PlanetGeek

Honda revela mota eléctrica WN7

10-11-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Honda revelou, finalmente, a sua primeira mota eléctrica de grande dimensão, a WN7.

Na EICMA 2025, a Honda apresentou finalmente a sua primeira mota eléctrica "a sério", a Honda WN7, marcando uma nova etapa na estratégia eléctrica da marca. Ao contrário dos scooters e modelos mais pequenos que a empresa tem lançado nos últimos anos, a WN7 é uma mota eléctrica equiparável às motos de maior dimensão, pensada para o dia a dia, mas com desempenho suficiente para proporcionar uma condução entusiasmante.

Esta naked street bike oferece uma potência máxima de 50 kW (67 cv) e 100 Nm de binário, colocando-a ao nível de uma mota a combustão de 600cc e com aceleração digna de modelos de potência superior. Segundo a Honda, a filosofia de design, chamada "Be the Wind", procura criar uma experiência de condução silenciosa e envolvente, que aproveita o melhor do binário instantâneo de um motor eléctrico.
Em termos visuais, a WN7 estreia a nova linguagem de design eléctrica da Honda, com um perfil agressivo e minimalista, uma barra de LED horizontal na dianteira e uma pintura preto e dourado exclusiva da gama EV. A estrutura é sem quadro tradicional, utilizando o próprio invólucro da bateria como elemento estrutural que liga a direcção à suspensão traseira, reduzindo o peso e melhorando a estabilidade.


Equipada com um motor arrefecido a líquido e transmissão por correia, a WN7 integra uma bateria fixa de 9.3 kWh compatível com carregamento rápido CCS2 (20% a 80% em 30 minutos) e carregamento Type 2. A Honda anuncia uma autonomia de 140 km segundo o ciclo WMTC, com travagem regenerativa, desaceleração ajustável, e modo de marcha lenta para facilitar manobras.

O preço e a data de lançamento ainda não foram revelados, mas a marca confirmou que a produção será feita no Japão, com distribuição internacional prevista para mais tarde.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €20

10-11-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Este adaptador universal de tomadas da Lencent garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Lencent tem 5 portas USB e está disponível por apenas 20 euros na Amazon Espanha - têm também disponível uma versão de 65W.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla adia demonstração do Roadster "voador" para 1 de Abril

10-11-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Tesla Roadster passa a ser oficialmente uma piada de 1 de Abril.

O muito atrasado Tesla Roadster está a tornar-se, literalmente, uma piada. Durante a mais recente reunião de accionistas da Tesla, Elon Musk revelou que a prometida demonstração do supercarro eléctrico "que até poderá voar" está agora marcada para o dia 1 de Abril de 2026. Isto depois de ter assegurado que essa demonstração seria feita, sem falta, antes do final deste ano.

Parecendo achar que o atraso de vários anos é algo com piada, ainda disse que esta data permitia que, em caso de novo adiamento, dizer que "estava apenas a brincar". Brincadeira ou não, a frase resume a incerteza em torno do projecto. O Roadster era suposto ser um veículo marcante para a Tesla, mas, anos depois, continua sem sair do papel - levando a uma série de cancelamentos de quem tinha feito a sua reserva, incluindo Sam Altman da OpenAI. Musk continua a prometer funcionalidades mirabolantes, incluindo que o carro será capaz de "voar” e será "mais louco do que qualquer veículo dos filmes de James Bond".

Mesmo que a demonstração aconteça a 1 de Abril de 2026, a produção só irá começar 12 a 18 meses após essa data, segundo estimativas do próprio Musk, fazendo com que o carro muito provavelmente só comece a chegar aos primeiros clientes em 2027, dez anos(!) após a apresentação inicial do projecto.

Entretanto, na China já se vão vendendo super-carros eléctricos capazes de saltar sobre buracos, chegar quase aos 500 km/hm, e bater recordes no Nurburgring.

iPhone do 20º aniversário vai ter "ecrã total"

10-11-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Continuam a surgir rumores que indicam que em 2027 a Apple dará o salto para os iPhones com ecrãs sem furos nem recortes para a câmara frontal e Face ID.

A Apple prepara-se para dar novo salto significativo no design do iPhone de 2027, que assinalará o 20º aniversário do dispositivo, apostando num ecrã totalmente sem margens e câmara frontal invisível debaixo do ecrã. Segundo os mais recentes rumores, o desenvolvimento da tecnologia de câmara sob o ecrã está a decorrer conforme planeado e deverá estrear-se neste modelo - um ano depois da chegada do Face ID sob o ecrã, previsto para o iPhone 18 Pro de 2026.

Embora vários smartphones Android já utilizem câmaras sob o ecrã, a maioria apresenta problemas de qualidade de imagem devido ao sensor ficar situado por trás do painel. A Apple, contudo, tem vindo a trabalhar numa solução própria, usando um sistema óptico "freeform" com múltiplas lentes, concebida para reduzir a distorção e aumentar o brilho, compensando a perda de luz típica destas soluções. A tecnologia está a ser desenvolvida em colaboração com a LG Innotek, um dos principais fornecedores sul-coreanos da Apple, e deverá resultar numa câmara de 24 megapíxeis sob o ecrã, em contraste com as câmaras de 4 ou 8 MP usados nas soluções "sob o ecrã" actuais. Este sistema poderá ser também usado no primeiro iPhone dobrável da marca.

O modelo comemorativo de 2027 deverá ainda contar com um ecrã curvo que envolve todas as margens do dispositivo, seguindo a tradição da Apple de marcar as datas importantes com mudanças de design mais "revolucionárias" - à semelhança de 2017, quando o iPhone X substituiu o "iPhone 9" no 10º aniversário, e que se deverá repetir, com um eventual iPhone XX a chegar em vez de um iPhone 19.

Se assim for, será de imaginar que a Apple arranje outra fórmula para o 30º aniversário, pois será pouco provável que se arrisque a lançar um iPhone XXX. :)

Windows 11 vai ter recuperação mais rápida

09-11-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a testar um sistema de recuperação mais rápida do sistema e melhorias no Smart App Control no Windows 11.

A Microsoft está a testar uma versão mais rápida do Quick Machine Recovery (QMR) no Windows 11, juntamente com uma actualização do Smart App Control (SAC) que permite activar ou desactivar a função sem necessidade de reinstalar o sistema operativo. As novidades estão disponíveis para os Windows Insiders nos canais Dev e Beta, através da build 26220.7070 (KB5070300).

O QMR foi apresentado no final de 2024 como parte da Windows Resiliency Initiative, após a falha global provocada por uma actualização defeituosa do CrowdStrike Falcon, que deixou centenas de milhares de computadores inoperacionais. A ferramenta permite aos administradores de TI resolver falhas de arranque do Windows remotamente, sem acesso físico ao computador. Quando o sistema não arranca devido a um driver ou configuração problemática, entra automaticamente no Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE), inicia o QMR e liga-se à Microsoft para identificar e corrigir o erro.
A nova versão melhora o desempenho ao realizar apenas uma análise única e mais rápida, em vez de procurar soluções repetidamente em ciclo. Caso não haja uma correcção imediata, o QMR apresenta rapidamente as opções de recuperação mais adequadas para restaurar o sistema, reduzindo o tempo de inactividade e a frustração dos utilizadores.

Por outro lado, o Smart App Control recebeu uma actualização que permite activar ou desactivar a protecção directamente em Segurança do Windows > Controlo de Aplicações e Navegação, sem precisar de reinstalar o Windows. Esta ferramenta bloqueia aplicações não confiáveis ou potencialmente maliciosas antes de serem executadas, e com esta mudança passa a ser muito mais simples de gerir.

Recentemente a MS também implementou melhorias a nível da Microsoft Store de modo a permitir pacotes com múltiplas apps, e corrigiu um bug de longa data que fazia o computador reiniciar quando se escolhia "actualizar e desligar".

Windows 11 vai ter context menus mais organizados

09-11-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft reconheceu que os menu de contexto do Windows 11 se tornaram pouco práticos e está a preparar uma solução.

A Microsoft vai finalmente corrigir um dos problemas mais criticados do Windows 11: o menu do botão direito do rato. Quatro anos após o lançamento do sistema operativo, a empresa confirmou que está a testar um novo design para o menu de contexto em aplicações baseadas em WinUI 3, com uma funcionalidade chamada "Split Context Menu".

O menu actual — que aparece ao clicar com o botão direito num ficheiro ou pasta, tornou-se excessivamente longo e confuso, repetindo frequentemente as mesmas opções ou aplicações. A Microsoft promete um menu mais limpo, curto e inteligente, que se adapta melhor ao conteúdo seleccionado.
O novo Split Context Menu agrupa acções relacionadas num único item. Por exemplo, em vez de aparecerem as opções "Abrir com o Fotos", "Editar com o Fotos" e "Definir como fundo do ambiente de trabalho", o utilizador verá apenas "Abrir com o Fotos", que mostrará um menu secundário com as restantes opções ao passar o rato por cima. Este novo sistema permite aos programadores definir uma acção principal e ocultar outras opções relacionadas dentro de um submenu.

Segundo a Microsoft, o novo design pode reduzir o tamanho do menu em até 38%, consoante o tipo de ficheiro. No Explorador de Ficheiros, por exemplo, ao clicar com o botão direito num ficheiro de imagem ou texto, surgirá apenas a acção principal como "Abrir com o Fotos" ou "Abrir com o Bloco de Notas", com as restantes opções acessíveis num submenu. A novidade chegará primeiro às apps WinUI como o Fotos e o Bloco de Notas, embora a Microsoft ainda não tenha confirmado se irá expandi-la a todo o ambiente do Windows 11.

Mega teste de baterias compara carregamento rápido vs carregamento lento

09-11-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Um teste parece indicar que não é necessário "pensar demasiado" no momento de carregar o smartphone, com carregadores rápidos ou lentos, ou limites de carga máxima.

Um novo teste de longa duração revela que carregar o iPhone rapidamente pode não ser tão prejudicial para a bateria como muitos pensam. O estudo, conduzido pelo canal HTX Studio ao longo de seis meses, comparou os efeitos do carregamento rápido e lento em seis unidades do iPhone 12, com ciclos de carga de 5% até 100%.

Três dos dispositivos foram submetidos a carregamento rápido, enquanto os outros três carregaram de forma mais lenta. Um segundo grupo foi mantido entre 30% e 80% de carga, para avaliar se manter a bateria em níveis médios ajudaria a preservar a sua saúde. Após 500 ciclos de carga, os resultados mostraram diferenças mínimas na degradação da bateria entre carregamento rápido e lento. Os iPhones carregados entre 30% e 80% tiveram um desempenho ligeiramente melhor, mas sem grande relevância prática.



Ou seja, os dados indicam que o carregamento rápido não degrada significativamente a bateria do iPhone mais do que o carregamento normal - desde que se evitem condições extremas. O HTX Studio concluiu que os utilizadores devem carregar o iPhone "da forma que lhes for mais conveniente", sem se preocuparem demasiado com o efeito que cada opção terá na sua longevidade.

O vídeo inclui ainda testes semelhantes com smartphones Android, que apresentaram resultados idênticos, pelo que o mesmo se aplica de forma generalizada para todos os smartphones.

Grok Imagine ganha Text to Video

09-11-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A xAI melhorou o Grok Imagine, que passa a suportar criação de vídeo AI a partir de texto.

O Grok Imagine volta a dar que falar. Depois de se ter popularizado pela sua capacidade de transformar imagens estáticas em vídeo, agora passa a ter também capacidade de criar vídeos de raiz a partir de instruções de texto.

Apesar de ser algo que outros modelos AI já faziam, aqui temos a vantagem de - pelo menos temporariamente - ser algo que é disponibilizado a todos os utilizadores, incluindo os utilizadores gratuitos, o que promove a sua utilização e experimentação.

Alguns exemplos do que pode ser feito, mas que são uma demonstração extremamente reduzida tendo em conta que a geração de vídeos está apenas limitada pela imaginação e criatividade de cada um:

This is wild.

Grok Imagine update just completely changed the AI image & video game.

These are not real 🤯

10 wild examples: pic.twitter.com/0fp2HWEwKk

— Min Choi (@minchoi) November 8, 2025

Grok Imagine got an upgrade. How it supports TEXT to VIDEO.

Here’s JRPG video game prompt you can try out. Handles crowds and anime pretty well too.

promot: Cinematic gameplay footage from a modern JRPG video gane, bustling marketplace with NPCs and vendors, warm lantern… pic.twitter.com/UxFDz0tN0k

— Kris Kashtanova (@icreatelife) November 8, 2025

She stood on the Irish headland, where sea met sky, and the wind carried her name like a promise never broken.

Grok pic.twitter.com/gm56dD6dfi

— Morning Glory (@Morning88104856) November 7, 2025

We have TEXT to VIDEO in @grok imagine now. pic.twitter.com/szOpz5GOqn

— madpencil_ (@madpencil_) November 7, 2025
Apesar dos "peso pesados" na área, como a Google com o Veo e a OpenAI com o Sora (entre outros), a xAI volta a demonstrar que está empenhada em assegurar que o Grok não fica para trás.

Jared Isaacman à frente da NASA

09-11-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Donald Trump deu nova reviravolta e voltou a nomear o bilionário Jared Isaacman para liderar a NASA.

O presidente Donald Trump voltou a nomear o empresário bilionário Jared Isaacman para o cargo de administrador da NASA, apenas alguns meses depois de ter retirado abruptamente a sua nomeação anterior. A decisão reforça a intenção de Trump em colocar uma das figuras preferidas do sector privado à frente da agência espacial norte-americana, substituindo Sean Duffy, administrador interino e secretário dos Transportes, que tem dirigido temporariamente a agência desde Julho.

Com 42 anos, Isaacman é conhecido por ser o fundador e CEO da Shift4, uma empresa de pagamentos digitais, e por ter financiado e participado em duas missões espaciais privadas da SpaceX - incluindo uma em que fez o primeiro passeio espacial privado. Apesar de nunca ter trabalhado para o governo nem para a NASA, apresenta-se como um defensor entusiasta da exploração espacial comercial.

Thank you, Mr. President @POTUS, for this opportunity. It will be an honor to serve my country under your leadership. I am also very grateful to @SecDuffy, who skillfully oversees @NASA alongside his many other responsibilities.

The support from the space-loving community has… pic.twitter.com/CUpyTXfB14

— Jared Isaacman (@rookisaacman) November 4, 2025
Se for confirmado, Isaacman assumirá o comando de uma NASA em plena turbulência. A agência tem enfrentado cortes orçamentais e reduções de pessoal significativos durante o actual mandato de Trump, perdendo cerca de 20% dos seus funcionários no âmbito de um plano mais amplo de redução do governo federal. O novo orçamento propõe ainda um corte adicional de mais de 6 mil milhões de dólares no financiamento da NASA. Tudo isto acontece enquanto os Estados Unidos enfrentam uma nova corrida espacial com a China, que planeia enviar astronautas à Lua até 2030 - três anos depois da (prometida) missão Artemis III da NASA, que continua envolta em muita incerteza.

Esta nomeação é também uma excelente notícia para Elon Musk e para a SpaceX, sendo esperado que a NASA passe a optar pelos seus foguetes como forma de poupar milhões face ao desenvolvimento de dispendiosos e demorados foguetes próprios, como tem sido o caso do SLS.

App Blackmagic Camera com streaming para YouTube e Twitch

09-11-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A app Blackmagic Camera ganha a capacidade para fazer streaming para várias plataformas, como o YouTube e Twitch.

A Blackmagic lançou uma grande actualização para a sua app gratuita Camera, trazendo novas funcionalidades que vão agradar a criadores e streamers. A app, disponível para iOS e Android, pode agora fazer streaming directamente para o YouTube, Twitch e Vimeo, eliminando a necessidade de software de terceiros ou hardware adicional. Basta escolher a plataforma, introduzir a chave de transmissão segura e começar o streaming, mantendo o controlo total sobre exposição, foco e outras definições em tempo real.

A actualização inclui também suporte para o protocolo SRT, mais utilizado por profissionais por garantir melhor qualidade de vídeo em ligações de internet menos estáveis. Os utilizadores podem ainda configurar servidores RTMP ou SRT personalizados, permitindo transmitir para outras plataformas além das três referidas. Entre as melhorias adicionais, a app passa a emitir alertas imediatos quando um disco externo é desligado, ajudando a evitar perdas de dados ao gravar ficheiros (Apple ProRes) de alta resolução.

Por fim, há nova opção que permite personalizar o número de ângulos em modo multi-view ao monitorizar câmaras remotas, ideal para quem trabalha num iPad ou Mac com ecrã maior. No conjunto, esta actualização volta a reforçar o estatuto da Blackmagic Camera como app versátil tanto para streamers amadores como para profissionais.

Honda Prelude está de regresso

09-11-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Um dos mais icónicos modelos da Honda, o Prelude, está de regresso, continuando a aposta em tecnologia inovadora - mas infelizmente insistindo no modelo híbrido em vez de 100% eléctrico.

O novo coupé desportivo Honda Prelude e:HEV chega à Europa, unindo uma motorização híbrida avançada e o inovador Honda S+ Shift a um design marcante para proporcionar o "prazer de conduzir" pelo qual o modelo sempre foi reconhecido.

Depois de 25 anos de ausência, o exterior da sexta geração do novo Honda Prelude inspira-se na elegância e leveza intemporal dos planadores, enquanto a combinação envolvente de comportamento dinâmico e resposta faz lembrar um voo acrobático. Isto é possível graças à postura larga e baixa do veículo, complementada pela tecnologia de suspensão do Civic Type R, amortecedores adaptativos e a mais recente versão do sistema Agile Handling Assist (AHA) da Honda.

Este conceito estende-se ao interior acolhedor, que evoca o cockpit de um planador, combinando conforto e praticidade com materiais premium e o sistema de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING — entregue uma experiência emocionante para os ocupantes do Honda Prelude.

Tecnologia Honda S+ Shift

Simulando o som, a sensação e o envolvimento do condutor com mudanças automáticas rápidas de caixa, o Honda S+ Shift ajuda o Prelude a entregar uma nova dimensão de prazer na condução. Desenvolvido a partir do Linear Shift Control da Honda, o sistema funciona em combinação com o Active Sound Control (ASC) para correlacionar o som do motor, as rotações (rpm) e a velocidade de estrada, proporcionando uma sensação mais natural durante a aceleração.

Esta tecnologia evoluiu para criar uma transmissão virtual de oito velocidades que reforça a conexão entre carro e condutor. Controlado por patilhas no volante – normalmente usadas para gerir o nível de travagem regenerativa quando o S+ Shift não está ativado – permite que o condutor troque de “velocidade” como numa caixa manual. Ao reduzir, o condutor também experimenta efeito de travagem do motor, com um “blip” para ajustar as rotações, proporcionando assim melhor controlo do acelerador.

Motorização e:HEV avançada

Com base em mais de 25 anos de experiência híbrida, o Honda Prelude é equipado com a motorização híbrida total e:HEV da Honda. A combinação de um motor a gasolina de 2,0 litros com uma transmissão automática de motor elétrico duplo proporciona 184 cv (134 kW), entregando verdadeira emoção ao conduzir, potência responsiva, excelente eficiência e elevado refinamento.

Há ainda um conjunto de modos de condução disponíveis — “Comfort”, “GT”, “Sport” e “Individual” — que permitem alternar suavemente as características do sistema híbrido, da suspensão e da resposta da direção conforme as preferências do utilizador.

Comportamento excecional, conforto e versatilidade

Desenvolvido para oferecer elevados níveis de desempenho, resposta dinâmica e feedback em todas as situações, o novo Honda Prelude incorpora tecnologia de suspensão do lendário Honda Civic Type R. Projetado para equilibrar condução ágil e conforto, utiliza uma configuração de suspensão multi-link avançada, amortecedores adaptativos e a geração mais recente do sistema AHA da Honda.

No habitáculo, o interior foi concebido para proporcionar uma sensação centrada no condutor, excelente visibilidade, materiais de alta qualidade e layout despojado que evidenciam o cuidado artesanal do veículo. São oferecidas duas opções exclusivas de acabamento bicolor: branco e azul, ou preto e azul.

Destaca-se ainda um display do condutor personalizável de 10,2 polegadas com gráficos exclusivos e temas coloridos adaptados a cada modo de condução. Para conectividade, conta com um sistema infotainment de 9 polegadas, compatível com Apple CarPlay (sem fios) e Android Auto, além de um sistema de som potente com oito altifalantes, desenvolvido em parceria com a Bose.

Mesmo com a aparência exterior elegante, o novo Prelude oferece espaço e utilização: capacidade para quatro ocupantes e a traseira em estilo hatchback que se abre para revelar até 663 litros de espaço de bagagem. Os clientes podem escolher entre quatro cores externas: Moonlit White Pearl (nova), Meteoroid Grey Metallic, Crystal Black Pearl e Racing Blue Pearl.

Segurança e assistência ao condutor

A segurança é também uma prioridade elevada, com o mais recente sistema Honda SENSING calibrado para oferecer suporte ao condutor. Além disso, o Controlo de Velocidade Adaptativo, o Assistente de Saída da Estrada (Road Departure Mitigation) e o Assistente de Manutenção de Faixa (Lane Keeping Assist) foram cuidadosamente recalibrados para se adequar ao carácter mais dinâmico do modelo, demonstrando o cuidado ao detalhe que permeia todo o novo Prelude e:HEV.

O novo Honda Prelude chegará ao mercado nacional no próximo ano. Especificações finais, equipamento e preço serão reveladas na altura do lançamento em Portugal.


[Pela Estrada Fora]

Ilya Sutskever revela porque afastou Sam Altman da OpenAI

08-11-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Quase dois anos depois da inesperada demissão de Sam Altman da liderança da OpenAI, o testemunho do cofundador Ilya Sutskever volta a reacender a polémica sobre a tentativa de afastamento de Sam Altman da empresa.

Num depoimento dado aos advogados de Elon Musk (pdf) como parte do processo em curso contra a OpenAI, Sutskever descreveu um ambiente interno marcado por manipulação, desconfiança e conflitos entre executivos, alegando que Altman mentia, dividia equipas, e fazia tudo o que podia para consolidar o seu poder dentro da empresa.

Sutskever, que fundou a OpenAI com Altman em 2015 após deixar a Google, diz ter reunido provas durante meses a pedido dos membros independentes do conselho de administração. O resultado foi um memorando de 52 páginas no qual acusava Altman de "mostrar um padrão consistente de mentira, de manipular os seus executivos e de os colocar uns contra os outros". Revelou ainda que estava a considerar propor a remoção de Altman há "pelo menos um ano", convencido de que o seu comportamento o tornava inadequado para liderar uma empresa que desenvolve tecnologia tão poderosa. Sutskever referiu ainda conversas com a então CTO Mira Murati, que lhe terá mostrado mensagens e capturas de ecrã apontando para o estilo manipulador de Altman - comportamento que, segundo ela, já manifestava durante o seu tempo à frente da Y Combinator.

Em Novembro de 2023, o conselho de administração decidiu agir, acusando Altman de "falta de transparência" e votou pela sua saída. Mas a decisão gerou uma revolta interna, com centenas de funcionários a ameaçarem demitir-se, levando o conselho a reintegrá-lo poucos dias depois. Actualmente a posição da OpenAI é a de que todas essas alegações foram "analisadas numa revisão independente" e que concluiu que Sam Altman é a pessoa certa para liderar a OpenAI - mas é a resposta que seria de esperar de uma empresa liderada pelo próprio visado.

Ainda assim, o testemunho de Sutskever reforça as acusações já feitas por outros ex-membros do conselho, sendo que os oponentes de Sam Altman acabaram todos por sair para lançarem os seus próprios projectos: Sutskever deixou a OpenAI para fundar a Safe Superintelligence (SSI), seguido de Mira Murati, que criou a Thinking Machines Lab, entre outros.

Veremos de que forma estes depoimentos irão afectar a evolução da OpenAI, que continua a crescer a cimentar a sua posição como empresa de referência na tecnologia AI - apesar de enfrentar concorrência de todos os lados, desde gigantes como a Google, startups AI, e também os modelos AI open-source que vão chegando da China e mostram capacidades que por vezes até são superiores aos modelos AI fechados ocidentais.

Robot XPeng IRON impressiona ao caminhar

08-11-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A XPeng está a dar que falar com o seu robot humanóide IRON, em particular na sua forma feminina.

Actualmente podemos associar a XPeng a automóveis, mas a empresa demonstrou estar já bastante avançada a nível dos robots humanóides com a nova geração do seu robot IRON.

Este robot pode adoptar um formato "masculino" ou "feminino", ficando coberto com materiais macios para facilitar a interacção com humanos, e impressionou durante o evento de apresentação pelo caminhar "à modelo" que demonstrou ao vivo. Um caminhar tão natural que levou a acusações de que se tratava de uma pessoa real vestida com um fato - e levando a XPeng a ter que demonstrar que não era o caso, cortando a roupa e tecidos para mostrar o esqueleto robótico, quase ao estilo do que já vimos em filmes como o Exterminador Implacável / Terminator.

Transcend the boundary between tradition and the future — and step into a new realm of possibility.
With its powerful intelligent core, XPENG Next-Gen IRON brings every imagination of future technology to life.$XPEV pic.twitter.com/QLD5WUMHHc

— XPENG (@XPengMotors) November 6, 2025

XPENG's next-gen IRON robot effectively crossed the uncanny valley, leading many to believe it was a human in a suit.

In a follow-up event to prove it was a robot, He Xiaopeng had its leg skin cut open in front of a live audience. The robot then walked off the stage. pic.twitter.com/CNF5loZyaf

— The Humanoid Hub (@TheHumanoidHub) November 6, 2025
Embora o caminhar tenha sido um dos pontos altos, a XPeng também demonstrou o IRON a fazer outros movimentos e tarefas, alguns com maior graciosidade que outros. Ainda assim, o ponto era demonstrar que a marca está pronta para entrar na era da robótica, com um dos robots humanóides mais avançados do momento e que diz estar pronta para iniciar a produção em volume já no próximo ano - embora numa primeira fase destinados a cenários comerciais, como recepcionistas e guias, e não ainda como ajudantes domésticos - algo para o qual diz ser necessário ainda mais algum tempo.

This is an insane leap! The most human-like humanoid robot in history designed by the Chinese company #XPENG. pic.twitter.com/mITnrpkqbz

— Li Zexin 李泽欣 (@XH_Lee23) November 6, 2025

Xpeng’s humanoid robot is giving me a tour of its HQ experience right now. Staff said there’s zero teleportation. pic.twitter.com/6e0bokxeQ6

— Fred Lambert (@FredericLambert) November 5, 2025
Outro ponto a salientar, ao contrário de outras demonstrações em que vemos os robots rodeados de seguranças para que ninguém se intrometa com o robot, nesta apresentação a XPeng deixou um dos robots a servir como guia, sem qualquer cordão de segurança visível em seu redor, o que demonstra confiança na forma como o robot actua.

Star Trek ganha Enterprise-D em LEGO

08-11-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs de Star Trek poderão agora construir e exibir uma imponente Enterprise-D em LEGO.

Apesar dos muitos conjuntos LEGO Star Wars disponíveis, os fãs de outra série icónica sci-fi tinham estado esquecidos, até agora. Depois de muitos anos de espera, os fãs de Star Trek vão finalmente ter o seu próprio conjunto oficial da LEGO. A marca dinamarquesa anunciou o lançamento da USS Enterprise-D (10356), a lendária nave de Star Trek: The Next Generation.

A escolha da Enterprise-D faz sentido como ponto de partida da Lego no universo Star Trek. The Next Generation continua a ser uma das fases mais apreciadas da saga que se prolonga por décadas, e a sua remasterização em alta definição ajudou a manter a série viva entre os fãs. O kit inclui nove minifig: Picard, Riker, Data, Crusher, Troi, Worf, Geordi, Guinan e Wesley - com acessórios característicos, como o phaser de Worf ou o trombone de Riker. Tal como na série, a secção do disco separa-se do resto da nave.
O conjunto inclui ainda um bónus: um pequeno kit adicional com um shuttlepod e a personagem Ro Laren, com mais 261 peças.

Embora o interior não tenha tantas surpresas como outros sets temáticos (também não ajudará que nem as próprias séries e filmes consigam explicar muito bem o interior das naves), a qualidade e o design estão muito acima das versões lançadas no passado por marcas como a Mega Bloks ou a BlueBrixx e certamente apelará aos fãs.

Resta agora esperar que este seja apenas o primeiro conjunto de muitos outros que permitam trazer naves e momentos icónicos do Star Trek para a casa dos fãs.

O conjunto Star Trek: U.S.S. Enterprise NCC-1701-D conta com 3.600 peças, tem comprimento de 60 cm, custa 379.99 euros, e fica disponível a 28 de Novembro.

Nova intro da Apple TV foi feita sem CGI

08-11-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Ao contrário do que se poderia assumir, a nova intro da Apple TV foi gravada realmente e não feita através de imagens geradas por computador (CGI).

A Apple revelou uma nova sequência de introdução da Apple TV, e a parte curiosa é que criada inteiramente com efeitos práticos, sem recurso a CGI. A sequência foi filmada com câmaras reais usando grandes versões em vidro do logótipo do Apple TV, com movimentos físicos e jogos de luz a criarem os efeitos visuais.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a agência TBWA\Media Arts Lab, responsável por várias campanhas icónicas da Apple. Um vídeo dos bastidores, publicado no X, mostra parte do processo criativo e como os efeitos foram alcançados com materiais reais em vez de imagens geradas por computador.

The new Apple Original Films intro pic.twitter.com/ievBcboB6I

— Andreas Storm (@avstorm) November 6, 2025

Apple TV’s colorful new branding was built with glass and captured in-camera. pic.twitter.com/Y8T4jXHKH1

— Andreas Storm (@avstorm) November 6, 2025
A nova introdução é agora reproduzida antes de todos os conteúdos Apple TV. Existem três versões diferentes: uma de um segundo para trailers, outra de cinco segundos para séries, e uma versão de 12 segundos para filmes.

Cada uma inclui uma nova composição sonora original criada por Finneas.

Amazon transforma Echo Show em ecrãs publicitários

08-11-2025 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

A Amazon está a angustiar os clientes com Echo Show, começando a apresentar publicidade intrusiva.

A Amazon apresentou recentemente uma actualização da sua linha de colunas e ecrãs inteligentes Echo com Alexa. A renovação incluiu dois novos modelos Echo Show que, segundo a empresa, são o primeiro passo para criar "produtos que os clientes adoram". Mas parece haver um desfasamento entre essa intenção e a realidade.

Nos últimos meses, são cada vez mais os utilizadores que se têm queixado de anúncios em ecrã completo a surgir nos Echo Show. Estes anúncios não aparecem apenas quando o dispositivo está em inactividade, aparecendo até quando se está a ver fotos no modo "Moldura de Fotos" ou entre conteúdos, tornando-se praticamente inevitáveis. Em alguns casos, surgem repetidamente, interrompendo imagens pessoais como fotos de família com publicidade.
Apesar da Alexa já incluir sugestões comerciais ocasionais no modo de voz, esta nova abordagem é muito mais intrusiva. Adicionalmente, e ao contrário do que acontece com os Kindle com publicidade, os clientes não foram informados de que os seus ecrãs seriam usados para publicidade, da qual não podem escapar: ou seja, literalmente estão a pagar para ver publicidade!

Do lado da Amazon a justificação é que isto é um novo programa que acompanha o Alexa Plus, que "ajuda os clientes a descobrir novos produtos". Com uma postura assim, parece-me que se arrisca a incentivar que os clientes descubram serviços concorrentes que lhes permitam dizer adeus definitivo aos Echo.

Tesla aprova prémio "trilionário" para Elon Musk

08-11-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Sem grandes surpresas, os accionistas da Tesla aprovaram o prémio salarial de 1 bilião de dólares para Elon Musk - que o pode tornar no primeiro "trilionário" do mundo.

Independentemente das críticas, polémicas e promessas por cumprir, os accionistas da Tesla aprovaram o pacote de compensação de 1 bilião de dólares destinado a Elon Musk, reafirmando o seu apoio ao controverso CEO numa fase de instabilidade para a empresa. Mais de 75% dos votos foram a favor, tornando este o maior pagamento corporativo da história.

O novo plano, apresentado em Setembro, atribui a Musk mais de 423 milhões de acções adicionais, aumentando a sua participação de 15% para cerca de 25%. Mas, para receber a compensação total, o empresário terá de atingir várias metas ambiciosas, incluindo elevar o valor de mercado da Tesla de 1.5 biliões para 8.5 biliões de dólares em 10 anos, lançar um milhão de robotáxis, e vender milhões de automóveis, subscrições Full Self-Driving e robots humanóides.

Tesla Annual meeting starting now
https://t.co/j1KHf3k6ch

— Elon Musk (@elonmusk) November 6, 2025

Para ajudar nesses objectivos, Musk revelou vários outros projectos, incluindo a criação de uma Terafactory para produção de chips, para assegurar o fornecimento em volume dos chips AI que serão necessários para os seus carros e robots, e que Musk diz ser a única forma de os conseguir.

Apesar da maioria dos votos ter sido expressiva, houve oposição por parte de grandes investidores, incluindo o fundo soberano da Noruega, vários fundos de pensões norte-americanos, além das consultoras ISS e Glass Lewis. A decisão surge num momento em que a Tesla enfrenta queda nas vendas, concorrência crescente da China, e polémicas políticas associadas ao CEO. Agora começa a contagem decrescente para saber se Musk conseguirá atingir as metas "quase impossíveis" do seu novo contrato - algo que a maioria dos accionistas aposta que sim.

Citroën Ami ganha versão "Dark Side"

08-11-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Citroën Ami continua a redefinir os códigos da micromobilidade, agora através da série especial Dark Side, que revela uma nova personalidade do modelo.

Há cinco anos que o Ami transforma o panorama rodoviário através de um design mais inspirado nos desenhos animados do que nos códigos automóveis tradicionais. Apresenta uma atitude simpática e jovial, apoiada por um design único baseado na simetria das suas peças. O modelo foi renovado este ano de modo a adotar um estilo mais robusto e maduro, integrando a nova tonalidade Night Sepia, sem perder a sua candura, com uma frente que retoma as características de uma expressão alegre.
Sendo um formidável campo de ação para os designers, e um objeto singular com múltiplas facetas, o enfant terrible da micromobilidade elétrica decide despertar o lado negro dos Watts. Nesta nova edição especial Ami Dark Side, o modelo apresenta-se com uma tonalidade inédita Black Night, um preto mate profundo que muda totalmente o seu carácter, animado por elementos gráficos brancos (autocolantes, embelezadores). Mantendo o seu espírito divertido e excêntrico, o Ami assume, assim, uma personalidade rebelde ou elegante, dependendo do estado de espírito. Esta versão Dark Side é fiel à promessa da Citroën de uma mobilidade fácil, acessível e à imagem de cada indivíduo.

Com a série Dark Side, o Ami continua a dinamizar um território que criou em 2020, ao oferecer uma solução de micromobilidade simples que preencheu uma lacuna em muitos lares. Um veículo 100% elétrico, compacto, acessível e utilizável a partir dos 16 anos, que oferece uma solução segura, com dois lugares protegidos das intempéries, fácil de manusear, com velocidade limitada a 45 km/h e uma autonomia de até 75 km.
Até à data e desde o seu lançamento, já se comercializaram cerca de 85.000 unidades do Ami nos diferentes mercados em que é comercializado, 2.500 das quais em Portugal.

O Ami Dark Side já está disponível para encomenda com um PVPR de 8.890 € em Portugal, sendo também comercializado noutros mercados da Europa (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália e Países Baixos). As primeiras entregas a clientes estão previstas para janeiro de 2026.

E porque o estilo não é apenas um exclusivo de alguns e o Ami se afirma como uma solução de mobilidade destinada a todos, o pack My Ami Cargo e a versão My Ami for All também estarão disponíveis nesta série especial Dark Side.

[Pela Estrada Fora]

Radares da PSP em Novembro 2025

08-11-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Novembro. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AVEIRO
04/Nov – 09h00/12h00 – Rua Eng. Vitorino Damásio – SM Feira
05/Nov – 09h00/12h00 – Av. Dr. Renato Araújo – SJ Madeira
06/Nov – 09h00/12h00 – Rua Cimo de Vila – Ovar
13/Nov – 09h00/12h00 – Variante R. 19 – Anta – Espinho

BEJA
06/Nov – 09h00/12h00 – Rua Francisco Miguel Duarte – Beja
14/Nov – 09h00/12h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja
19/Nov – 09h00/12h00 – Rua Francisco Miguel Duarte – Beja
26/Nov – 09h00/12h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja

BRAGANÇA
11/Nov – 08h00/13h00 – E.N. 15 – Mirandela
13/Nov – 08h00/13h00 – E.N. 15 – Quinta de São Lourenço – Bragança
25/Nov – 08h00/13h00 – Cintura Interna de Bragança – Quinta do Campelo – Bragança
27/Nov – 08h00/13h00 – E.N. 213 – Mirandela

BRAGA
03/Nov – 09h00/12h00 – Av. Miguel Torga – Braga
11/Nov – 15h00/17h00 – Circular Urbana de Guimarães (nó S. Torcato)
12/Nov – 09h00/11h00 – E.N. 14 – Vila Nova de Famalicão (Av.Santiago de Gavião)
13/Nov – 15h00/17h00 – E.N. 14 – Vila Nova de Famalicão (Av.Santiago de Gavião)
14/Nov – 09h00/11h00 – Circular Urbana de Guimarães (nó da Universidade)
17/Nov – 21h00/23h00 – Circular de Barcelos
18/Nov – 15h00/18h00 – Av. António Macedo – Braga

CASTELO BRANCO
06/Nov – 08h00/12h00 – Alameda Pêro da Covilhã (junto à Repsol) – Covilhã
12/Nov – 17h00/19h00 – Av. Dia de Portugal – Castelo Branco
18/Nov – 10h00/12h00 – Av. da Europa – Castelo Branco
24/Nov – 08h00/12h00 – Alameda Pêro da Covilhã (junto ao Hotel D. Maria) – Covilhã

COIMBRA
10/Nov – 09h30 – E.N. 341 – sentido S/N – Coimbra
12/Nov – 09h30 – IC3 – Banhos Secos – Coimbra
13/Nov – 09h00/12h00 – Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
19/Nov – 09h30 – IC2 – sentido N/S Km 194 – Coimbra
26/Nov – 09h00/12h00 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
28/Nov – 09h30 – Av. da Lousã – Coimbra

FARO
04/Nov – 09h00/12h00 – Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro
04/Nov – 16h00/20h00 – Avenida São Lourenço da Barrosa – V6
05/Nov – 09h00/12h00 – Rua da Cruz Vervelha Portuguesa – Tavira
12/Nov – 09h30/12h00 – Av. Heróis de 1808 – Olhão
18/Nov – 16h00/20h00 – Av. São Lourenço da Barrosa – V6
25/Nov – 09h00/12h00 – Estr. de Monchique – V2
25/Nov – 14h00/16h00 – Av. de Castro Marim – VRSA

GUARDA
12/Nov – 09h00/13h00 – Av. Serra da Estrela – Gouveia
22/Nov – 09h00/13h00 – Via da Cintura Externa – Guarda
23/Nov – 09h00/13h00 – Via da Cintura Externa – Guarda
24/Nov – 09h00/13h00 – Via da Cintura Externa – Guarda

LEIRIA
13/Nov – 14h00/17h00 – Rua Dr. Artur Figueiroa Rego – Caldas da Rainha
12/Nov – 14h00/17h00 – Av. Monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa – Peniche
18/Nov – 09h00/12h00 – Rua Albergaria dos Doze
25/Nov – 14h00/17h00 – E.N. 356-1 – Alcogulhe – Leiria
26/Nov – 14h00/17h00 – Estr. da Nazaré – Km 15,2 – Marinha Grande

LISBOA
03/Nov – 14h00/17h00 – Av. Infante D. Henrique – Lisboa
05/Nov – 09h30/14h00 – E.N. 6 (Av. Marginal) – Oeiras
06/Nov – 08h30/18h00 – Acesso ao Terminal 2 – Aeroporto Humberto Delgado
07/Nov – 08h00/11h00 – IC2 – Santa Iria de Azóia
11/Nov – 13h30/16h30 – E.N. 10, Km 123.7, em Alhandra, sentido VFX -> Alhandra
12/Nov – 08h30/12h30 – Rua 1.º de Maio – Frielas
12/Nov – 14h00/18h00 – Rua António Sérgio – Santo António dos Cavaleiros
18/Nov – 09h00/17h00 – Av. Marginal, Km 18.2, junto ao Hotel Miragem – Cascais
21/Nov – 09h00/12h00 – Estr. dos Salgados – Amadora
21/Nov – 14h00/16h00 – E.N. 117, Sentido Amadora -> Restelo
24/Nov – 08h00/11h00 – A2 – Ponte 25 de Abril – Almada
25/Nov – 08h30/11h30 – E.N. 250.1 – Baratã – Algueirão – Sintra
25/Nov – 13h30/16h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco – Queluz
26/Nov – 14h00/17h00 – Av. da Índia – Lisboa

MADEIRA
10/Nov – 09h00/12h00 – VE 5 Sitio dos Moinhos – Faial – Santana
10/Nov – 14h00/18h00 – VE 1 – Km 5,0 – Porto da Cruz
11/Nov – 10h00/12h00 – Rua Levada dos Ilhéus – Funchal
13/Nov – 08h00/12h00 – VR-1, Km 6.0 Oeste-Este – Quinta Grande
18/Nov – 15h30/17h30 – VR-1, km 25.5 – Caniço
19/Nov – 18h30/20h30 – Rua 5 de Outubro – Funchal
25/Nov – 18h00/22h00 – VR-1, Km 9.4 Este-Oeste – Câmara de Lobos

PORTALEGRE
03/Nov – 17h30/19h30 – Av. de Badajoz – Portalegre
05/Nov – 09h00/11h00 – Av. de Badajoz – Elvas
12/Nov – 09h00/11h00 – Av. Dia de Portugal – Elvas
14/Nov – 08h30/10h30 – Av. Extremadura Espanhola – Portalegre
17/Nov – 18h00/20h00 – Av. de Badajoz – Portalegre
24/Nov – 09h00/11h00 – E.N. 373 – Elvas

PORTO
04/Nov – 13h00/20h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco – Valongo
06/Nov – 13h00/20h00 – Rua Conselheiro Costa Aroso, 913 – Maia
10/Nov – 08h00/16h00 – Av. Fernão de Magalhães, 1060 – Porto
11/Nov – 08h00/15h00 – Av. D. João II 1665 – VN Gaia
12/Nov – 08h00/15h00 – Estr. da Circunvalação 15030 – Matosinhos
14/Nov – 08h00/15h00 – Rua Luís de Camões, 1211 – Valbom – Gondomar
18/Nov – 13h00/20h00 – Rua Gomes Amorim 1270 (A-Ver-o-Mar) – Póvoa de Varzim
20/Nov – 13h00/20h00 – E.M. 556 c/ Rua Gabriel Cardoso Miranda – Santo Tirso
21/Nov – 13h00/20h00 – Rua Fontão 212 – Canidelo – VN Gaia
24/Nov – 08h00/16h00 – Av. Calouste Gulbenkian (junto Inst, Superior Artes e Design) – Matosinhos
26/Nov – 08h00/15h00 – Rua Dr. Joaquim Nogueira dos Santos, 885 – Maia
27/Nov – 08h00/15h00 – Av. Marechal Gomes da Costa 1300 – Porto

SANTARÉM
03/Nov – 08h30/12h30 – E.N. 365-2 – Cartaxo
05/Nov – 08h00/12h00 – Av. Dr. Santana Maia – Abrantes
06/Nov – 16h00/19h00 – Rua D. Domingos Maria Frutuoso – Santarém
06/Nov – 08h00/12h00 – E.N. 110 – Carvalhos de Figueiredo – Tomar
11/Nov – 08h30/12h30 – E.N. da Barreira Alva – Torres Novas
12/Nov – 09h00/13h00 – Rua Eng. Ferreira Mesquita – Entroncamento
27/Nov – 08h00/12h00 – Rua Dr Armando Reis Vieira – Ourém

SETÚBAL
12/Nov – 09h00 – Av. Arsenal do Alfeite, sentido Corroios – Almada
12/Nov – 15h00 – Av. Escola dos Fuzileiros Navais – Barreiro
17/Nov – 09h30 – Circular Externa – Montijo
18/Nov – 08h30 – E.N. 10 Km 42.3 – Setúbal
26/Nov – 09h30 – Av. Mar – Corroios

VILA REAL
04/Nov – 08h00/12h00 – Av. Europa – Vila Real
11/Nov – 14h00/18h00 – Rua Rainha D. Mafalda – Chaves
26/Nov – 08h00/13h00 – Av. Bracara Augusta – Chaves
26/Nov – 14h00/16h00 – Av. Unesco – Vila Real

VIANA DO CASTELO
21/Nov – 10h00/13h00 – Rua da Linha
24/Nov – 10h00/13h00 – Ponte de Lima
25/Nov – 20h30/23h30 – Av. do Meio
29/Nov – 20h30/23h30 – Av. Paulo VI

VISEU
05/Nov – 13h30/15h30 – E.N. 337
07/Nov – 08h00/11h00 – Av. Dom Egas Moniz – Lamego
17/Nov – 09h00/12h00 – Rua do Centro Escolar N1 – Lamego

[Pela Estrada Fora]

Apple remove sincronização de redes WiFi no Apple Watch

07-11-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Voltando a penalizar os clientes europeus, a Apple vai remover a sincronização de redes WiFi entre iPhones e Apple Watch no iOS 26.2.

A Apple vai remover a sincronização automática de redes WiFi entre o iPhone e o Apple Watch na União Europeia com a actualização iOS 26.2. A medida supostamente visa cumprir o Digital Markets Act (DMA), a legislação europeia que impõe regras de interoperabilidade mais rigorosas às grandes empresas tecnológicas, mas que não deixa de poder ser vista como mais uma forma da Apple mostrar o desagrado com as obrigatoriedades de abertura das suas plataformas.

Actualmente, quando um iPhone se liga a uma nova rede WiFi, partilha automaticamente as credenciais com o Apple Watch emparelhado, permitindo que o relógio se ligue de forma independente a essa rede - por exemplo, quando o iPhone não está por perto - sem necessidade de reintroduzir a password da rede manualmente. Mas na próxima actualização do iOS (26.2) a Apple irá desactivar esta funcionalidade para os utilizadores europeus, dizendo que de outro modo teria que permitir que terceiros pudessem aceder ao hardware WiFi do iPhone, o que diz ser um enorme risco de segurança e privacidade para os utilizadores. Desculpa que, novamente, não convence.
Na prática, o impacto deverá ser limitado para a maioria dos utilizadores, o Apple Watch continuará a ligar-se automaticamente às redes WiFi quando o iPhone estiver por perto. No entanto, irá ser necessário repetir o ritual de introduzir a password WiFi no Apple Watch - coisa que também apenas terá que ser feita uma vez e nunca mais se pensará nisso novamente.

O que isto vem demonstrar, uma vez mais, é que a Apple continua a usar tudo o que pode para tentar bloquear qualquer exigência de abertura da sua plataforma, cumprindo apenas com o estritamente necessário da legislação europeia (e quase sempre com interpretações "criativas" que tentam escapar ao pretendido). O mais curioso é que, em vez de se verem os utilizadores a criticar a Apple por este tipo de remoções, grande parte deles vira as críticas para a UE, como se as exigências de abertura fossem uma má coisa. Basta relembrar como a Apple também foi bloqueando funcionalidades AI, atribuindo a culpa à legislação da UE, e que mais tarde acaba por disponibilizar... comprovando que afinal o factor não é a UE mas sim a sua (falta de) vontade em cumprir o que é pedido.


P.S. Relembre-se que não é so a UE que tem feito exigências de abertura do iOS e App Store, que se vão multiplicando um pouco por todo o mundo, incluindo nos próprios EUA. Vai ser complicado para a Apple manter a postura da "UE malvada" quando tiver que cumprir coisas idênticas no seu próprio país, apesar dos milhões gastos em lobbying de ambos os lados do Atlântico.

|