Novo modelo Tesla mais barato é um Model Y
27-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada
Há muito que Elon Musk e a Tesla têm estado a prometer o lançamento de um automóvel mais barato, para todos os clientes que não podem - ou não querem - pagar o preço de um Model 3. Esse modelo já foi confirmado que estava a ser preparado e que teria lançamento na segunda metade deste ano, gerando bastante discussão sobre a Tesla teria capacidade de adicionar um novo modelo à sua linha de produção.
Agora, durante a apresentação de resultados da Tesla, Elon Musk revelou que este novo Tesla económico será afinal um Model Y. Ou, melhor dizendo, uma variante mais básica que teoricamente poderá cumprir com o prometido preço a começar "abaixo dos 25 mil dólares".
Actualmente, o Model Y mais barato nos EUA - o Long Range Rear Wheel Drive - custa quase 45 mil dólares, que podem ser reduzidos para os 37.500 com o incentivo de 7.500 dólares que está prestes a terminar. Ainda é uma diferença substancial para o valor desejado de 25 mil dólares, que muitos se interrogam como será possível.
Os Tesla já são modelos bastante minimalistas em termos de equipamento interior, pelo que as reduções não podem ser muitas. No caso do Model Y a Tesla poderá abdicar do ecrã traseiro, e de mordomias como a faixa de LEDs interior, mas isso são coisas que têm impacto reduzido no custo de produção. Poderá também optar por acabamentos em materiais mais simples (tecido) nos bancos, vidro mais barato nas portas (em vez de vidro duplo), sistema de som simplificado - mas mesmo com tudo isso, continua a ser discutível se será suficiente para poder lançar o carro com um preço base de 25 mil dólares.
Outra das opções seria também abdicar das câmaras e hardware FSD, mas isso abriria um péssimo precedente, fazendo com que estes novos Tesla não pudessem ter acesso ao modo FSD - e isto numa altura em que a Tesla tem estado em forte campanha para o seu uso.
Claro que temos também outra possibilidade, já comum nas promessas de Musk. E que o prometido preço de 25 mil fique "esquecido" e este novo Tesla económico tenha afinal um preço mais elevado. Seja como for, será também preciso ter em conta que esta opção de usar o Model Y para modelo barato tem prós e contras: por um lado, poderá ajudar a escoar a capacidade de produção dos Model Y, que parecem não estar a ter a saída que a Tesla desejada; por outro lado, na eventualidade de inundar o mercado com Model Y baratos, isso arrisca-se a reduzir ainda mais o interesse daqueles que procurassem um Model Y "dos caros" por ser um modelo menos visto.