PlanetGeek

Android para PC chega em 2026

25-09-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois das indecisões entre Chrome OS e Android nos PCs, a Google diz que o Android para PC chega já no próximo ano (2026).

A Google confirmou finalmente que vai lançar uma versão de Android para computadores já no próximo ano. A novidade surgiu durante a Snapdragon Summit, onde o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, revelou que a empresa está a trabalhar em conjunto com a Google para fundir Android e ChromeOS num único sistema operativo para PCs. A confirmação da janela de lançamento foi dada por Sameer Samat, responsável pelo ecossistema Android na Google, que descreveu o projecto como "algo que nos entusiasma muito para o próximo ano".

Segundo Samat, a ideia é aproveitar a experiência ganha com os Chromebooks e os avanços em tablets Android para acelerar a integração de novas capacidades de inteligência artificial e levá-las para o formato portátil. O objectivo é garantir que computadores e todo o ecossistema Android funcionem de forma fluida e unificada, eliminando a barreira entre dispositivos móveis e PCs. Tecnicamente, o que a Google está a fazer é pegar na experiência de ChromeOS e reconstruir a base tecnológica a partir do Android. Esta combinação deverá trazer mais compatibilidade com apps, melhor desempenho em AI, e uma experiência mais coerente entre smartphones, tablets e portáteis - aproximando-se daquilo que a Apple oferece no seu ecossistema.

Embora ainda não haja detalhes oficiais sobre como será esta colaboração, faz sentido que a nova plataforma tire partido dos processadores da Qualcomm. A empresa apresentou os novos Snapdragon X2 Elite e Elite Extreme, chips concebidos para PCs, e tudo indica que o Android para PC poderá ser optimizado para correr nesses chips.

Powerbank Veger 30000 mAh a €28

25-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 28.49 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Microsoft 365 Copilot ganha Claude como modelo AI

25-09-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O distanciamento da Microsoft e a OpenAI vai-se fazendo notar, agora com a chegada do Claude da Anthropic ao Microsoft 365 Copilot.

A Microsoft anunciou a chegada dos modelos AI Claude Sonnet 4 e Claude Opus 4.1, da Anthropic, ao Microsoft 365 Copilot. Até agora, o serviço recorria apenas aos modelos da OpenAI, mas esta integração abre a porta a maior flexibilidade para utilizadores do Researcher e do Copilot Studio, que poderão escolher entre diferentes motores AI.

No Researcher, os utilizadores licenciados verão um botão “Experimentar Claude”, que permite activar o modelo da Anthropic e alternar facilmente entre as opções da OpenAI e da concorrente. Já no Copilot Studio, será possível criar e gerir agentes que recorrem aos modelos da Anthropic para tarefas de raciocínio profundo, automação de fluxos de trabalho, e agentes flexíveis.
Apesar desta parceria, os modelos Claude continuam a ser alojados na AWS, rival directa da Microsoft em serviços de cloud. A Microsoft acede à tecnologia através da API da Anthropic, mas os analistas acreditam que um futuro acordo para trazer os modelos para o Azure é apenas uma questão de tempo, tal como aconteceu recentemente com a integração dos modelos Grok 3 da xAI.

Esta novidade surge pouco depois de a Microsoft ter começado a privilegiar a Anthropic no Visual Studio Code, onde o GitHub Copilot já recorre principalmente ao Claude Sonnet 4. Há também indícios de que o Excel e o PowerPoint serão os próximos a fazer esta transição, depois de a empresa ter concluído que os modelos da Anthropic superam, em alguns cenários, os da OpenAI.

Apple tenta justificar riscos nos iPhone 17 Pro

25-09-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Com os novos iPhone 17 Pro a serem alvo de queixas devido a riscarem com facilidade, a Apple tentou "explicar" o que se passa usando a linguagem habitual que usa neste tipo de situações.

A Apple diz que os riscos que têm sido vistos até nos iPhones expostos nas lojas Apple se devem aos suportes MagSafe nas lojas, que podem ser velhos e estar "gastos". Refere ainda que, em muitos casos, os riscos visíveis não são propriamente riscos, mas sim material dos suportes que fica nos iPhones, e que pode ser limpo, deixando o iPhone com a aparência original.
Até aqui tudo bem, é uma explicação perfeitamente plausível e que pode explicar alguns dos casos relatados. Onde as coisas começam a entrar na "linguagem Apple" é quando a empresa tenta redefinir as leis da física. Como foi demonstrado em vídeo, as arestas do novo módulo de câmaras dos iPhone 17 Pro são particularmente susceptíveis a "perder a cor" com facilidade. No vídeo do JerryRigEverything foi explicado que isso acontece devido ao processo de anodização do alumínio não ter superfície suficiente para criar a camada colorida da mesma forma que faz numa área plana, e que isso poderia/deveria ter sido minimizado pela Apple alicando uma borda curva ou com um chanfro. Ora, a Apple também aborda esta questão, com um pouco elucidativo "as arestas do iPhone 17 Pro têm características semelhantes às arestas noutros produtos da Apple", e que "apresar de cumprirem com os testes de durabilidade da Apple", podem exibir "sinais normais de uso".

Ou seja, explica e explica, para acabar por dizer que afinal as arestas dos iPhone 17 Pro vão riscar e perder a cor com mais facilidade.

Uma consulta a um assistente AI comprova as queixas:
Sharp edges may result in a thinner oxide layer due to the "edge effect," where current density is higher, potentially causing uneven coating or micro-porosity. This can slightly reduce corrosion resistance or dye uptake (for colored anodizing) at the edge compared to flat surfaces. A slightly rounded or chamfered edge (even a small radius of 0.1–0.5 mm) can improve oxide layer consistency by reducing current concentration.

Para quem tiver um iPhone 17 Pro e o quiser manter livre de riscos, o recomendável será utilizar uma capa de protecção, eventualmente uma capa transparente para mostrar as novas cores - ou uma capa normal, que acaba por derrotar o propósito de escolher um iPhone colorido.

Bloco de tomadas vertical com USB a €40

25-09-2025 | 12:13 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 40 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xiaomi prepara YU7 GT com mais de 1.000 cv

25-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Tal como fez com o SU7, a Xiaomi também prepara uma versão mais poderosa do novo YU7: o YU7 GT, com mais de 1000 cv.

Depois do sucesso do SU7 Ultra, a Xiaomi parece pronta para outra grande jogada no mercado automóvel. Um SUV elétrico de alto desempenho, identificado como YU7 GT, foi apanhado em testes no circuito de Nürburgring, alimentando rumores de uma apresentação oficial já no próximo dias.
O protótipo, camuflado em vermelho e cinzento como o sedan SU7 Ultra, mostra linhas mais agressivas do que o YU7 original lançado em Junho. Entre os destaques estão cavas de roda alargadas, uma traseira mais musculada e uma postura mais baixa e desportiva, sinais claros de que se trata de um SUV com ambições muito acima da média.
Espera-se que o YU7 GT partilhe a mesma mecânica do SU7 Ultra: um sistema eléctrico de três motores capaz de ultrapassar os 1.000 cavalos de potência - mais do que muitos supercarros com preços de milhões de euros. O SU7 já bateu recordes em Nürburgring e, tudo indica, a Xiaomi quer que o seu SUV YU7 siga o mesmo caminho.

Os esboços não-oficiais baseados nas fotos-espia revelam ainda soluções aerodinâmicas marcantes, como um grande splitter frontal, capot ventilado, jantes de estilo desportivo, difusor traseiro de grandes dimensões, e uma asa fixa. Tendo em conta que o YU7 normal já conta com 681 cv e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.23 segundos, a versão GT deverá facilmente baixar a barreira dos três segundos, colocando a Xiaomi lado a lado com os nomes mais sonantes do mundo automóvel. E... ainda deixa espaço para que depois seja lançada uma versão "Ultra" ainda mais potente.

Xiaomi apresenta novos Xiaomi 15T e 15T Pro

25-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi apresentou os novos Xiaomi 15T e 15T Pro, que chegam com ecrãs maiores, baterias de 5.500 mAh, e nova câmara telefoto no Pro.

A Xiaomi apresentou oficialmente os novos 15T e 15T Pro, reforçando a sua presença no segmento superior de gama média. Ambos trazem ecrãs OLED de 6.83", baterias maiores de 5.500mAh e um design mais fino, mantendo preços abaixo dos modelos topo de gama.

O Xiaomi 15T Pro vem equipado com o processador Dimensity 9400+, até 1TB de armazenamento UFS 4.1 e 12GB de RAM. O ecrã de 144Hz suporta HDR10+ e Dolby Vision, acompanhado por som Dolby Atmos. No campo fotográfico, inclui um sensor principal de 50MP, uma nova telefoto de 50MP com zoom ótico 5x e uma ultra-angular de 12MP. Grava vídeo em 8K a 30fps e oferece modo Log de 10 bits com LUTs para edição profissional. A bateria carrega a 90W por cabo e 50W sem fios. Conta ainda com WiFi 7 e um sistema de comunicação offline até 1.9km.
O Xiaomi 15T aposta no processador Dimensity 8400-Ultra, até 512GB de armazenamento e 12GB de RAM. O ecrã mantém o brilho do Pro, mas com taxa de actualização de 120Hz. As câmaras incluem um sensor principal de 50MP, uma telefoto 2x, uma ultra-angular de 12MP e uma câmara frontal de 32MP. A gravação vai até 4K HDR10+ e 10-bit Log, mas não suporta 8K. O carregamento fica pelos 67W com fios, com conectividade WiFi 6E e comunicação offline até 1.3km.
Ambos os modelos são mais finos que os 14T, têm certificação IP68 para até 3 metros de profundidade e trazem o novo HyperOS 3. Usam vidro Gorilla Glass 7i na frente e lentes Leica Summilux em todo o conjunto fotográfico.

O Xiaomi 15T Pro chega a Portugal com três opções de cor: Black, Gray, e Mocha Gold; com duas variantes de armazenamento:
Xiaomi 15T Pro 12GB + 512GB: €899.99
Xiaomi 15T Pro 12GB + 1TB: €999.99

O Xiaomi 15T chega também em três opções de cor: Black, Gray e Mocha Rose; com uma única variante de armazenamento:
Xiaomi 15T 12GB + 256GB: €649.99

Coluna BT Tronsmart T7 Mini a €29.99

25-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T7 Mini.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T7 Mini, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T7 Mini está disponível por 29.99 euros na Amazon Espanha.

Vem com uma bateria suficiente para proporcionar sessões de música até 18 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 horas a recarregá-la. Conta também com protecção IPX7, porta USB-C, ficha de 3.5mm, cartão de memória para reprodução de músicas, anel de luz RGB, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

Qualcomm apresenta Snapdragon 8 Elite Gen 5 e X2 Elite

25-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Qualcomm revelou os seus novos chips topo de gama Snapdragon 8 Elite Gen 5 e X2 Elite, para smartphones, tablets, e PC.

A Qualcomm revelou no seu evento Snapdragon Summit a nova geração de processadores para smartphones e PCs. O destaque vai para o Snapdragon 8 Elite Gen 5, descrito como o SoC móvel "mais rápido do mundo". Construído em 3nm, traz um CPU Oryon de 3ª geração com 20% mais desempenho e 35% mais eficiência energética, além de um GPU Adreno com ganhos de até 23% em desempenho gráfico e 25% em Ray Tracing.
O chip aposta forte em AI agentic, com um NPU 37% mais rápido e um Sensing Hub actualizado que permitem experiências personalizadas em tempo real, mantendo os dados no dispositivo. Também se destaca no vídeo e fotografia, sendo o primeiro a suportar o codec Advanced Professional Video (APV). O 8 Elite Gen 5 chegará ao mercado em dispositivos de diversos fabricantes, incluindo a Samsung, Xiaomi, OnePlus, Asus e Sony.
No segmento PC, a Qualcomm apresentou os novos Snapdragon X2 Elite e X2 Elite Extreme para máquinas Windows on Arm. Estes chips, também produzidos em 3nm, contam até 18 núcleos de CPU Oryon e prometem ganhos significativos em desempenho e autonomia, prometendo também vários dias de autonomia. O Extreme é direccionado para actividades mais intensivas, enquanto o modelo base foca-se em tarefas mais generalistas adequadas para o uso do dia a dia.

Por fim, a Qualcomm confirmou ainda que o Snapdragon 8 Gen 5 (não Elite) será lançado ainda este ano. Este deverá posicionar-se abaixo do 8 Elite Gen 5, oferecendo parte das funcionalidades de topo, mas sendo direccionado para dispositivos de gama média-alta a preço mais acessível que os modelos de topo.

Xiaomi traz electrodomésticos para Portugal

25-09-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi vai começar a comercializar os seus electrodomésticos em Portugal já no próximo mês, incluindo máquinas de lavar e secar, frigoríficos e, posteriormente, sistemas de ar condicionado.


A Xiaomi alarga o seu catálogo em Portugal com chegada dos eletrodomésticos Mijia antes do final do ano. Os novos modelos de máquina de lavar roupa e frigorífico vão estar disponíveis a partir de novembro. O ar condicionado chegará ao mercado nacional em data a anunciar. A Xiaomi anunciou o lançamento global dos novos eletrodomésticos Mijia, entre os quais se incluem o Frigorífico Mijia Cross Door 502L, a Máquina de Lavar e Secar Roupa Mijia Front Load Pro 9 kg e o Ar Condicionado Mijia Pro Eco. Estas novidades reforçam a estratégia do ecossistema inteligente "Human x Car x Home" da Xiaomi, oferecendo aos consumidores em todo o mundo uma experiência de vida ainda mais conectada e inteligente.

O Frigorífico Mijia Cross Door 502L oferece às famílias uma solução de armazenamento versátil e de grande capacidade, com zonas de temperatura personalizáveis e tecnologia de frescura Ag+ para preservar os alimentos durante mais tempo. A Máquina de Lavar e Secar Roupa Mijia Front Load Washer Dryer Pro 9 kg proporciona uma experiência de lavagem premium e energeticamente eficiente, garantindo uma higiene otimizada enquanto reduz o consumo de água e eletricidade. A completar a gama, o Ar Condicionado Mijia Air Conditioner Pro Eco Series alia um controlo climático inteligente a uma eficiência energética avançada através de IA, assegurando conforto durante todo o ano, adaptado às necessidades de cada lar.

Totalmente integrados nos ecossistemas inteligentes Xiaomi AIoT e Mijia, estes aparelhos transformam o dia a dia numa experiência mais conectada e intuitiva. Através da gestão unificada na aplicação Xiaomi Home, os utilizadores podem aceder a notificações em tempo real, configurações personalizadas e atualizações de software OTA contínuas em qualquer lugar do mundo. Com a compatibilidade adicional com Google Assistant e Alexa, os eletrodomésticos Mijia elevam a conveniência e a inteligência no lar a um novo patamar.

Frigorífico Mijia Cross Door 502L: Armazenamento de alimentos inteligente e versátil

Pensado para uma vida inteligente, o Frigorífico Mijia Cross Door 502L alia uma refrigeração eficiente a um armazenamento versátil, num design premium adaptado ao quotidiano das famílias modernas. Ideal para quem faz compras em maior quantidade, oferece opções flexíveis de organização em múltiplas zonas, incluindo uma zona conversível i Fresh com controlo de temperatura entre -1 °C e 5 °C, otimizada para diferentes tipos de alimentos frescos. A sua capacidade de 502 L integra zonas de temperatura controladas individualmente, complementadas pelos modos Auto, Super Cool e Super Freeze, que se ajustam a diferentes necessidades de conservação. Já a tecnologia de frescura Ag+2 ajuda a reduzir odores e a inibir o crescimento bacteriano, mantendo os alimentos frescos por mais tempo.

Concebido a pensar na comodidade, o frigorífico dispõe de uma porta com abertura a 90°, que garante acesso total mesmo quando instalado junto a uma parede. A aplicação Xiaomi Home envia notificações em tempo real caso a porta permaneça entreaberta por mais de dois minutos, ajudando a evitar desperdício de alimentos. A tecnologia de inversor duplo assegura um funcionamento silencioso e elevada eficiência energética, enquanto o Wi-Fi integrado permite ajustar a temperatura de forma remota.

Máquina de Lavar e Secar Roupa Mijia Front Load Washer Dryer Pro 9 kg: uma solução avançada e completa para a roupa

Focada na eficiência energética e no funcionamento silencioso, a Mijia Front Load Washer Dryer Pro 9 kg apresenta um design ultrafino, com 570 mm¹ de profundidade, que se adapta facilmente a qualquer espaço. O seu tambor extragrande de 525 mm, aliado a um motor de acionamento direto de alto desempenho, utiliza a tecnologia Power Wash — um sistema durável sem correia que gera maior força centrífuga, garantindo uma limpeza mais profunda e quase sem ruído. Otimizada para eficiência energética, esta máquina assegura ainda uma poupança de 25% face ao limite mínimo da Classe Energética A da UE. Para uma lavagem mais eficaz e delicada, a tecnologia Dual Auto Dosing garante a dosagem ideal de detergente e amaciador em cada utilização.

Adaptável a todas as situações, a função tudo-em-um de lavagem e secagem permite lavar até 3 kg de roupa em apenas 180 minutos. Além disso, a tecnologia Smart Infusion utiliza pulverização de alta pressão no tambor para realizar uma limpeza profunda em modo Smart Wash em apenas 36 minutos, garantindo menos 39% de tempo de lavagem, menos 33% de consumo de água e menos 40% de energia. Em alternativa, o programa Quick Wash conclui uma carga completa em apenas 12 minutos, ideal para peças pouco sujas ou lavagens de última hora. Para assegurar uma higiene profunda, a Mijia Front Load Washer Dryer Pro 9 kg recorre a lavagem a vapor a alta temperatura, eliminando até 99,99% das bactérias. Já o modo Refresh revitaliza a roupa sem recurso a água, utilizando vapor para penetrar suavemente nas fibras e reduzir vincos indesejados. Para quem procura roupas frescas e perfumadas sem necessidade de amaciador, o programa Aromatherapy Wash¹³ permite adicionar líquido aromático diretamente ao tambor. Os modos de secagem inteligentes, suportados por sensores de alta precisão e tecnologia avançada de fluxo de ar 3D, incluem o Smart Dry Control, que monitoriza a humidade para uma secagem ideal, e o Gentle Drying, que mantém uma temperatura baixa e constante entre 55 °C e 65 °C, ajudando a minimizar encolhimento e danos nos tecidos. Além disso, a higiene em todas as áreas principais do aparelho é garantida através de rotinas completas de autolimpeza. Estas incluem a limpeza integral da gaveta do detergente, a autolimpeza para reduzir a acumulação de fiapos, a limpeza do tambor a alta temperatura para eliminar bactérias entre ciclos e o enxaguamento automático da porta, que lava tanto a vedação como a própria porta.

Mijia Air Conditioner Pro Eco Series: eficiência energética excecional e controlo inteligente

Disponível nas variantes de 2,6 kW e 3,5 kW, o Mijia Air Conditioner Pro Eco Series garante a máxima eficiência energética, reduzindo o impacto ambiental e ajudando a baixar os custos de eletricidade. Com certificação A+++ da União Europeia tanto em modo de refrigeração como de aquecimento, oferece aos utilizadores mais conscientes do consumo, uma gestão climática interior inteligente e precisa, que alia elevado desempenho a um consumo mínimo de energia.

Com o modo Mijia AI Energy Saving, o Mijia Air Conditioner Pro Eco Series ajusta dinamicamente a potência em função das condições reais do ambiente, alcançando até mais 27% de eficiência energética face às soluções convencionais. Sem comprometer o conforto, este modelo garante controlo inteligente da temperatura, com arrefecimento rápido em apenas 30 segundos e aquecimento em 60 segundos. As abas de ar com microorifícios e as 14 pás oscilantes asseguram um fluxo de ar suave que evita correntes diretas, enquanto o modo Turbo aumenta a velocidade do ventilador para garantir arrefecimento e aquecimento consistentes. Em paralelo, os utilizadores podem monitorizar e ajustar o consumo de energia através da aplicação Xiaomi Home, que permite gerir as definições de controlo, verificar o estado do filtro, acompanhar os dados de consumo e criar perfis noturnos personalizados para um conforto ideal durante o sono.

Para maior conveniência, a funcionalidade Personalize via AI aprende de forma inteligente os hábitos do utilizador e ajusta dinamicamente as definições para criar um ambiente confortável, adaptado às suas necessidades. O suporte para comandos de voz através do Google Assistant permite regular a temperatura de forma simples, enquanto a iluminação inteligente e a deteção automática do tamanho da sala ajustam o fluxo de ar e o brilho do ecrã. Já as ferramentas inteligentes de manutenção - como os lembretes de limpeza do filtro, o filtro de fácil remoção, a limpeza automática a alta temperatura e as atualizações OTA abrangentes — contribuem para reduzir a manutenção e prolongar a vida útil do equipamento, promovendo um estilo de vida mais sustentável e sem esforço.

Preço e disponibilidade

O frigorífico Mijia Cross Door 502L e a máquina de lavar e secar roupa Mijia Front Load Washer Dryer Pro 9 kg tem chegada prevista ao mercado português em novembro e estará disponível através dos canais oficiais da Xiaomi.
  • Frigorífico Mijia Cross Door 502L: 849,99 euros
  • Máquina de lavar e secar roupa Mijia Front Load Washer Dryer Pro 9 kg: Preço a partir de 549,99 euros
O ar condicionado Mijia Air Conditioner Pro Eco chegará ao mercado em data a anunciar.

Cloudflare trava ataque DDoS de 22.2 Tbps

24-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Cloudflare revelou ter enfrentado novo ataque DDoS recorde, que atingiu 22.2 Tbps.

A Cloudflare anunciou ter mitigado um novo ataque DDoS recorde, que atingiu um pico recorde de 22.2 Tbps (terabits por segundo) - o equivalente a 222.000 ligações de 100 Mbps a trabalhar a 100% - e 10.6 mil milhões de pacotes por segundo (Bpps). Estes ataques têm como objectivo esgotar recursos de sistemas ou redes, tornando serviços lentos ou inacessíveis para os utilizadores legítimos.

Este tipo de ofensiva tem vindo a escalar em frequência e dimensão. Há apenas três semanas, a Cloudflare bloqueou um ataque de 11.5 Tbps, que na altura era o maior já divulgado publicamente. Dois meses antes, outro recorde tinha sido registado com 7.3 Tbps, confirmando a tendência de crescimento em 2025.
Este ataque mais recente durou apenas 40 segundos, mas foi suficiente para gerar um tráfego equivalente a um milhão de transmissões 4K em simultâneo. O volume de pacotes enviados correspondeu a cerca de 1.3 actualizações de página por segundo para cada pessoa no planeta, colocando enorme pressão em firewalls, routers e demais sistemas que suportam a infraestrutura das redes.

Embora a Cloudflare não tenha partilhado detalhes sobre os últimos incidentes, investigadores da Qi’anxin atribuem o ataque de 11.5 Tbps ao botnet AISURU, que já infectou mais de 300 mil dispositivos em todo o mundo. Esta rede maliciosa explora falhas em câmaras IP, DVRs/NVRs, chipsets da Realtek e routers de várias marcas, incluindo Totolink, Zyxel, D-Link e Linksys. Com o crescimento do número de smart devices ligados à internet, muitos dos quais que não recebem actualizações de segurança, este tipo de ataques parece estar destinado a ir aumentar cada vez mais.

iPhone 17 Pro mostra vantagens da "vapor chamber" no arrefecimento

24-09-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os iPhones 17 Pro vêm com sistema "vapor chamber" para arrefecimento, que tem efeito substancial durante processamento intensivo.

Este ano a Apple decidiu, finalmente, adoptar um sistema de dissipação de calor melhorado nos iPhone 17 Pro e Pro Max, ao estilo do que já é utilizado há anos nos smartphones Android. Este sistema de arrefecimento por câmara de vapor, responsável por dissipar o calor gerado pelo chip A19 Pro, faz toda a diferença a nível de manter o chip suficientemente fresco para poder aguentar processamento intensivo sem ter que reduzir a frequência por motivos de temperatura excessiva.

Nos testes com câmara térmica, a iFixit comparou o iPhone 16 Pro Max com o novo iPhone 17 Pro Max. O modelo anterior atingia 37.8°C e sofria de throttling (redução de desempenho para evitar sobreaquecimento). Já o novo modelo manteve-se nos 34.8°C, sem apresentar qualquer quebra no desempenho. O sistema de arrefecimento funciona através de uma rede entre duas placas, que distribui líquido pela câmara de vapor. O líquido em contacto com o chip ferve e transforma-se em vapor absorvendo o calor; esse vapor arrefece e condensa-se no lado oposto, voltando a gotas que circulam novamente pela estrutura. Este processo contínuo garante temperaturas mais baixas e maior estabilidade no desempenho.


Este mesmo efeito foi notado em testes de processamento AI directamente no iPhone, onde as diferenças de temperatura foram ainda mais substanciais.


Neste caso, enquanto um iPhone 16 Pro atingiu temperaturas superiores a 40°C, o iPhone 17 Pro manteve-se abaixo dos 30°C.

Earphones Anker Soundcore P20i a €23

24-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes Anker Soundcore P20i.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes Soundcore P20i têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com protecção IPX5 contra água, Bluetooth 5.3, e autonomia de até 30 horas.
Os Anker Soundcore P20i estão disponíveis por apenas 23 euros na Amazon Espanha.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, modo de uso com um só auricular (ideal para chamadas, e que duplica a sua autonomia utilizando um auricular de cada vez), modo gaming de baixa latência para evitar o atraso de som nos jogos, e uma grande diversidade de modos de ajuste de som através da sua app. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 10 horas pode ser expandida até um total de 30 horas. Também não terão problemas em enfrentar chuva ou sessões de treino mais intenso, graças à sua protecção IPX5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Disney Plus aumenta preços nos EUA

24-09-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O serviço de streaming Disney Plus voltará a aumentar os preços em Outubro nos EUA - e já se sabe que isto acaba por se alastrar ao resto do mundo.

A Disney vai aplicar mais um aumento nas subscrições do Disney Plus nos EUA, numa estratégia para reforçar os lucros do seu negócio de streaming. Os novos preços entram em vigor a 21 de Outubro, afectando tanto os planos com publicidade como os Premium sem anúncios.

O plano com anúncios sobe 2 dólares, passando a custar 11.99 dólares por mês, enquanto o Disney Plus Premium sem anúncios aumenta 3 dólares, para os 18.99 dólares por mês. Para quem optar pelo pagamento anual, o valor sobe 30 dólares, totalizando 189.99 dólares por ano. Também os pacotes combinados com outros serviços vão sofrer alterações.

Desde o seu lançamento em 2019, a 6.99 dólares por mês, o serviço já sofreu vários aumentos regulares, incluindo em Dezembro de 2022, Outubro de 2023 e Outubro de 2024 - que também acabou por se fazer sentir em Portugal - aproximando-se agora do triplo do valor. Apesar da tendência de preços em alta, a Disney conseguiu tornar o negócio de streaming rentável pela primeira vez no ano passado.
No entanto, o momento do anúncio não é o mais favorável. A empresa ainda enfrenta críticas pela suspensão do programa Jimmy Kimmel Live!, decisão que gerou polémica e levou a chamadas de boicote às subscrições. Dizem as "más línguas" que Disney terá acelerado o regresso do programa à grelha televisiva não por ser a coisa correcta a fazer, mas sim para evitar uma "tempestade perfeita" em que os críticos dessa posição aproveitassem o aumento de preço para fortalecer o apelo ao cancelamento da subscrição do serviço.

Microsoft mostra arrefecimento microfluídico para chips AI

24-09-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Intel revelou ter feito grandes avanços nos sistemas de arrefecimento microfluídicos, que são três vezes mais eficientes que os sistemas tradicionais de transferência de calor.

Os chips AI indispensáveis para os serviços de inteligência artificial estão a tornar-se cada vez mais quentes, e as soluções de arrefecimento actuais começam a não ser suficientes. Para enfrentar esse desafio, a Microsoft apresentou um sistema de arrefecimento por microfluídica, capaz de remover calor até três vezes mais eficientemente do que as cold plates, a tecnologia avançada usada hoje em datacenters.

Genericamente, o sistema é semelhante ao "watercooling", que consiste em usar líquido para transferir calor de forma mais eficiente. A inovação está na gravação de microcanais directamente no silício dos chips, permitindo que o líquido circule mesmo onde o calor é gerado. Além disso, a Microsoft recorreu a AI para mapear os pontos mais quentes de cada chip e assim direccionar o fluxo de forma mais precisa. Em testes de laboratório, esta abordagem reduziu em até 65% a subida de temperatura no interior de GPUs, ao mesmo tempo que promete maior eficiência energética e custos operacionais mais baixos. Segundo a empresa, a microfluídica pode abrir caminho para designs mais compactos e potentes, aumentando a densidade de servidores nos datacenters sem comprometer a fiabilidade. Isso permitiria até suportar arquitecturas futuras como chips 3D, normalmente limitados pelo calor que geram. A Microsoft colaborou com a startup suíça Corintis para desenvolver canais inspirados em padrões da natureza, semelhantes a veias de folhas ou asas de borboletas, de forma a optimizar a circulação do líquido.
O próximo passo é investigar como integrar esta tecnologia em futuros chips próprios, como a linha Cobalt e Maia, já em utilização nos serviços da empresa. Se adoptada em larga escala, a microfluídica poderá tornar-se um novo padrão, ajudando não só a melhorar o desempenho dos chips mas também a reduzir o impacto ambiental dos datacenters, um dos grandes objectivos da Microsoft para os próximos anos.

Carros eléctricos crescem na Europa mas Tesla continua em queda

24-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Europa parece ter-se rendido aos carros eléctricos, mas a Tesla continua a cair na preferência dos consumidores europeus.

Apesar das queixas habituais dos fabricantes, o mercado de carros eléctricos na Europa continua a crescer. Nos primeiros oito meses do ano, as vendas de novos veículos eléctricos subiram 26%, e em Agosto um em cada cinco carros vendidos já era totalmente eléctrico. Um marco que mostra como a mobilidade eléctrica tem superado os velhos mitos dos problemas de autonomia e de longevidade das baterias.

Mas enquanto a maioria das marcas celebra recordes, a Tesla parece estar a perder terreno. O Model Y continua a ser o carro eléctrico mais vendido do ano, com 83.314 unidades, e o Model 3 mantém o terceiro lugar com 50.237 vendas. Ainda assim, este números escondem um problema: as vendas do Model Y caíram 34% face a 2023, enquanto o Model 3 caiu 29%, tornando a Tesla a única marca do top 10 com quedas significativas. Quem está a aproveitar esta quebra são os fabricantes tradicionais. O Grupo Volkswagen liderou em Agosto com 16.105 eléctricos vendidos (mais 45% que no ano passado), impulsionado pela variedade da sua família ID, que inclui o ID.3, ID.4 e o novo ID.7. A Tesla ficou em segundo com 14.245 carros, seguida da BMW, que registou uma subida de 7%. Marcas como a Ford também começam a destacar-se, ganhando espaço com modelos como o novo Explorer EV.

O grande desafio da Tesla na Europa é depender quase só de dois modelos, enquanto rivais oferecem gamas mais diversificadas, desde citadinos a grandes SUVs familiares. Ainda assim, o momento é histórico: em Agosto, os eléctricos alcançaram 20% de quota de mercado, um patamar que a indústria só esperava atingir até 2027. Para a Tesla, parece que será necessária uma reformulação da sua estratégia se quiser recuperar a sua imagem junto dos europeus.

WhatsApp ganha tradução de mensagens

24-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp ganha tradução de mensagens integrada no iPhone e Android, facilitando a comunicação multilíngua.

O WhatsApp começou a disponibilizar uma nova função de tradução de mensagens directamente na app para iOS e Android. A funcionalidade está a ser lançada de forma gradual e pode ser usada em conversas individuais, grupos e mensagens de Canais. Para a activar, basta fazer um toque longo numa mensagem e selecionar a opção Translate, escolhendo o idioma de origem e de destino.

No Android, a novidade chega primeiro com suporte para inglês, espanhol, hindi, português, russo e árabe, enquanto no iPhone os utilizadores podem traduzir para mais de 19 idiomas logo no arranque. Além disso, os utilizadores de Android terão a possibilidade de activar a tradução automática em todo o histórico da conversa, aplicando-a a todas as mensagens recebidas. Apesar de não ser uma tradução em tempo real nos auriculares ou directamente no ecrã (como está na moda), esta função deve facilitar bastante a comunicação entre os milhares de milhões de utilizadores do WhatsApp em todo o mundo. Outras apps de mensagens já oferecem algo semelhante, mas a integração nativa torna o processo mais simples e acessível - evitando o aborrecido ritual de "copy-paste" das mensagens para uma app de tradução.

O WhatsApp promete expandir as traduções a mais idiomas no futuro, mas não explicou porque motivo há a diferenciação de, no lançamento, suportar mais de 19 línguas no iOS e apenas seis em Android.

Bloco de tomadas vertical com USB a €40

24-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 40 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

DJI apresenta Osmo Nano - action cam ultra-compacta

24-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A DJI tem um nova action cam, a Osmo Nano, que se foca em manter um tamanho ultra-reduzido e aposta num design modular.

A DJI apresentou a Osmo Nano, uma action cam minúscula e modular pensada para ser usada em qualquer lugar. A câmara divide-se em dois módulos: a unidade principal, que pesa apenas 52 gramas, e a Multifunctional Vision Dock, que adiciona ecrã, bateria extra e opções de expansão. A câmara é à prova de água até 10 metros, mas o módulo com ecrã fica-se pela certificação IPX4.
O sensor é um CMOS de 1/1.3" com resolução de 6880x5160 e 13.5 stops de alcance dinâmico. Permite gravar vídeo em 4K até 60fps, ou 120fps em slow-motion, com suporte para 10-bit e D-Log M. Para estabilização, a Nano integra RockSteady 3.0 e HorizonBalancing, garantindo imagens suaves mesmo em movimento. Também é possível capturar fotos até 35MP.
Em termos de autonomia, a câmara consegue cerca de 90 minutos de gravação em 1080p, valor que aumenta para 200 minutos quando ligada à dock (com o ecrã desligado). O armazenamento interno é de 64GB ou 128GB, com suporte para expansão via microSD até 1TB. A dock inclui ainda um ecrã OLED de 1.96" com 800 nits de brilho, que pode ser usado tanto acoplado como remotamente.


A DJI lançou também uma gama completa de acessórios magnéticos, incluindo suporte para boné, fita de pescoço, banda para a cabeça, arnês de peito e adaptadores para montagem em carros ou acessórios para câmaras de acção. A Osmo Nano chega em dois modelos: 64GB por 279€ e 128GB por 309€, ambos com kit de acessórios incluído.

GoPro adiciona luz e melhorias às câmaras Hero e Max

24-09-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A GoPro apresentou três novidades: a Lit Hero, a Max2 360 e o estabilizador Fluid Pro AI.

Chegando em momento estratégico em que muitos começam a pensar nas prendas para o final do ano, a GoPro apresentou uma nova câmaras com iluminador LED integrado, uma câmara 360° melhorada, e um estabilizador que pode ser usado tanto com as GoPro como com smartphones.

A Lit Hero é uma Hero com LEDs integrados junto à lente, pensados para gravações em ambientes de pouca luz. Suporta 4K/60fps, pesa 93 gramas e oferece cerca de 100 minutos de autonomia sem os LEDs ligados. Continua resistente à água até 5 metros e inclui um difusor para suavizar a luz. Já pode ser reservada por 269.99 dólares, com entregas a partir de 21 de Outubro.

A nova Max2 360 aumenta a resolução para 8K/30fps (ou 4K/60fps em modo de lente única) e estreia lentes substituíveis. Traz suporte para microfones Bluetooth, bateria maior e ecrã tátil de 1.82". Embora mais robusta que a original, mantém GPS, áudio com seis microfones e resistência à água. Vai custar 499.95 dólares, posicionando-se frente a rivais como a DJI e a Insta360.

Por fim, o Fluid Pro AI é um estabilizador gimbal compatível não só com câmaras GoPro mas também com smartphones e câmaras compactas até 400 gramas. Oferece tracking com inteligência artificial, controlo por gestos e até 18 horas de bateria (seis com AI e luz LED activa). Chega ao mercado com um preço de 229.99 dólares.

|