cloud Grey, Forest Green e Glacier Blue, enquanto o Pi8 é oferecido em Anthracite Black, Dove White, Jade Green e Midnight Blue. O novo Pi8 estará disponível a partir do final de Agosto em revendedores selecionados, a um preço de 399 euros. O novo Pi6 estará disponível a partir do início de Setembro em revendedores selecionados, por um preço de 249 euros.


Galaxy S25 Ultra vai ter ecrã com margens reduzidas

23-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung vai reduzir a margem em redor do Galaxy S25 Ultra, permitindo ter um ecrã com área útil maior sem penalizar as dimensões exteriores do smartphone.

O apetite dos consumidores pelos smartphones com ecrãs grandes parece não ter fim à vista, e estamos agora num ponto em que temos smartphones com ecrãs que noutros tempos seriam considerados mini-tablets.

Para o Galaxy S25 Ultra, a Samsung vai usar um ecrã de 6.86", mas com margens 30% mais reduzidas, passando de 3.35 mm para 2.3 mm. Comparativamente com o S24 Ultra, com ecrã de ecrã de 6.79", isto não só permite aumentar o tamanho do ecrã, como também reduzir a sua largura de 79 mm para 77.6 mm.
Sei por experiência própria o quanto a diferença de uns poucos milímetros pode fazer, em que me deparei com uma situação de um smartphone que podia usar "confortavelmente" com uma mão, mas em que bastava colocar uma capa de protecção que lhe adicionava mais alguns milímetros para se tornar "desconfortável" (em termos de deixar de ter confiança de que o poderia usar com segurança com uma mão) - e que me fez passar das capas mais grossas para as capas mais finas, que não dão grande protecção a nível de quedas mas nos livram das preocupações de onde pousar o smartphone a nível de evitar riscos).

No caso do S25 Ultra, tal como o S24 Ultra, são smartphones que já de si são grandes e isso poderá não ser tão significativo, no entanto, qualquer redução nas dimensões exteriores será sempre bem vinda, nem que seja por esse mesmo facto de permitir aplicar-lhe uma capa de protecção sem penalizar ainda mais o conforto de utilização pelos utilizadores.

QNAP reforça protecção contra ransomware

22-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A mais recente versão QTS 5.2 da QNAP vem com protecções reforçadas contra ataques de ransomware.

A QNAP lançou um novo Security Center na mais recente actualização do sistema operativo QTS para os seus NAS. Esta nova funcionalidade foca-se no reforço da proteção contra ransomware, monitorizando actividade suspeita em ficheiros, com o objectivo de proteger os dados armazenados nos dispositivos NAS.

O Security Center no QTS 5.2 permite detectar e bloquear potenciais ameaças de ransomware através da monitorização de operações nos ficheiros. Quando é identificada uma actividade suspeita, existe a opção de alterar os volumes de armazenamento para modo de leitura, impedindo modificações não autorizadas. Adicionalmente, o sistema pode criar snapshots dos volumes, permitindo a fácil recuperação dos dados. Funcionalidades que, tendo em conta a frequência dos ataques de ransomware, começam a tornar-se cada vez mais essenciais, ao ponto de começarem a ser vistos como protecções standard que deveriam estar presentes em todos os NAS.
Os dispositivos NAS são alvos preferenciais para hackers e cibercriminosos, já que se tornam em pontos centrais para armazenar dados. Campanhas de ransomware como os ataques DeadBolt, Checkmate e eCh0raix, exploraram vulnerabilidades para encriptar dispositivos NAS, sendo que continua a ser recomendado que se seja extremamente cauteloso quanto às permissões de acesso aos mesmos. Um das regras de ouro é não permitir o acesso ao NAS directamente a partir da internet, mas apenas a partir dos dispositivos da rede local que tenham absoluta necessidade de lhe aceder. Fazer backups regulares que sejam mantidos completamente desligados da rede é outra das opções fortemente recomendadas para os dados mais críticos.

iOS 18 com escolha de browser, apps default, e eliminação de apps do sistema

22-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple continua a ter que fazer alterações ao iOS por exigência da UE, com o iOS 18 a fazer alterações a nível de escolha de browser, apps default, e eliminação de apps do sistema.

Embora o iOS já permitisse seleccionar browsers alternativos como default (onde alternativos é relativo, uma vez que todos são forçados a usar o mesmo motor webkit do sistema), com o iOS 18 a Apple vê-se forçada a fazer mais algumas alterações, apresentando informação adicional no ecrã de escolha do browser, e também sendo obrigada a disponibilizar informação estatística sobre os browsers seleccionados, que até agora eram uma total incógnita só disponível para a Apple. A Apple também passa a usar regras mais transparentes quanto à inclusão dos browsers na lista, que basicamente consiste em incluir até os 11 browsers mais descarregados nos últimos 12 meses em cada região.

O iOS 18 e iPadOS 18 também passam a ter uma nova secção Default Apps nos Settings, que facilitará a gestão de selecção de apps seleccionadas para diferentes operações, como teclados, apps de mensagens, app de telefone, tradução, navegação, apps de identificação de números telefónicos, e gestão de passwords.
Por fim, os utilizadores na UE também terão possibilidade de eliminar apps do sistema como o Messages, Photos, Camera, Safari, e também a própria App Store. Resta saber se isto se refere a uma verdadeira eliminação ou simplesmente a esconder os icons do ecrã dos iPhones e iPads.

Relembre-se que isto são tudo coisas que a Apple é obrigada a fazer devido às exigências do DMA da UE, não sendo qualquer cedência voluntária por parte da Apple a nível de beneficar os consumidores. Algo que de resto se nota pela sua continuada interpretação criativa das regras de abertura para as app stores alternativas, em que continuam a necessitar da aprovação da Apple para poderem chegar aos iPhones e iPads, e a pagarem comissões por instalação e pelos pagamentos.

Notícias do dia

22-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Microsoft faz regressar Recall em Outubro para ronda final de testes; Xiaomi SU7 Ultra terá mini-teste para desbloquear potência total; Gmail ganha refinamento de escrita via Gemini; Chrome simplifica acesso às passwords e favoritos via conta Google sem sincronização do browser; e Procreate assume posição contra AI Generativa.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Apple reorganiza App Store para acomodar app stores alternativas

Parecendo ter reconhecido o inevitável, a Apple está a reorganizar a sua divisão App Store, divindo-a num grupo que se manterá dedicada à App Store e outro que se dedicará às app stores alternativass como as que foi forçada a permitir na Europa - com outros países a quererem seguir o exemplo.

Isto ainda parece dar como certo as intenções de continuar a controlar (e cobrar comissões) sobre as app stores alternativas. Já que, de outra forma, se fossem lojas completamente alternativas e independentes, não necessitariam de qualquer divisão do lado da Apple. Empresas com a Epic e Spotify continuam a disputar a legalidade dessas comissões e controlo da Apple sobre as lojas alternativas (onde até as apps gratuitas têm que pagar comissão anual à Apple) e veremos como é que tudo isto irá acabar.


Instagram testa músicas nos perfis

Replicando uma funcionalidade pré-histórica do Myspace, o Instagram está a testar a possibilidade de se associar uma música a um perfil, que os visitantes poderão ouvir ou suspender quando visitam a página.

Por agora a funcionalidade está a ser testada na página da artista Sabrina Carpenter, que aproveita a oportunidade para lançar uma das suas novas canções que só poderá ser ouvida por este meio até ao lançamento oficial do seu novo álbum.

Felizmente, estas músicas nos perfis do Instagram não terão autoplay e só começarão a ser ouvidas se os visitantes expressamente iniciarem a sua reprodução.


Xbox Adaptive Joystick para jogadores com mobilidade reduzida

A Microsoft tem feito grande esforço em permitir que utilizadores com mobilidade reduzida possam desfrutar dos videojogos, e agora lança um novo Xbox Adaptive Joystick. Este controlador tem um thumbstick com vários adaptadores para mais fácil movimentação, quatro botões de acção, e dois botões adicionais para bumper e disparo. O controlador tem cabo e dispensa baterias e recarregamentos, e permite jogar sem que sejam necessárias duas mãos a segurar num gamepad tradicional - podendo também ser fixado em diversos tipos de suporte, em função da necessidades de cada jogador.

Vai ficar disponível no início de 2025 com um preço de $29.99.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O USB foi criado em 1996, na altura suportando apenas velocidades de 1.5 Mbit/s (Low Speed) e 12 Mbit/s (Full Speed). O mais recente USB4 suporta velocidades de até 40 Gbit/s.

SSD externo Samsung T7 1TB a €114

22-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Se procuram uma forma fácil e rápida de transferir uma generosa quantidade de dados em formato compacto, vão gostar de saber que o SSD externo T7 da Samsung está agora disponível a um preço bastante interessante.

O Samsung T7 é um disco SSD externo compacto com ficha USB Type-C e que pode atingir velocidades de 1050 MB/s. Está disponível em versões de 500 GB a 2 TB, mas hoje o modelo em destaque é a versão de 1 TB; sendo um complemento perfeito para quem procura maior robustez do que permitida pelas comuns pens USB, mesmo no caso de utilização intensiva (como utilização do SSD para instalar um sistema operativo).
Ests Samsung T7 1 TB está disponível por 114 euros na Amazon Espanha (também há uma versão de 2 TB para quem quiser maior capacidade).

Na caixa encontramos cabos USB Type-C para Type-C e Type-C para Type-A, pelo que não será necessário comprar nenhum cabo adicional para lhe dar uso, qualquer que seja a porta USB que se tenha disponível. E como vantagem adicional, podemos usá-lo directamente com um smartphone com USB-C, o que também se pode revelar bastante prático para efectuar backups de fotos e vídeos quando se está longe de uma rede WiFi e não se queira gastar uns gigabytes de internet móvel.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tecnologia para enfrentar as noites quentes de verão

22-08-2024 | 14:32 | Apps do Android


Conheçam algumas sugestões propostas pela Xiaomi, para que as noites de verão possam ser passadas com mais conforto.


Este verão, com a tecnologia inteligente e inovadora da Xiaomi, vai conseguir dormir melhor, mesmo nas noites mais quentes. Com um design desenvolvido a pensar no seu conforto, estes quatro dispositivos garantem noites mais frescas, um ambiente mais saudável em sua casa e uma monitorização constante do seu sono.

Ventoinha Mi Smart Standing Fan 2 EU

Com a Mi Smart Standing Fan 2 EU, desfrute de uma brisa suave e natural que refresca qualquer divisão da sua casa. Esta ventoinha oferece 100 modos de velocidade diferentes, permitindo-lhe ajustar a intensidade do ar conforme necessário. Com uma rotação ultra-ampla de 140° e pás duplas que geram um fluxo de ar tridimensional, garante uma ventilação eficiente e silenciosa, com níveis de ruído tão baixos quanto 30,2 dB(A). A altura ajustável e o motor DC de alta eficiência, que consome menos energia, fazem deste dispositivo a escolha perfeita para manter a casa fresca e confortável durante a noite.

Humidificador Xiaomi Smart Humidifier 2 Lite EU

Para garantir que o ar em sua casa é fresco e saudável, o Humidificador Xiaomi Smart Humidifier 2 Lite EU apresenta tecnologia avançada de esterilização UV-C e uma capacidade de 4 litros que permite uma humidificação contínua até 30 horas. Com uma taxa de libertação de névoa de 300 mL/h, este humidificador assegura uma hidratação perfeita para a pele e o ambiente. A saída de névoa rotativa a 360° permite uma humidificação uniforme em qualquer direção, enquanto o motor de baixo ruído, com apenas 38 dB(A), garante noites tranquilas e sem perturbações.

Purificador Xiaomi Air Purifier 4 Compact

Compacto e altamente eficaz, o Xiaomi Air Purifier 4 Compact é a solução ideal para garantir que o ar da sua casa é puro e saudável. Equipado com um sistema de filtragem 3 em 1, este purificador elimina 99,97% das partículas nocivas, incluindo poeiras e alergénios, melhorando significativamente a qualidade do ar. Controlado facilmente através da aplicação Mi Home, oferece ainda um modo de suspensão ultra-silencioso, com apenas 20 dB, garantindo noites tranquilas. Com um consumo energético eficiente de 0,7 kWh por 24 horas, é uma escolha sustentável para o uso diário.

Xiaomi Smart Band 8 Pro

A Xiaomi Smart Band 8 Pro é o aliado perfeito para monitorizar o seu sono e a sua saúde. Com um ecrã AMOLED de 1,74 polegadas, esta pulseira inteligente oferece mais de 150 modos desportivos e monitorização contínua da frequência cardíaca, ajudando a otimizar a sua rotina de sono. O design elegante e personalizável com mais de 200 mostradores, permite-lhe adaptar a pulseira ao seu estilo. Além disso, a Smart Band 8 Pro tem uma bateria que dura até 14 dias, garantindo uma monitorização contínua sem a necessidade de recargas frequentes

Com estas soluções inovadoras, a Xiaomi assegura que o seu verão será mais fresco, saudável e tranquilo, proporcionando-lhe o descanso que merece.

Disponibilidade e Preços

Os produtos Xiaomi estão disponíveis na Xiaomi Store e nos pontos de venda habituais com os seguintes PVPs:

·       Mi Smart Standing Fan 2 EU: 99,99€;

·       Xiaomi Smart Humidifier 2 Lite EU: 49,99€;

·       Xiaomi Air Purifier 4 Compact: 109,99€ (preço promocional);

                ·       Xiaomi Smart Band 8 Pro: 69,99€. 

Como suspender alarmes no iPhone quando se está fora de casa

22-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Utilizando as versáteis automações via Shortcuts, podemos fazer com que certos alarmes só toquem quando se está em casa.

O Shortcuts é uma das mais versáteis ferramentas disponíveis no iOS, permitindo criar atalhos e automações, ao estilo das coisas que se podem fazer com o Tasker possibilita emo Android. Neste caso, vamos ver como pode ser usado para algo simples mas prático: fazer com que alguns alarmes só toquem quando se está em casa (podendo facilmente ser adaptado para criar alarmes que so toquem quando se está fora de casa).

1. Criar os alarmes

O primeiro passo consiste em criar e dar nomes aos alarmes, no caso de ainda não estar feito. Podem ser coisas como lembretes para regrar plantas, dar comida a animais de estimação, etc.

2. Criar atalhos para activar e desactivar alarmes

De seguida precisamos criar dois atalhos: um para desligar os alarmes quando sai de casa e outro para os voltar a ligar quando se regressa. Para isso vamos à app Shortcuts, criar novo atalho (dar um nome como "chegar a casa" e "sair de casa"). De seguida adicionamos a acção pretendida, procurar por Relógio e selecione a opção "Alternar Alarme" tendo o cuidado de escolher a opção respectiva de ligar / desligar o alarme, aplicado a todos os alarmes que se deseja controlar. Como passo final, guardar o atalho, e repetir o processo para o atalho de sair de casa e os desligar.

3, Automatizar os atalhos

A parte final consiste em executar estes atalhos de forma automática. Para isso vamos à secção de automação da app Shortcuts, e vamos associar os respectivos atalhos à função de geolocalização de chegar ou sair de um determinado local. Toque no botão "+" no canto superior direito e escolha a opção "Chegar". Introduza o endereço de casa como localização e também o "Executar Imediatamente" para que não seja pedida uma confirmação a cada execução, e escolhendo-se o atalho "Chegar a Casa" como acção pretendida. Repetir o processo para a opção "sair" de um local, actuando o atalho "Sair de Casa".

Assim, não teremos que lidar com alarmes a tocar desnecessariamente quando se está fora de casa, sem necessidade de os ligar ou desligar manualmente, que invariavelmente resulta em alarmes que ficavam desligados permanentemente por esquecimento.


Gmail ganha refinamento de escrita via Gemini

22-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google expandiu as ferramentas de assistência de escrita do Gemini no Gmail, com nova opção de "refinar" o email.

O Gmail conta com a assistência AI de escrita do Gemini com o "Help me write" que pode acelerar consideravelmente a escrita de emails. Até agora o sistema já disponibilizava diversas opções, como resumir conteúdos, elaborar, ou converter o email para um tom mais formal (Shorten, Elaborate, Formalize). Agora, a esses junta-se uma nova opção de refinar o conteúdo do email (Polish), que promete transformar qualquer conteúdo com um amontoado de informação em algo mais apresentável e adequado para ser enviado por email.
Estas opções podem ser extremamente valiosas para acelerar a escrita de emails, mas o grande inconveniente é que continuam a só estar disponíveis para os utilizadores que pagam pelo serviço Google One AI Premium ou Gemini add-on for Workspace.

Poderia ser conveniente que, pelo menos numa fase inicial, a Google facilitasse o acesso a estas ferramentas, para que todos pudessem ver se / como podem ser utéis, e posteriomente aplicar patamares de uso, ou limitação de acesso a algumas delas apenas para a modalidade paga (por exemplo, podia deixar o modo de resumir acessível gratuitamente, mas o elaborar, formalizar, etc. apenas para os subscritores do serviço AI pago. Senão, terá que ter consciência de que só estão a incentivar que os utilizadores recorram ao ChatGPT ou outros serviços AI para fazerem esse serviço, e potencialmente até se tornem clientes pagos desses serviços concorrentes.

iOS 18 expande Iluminação Adaptativa para lâmpadas inteligentes Matter

22-08-2024 | 12:25 | A Minha Alegre Casinha

A nova versão do iOS 18 da Apple vai expandir a funcionalidade de Iluminação Adaptativa (Adaptive Lighting) para lâmpadas inteligentes compatíveis com o padrão Matter.

Até agora, a Iluminação Adaptativa da Apple, que ajusta automaticamente a tonalidade de cor das lâmpadas ao longo do dia, só estava disponível em dispositivos compatíveis com HomeKit. Com o iOS 18, esta funcionalidade ficará acessível também em lâmpadas inteligentes que suportam o Matter.

O Matter é o protocolo para casas inteligentes, desenvolvido por empresas como a Apple, Google e Amazon, que visa criar um ecossistema unificado e independente da plataforma para dispositivos inteligentes. Embora a Iluminação Adaptativa continue a ser uma exclusividade do Apple Home e não faça parte do padrão Matter, esta actualização poderá contribuir para que se torne mais comum e possa, eventualmente, ser adoptado como standard no Matter (actualmente há diversos fabricantes que disponibilizam funcionalidade idêntica, mas sempre de forma proprietária para a sua própria marca e produtos).
A inclusão da Iluminação Adaptativa para lâmpadas compatíveis com Matter foi descoberta na versão beta mais recente do iOS 18, nas definições da app Home. A Nanoleaf já confirmou que será um dos parceiros iniciais no lançamento da Iluminação Adaptativa em dispositivos Matter, sendo esperado que outras marcas, como a Philips Hue, também o façam em breve.

Além da expansão da Iluminação Adaptativa, o iOS 18 inclui outras melhorias para casas inteligentes, como controlos de acesso para convidados, suporte para aspiradores robóticos como o iRobot Roomba e desbloqueio mãos-livres para portas inteligentes.

Microsoft faz regressar Recall em Outubro

22-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do fiasco da apresentação e lançamento do Recall, a Microsoft prepara-se para fazer regressar a funcionalidade em Outubro.

A Microsoft anunciou que a funcionalidade Recall AI só irá ficar disponível para os Windows Insiders em Outubro. Inicialmente planeada para ser lançada em Junho com os PCs Copilot Plus, a funcionalidade enfrentou atrasos devido a preocupações de segurança e privacidade.

O Recall AI, que faz capturas de ecrã de forma continuada para criar um registo de tudo o que faz no PC, tinha sido prometido para os Windows Insiders "nas próximas semanas" após o adiamento a meio de Junho. No entanto, essas semanas tornaram-se em meses, que Pavan Davuluri, responsável pelo Windows e Surface na Microsoft, diz terem sido necessários para garantir uma experiência segura e confiável antes de ser lançada.
A funcionalidade Recall AI, integrada no Windows 11, efectua capturas de ecrã de forma automática, permitindo que o utilizador posteriormente possa pesquisar, rever, e recuperar trabalhos anteriores através de uma timeline. Apesar das garantias da Microsoft de que a funcionalidade é segura, local e privada, investigadores detectaram falhas cruciais, como a base de dados não estar encriptada, permitindo que malware facilmente pudesse obter um registo completo da actividade dos utilizadores. Outra das críticas era a desta funcionalidade ser activada automaticamente sem opção fácil de a desligar durante o processo de instalação. Coisas que a MS acabou por corrigir.

Veremos como irá correr este relançamento do Recall, sendo esperado que o seu lançamento oficial para todos os utilizadores de forma global só deva acontecer em 2025.

Threads ganha cross-posting do Facebook e Instagram

22-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta volta a promover o uso do Threads, facilitando a publicação automática do Facebook e Instagram para o rival do X.

A Meta lançou nova funcionalidade que permite aos utilizadores fazerem cross-posting de conteúdo do Instagram e Facebook directamente para o Threads, a sua plataforma social que compete com o X (anteriormente conhecido como Twitter).

Esta funcionalidade de cross-posting faz parte da estratégia da Meta de integrar as suas aplicações, facilitando a partilha de conteúdos entre plataformas. Capacidades semelhantes de cross-posting entre o Instagram e o Facebook já existem há anos, e agora a Meta expande essa mesma capacidade ao Threads. Esta medida irá também ajudar ao crescimento do Threads, que recentemente ultrapassou os 200 milhões de utilizadores activos.
Para utilizar o cross-posting do Instagram para o Threads, os utilizadores podem usar o botão de partilha para o Threads quando publicam uma imagem no Instagram. As legendas dos posts no Instagram transformam-se automaticamente no texto da publicação no Threads, com as hashtags a converterem-se em texto simples. Os utilizadores podem escolher activar o cross-posting para publicações individuais ou configurá-lo para partilhar automaticamente todas as publicações. O cross-posting do Threads para o Facebook segue um processo semelhante. Os utilizadores podem também activar a opção ao redigir um post no Threads, permitindo que publicações de texto e links sejam partilhadas directamente no Facebook.

Esta funcionalidade está disponível em dispositivos Android e iOS em todos os países onde o Threads está disponível. Embora o cross-posting simplifique a gestão de conteúdos, os utilizadores deverão ter em consideração se todos os conteúdos publicados numa plataforma são adequados às demais, tendo em conta o diferente público alvo de cada uma e as diferenças de formatação na apresentação.

Powerbank Veger 30000 mAh a €26.99

22-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 26.99 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

YouTube lança chatbot para assistir na recuperação de canais

22-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para lidar com os casos de roubo de canais, o YouTube lançou um chatbot que assiste na recuperação das contas.

Um dos maiores problemas de YouTubers que são alvo de roubo dos seus canais é a extrema dificuldade de conseguirem contactar alguma pessoa real no YouTube que ajude a resolver o problema. Não sendo uma pessoa real, o YouTube passa a disponibilizar um assistente AI para essa tarefa. Descrito pela Google como uma "ferramenta de resolução de problemas" o chatbot está acessível através do Centro de Ajuda do YouTube e orienta os criadores afectados no processo de proteger os seus logins do Google e reverter alterações indesejadas feitas nos seus canais.

Actualmente, o assistente AI apenas está disponível em inglês e limitado a um grupo restrito de criadores. No entanto, a Google diz que irá expandir o acesso a todos os utilizadores do YouTube no futuro. A ferramenta funciona através de perguntas específicas para ajudar os utilizadores a navegar no processo de recuperação, mas na verdade limita-se a ser apenas uma nova forma do sistema habitual de suporte técnico.
Embora se compreende a enorme dificuldade de oferecer suporte humano real numa plataforma desta dimensão, esta ferramenta em nada vem resolver o pedido dos criadores que se vêem nesta ingrata situação, de poderem apelar a uma pessoa real que os ajude a recuperarem os seus canais.

Xiaomi SU7 Ultra terá mini-teste para desbloquear potência total

22-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O CEO da Xiaomi diz que marca pretende levar o SU7 ao resto do mundo, e que o poderoso SU7 Ultra fará um mini-teste aos condutores para desbloquear a potência total.

Lei Jun, CEO da Xiaomi, ainda não avançou com nenhuma data concreta para a chegada do SU7 na Europa e resto do mundo - actualmente só está disponível na China - mas refere que isso não está esquecido, já que as ambições da Xiaomi são a de se tornar num dos principais fabricantes de automóveis nos próximos 20 anos. O facto de também ter apresentado o SU7 em França, durante os Jogos Olímpicos de Paris, é considerado por alguns como sendo um sinal de que a expansão do SU7 à Europa poderá acontecer já em 2025.

Quando interrogado pela sustentabilidade desta expansão da Xiaomi ao ramo automóvel, o CEO diz que a empresa está bem consciente de que isso representa um investimento astronómico (mais de $10B) mas que nesta fase está interessada em conquistar o maior número de clientes com uma política de preços concorrenciais, acreditando que no futuro isso lhe dará volume suficiente para obter o lucro necessário.
Um pormenor curioso que foi revelado quanto ao SU7 Ultra na sua versão de estrada, é que devido à sua enorme potência de mais de 1500 cv, o carro será entregue aos compradores no modo "iniciante" com potência limitada. Os condutores terão que passar um mini-exame apresentado pelo carro para poderem desbloquear a potência total; um método curioso e inédito. Já vimos carros de alta potência terem chaves diferenciadas para o modo de potência reduzida e potência total, mas não penso que alguma vez tenha existido algum que apresentasse um teste ao condutor.

Veremos se existe um "cheat code" que permita ultrapassar o teste, ao estilo do Konami code.

Procreate assume posição contra AI Generativa

21-08-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Numa posição que se visa destacar dos demais - mas que corre o risco de complicar o seu futuro - a app Procreate diz que nunca irá adoptar ferramentas AI generativas.

A Procreate, a popular app de ilustração para iPad, tomou uma posição contra a integração de AI generativa nos seus produtos, conquistando o apreço de artistas digitais. Num vídeo publicado nas redes sociais, o CEO James Cuda expressou as suas preocupações sobre o impacto da AI na indústria criativa, dizendo que não gosta do que se está a passar neste sector. Uma posição que espelha a da maioria dos artistas, que têm visto os seus trabalhos serem usados para treinar modelos AI sem qualquer permissão ou compensação. Segundo o CEO, o trabalho criativo deverá manter-se exclusivamente a cargo dos humanos, sem interferência de AIs.

We’re never going there. Creativity is made, not generated.
You can read more at https://t.co/9Fgh460KVu#procreate #noaiart pic.twitter.com/AnLVPgWzl3

— Procreate (@Procreate) August 18, 2024
É certo que esta posição faz referência expressa à AI generativa, de criação de conteúdos, o que permite que a sua app continue a usar ferramentas AI de outras categorias (como selecção de elementos, etc.) No entanto, arrisca-se a ser uma promessa que pode acabar por ser difícil de cumprir a longo prazo, quando cada vez mais apps concorrentes forem lançando mais e mais funcionalidades AI, que se tornem apreciadas por utilizadores (e criadores).

No melhor caso, tudo isto poderá ser esquecido ou passar rapidamente com um pedido de desculpas de que o panorama global se alterou. No pior caso, a app Procreate deixará de ter qualquer relevância e já não restará ninguém que se preocupe com o que tenha ou deixa de ter.

Chrome simplifica acesso às passwords e favoritos via conta Google

21-08-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Aceder a passwords e favoritos no Chrome deixará de necessitar do modo de sincronização, bastando o login na conta Google.

A Google vai facilitar o acesso às suas palavras-passe, marcadores e endereços guardados no Chrome, para tal bastando que se inicie sessão na conta Google no browser. Esta alteração elimina a necessidade de activar a sincronização do Chrome, que até agora era necessária, e replica a funcionalidade já lançada no iOS para o Chrome em Android e desktops.

Depois de iniciar sessão, os utilizadores terão uma experiência de navegação mais personalizada, incluindo a capacidade de enviar separadores entre dispositivos e usar as passwords guardadas de forma integrada. No entanto, a Google refere que iniciar sessão no Chrome é opcional, e os utilizadores que preferirem não associar os seus dados de navegação à conta Google podem optar por não iniciar sessão. Além disso, guardar o histórico de navegação e separadores abertos na conta Google exigirá consentimento adicional.
A medida vem facilitar a vida aos utilizadores que usam o Chrome em múltiplas plataformas e dispositivos, e que podiam nem ter conhecimento de que isto era possível (através da sincronização). Por outro lado, não se pode deixar de considerar que esta medida poderá servir para combater o uso de serviços concorrentes, como gestores de passwords. Afinal, se o Chrome já guardar e preencher as passwords, muitos nem sentirão necessidade de procurar alternativa. Por outro lado, o Chrome ainda tem uma grande problema pela frente, já que se prepara para bloquear o uso de adblockers, que poderá tornar-se na "gota de água" para que alguns utilizadores se mudem para browsers alternativos.

Notícias do dia

21-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

WhatsApp testa usernames com código PIN anti-spam; GPT-4o ganha fine tuning para respostas personalizadas; Pixel Watch 3 não pode ser reparado; Waymo revela 6ª geração de veículos autónomos; Google encerra programa de recompensas por falhas de segurança em apps Android; e actualização do Windows pode impedir dual boot com Linux.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

OpenAI faz acordo com Condé Nast

Com o segredo para a criação dos melhores modelos AI a ser o acesso à maior quantidade de informação, a OpenAI soma mais uma valiosa biblioteca de artigos, fazendo um acordo com a Condé Nast, obtendo acesso a publicações como a Wired, New Yorker, Vogue, Vanity Fair, Bon Appetit, e outras.

Anteriormente a OpenAI já tinha conseguido o acesso aos conteúdos de outros sites e editores, como The Atlantic, Axel Springer, Vox Media, e que certamente será posto em uso para criar o seu SearchGPT e expandir as capacidades do ChatGPT e demais modelos AI que vai desenvolvendo.


Sonos não pode voltar à app antiga

A Sonos tem passado por um muito infeliz episódio de transição da app antiga para a app nova, com a nova app a ser um desastre completo e a impedir o uso devido das colunas há meses. A situação tem sido tão má que o CEO avançou com a ideia de que a empresa poderia relançar a app antiga para acalmar os clientes. Mas, tal como se suspeitava, não há solução fácil.

O CEO da Sonos já veio acabar com as expectativas dos clientes, dizendo que afinal não é possível relançar a app antiga, por esta já não estar preparada para lidar com as alterações que já foram sendo feitas na sua plataforma. Como tal, resta aos clientes Sonos continuarem a sofrer... e repensarem se terá sido boa estratégia apostarem em colunas inteligentes ao invés de colunas "burras".


Monitor Samsung Odyssey 3D permite ver 3D sem óculos

Apesar do total falhanço do 3D nos televisores, a Samsung continua a achar que existe mercado para o 3D no sector do gaming, e está a demonstrar o seu novo monitor Odyssey 3D na Gamescom 2024.

O monitor ficará disponível em versões de 27" e 27", com painéis 4K QLED de 165 Hz. O 3D usa um sistema lenticular para dispensar a necessidade de óculos, combinada com uma câmara que faz o tracking da posição dos olhos do utilizador para ajustar a perspectiva em conformidade. Apesar da Samsung não ter revelado o preço, espera-se que seja "tridimensionalmente" superior ao de monitores equivalentes sem 3D.


Jogos da Gamescom 2024


Está a decorrer a Gamescom 2024 na Alemanha, e no primeiro dia foram muitos os trailers de jogos que irão chegar ao longo das próximas semanas e meses, incluindo título como: Indiana Jones and the Great Circle, Call of Duty Black Ops 6 , Borderlands 4, Dying Light The Beast, e muitos, muitos outros, como se pode ver no vídeo que se segue.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Durante a "corrida à Lua" foram construídos 15 foguetes Saturn V, dos quais 13 foram lançados para o espaço. O foguete era tão poderoso que uma das principais preocupações era garantir que o mesmo não explodiria na plataforma de lançamento, já que seria uma explosão com força equivalente a uma pequena bomba nuclear. Por isso mesmo, o sistema garantia que os motores permaneceriam em funcionamento durante um mínimo de 30 segundos após o lançamento. Se tivesse que explodir, esperava-se que só o fizesse quanto já estivesse longe.

Cabo (2x) USB-C INIU 240W a €7

21-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser garantir que o cabo USB-C que utiliza não está a limitar o carregamento rápido, deverá garantir que usa um cabo que permita esses carregamentos, como é o caso destes cabos INIU de 240 W.

O USB-C chegou com a promessa da universalidade a todos os níveis, mas a realidade tem sido bem diferente. O resultado tem sido um verdadeiro campo minado em que temos carregadores e cabos que, embora sejam USB-C, não cumprem com as normas e especificações oficiais. Sem entrar na área dos carregadores, hoje podemos resolver a questão dos cabos, com estes INIU 240 W a tratar do assunto para quem desejar garantir carregamentos rápidos.
Estes dois cabos USB-C INIU 240 W com 2 m estão disponíveis por apenas 7 euros na Amazon Espanha - activar cupão de 10% de desconto.

Estes cabos são compatíveis com os sistemas PD 3.0, QC4.0, Huawei FCP e outros, e suportam carregamentos de até 240 W - no caso de se usar carregadores e equipamentos adequados. O seu revestimento entrançado evita que o cabo fique num emaranhado, e promete ter resistência a dobragens mais apertadas, como muitas vezes acabam por se inevitáveis em função da posição dos carregadores ou do smartphone a carregar. Conta ainda com um prático indicador luminoso na própria ficha, que assim facilita o despiste de se saber se realmente está a chegar energia ao ponto pretendido.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|