X lança mercado de nomes e muda forma de abrir links
20-10-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada
A X está a testar novas formas de manter os utilizadores dentro da app e aumentar a interacção com publicações que contêm links. Nas versões de teste para iOS, os botões de gosto, resposta e repost continuam visíveis mesmo depois de abrir um link, evitando que o site externo cubra por completo post original. Assim, o tweet é minimizado para a parte inferior do ecrã em vez de desaparecer, o que a plataforma diz que deverá aumentar a interacção e reduzir o número de pessoas que deixam a plataforma após seguirem um link.
Musk diz ainda que haverá ajustes no sistema de recomendações, que poderão dar mais destaque a publicações com links - algo que até agora tem sido fortemente penalizado, levando à ridícula táctica de fazer publicações sem links, com o link a ser colocado posteriormente num comentário. A plataforma diz que irá eliminar os dados sobre o interesse dos utilizadores nas próximas semanas, substituindo o sistema por um modelo AI (Grok) que analisará directamente o conteúdo de todos os post e vídeos para sugerir o que for mais relevante para cada utilizador.
The 𝕏 recommendation system is evolving very rapidly. We are aiming for deletion of all heuristics within 4 to 6 weeks.
— Elon Musk (@elonmusk) October 17, 2025
Grok will literally read every post and watch every video (100M+ per day) to match users with content they’re most likely to find interesting.
This should… https://t.co/HdKKgabRUN
Adicionalmente o X vai lançar o Handle Marketplace, um novo serviço que permitirá aos utilizadores Premium Plus e Premium Business procurar e aceder a nomes de utilizador inactivos. Os handles serão divididos em duas categorias: os "priority handles", que incluem nomes comuns e combinações alfanuméricas, que ficarão acessíveis gratuitamente; e os "rare handles", de nomes mais desejados, que poderão custar entre 2.500 dólares e vários milhões(!), consoante a procura e raridade.We're testing a new link experience, starting on iOS -- to make it easier for your followers to engage with your post while browsing links.
— Nikita Bier (@nikitabier) October 19, 2025
For creators, a common complaint is that posts with links tend to get lower reach. This is because the web browser covers the post and… pic.twitter.com/oWraLpPwji
No entanto, para além de só ficarem acessíveis para os utilizadores que paguem pelas subscrições mais caras, isto é algo que acaba por se tornar num aluguer e não numa compra, já que quem decidir cancelar a sua subscrição ou passar para um nível mais baixo perderá o nome de utilizador obtido via marketplace e voltará automaticamente ao seu nome original - pelo que, não vale a pena pensarem em suscrever o Premium Plus por um mês apenas para obterem um nome raro e depois voltarem a uma conta gratuita.































