Windows 10: como prolongar actualizações grátis por mais um ano
31-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada
10 vai deixar de receber actualizações de segurança em Outubro de 2025, mas a Microsoft criou uma forma simples de estender esse prazo até Outubro de 2026. E embora algumas das opções impliquem pagar, é também possível obter essas actualizações de forma totalmente gratuita.
Os utilizadores podem aderir ao programa Extended Security Updates (ESU), que já está disponível através das definições do sistema. Para aderir ao ESU, o PC tem de cumprir certos requisitos: ter o Windows 10 actualizado (Home, Pro, Pro Education ou Workstation), usar uma conta Microsoft para o processo, e não estar ligado a domínios empresariais ou soluções MDM. Se o sistema for elegível, aparece um aviso nas definições com a opção "aderir agora" / "Enroll now".
Há três formas de obter a licença ESU: pagando 30 dólares, trocando 1.000 pontos Microsoft Rewards ou simplesmente utilizando a app Windows Backup. Esta última opção é a mais prática, fazendo-se uma cópia de segurança de algumas definições e credenciais, sendo suficiente para activar o ESU sem custos.
Mesmo quem não desejar manter uma Microsoft activa no sistema, pode usar uma temporariamente para se inscrever no programa e depois voltar a usar uma conta local, eliminando também o backup feito na cloud. O PC continuará registado no programa ESU e a receber as actualizações por mais um ano. Para quem não quer (ou não pode) migrar para o Windows 11, esta será a opção recomendável para se minimizar os riscos de segurança até Outubro de 2026.