Actualizações do Windows 11 recebem nomes mais simples
03-11-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada
A mais recente tentativa da Microsoft de simplificar os nomes das actualizações do Windows 11 está a gerar grande angústia entre muitos profissionais de TI. Com a actualização opcional de Outubro de 2025 a empresa abandonou o formato tradicional AAAA-MM, removeu o número da versão do Windows e até o termo "Cumulative" (Cumulativa) dos títulos das actualizações. Embora a Microsoft defenda que a mudança melhora a legibilidade, resultando num nome mais curto, os administradores dizem que a simplificação torna muito mais difícil identificar rapidamente cada actualização.
Antes, os nomes das actualizações forneciam informações completas, por exemplo: "2025-10 Cumulative Update for Windows 11 Version 25H2 for x64-based Systems (KB5066835)".
Um nome longo mas que não se pode dizer que era confuso, indicando o mês, ano, versão do sistema, arquitectura, e tipo de actualização. Até as actualizações opcionais (Cumulative Preview) seguiam esta estrutura, o que ajudava a distingui-las das versões Insider Preview. Agora, os títulos foram reduzidos a algo como "Security Update (KB5034123)" ou "Preview Update (KB5062660)". O resultado é mais "limpo" visualmente, mas também muito menos informativo.
As críticas não tardaram por parte dos administradores de sistemas. A confusão agrava-se ainda mais porque tanto as "Preview Updates" como as "Insider Preview Builds" passam a ter nomes semelhantes, apesar de serem coisas completamente diferentes.
A Microsoft diz não ter planos para reverter esta alteração mas que está a ouvir o feedback da comunidade e promete melhorias futuras. A grande questão é, porque sentiu a MS necessidade de mexer nisto? Duvido que qualquer utilizador comum (que raramente olhará para as actualizações, deixando que seja o sistema a fazê-las automaticamente) se tenha queixado dos nomes "complicados". Pelo que esta alteração não será apreciada por eles, e - como visto - é detestada por quem tem que gerir dezenas, centenas, ou milhares de máquinas Windows.

































