PlanetGeek

Google Earth celebra 20 anos com viagens no tempo via Street View

25-06-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Para celebrar o 20º aniversário do Google Earth, o serviço ganha imagens históricas do Street View e novas funcionalidades AI.

Para assinalar o 20º aniversário do Google Earth, a Google anunciou várias novidades para a plataforma, incluindo uma nova funcionalidade de "viagem no tempo" com imagens do Street View. Os utilizadores vão poder explorar como locais específicos mudaram ao longo dos anos.

O Google Earth já teve mais de 100 milhões de downloads desde o seu lançamento em 2005. Actualmente, está disponível em versão web, em apps móveis e também como cliente desktop (Google Earth Pro). A nova funcionalidade de histórico no Street View estará acessível em todas elas, aproximando-o daquilo que já estava acessível através do Google Maps.
Além disso, o Google vai dar mais destaque à funcionalidade de timelapse em 3D, lançada em 2021, que usa imagens de satélite para mostrar alterações geográficas ao longo do tempo, como a desflorestação ou expansão urbana. Estas animações continuam a ser impressionantes e bastante úteis para fins educativos e científicos.



Por fim, a versão Professional Advanced do Google Earth vai receber novas funcionalidades AI, como dados sobre temperatura média da superfície ou cobertura de copas de árvores. Segundo o Google, estas ferramentas AI usam machine learning para classificar os pixels nas imagens, facilitando a vida para utilizadores profissionais nas áreas do ambiente, planeamento urbano, ou construção.

Disco externo Seagate de 24TB a €444

25-06-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é mais importante que nunca garantir que os nossos dados estão a salvo - e mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de muitos terabytes em casa.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate de 24TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud - que continuarão a ser uma opção adicional a ter em conta, além dos backups locais.

Este disco externo Seagate de 24TB está actualmente disponível por 444 euros na Amazon Espanha.

É o tipo de valor que se torna facilmente justificável tendo em conta a possibilidade de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares que facilmente podem pedir milhares de euros pelo seu resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que muitas vezes nem sequer há hipóteses de recuperação possível, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para voltar a ter coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Fairphone 6 chega com acessórios modulares

25-06-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Fairphone apresentou o novo Fairphone 6, que se continua a focar na modularidade e sustentabilidade.

A Fairphone apresentou o novo Fairphone 6, um smartphone mais pequeno, mais leve e ainda mais modular que os anteriores. Com apenas sete parafusos, é possível substituir a bateria de 4.415mAh, que promete até 53 horas de autonomia. Além disso, a parte inferior da traseira pode agora ser removida com dois parafusos para adicionar acessórios como um porta-cartões, aumentando a versatilidade do equipamento.
Em termos de especificações, o Fairphone 6 vem com um Snapdragon 7s Gen 3, 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento expansível até 2 TB via cartão SDXC. O ecrã OLED LTPO de 6.31" agora funcionar até 120Hz. Nas câmaras temos uma câmara principal traseira de 50 MP e uma ultrawide de 13MP, enquanto a câmara frontal é de 32MP - marcando uma redução face aos três sensores de 50MP do Fairphone 5. Mas, aquilo em que a marca se destaca são outros elementos, como: actualizações garantidas durante 8 anos, garantia de 5 anos, e reparações fáceis.
O foco na reparabilidade mantém-se, com um design modular que permite substituir até 12 componentes com uma simples chave de fendas. No entanto, o nível de resistência a poeiras e água é apenas IP55. No lado do software a grande novidade é o "Fairphone Moments", um modo activado através de um botão físico, que oferece uma experiência minimalista e livre de distrações.

O novo modelo já está disponível na loja online da Fairphone, em preto, verde ou branco, por €599.

Netflix abandona Monument Valley e outros jogos

25-06-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Netflix parece ter mudado de ideias, e isso leva ao desaparecimento de mais de duas dezenas de jogos mobile que disponibilizava.

Os serviços de streaming podem ter muitas vantagens a nível de conveniência, mas sofrem também da grande desvantagem dos conteúdos que vão sendo removidos. Já todos se terão deparado com algum filme ou série que queriam ver e que estava disponível, mas que entretanto foi removido por algum qualquer motivo de licenciamento ou renegociação (como quando a Disney lançou o Disney+ e retirou os filmes Star Wars e da Marvel dos serviços de streaming concorrentes). E agora, temos novo desaparecimento a fazer-se sentir no sector dos jogos.

Há alguns anos a Netflix decidiu apostar nos jogos, dizendo que este era um dos grandes sectores para o futuro, e disponibilizando uma selecção de jogos mobile que ficavam disponíveis gratuitamente para os subscritores. Só que agora, dá o dito por não dito, e anunciou que irá fazer desaparecer uma série de jogos do seu catálogo:
  • Battleship
  • Braid, Anniversary Edition
  • Carmen Sandiego
  • CoComelon: Play with JJ
  • Death’s Door
  • Diner Out: Merge Cafe
  • Dumb Ways to Survive
  • Ghost Detective
  • Hades
  • Katana Zero
  • Lego Legacy: Heroes Unboxed
  • Ludo King
  • Monument Valley
  • Monument Valley 2
  • Monument Valley 3
  • Rainbow Six: Smol
  • Raji: An Ancient Epic
  • SpongeBob: Bubble Pop F.U.N.
  • TED Tumblewords
  • The Case of the Golden Idol
  • The Rise of the Golden Idol
  • Vineyard Valley

Por agora a Netflix ainda vai manter o seu jogo mais popular, o Grand Theft Auto: San Andreas, assim como o jogo Squid Game: Unleashed (mau seria, num momento em que está prestes a lançar nova temporada de episódios da série); mas, parece estar mais que visto que os ventos mudaram, e "grande aposta" da Netflix nos jogos irá tornar-se apenas em mais uma das fugazes memórias da imprevisibilidade dos serviços online.

Apple envia notificação publicitária de filme F1 via Wallet

25-06-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Muitos utilizadores da Apple nos EUA estão indignados pela empresa ter enviado publicidade para um filme através da app Wallet.

Para uma empresa que tantas vezes critica a Google e insiste ser diferente no "respeito" pelos utilizadores, a Apple parece ter demonstrado que afinal não é assim tão diferente. Como parte da grande campanha de promoção do seu filme "F1" (que até tem trailer com vibração), a Apple parece ter ido longe demais ao recorrer ao envio de uma notificação da app Wallet a promover um desconto em bilhetes.

O principal motivo de irritação prende-se com o facto de a Wallet ser uma app associada a finanças pessoais, cartões bancários e bilhetes de transporte, pelo que muitos não imaginavam que a Apple a usasse para fazer publicidade indesejada. Ainda por cima tendo em conta que é o tipo de app em que é inviável desactivar completamente as notificações, uma vez que estas podem ser essenciais para alertas de pagamentos ou viagens. Junte-se a isto o facto da Apple estar a violar as suas próprias directrizes da App Store, que proíbem o uso de notificações para fins promocionais sem consentimento explícito do utilizador. A política da empresa exige que as promoções sejam opcionais e que exista uma forma clara de desactivar este tipo de mensagens.

A única atenuante é que no iOS 26 a Apple de facto adicionou uma nova opção chamada "Ofertas e Promoções" dentro da Wallet, permitindo aos utilizadores activar ou desactivar este tipo de conteúdos. No entanto, isso não invalida que a Apple tenha violado as regras (e a confiança dos utilizadores) ao enviar essa notificação para dispositivos com iOS 18, que não aceitaram esse tipo de publicidade nem têm qualquer forma de a desactivar.

Poco F7 com SD 8s Gen 4 e bateria de 6500 mAh

25-06-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do Poco F7 Pro e Ultra, é a vez da marca nos trazer o Poco F7 "normal".

O novo Poco F7 foi finalmente apresentado e vem cheio de argumentos para conquistar os fãs. Equipado com um Snapdragon 8s Gen 4, conta com uma estrutura em alumínio maquinado com vidro à frente e atrás, sendo também resistente à água e poeiras com certificação IP68.

Para garantir que se pode tirar o máximo partido do chipset, o Poco F7 inclui o maior sistema de arrefecimento já usado pela marca - o IceLoop 3D Dual-Channel com 6.000 mm². Em termos de ecrã, temos um AMOLED de 6.83" a 120Hz, com brilho máximo de 3.200 nits e molduras reduzidas que permitem um aproveitamento de 94.23% da frente do dispositivo. No campo da fotografia, o Poco F7 traz uma câmara principal de 50MP com estabilização óptica (sensor Sony IMX882) e uma ultra grande angular de 8MP.
A bateria é outro destaque: 6.500mAh na versão global (infelizmente não a 7.550mAh que é comercializada nalguns mercados), com carregamento HyperCharge de 90W que atinge 80% em apenas 30 minutos. O smartphone também suporta carregamento reverso de 22.5W para outros dispositivos USB-C.

Está disponível em três cores, preto, branco e uma edição especial Cyber Silver, com versões de 12+256GB e 12+512GB. Nesta fase de lançamento é possível apanhar o Poco F7 12+256GB por 406 euros e o Poco F7 12+512GB por 457 euros.

Carregador Baseus 65 W GaN a €19

25-06-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Baseus 65 W garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Baseus pode fornecer um total de 65 W mas mantendo um tamanho ultra compacto graças à tecnologia GaN.
Este carregador Baseus 65 W está disponível por 19 euros na Amazon Espanha.

Vem equipado com duas portas USB-C o que o deixa preparado para o futuro, mas também uma porta USB-A para assegurar compatibilidade com todos os demais cabos USB que já se tenham acumulado. Com esta potência, não só assegura que carrega os smartphones rapidamente, como também é capaz de lidar com portáteis e equipamentos mais que necessitem de mais energia, tudo isto num tamanho relativamente compacto que se pode transportar facilmente para qualquer lado. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Volvo EX60 estreia cinto de segurança adaptativo

25-06-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Volvo está a preparar o lançamento do SUV EX60 que chegará no início de 2026.

A Volvo está a aquecer motores para lançar o novo EX60, um SUV eléctrico de tamanho médio que deverá chegar no início de 2026. Inspirado no popular XC60 a gasolina, o EX60 promete combinar o design escandinavo com tecnologia de ponta, reforçando a estratégia eléctrica da marca. Ao contrário do que inicialmente se pensava, o EX60 não substituirá o XC60, mas será vendido em paralelo com versões actualizadas com motorizações híbridas.

O novo modelo será construído sobre a plataforma SPA3, desenhada exclusivamente para veículos eléctricos. Esta arquitectura modular traz inovações como uma bateria estrutural integrada no próprio chassis, e o processo de produção "megacasting" (ao estilo da Tesla), onde grandes componentes são fundidos numa única peça, tornando a produção mais eficiente.
Outra novidade será o cinto de segurança adaptativo. Em vez do sistema tradicional de pré-tensão, esta evolução permitirá ajustar dinamicamente a força com base nos dados recolhidos em tempo real pelos sensores do carro, fazendo os cálculos em função do tipo de impacto e até a estatura dos ocupantes, para maximizar a eficácia do cinto de segurança.

Visualmente, o EX60 deverá seguir a mesma linguagem de design minimalista dos modelos EX90 e EX30, com linhas limpas e farolins verticais ligados por uma barra de luz horizontal. O interior será marcado por um ecrã central vertical com o sistema Android Automotive, permitindo acesso directo ao Google Maps, Google Assistant e outras apps via Google Play, com actualizações over-the-air incluídas.

A nível técnico, espera-se que o EX60 conte com versões de tracção traseira e integral, potências entre os 400 e os 536 cavalos, e uma autonomia que pode chegar aos 640 km. Com um preço previsto a rondar os 54.000 euros, o EX60 irá competir directamente com modelos como o Tesla Model Y, Audi Q6 e-tron e BMW iX3.

Snapdragon 8 Elite 2 com velocidade acima dos 5GHz?

25-06-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo chip topo de gama Snapdragon 8 Elite 2 poderá marcar a entrada na era 5GHz+ para os chips em smartphones.

A Qualcomm está a testar o próximo Snapdragon 8 Elite 2 com velocidades que ultrapassam os 5GHz. Por agora isto estará a ser feito apenas como parte dos testes de validação de design, sendo que a decisão final dependerá do equilíbrio entre desempenho, aquecimento, e eficiência energética.

Mesmo assim, será inevitável que o novo chip seja mais rápido do que o seu antecessor. O Snapdragon 8 Elite actual atinge uma velocidade máxima de 4.47 GHz na sua versão mais potente, valor que é o mais alto registado num dispositivo móvel. A nova geração poderá ultrapassar essa marca, contando com uma arquitectura melhorada, incluindo núcleos Oryon de segunda geração, que prometem 25% mais desempenho, e GPU Adreno 840 com mais cache e até 30% mais rápido. A Qualcomm, ao apostar em frequências mais elevadas, está a seguir um caminho diferente do da ARM, que prefere melhorar a eficiência através de maiores ganhos por ciclo (IPC) em vez de aumentar os GHz. Para comparação, o novo Dimensity 9500 da MediaTek funciona a "apenas" 3.23 GHz, enquanto o Exynos 2500 da Samsung chega aos 3.3 GHz.

Os primeiros testes nos benchmarks indicam resultados de mais de 4.000 pontos em desempenho single-core e mais de 11.000 em multi-core, um salto significativo face à geração anterior (3.1000 e 9.000 pontos). A apresentação oficial do Snapdragon 8 Elite 2 deverá acontecer já em Setembro, durante o Snapdragon Summit, revelando o chip que irá dominar os smartphones e tablets Android topo de gama em 2026.

Megaleak de 16B de passwords não tem nada de novo

24-06-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A notícias de 16 mil milhões ("biliões") de passwords a circular não representa nada de novo nem parece ter dados recentes.

Foi recentemente noticiado aquilo que muitos apelidaram de um dos "maiores leaks de dados da história". No entanto, a realidade é bastante menos mediática, já que se tudo indica ser uma compilação de credenciais roubadas por infostealers e que já circulavam na internet há anos.

Embora fosse referido que este leak incluia dados de contas da Google, Apple, Facebook, e outros serviços, isto não representa que qualquer um dos sites tenha sido alvo de qualquer ataque ou vulnerabilidade recentemente. E qualquer uma das contas que lá consta, ou já terá sido forçada a mudar de password há muito, ou já terá ficado comprometida há igualmente muitos anos.
Os infostealers são um tipo de malware que tenta roubar dados sensíveis das vítimas, como logins e passwords, de computadores infectados. Estes dados são enviados para os atacantes, e agrupados em ficheiros ou bases de dados que são depois vendidos. Mais tarde ou mais cedo, muitos deles acabam por ser divulgados publicamente, ou até distribuídos gratuitamente em grupos de hackers como forma de "ganharem reputação"; e com o passar do tempo, é também inevitável que os dados nestes ficheiros aumentem, podendo atingir os números astronómicos como este a que agora se assiste.

Como tal, mantêm-se as recomendações habituais: a de usar passwords fortes e diferenciadas para cada site ou serviço; utilizar autenticação de dois passos (2FA) sempre que possível; ou optar pelas passkeys em vez do sistema de login tradicional, que evita a password e combina a segurança 2FA de forma automática e mais fácil de utilizar.

iOS 26 deixa finalmente copiar partes de uma mensagem

24-06-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Só com a chegada do iOS 26 os utilizadores de iPhones ganham a capacidade de copiar parte de uma mensagem.

Após quase duas décadas, os iPhones vão finalmente dar aos utilizadores a possibilidade de seleccionar parte do texto numa mensagem. Numa rápida viagem às origens, há que recordar que o iPhone foi originalmente lançado sem sequer ter capacidade de "copy-paste" - algo que só chegou com o iPhone OS 3 em 2009, por altura do lançamento do iPhone 3GS. E desde então que, no que diz respeito às mensagens SMS e iMessage, a única opção disponível era a de copiar a mensagem na totalidade.

Era uma limitação frustrante, tendo em conta que frequentemente se podem ter partes de uma mensagem que interessa copiar, e que obrigava ao estanho ritual de ter que copiar a mensagem toda, colar num campo de texto para poder editar e escolher a parte que interessa, e fazer novamente o "copiar". Um ritual que bem que poderia figurar num sketch cómico dos Monty Phyton, isto se tivessem existido iPhones na sua época áurea.
Felizmente, com o iOS 26 a Apple opta por tratar as mensagens como texto, e dá aos utilizadores a opção de poder seleccionar parte da mensagem para copiar.

Resta-nos aguardar com ansiedade pelas próximas revoluções deste estilo que poderão surgir daqui por mais 20 anos!

Amazfit GTR 3 Pro a €101

24-06-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Se alguns fabricantes têm abandonado a sua presença no segmento dos smartwatches, outros há que continuam a apostar neste sector, e a Xiaomi é um desses exemplos com os seus Amazfit.

Embora não seja um smartwatch com Wear OS, o Amazfit GTR 3 Pro vem com ecrã circular AMOLED de 1.45" e conta com todas as funcionalidades que se esperam de um smartwatch e, para além do sensor de frequência cardíaca e SpO2, conta também com GPS - o que o torna ideal para todos os que gostam de registar o percurso de caminhadas ou corridas.
O preço deste smartwatch Amazfit GTR 3 Pro é de 101 euros na Amazon Espanha - com o modelo GTR 3 normal a ficar por 81 euros.

Este smartwatch pode ser usado em combinação tanto com smartphones Android como iPhones, e tem autonomia para 12 dias em uso normal, que pode ser prolongada caso activem o modo "simplificado" de poupança de bateria. Caso recorram ao tracking contínuo de localização via GPS a autonomia irá reduzir-se, mas será mais que suficiente para registar a localização por mais de um dia.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iOS 26‌ beta 2 corrige Liquid Glass e Safari

24-06-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o iOS 26‌ beta 2, que corrige algumas das falhas mais gritantes do novo sistema.

Muitas pessoas ficaram abismadas pelo estado em que a Apple se arriscou a lançar o iOS 26 beta, com o novo design Liquid Glass em estado praticamente ilegível, ou falhas básicas de acessibilidade em apps como o Safari. A única atenuante é que a Apple parece estar a escutar as críticas e a fazer o que pode para as resolver.

Com a chegada do iOS 26 beta 2 já se começam a notar algumas melhorias. No Control Center o efeito de transparência foi ajustado, tornando as imagens de fundo mais difusas e reduzindo o risco de confusão com os elementos (ainda assim, poderá não ser suficiente para todos os gostos - mas há um opção de acessibilidade que reduz ainda mais a transparência para tornar os "botões de vidro" ainda mais visíveis).
Outra correcção que será bem vinda é no Safari, que estava a deixar os utilizadores perdidos na gestão de tabs, pois indicava as tabs num botão flutuante na parte inferior, mas deixava o botão de criar nova tab num botão na parte superior. Nesta versão beta 2 o botão "+" de criar nova tab no browser passa a estar na parte inferior onde deveria ter estado desde logo.

Ainda faltam cerca de dois meses até ao lançamento do iOS 26 na sua versão final, pelo que ainda há tempo para corrigir muitas coisas - ainda assim, não deixa de ser intrigante que, para uma empresa que tanta tradição tem no cuidado com o design, a Apple tenha necessidade de estar a corrigir este tipo de falhas básicas apenas depois delas terem chegado ao público.

Robotaxis da Tesla já começam a mostrar erros

24-06-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla iniciou o seu serviço Robotaxi no Texas, mas não foi preciso esperar muito para apanhar situações anómalas.

O lançamento do serviço Robotaxi foi feito com o máximo de cautela pela Tesla (compreensivelmente), não só abrangendo uma pequena área, como estando reservado a fãs e investidores da Tesla, e inicialmente até sendo feito com "escolta" de outros carros da Tesla (que a empresa se apressou a remover para não enfrentar mais críticas nas redes sociais).

Dito isto, não foi preciso esperar muito para que começassem a ser apanhados a cometer erros de condução, como conduzir em contramão, ou travar bruscamente e parar no meio da via por causa de carros de polícia num parque ao lado.




Em resposta, a autoridade rodoviária dos EUA (NHTSA) entrou em contacto com a Tesla para obter mais informações sobre os incidentes. E talvez mais surpreendente terá sido a resposta da Tesla, que apesar de apregoar a total abertura e transparência, desta vez requisitou que mantenha as suas respostas escondidas como informação confidencial. Algo que, aliás, tem tentado fazer ao máximo com todos os dados relacionados com o FSD: a Tesla insiste na tecla que o "FSD salva vidas", enquanto simultaneamente se recusa a fornecer acesso aos dados sobre acidentes e intervenções manuais.

Com o serviço Robotaxi, será pouco provável que essas coisas possam permanecer escondidas, nem mesmo no estado favorito do Texas, que aprovou novas regras mais apertadas para veículos autónomos que entrarão em vigor nos próximos meses. O que é certo é que a Tesla está numa situação em que ela própria se meteu:

Em 2015 Musk prometeu que os Tesla seriam 100% autónomos num prazo de três anos. Em 2016 prometeu que um Tesla poderia fazer uma viagem de costa a costa nos EUA sem intervenção humana até ao final de 2017. Em 2019 prometeu que a Tesla teria um milhão de carros a fazer de robotaxis autónomos em 2020, a ganhar dinheiro para os seus donos. Nenhuma dessas promessas foi cumprida, pelo que será natural que o público (e mesmo alguns fãs) estejam fartos das promessas e agora só estejam interessados em ver a realidade.

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €21

24-06-2025 | 12:13 | A Minha Alegre Casinha

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da Powerowl com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 21 euros - activar desconto de 20%.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Podem apanhar um pack de mais 8 pilhas AA de 2800 mAh por 12 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Dispositivo da OpenAI não será um wearable

24-06-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Devido a um processo em curso, a OpenAI foi forçada a revelar que o seu primeiro dispositivo AI, em parceria com Jony Ive, não será um wearable.

Em virtude do processo relativo ao nome da marca "io", que alguns automaticamente interpretaram como sendo indicador que a OpenAI estaria a preparar algo como uns earphones AI, ficamos agora a saber que não será esse o caso. Segundo documentos legais apresentados mês por executivos da equipa io, agora integrada na OpenAI, o primeiro dispositivo não será um wearable nem um dispositivo "in-ear".

A startup de áudio Iyo, que está a desenvolver auscultadores com inteligência artificial, processou a OpenAI por violação de marca registada, dizendo que o nome "io" poderá ser facilmente confundido com "Iyo". Como parte da defesa, a OpenAI esclareceu que o produto em desenvolvimento não estará na mesma classe de produto e, como tal, não haverá possibilidades de confusão.

Um dos responsáveis do projecto, Tang Tan (antigo designer da Apple e agora responsável pelo hardware da io) revelou ainda que o dispositivo ainda está longe de estar pronto, e que só deverá chegar ao mercado para o final de 2026, sem no entanto revelar mais detalhes quanto ao tipo de produto que poderá ser. Segundo os documentos apresentados, a OpenAI terá contemplado várias opções de formato, incluindo dispositivos portáteis, de secretária, com ou sem fios.

Dito isto, a Iyo parece ter efectivamente motivos para as suas preocupações, já que ao terem contactado Sam Altman para um pedido de investimento, este lhes terá respondido por email que declinava a oferta por "estar a trabalhar em algo concorrente".

Windows 11 vai deixar mudar posição dos indicadores de volume e brilho

24-06-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft vai deixar que os utilizadores do Windows 11 escolham onde querem ter os indicadores de volume, brilho, e outros.

A Microsoft está a testar uma nova funcionalidade no Windows 11 que permite mover os indicadores como volume, brilho, ou modo avião, para outras zonas do ecrã. Em vez de aparecerem sempre centradas na parte inferior, estes elementos poderão ser posicionados no canto superior esquerdo ou no centro superior, minimizando o impacto que possam ter com aplicações em uso.

Esta novidade está a ser testada na versão mais recente do canal Dev do Windows 11. A única excepção é o canto superior direito, que continua indisponível para evitar sobreposição com os botões de minimizar, maximizar e fechar das janelas.
Outra melhoria interessante é a nova página inicial do Recall, que mostra as três aplicações e websites mais utilizados nas últimas 24 horas. Segundo a Microsoft, o objectivo é facilitar o regresso a tarefas recentes, destacando os conteúdos usados com mais frequência. Adicionalmente, a funcionalidade Recall recebe agora uma barra lateral para navegação rápida entre a nova página inicial e a linha temporal que guarda capturas do histórico de utilização.

Estas mudanças estão ainda em fase de testes, mas deverão chegar a todos os utilizadores nos próximos meses.

Ganha um adaptador de tomada universal com carregador USB

24-06-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez é um adaptador universal de tomada com carregador integrado com 4 portas USB.

Há certos gadgets que convém manter sempre por perto para lidar com todas as eventualidades, e é precisamente esse o caso deste adaptador universal de tomada Tessan, que nos permitirá ligar a tomada de qualquer dispositivo a qualquer tomada de parede de qualquer país. Adicionalmente, dispensa também a necessidade de se transportar carregadores USB independentes, já que também disponibiliza acesso directo a 3 portas USB-A e 1 porta USB-C.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)



Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Hackers ultrapassam 2FA do Gmail via passwords de apps

23-06-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Foi detectada uma campanha de spearphishing que acedia a contas do Gmail contornando a autenticação de dois factores usando passwords para apps.

Hackers russos conseguiram contornar a autenticação de dois factores (MFA) do Gmail através de ataques que exploram a funcionalidade de passwords específicas para apps. O objectivo era aceder a contas de investigadores e críticos do regime russo, recorrendo a emails falsos que se faziam passar por funcionários do Departamento de Estado dos EUA.

A operação, rastreada pelos investigadores da Google como UNC6293, teve início em Abril e estendeu-se até Junho. As vítimas recebiam emails cuidadosamente elaborados que as levavam a criar palavras-passe para apps - uma funcionalidade legítima que permite a apps antigas aceder às conta Google mesmo que tenham a segurança MFA activa. Convencidas de que estavam a inscrever-se numa plataforma segura do governo norte-americano, as vítimas partilhavam essas credenciais com os atacantes, que passavam a ter acesso total a todos os seus emails.
Um dos casos analisados pelo grupo Citizen Lab envolveu o especialista Keir Giles, que foi convidado para uma suposta reunião online com o Departamento de Estado. Após trocas de mensagens, foi-lhe enviado um PDF com instruções para gerar uma palavra-passe específica e partilhá-la com os supostos "administradores" da plataforma, dando acesso à sua conta aos hackers.

A Google alerta que estas campanhas são altamente sofisticadas, recorrendo a identidades falsas, múltiplos servidores e proxies para esconder a origem dos ataques. A recomendação para pessoas que estejam em posições de risco será aderir ao programa "Advanced Protection" que aplica uma série de medidas de segurança adicionais para controlar o acesso à conta (e que também bloqueia a criação de passwords para apps, precisamente pelo risco de segurança que representam).

Windows Snipping Tool ganha GIFs animados

23-06-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Snipping Tool do Windows passa a poder exportar GIFs animados, facilitando a criação de pequenas animações.

A Microsoft está a tornar o Snipping Tool ainda mais útil para quem precisa de partilhar rapidamente o que se passa no ecrã. A mais recente versão da app nos canais Canary e Dev já permite exportar gravações de ecrã como GIFs animados - ideais para demonstrações curtas, tutoriais, ou partilhas nas redes sociais.

Para já, esta nova função está limitada a vídeos com duração máxima de 30 segundos. Caso a gravação seja mais longa a ferramenta permite apenas a exportação dos primeiros 30 segundos. Para usar, basta iniciar uma gravação com o atalho Win + Shift + R ou abrir a app, escolher o modo de gravação e, no final, clicar em "Exportar GIF". É possível escolher entre qualidade baixa (ficheiros mais leves) ou alta (imagem mais nítida), e guardar directamente ou copiar para a área de transferência.
Nos últimos meses, o Snipping Tool tem recebido várias melhorias alimentadas por inteligência artificial. Entre elas está o modo perfect screenshot, que ajusta automaticamente a selecção ao conteúdo do ecrã, e uma ferramenta de selecção de cores com suporte para códigos HEX, RGB e HSL. Também foi lançada uma funcionalidade de extracção de texto que copia palavras directamente do ecrã sem necessidade de capturas de imagem. Outras novidades incluem o modo "desenhar e manter", que facilita a criação de linhas e formas direitas, e a opção de cortar o início ou fim de gravações para remover partes desnecessárias.

Com estas melhorias, o Snipping Tool torna-se numa ferramenta cada vez mais valiosa, e que evita recorrer a utilitários de terceiros para fazer coisas "básicas" que desde sempre deveriam estar disponíveis de base no próprio sistema operativo.


P.S. Deixamos para outro dia a questão de, ainda hoje, o obsoleto e arcaico formato GIF continuar a ser o método mais "standard" de partilhar pequenas imagens animadas.

|