Snapdragon X2 Elite Extreme arrasa com CPUs Intel e AMD
02-10-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada
Depois de anos a considerar-se os chips ARM como sendo os chips "low cost" para quem não quisesse gastar dinheiro num CPU Intel ou AMD para ter um PC "a sério", as coisas parecem estar prestes a mudar - e de forma significativa. Os primeiros benchmarks do novo Snapdragon X2 Elite Extreme mostram-no a vencer os mais recentes processadores da Intel e AMD em single-core e multi-core, em testes como o Geekbench 6.5 e Cinebench 2024, tanto a nível de CPU como GPU. E as diferenças não são de apenas alguns pontos percentuais, mas sim de quase o dobro nalguns casos.
O chip de topo da nova geração, o X2E-96-100, conta com 18 núcleos: 12 Prime a 4.4 GHz (com boost até 5.0 GHz) e seis Performance a 3.6 GHz. Nos testes realizados em portáteis ligados à corrente, o processador apresentou ganhos claros face ao Ryzen AI 9 HX 370 e ao Intel Core Ultra 7 258V, além de melhorias sobre o seu antecessor, o Snapdragon X Elite.
A configuração de hardware usada nos testes incluía 48 GB de RAM DDR5X e a versão Extreme distingue-se ainda pelo barramento de memória de 192-bit (228 GB/s), mais largo do que os 128-bit (152 GB/s) dos outros modelos X2 Elite. Na componente gráfica, o GPU Adreno X2-90 a 1.85 GHz registou resultados impressionantes no 3DMark Steel Nomad Light, ficando 80% acima das GPUs integrados mais recentes da Intel e AMD e oferecendo um salto de 2.6x sobre a geração anterior.
No campo da inteligência artificial, o NPU de 80 TOPS (INT8) quase triplica o desempenho do primeiro Snapdragon X Elite, deixando igualmente a aceleração AI da Intel para trás. A Qualcomm revelou ainda que os primeiros portáteis com a série Snapdragon X2 Elite chegam na Primavera de 2026, embora, para já, apenas o modelo Extreme tenha sido testado publicamente, que previsivelmente irá ser reservado para máquinas topo de gama com preço a condizer com o seu nome.































