Windows 11 ultrapassa Windows 10 - finalmente
07-07-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada
Quase quatro anos após o seu lançamento - e a poucos meses do fim do suporte oficial do Windows 10 - o Windows 11 tornou-se finalmente o sistema operativo de desktop mais utilizado a nível global. Segundo os dados mais recentes do StatCounter, o Windows 11 regista agora 52% do mercado global, ultrapassando o Windows 10, que caiu para 44%. Este é um marco importante para a Microsoft, que se prepara para terminar o suporte ao Windows 10 ainda este ano.
O Windows 11 já era o sistema preferido entre alguns segmentos de utilizadores (como os gamers), mas a sua adopção geral foi mais lenta, em parte devido aos requisitos de hardware mais exigentes e que ditaram o fim do suporte oficial em hardware mais antigo. Ao contrário do que tinha acontecido na transição para o Windows 10, muitos computadores não cumpriam as exigências ao nível do processador, fazendo com que grande parte deles se limitasse a "deixar andar" mantendo-se no Windows 10. E nem mesmo as mensagens em ecrã completo para incentivar os utilizadores a actualizarem os seus equipamentos surtiu efeito.
O suporte ao Windows 10 termina oficialmente a 14 de Outubro de 2025. Para facilitar a transição, a Microsoft oferece um ano gratuito de actualizações de segurança, mas só a quem activar o Windows Backup e sincronização com o OneDrive, obrigando a fazer login nos serviços Microsoft. Em opção, também estarão disponíveis para quem aceitar 30 dólares, ou usar 1.000 pontos Microsoft Rewards.
P.S. Como curiosidade, em Portugal a adopção do Windows 11 já tinha superado o Windows 10 em Outubro de 2024, tendo andado praticamente a par uma da outra desde então - sendo esperado que de agora em diante o uso do Windows 10 se vá reduzindo por causa da aproximação do fim do suporte oficial.