iOS 26.2 vai deixar substitui Siri por outro assistente AI - no Japão
18-11-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada
A Apple está a preparar mais um passo para a abertura do iOS. No iOS 26.2 beta foi descoberta uma funcionalidade que vai permitir que os utilizadores de iPhone possam substituir a Siri como assistente de voz ao premir o botão Lateral. Inicialmente pensava-se que isto seria por causa das regras europeias, mas por enquanto esta liberdade chega apenas ao Japão, onde novas regras de concorrência obrigam a empresa a abrir funcionalidades centrais como este gesto que sempre foi exclusivo da Siri.
Nas versão beta surgem frases sobre escolher uma "default Side Button app", avisos de que não pode ser escondida nem bloqueada, e até mensagens para quando um assistente terceiro deixa de estar disponível ou não funciona na região. Tudo indica que vai ser possível definir algo como o Gemini, ChatGPT, ou a Alexa para abrir directamente com o premir prolongado.
A alteração acontece porque o Japão aprovou em Agosto a Mobile Software Competition Act, que impede a Apple de dar tratamento preferencial à Siri em activações por botões de hardware e funções essenciais. A lei entra em vigor no próximo mês, por isso o iOS 26.2 é a Apple a preparar-se para estas exigências. Por agora a funcionalidade só deverá com contas Apple japonesas localizadas no Japão.
Ainda assim, será de esperar que, mais tarde ou mais cedo, o mesmo acabe por ser exigido na UE por via do Digital Markets Act. Veremos qual será a "birra" da Apple nessa altura, que tanto tem gostado de culpabilizar a UE por causa das exigências de abertura do iOS, já que não poderá dizer que foi a UE a primeira a fazer esse pedido.




































