PlanetGeek

Microsoft reforça aposta AI no Windows 11 com "Hey Copilot"

17-10-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Com o fim do Windows 10, a MS quer entra numa nova era de sistemas AI, colocando os utilizadores a falar com o Windows 11.

A Microsoft está a preparar uma revolução no Windows 11, transformando o sistema operativo num "AI PC" que o utilizador pode controlar por voz. À medida que o Windows 10 se aproxima do fim de suporte e o Windows celebra 40 anos, a empresa olha para o futuro com uma visão clara: um computador que conversa e age por conta própria, através do Copilot.

Segundo Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e director de marketing da Microsoft, o objectivo é reescrever o sistema operativo em redor das capacidades AI e criar um computador verdadeiramente "inteligente". As novas capacidades estão agora a chegar ao Windows 11, integrando funções AI em todos os PCs, mesmo sem o hardware específico dos Copilot Plus PCs. A principal novidade é o comando por voz "Hey, Copilot!" que os utilizadores poderão usar para falar com o PC e executar operações ou obter ajuda.




O Copilot ganha novas funções de Visão e Acção. A primeira, já em distribuição global, permite que o assistente veja o que está no ecrã e ofereça apoio em tempo real - desde guiar o utilizador em aplicações a resolver problemas ou até ajudar em jogos. A segunda, ainda em testes no programa Copilot Labs, dá à AI a capacidade de executar acções localmente, como editar ficheiros ou gerir pastas.

A Microsoft também vai integrar o Copilot directamente na barra de tarefas do Windows 11, com acesso rápido à pesquisa, voz e visão. Apesar de o histórico da empresa com assistentes de voz (como a Cortana) não ser a melhor, a Microsoft acredita que desta vez a integração da AI mudará o comportamento dos utilizadores. E para o provar, está a lançar uma nova campanha publicitária com o slogan "Conheça o computador com quem pode falar", marcando o início de uma nova era em que o PC deixa de ser apenas acessível via teclado e rato, e passa a ser um assistente com quem se pode falar - ao estilo do futuro idealizado em séries como Star Trek.

Extensão tomadas Tessan com 4 USB + 2 tomadas a €27

17-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar uma extensão de tomada com portas USB integradas, como é o caso desta Tessan com 2 tomadas mais 4 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estas extensões de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Esta extensão de tomada Tessan com 2 tomadas mais 4 USB (2 USB-C + 2 USB-A) está disponível por 27 euros na Amazon Espanha.

As portas USB podem fornecer até 30 W (PD) no total, sendo divididos à medida que se ligam mais dispositivos. Por exemplo, se ligarmos um dispositivo na porta USB-C e outra numa porta USB-A, poderá fornecer 15W a cada um deles em simultâneo. Quanto à extensão em si, conta com um cabo de 2 metros, facilitando o processo de a colocar num ponto mais adequado em relação à tomada onde for ligada.

É uma opção bastante interessante, especialmente tendo em conta a crescente panóplia de dispositivos USB que vamos tendo, dos smartphones e tablets e coisas como smartwatches, colunas Bluetooth, escovas de dentes, máquinas de barbear, etc. E desta forma, em vez de transportamos vários carregadores, fica tudo condensado num único bloco compacto de uma extensão de tomadas.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla faz regressar modo Mad Max ao FSD

17-10-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla relançou o modo "Mad Max" com a actualização FSD V14.1.2, que está a ser bastante elogiado por conduzir como um "humano".

Tradicionalmente os modos de condução autónoma são criticados por serem demasiado hesitantes e cautelosos. Mas a Tesla parece ter a solução. O novo modo "Mad Max" na geração mais recente do sistema FSD (Supervised) da Tesla pode enfrentar o mais confuso tráfego citadino e zigzaguear pelo trânsito da mesma forma que um condutor humano faria.

Este modo junta-se a outros que permitem aos utilizadores escolher o tipo de condução que preferem, da mais relaxada à - agora com este modo - à mais agressiva, ideal para cenários em que se está com pressa.

Tesla FSD V14.1.2 with Mad Max mode is what I’ve been waiting for. It’s incredibly impressive.

Here’s my full highway drive today. I love how it chooses lanes—it’s “aggressive” but still very smooth and safe. It makes smart lane changes, often before I even think to do so.

Mad… pic.twitter.com/4KbZEsnjIe

— Nic Cruz Patane (@niccruzpatane) October 16, 2025
Apesar da maior aceleração e velocidade (até perto de 140 km/h), os condutores dizem que o sistema continua a proporcionar uma experiência de viagem confortável e segura, sem hesitações ou manobras bruscas. Segundo Ashok Elluswamy, chefe de AI da Tesla, o modo Mad Max foi desenvolvido especificamente para lidar com o tráfego intenso diurno - embora fique por determinar se realmente, numa perspectiva de panorama global do trânsito, faz sentido andar a zigzaguar pelo trânsito em vez de permanecer na fila.

Não menos importante, este novo modo parece ter a muito pedida capacidade de se desviar de buracos na estrada - e há até quem relate a capacidade de abrandar quando detecta um carro de polícia, embora no vídeo apresentado não tenha ficado claro se o abrandamento se deveu a ser um carro de polícia ou simplesmente por ser um carro parado na via mais à direita.

Google Meet ganha maquilhagem digital AI

17-10-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos filtros que suavizavam a pele, o Google Meet ganha opções de maquilhagem digital AI, perfeitas para quem trabalha remotamente.

A Google está a lançar uma actualização do Meet que adiciona 12 filtros de maquilhagem com inteligência artificial, disponíveis tanto na versão web como nas apps móveis. A novidade promete ajudar quem precisa de entrar rapidamente numa reunião virtual e não se quer dar ao trabalho (ou não teve tempo) de tratar da sua aparência.

A funcionalidade de makeup expande as opções do modo Touch-up, lançado no ano passado, que apenas suavizava a pele e ajustava a iluminação. Agora, o Meet pode aplicar maquilhagem virtual realista, incluindo base e batom, que se mantêm fixos mesmo com movimentos naturais ou oclusões parciais, como virar a cabeça, beber café, ou colocar a mão à frente do rosto.
As utilizadoras podem escolher entre 12 estilos pré-definidos, desde opções mais subtis a visuais mais criativos. Segundo a Google, o sistema adapta automaticamente cada opção às feições do utilizador, garantindo um resultado natural e realista.

Esta opção de maquilhagem no Google Meet fica disponível para contas Workspace Business Standard e Plus, Enterprise, Education Plus, Teaching and Learning, Enterprise Essentials, bem como a assinantes Google One e Workspace Individual.

Como fazer um monitor de qualidade do ar

17-10-2025 | 12:11 | A Minha Alegre Casinha

Quem quiser saber que tal está a qualidade do ar em sua casa pode criar um analisador com um Arduino nano e um pequeno ecrã.

Felizmente vivemos num país em que, na maioria das situações, não temos que nos preocupar com a qualidade do ar (ao contrário do que acontece noutros países). Ainda assim, não deixa de ser vantajoso que se possa traduzir essa qualidade do ar em valores concretos, quer para avaliar as alterações ao longo do tempo como também para detectar qualquer potencial situação anómala (como excesso de partículas ou CO2).

Felizmente, isso é agora extremamente fácil de se fazer graças aos produtos electrónicos existentes, como demonstra este projecto: See02: Mini Air Quality Monitor.

No centro do sistema está um Arduino Nano e um pequeno ecrã de 1.5", a que se juntam dois sensores de qualidade do ar: um para monitorizar as partículas, outro que mede o CO2; sendo que também temos acesso a informação de temperatura e humidade.
Este See02 funciona de forma completamente autónoma, mostrando os valores actuais e um gráfico com o histórico das últimas horas.

Como sugestão para melhoria, podemos sempre considerar adicionar-lhe integraçao para que possa ser usado como sensor num sistema estilo Home Assistant, o que permitiria registar estes valores de forma mais prolongada e/ou criar automações mais complexas com base nos valores medidos (como dar alertas no caso de valores fora do normal).

OxygenOS 16 chega com Gemini e Apple Watch

17-10-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O mais recente OxygenOS 16 da OnePlus aposta na AI e integração com o Gemini, mas também na inspiração no iOS - e até suporte para Apple Watch.

A OnePlus antecipou-se ao lançamento do OnePlus 15 ao revelar oficialmente o novo OxygenOS 16, o seu sistema baseado em Android 16, que entra na era AI com integração com o Gemini da Google - mas sem esconder a inspiração no iOS 26 da Apple.
Descrito pela empresa como "uma revolução", o OxygenOS 16 promete maior fluidez e personalização. Entre as novidades estão animações que agora podem acontecer em paralelo para sensação de maior velocidade, um lockscreen mais personalizável (ao estilo do iOS), e uma nova app O+ Remote, que permite aceder remotamente a PCs com Windows e Mac. O grande destaque, no entanto, é o Mind Space, agora totalmente integrado com o Gemini. Esta ferramenta passa a aceitar capturas de ecrã com scroll e notas de voz com até 60 segundos, permitindo que a AI crie conteúdos úteis com base nesses dados. Por exemplo, o utilizador pode pedir ao Gemini para transformar informação de voos e hotéis num itinerário completo de viagem, tudo directamente no smartphone e sem necessidade de subscrição dos serviços AI da Google.
De resto, se a aproximação visual ao iOS não for suficiente, depois de ter incluído compatibilidade AirDrop para as transferências com iPhones, desta vez o OxygenOS 16 chega com a promessa de poder ser usado com Apple Watches através do OHealth. A OnePlus diz que suporta notificações, mensagens, sincronização de exercícios e até telefonemas - mas vai ser curioso ver a reacção da Apple (que tanto poderá fechar a porta a esta integração, como aproveitar a oportunidade para mostrar à UE que os seus produtos até são "abertos" e usados pela concorrência).

A versão beta pública do OxygenOS 16 fica disponível já a partir de hoje (17 de Outubro) para dispositivos OnePlus lançados nos últimos três anos. A versão final será lançada oficialmente com o OnePlus 15, antes de chegar aos restantes smartphones e tablets da marca.

Gemini Live com voz "nativa" para conversas mais naturais

17-10-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a fazer chegar o "native audio" ao Gemini Live, que melhora substancialmente a forma como interage com os utilizadores por voz.

A Google começou a expandir o native audio no Gemini Live para Android, que faz com que o seu assistente AI tenha a capacidade de melhor compreender e reagir à voz dos utilizadores.

Inicialmente apresentado em Agosto com promessa de lançamento para as semanas seguintes, o native audio permite ao assistente interpretar elementos da voz humana, como a entoação, ritmo e tom de voz, e reagir em conformidade. Assim, se o utilizador soar mais tenso ou estiver a falar sobre um tema stressante, o Gemini Live poderá responder com um tom mais calmo e equilibrado.

Os utilizadores também podem personalizar a forma como o Gemini fala, escolhendo entre diferentes sotaques (como britânico ou australiano) e ajustando a velocidade da fala. As preferências mantêm-se apenas durante a conversa actual, podendo ser retomadas mais tarde através do histórico do chat e do botão Live.
Os mais recentes modelos AI de voz da Google destacam-se por terem ultrapassado a fase de conversão para texto. Tradicionalmente, o reconhecimento de voz era feito sempre usando o processo: converter a voz para texto, e de seguida fazer a interpretação do texto. Mas neste novo sistema Speech-to-Retrieval (S2R), o modelo dispensa a fase de conversão para texto e tenta inferir directamente qual o intuito pretendido - o que reduz a probabilidade de resultados errados em casos de palavras que poderiam ser mal reconhecidas.

Este novo sistema de reconhecimento de voz S2R já está a ser usado nas pesquisas por voz da Google.

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €26

17-10-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da Powerowl com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 26 euros - há desconto de 15% disponível para quem optar pela subscrição.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Podem apanhar um pack de mais 8 pilhas AA de 2800 mAh por 12 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

17-10-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Série OPPO Find X9 promete redefinir a fotografia móvel

A OPPO, marca líder em inovação de dispositivos inteligentes, anunciou hoje o lançamento global da Série OPPO Find X9, a sua série topo de gama mais recente, após o sucesso do produto no mercado chinês. O evento de lançamento terá lugar a 28 de outubro, em Barcelona, com a estreia global oficial dos modelos OPPO Find X9 e OPPO Find X9 Pro, que estabelecem um novo padrão de fotografia móvel e de excelência em smartphones topo de gama.

A Série OPPO Find X9 apresenta um design de nova geração que combina elegância e conforto ergonómico. O OPPO Find X9 estará disponível na cor Preto Espacial, enquanto o OPPO Find X9 Pro está disponível na cor Cinzento Titânio. Todos os modelos têm um acabamento em vidro mate e moldura em alumínio mate, que melhoram tanto a estética como a aderência. Este design é complementado por dois ecrãs planos meticulosamente criados. O OPPO Find X9 tem com um ecrã compacto de 6.59 polegadas, enquanto o OPPO Find X9 Pro apresenta um ecrã maior e imersivo de 6.78 polegadas ambos com uma moldura de 1.15mm. Tanto o OPPO Find X9 como o OPPO Find X9 Pro integram o mais recente Hasselblad Master Camera System, alimentado pelo LUMO Image Engine, o motor de fotografia computacional concebido pela própria OPPO. O OPPO Find X9 Pro, vai ainda mais longe, com uma inovadora câmara teleobjetiva Hasselblad de 200 MP. Desenvolvida em conjunto com a Hasselblad – desde a calibração do sensor ao design ótico –, esta câmara cumpre os rigorosos padrões da marca, oferecendo um nível de detalhe e nitidez sem precedentes nas imagens com zoom.

Para além da fotografia, a Série OPPO Find X9 oferece capacidades de vídeo excecionais, com gravação até 4K 120fps em Dolby Vision, para uma imagem cinematográfica suave e detalhada. Para utilizadores profissionais, esta série introduz gravação em formato LOG com suporte ACES, ideal para integrar-se harmoniosamente num fluxo de trabalho profissional. Combinada com as teleobjetivas avançadas e otimizações como Stage Mode e AI Sound Focus, a Série OPPO Find X9 é perfeita para captar fotografias e vídeos nítidos, mesmo quando está nas últimas filas de um concerto. A série é alimentada pelo chipset MediaTek Dimensity 9500, que faz da Série OPPO Find X9 uma das primeiras gamas equipadas com esta plataforma avançada de 3nm. Inclui ainda a tecnologia de bateria de silício-carbono de terceira geração da OPPO, com capacidades de 7.025 mAh no OPPO Find X9 e 7.500 mAh no OPPO Find X9 Pro, garantindo até dois dias de autonomia em utilização média. A Série OPPO Find X9 também conta com o novo sistema operativo ColorOS 16, que define um novo padrão de fluidez, inteligência e conectividade. Com o Seamless Animation e o Luminous Rendering Engine, o sistema oferece uma experiência fluida em toda a interface, enquanto a IA da OPPO continua a melhorar a experiência do utilizador com funções intuitivas como AI Portrait Glow. Com conectividade expandida, os utilizadores podem conectar-se facilmente a PCs, Macs e outros acessórios.

A OPPO associou-se ao Discovery Channel para lançar a campanha "Every Culture Finds Its Stage", incentivando comunidades de todo o mundo a partilharem as suas histórias culturais através da câmara teleobjetiva Hasselblad da Série OPPO Find X9. Em 2025, as duas entidades deram continuidade ao projeto com o segundo capítulo da iniciativa "Culture in a Shot", que abrangeu 15 países e captou festivais e tradições em todo o mundo. À medida que esta fase da iniciativa chega ao fim, a OPPO passa agora a destacar performances culturais em palco. Com a Série OPPO Find X9, cada detalhe é captado com nitidez – esteja perto ou longe –, convidando todos a aproximar-se e celebrar a diversidade cultural.


Pagamentos NFC disponíveis no HUAWEI Watch GT 6

A Huawei continua a evoluir na sua oferta de smartwatches com a HUAWEI Watch GT 6 Series, inspirada na linha da relojaria tradicional e com funcionalidades de destaque, como uma autonomia da bateria de até 21 dias. Estes dispositivos incluem ainda a tecnologia NFC que permite realizar pagamentos contactless, eficientes e instantâneos. Os pagamentos são processados através de uma integração com a aplicação Quicko Wallet, suportada por equipamentos Huawei, Android e iOS. Com apenas um toque no smartwatch, o utilizador pode efetuar transações sem precisar de utilizar o smartphone e até mesmo a carteira.

A marca tem vindo a demonstrar um compromisso contínuo em oferecer aos clientes soluções convenientes que melhoram a utilidade dos dispositivos inteligentes. Graças à aplicação Quicko, os utilizadores podem usar os seus smartwatches para pagar de forma simples, rápida e segura, sem a necessidade de cartões físicos ou mesmo de uma carteira. Ao introduzir a função de pagamento NFC, a Huawei disponibiliza uma alternativa de pagamentos mais acessível e moderna. Para usufruírem desta possibilidade de pagamento sem contacto com os smartwatches, os utilizadores devem instalar a aplicação Quicko Wallet nos seus dispositivos – smartphone e smartwatch, através da loja de aplicações disponível nos equipamentos. Os pagamentos passam assim a estar à distância de um toque. A aplicação Quicko Wallet garante um alto nível de segurança, utilizando tecnologia de encriptação avançada e códigos de autenticação únicos, que permitem proteger as informações de pagamento contra interceção ou replicação por parte de fraudadores. Esta abordagem contrasta com as transações tradicionais com cartão magnético ou chip e PIN, que acarretam riscos de clonagem de cartão ou violação de dados.

A HUAWEI Watch GT 6 Series conjuga um design inspirado nos modelos da relojaria tradicional com funcionalidades avançadas. O seu Sistema de Posicionamento Sunflower foi atualizado para garantir um GPS ainda mais preciso, permitindo descarregar rotas e navegar offline. Esta linha estreia funcionalidades dedicadas ao ciclismo, oferecendo ferramentas para aumentar a eficiência do treino e dos resultados. Através de sensores dedicados e de um algoritmo que analisa parâmetros como a velocidade, altitude, inclinação, peso do utilizador e modelo da bicicleta, mede a potência de limiar funcional, afirmando-se como o companheiro ideal para a otimização do treino. Desta forma, esta linha conjuga características de sofisticação e de acompanhamento de treino com a tecnologia NFC, tornando as suas possibilidades e a liberdade de utilização ainda mais ilimitadas.

Além da série HUAWEI Watch GT 6, a tecnologia NFC está também disponível nos modelos da série HUAWEI Watch 5, HUAWEI Watch Fit 4 e série Ultimate da marca, oferecendo ainda mais opções aos utilizadores que procuram uma forma prática e segura de efetuar pagamentos no seu dia a dia. Os serviços de pagamento através da aplicação Quicko Wallet são realizados pela QUICKO SP. Z O. O., instituição de pagamento com sede na UE, autorizada em Portugal através da livre prestação de serviços, encontrando-se registada junto do Banco de Portugal sob o código 5837 desde 1 de fevereiro de 2022. O Huawei Watch GT 6 Pro 46mm está disponvíel por preços entre os 379 euros e os 499 euros.


Getac S510AD


A Getac Technology Corporation (Getac), fornecedor de soluções de computação robusta, anunciou o lançamento do seu novo portátil S510AD, um PC robusto e potente desenvolvido com base na tecnologia de processamento de IA AMD Ryzen, para profissionais que necessitam de um desempenho avançado de IA de ponta em ambientes industriais e de campo exigentes.

O novo portátil S510AD é o mais recente dispositivo Getac a cumprir os rigorosos requisitos do Copilot+ PC da Microsoft, juntando-se ao recém-lançado portátil B360 Plus, ao tablet F120 e ao tablet UX10 de última geração na crescente linha de produtos da Getac. Equipado com processadores AMD Ryzen AI 5 340/7 350, gráficos AMD Radeon 800M e uma NPU AMD XDNA 2, o S510AD oferece até 50 NPU TOPS de desempenho de IA no dispositivo, para multitarefas perfeitas e visuais de alta qualidade diretamente no local de trabalho. O S510AD também está equipado com até 64 GB de memória DDR5 e 2 TB de armazenamento SSD PCIe NVMe, enquanto que a autenticação facial do Windows Hello de série mantém a segurança robusta dos dados. O resultado é uma solução robusta e altamente versátil, ideal para setores como o automóvel, serviços públicos, serviços de campo, segurança pública e defesa, onde o acesso a diagnósticos em tempo real, automatização inteligente e processamento offline seguro permite aos profissionais tomar decisões mais rápidas e alcançar uma maior eficiência operacional.

O S510AD foi concebido especificamente para aumentar a produtividade em situações e cenários de campo desafiantes. O seu amplo ecrã Full HD de 15,6" com 1.000 nits de brilho e ecrã legível sob luz solar torna a execução de tarefas complexas de campo mais rápidas e fáceis numa vasta gama de condições meteorológicas. Um touchpad de grandes dimensões e um ecrã multitoque opcional garantem um funcionamento suave, mesmo com luvas ou a trabalhar na chuva e queda de neve, enquanto uma configuração opcional de bateria dupla hot-swappable ajuda a minimizar o tempo de inatividade em turnos longos. O S510AD também possui uma extensa lista de opções de conectividade e transferência de dados, incluindo Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4 de série, com opções como 4G-LTE, 5G Sub-6, Dual SIM e GPS dedicado também disponíveis, se necessário.

O Getac S510AD tem certificação MIL-STD-810H e IP53 e é resistente a quedas até 0,9 m (3 pés). Possui também uma gama de temperatura de funcionamento de -29 °C a 63 °C (-20 °F a 145 °F) para um desempenho fiável em ambientes de campo imprevisíveis. É também o mais recente dispositivo Getac a incorporar SORPLAS no seu chassis; um plástico amigo do ambiente desenvolvido pela Sony Semiconductor Solutions (SSS) que oferece até 99% de utilização de material reciclado. Com mais de 45% do seu chassis feito de materiais reciclados pós-consumo (PCR), o S510AD ajuda a reduzir o consumo de energia, as emissões de carbono e o lixo eletrónico em toda a cadeia de abastecimento, tudo isto sem comprometer a durabilidade.

O novo S510AD estará disponível no mercado a partir do próximo mês de Novembro.


ASUS lança supercomputador pessoal de AI Ascent GX10 em Portugal

A ASUS anunciou a chegada a Portugal do novo Ascent GX10. Este supercomputador de IA (Inteligência Artificial) de secretária, compacto e potente, foi concebido para tornar o desenvolvimento avançado de IA mais acessível a programadores, investigadores e cientistas de dados. Equipado com o inovador superchip NVIDIA GB10 Grace Blackwell e a pilha de software de IA da NVIDIA, o Ascent GX10 oferece desempenho de IA completo num formato compacto.

O ASUS Ascent GX10 foi concebido para responder às exigências do desenvolvimento da IA. Acelerado pelo superchip NVIDIA GB10, que inclui uma CPU NVIDIA Grace de 20 núcleos e uma GPU NVIDIA Blackwell, o Ascent GX10 oferece até 1 petaflop de desempenho de IA para inferência e ajuste fino de modelos. Também integra 128 GB de memória unificada, possibilitando o trabalho em modelos com até 200 mil milhões de parâmetros diretamente num ambiente de trabalho. Com dimensões compactas de 150 x 150 x 51 mm, o Ascent GX10 é perfeito para qualquer espaço de trabalho, aliando uma pegada mínima com um desempenho excecional. Apesar do seu tamanho reduzido, o Ascent GX10 é uma verdadeira solução de IA full-stack acelerada pela abrangente pilha de software de IA da NVIDIA. Esta plataforma integrada fornece todas as ferramentas necessárias para tarefas como prototipagem, ajuste fino e inferência para o desenvolvimento de aplicações em robótica, visão computacional e modelos de linguagem visual (VLMs).

A arquitetura escalável permite uma flexibilidade sem paralelo. Os utilizadores podem ligar duas unidades Ascent GX10 através das interfaces de rede ConnectX-7 de alta velocidade para duplicar instantaneamente o desempenho de IA para 2 petaflops, com até 256 GB de memória unificada e 8 TB de armazenamento. O Ascent GX10 permite um poderoso treino de IA local a custos reduzidos, garantindo ao mesmo tempo segurança de nível empresarial e a manutenção dos dados confidenciais em ambiente local. O Ascent GX10 disponibiliza opções de armazenamento flexíveis, adaptadas a todas as necessidades de desenvolvimento de IA. A opção de SSD M.2 2242 NVMe™ PCIe 4.0 x4 de 1 TB é adequada para iniciantes em IA que trabalham com conjuntos de dados menores e projetos experimentais. O modelo equipado com SSD M.2 2242 NVMe PCIe 4.0 x4 de 2 TB é ideal para suportar conjuntos de dados maiores, vários modelos e experiências em execução simultânea. Para aqueles que lidam com fluxos de trabalho extensos e em grande escala, o futuro Ascent GX10 com SSD M.2 2242 NVMe PCIe 5.0 x4 de 4 TB é adequado para utilizadores que gerem vários conjuntos de dados ou projetos simultaneamente, garantindo que todos os dados estejam à mão.

O Ascent GX10 foi meticulosamente projetado e apresenta um design térmico otimizado para lidar com cargas de trabalho exigentes e garantir um alto desempenho sustentado. O avançado sistema térmico possui controlo de ventilador de 7 níveis, aletas ultra-largas, cinco tubos de calor e ventiladores duplos de 140 x 80 mm para puxar o ar através de aberturas discretas na parte inferior, garantindo um fluxo de ar potente e eficiente. O supercomputador pessoal com IA ASUS Ascent GX10 está disponível em Portugal.


YouTube com novo leitor de vídeo

17-10-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores vão começar a ver um novo rosto mais "limpo" no player do YouTube.

O YouTube começou a lançar esta semana um novo design para o seu leitor de vídeo, descrito como sendo "mais limpo e imersivo". O objectivo é tornar a experiência de visualização mais agradável, com controlos redesenhados e ícones actualizados que ocupam menos espaço no ecrã, deixando o conteúdo mais em destaque.

O novo visual, que esteve em testes ao longo do ano, inclui botões arredondados com ligeira transparência, criando um efeito mais moderno - mas sem chegar ao nível "polémico" do estilo Liquid Glass da Apple. Este novo leitor chegará a todas as plataformas onde o YouTube é disponibilizado, incluindo as apps para iOS e Android, web, e Smart TVs.
Além do novo leitor, há outras melhorias na interação com vídeos e comentários. O gesto de duplo toque para avançar foi reformulado para ser mais fluido e menos intrusivo, enquanto os comentários passam a contar com sistema de threads que promete uma leitura mais organizada dentro do painel de respostas. Por fim, o botão de "like" ganha animações dinâmicas e personalizadas nalguns vídeos. Por exemplo, ao gostar de um videoclipe de música o botão poderá fazer surgir uma pequena nota musical no ecrã.

Google vai deixar amigos validar a recuperação de conta

16-10-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google anunciou alterações ao processo de recuperação de contas, deixando que os amigos possam dar uma ajudar.

Não há nada mais frustrante do que perder o acesso à conta Google a todo o manancial de informação que esta engloba (anos de emails, de fotos, de documentos, etc.) e o processo de recuperar a conta nem sempre funciona a favor do utilizador legítimo. Mas a nova funcionalidade Recovery Contacts vem dar uma ajuda, e permite designar alguém de confiança para confirmar a sua identidade e ajudar a recuperar o acesso à conta.

Em vez de depender de perguntas de segurança ou de um email de recuperação, os utilizadores poderão agora verificar a sua identidade através de um número de telemóvel associado ou de amigos e familiares de confiança. Com o Recovery Contacts, é possível escolher contactos que possam confirmar a identidade caso se perca a palavra-passe, passkey, ou se a conta for comprometida. A empresa não revelou detalhes sobre o processo de verificação, mas assegura que se trata de uma "forma simples e segura de recuperar o acesso" quando os métodos tradicionais falham. A funcionalidade está disponível para contas pessoais e pode ser encontrada na secção Segurança nas definições da conta Google.
Além disso, a empresa vai lançar o Sign in with Mobile Number, uma nova opção de início de sessão no Android que identifica automaticamente as contas Google através do número de telemóvel associado. Esta funcionalidade é especialmente útil para quem precisa recuperar o acesso numa nova versão do Android após perder o dispositivo anterior. Não requer palavra-passe, apenas o código de bloqueio do telefone anterior, e está a ser disponibilizada gradualmente a nível global.

PowerToys melhoram mudança entre modo claro/escuro no Windows 11

16-10-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os PowerToys passam a dar maior controlo sobre a mudança entre os modos claro/escuro no Windows 11, a par de outras melhorias.

A Microsoft lançou nova versão dos PowerToys para Windows 11 com várias novidades - incluindo uma funcionalidade muito pedida: a possibilidade de alternar automaticamente entre os modos claro e escuro.

A novidade chega através do Light Switch, um novo PowerToy que permite definir horários específicos para a troca de tema ou fazer essa mudança com base no nascer e pôr do sol (ou até com algum desfasamento face a isso). A ferramenta é bastante semelhante à app Auto Dark Mode, já popular há vários anos, e permite ainda escolher se a alteração afecta apenas o sistema, as apps, ou ambos.
Outra melhoria importante chega ao Command Palette, que agora está mais rápido e inteligente graças a um novo sistema de pesquisa "fuzzy" com resultados mais relevantes. Foram também feitas optimizações internas que reduzem falhas, eliminam atrasos entre pesquisas consecutivas e limitam o número de resultados mostrados, tornando a experiência muito mais rápida e fluida.

Entre as novidades mais pequenas - mas não menos úteis - destaca-se o Peek, que agora pode ser aberto simplesmente com a barra de espaço, e o Find My Mouse, que passa a suportar transparência no método de localização do cursor, ideal para quem prefere um visual mais discreto.

Coluna BT Tronsmart Bang SE a €56

16-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 40 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang SE de 40 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang SE está disponível por 56 euros na Amazon Espanha.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 24 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

ChatGPT ganha gestão automática de memória

16-10-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT passa a ter um sistema de gestão automática de memória para evitar os frustrantes erros de "memória cheia".

A OpenAI revelou uma nova funcionalidade de gestão automática de memória no ChatGPT, pensada para simplificar o uso da ferramenta e evitar o erro de "memória cheia" que afecta utilizadores com muitas preferências guardadas. Esta melhoria está disponível para assinantes do ChatGPT Plus e ChatGPT Pro.

A memória do ChatGPT permite que o utilizador defina preferências e informações pessoais que o modelo retém para gerar respostas mais personalizadas. No entanto, enquanto não se tem "memória ilimitada", o sistema podia atingir o limite e obrigar o utilizador a eliminar manualmente memórias menos relevantes para libertar espaço.

ChatGPT can now automatically manage your saved memories—no more “memory full.”

You can also search and sort memories by recency, and choose which to re-prioritize in settings.

Rolling out to Plus and Pro users on the web globally starting today. https://t.co/T1vSNH5289 pic.twitter.com/xRHLFTu2Am

— OpenAI (@OpenAI) October 15, 2025
Com a nova gestão automática, o ChatGPT apaga memórias mais antigas de forma cronológica, impedindo que o armazenamento chegue ao limite. Ainda assim, os utilizadores mantêm controlo sobre as suas preferências, podendo marcar algumas memórias como prioritárias, com as de menor importância a serem eliminadas primeiro.

É de imaginar que esta limitação na memória em breve seja ultrapassada, à medida que se vai caminhando no sentido de ter modelos capaz de aprender de forma contínua. E, nessa perspectiva, será de imaginar que essa aprendizagem também englobe as "memórias" de cada utilizador.

YouTube esteve inacessível por várias horas

16-10-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube esteve inacessível por várias horas, e ainda não explicou porquê.

O YouTube é um daqueles serviços na internet que raramente falha, mas que quando falha não passa despercebido. Vou precisamente isso que aconteceu na noite de quarta-feira (tecnicamente já esta quinta-feira), com os utilizadores a depararem-se com erros quando tentavam ver vídeos.

A plataforma reconheceu o incidente cerca de uma hora depois, através da sua conta oficial no X, indicando que estava a investigar.

This issue has been fixed – you should now be able to play videos on YouTube, YouTube Music, and YouTube TV! ♥️ https://t.co/TZj3xlVrSe

— TeamYouTube (@TeamYouTube) October 16, 2025
Mais tarde, uma nova mensagem no X indicou que o problema tinha sido resolvido e as operações tinham regressado à normalidade.

Fica agora a curiosidade de saber o que se passou, sendo que o mais provável seja a explicação do costume, que uma qualquer actualização teve uma consequência imprevista que levou a este erro, e que serão implementadas medidas para que tal não volte a acontecer.

Gmail prepara label para viagens e despesas

16-10-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Gmail está a preparar novas legendas de viagens e despesas para diferenciar e organizar os emails.

Código descoberto numa das versões mais recentes do Gmail revela que a Google se prepara para lançar duas novas etiquetas inteligentes para ajudar a manter os emails mais organizados. As etiquetas são "Bills" (contas) e "Travel" (viagens).

Estas novas categorias irão juntar-se às etiquetas automáticas já conhecidas, como Social, Promoções e a recente aba Compras. A etiqueta Bills deverá reunir todos os emails relacionados com pagamentos e contas num único local, facilitando o controlo de despesas, enquanto a etiqueta Travel deverá agrupar informações sobre voos, reservas de hotel, aluguer de veículos e itinerários. Curiosamente, são categorias tão "comuns" que algumas pessoas até poderiam ser levadas a pensar "como é que isto ainda não estava feito"?

Estes elementos descoberto na app indicam que a funcionalidade está a ser preparada, mas a grande questão é saber quando - ou se - irão ser oficializadas e disponibilizadas globalmente. Mas, tendo em conta a crescente vontade da Google de ir adicionando capacidades AI a todos os seus serviços, esta categorização automática adicional dos emails deverá chegar num futuro não muito distante.

Steve Jobs vai figurar em moeda de 1 dólar nos Estados Unidos

16-10-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Não é uma criptomoeda, mas sim uma moeda física real: Steve Jobs vai ser homenageado numa moeda comemorativa de 1 dólar nos Estados Unidos em 2025.

A Casa da Moeda norte-americana revelou o design da nova American Innovation Coin, que será dedicada ao bem conhecido cofundador da Apple.

A moeda apresenta um jovem Steve Jobs com o seu "look" característico - camisola de gola alta, jeans e sapatilhas - sentado perante uma paisagem típica do norte da Califórnia, com colinas cobertas de carvalhos. As inscrições incluem "UNITED STATES OF AMERICA", "CALIFORNIA", "STEVE JOBS" e a frase "make something wonderful". Segundo a Casa da Moeda, o design reflecte como esse ambiente inspirou a visão de Jobs de tornar a tecnologia complexa em algo intuitivo, natural e acessível a todos.

Quando for lançada, a moeda estará disponível para compra no site da U.S. Mint por 13.25 dólares, ou num conjunto de quatro moedas que inclui outras três dedicadas a diferentes inovadores por 27.50 dólares. Esta edição especial faz parte da série American Innovation, iniciada em 2018, que permite a cada estado homenagear uma figura ou inovação marcante. A Califórnia escolheu Steve Jobs para representar o seu contributo, reconhecendo o impacto do visionário da Apple na tecnologia e na vida de milhões de pessoas por todo o mundo.

Será de imaginar que, com as legiões de fãs da Apple, esta moeda será bastante procurada e rapidamente comece a ser vendida online por preços substancialmente inflaccionados.

Tablet gráfico Huion HS611 a €65

16-10-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Hoje em dia estamos rodeados por touchscreens em todo o lado, por conta dos smartphones e tablets, mas há situações em que continua a ser mais vantajoso recorrer a uma mesa digitalizadora / tablet gráfico para desenhar.

Com uma área alargada de 33x22cm, este tablet gráfico Huion HS611 vem com todos os argumentos que se podem esperar de um dispositivo deste tipo: uma caneta passiva (sem necessidade de bateria) e superfície que promete replicar a mesma sensação de se estar a escrever ou desenhar em papel com uma caneta real, 12 teclas físicas na parte esquerda e acesso a teclas multimedia no topo, assim como uma barra touch programável.

Tem capacidade para detectar 8192 níveis de pressão, com uma resolução de 5080 LPI e velocidade de 266 RPS (mais de 5000 linhas por polegada e 266 leituras feitas por segundo), pode também detectar a inclinação da caneta até 60º, permitindo que isso seja transcrito para efeitos de escrita ou desenho, conforme aplicável.
Este Huion HS611 está disponível por apenas 65 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 20%.

Podem usar este tablet com Windows 7/8/10, Android, e macOS 10.8 ou mais recente, sendo compatível com praticamente todos os programas, incluindo Corel Painter, CorelDraw, Macromedia Flash, ComicStudio, SAI, Infinite Stratos, 3D MAX, Autodesk MAYA, Pixologic ZBrushand, sketchbook, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe Fireworks, etc. O conjunto inclui ainda um suporte para a caneta e 8 bicos extra.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Como resolver mensagens iMessage não entregues

16-10-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple explicou como resolver o erro das mensagens iMessage não entregues nos iPhones.

A Apple actualizou o seu guia de suporte ao iMessage para resolver um novo problema identificado no iOS 26. Segundo a empresa, se o utilizador não activar o iMessage ou o eSIM durante a configuração inicial de um novo iPhone, o serviço de mensagens pode não funcionar correctamente depois.

O problema acontece porque o iMessage não é activado automaticamente ao adicionar ou configurar um eSIM mais tarde através dos Settings. Para corrigir, a Apple recomenda um pequeno ajuste manual: depois de activar o eSIM, abrir Settings > Apps > Mensagens e desligar e voltar a ligar o iMessage. Algo que não deixa de ser caricato, pois perpetua a velha táctica do "desliga e volta a ligar" que nos parece perseguir ao longo das décadas.

Quando o iMessage não está devidamente activado, o utilizador pode receber o aviso "Não entregue / Not delivered”, ver as mensagens a serem enviadas como SMS ou RCS (com balões verdes), ou até notar que as iMessages são enviados a partir do endereço de email em vez do número de telefone.

Portanto, em caso de problemas já sabem: é desligar e voltar a ligar o serviço iMessage para que ele faça a activação correctamente.

Apple apresenta MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip M5

16-10-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple tem um novo chip M5, que se estreia no MacBook Pro, iPad Pro, e versão melhorada do Vision Pro.

A Apple apresentou o novo chip M5, o processador que se estreia nos novos MacBook Pro de 14", iPad Pro, e novo Vision Pro. Construído com tecnologia de 3 nm de terceira geração, o M5 foi destaca-se principalmente nas tarefas de inteligência artificial, oferecendo mais de 4x o desempenho máximo face ao anterior M4.

O CPU de 10 núcleos combina quatro núcleos de desempenho e seis de eficiência, prometendo até 15% mais desempenho em multithread que o antecessor. Cada núcleo da GPU inclui agora o seu próprio Neural Accelerator, e a largura de banda da memória aumentou 30% para 153 GB/s, suportando até 32 GB de RAM. Como se esperava - e tem sido habitual nos últimos anos - o desempenho geral não deverá apresentar grandes mudanças, mas as tarefas AI deverão ser significativamente aceleradas. No GPU, o novo motor de ray tracing é 45% mais rápido e, em conjunto com a segunda geração do Dynamic Caching, garante gráficos mais realistas e mais fluidos.
A linha iPad Pro foi actualizada com o M5 e também com os novos chips N1 e C1X para conectividade e rede. Os modelos de 11" e 13" mantêm o design e os ecrãs Tandem OLED Ultra Retina XDR, mas ganham suporte para VRR (Adaptive Sync) e saída de vídeo até 120 Hz. As versões de 256 GB e 512 GB passam a ter 12 GB de RAM, enquanto as de 1 TB e 2 TB mantêm 16 GB. O carregamento rápido segue agora o padrão do iPhone 17 - até 50% em 30 minutos com o adaptador Dynamic Power de 40W. Os preços começam nos €1129 para o iPad Pro de 11", e nos €1479 para o iPad Pro de 13".

O MacBook Pro de 14" com M5 promete as melhorias de desempenho do novo chip mantendo o mesmo design e ecrã Liquid Retina XDR de 120 Hz. O que provavelmente será mais apreciado pelos utilizadores é o facto de agora a Apple prometer até 24 horas de autonomia, o que reduzirá ainda mais a dependência de ter uma tomada eléctrica por perto. Está disponível em Space Black e Silver, com preços a partir de €1849 (16/512 GB). Note-se que o MacBook Pro de 16" ainda não está disponível com o chip M5, e que na UE a Apple deixa de fornecer o carregador - justificando-o com as "regras da UE".

Já o Vision Pro também recebe uma versão melhorada, com chip M5 e taxa de actualização até 120 Hz (face aos anteriores 100 Hz). A autonomia sobe para 3 horas de vídeo e passa a disponibilizar uma Dual Knit Band opcional - que bem será necessária, já que este modelo é ainda mais pesado que a geração original, pesando entre 750 e 800 gramas. O preço mantém-se nos €3.699 e, para desapontamento dos que compraram o primeiro Vision Pro, a Apple não disponibiliza qualquer programa de retoma ou troca para este novo modelo, pelo que terão que voltar a investir o valor total se continuarem a acreditar na "visão" da Apple para o futuro - visão essa que parece estar a mudar.

|