PlanetGeek

Earphones Anker Soundcore P20i a €23

29-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes Anker Soundcore P20i.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes Soundcore P20i têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com protecção IPX5 contra água, Bluetooth 5.3, e autonomia de até 30 horas.
Os Anker Soundcore P20i estão disponíveis por apenas 23 euros na Amazon Espanha.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, modo de uso com um só auricular (ideal para chamadas, e que duplica a sua autonomia utilizando um auricular de cada vez), modo gaming de baixa latência para evitar o atraso de som nos jogos, e uma grande diversidade de modos de ajuste de som através da sua app. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 10 horas pode ser expandida até um total de 30 horas. Também não terão problemas em enfrentar chuva ou sessões de treino mais intenso, graças à sua protecção IPX5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Os Pixel 6a continuam a incendiar-se - após actualização

29-07-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google parece não conseguir ver-se livre dos problemas com as baterias dos Pixel 6a.

Há mais um relato alarmante envolvendo o Pixel 6a. Um utilizador diz que o seu smartphone pegou fogo enquanto estava a carregar, mesmo depois de ter instalado a actualização da Google que supostamente evitaria estes problemas de sobreaquecimento através da redução significativa da sua capacidade. O incidente ocorreu enquanto o telemóvel carregava durante a noite, ao lado da cama do utilizador.

Segundo o relato, o Pixel 6a estava ligado a um carregador de 45W usado habitualmente para um Steam Deck. O telemóvel derreteu parcialmente e chegou a causar danos nos lençóis, no ar condicionado, provocando também forte irritação na garganta do utilizador devido aos fumos tóxicos.
A Google lançou uma actualização obrigatória que limitava a capacidade da bateria e o desempenho de carregamento após 400 ciclos, com o objectivo de evitar estes incidentes. Só que este tipo de solução por "software" desde logo foi criticada por não ser uma verdadeira solução para um problema que, notoriamente, se deve a um defeito de fabrico.

Recorde-se que, precisamente para evitar este tipo de situação, a Samsung cancelou por completo o lançamento do famigerado Galaxy Note 7. Agora a questão é, quanto mais tempo vai a Google andar a tentar fazer de conta que este problema não é um problema? Serão precisos mais 10, 20, 100 incêndios?

Samsung One UI 8 bloqueia bootloader

29-07-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung está a forçar o bloqueio do bootloader nos smartphones que instalem a One UI 8.

A nova versão da interface da Samsung, One UI 8 baseada no Android 16, já está disponível de forma estável para os Galaxy Z Fold7 e Z Flip7. Também há uma versão beta a circular entre alguns utilizadores dos Galaxy S e modelos dobráveis mais antigos. No geral, a actualização tem sido bem recebida, mas nem todos estão satisfeitos.

Os utilizadores mais avançados, que gostam de personalizar os seus equipamentos, estão a descobrir que já não é possível desbloquear o bootloader com a nova versão do sistema - e este bloqueio está presente tanto na versão estável como na beta. Isto significa que instalar ROMs personalizadas ou fazer root torna-se, para já, impossível. Mesmo utilizadores com modelos anteriores, que já tinham o bootloader desbloqueado, viram-no ser automaticamente bloqueado após actualizarem para a beta da One UI 8. Ou seja, o bloqueio é imposto mesmo sem aviso.

Uma análise ao código do sistema revela que a funcionalidade foi removida por completo, não se tratando de algo que possa ser reactivado facilmente usando um novo método. Facilmente se pode imaginar que a Samsung irá utilizar as justificações habituais, de que tal é feito para proteger os utilizadores e reforçar a segurança dos seus equipamentos, mas para quem quiser ter a liberdade de mexer no sistema o mais provável é que tenha que se manter no One UI anterior ou procurar um smartphone mais amigo dessas modificações.

Teste a sistemas de condução assistida revela falhas graves

29-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Na China foi realizado um mega-teste aos sistemas de assistência à condução de diversas marcas, revelando que ainda cometem falhas graves em grande parte dos casos.

Um novo teste em grande escala aos sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) foi realizado na China, em ambiente urbano real, e os resultados voltaram a ser preocupantes. Foram analisados 26 carros em nove cenários reais de cidade, com cruzamentos sem sinalização, rotundas complexas, peões e outros veículos. Apesar das velocidades mais baixas, muitos veículos cometeram erros perigosos e até atropelaram manequins que representavam crianças.

Ao contrário dos testes habituais em pistas fechadas, estes foram feitos em estradas públicas encerradas temporariamente, simulando situações comuns e imprevisíveis do dia-a-dia urbano. Em vários casos, os carros falharam em tarefas simples, como fazer inversões de marcha ou ceder prioridade. Algumas viaturas excederam os limites de velocidade e ignoraram sinais de trânsito, o que reforça a ideia de que muitos destes sistemas ainda não reconhecem as regras básicas de condução. Num dos casos, um dos automóveis cometeu infracções suficientes para acumular pontos suficientes para quase deixar o condutor sem carta, num único cruzamento.
A Tesla voltou a destacar-se entre os melhores, com o Model X a evitar colisões em 8 dos 9 testes, enquanto marcas como Zeekr e Xiaomi ficaram abaixo das expectativas. Curiosamente, veículos que usam o mesmo sistema de condução da Huawei, como o Luxeed R7 e o AVATR 12, mostraram resultados consistentes e positivos. No entanto, falhas graves continuaram a surgir, como o atropelamento de peões simulados seguido de fuga, protagonizado pelo Denza Z9. Também existe alguma curiosidade para saber porque motivo o sistema da Tesla, que superou 8 de 9 testes no Model X, apenas superou 5 dos mesmos testes num Model 3.



O vídeo termina com um aviso: muitos sistemas parecem aprender comportamentos errados, baseando-se em dados reais mas mal interpretados. Como tal, há que reforçar a ideia de que, com estes sistemas, é imprescindível que o condutor se mantenha sempre atento e pronto a intervir, já que qualquer excesso de confiança nas capacidades do sistema poderá resultar em surpresas desagradáveis e potencialmente tráficas.

Tesla volta a promover o Roadster - sem data para a sua chegada

29-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Tesla Roadster continua a ser vaporware até ao momento, mas a Tesla continua a insistir que será o "melhor carro de sempre".

A Tesla voltou a lançar um teaser do tão aguardado Roadster de nova geração, originalmente anunciado em 2017 e prometido para 2020. Desde então, Elon Musk já garantiu várias vezes que o carro está "quase pronto", mas a realidade é que, cinco anos depois, continua sem data concreta de lançamento. A espera tornou-se uma piada recorrente entre fãs e críticos da marca.

Desta vez as afirmações foram feitas por Lars Moravy, responsável pela engenharia de veículos da Tesla, que afirmou que o novo Roadster será "o último grande carro para condutores", sugerindo que a empresa poderá abandonar os modelos focados na condução tradicional em favor de soluções totalmente autónomas. Moravy também mencionou que a equipa mostrou recentemente a Elon Musk algumas "demonstrações impressionantes" - coincidindo com uma publicação de Elon Musk de que os fãs iriam ver a melhor demonstração de sempre no final deste ano.

Apesar do entusiasmo das palavras, a verdade é que este tipo de promessas tem sido feita repetidamente ao longo dos anos, sem resultados. Muitos interessados chegaram a pagar depósitos que variam entre os 50 mil e os 250 mil dólares, mas continuam sem ver o carro materializar-se, nem a ter qualquer data oficial para o receberem.

Quando o Roadster foi revelado, os números pareciam saídos de um filme de ficção científica: 1.000 km de autonomia e aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 1.9 segundos. Se o Roadster efectivamente se tornar realidade, há o grande receio que acabe por repetir o caso do Cybertruck, onde tudo aquilo que tinha sido prometido (autonomia, preço, etc.) ficou por cumprir.

Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh

29-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbank permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. No caso deste Bogseth de 10000 mAh, serve de backup compacto que pode recarregar um smartphone várias vezes, esticando a sua autonomia enquanto se está longe de uma tomada ou porta USB.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Emulação de jogos PC em Android melhorada nos chips MediaTek

29-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O emulador GameHub tem agora emulação melhorada de jogos PC nos chips Dimensity da MediaTek.

Os chips Dimensity da MediaTek passam a ter desempenho melhorado a emular jogos de PC em Android, graças a melhorias implementadas pela GameSir no seu emulador GameHub. Até agora, estes emuladores funcionavam melhor em dispositivos com chips Snapdragon e GPUs Adreno, mas as novidades trazem grandes melhorias para processadores com GPUs Mali, como os Dimensity 9000 a 9400.

A GameSir anunciou que os jogos de PC baseados em DirectX9 até DirectX11 já correm com um desempenho comparável, e até superior em certos casos, ao dos equipamentos com Snapdragon. Isto foi possível graças a melhorias na implementação do Vulkan para GPUs Mali, correcções de drivers, e optimizações no sistema de compilação de shaders. Uma das inovações foi a criação de um mecanismo de "conversão de código", que adapta instruções DirectX para GPUs Mali. Também foram feitas optimizações para contornar falhas de compatibilidade. Com estas mudanças, muitos jogos pensados para Windows tornam-se jogáveis em smartphones com chips MediaTek.

A equipa do GameHub está a colaborar directamente com a MediaTek para criar drivers específicos para este tipo de emulação. Como os chips Tensor da Google também usam GPUs Mali, estas melhorias também resultarão em melhor desempenho para os smartphones Pixel da Google a nível da emulação de jogos PC usando o GameHub.

Samsung cria dissipador interno para chips

29-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo Exynos 2600 poderá manter temperaturas mais reduzidas com o novo sistema desenvolvido pela Samsung.

O novo chip Exynos 2600 da Samsung está a dar nas vistas com resultados promissores em benchmarks como o Geekbench e 3DMark. Agora, surgem relatos de que que a empresa desenvolveu uma nova tecnologia de arrefecimento chamada Heat Pass Block (HPB), que promete gerir melhor o calor gerado pelo processador do que as soluções anteriores.

Normalmente, os chipsets usam uma estrutura package-on-package, onde a RAM é empilhada em cima do processador principal (que inclui CPU, GPU, NPU e outros componentes). O HPB introduz uma camada adicional - um dissipador de cobre - colocado mais perto do chip principal, permitindo uma dissipação de calor mais eficaz, já que actua mais próximo da origem do calor.
Ao contrário dos dissipadores tradicionais, que são aplicados depois da montagem do conjunto, o HPB integra-se directamente na estrutura interna do chip. Isto poderá ajudar a manter temperaturas mais baixas, especialmente durante tarefas intensivas como gaming ou processamento AI.

O Exynos 2600 será produzido com o processo de 2nm Gate-All-Around da Samsung e deve estrear-se na série Galaxy S26, prevista para o início de 2025. Espera-se que o modelo Ultra continue a usar chips Snapdragon, mas ainda não se sabe se os restantes modelos usarão exclusivamente Exynos em todos os mercados, como acontece com o Z Flip7.

Death Stranding ajuda jovens britânicos a ultrapassar verificação de idade

28-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

No Reino Unido entrou em vigor uma nova lei que obriga à verificação de idade no acesso a conteúdos para adultos, que em menos de 24h foi ultrapassada por diversos métodos, incluindo usando o jogo Death Stranding.

Com a entrada em vigor da nova lei britânica Online Safety Act, o acesso a conteúdos para adultos na internet passou a exigir a "verificação de idade rigorosa". No entanto, bastou menos de um dia para alguns utilizadores encontrarem uma forma criativa de contornar as novas regras, usando o modo de fotografia do jogo Death Stranding para enganar o sistema de verificação do Discord.

O sistema em causa, chamado K-id, pede aos utilizadores que validem a sua idade através de um scan facial ou envio de um documento de identificação. Para o reconhecimento facial, o utilizador tem de abrir e fechar a boca para provar que é uma pessoa real. Mas graças ao nível de detalhe do Photo Mode de Death Stranding, é possível manipular a expressão facial da personagem Sam Porter Bridges (interpretada por Norman Reedus) e cumprir esse requisito sem mostrar o rosto verdadeiro.

You can use Death Stranding's photo mode to bypass Discord's age verification https://t.co/o9n0c0lwkI pic.twitter.com/mvYmhZZCVp

— Dany Sterkhov 🛡✈ (@DanySterkhov) July 25, 2025
A técnica requer apenas um telemóvel com o Discord e uma cópia de Death Stranding. Ao preparar uma imagem adequada no jogo e usá-la durante a verificação, os utilizadores conseguem aceder a canais sensíveis ou conteúdos marcados como 18+ sem utilizar dados reais. Apesar de o sistema de verificação de idades prometer não guardar selfies ou documentos após a verificação, a verdade é que temos um caso bem recente que demonstra que nem sempre se pode confiar naquilo que é dito, tendo resultado em dados de milhares de mulheres que agora ficaram expostos para a posteridade.

Embora esta “batota” funcione com o método actual usado no Discord, não é garantido que resulte com outros sistemas de verificação que possam vir a ser usados noutros sites. Ainda assim, o episódio mostra as limitações técnicas destas medidas e levanta dúvidas sobre o equilíbrio entre a suposta protecção de menores e privacidade dos utilizadores na internet.

Neuralink mostra paciente a assinar o nome e mover o rato

28-07-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Neuralink partilhou mais alguns resultados dos seus chips implantados no cérebro para comunicação directa com um computador.

A Neuralink tem continuado a fazer os testes do seu chip cerebral em pacientes tetraplégicos que têm estado impossibilitados de interagir fisicamente com o mundo, e a mais recente ronda de resultados chega de Audrey Crews, que pela primeira vez em 20 anos conseguiu voltar a escrever o seu nome no ecrã de um computador.

Entretanto, também diz estar a aceitar "pedidos" de coisa para desenhar, e descrevendo que o processo de controlar o ponteiro do rato via pensamentos é idêntico ao de pensar mover o pulso, e o de clicar é idêntico ao de pensar em actuar o dedo indicador - o implante consiste no chip com 128 eléctrodos colocados no córtex motor, responsável pelo planeaamento, controlo e execução das actividades motoras voluntárias.

Here are some more of my doodles! Im taking request. Lol Imagine your pointer finger is left click and the cursor moment is with your wrist. With out physically doing it. Just a normal day using telepathy. pic.twitter.com/MDzIp1Z9jv

— Audrey Crews (@NeuraNova9) July 28, 2025

Working on my accuracy and speed. #Neuralink pic.twitter.com/LHEILHydIE

— Audrey Crews (@NeuraNova9) July 26, 2025
O vídeo que mostra uma sessão de treino em que tem que colocar o ponteiro do rato sobre um alvo é ainda mais impressionante, mostrando uma velocidade e precisão de movimentos bastante funcional, ao nível da que uma pessoa comum conseguiria utilizando um rato convencional.

Tendo em conta que se trata de uma paciente cujo implante foi colocado há cerca de uma semana, isto demonstra que não foram necessários meses de treino para se ficar apto a usar o interface, o que indica boas notícias para o futuro desta tecnologia.

Poco X7 Pro a €355

28-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco X7 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X7 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED CrystalRes 1.5K de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 3200 nits de pico e touch a 2560 Hz, chipset MediaTek Dimensity 8400 Ultra de 4nm, 12 GB RAM, 512 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, NFC, e bateria de 6000 mAh com carregamento rápido HyperCharge de 90 W (carregamento a 100% em 42 minutos). A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 195 g, contando também com protecção IP68 contra água e pó.

Nas câmaras temos um conjunto de câmaras 50 MP + 8 MP ultrawide, e câmara frontal de 20 MP. E o sistema fica a cargo do mais recente HyperOS da Xiaomi.
O Poco X7 Pro 5G 12+512 GB está disponível por 355 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X7 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Photos ganha conversão AI de fotos em vídeos

28-07-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a fazer chegar novas ferramentas AI ao Google Photos, permitindo transformar fotos em vídeos ou aplicar-lhes diferentes estilos visuais.

O Google Photos vai ficar mais inteligente e criativo. A app vai receber novas funcionalidades com inteligência artificial que permitem transformar fotos em vídeos curtos ou aplicar-lhes novos estilos, como desenhos em estilo anime, banda desenhada, esboço artístico ou até animações 3D. Tudo isto ficará reunido numa nova secção chamada "Create", onde os utilizadores terão acesso tanto às ferramentas clássicas como às mais recentes ferramentas AI.

Uma das novidades é o "Photo to Video", que usa o modelo Veo 2 para transformar qualquer imagem numa pequena animação de seis segundos. O utilizador pode escolher entre dois modos: "Subtle movements" ou "I’m feeling lucky" para criações mais criativas. Já o "Remix", que utiliza o modelo Imagen AI, permite recriar qualquer foto num estilo artístico à escolha. Note-se que, por agora, ambas ficarão apenas disponíveis nos EUA - restando esperar que sejam disponibilizadas globalmente em breve.
Estas ferramentas vão incluir uma watermark digital invisível, chamada SynthID, para identificar conteúdos gerados por AI. Vídeos criados com IA também terão uma marca visual visível. O objectivo é manter a transparência sobre o que é gerado artificialmente, algo que a Google já faz com outras ferramentas como o Reimagine.

A disponibilização destas ferramentas AI no Google Photos, que conta com milhões de utilizadores, contribuirá para promover o acesso a estas ferramentas de forma mais simples e acessível que nunca.

Unitree lança robot humanóide R1 por $5900

28-07-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Unitree já começou a vender o seu mais recente robot humanóide, o R1.

A corrida pelo domínio no sector dos robots humanóides está ao rubro, e as empresas chinesas não dão descanso às ocidentais. A Unitree acaba de anunciar o seu novo robot Unitree R1, um robot humanóide que fica disponível com preço base a começar nos 5.900 dólares (cerca de 5.070 euros).

O R1 tem uma altura de 1.2 metros e pesa apenas 25 kg. Tem 26 eixos de movimento totais (incluindo 6 nas pernas, 5 em cada braço, e 2 na anca), câmaras para visão, microfones, e uma autonomia anunciada de 1 hora em operação.

Unitree Introducing | Unitree R1 Intelligent Companion Price from $5900
Join us to develop/customize, ultra-lightweight at approximately 25kg, integrated with a Large Multimodal Model for voice and images, let's accelerate the advent of the agent era!🥰 pic.twitter.com/Q5pmkfFZZa

— Unitree (@UnitreeRobotics) July 25, 2025
Por agora ainda é um preço que fica bem acima do valor que a maioria dos consumidores considerará aceitável por um "brinquedo", mas as coisas podem mudar rapidamente à medida que: em primeiro lugar, o preço se for reduzindo; e em segundo lugar, que estes robots comecem a ter capacidades funcionais para fazer trabalhos reais em casa (e não só). Afinal, há quem já esteja disposto a pagar cerca de mil euros (ou até mais) por um simples aspirador robot que só passeia pelo chão de casa.

Podemos também olhar para o passado. Em 1999 a Sony lançou o seu divertido cão robot Aibo, que tinha um preço de $2500, e apesar disso vendeu mais de 60 mil unidades. Facilmente se pode imaginar que, um robot humanóide que tivesse um preço idêntico, e que fosse capaz de tratar de lides domésticas chatas, seria um sucesso imediato.

Extensão tomadas Tessan com 4 USB + 2 tomadas a €24

28-07-2025 | 12:08 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar uma extensão de tomada com portas USB integradas, como é o caso desta Tessan com 2 tomadas mais 4 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estas extensões de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Esta extensão de tomada Tessan com 2 tomadas mais 4 USB (2 USB-C + 2 USB-A) está disponível por apenas 24 euros na Amazon Espanha.

As portas USB podem fornecer até 30 W (PD) no total, sendo divididos à medida que se ligam mais dispositivos. Por exemplo, se ligarmos um dispositivo na porta USB-C e outra numa porta USB-A, poderá fornecer 15W a cada um deles em simultâneo. Quanto à extensão em si, conta com um cabo de 2 metros, facilitando o processo de a colocar num ponto mais adequado em relação à tomada onde for ligada.

É uma opção bastante interessante, especialmente tendo em conta a crescente panóplia de dispositivos USB que vamos tendo, dos smartphones e tablets e coisas como smartwatches, colunas Bluetooth, escovas de dentes, máquinas de barbear, etc. E desta forma, em vez de transportamos vários carregadores, fica tudo condensado num único bloco compacto de uma extensão de tomadas.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Itch.io remove jogos para adultos sem avisar jogadores nem criadores

28-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A plataforma itch.io removeu os jogos para adultos da plataforma, dizendo que a isso foi obrigada devido a pressão dos sistemas de pagamento que utilizam.

A plataforma indie Itch.io deixou de mostrar conteúdos adultos nas páginas de pesquisa e navegação - embora alguns jogadores digam que a plataforma removeu os jogos que já tinham instalado - numa medida repentina que surge após pressão dos seus parceiros de pagamento. A decisão foi anunciada pelo fundador da plataforma, Leaf Corcoran, e está a gerar reacções negativas por parte de criadores e jogadores.

Corcoran explicou que garantir o processamento de pagamentos é essencial para que a plataforma continue a funcionar. Para isso, tornou-se necessário cumprir os requisitos legais e operacionais exigidos pelos parceiros financeiros, como a VISA e Mastercard, que têm políticas rigorosas em relação a conteúdos explícitos, mesmo que isso implique esconder ou restringir certos jogos. Situações semelhantes já levaram outras lojas digitais a remover conteúdos para adultos. Na origem do problema estará um campanha de um grupo "anti-pornografia", que tentou abolir um dos jogos para adultos (No Mercy) que tinha chegado à plataforma, e que não tendo sorte nos pedidos directos às plataformas, optou por direccionar as suas queixas para os servidos de pagamentos.

O problema maior, segundo os criadores, foi a falta de aviso. Muitos descobriram que os seus jogos tinham desaparecido das pesquisas sem qualquer notificação prévia, o que afectou tanto a visibilidade como as receitas. Apesar de os títulos comprados poderem ainda estar acessíveis, a plataforma não esclareceu essa questão de forma directa. O otch.io está agora a rever todo o seu conteúdo NSFW para garantir conformidade com as novas regras. Até lá, os jogos afectados vão continuar invisíveis nas pesquisas. No futuro, os criadores terão de confirmar que o seu conteúdo cumpre com as exigências dos parceiros de pagamento. O que é certo é que parece ficar garantido que os jogos para adultos terão que encontrar nova plataforma para se manterem viáveis e chegarem aos jogadores. Lembre-se que, no passado, outras plataformas também foram alvo de pressão pelas empresas de pagamentos, levando a que se virassem para as criptomoedas.

Tesla FSD aguarda pelo pagamento de portagens?

28-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Um vídeo parece mostrar que o FSD da Tesla sabe quando parar para pagar portagens e arrancar automaticamente depois de terem sido pagas.

Estando-se em fase activa de promoção do modo FSD da Tesla devido ao arranque e expansão do serviço Robotaxi, eis que pelo meio das promessas de que o modo FSD para o público irá melhorar substancialmente nos próximos meses surge um vídeo que tem estado a gerar bastante discussão.

Nele, o condutor de um Tesla em modo FSD diz que o carro parou automaticamente na cabine de pagamento de uma portagem - tendo-a detectado correctamente apesar de não ter barreiras para impedir a passagem. Mas, mais surpreendentemente, que o carro aguardou que o pagamento fosse feito manualmente, só depois tendo arrancado automaticamente sem qualquer intervenção humana.

Insane. Ashok says FSD watches and waits for you to pay at a toll booth before carrying on.

Tesla AI 🔥🔥🔥 https://t.co/sM03wppKdY pic.twitter.com/Bm4U1t1TMh

— Nic Cruz Patane (@niccruzpatane) July 28, 2025

FSD 13.2.9 pulls up to a toll booth, waits for me to complete my transaction, then pulls away without a gate. 😳 Incredible. https://t.co/OsH1YAY8Ty pic.twitter.com/9hWAbLNrVa

— Dirty Tesla (@DirtyTesLa) July 27, 2025
Ora, naturalmente que o caso está a gerar bastantes dúvidas, e não ajudará que entretanto o vídeo original tenha sido removido. Embora os fãs da Tesla digam que este é mais um exemplo das capacidades avançadas do FSD da Tesla, outros questionam se sequer seria possível que as câmaras dos Tesla tivessem campo de visão para apanhar um condutor a fazer um pagamento manual de uma portagem. Fica também em causa se/como o FSD saberia quando o pagamento teria sido feito, pois existem mil e uma variáveis que pudessem fazer com que o condutor e portageiro regressassem às suas posições originais, por exemplo, para arranjarem trocos, ou entregar / devolver cartão de pagamento, etc. etc. e que tornariam praticamente impossível saber quando é que o carro poderia avançar. Mesmo que o carro estivesse a observar um "semáforo" para indicação de seguir viagem, poderia ainda existir qualquer operação pendente entre o condutor e portageiro, em que não fosse adequado arrancar nesse exacto momento.

Por agora, são mais as perguntas que as respostas, restando esperar que possam ser esclarecidas nos próximos tempos.

Coluna BT Tronsmart Bang a €94

28-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 60 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang de 60 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang está disponível por 94.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 15 euros.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 15 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar até 100 colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla contrata Samsung para chips AI da próxima geração

28-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk anunciou que a Tesla fechou um contrato de €14 mil milhões com a Samsung, para produzir os chips "AI6" para os seus futuros automóveis e robots.

A Tesla confirmou um acordo de €14 mil milhões com a Samsung Electronics para a produção dos seus futuros chips de inteligência artificial. Estes chips, designados "AI6", vão ser fundamentais para os sistemas de condução autónoma da marca e serão fabricados na nova fábrica da Samsung em Taylor, no Texas. O contrato decorre até ao final de 2033, mas Elon Musk já afirmou que este valor é apenas o início, antecipando um volume de produção muito superior.

Este negócio representa um grande impulso para a divisão de fabrico de chips por encomenda da Samsung, que enfrentava dificuldades devido à falta de clientes e atrasos na entrega de equipamentos. Analistas indicam que a unidade acumulou perdas superiores a €3 mil milhões na primeira metade de 2025. O contrato com a Tesla não só valida o investimento da empresa na fábrica texana, como garante finalmente um cliente de peso.

Samsung agreed to allow Tesla to assist in maximizing manufacturing efficiency.

This is a critical point, as I will walk the line personally to accelerate the pace of progress. And the fab is conveniently located not far from my house 😃

— Elon Musk (@elonmusk) July 28, 2025
Para a Tesla, este é um movimento estratégico que evita depender em exclusivo da TSMC, que está a produzir o chip AI5 que deverá começar a ser utilizado em 2026. Ao recorrer novamente à Samsung para o AI6, a marca diversifica os fornecedores e assegura maior controlo sobre a cadeia de produção. Musk destacou ainda a localização da fábrica no Texas como uma vantagem, referindo que está "perto de casa" e que vai acompanhar pessoalmente os trabalhos e auxiliar a Samsung a aumentar a eficiência da linha de produção.

Apesar do acordo estar fechado, a data de início de produção destes chips ainda é uma incógnita. Com o arranque operacional da fábrica da Samsung a ter sido adiado para 2026, prevê-se que os primeiros chips AI6 da Tesla só fiquem prontos em 2027 ou 2028, e até lá ainda muito poderá mudar.

Samsung Galaxy Z Fold7 resiste a testes de dobragem abusivos

28-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Mesmo sendo um dobrável, o Samsung Galaxy Z Fold7 mostrou ter capacidade de resistir a testes de dobragem mais abusivos.

O novo Galaxy Z Fold7 foi posto à prova num dos testes de durabilidade do JerryRigEverything, enfrentando riscos, dobras e até queimaduras. Apesar de os smartphones dobráveis não serem famosos pela robustez, o modelo da Samsung surpreendeu ao aguentar bem todos os desafios.

Segundo os resultados, o Z Fold7 não só é o dobrável mais fino e leve da marca, como também é um dos mais bem construídos até à data. O ecrã exterior, protegido com Corning Gorilla Glass Ceramic 2, risca apenas ao nível 6 na escala de dureza de Mohs, o que está dentro do esperado. Já o ecrã interior, feito de Ultra-Thin Glass (UTG), continua a ser frágil, riscando-se facilmente ao nível 2.


A estrutura lateral em alumínio e a dobradiça Armor FlexHinge mostraram resistência mesmo sob pressão física intensa. A certificação IP48 revelou-se eficaz contra pó e pequenas partículas, algo importante para assegurar a sua resistência em todo o tipo de ambientes.

O momento mais crítico foi o teste de dobra, onde o telefone demonstrou uma flexão significativa mas, anda assim, manteve-se totalmente funcional, o que demonstra que se podem fazer smartphones dobráveis finos mas que não se "partem" facilmente.

App de encontros Tea deixou dados de mulheres expostos ao mundo

27-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A app Tea que promete maior segurança para as mulheres, acaba por deixar milhares delas em risco devido a uma falha básica de segurança.

A app Tea, conhecida por permitir que mulheres publiquem comentários anónimos sobre encontros passados, assumindo-se como ferramenta útil para as proteger contra homens abusivos ou perigosos, confirmou uma falha que expôs 72.000 imagens de utilizadores. Entre os ficheiros acedidos pelos hackers estão 13.000 selfies e documentos de identificação usados para verificação de contas, bem como 59.000 imagens partilhadas em publicações, comentários e mensagens privadas.

Segundo a empresa, os dados pessoais como emails e números de telefone não foram comprometidos, e apenas utilizadores que se registaram antes de Fevereiro de 2024 foram afectados. A Tea afirma estar a trabalhar com especialistas externos em cibersegurança e já aplicou medidas adicionais para proteger os sistemas e resolver o problema. Mas isso em nada evita as críticas (e problemas derivados) de que a falha foi totalmente básica - deixando a sua base de dados aberta ao mundo sem qualquer tipo de protecção - e que se torna pior pelo facto de muitas das fotos conterem dados da sua localização, tendo até já sido criados mapas que permitem ver a localização aproximada das mulheres expostas.
Também não ajudará que muitas utilizadoras se sintam enganadas pelas selfies e fotos de documentos de identificação estarem a ser guardados pelo serviço, em vez de serem apenas usados para o processo de validação e posteriormente eliminadas. Os responsáveis do Tea dizem que esses dados foram mantidos para cumprir com os requisitos das autoridades a nível de evitar cyber-bullying - algo caricato, uma vez que agora esses mesmos dados, expostos, irão deixar todas estas mulheres expostas a cyber-bullying.

[A promessa falsa de que as fotos seriam eliminadas]

Embora ainda não tenha sido confirmado o método de criação da app, muitos têm acusado de que se trata de mais uma app feita rapidamente via "vibe coding" - ou seja, uma app feita rapidamente com auxílio de ferramentas AI, e onde os seus criadores podem nem ter conhecimentos técnicos para detectar potenciais riscos de segurança.


|