PlanetGeek

Neuralink relata melhorias e problemas com o seu implante cerebral

13-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Neuralink disponibilizou uma actualização do estado do seu implante cerebral na pessoa que tem feito os primeiros testes humanos.

Depois de ter mostrado o paciente, uma tetraplégico, a jogar vários jogos usando apenas o cérebro, a empresa de Elon Musk veio revelar alguns detalhes adicionais de como as coisas têm corrido.

Houve alguns problemas, a nível de alguns eléctrodos se terem soltado do cérebro e saído das posições desejadas (e que têm dado azo a notícias que apenas se focam nesses pontos) mas há também sinais bastante positivos.

O nível de controlo do paciente com um computador tinha atingido níveis bastante elevados que superam outras formas de interacção. Esse controlo foi depois penalizado pela saída dos eléctrodos, resultando numa redução significativa, mas que foi compensada pelo ajuste do sistema de reconhecimento dos sinais cerebrais, possibilitando um regresso aos níveis de controlo anteriores.


Há que ter em consideração que se está ainda numa fase inicial destes sistemas, e que será natural que surjam problemas e imprevistos. No entanto, parece ficar desde já demonstrado que o sistema possibilita uma interacção bastante fluida e natural de um computador apenas com os pensamentos (obviamente, com dose considerável de treino do paciente).

Continua no entanto a ficar no ar a dúvida sobre se este objectivo final só poderá ser conseguido através de um procedimento cirúrgico com implantes no cérebro, ou se o mesmo tipo de coisa poderia ser conseguida através de meios menos invasivos.

Chrome prepara "circle to search" via Google Lens

13-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google prepara uma versão do Circle to Search para o Chrome, por intermédio do Google Lens.

Há algum tempo que a Google começou a promover o Google Lens no Chrome em substituição da pesquisa tradicional de imagens, e agora parece querer reforçar isso com uma versão do Circle to Search que tem implementado nos smartphones.

Embora se trate da pesquisa visual já possível no Google Lens, a Google está a alterar o interface de selecção da área a pesquisar de modo a ficar mais parecida com a do Circle to Search.
Isto acaba por ser uma evolução inevitável, uma vez que se tem estado a seguir no sentido dos assistentes AI multimodais, capazes de reconhecer todo o tipo de conteúdos (texto, imagens, vídeos, som, etc.) e que fomentam que as pesquisas se tornam cada vez mais em coisas do estilo "o que é isto", apontando-se ou indicando-se a coisa a pesquisar, em vez do processo tradicional de ter que fazer uma pesquisa a partir de umas palavras chaves ou frase.

Capturas de ecrã no Windows 11 com leitor QR Codes e emojis

13-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A MS está a dar capacidades adicionais à ferramenta de captura de ecrã no Windows 11, possibilitando a leitura de QR Codes e inserção de emoji.

Se achavam ridículo que, para ler um QR Code num computador Windows se tivesse que recorrer ao smartphone apontado para o ecrã (ou instalar software adicional), eis que a MS parece estar finalmente prestes a resolver o assunto.

Na mais recente versão para o Windows Insider, a MS lançou uma Snipping Tool melhorada, com detecção automática de QR Codes nas capturas de ecrã. Os fãs dos emoji também passam a ter a opção para rapidamente adicionarem os emoji 3D da Microsoft à imagem, facilitando a criação de alguns "memes" instantâneos.
Há ainda melhorias a nível dos desenhos e anotações, com possibilidade de se ajustar a transparência, ou apresentar a régua (CTRL+R). No Paint, a funcionalidade de geração de imagens AI passa de Paint Cocreator para Image Creator, para maior uniformização entre os diversos serviços em que fica disponível.

Para os demais utilizadores Windows, será uma questão de esperar para que estas alterações sejam disponibilizadas numa actualização oficial para todos.

Xiaomi Smart Band 8 a €32.99

13-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 8 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 8 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 600 nits de luminosidade. Mais do que as suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi foca-se na disponibilização de uma diversa gama de braceletes para todo o tipo de ocasiões, e também a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 8 por 32.99 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 3.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 16 dias de uso típico, que passam para 6 dias com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Satélites Starlink já dão lucro à SpaceX

13-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Em menos de cinco anos, o megalómano projecto de lançar milhares de satélites Starlink já se tornou num negócio rentável para a SpaceX.

Segundo uma análise da empresa Quilty Space, o serviço Starlink já irá resultar num lucro de 600 milhões de dólares para a SpaceX este ano. Um resultado que torna este projecto da SpaceX num serviço auto-sustentável e que facilitará ainda mais a sua expansão nos próximos anos.

Estima-se que este ano o serviço Starlink gerará 6.6 mil milhões de dólares (mais do que os 4.1 mil milhões de dólares da SES e Intelsat, os dois maiores operadores de serviços de satélite) e que resultará num lucro líquido de cerca de 600 milhões. Uma passagem aos lucros que acontece muito mais cedo do que era esperado, e que valida a estratégia da SpaceX e as grandes vantagens de controlar todos os aspectos, do desenvolvimento e produção dos satélites ao seu lançamento para o espaço - que tem feito a velocidade imbatível: já tendo lançado perto de 6 mil satélites, com mais de 5200 activos actualmente.

Este ritmo acelerará ainda mais com a entrada em serviço da Starship, com maior capacidade de carga, e que se torna numa peça chave essencial para lançar a mais recente geração de satélites Starlink com capacidade Directo to Cell para ligação directa aos smartphones no solo sem necessidade de hardware especial.

Actualmente, a SpaceX está a disponibilizar o serviço Starlink em Portugal com uma mensalidade de 40 euros e custo inicial da antena de 225 euros.

LG abandona OLED TV R de enrolar

13-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Ao fim de cinco anos, a LG reconhece que a sua TV OLED R de enrolar não tem futuro.

Lançada em 2019 como sendo o "futuro dos televisores", a LG OLED R recorria a um painel OLED flexível que permitia que o ecrã de 65" ficasse enrolado na base e apenas surgisse quando se desejasse ver TV. Um conceito interessante mas que (como se previa) falhou em cativar o público.

O seu preço de cerca de 100 mil euros muito terá contribuído para isso, especialmente tendo em conta que existem muitas outras soluções mais económicas para quem deseja ter um ecrã escondido, como sistemas deslizantes em móveis, tecto, etc. E com isso, o mercado para esta TV de enrolar reduzia-se a aplicações muito específicas, que a LG considera que não justificam manter a sua produção.


Também no sector mobile, apesar dos smartphones com ecrã dobrável se estarem a tornar cada vez mais comuns, os modelos expansíveis com ecrãs de enrolar têm-se mantido ainda na fase dos protótipos. É provável que nos próximos anos se comecem a ver smartphones e tablets "que esticam o ecrã", mas para que tenham qualquer hipótese de sucesso - e como demonstrado pela OLED TV R - terão que ter um preço competitivo.

Sony remove Helldivers 2 de centenas de países

12-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de ter dito que iria remover a exigência de conta PlayStation no Helldivers 2 para PC, a Sony retirou o jogo de centenas de países no Steam.

Numa altura em que a Xbox tem estado a ser duramente criticada pela inexplicável decisão de encerrar estúdios com jogos de sucesso, em vez de tirar partido disso a Sony contra-ataca com uma igualmente péssima decisão que surpreende até os seus fãs de longa data.

O lançamento do Helldivers 2 para PC foi acompanhado de polémica por a Sony exigir que os jogadores do Steam tivessem que criar uma conta PSN. A Sony pareceu recuar, dizendo que iria remover essa exigência, mas acabou por ser uma medida feita ao estilo dos filmes Wishmaster: a Sony diz que não é necessário uma conta PSN, mas retirou o jogo de todos os países onde não existe PSN!

The Helldivers 2 community was tricked by Sony.

Sony declared having a PSN account would be mandatory to play Helldivers 2. The community revolted and trashed the games review score to 13% positive. Sony walked it back and stated they wouldn't be making PSN mandatory.… pic.twitter.com/3zjeWZBE7O

— Pirate Software (@PirateSoftware) May 10, 2024
Desde então tem existido uma grande confusão, com relatos de que era apenas um engano, ou até de que tinha sido decisão da Valve (que já feio confirmar que foi por ordem da Sony). E a hipótese do "engano" dissipa-se quando se descobre que a Sony também está a remover o jogo Ghost of Tsushima de centenas de países.

Uma muito má época para os jogadores, e um profundo abalo de confiança na Sony e rede PSN.

Livro LED para iluminação de estantes

12-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um livro LED pode ser a opção perfeita para iluminar de forma original uma estante cheia de livros.

Quem desejar uma forma original de iluminar os seus livros, ou de facilitar encontrá-los à noite, pode criar o seu próprio livro LED que se ilumina quando é puxado para fora e se apaga automaticamente quando é empurrado para ficar no alinhamento com os outros livros.

O projecto torna-se ainda mais atractivo quando se descobre que é extraordinariamente simples, tirando partido de um power bank económico e fita LED neon. O livro em si é impresso em 3D, evitando a necessidade de se destruir um livro real e permitindo que seja impresso com as medidas mais adequadas.



O sistema de ligar / desligar é também o mais simples possível, recorrendo a um interruptor físico que é actuado por uma patilha quando se puxa / empurra o livro.

Carros eléctricos vs carros a combustão

12-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quando se trata de comparar a poluição entre carros eléctricos e carros a combustão, a diferença não deixa margem para dúvidas.

Existe grande dose de propaganda contra os automóveis eléctricos, que tenta focar-se nos seus pontos menos positivos e fazer passar a imagem de que os carros a combustão "não são assim tão maus". O detalhe que quase sempre é ignorado é o de que os combustíveis não aparecem por magia nos postos de combustível, e que basta olhar para toda a cadeia de extração, transporte, refinamento, e distribuição, para que desde logo não haja comparação possível.

O seguinte vídeo mostra isso de forma visualmente mais esclarecedora, a par das questões da rede eléctrica (só a energia usada na extracção de petróleo seria suficiente para carregar dezenas de milhões de automóveis eléctricos, todos os meses), da mineração do lítio, e das reciclagem das baterias.


PLEASE… Send this to anyone that believe EVs pollute just as much as ICE.
⛽️🚫 ⚡️ ✅

EV = Electric Vehicle
ICE = Internal Combustion Engine
Logic = Simple

pic.twitter.com/HvVMNyY1u9

— Muzeïshen (@Muzeishen) May 11, 2024


Temos ainda a questão da eficiência, em que nos carros a combustão se deita fora 70-80% da energia gerada, e que nos eléctricos mais de 90% da energia é efectivamente aproveitada. A par da completamente transformadora experiência de que, para muitas pessoas, o carro eléctrico significa dizer adeus às visitas aos postos de abastecimento, carregando o carro em casa e só tendo que recorrer a postos de carregamento públicos em situações de viagem ou casos pontuais.

Talked to a guy last night who was curious about our Tesla.

He asked how often I take it out to charge. I said, never, I charge at home.

He had no idea you could charge an EV at home.

😅😅

— The Cybertruck Guy (@cybrtrkguy) May 11, 2024
... Algo que se poderia pensar que é de conhecimento geral mas que afinal parece escapar a algumas pessoas.

Polímero electrocalórico pode revolucionar bombas de calor

12-05-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Investigadores criaram um polímero que pode simplificar e aumentar a eficiência das bombas de calor.

As bombas de calor são dos sistemas mais eficientes de aquecimento e arrefecimento, tirando partido da poupança de energia de transferir calor de um local para outro em vez de o gerar. No entanto, ainda obrigam a bastante complexidade mecânica a nível de bombas e compressores, que contibuem para o seu consumo de energia, e que alguns investigadores acreditam poder reduzir significativamente.

Usando um novo polímero com capacidades electrocalóricas e com capacidade de memória (com nome muito pouco memóravel de: vinylidene fluoride-trifluoroethylene-chlorofluoroethylene), o próprio material pode absorver calor e de seguida, alterar-se fisicamente de modo a que deixe de estar em contacto com a superfície a arrefecer e passe a estar em contacto com a secção a aquecer/dissipar.

Esta capacidade não é apenas teórica. Os investigadores criaram um protótipo deste sistema para arrefecer o CPU de um computador. O CPU normalmente atingiria 60° C em funcionamento, e usando-se um dissipador convencional a sua temperatura baixaria para os 53° C (redução de 7° C). Com o polímero, a temperatura baixou para os 42° C (redução de 18° C). E não foi observada qualquer perda de capacidade mesmo após 70 mil ciclos de mudança de forma.

Esperemos que num futuro não muito distante este sistema possa chegar ao mercado com produtos comerciais a preços acessível.

Estação meteorológica com ESP8266/ESP32

12-05-2024 | 12:19 | A Minha Alegre Casinha

O versátil ESP8266 e mais poderoso ESP32 são os elementos ideais para criar uma estação meteorológica com ecrã LCD capaz de apresentar informação vinda da internet.

Ao longo dos anos muitos têm sido os projectos que apresentamos com os ESP8266 e ESP32, incríveis microcontroladores de baixo custo e com capacidade WiFi que lhes dão uma gama de aplicações interminável. Hoje, temos mais um projecto que mostra como criar uma estação meteorológica capaz de apresentar informação sobre o estado do tempo de forma visualmente bastante atractiva usando ecrãs LCD.

O projecto começou por usar um ESP8266 mas foi posteriormente actualizado para um ESP32. A informação meteorológica é obtida do Openweathermap, que permite obter informação do estado do tempo via API (e é gratuito para até 1000 chamadas API por dia, mais que suficientes para um projecto como este - se quiserem actualizar a informação a cada 30 minutos gastarão apenas 48 chamadas por dia).
Como sempre, a grande vantagem destes projectos é que facilmente o podem adaptar às vossas necessidades, permitindo que criem o vosso próprio estilo visual para apresentação da informação, ou até focando-se apenas nos elementos que vos interessam dispensando os demais para manter uma visualização de fácil leitura.

Tesla lança martelo Cyberhammer de $700

12-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla começou a vender um martelo Cyberhammer de $700, que esgotou em menos de um dia.

Poderia parecer mais uma piada de 1 de Abril, mas depois de já ter lançado coisas como lança-chamas, apitos e perfume com aroma de cabelo queimado, já se sabe que não se pode duvidar da "criatividade" de Elon Musk nestas coisas.

Desta vez temos o Cyberhammer, uma marreta com design inspirado nas linhas do Cybertruck, que custa $700 e com edição limitada de 800 unidades. Uma edição que esgotou de forma quase imediata, em menos de um dia, gerando uma receita de mais de meio milhão de dólares para a Tesla.

UPDATE: Tesla's Cyberhammer is officially sold out.

Only 800 units were built. Tesla generated about $459,000 in revenue since yesterday selling these hammers lol. https://t.co/1xdNWnRf62 pic.twitter.com/sdU7USN9Xp

— Sawyer Merritt (@SawyerMerritt) May 10, 2024
Curiosamente, a Tesla alerta os clientes para que não usem o Cyberhammer para bater em surfícies duras, dizendo que se destina a ser apenas um artigo de exposição ou para exercício.

Avião espacial Dream Chaser espera voar este ano

12-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O avião espacial Dream Chaser da Sierra Space poderá voar até ao espaço este ano, quase uma década após o prometido.

O Dream Chaser pode ser equiparado a um mini Space Shuttle e pretende ser mais uma nave reutilizável que possa transportar carga e até sete astronautas até ao espaço e de regresso. O projecto tem estado em desenvolvimento há quase duas décadas, e agora parece estar finalmente prestes a fazer o seu primeiro voo até ao espaço ainda durante este ano. Uma data que peca por ser tardia, considerando que em 2014 a empresa dizia esperar que o primeiro voo acontecesse em 2016!

Mostra-nos como nestas coisas do espaço as datas raramente são cumpridas, e que a alta velocidade de desenvolvimento da SpaceX se torna na excepção e não na regra.
O Dream Chaser tem estado a ser sujeito a todo o tipo de testes para assegurar a sua capacidade de resistir às vibrações durante o lançamento, extremos de temperatura que enfrentará no espaço, e resistência a interferências electromagnéticas.O primeiro modelo, baptizado Tenacity, terá ainda uma fase final de instalação das placas cerâmicas de protecção para a reentrada.

Se tudo correr como previsto e não houver atrasos adicionais, poderemos ver o Dream Chaser a voar até à Estação Espacial Internacional ainda antes do final do ano no segundo lançamento do novo foguete Vulcan da ULA.

Ponte móvel ASTRA permite asfaltar estradas sem interromper o trânsito

12-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Suiça tem usado a ponte móvel Astra para fazer a repavimentação de estradas sem interrupção do trânsito.

As obras de repavimentação das estradas são uma operação de manutenção que é necessária de forma regular e que, tradicionalmente, causam grandes transtornos a nível do fluxo do trânsito. Mesmo considerando o trabalho nocturno em horas de menor impacto, há locais onde essa interrupção se pode revelar demasiado problemática, e daí a criação desta ponte móvel Astra, uma verdadeira obra prima de engenharia.

Com 240 metros de comprimento, a ponto permite que o tráfego rodoviário continua a circular enquanto, por baixo, disponibiliza 100 metros de secção de estrada onde podem decorrer os trabalhos. Quando essa secção estiver repavimentada, a ponto pode mover-se para a dar continuidade aos trabalhos na secção seguinte.



Talvez no futuro se possa ter uma versão mais evoluída, que tenha toda a maquinaria necessária para a remoção e reaplicação do asfalto de forma integrada, dispensado o processo tradicional.

Dell alerta para roubo de dados de 49M de clientes

11-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Dell está a alertar os clientes para que pode ter havido um roubo de alguns dos seus dados.

Seguindo o protocolo habitual neste tipo de situações, a Dell ainda não confirma oficialmente o roubo de dados, preferindo manter uma postura de que "há alguém que diz ter conseguido roubar dados". O caso resulta de um hacker que está a vender uma base de dados que diz ser referente a clientes Dell, contendo informação sobre 49 milhões de pessoas que compraram produtos Dell entre 2017 e 2024.

Mesmo que se confirme, a Dell tenta desvalorizar a situação dizendo que os dados roubados não representam "risco significativo", já que inclui dados sobre encomendas mas que não incluem informação como enderços de emails métodos de pagamento, ou números de telefone, mas apenas o nome, morada física, e produtos comprados.
Ainda assim, o caso não deve ser tão desvalorizado como a Dell apregoa. No passado já existiram diversas campanhas de ataque, com envio de coisas como pens USB com malware que se faziam passar por ofertas de lojas de confiança. E não será difícil imaginar que alguém faça uma lista de alvos de interesse com base nos produtos comprados, e lhes possa enviar uma carta em nome da Dell (referindo os detalhes correctos do produto e da compra), e que os tente redireccionar para um site de phishing ou malware. O facto de ser uma carta física pode até ajudar a dar credibilidade e contribuir para os clientes sejam ludibriados.
Se tiverem comprado produtos Dell importará estar informado quanto a isso, mas o alerta acaba por se aplicar a tudo e todos, pois se hoje se aplica à Dell, amanhã pode aplicar-se a qualquer outra marca, loja, ou serviço.

Automóvel autónomo AI à escala

11-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Quem se interessar pelos carros autónomos pode mergulhar nesse mundo criando o seu próprio carro autónomo em escala reduzida.

Se por vezes vos trago projectos "faça-você-mesmo" bastante simples, desta vez temos um que não tem nada de simples. Este AI Self Driving Car é um projecto bastante complexo, que aborda os requisitos necessários para se explorar o universo dos automóveis autónomos numa escala mais adequada para o uso doméstico.

O projecto usa um carro telecomandado como base, mas que é alvo de uma profunda transformação, para acomodar as câmaras, sensores, assim com um Raspberry Pi 4 assistido por um acelerador AI Coral da Google. Temos ainda uma placa Wemos D1 R32 adicional com ESP32. E para facilitar o processo de testes, temos também um sistema de rolos que permite fazer experiências com o carro sem que se tenha que ter espaço físico para ele circular de verdade.
Neste caso, mais do que uma solução completa e pronta a usar (que certamente até os fabricantes de automóveis apreciariam), temos uma plataforma que servirá como ponto de partida para se explorar as infinitas possibilidades a nível de software. São dadas várias referências e ajudas para começar, como a detecção das linhas na estrada, mas se realmente se interessarem por estes temas, será provavelmente mais conveniente explorarem uma abordagem de controlo baseada em AI do que através dos sistemas de reconhecimento visual tradicional.

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €54

11-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 54.82 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 15%.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Tempestade solar reforça auroras boreais na Terra

11-05-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Este fim-de-semana o nosso planeta vai passar por uma rara tempestade geomagnética solar que recebe um alerta de nível G4 (o segundo mais grave) e pode causar perturbações em satélites e sistemas eléctricos.

Não existiria vida no nosso planeta sem o nosso Sol, mas de vez em quando também temos que enfrentar tempestades solares. Na maioria das vezes são tempestades que nos passam totalmente despercebidas devido ao escudo magnético do nosso planeta mas, dependendo da sua intensidade, têm efeitos que se podem fazer sentir nos satélites - ou até no solo.

O alerta de nível G4 é o segundo mais grave da escala, e é a primeira vez que é emitido desde 2005. No entanto, não se espera que atinja um nível G5 como aconteceu em 1859 no chamado Carrington Event, em que uma tempestade solar "deitou abaixo" a rede de telégrafos a nível mundial, com as pessoas a reportarem verem "faíscas" nos postes e cabos, e tendo até provocado alguns incêndios em postos de telégrafo.

Mais recentemente, em 2022, uma tempestade solar terá também estado na origem da perda de até 40 satélites Starlink, com a densidade acrescida da ionosfera durante estes eventos a causar mais atrito para os satélites e podendo impedir que se mantenham na órbita correcta.

Pelo lado positivo, estes fenómenos são também acompanhados de um espectáculo visual, as auroras boreais, que se expandem para latitudes onde normalmente não seriam visíveis.

Holy cow, most of Europe is glowing pink right now under the aurora! https://t.co/phrkeLXflc pic.twitter.com/Mp03JaiQ9i

— Alex Spahn 🌋🌪️☄️ (@spahn711) May 10, 2024
Portanto, se notarem um céu nocturno com cores estranhas, ou algumas coisas estranhas a nível de GPS ou outros serviços, já sabem o que poderá ser.

Bloco de tomadas vertical com USB a €33

11-05-2024 | 12:49 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 33.69 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Mercedes renova Classe S

11-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível para encomenda a mais recente geração do Mercedes Classe S, que inclui actualizações ao nível visual e também da tecnologia incorporada nesta série topo de gama da marca alemã.

A nova geração do Mercedes Classe S está disponível com duas novas pinturas: cinzento Verde metalizado e castanho Velvet metalizado. Os apoios de cabeça dianteiros particularmente confortáveis, com almofadas adicionais, foram adicionados ao já extenso equipamento de série. A Mercedes-Benz optimizou a interface do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). O serviço revolucionário RIDEVU da Sony Pictures Entertainment (SPE) aumenta a oferta de streaming de vídeo. Os utilizadores podem transmitir conteúdos da SPE a pedido directamente no Classe S.

A função Mudança Automática de Faixa de Rodagem da Mercedes-Benz oferece agora um desenvolvimento inteligente dos sistemas de assistência à condução SAE Nível 2 também na Europa. A função Mudança Automática de Faixa de Rodagem pode ser utilizada em vias reservadas a veículos automóveis (por exemplo, com separador central). A função é equipada de fábrica no Classe S de 2024.
Todas as actualizações também se aplicam à versão especial blindada do modelo de luxo, o S 680 GUARD 4MATIC . A sua classe de protecção VPAM VR10 cumpre o mais elevado nível de teste balístico de veículos civis e é, além disso, excepcionalmente resistente a explosivos.

Em Portugal o novo Mercedes Classe S fica disponível com preço a começar nos 146.750 euros.

[Pela Estrada Fora]

|