PlanetGeek

Repsol produz gasolina 100% renovável em escala industrial

01-11-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Repsol alcançou novo marco tecnológico ao produzir gasolina 100% renovável em escala industrial.

Este marco, alcançado no seu complexo de Tarragona, coloca Espanha e a empresa na vanguarda da transição energética. Este novo produto, 100% renovável, é compatível com veículos a gasolina, sem necessidade de modificações. A sua utilização reduz as emissões líquidas de CO2 em mais de 70% em relação à gasolina convencional. A Gasolina Nexa 95 de origem 100% renovável - o produto de maior qualidade de 95 octanas da Repsol - já está disponível em 20 postos de serviço da Comunidade de Madrid e da Catalunha, e prevê-se que chegue a 30 até ao final deste ano, em cidades como Tarragona, Valência, Saragoça e Bilbau.

A Repsol inicia assim a ampliação da sua oferta de combustíveis renováveis, ao adicionar este novo produto ao Diesel Nexa 100% renovável, demonstrando que a descarbonização do transporte por meio de combustíveis líquidos renováveis é viável em motores de combustão, sejam eles a gasolina, diesel ou híbridos. Estes veículos representam 97% do parque automóvel espanhol e europeu e 87% das vendas em Espanha.

Para atingir os objetivos climáticos estabelecidos pela Espanha e pela Europa, é essencial reconhecer a contribuição dos combustíveis 100% renováveis. A Repsol espera que avanços como este levem a rever o regulamento europeu sobre os padrões de emissões de CO2, que propõe a proibição dos motores de combustão em 2035.


[Pela Estrada Fora]

Volvo EX30 eleito Carro Frota do Ano 2025

01-11-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Ayvens revelou os vencedores da 21ª edição do Prémio Carro Frota, distinguindo o VOLVO EX30 69 kWh Single Motor Extended R. 272 Cv como Carro Frota do Ano 2025.

O prémio, que há mais de duas décadas se afirma como referência no setor de gestão de frotas em Portugal, tem como principal objetivo reconhecer os veículos que melhor respondem aos desafios do setor.

Nesta edição, dos 12 veículos em concurso, 10 dos modelos foram veículos elétricos ou híbridos plug-in (PHEV) e os vencedores de todas as categorias foram 100% elétricos, confirmando o crescente protagonismo da eletrificação nas frotas automóveis.

Pela primeira vez assiste-se a uma ausência da motorização a Diesel, nos modelos a concurso, tendo o júri testado 4 motorizações distintas: PHEV, Elétricos, Gasolina, e GPL/Bifuel.

Os 12 veículos a concurso foram pré-selecionados em quatro categorias, que refletem as preferências dos clientes Ayvens e do mercado automóvel português: Utilitário, Utilitário SUV, Pequeno Familiar e Médio Familiar.

Na categoria Utilitário, o vencedor foi o RENAULT 5 52 kWh Techno Autonomia 150 Cv, que competiu ao lado do TOYOTA YARIS 1.5 HDF Comfort Plus 115 Cv e do RENAULT CLIO V 1.0 TCe Evolution Bi-Fuel 101 Cv. O design exterior, a caixa de velocidades e a ergonomia dos comandos foram os aspetos qualitativos que o júri mais destacou. O modelo vencedor foi aquele que teve maior votação por parte do Júri.

Na categoria Utilitário SUV, o destaque foi para o vencedor VOLVO EX30 69 kWh Single Motor Extended R. 272 Cv, que se superiorizou aos modelos VW TAIGO 1.0 TSI Urban DSG 116 Cv e PEUGEOT 2008 1.2 PureTech Style 102 Cv. A caixa de velocidades, a facilidade e posição de condução, bem como a visibilidade exterior do condutor foram os aspetos mais valorizados pelo júri. Para além da pontuação elevada do júri, também o TCO deste modelo foi fundamental para a conquista do 1º lugar.

O RENAULT SCENIC E-Tech 60 kWh Evolution 170 Cv venceu na categoria Pequeno Familiar. Em competição estiveram também os veículos VW ID.3 Pro S Urban 204 Cv e SEAT LEON ST 1.5 e-Hybrid FR DSG Edição 204 Cv. Os aspetos qualitativos mais valorizados no modelo vencedor foram a acessibilidade dos lugares e bagageira, a qualidade e conforto dos bancos, bem como a direção do veículo. A par com a votação do júri o TCO foi decisivo para a vitória nesta categoria.

Por fim, o vencedor da categoria Médio Familiar foi o TESLA MODEL Y Long Range Tração Traseira 299 Cv, sendo que estiveram também em competição os modelos BMW I4 eDrive40 Edição Desportiva M 340 Cv e VOLVO XC60 2.0 T6 PHEV Core 253 Cv. A visibilidade exterior do condutor, a acessibilidade dos lugares e bagageira, bem como a caixa de velocidades foram os aspetos que mais contribuíram para a unanimidade do júri. Para a conquista da categoria também a competitividade do TCO apresentado por este modelo foi decisivo.


Nota: Por "caixa de velocidades" nos modelos eléctricos inferimos que o júris se quisessem referir à suavidade da transmissão/aceleração.

[Pela Estrada Fora]

Cloudflare Radar ganha secção TLD

31-10-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Cloudflare estreou uma nova secção de análise estatística dos domínios de topo (TLD) da internet, com o domínio mais popular a surpreender por não ser o esperado ".com".

A Cloudflare apresentou uma nova secção dedicada aos domínios de topo (TLD) na plataforma Radar, oferecendo uma visão detalhada sobre tendências, actividade, e segurança dos domínios. A funcionalidade baseia-se nas ferramentas de análise DNS já existentes, combinando dados do seu serviço de DNS 1.1.1.1, do Email Security, e dos registos de Certificate Transparency para mostrar quais os TLD mais populares e com melhor desempenho.

O destaque vai para o ranking dos 2.500 principais TLDs, calculado através da métrica "DNS Magnitude" desenvolvida pela nic.at, que mede a visibilidade com base em redes de clientes únicas em vez do volume total de consultas. De forma surpreendente, o domínio .su - criado para a antiga União Soviética e com fim previsto para 2030 - lidera actualmente o ranking, aparentemente graças a jogo online, com a maioria das consultas ao .su a surgirem dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.
Cada página de TLD apresenta informações detalhadas como tipo de domínio, entidade gestora, suporte DNSSEC, volume de consultas, tendências de certificados e dados WHOIS, incluindo mapas globais de atividade. A secção de segurança de email também identifica os TLDs mais abusados em campanhas de spam ou malware: com os domínios .xxx e .motorcycles a liderarem nos domínios maliciosos e o .autos e .cyou a liderarem no envio de spam.

Para 2026, a Cloudflare planeia introduzir métricas de desempenho dos servidores, permitindo aos operadores e titulares de domínios avaliar a rapidez e fiabilidade das suas respostas DNS.

Udio bloqueia downloads das músicas dos utilizadores

31-10-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Udio, plataforma de música AI, bloqueou o download das músicas criadas pelos utilizadores.

Em simultâneo com o anúncio de um acordo com a Universal Music Group, a Udio enfureceu todos os seus utilizadores ao remover a funcionalidade de download das músicas que eles próprios geraram. A restrição entrou em vigor de forma imediata, sem qualquer pré-aviso, gerando fortes críticas por parte dos utilizadores, que acusam a empresa de trair a sua comunidade criadora.

No subreddit oficial da Udio, vários clientes pagos expressaram o seu descontentamento. Um deles afirmou ter passado mais de 4.500 horas a construir um catálogo com mais de 300 músicas, que agora fica "bloqueado", enquanto outro considera ter sido "roubado" após ter pago centenas de dólares a gerar músicas.
A Udio justificou a decisão como tendo sido um elemento fundamental para viabilizar o acordo com a Universal Music Group, que é apresentado como sendo indispensável para a sobrevivência da plataforma, mas que compreendia a posição dos seus utilizadores e clientes.

Felizmente, nas últimas horas, a Udio diz ter conseguido sensibilizar a UMG e que irá reactivar a funcionalidade de download - de forma temporária - por um período de 48 horas a começar na próxima segunda-feira, 3 de Novembro.
Os olhares, e receios, voltam-se agora para o Suno, que é outra das mais populares plataformas de músicas AI; com muitos utilizadores a dizerem que vão jogar pelo seguro e fazer o download das suas músicas antes que se arrisquem a passar pelo mesmo.

Proton lança Proton VPN CLI e observatório dark web

31-10-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Proton lançou o modo de linha de comandos no Proton VPN para Linux, e um observatório de monitorização da dark web.

A Proton tem várias novidades para esta época de Halloween, a começar pelo muito pedido modo CLI para o Proton VPN que agora fica disponível em Linux (Ubuntu, Debian, e Fedora).

Embora por agora ainda apenas disponibilize funcionalidades básicas, os utilizadores poderão controlar o ligar e desligar aos servidores VPN, assim como escolher o servidor por país, cidade, ou servidores específicos (nos planos pagos) - as coisas que a Proton diz serem as essenciais, com a promessa de expandir a gama de comandos no futuro. Quanto às limitações deste modo, por agora apenas suporta o protocolo Wireguard, não permite controlar funcionalidades avançadas (NetShield, Kill Switch, Split Tunneling, Port Forwarding), e as definições só podem ser ajustadas via ficheiro config.

O Proton VPN disponibiliza um modo gratuito que permite que todos os interessados o possam usar sem qualquer custo, com o modo pago a dar acesso a mais funcionalidades (como escolher o país ou cidade do servidor pretendido). Actualmente, está a decorrer uma promoção de Halloween para o plano de 24 meses com desconto de 75%, que faz com que o serviço fique por uns módicos €2.49 por mês.

Linux users, the Proton VPN CLI is now available!
It’s been one of the most requested features, and it’s now available on Ubuntu, Debian, and Fedora.

More details below ⬇️

1/3 pic.twitter.com/rd5k6VVJXb

— Proton VPN (@ProtonVPN) October 30, 2025
Adicionalmente, a Proton apresentou o Data Breach Observatory, uma nova plataforma pública que monitoriza fugas de dados em tempo real, recolhendo informação directamente de fóruns e sites na dark web, onde criminosos compram e vendem dados roubados. O objectivo é trazer mais transparência a um sector onde os incidentes de cibercrime são muitas vezes ocultados. Qualquer utilizador pode aceder ao serviço para saber quais as organizações afectadas, que tipo de dados foram expostos e quantos registos foram comprometidos. Cada caso inclui detalhes como a dimensão da empresa e a natureza dos dados roubados: desde nomes e endereços de email até passwords e contactos telefónicos.

Segundo a Proton, o observatório detectou 794 incidentes em 2025, que expuseram mais de 300 milhões de registos individuais ligados a empresas identificáveis. Ao incluir bases de dados agregadas, o número sobe para 1.571 fugas, envolvendo centenas de milhares de milhões de registos. Os endereços de email surgem em 100% dos casos, seguidos por nomes (90%), informações de contacto (72%) e passwords (49%).

Para além de servir o público em geral, a ferramenta também ajuda as empresas a detectarem fugas mais cedo, muitas vezes antes destas serem oficialmente comunicadas. A Proton garante que as organizações afectadas serão alertadas antes da divulgação pública, permitindo-lhes reforçar a segurança e notificar os utilizadores.

Podem espreitar o Data Breach Observatory aqui:Data Breach Observatory

Bug no Windows 11 duplica Task Manager em vez de o encerrar

31-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Windows 11 soma novo bug, agora duplicando o processo do Task Manager / Gestor de Tarefas quando se tenta fecha-lo.

A mais recente actualização opcional do Windows 11 (KB5067036) está a causar um problema caricato para muitos utilizadores. Quando se tenta fechar o Task Manager o programa não termina, e em vez disso, duplica-se, criando processos repetidos continuam a correr em background e a consumir recursos do sistema.

O botão "X", que se assumiria ser algo tão básico que seria "à prova de bugs" passou precisamente a juntar-se à lsita de bugs que vão atormentando praticamente todas as actualizações do Windows - e neste caso quase parecendo uma piada (de mau gosto), já que afectará os utilizadores que dão mais uso ao Task Manager, que tradicionalmente estarão mais predispostos a manter um olhar atento sobre os processos a serem executados no seu sistema.

Curiosamente, as notas de lançamento desta actualização indicam uma correcção relacionada com o Gestor de Tarefas, que visava resolver o problema de alguns processos não estarem agrupados com as respetivas aplicações, mas essa correcção vem acompanhada deste bug que se torna bastante mais irritante e problemático.

Enquanto a correcção oficial não chega, há duas formas de lidar com este problema:
  • Em vez de clicar no "X" os utilizadores podem usar o botão "Terminar tarefa" dentro do próprio Task Manager
  • Executar este comando na Linha de Comandos do Windows 11 para encerrar todas os processos do Task Manager de uma só vez:
    taskkill /im taskmgr.exe /f
Ficamos a aguardar pela correcção da Microsoft num futuro update, que provavelmente adicionará um qualquer novo bug para manter a tradição.

Lucid prepara modelo económico com autonomia de nível 4

31-10-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Lucid revelou que está a preparar um modelo económico, com preço abaixo dos 50 mil dólares, com capacidade de condução autónoma L4.

A Lucid parece querer seguir a fórmula da Tesla, e depois dos modelos dispendiosos passar para um modelo mais acessível que permita vendas em maior volume. Conhecido internamente como Project Midsize, este novo modelo materializar-se-á como um crossover eléctrico de tamanho médio, com o elemento de destaque a ser um preço base abaixo dos 50 mil dólares, muito mais acessível que o Lucid Air e Lucid Gravity. Mas, não menos importante, é que a marca não quer poupar na tecnologia.

A Lucid fez uma parceria com a NVIDIA, que fornecerá a sua plataforma Industrial AI para optimizar a produção, melhorar o controlo de qualidade, e reduzir os custos de fabrico. Além disso, o novo veículo contará com o sistema NVIDIA DRIVE AV, permitindo condução autónoma de Nível 4, ou seja, totalmente autónoma e dispensando a atenção do condutor (em determinadas condições). O sistema recorre a câmaras, radar, sensores LiDAR e dois processadores NVIDIA Drive AGX Thor.
As primeiras imagens revelam um SUV compacto e desportivo, mais pequeno do que o Gravity, com uma linha de tejadilho inclinada, farolins LED horizontais e puxadores embutidos. Tudo indica que o modelo final se chamará Lucid Earth, nome já registado pela empresa.

Assente numa nova plataforma de dimensão média, que servirá de base para outros modelos futuros, o veículo será produzido na fábrica AMP-2 da Lucid na Arábia Saudita, com início de produção previsto para final de 2026.

O segmento dos eléctricos abaixo dos 50 mil dólares está mais competitivo do que nunca, com rivais como o Tesla Model Y, Ford Mustang Mach-E, o Hyundai Ioniq 5 e o futuro Rivian R2. A aposta da Lucid passa por diferenciar-se através da eficiência das suas baterias e motores, e da promessa de condução autónoma de Nível 4. Resta saber se esta fórmula será suficiente para conquistar novos clientes.

Ganha um DJI Osmo Mobile 7 [gadget do mês Clube AadM+]

31-10-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um DJI Osmo Mobile 7.

Os estabilizadores "gimbal" de 3-eixos eram o tipo de produto que, durante muito (muito) tempo, estavam apenas disponíveis para profissionais e com preços exorbitantes. Felizmente, a evolução fez com que agora se tornem em produtos bastante mais comuns e acessíveis, trazendo as vantagens da estabilização giroscópica para a mão de qualquer pessoa interessada em melhorar as gravações de vídeo feitas com o seu smartphone, e este DJI Osmo Mobile 7 é o exemplo perfeito disso.


Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Valter Nunes.

ChatGPT Go chega a Portugal por €7.99

31-10-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI fez chegar o plano económico ChatGPT Go à Europa, mas a preço inflaccionado face ao de outras regiões.

A OpenAI lançou o ChatGPT Go em Agosto como plano mais económico que o ChatGPT Plus, disponibilizando-o na Índia e outros países com um preço de cerca de 4 euros. Uma aposta para conquistar clientela pagante nos mercados emergentes, que até chegou ao ponto de oferecer um ano gratuito na Índia.

Este plano tornava-se bastante apelativo, tendo em conta que o plano ChatGPT Plus começa nos 23 euros - um valor que não deixa de ser interessante para os utilizadores intensivos, mas que se torna excessivo para quem quiser um uso ocasional que fique apenas ligeiramente acima dos limites do plano gratuito. A boa notícia é que a OpenAI passou a disponbibilizar o ChatGPT Go chega em Portugal, a má notícia é que o apelativo preço de €4 praticado nas outras regiões passou para o dobro, ficando por cá a um preço de 7.99 euros.
Face ao plano gratuito, o ChatGPT Go dá acesso a:
  • Acesso expandido ao GPT-5
  • Pedidos e uploads expandidos
  • Criação de imagens expandida e mais rápida
  • Memória e contexto mais longos
  • Acesso ao modo Deep Research (limitado)
  • Acesso aos projectos, tasks, e custom GPTs
De notar que este modo não dá acesso à geração de vídeo com o Sora, nem à selecção de modelos anteriores como o GPT-4o. Quanto aos limites, face ao plano gratuito ou modo Plus), isso é algo que continua sem grande transparência, com a OpenAI a limitar-se a dizer que esses limites são maiores que o plano gratuito e inferiores ao do modo Plus, e sempre sujeitos à variabilidade de "manter a qualidade do serviço para todos os utilizadores".

O plano ChatGPT Go, mesmo ao dobro do preço de outra regiões, não deixa de ser uma opção interessante e a considerar para os utilizadores do ChatGPT que não estiverem dispostos a pagar os 23 euros do plano Plus, mas obviamente que se torna menos apelativo do que seria se fosse disponibilizado a um preço de 4 ou 5 euros.

Android Auto prepara widgets no ecrã principal

31-10-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Ao estilo do que acontece no Android normal, o Android Auto prepara a chegada dos widgets ao home screen.

O Android Auto está prestes a receber uma grande actualização com a chegada dos widgets no ecrã inicial, uma novidade que pode permitirá aos condutores uma maior personalização na forma como interagem com o sistema nos seus carros. Conhecida internamente como "Earth", esta funcionalidade vai permitir adicionar widgets dinâmicos e de tamanho completo directamente no ecrã principal do Android Auto, aproximando a experiência de personalização dos smartphone para o habitáculo.

Com estes widgets, os condutores poderão ver informação em tempo real das suas aplicações favoritas, como previsões do tempo, cronómetros ou dados de carregamento, sem precisarem de abrir cada app. O ecrã será dividido em duas partes: com os widgets a poderem ocupar cerca de 35 a 40 por cento do ecrã, enquanto o restante espaço manterá visíveis os controlos de navegação, multimédia e outras funções essenciais.
Actualmente, o Android Auto oferece apenas "Taskbar Widgets" básicos e alguns atalhos rápidos, como saltar músicas ou ligar para um contacto. A nova solução vai muito além disso, oferecendo uma experiência mais rica e flexível, com actualizações em tempo real e elementos interactivos como os que já são conhecidos dos widgets nos smartphones e tablets.

Embora ainda esteja em desenvolvimento, esta actualização "Earth" representa um passo importante para modernizar o uso do Android Auto nos automóveis, e que mostra que a Google para quer deixar estagnar a plataforma.

Kit Philips Hue com bridge e smart button a €71

31-10-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem se quiser iniciar no universo da iluminação Philips Hue, pode optar por este kit com duas lâmpadas, bridge e botão wireless.

Automatizar a iluminação é, quase sempre, aquilo que a maioria das pessoas começa por fazer em suas casas; ou que mais rapidamente associa às "casas inteligentes". E de facto, é extremamente cómodo deixar de fazer todas aquelas pequenas rotinas diárias, em que já nem pensamos, a não ser quando nos esquecemos de algo - com deixar alguma luz ligada a noite toda, ou dia todo. E embora não sejam as mais económicas (algo que começa a mudar com a mais recente geração de lâmpadas), as lâmpadas Philips Hue continuam a ser das mais populares e apreciadas. E um starter kit como este, representa um excelente ponto de partida para quem se quiser aventurar neste mundo.
Este starter kit Philips Hue com bridge e smart button está disponível por 71 euros na Amazon Espanha.

As lâmpadas e acessórios Philips Hue comunicam através de Zigbee (embora as mais recentes também funcionem via Bluetooth) e por isso é necessário uma bridge / hub para fazer a comunicação. Mas o processo de instalação e configuração é extremamente fácil, com a app a dar assistência passo a passo - e neste caso nem sequer fica esquecido que por vezes, a melhor forma de controlar algo é mesmo com um botão e não via app, com um pequeno smart button que podemos colocar em qualquer lado.

Depois, entre automatizações directamente na app, ou através de integração com o IFTTT, ou assistentes como o Google Assistant, ou até com o Spotify, todas as lâmpadas passam a estar sob nosso total controlo, até mesmo quando se está fora de casa. E depois é só ir adicionando o que se quer, como sensores de movimento, botões dimmer, luzes exteriores, etc. etc. E sem esquecer da compatibilidade assegurada com o Matter.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

31-10-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Razer Huntsman V3 Pro 8K Hz

A Razer revelou o Razer Huntsman V3 Pro 8K Hz e o Razer Huntsman V3 Pro Tenkeyless 8K Hz, os seus teclados para jogos de eSports mais avançados até à data.

O Huntsman V3 Pro 8KHz e o Huntsman V3 Pro Tenkeyless 8KHz dão continuidade ao premiado legado da Huntsman, apresentando uma capacidade de resposta de última geração e uma sensação de pressão de tecla refinada para uma vantagem verdadeiramente competitiva. No coração do Huntsman V3 Pro 8KHz estão os Switches Ópticos Analógicos Razer Gen-2, combinados com a Tecnologia True 8000 Hz HyperPolling, que oferece um desempenho 11% mais rápido que o concorrente mais próximo e atinge uma latência de apenas 0,58 ms. Cada comando é registado com uma resposta quase instantânea, dando aos jogadores uma vantagem em momentos de alto risco. Os switches apresentam uma gama de atuação ajustável completa de 0,1 a 4,0 mm, Fast Trigger Mode e Razer Snap Tap, permitindo mudanças de direção ultra-responsivas e reinicializações mais rápidas – essenciais para jogadas decisivas em jogos FPS.

Calibrados de fábrica para a melhor gestão de zonas mortas da sua classe, os switches oferecem uma precisão real de 0,1 mm e 2,5x mais precisão do que o concorrente mais próximo. Com capacidade para até 100 milhões de toques, são concebidos para suportar os rigores do jogo competitivo. Concebidos para maior durabilidade e precisão, os teclados apresentam um revestimento superior em liga de alumínio 5052 premium, uma camada densa de espuma com isolamento acústico e estabilizadores pré-lubrificados. Combinados com os switches óticos analógicos de 2ª geração da Razer, teclas texturizadas em PBT de dupla injeção e um apoio de pulso magnético em pele sintética, estes elementos proporcionam uma digitação acústica limpa e silenciosa e uma sensação de toque ultrassatisfatória, concebida para longas horas de jogo competitivo.

Ambos os modelos possuem um mostrador digital multifunções clicável e botões de controlo dedicados, permitindo o acesso rápido aos media, macros e ajustes instantâneos da altura de atuação ou sensibilidade do Rapid Trigger. O feedback visual é fornecido através de um conjunto de LEDs integrado, com todas as definições guardadas diretamente no teclado, sem necessidade de software. O Razer Snap Tap acrescenta uma vantagem tática ao priorizar instantaneamente a última entrada entre duas teclas, permitindo mudanças de direção quase instantâneas sem largar a primeira tecla. À medida que os jogos competitivos evoluem, também as ferramentas que os definem evoluem. Com o Huntsman V3 Pro 8KHz, a Razer estabelece um novo padrão não só em velocidade e precisão, mas também na forma como o hardware de desempenho pode moldar o futuro dos jogos ao mais alto nível.

O Razer Huntsman V3 Pro Tenkeyless 8KHz está disponível por 249,99 euros, enquanto que a versão White Edition está disponível por 259,99 euros. O Razer Huntsman V3 Pro 8KHz está disponível por 279,99 euros.


ASUS TUF Gaming revela AMD Radeon RX 9070 XT Call of Duty: Black Ops 7 Edition

A ASUS anunciou a placa gráfica TUF Gaming Radeon RX 9070 XT Call of Duty: Black Ops 7 Special Edition, criada em colaboração com a AMD e a franquia Call of Duty.

Esta placa gráfica exclusiva apresenta a insígnia Call of Duty: Black Ops 7 com detalhes em laranja no estilo característico do Black Ops. Exibida pela primeira vez no evento de imprensa Call of Duty NEXT, realizado em Las Vegas a 30 de setembro, esta placa de edição limitada estará disponível em lojas selecionadas em todo o mundo, sendo acompanhada de uma cópia digital da versão padrão do jogo para PC. As placas TUF Gaming Radeon RX 9070 XT integram a mais recente arquitetura RDNA 4 da AMD, 16 GB de VRAM e o software AMD com a nova tecnologia de upscaling AMD FSR 4 com tecnologia Machine Learning (ML). Esta placa oferece uma imersão de nível superior com os mais recentes recursos com tecnologia de IA da AMD,e oferecendo experiências de jogo aprimoradas com ray tracing mais rápido. Além disso, o software AMD permite atualizar jogos selecionados com FidelityFX Super Resolution 3.1(2) para o mais recente modelo com tecnologia ML, proporcionando um equilíbrio incrível entre imagens detalhadas e taxas de fotogramas fluidas para mais de 85 jogos. As saídas DisplayPort 2.1 asseguram largura de banda elevada para resoluções superiores, suportando as taxas de atualização mais avançadas do mercado.

A ASUS possui experiência comprovada em controlar a temperatura da GPU, mantendo baixos os níveis de ruído, e aplicou essa experiência para a TUF Gaming Radeon RX 9070 XT. O sistema de refrigeração conta com um trio de ventoinhas Axial-tech de 11 pás, que mantêm um fluxo constante de ar de refrigeração e de alta pressão, através de um conjunto de aletas otimizadas para um fluxo de ar massivo. A tecnologia 0dB permite que estas ventoinhas parem completamente de forma a funcionar em silêncio durante cargas de trabalho mais leves. Além disso, as amplas aberturas na placa traseira de alumínio facilitam a dissipação do calor, conduzindo-o para o canal de fluxo de ar principal do chassis. Alguns jogadores preferem ajustar as suas placas gráficas para obter o máximo desempenho, enquanto outros optam por funcionamento silencioso. A TUF Gaming Radeon RX 9070 XT inclui um interruptor físico Dual BIOS, que permite que os utilizadores escolham entre os modos de desempenho e o modo silencioso sem instalar qualquer software adicional. Para obter mais opções de ajuste de desempenho, bem como monitorização fácil do hardware e controlo do comportamento das ventoinhas, os utilizadores podem descarregar o software gratuito ASUS GPU Tweak III.

A TUF Gaming Radeon RX 9070 XT também possui uma almofada térmica de GPU com mudança de fase, em vez da pasta térmica tradicionalmente usada para transferir o calor da GPU para a solução de arrefecimento. A almofada eletricamente não condutora é sólida à temperatura ambiente, mas liquefaz-se à medida que aquece. Ao fazê-lo, preenche as lacunas microscópicas entre a GPU e o módulo térmico, proporcionando uma condutividade térmica e dissipação de calor superiores para ajudar a garantir um desempenho ideal, mesmo durante cargas de trabalho pesadas e sustentadas da GPU. Além disso, as almofadas térmicas de mudança de fase oferecem uma longevidade excecional: duram significativamente mais do que as pastas tradicionais, incluindo para placas gráficas que enfrentam cargas de trabalho pesadas regularmente. A almofada térmica de mudança de fase da GPU é apenas um dos muitos elementos da TUF Gaming Radeon RX 9070 XT projetados para oferecer aos utilizadores um desempenho confiável a longo prazo. A ASUS também protege estas placas com um exoesqueleto metálico, que garante maior rigidez estrutural; e inclui um pequeno suporte extra com um suporte para GPU que ajuda a eliminar a flacidez da placa gráfica. Os rolamentos de ventilador de esfera dupla oferecem até duas vezes mais longevidade do que os designs convencionais. Além disso, o processo de fabrico ASUS Auto-Extreme oferece uma longevidade robusta que faz jus ao nome TUF, para que os utilizadores possam ter a certeza de que a sua placa irá funcionar em jogos durante muitos anos.

Estarão disponíveis 1000 unidades para compra globalmente em revendedores selecionados ainda este ano. Para mais informações, os interessados devem contactar o representante local da ASUS.


Loewe apresenta gama OLED stellar 2025

A Loewe acaba de apresentar a nova gama de televisores Loewe stellar 2025, equipada com o mais recente sistema operativo Loewe os9 e desenvolvida para oferecer uma experiência de visualização de alto desempenho, som imersivo e um design cuidadosamente artesanal.

Fabricados na sede da marca, em Kronach (Alemanha), os novos Loewe stellar integram o chassis SL892 com dr+ de dois canais e armazenamento SSD até 1 TB, e destacam-se pelo seu painel OLED de fabrico próprio e uma potente barra de som frontal até 300W. Baseado na plataforma VIDAA U9, o sistema operativo Loewe os9 permite uma navegação rápida e intuitiva, com acesso direto a aplicações de streaming como Netflix, Prime Video, Movistar+, HBO Max, Disney+, Apple TV+, entre outras. O sistema inclui ainda conectividade Apple AirPlay e Miracast, compatibilidade com jogos na cloud (Boosteroid e Blacknut), e comando Loewe com controlo por voz, Bluetooth e infravermelhos. Os módulos OLED usados nos Loewe stellar são desenvolvidos internamente pela Loewe, utilizando painéis W-OLED open cell de última geração da LG Display. Com resolução Ultra HD, tecnologia META 3.0 e Dolby Vision IQ Precision Detail, garantem brilho superior, gama de cor alargada e desempenho otimizado em imagens em movimento. Todos os painéis são precalibrados na fábrica, assegurando consistência e qualidade desde o primeiro momento.

A nova barra de som frontal integrada nos modelos de 77" e superiores oferece uma potência de até 300W; nos tamanhos mais pequenos, o sistema fornece 80W. A experiência sonora é enriquecida com Dolby Atmos, som Virtual 3D, seis modos de som, equalizador e uma entrada dedicada para canal central. A gama stellar integra: portas HDMI 2.1 com eARC, VRR e ALLM; taxa de atualização até 144Hz com suporte para tecnologia VRR; compatibilidade com comandos de consola e jogos na cloud, funções de inteligência artificial e controlo parental; o sistema dr+ com SSD de 1 TB, sintonizador duplo e gravação simultânea ou em diferido, com total silêncio de operação. Concebido com precisão pelo estúdio interno de design e inovação da Loewe, o stellar destaca-se por um design industrial meticuloso com acabamentos artesanais de luxo, que refletem o compromisso da marca com a excelência visual e funcional. Esta atenção ao detalhe e à qualidade já foi reconhecida com vários galardões internacionais, incluindo o Red Dot Award, o iF Design Award e, mais recentemente, o EISA Award 2025–2026.

A nova gama Loewe stellar está disponível nos seguintes tamanhos: 42", 48", 55", 65", 77", 83" e 97" e com diversas combinações de acabamentos e opcionais de instalação.


Philips Hue apresenta Luz Inteligente para o Outono

Com a chegada do outono e a mudança da hora, os dias tornam-se mais curtos e a casa assume um novo papel de refúgio e conforto. Este é o momento ideal para criar hábitos que favorecem o bem-estar, aproveitando ao máximo a iluminação dos espaços. A Philips Hue apresenta as suas mais recentes soluções inteligentes, pensadas para acompanhar o seu ritmo circadiano e transformar a experiência do lar. A transição para dias mais frios e escuros pode afetar diretamente o nosso humor, energia e sono. A luz tem um impacto fundamental no ritmo circadiano, influenciando a produção de melatonina e a qualidade do nosso descanso. Com as soluções Philips Hue, é possível adaptar a iluminação ao longo do dia, imitando a luz natural do sol: tons frios e brilhantes para estimular de manhã e tons quentes e suaves para promover o relaxamento à noite.

Desenvolvida para apoiar o ritmo natural do corpo, a Philips Hue Twilight é a luz ideal para dormir e acordar. Com duas fontes de luz controláveis individualmente, a Twilight reproduz a vasta paleta de cores do céu, ajudando a criar uma rotina de sono regular e a acordar com mais energia. Os botões personalizáveis permitem alternar entre cenários de luz como "Arise" e "Sleepy", ou ativar o automatismo "Sunset Go to sleep", que simula o pôr do sol para uma transição suave para o descanso. O design compacto adapta-se facilmente à mesa de cabeceira, tornando cada despertar e cada noite ainda mais especiais. A nova Hue Bridge Pro é a peça central do ecossistema Philips Hue, oferecendo desempenho superior, capacidade para até 150 luzes e 50 acessórios, e funcionalidades de automação avançada. O novo processador e a maior memória permitem guardar mais de 500 cenários de iluminação personalizados, ao mesmo tempo que a funcionalidade Hue MotionAware transforma as luzes em sensores de movimento, tornando a gestão da iluminação ainda mais intuitiva e eficiente, sem necessidade de dispositivos adicionais.

A pensar em quem procura iniciar-se no mundo da iluminação inteligente, a gama Philips Hue Essential oferece toda a qualidade, integração e fiabilidade Hue, agora com um preço mais acessível. Os produtos Essential funcionam com o mesmo software e conectividade que a gama principal da Philips Hue - garantindo assim fiabilidade e compatibilidade em todo o ecossistema - mas com um desempenho de iluminação simplificado, convertendo-os numa forma mais acessível de iniciação no ecossistema Philips Hue. A gama inclui lâmpadas A19 e BR30, focos GU10 e versáteis tiras de luzes que oferecem uma ampla gama de tons brancos e coloridos para criar o ambiente adequado em qualquer espaço. Totalmente compatíveis com o ecossistema Hue, funcionam instantaneamente com Bluetooth e desbloqueiam ainda mais funcionalidades quando emparelhadas com uma Hue Bridge. Quer esteja a começar aos poucos ou para instalar um sistema para toda a casa, o Philips Hue Essential torna mais fácil do que nunca desfrutar das vantagens da iluminação inteligente. Adicionalmente, a nova geração de luminárias Hue, incluindo a gama Essential, é agora compatível com o Matter over Thread, além das funcionalidades Zigbee e Bluetooth já existentes. Isto oferece aos utilizadores um maior número de possibilidades de integrar a Hue na configuração da sua casa inteligente com a plataforma que escolherem.

Com a nova gama, isso muda: os modelos mais recentes são significativamente mais luminosos, alguns com mais do dobro da luminosidade das gerações anteriores, o que os torna suficientemente potentes para iluminar divisões inteiras. A nova gama é liderada pela tira de luzes Philips Hue OmniGlow, que utiliza a avançada tecnologia chip-scale-package (CSP) que proporciona uma luz impecável, uniforme e com suaves degradés de cor. Com até 4500 lúmenes de brilho, a OmniGlow é tão eficaz para tarefas funcionais, como iluminar escadas ou bancadas de cozinha, quanto para criar ambientes decorativos e vibrantes. Este outono, transforme a sua casa com as soluções Philips Hue. Iluminação inteligente para acompanhar o seu ritmo, promover o bem-estar e garantir conforto em todos os momentos, mesmo nos dias mais curtos.


WhatsApp chega ao Apple Watch (em beta)

31-10-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Em breve será possível ler e enviar mensagens rápidas no WhatsApp directamente a partir do pulso com o Apple Watch.

O WhatsApp está finalmente a dar atenção aos utilizadores do Apple Watch. O popular serviço de mensagens começou a testar uma nova app complementar (companion app) para o watchOS, que por agora fica disponível para os utilizadores beta através do Testflight.

Com esta app, os utilizadores podem ver mensagens e ficheiros multimédia da lista de conversas, enviar novas mensagens sem depender de notificações, e reagir com emojis. A app também permite enviar mensagens de voz e ditar texto por de voz, directamente a partir do relógio. Contudo, é importante referir que o Apple Watch precisa de estar ligado a um iPhone com o WhatsApp instalado, já que se trata de uma aplicação complementar e não de uma app independente. Ou seja, a versão para o relógio apenas expande as funcionalidades da app principal, não permitindo que seja usada de forma exclusiva.

Apesar disso, trata-se de um passo importante para a plataforma, que até agora oferecia uma experiência limitada no Apple Watch. A app complementar está disponível através do TestFlight para quem utiliza a versão beta 25.32.10.71 do WhatsApp para iOS, esperando-se que a mesma seja oficializada com lançamento global nas próximas semanas.

X obriga a re-registar chaves físicas e passkeys até 10 de Novembro

30-10-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O X (eterno ex-Twitter) dá mais um passo para eliminar a dependência no domínio twitter.com, que deixará de ser usado para a autenticação.

A X está prestes a apagar as referências ao antigo Twitter.com, e a empresa começou a alertar os utilizadores que usam chaves de segurança físicas ou passkeys para que as voltem a registar antes de o domínio antigo ser desactivado.

De acordo com uma publicação oficial da conta @Safety, quem não actualizar os seus métodos de autenticação até 10 de Novembro (2025) verá a sua conta bloqueada até concluir o processo. A empresa também avisou que contas abandonadas poderão eventualmente ser vendidas após a migração.

To clarify: this change is not related to any security concern, and only impacts Yubikeys and passkeys - not other 2FA methods (such as authenticator apps). Security keys enrolled as a 2FA method are currently tied to the twitter[.]com domain. Re-enrolling your security key will… https://t.co/PlXOTnNXPM

— Safety (@Safety) October 26, 2025
A X esclarece que esta alteração não está relacionada com qualquer problema de segurança mas sim ao processo de mudança de domínio, afectando apenas chaves físicas, como as YubiKeys, e passkeys, e não outros métodos de autenticação de dois factores. As chaves de segurança estão actualmente associadas ao domínio twitter.com. Ao voltarem a ser registadas passarão a estar ligadas ao domínio x.com, um passo que futuramente permitirá ao X "desactivar" o domínio do Twitter (embora não tenha sido especificado se se referem apenas a isso para efeitos de autenticação, ou de forma global - o que levanta preocupações sobre o futuro dos milhões de links na web que fazem referência ao twitter.com).

Parece que iremos descobrir em breve. Por agora, os utilizadores de passkeys e chaves físicas têm até 10 de Novembro para fazerem a actualização para o x.com.

Android 16 acelera actualizações de apps

30-10-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O novo sistema "seamless app updates" torna a actualização de apps praticamente imperceptíveis no Android 16.

O Android 16 vai tornar as actualizações de aplicações mais rápidas e menos intrusivas, graças a uma nova funcionalidade chamada "seamless app updates". Esta melhoria reduz drasticamente o tempo em que uma app fica bloqueada durante o processo de actualização, passando de vários segundos para apenas alguns milissegundos.

Durante a instalação de uma actualização, o sistema operativo suspende e bloqueia temporariamente a app para impedir que seja executada, evitando erros enquanto os ficheiros são substituídos. Embora a maioria das actualizações seja rápida, algumas podem demorar vários segundos, deixando a app inacessível e, em certos casos, afectando outras que dependam dela.
Com o Android 16, a Google ajustou o processo para que esse período seja praticamente eliminado. A mudança está na forma como o sistema efectua a compilação antecipada (AOT) - o mecanismo que converte o código das apps em código nativo antes da execução, melhorando o desempenho e o tempo de arranque. Antes, essas optimizações eram realizadas durante o período em que a app estava suspensa, prolongando o tempo de indisponibilidade. Agora, são executadas mais cedo no processo de instalação, não interrompendo o uso da app, que passa a ficar bloqueada apenas durante os breves instantes em os ficheiros antigos são substituídos pelos novos, algo que é feito em milissegundos.

Embora a Google não tenha revelado todos os detalhes técnicos, o efeito prático e visível para os utilizadores é o de que as actualizações se tornam praticamente instantâneas, mesmo em apps grandes ou do sistema. Uma daquelas coisas que já deveria ter sido feita há muito (com o hardware actual não há qualquer desculpa para que existam operações que "bloqueiem" os utilizadores durante longos segundos, ou minutos) mas que se pode apreciar que finalmente chegue.

TV LG OLED 65" a €1296

30-10-2025 | 17:30 | A Minha Alegre Casinha

Ter uma TV OLED de grande dimensão está a tornar-se cada vez mais acessível, como demonstra esta TV LG OLED OLED65G54LW a preço imbatível.

Outrora um sonho fora do alcance da maioria das carteiras, os televisores de grande dimensão têm ficado cada vez mais acessíveis, fazendo com que hoje em dia seja comum encontrar modelos de 50" e até 60" a preços relativamente acessíveis. Mas, para quem não abdica de ter um ecrã OLED que possibilita um nível de contraste que supera as demais tecnologias, as coisas normalmente complicam-se um pouco - a não ser quando se apanha algo como esta promoção actualmente disponível para a LG OLED65G54LW de 65", uma Smart TV OLED 4K com WebOS 25, Dolby Vision e Dolby Atmos, AMD FreeSync e Nvidia G-Sync até 165 Hz.
Esta LG OLED65G54LW de 65" está disponível por 1296 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20% além do desconto de €200 adicional.

Este televisor conta com sistema de montagem "plano", para poder ser colocado na parede como um quadro, sem deixar espaço, conta com 4 portas HDMI 2.1 e 3 portas USB, além de Ethernet e, obviamente WiFi. Para os jogadores, conta com suporte para frequência variável AMD FreeSync / Nvidia G-Sync até 165 Hz, pelo que combina na perfeição com as consolas mais recentes (e futuras).


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

TV LG OLED 65" a €1296

30-10-2025 | 15:31 | Aberto até de Madrugada

Ter uma TV OLED de grande dimensão está a tornar-se cada vez mais acessível, como demonstra esta TV LG OLED OLED65G54LW a preço imbatível.

Outrora um sonho fora do alcance da maioria das carteiras, os televisores de grande dimensão têm ficado cada vez mais acessíveis, fazendo com que hoje em dia seja comum encontrar modelos de 50" e até 60" a preços relativamente acessíveis. Mas, para quem não abdica de ter um ecrã OLED que possibilita um nível de contraste que supera as demais tecnologias, as coisas normalmente complicam-se um pouco - a não ser quando se apanha algo como esta promoção actualmente disponível para a LG OLED65G54LW de 65", uma Smart TV OLED 4K com WebOS 25, Dolby Vision e Dolby Atmos, AMD FreeSync e Nvidia G-Sync até 165 Hz.
Esta LG OLED65G54LW de 65" está disponível por 1296 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20% além do desconto de €200 adicional.

Este televisor conta com sistema de montagem "plano", para poder ser colocado na parede como um quadro, sem deixar espaço, conta com 4 portas HDMI 2.1 e 3 portas USB, além de Ethernet e, obviamente WiFi. Para os jogadores, conta com suporte para frequência variável AMD FreeSync / Nvidia G-Sync até 165 Hz, pelo que combina na perfeição com as consolas mais recentes (e futuras).


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Nvidia chega aos $5B de dólares

30-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Nvidia torna-se na primeira empresa pública a atingir o valor de 5 biliões ("triliões" norte-americanos) de dólares.

No dia a seguir à Apple ter regressado ao clube dos 4 biliões a Nvidia atingiu uma capitalização bolsista de 5 biliões de dólares(!), tornando-se a primeira empresa cotada em bolsa a alcançar este valor e confirmando o seu estatuto como a maior vencedora na actual corrida pela inteligência artificial. As acções da empresa subiram mais de 5.6% na quarta-feira, atingindo os 212.19 dólares, após a notícia de que o presidente norte-americano Donald Trump deverá discutir os novos chips Blackwell com o presidente chinês Xi Jinping.

O entusiasmo dos investidores foi reforçado pelas declarações do CEO Jensen Huang, que revelou que a empresa prevê 500 mil milhões de dólares em vendas de chips AI, além da construção de sete supercomputadores nos EUA dedicados a áreas como a energia, ciência e segurança nacional, todos equipados com milhares de chips Nvidia. A marca também anunciou um investimento de mil milhões de dólares na Nokia, destinado a ajudar operadores de telecomunicações a lançar redes 5G-Advanced e 6G baseadas em plataformas Nvidia.
O feito acontece apenas três meses depois de a Nvidia ultrapassar os 4 biliões de dólares, demonstrando o ritmo impressionante do seu crescimento. As acções da empresa já valorizaram mais de 50% em 2025, impulsionadas pela enorme procura dos seus GPUs, muito procurados para o treino de modelos AI e tarefas de computação intensiva. O controlo da Nvidia sobre o fornecimento de GPUs mantém o valor elevado dos seus produtos, numa altura em que a procura continua a superar a oferta.

Com esta valorização recorde, a Nvidia vale agora mais do que todos os mercados bolsistas do mundo combinados (excluindo-se os Estados Unidos, China e Japão).

Hyundai EO chega à China por €14.300

30-10-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai reforça a ofensiva com o novo EO, um SUV eléctrico que chega à China com preço base de 14.300 euros.

A Hyundai apresentou oficialmente na China o seu novo SUV eléctrico compacto, o Hyundai EO, marcando a entrada da marca no segmento dos veículos eléctricos acessíveis.

Desenvolvido em parceria com a Beijing Hyundai, o EO (inicialmente designado por Elexio) chega ao mercado com um preço inicial a rondar os 14.300 euros, tornando-se um dos SUVs eléctricos mais económicos do momento. Estará disponível em três versões - Fun, Smart e Tech - todas equipadas com um único motor eléctrico e autonomia até 540 km segundo o ciclo CLTC.

Assente na plataforma E-GMP da marca, também usada nos Ioniq 5 e Ioniq 6, o EO mede 4.61 metros de comprimento e tem uma distância entre eixos de 2.75 metros. O design exterior destaca-se pelas luzes diurnas em LED inspiradas em "cristais da sorte", enquanto o interior adopta um estilo minimalista, substituindo o tradicional painel de instrumentos por um head-up display.
O destaque do habitáculo vai para o ecrã 4K de 27", que ocupa quase todo o tablier e serve tanto como centro de controlo como ecrã de entretenimento para o passageiro da frente. Dependendo da versão, o EO pode incluir um sistema de som Bose, tecto panorâmico, carregamento sem fios duplo, e vidros acústicos para maior silêncio a bordo.

Em termos de desempenho, todas as versões usam um motor de 215 cv, mas uma opção de duplo motor e tracção integral com 312 cv será lançada em breve, com opção de bateria de 64.2 kWh ou 88.1 kWh (autonomia de 518 km ou 722 km), para quem desejar uma condução mais activa. O EO marca o início da nova ofensiva eléctrica da Hyundai na China, que prevê lançar 13 modelos eléctricos até 2030.

YouTube ganha upscale AI e thumbnails até 50MB

30-10-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube vai melhorar a qualidade de vídeos antigos com upscaling AI, e thumbnails que agora podem ter até 50 MB.

O YouTube está a lançar novas funcionalidades para melhorar a experiência de visualização em televisões, incluindo upscaling AI para vídeos de baixa resolução, códigos QR para facilitar as compras, e thumbnails com qualidade praticamente ilimitada.

A plataforma vai começar a melhorar automaticamente os vídeos com resolução inferior a 1080p, convertendo-os para qualidade Full HD através de inteligência artificial, com upscaling para 4K prometido para breve. Tanto os criadores como os espectadores poderão, no entanto, desactivar esta opção - que surge com a indicação de "Super resolution" nos modos de selecção da qualidade, para que possa ser facilmente identificada (e evite as polémicas anteriores).
De acordo com o YouTube, os criadores manterão controlo total sobre os seus conteúdos, com os ficheiros originais e resoluções preservados. Os espectadores poderão continuar a ver os vídeos na resolução original, e importa relembrar que esta melhoria AI apenas de aplica a vídeos com resoluções entre 240p e 720p, deixando de fora aqueles que já são disponibilizados em 1080p.

Além disso, a plataforma está a aumentar substancialmente o limite de tamanho dos thumbnails, que passa de 2MB para 50MB. Um valor que parece excessivo mas que permite criar thumbnails de alta qualidade que poderão tornar-se mais atractivos ao serem apresentados em full-screen nos televisores. E, não se esquecendo da parte monetárias, o YouTube promete um novo sistema com códigos QR que facilitará comprar produtos directamente dos vídeos.

Outras melhorias incluem pré-visualizações mais imersivas na página inicial da app de TV e uma pesquisa melhorada, que dá prioridade a vídeos do canal em que o utilizador está a navegar.

|