PlanetGeek

Microsoft Teams ganha conversas em threads e reações com múltiplos emojis

09-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Vai passar a ser mais fácil gerir conversas mais complexas no Teams, com a possibilidade manter conversas organizadas em threads.

A Microsoft começou a testar uma das funcionalidades mais pedidas no Teams: as conversas com threads. A novidade já está disponível em versão pública de pré-visualização, acompanhada por melhorias nas reacções com emojis e alguns ajustes na interface do utilizador.

As threads no Teams funcionam dentro das secções de canais, mas de forma ligeiramente diferente de outras plataformas - como o Slack. Os utilizadores podem acompanhar apenas as conversas que lhes interessam e, quando houver uma actualização importante, esta pode ser destacada na conversa principal para que todos se mantenham informados sem terem de percorrer todas as respostas.
A Microsoft também lançou nova vista dedicada às threads seguidas, onde os utilizadores podem ver rapidamente os tópicos mais relevantes e deixar de seguir aqueles que considerem demasiado ruidosos. Por padrão, apenas serão seguidas as threads em que o utilizador participou, foi mencionado, ou optou por seguir manualmente.

Além das threads, o Teams passa a permitir reacções com múltiplos emojis por mensagem, algo que muitos utilizadores já pediam há algum tempo. Também foram feitas melhorias nos comandos de barra, como a capacidade de pesquisar GIFs directamente com o comando /gif.

iPhone 17 Air mostra design ultrafino

09-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Um vídeo de um modelo não funcional mostra como será supostamente o futuro iPhone 17 Air ultra-fino.

O iPhone 17 Air será o próximo membro da família iPhone, e que voltará a apostar na espessura reduzida como factor diferenciador. Este modelo deverá ser lançado em Setembro, juntamente com os restantes membros da linha iPhone 17: o modelo base, o Pro e o Pro Max.

Segundo os rumores, o iPhone 17 Air terá entre 5.5 mm e 5.65 mm de espessura, o que o tornará um dos telefones mais finos de sempre. Deverá ter também apenas 145 gramas de peso. No entanto, há compromissos: a bateria deverá ter apenas 2.800 mAh, e utilizará apenas uma câmara traseira. Tirando isso, o iPhone 17 Air deverá trazer especificações de topo. Espera-se que tenha 12 GB de RAM, um ecrã de 120 Hz e, curiosamente, poderá ser o único da nova geração a manter elementos em titânio na estrutura - os modelos Pro e Pro Max, segundo os últimos relatos, deverão regressar ao alumínio.

iPhone 17 Air Black looks so good pic.twitter.com/ovOTNUKEg6

— Majin Bu (@MajinBuOfficial) July 8, 2025
O elemento que me parece mais idiota é que, para um modelo "fino", a Apple vai adoptar uma parte saliente a toda a largura na parte traseira, da qual teremos parte ainda mais saliente para a objectiva da câmara. Para fazer uma parte saliente, no mínimo esperar-se-ia que isso pudesse absorver a altura da objectiva de modo a mater essa parte "plana". Assim, ficamos com um iPhone com traseira de três patamares: a parte "fina" do corpo, a parte alta do ressalto, e a parte ainda mais alta da câmara.

Depois do falhanço dos modelos "mini" que a Apple manteve mas que não conquistaram interesse suficiente do mercado para manter a sua produção, veremos se existe mercado para um modelo ultra-fino que sacrifica a bateria e câmaras (e deverá ter preço a par dos modelos de topos). Uma vez mais, isto parece-me ser apenas uma forma da Apple estudar processos de fabrico finos para futuramente aplicar no iPhone dobrável.

Microsoft acelera Edge na apresentação de sites

08-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Microsoft Edge promete começar a apresentar os sites em menos de 300 ms.

A Microsoft anunciou uma melhoria significativa na velocidade do Edge, tornando-o mais rápido a mostrar os primeiros elementos de uma página. Segundo a empresa, o browser agora consegue apresentar texto, imagens ou partes da interface em menos de 300 milissegundos, graças a melhorias no tempo de First Contentful Paint (FCP), um indicador de rapidez criado originalmente pela Google.

Embora o FCP não represente o tempo total de carregamento de um site, a Microsoft destaca que este avanço tem um impacto directo na percepção de fluidez e velocidade, começando a mostrar elementos visíveis de forma imediata.


Estes avanços seguem-se a outras melhorias de desempenho anunciadas anteriormente, como a abertura mais rápida de separadores privados, downloads e histórico. Agora, funcionalidades como as definições, ecrã dividido e leitura em voz alta também foram optimizadas para serem mais rápidas e fluidas. A empresa continua a investir na migração da interface do Edge para a arquitetura WebUI 2.0, que reduz o tamanho do código e a quantidade de JavaScript necessário no arranque.

Apesar de o Edge ter uma quota de mercado global inferior a 5%, estas melhorias podem ajudar a atrair novos utilizadores, especialmente num cenário onde concorrentes como a Google e possíveis novos navegadores baseados em AI começam a ganhar destaque. A Microsoft promete continuar a melhorar o desempenho em áreas como a pré-visualização de impressão e gestão de extensões, nos próximos meses.

Bluesky melhora notificações

08-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Bluesky está a ficar mais útil, com sistema de notificações com opções de personalização ao gosto de cada utilizador.

A rede social Bluesky, concorrente direta do X (antigo Twitter), acaba de lançar um conjunto de melhorias no seu sistema de notificações, tornando-o mais flexível e adaptado a diferentes preferências dos utilizadores.

A principal novidade é a possibilidade de receber alertas apenas de contas específicas. Agora, é possível activar notificações para quando um determinado perfil publicar algo novo; basta visitar a página do utilizador e tocar no ícone do sino, tal como já acontece noutras plataformas.
Além disso, os utilizadores passam a poder escolher receber notificações apenas quando certas contas respondem às suas publicações. Há também novos controlos individuais para seguidores, gostos, respostas, menções, citações e partilhas, que podem ser definidos para contas seguidas, todos os utilizadores, ou desligados por completo. A funcionalidade anterior de "notificações prioritárias" foi removida, mas é possível replicar o seu comportamento configurando manualmente os alertas para responder apenas a interações vindas de pessoas seguidas.

Ao contrário do Threads da Meta, que começa a aproximar-se do número de utilizadores activos do X, o Bluesky continua a manter-se bastante distante, com 34 milhões de utilizadores. No entanto, tem continuado a manter um crescimento sustentado, e as melhorias que vão sendo implementadas poderão contribuir para que esse número continue a crescer.

Cadeira ergonómica Kerdom a €168

08-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Mais necessário do que nunca para quem passou a ficar em casa a tempo inteiro - ou simplesmente decidiu melhorar as suas condições durante o tempo que passa a trabalhar ou a jogar no computador - temos esta cadeira ergonómica de escritório Kerdom.

É habitual ver as pessoas que planeiam o seu próximo computador escolherem todo e cada componente da sua máquina com enorme cuidado; mas muita vezes esquecem-se dos componentes "extra-computador", que podem ser ainda mais importantes. A cadeira é uma dos elementos críticos que muitas vezes é descurado, mas felizmente vão surgindo propostas interessantes a preços bastante aceitáveis - tendo em conta que é algo que será usado durante longas horas, durante dias, meses e anos, e que contribui directamente para o conforto imediato do utilizador e para a sua saúde a longo prazo.
Esta cadeira Kerdom está disponível por 168 euros com envio da Amazon Espanha.

Vem com todos os ajustes esperados para uma cadeira reclinável e conta com ajuste de altura pneumático. Está disponível também em versão "F", ligeiramente mais cara, com rodas mais adequadas para pavimentos de madeira de modo a não deixar marcas no chão.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla forçada a devolver dinheiro do FSD a cliente

08-07-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA, um cliente da Tesla conseguiu obrigar a empresa a devolver o dinheiro pago pelo FSD, por não fazer o que tinha sido prometido.

A Tesla foi obrigada a reembolsar um cliente pelo pacote Full Self-Driving (FSD) depois de um processo concluir que a empresa não cumpriu o prometido. Desde 2016, a marca afirma que todos os seus veículos possuem o hardware necessário para condução autónoma total, mas quase uma década depois, essa promessa continua por cumprir apesar das sucessivas melhorias a nível do hardware e software.

O caso em destaque envolve Marc Dobin, um advogado norte-americano que adquiriu um Model Y em 2021 e pagou $10.000 pelo FSD, na esperança de que o sistema ajudasse a sua esposa com mobilidade reduzida. No entanto, descobriu que o acesso ao FSD estava condicionado por um sistema de pontuação de segurança, algo não mencionado no contrato. Além disso, o sistema exigia supervisão constante do condutor, o que contraria a ideia de condução autónoma.

I just officially asked @Tesla for a full Refund on my 3 vehicles with Hardware 3.

Ill keep you updated. https://t.co/qyEYjvAdpu

— JerryRigEverything (@ZacksJerryRig) July 8, 2025
A Tesla, que obriga os clientes a resolver disputas por arbitragem, enviou como testemunha um técnico que nem sequer conseguiu responder a perguntas básicas sobre o veículo ou o sistema instalado. O árbitro considerou que a funcionalidade prometida simplesmente não existia e decidiu a favor do cliente. Como resultado, Tesla foi condenada a devolver os $10.000 pagos, acrescidos de impostos, e ainda a cobrir cerca de $8.000 em custos de arbitragem. O caso poderá abrir precedentes para outros clientes insatisfeitos com o FSD, especialmente enquanto a empresa continua a enfrentar dificuldades para cumprir as promessas de condução autónoma.

Tendo em conta os anos (e anos!) que vão passando sem que a Tesla cumpra com o prometido, faria todo o sentido que a Tesla desse uma opção simples para os clientes insatisfeitos pudessem pedir a devolução do valor pago pelo FSD. No entanto, a postura da Tesla tem sido bem diferente, por um lado dizendo que não é fraude vender algo que não disponibiliza por estar a fazê-lo de "boa-fé", e que também não pode ser penalizada por "mentir", por já o estar a fazer há muito tempo. No mínimo, devia permitir que os clientes que compraram o FSD pudessem transferi-lo para um novo veículo - coisa que já tem feito de forma ocasional e temporária - pois muitos dos seus clientes já vão no terceiro ou quarto Tesla, e a ter que pagar por um FSD não funcional de cada vez que trocam de carro.

Apple perde especialista de AI para a Meta

08-07-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta continua a "roubar" especialistas de AI das empresas rivais, desta vez contratando uma figura de topo da Apple.

A Meta conseguiu contratar Ruoming Pang, gestor da equipa de modelos fundacionais da Apple, numa jogada que faz parte da sua ofensiva agressiva de contratação de especialistas em inteligência artificial. Pang liderava uma equipa de cerca de 100 engenheiros responsáveis pelos modelos de linguagem usados pela Apple Intelligence, como os resumos de email, notificações prioritárias e os Genmoji.

A proposta da Meta terá sido irrecusável, falando-se de um pacote salarial avaliado em dezenas de milhões de dólares por ano. A empresa de Mark Zuckerberg tem conseguido recrutar especialistas de empresas como a OpenAI, Anthropic e Scale AI, reforçando as suas ambições no campo da inteligência artificial.

This is one of the most significant AI job change since the beginning of the generative AI era started a few years ago. Ruoming is Apple’s most respected AI researcher and engineer - and his departure amid Apple’s AI turmoil could have a reverberating impact. https://t.co/HqZLH0IPav

— Mark Gurman (@markgurman) July 8, 2025
A saída de Pang surge num momento delicado para a Apple, que tem sido duramente criticada por estar muito atrás nas tecnologias AI. Rumores indicam que a empresa tem até ponderado recorrer a tecnologia de terceiros, como a OpenAI ou a Anthropic, para acelerar o lançamento de uma Siri mais inteligente, o que terá afectado negativamente a moral da equipa de AI que agora perdeu o seu líder. Há relatos de que, em resultado disto, outros engenheiros estão também a considerar abandonar a empresa.

Pelo seu lado, a Meta também precisa de "mostrar serviço" caso se queira manter a par das empresas na vanguarda dos modelos AI. Apesar de inicialmente ter estado relativamente bem posicionada com os modelos Llama, estes têm ficado para trás face a modelos concorrentes, e pelo meio tem ainda que enfrentar processos como o de uso de conteúdos pirateados para treinar os seus modelos.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €20

08-07-2025 | 12:07 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 20 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 15%.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iOS 26 beta 3 recua no Liquid Glass

08-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple parece andar sem destino no seu "revolucionário" design Liquid Glass.

A Apple revelou o iOS 26 com forte destaque para o novo design Liquid Glass que apostava na transparência do vidro. Um design que podia ficar bem para efeitos de "show-off", mas que desde logo se antecipava que fosse um desastre a nível de utilização prática.

Desde então a Apple tem feito correcções, tendo reduzido o efeito de transparência na versão beta 2 para aumentar a legibilidade, e que agora continua a fazer de forma ainda mais drástica na versão beta 3, que elimina quase por completo algumas das transparências, passando do anunciado "liquid glass" para algo mais ao estilo de "frosted glass".

iOS 26 beta 3 completely nerfs Liquid Glass.

It looks so much cheaper now and feels like Apple is backtracking on their original vision. pic.twitter.com/WNG8O2qjeg

— Sam Kohl (@iupdate) July 7, 2025
Curiosamente, há quem esteja a culpar os utilizadores da versão beta por estarem a estragar o "design bonito" que a Apple tinha inicialmente apresentado e que terá sido planeado durante anos. No entanto, poucos parecem preocupados com o facto de, com tantos especialistas de design e exemplos do passado dos problemas dos interfaces "transparentes", a Apple tenha falhado em se aperceber disso e agora pareça estar completamente desnorteada a fazer alterações à pressa para ir tentando resolver os problemas que vão sendo apontados.

Ainda temos alguns meses pela frente até que a Apple lance o iOS 26 na versão final, mas não deixa de ser preocupante que se esteja ainda num ponto em que se esteja a tentar finalizar o aspecto visual que já deveria estar mais que definido e terminado - e com grandes probabilidades de, na sua versão de lançamento, seja bem diferente daquele "Liquid Glass" que a Apple inicialmente prometeu aos utilizadores.

Samsung revela novas funcionalidades de segurança do One UI 8

08-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung está a aproveitar a actualização One UI 8 baseada em Android 16 para reforçar as funcionalidades de segurança dos seus dispositivos.

A Samsung anunciou um conjunto de novidades de segurança e privacidade que vão chegar com o One UI 8, baseado em Android 16. A marca deu ainda a entender que os próximos Galaxy Z Fold7 e Flip7 serão os primeiros equipamentos a estrear esta nova versão do sistema operativo.

Uma das grandes inovações é o KEEP (Knox Enhanced Encrypted Protection), que cria ambientes de armazenamento encriptado específicos por app, garantindo que cada aplicação só consegue aceder aos seus próprios dados sensíveis. Esta protecção reforça funcionalidades como o Now Brief, pesquisa inteligente da galeria, e outras experiências baseadas em AI, mantendo os dados privados localmente e protegidos pelo Knox Vault. Outra novidade é a capacidade do sistema reconhecer riscos graves, como manipulação do sistema ou tentativa de falsificação de identidade. Nestes casos, o dispositivo será desligar automaticamente o acesso à conta Samsung, cortando o acesso a serviços na cloud e protegendo os restantes dispositivos Galaxy ligados à mesma conta. O utilizador será avisado em todos os equipamentos sincronizados.

A Samsung também está a implementar criptografia pós-quântica na funcionalidade Secure WiFi, reforçando a proteção de redes contra ameaças futuras, incluindo eventuais ataques capazes de quebrar dados encriptados com tecnologias quânticas. Esta actualização promete manter a privacidade mesmo quando se usam redes públicas - embora não deva substituir as boas práticas e o indispensável bom-senso dos utilizadores a nível preventivo.

Ganha um tapete RGB para rato

08-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um tapete para rato de tamanho XL com iluminação RGB.

Milhões de pessoas usam um rato durante grande parte do dia, e milhões de pessoas lidam também constantemente com pequenas questões de ordem prática como: usar o rato numa superfície onde nem sempre funciona bem; ou usando um tapete de rato diminuto que está sempre a escorregar para onde não deve (ou a desintegrar-se com o tempo). Para resolver o problema de uma vez por todas, esta semana temos para vos oferecer um tapete para rato de tamanho XL com uma dimensão de 800 x 300 mm, espessura de 4 mm e iluminação LED RGB no rebordo. É o tapete ideal para cobrir toda a área de trabalho e nunca mais se preocuparem com o rato chegar ao limite do tapete.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

OnePlus lança Nord 5 e Nord CE5

08-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus apresentou a nova série Nord 5, com o Nord 5 e Nord CE5, com este último a apostar numa bateria extremamente generosa.

A OnePlus revelou oficialmente os novos Nord 5 e Nord CE5, marcando a quinta geração da popular linha Nord. O Nord 5 destaca-se pelo desempenho superior, melhor ecrã e câmaras mais avançadas, enquanto o Nord CE5 aposta na maior bateria já vista num smartphone da marca, com impressionantes 7.100mAh.
O Nord 5 traz um ecrã AMOLED de 6.83", resolução FHD+, taxa de actualização de 144Hz e brilho máximo de 1.800 nits. No interior, encontramos o processador Snapdragon 8s Gen 3, até 12GB de RAM e até 512GB de armazenamento. A câmara principal é de 50MP com OIS, acompanhada por uma ultrawide de 8MP, e na frente há uma selfie de 50MP. A bateria é de 6.800mAh com carregamento rápido de 80 W e carregamento inverso com fios até 5 W.

Já o Nord CE5 conta com um ecrã AMOLED de 6.77" a 120Hz, processador MediaTek Dimensity 8350 e a tal bateria gigante de 7.100mAh, que promete mais de 27 horas de visualização de vídeos no YouTube. Também suporta carregamento SuperVOOC de 80 W e traz câmaras de 50MP (principal) e 8MP (ultrawide), com as mesmas tecnologias de imagem do OnePlus 13.
Ambos os modelos correm OxygenOS 15 baseado em Android 15, incluindo funcionalidades AI como o AI Eraser e AI Summary, e a interface Open Canvas. O Nord 5 está disponível a partir de €479, enquanto o Nord CE5 começa nos €319. As vendas já arrancaram no site oficial da marca.

A par destes smartphones a OnePlus apresentou também o Watch 3 de 43mm e os Buds 4.

OnePlus lança Watch 3 de 43mm e Buds 4

08-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus revelou alguns acessórios a par dos novos Nord 5, mais concretamente o Watch 3 de 43mm e os Buds 4.

A OnePlus revelou hoje mais do que apenas a nova série Nord 5. O evento de verão da marca também serviu para apresentar dois novos dispositivos: o smartwatch OnePlus Watch 3 na versão mais compacta de 43mm e os auriculares sem fios OnePlus Buds 4.

O novo OnePlus Watch 3 43mm é uma alternativa mais discreta ao modelo de 46mm, com ecrã AMOLED de 1.32" a 60Hz e peso mais leve de 36,8g. Mantém a caixa em aço inoxidável, resistência IP68 e correias ajustáveis entre 130mm e 210mm. Funciona com Wear OS 5 e um sistema RTOS para tarefas menos exigentes, e conta com o chip Snapdragon W5 Gen 1, 2GB de RAM, 32GB de armazenamento e bateria de 354mAh que promete até 60 horas de utilização.
Já os OnePlus Buds 4 trazem melhorias de som graças a um sistema de dois altifalantes - um woofer de 11mm e um tweeter de 6mm - suportados por dois DACs. A OnePlus afinou o perfil de som com a equipa Golden Sound e inclui o Sound Master EQ. Estes earbuds oferecem cancelamento de ruído activo dinâmico de até 55dB, áudio espacial 3D e suporte para streaming de alta definição com LHDC 5.0.

Os Buds 4 têm uma autonomia de até 11 horas com ANC desligado e até 45 horas com o estojo de carregamento. Estão disponíveis em Zen Green e Storm Gray, com um preço de €119. Já o Watch 3 43mm chega em Black Steel e Silver Steel por €299, e ambos os dispositivos já estão à venda no site oficial da OnePlus.

GPT-5 vai unificar modelos AI da OpenAI

07-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Com o GPT-5 a OpenAI espera ultrapassar o problema dos variados (e confusos) modelos AI que disponibiliza actualmente.

A OpenAI confirmou que o seu próximo grande modelo de inteligência artificial, o GPT-5, irá fundir as melhores capacidades dos seus modelos actuais numa só plataforma. A chegada está prevista para "breve" e promete simplificar o ecossistema actual de ferramentas da empresa.

Neste momento, a OpenAI mantém linhas distintas de modelos, como os "GPT", focados em multi-modalidade, e a série "o", especializados em raciocínio avançado. Embora eficazes, estas diferenças de nomes, a par de uma numeração confusa, têm baralhado os utilizadores. O GPT-5 pretende resolver isso ao reunir as melhores características de todos os modelos, fazendo com que os utilizadores não tenham que se preocupar com isso. A ideia será combinar o raciocínio avançado da série O com a versatilidade multimodal da linha GPT.

"We're truly excited to not just make a net new great frontier model, we're also going to unify our two series.

So the breakthrough of reasoning in the O-series and the breakthroughs in multi-modality in the GPT-series will be unified, and that will be GPT-5.

And I really hope… pic.twitter.com/D09m1Xt3eV

— Tibor Blaho (@btibor91) June 27, 2025
Apesar de ainda não haver uma data exacta, o CEO Sam Altman já deu a entender que o lançamento ocorrerá ainda durante este Verão. Quando chegar, o GPT-5 deverá melhorar o desempenho geral dos modelos existentes, tornando-os mais rápidos, versáteis e fáceis de usar, sem necessidade de escolher manualmente qual a versão do modelo a utilizar.

O maior problema é que, face à enorme concorrência, a OpenAI não se pode dar ao luxo de lançar um GPT-5 que desaponte os utilizadores - algo que se torna complicado face às elevadas expectativas que foram criadas. Um lançamento que não consiga manter o nível de fascínio que tem sido conseguido será imediatamente aproveitado pelos seus concorrentes para impulsionar os seus próprios modelos AI como sendo "melhores" que os da OpenAI.

Let's Encrypt termina emails de aviso sobre certificados a expirar

07-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Let's Encrypt tomou uma decisão algo polémica, deixando de enviar emails de notificação sobre certificados a expirar, para reduzir custos e aumentar a segurança e privacidade.

O Let's Encrypt decidiu deixar de enviar emails a alertar para a expiração de certificados SSL/TLS. A mudança entrou em vigor em Junho de 2025, com o objectivo de reduzir custos, simplificar a infraestrutura, e reforçar a protecção de dados dos utilizadores.

A organização sem fins lucrativos, que é uma das maiores autoridades certificadoras do mundo, defende que o uso crescente de soluções automáticas de renovação torna estes alertas por email desnecessários. O protocolo ACME permite que os servidores tratem da renovação sem intervenção humana, tornando o processo mais seguro e eficiente - como de resto tem sido há muito recomendado. Outro motivo apontado foi o custo de manter o sistema de emails, que ronda dezenas de milhares de dólares por ano. O Let's Encrypt considera que esse valor será melhor aplicado noutros pontos da sua infraestrutura, em vez de manter uma funcionalidade que já não é essencial. Por fim, a organização aponta preocupações com a privacidade, já que a manutenção de uma base de dados com endereços de email associados aos certificados implica riscos que querem evitar.

Este último ponto parece-me ser um pouco irrelevante, já que a plataforma terá que manter os emails dos utilizadores para efeitos de gestão e outros tipos de comunicação (mas dizem que isso é mantido noutros sistemas independentes). De qualquer forma, os utilizadores afectados devem garantir que têm soluções de renovação automática activas, ou implementar sistemas próprios de notificação, para evitarem surpresas devido a certificados expirados que ficaram esquecidos.

A (nova) vida luminosa

07-07-2025 | 16:37 | Gonçalo Sá

Safe-Mind-by-Yulissa-Benitez.jpg

Além de ser metade dos Boy Harsher (que regressaram a palcos portugueses há poucos dias) e de assinar bandas sonoras de filmes, Augustus Muller tem mais um projecto em mãos.

SAFE MIND, dupla criada com Cooper B. Handy (AKA LUCY), vai editar o primeiro álbum, "CUTTING THE STONE", já este mês, dia 25, e as suas canções afastam-se substancialmente da pop electrónica soturna até aqui indissociável do produtor norte-americano.

A aventura paralela começou, no entanto, no disco mais recente dos Boy Harsher, "The Runner" (2019). Cooper B. Handy foi um dos convidados e dessa colaboração nasceu "Autonomy", um dos raros temas luminosos e orelhudos do duo formado em Savannah (e também um dos pontos altos do respectivo álbum). Da experiência resultaram outros encontros criativos entre Muller e aquele que se tornaria o vocalista da sua nova banda, em torno de canções que procuram soar "mais sinceras", descreve a dupla nas suas redes sociais.

Cutting the Stone.jpg

De "6' Pole", primeira amostra revelada em 2024, à recente "Hold on to That", os SAFE MIND mantêm o gosto retro da música dos Boy Harsher, mas têm estado mais focados no início dos anos 90 do que em meados da década anterior.

Synth-pop contagiante com tempero baleárico que não dispensa guitarras ocasionais, tanto lembra alguns capítulos dos New Order como a fase áurea dos Happy Mondays e funciona especialmente bem em "STANDING ON AIR", single reluzente que segue as melhores pistas deixadas por "Autonomy".

O videoclip, dirigido por Guy Kozak (cúmplice habitual de Cooper B. Handy), reforça o lado soalheiro e, tal como a canção, parece saído directamente da era do VHS:

Headphones Sony WH-1000XM5 a €293

07-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 293 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4 (ou, em sentido oposto, os mais recentes XM6).

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

TikTok lança nova app para os EUA em Setembro

07-07-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Para resolver de vez os problemas da proibição nos EUA, o TikTok prepara uma versão exclusiva da sua app.

O TikTok vai lançar uma nova versão da sua app para utilizadores nos Estados Unidos a 5 de Setembro, numa tentativa de cumprir a nova legislação que obriga à separação das suas operações americanas devido a preocupações com a segurança nacional.

A versão actual da aplicação, com o nome de código interno "M", será removida das apps stores nos EUA no mesmo dia em que a nova versão - chamada internamente de "M2" - for lançada. A partir daí, os utilizadores norte-americanos terão de migrar para a nova app se quiserem continuar a usar o TikTok, sendo que a versão actual deixará de funcionar em Março de 2026. Devido às regras da App Store, o TikTok não pode disponibilizar apps diferentes por região, o que desde logo obriga a este processo de lançar uma nova app que terá que ser instalada manualmente pelos utilizadores (em vez de simplesmente ser actualizada automaticamente).

Esta mudança surge após a aprovação de uma lei que obriga a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, a vender a sua operação americana ou enfrentar um bloqueio total no país. A nova versão da app será gerida por um grupo de empresas norte-americanas, que deverá incluir a Oracle e outras. Todos os dados dos utilizadores americanos serão mantidos nos EUA, para cumprir as exigências legais.

Refactor More Than Code: Learn about Refactoring PHP Code and Other Tools and Methods to Improve Your Code

07-07-2025 | 13:15 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Refactoring is an activity that developers can do to improve their code beneficially.

The benefits of refactoring code include improving the maintainability of a project, improving the code performance, and reducing bugs.

Read this short article to learn how you can learn more about code refactoring methods and tools from the Code & Character newsletter.

Windows 11 ultrapassa Windows 10 - finalmente

07-07-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Windows 11 ultrapassou finalmente o Windows 10 e torna-se no sistema operativo desktop mais utilizado.

Quase quatro anos após o seu lançamento - e a poucos meses do fim do suporte oficial do Windows 10 - o Windows 11 tornou-se finalmente o sistema operativo de desktop mais utilizado a nível global. Segundo os dados mais recentes do StatCounter, o Windows 11 regista agora 52% do mercado global, ultrapassando o Windows 10, que caiu para 44%. Este é um marco importante para a Microsoft, que se prepara para terminar o suporte ao Windows 10 ainda este ano.

O Windows 11 já era o sistema preferido entre alguns segmentos de utilizadores (como os gamers), mas a sua adopção geral foi mais lenta, em parte devido aos requisitos de hardware mais exigentes e que ditaram o fim do suporte oficial em hardware mais antigo. Ao contrário do que tinha acontecido na transição para o Windows 10, muitos computadores não cumpriam as exigências ao nível do processador, fazendo com que grande parte deles se limitasse a "deixar andar" mantendo-se no Windows 10. E nem mesmo as mensagens em ecrã completo para incentivar os utilizadores a actualizarem os seus equipamentos surtiu efeito.
O suporte ao Windows 10 termina oficialmente a 14 de Outubro de 2025. Para facilitar a transição, a Microsoft oferece um ano gratuito de actualizações de segurança, mas só a quem activar o Windows Backup e sincronização com o OneDrive, obrigando a fazer login nos serviços Microsoft. Em opção, também estarão disponíveis para quem aceitar 30 dólares, ou usar 1.000 pontos Microsoft Rewards.


P.S. Como curiosidade, em Portugal a adopção do Windows 11 já tinha superado o Windows 10 em Outubro de 2024, tendo andado praticamente a par uma da outra desde então - sendo esperado que de agora em diante o uso do Windows 10 se vá reduzindo por causa da aproximação do fim do suporte oficial.

|