Internet dominada por conteúdos AI
27-10-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada
Segundo alguns estudos, estamos perante um ponto de viragem significativo, em que mais de metade dos conteúdos na web já não são gerados por pessoas reais mas sim por ferramentas AI.
Embora se possa argumentar se as ferramentas de detecção AI são efectivamente capazes de detectar todos os conteúdos escritos ou gerados por AI, isso só acaba por tornar este cenário ainda mais acelerado - pois haverá grande probabilidade das ferramentas não detectarem conteúdos que são gerados pelos modelos AI mais recentes, mais difíceis de distinguir de conteúdos gerados por humanos.
Refira-se que esta tendência (inevitável) não quer dizer que isto seja necessariamente uma coisa "má". É perfeitamente possível usar AI para gerar conteúdos que sejam informativos e produtivos. Infelizmente, e tal como também já tinha sido demonstrado na era dos artigos escritos exclusivamente por humanos, é também sabido que as ferramentas AI serão principalmente utilizadas para fins menos positivos. Resta saber durante quanto mais tempo os sites "de treta" serão viáveis, já que os motores de pesquisa também se arriscam a perder relevância, e os resultados das pesquisas acabam por ser, eles próprios, resumos AI de sites escritos por AI, sem que uma pessoa humana alguma vez os visite.
Seja como for, é uma transição que poderá ter efeitos ainda imprevisíveis a longo prazo. Qual será o impacto de se deixar de saber se aquilo que se lê, vê, ou ouve, é realmente "real" ou foi gerado por AI? Ficará a credibilidade refém daquilo que cada um apenas conseguir ver com os seus próprios olhos, ao vivo? Pessoalmente, preferiria apostar num futuro em que as ferramentas AI fossem maioritariamente utilizadas para fins positivos e com o intuito de acelerar a nossa evolução e qualidade de vida; mas, isso é algo que só o tempo poderá demonstrar.
Nota: Artigo NÃO escrito por AI! :)





























